UFRN em evento mundial sobre ensino de música

Ana Lourdes Bal e Hellen Almeida, da Agecom

O diretor da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN), Jean Joubert Freitas Mendes, e o coordenador de Relações Internacionais, Fábio Soren Presgrave, participam da edição 2019 da Global Music Network (Glomus), que acontece até 19 de setembro, na Batumi Art Teaching University, na Geórgia, país na interseção da Europa com a Ásia.

A Glomus é uma rede de música de diversas universidades do mundo, fundada por três academias nórdicas de ensino superior em música. O evento deste ano reúne 125 representantes de 15 países, entre eles os professores da UFRN, que realizarão uma apresentação sobre cultura brasileira e o trabalho desenvolvido na instituição.

As principais atividades do evento envolvem sessões de grupos, performances e oficinas, tendo como objetivo ser um intercâmbio cultural para seus participantes. “O interessante da Glomus é que ela não está focada em um repertório específico, de música erudita ou popular. Isso não importa. Você pode se juntar com músicos de outros países para compartilhar essas experiências de outras culturas, com a proposta de musicalizar o mundo de melhor forma”, diz Jean Joubert.

Outro ponto destacado pelo diretor da EMUFRN é a oportunidade de estabelecer relações com as universidades dos outros países que se encontram no evento, com enfoque na internacionalização. “Vamos falar sobre o trabalho na Escola de Música, do projeto de internacionalização, dos convênios realizados com outros países e como isso tem acontecido. Já fechamos convênios de mestrados no âmbito do Erasmus Mundus (programas de estudos internacionais integrados) com universidades da Itália, Dinamarca e Finlândia, surgidos a partir da relação da EMUFRN e da Glomus”, ressalta.

A Glomus é um evento que acontece desde 2009 e está em sua sexta edição. A partir de 2015, a UFRN passou a participar, sediando o evento em 2017, que recebeu visitantes de 30 países.

Representantes da UFRN com outros participantes do evento (Foto: Jean Joubert)
Representantes da UFRN com outros participantes do evento (Foto: Jean Joubert)

OBSERVAÇÃO – Querendo ser notificado sobre as atualizações deste jornal digital, deixe um comentário e deixe seu nome e número do zap.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *