IPEM lacra radares de Brs em São Gonçalo e Mossoró

ASSECOM/IPEM-RN

O lacre é feito após após a verificação anual dos equipamentos. A última foi no final de julho

Os medidores de velocidade dos trechos da BR-406, em São Gonçalo do Amarante, da BR-405 (Bairro Aeroporto) e da BR-110 (Piquiri – zona rural), ambos em Mossoró, foram verificados no final de julho, pelos fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte – IPEM/RN. A verificação é feita anualmente para analisar se o equipamento está em conformidade com as especificações regulamentadas pelo Inmetro.
Com a função de tornar as ruas e avenidas mais seguras tanto para condutores quanto para pedestres, os medidores de velocidade são instrumentos que delimitam o limite máximo de velocidade que poderá ser atingido por um veículo em determinada via pública.

Aós a verificação anual, os radares são lacrados (Foto: Assecom/IPEM-RN)
Aós a verificação anual, os radares são lacrados (Foto: Assecom/IPEM-RN)

De acordo com o responsável técnico, Robson Thiago Dantas Soares, a verificação é realizada com cinco passagens sobre a faixa do medidor com um veículo especial, equipado com um cronotacômetro, que mede a velocidade do automóvel e a compatibilidade da mesma com a marcação do radar eletrônico.
As verificações dos medidores têm validade de um ano e devem ser solicitadas pelas empresas ou órgãos administradores dos radares antes do término desse período.
“O IPEM é responsável por fazer a verificação inicial, quando o radar é instalado, e uma verificação anual em todos os medidores de velocidade. Após a inspeção, os medidores são lacrados para garantir que continuem funcionando corretamente e apresentem registros válidos e confiáveis”, afirma o técnico.
Em caso de dúvida, o site www.servicos.rbmlq.gov.br/instrumento pode ser consultado para atestar quais radares estão aptos ao funcionamento.

OBSERVAÇÃO – Se vc aceita receber notificações sobre as atualizações deste jornal digital “Por dentro do RN”, deixe um comentário abaixo com o seu nome e numero do telefone no zap.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *