Igreja Nova discute volta da “Corrida de Jegue”

REDAÇÃO

Interrompida em 2009, quando foi realizada sua 16ª edição anual, o resgate da “Corrida de Jegue” começa a ser rediscutido na comunidade de Igreja Nova por iniciativa da família Protásio, inclusive do seu criador, o professor da UFRN aposentado, Chremilthon Protásio.
Foi ele que começou o movimento visando integrar-se à batalha em defesa da preservação da espécie e a liderou durante suas 16 realizações, projetando-a como uma das maiores festas populares do município. Nenhum outro evento conseguiu atrair a atenção da imprensa nacional, inclusive da poderosa Rede Globo de Televisão nos seus tempos áureos.
Nesse domingo, 1 de setembro, mobilizados pelo cirurgião dentista Chreosil Juarez de Lima, filho de Juarez Protásio, onde grande incentivador da corrida, e sobrinho do criador do evento, vários igrejanovenses e outros convidados de diferentes pontos de São Gonçalo estiveram reunidos na sede da ABIN.
Um dos convidados foi o advogado Poti Neto que se declarou muito honrado por ter sido incluído entre os convidados, acrescentando que, dentro de suas possibilidades, tudo fará para que o projeto de resgate seja coroado de pleno êxito.

Poti Neto com Chremilton e Juarez Protásio (Foto: Cedida)
Poti Neto com Chremilton e Juarez Protásio (Foto: Cedida)

– Na primeira corrida de jegue, eu estava com 7 anos de idade e vim assistir a inauguração do evento, acompanhando o meu pai, Paulo Tarcísio. Me lembro que tudo foi uma bela novidade para mim – o evento, os encontros, as conversas e a tradicional visita à casa de seu Juarez e dona Aliete, pessoas a quem muito queremos e a quem devemos todas as atenções pela acolhida fraterna que sempre nos dedicou.
Poti Neto lembrou que, durante alguns anos, a corrida foi realizada na rua principal de Igreja Nova, que ainda não havia sido calçada e acrescentou que a nova localização foi definida em terreno pertencente a seu Juarez, quando o calçamento da comunidade foi inaugurado na gestão do ex-prefeito Poti Júnior, aí por volta do ano 2000.

Visita ao local da 16ª da corrida em 2009
Visita ao local da 16ª da corrida em 2009

OUTRAS PRESENÇAS
Frisou considerar da maior importância a presença do professor Chremilton e de Juarez, bem como dos demais amigos que fizeram questão de atender o convite feito por Chreosil, como foram os casos do vereador Thiago Soares, Adriano Queiroz, blogueiro Leidismar Gurgel, Juarez Betel, Tárcio Fernandes, Jason Técio, Efren de Baixo (Dodó), Alan Pereira, Wellington Mix, Adelson, Zé Bodinho, Licrinho, Edilson da amplificadora, Jô, Roberto e Bocão.
Depois da reunião na ABIN, todos foram ao local onde se realizou a última corrida.

Antes do calçamento, a corrida de Jegue era na rua central de Igreja Nova (Foto: Cedida)
Antes do calçamento, a corrida de Jegue era na rua central de Igreja Nova (Foto: Cedida)

OBSERVAÇÃO – Querendo ser notificado sobre as atualizações deste jornal digital, deixe um comentário com o seu nome e o número do zap.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *