Grupo Reviver ganha unidade móvel de presente

Flávia Urbano
Assessoria do Grupo Reviver

O Grupo Reviver promove café da manhã, no próximo dia 01 de outubro, às 8h30, na área verde do Mangai Lagoa Nova, para apresentar a nova unidade móvel doada pela empresa baiana You Life, do empresário Joabe Santos; lançar a programação do mutirão de mamografias gratuitas do Outubro Rosa e prestar contas das atividades no último ano.

“Estamos muito felizes com o momento que o Grupo Reviver vem passando, tanto pela doação da nova unidade móvel, o que nos fará economizar com o aluguel da que utilizamos atualmente, como pelas emendas parlamentares que têm sido destinadas. Sempre foi um sonho nosso ter nossa própria unidade para ampliar nossa capacidade de atendimento. É um sinal do reconhecimento ao trabalho sério que prestamos às mulheres do Rio Grande do Norte”, explica a presidente do Reviver, Ana Tereza Fiúza Mota.

DOAÇÕES
Fundado em 2012, o Grupo Reviver – entidade privada sem fins lucrativos – tem o objetivo de auxiliar na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer em mulheres com dificuldades de acesso à saúde pública e à informação sobre a doença. Suas atividades são financiadas por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas, bem como através de parcerias com o poder público, incluindo o Sistema Único de Saúde (SUS).
Aqueles que desejem contribuir podem fazer doações mensais a partir de R$ 30,00, bastando para isso se cadastrar no site www.gruporeviver.com.

As atividades desenvolvidas junto às mulheres potiguares são ações educativas, como palestras e distribuição de panfletos, levando informações à população, sempre visando o diagnóstico precoce do câncer.
Esse trabalho é realizado junto às escolas, grupos de jovens, associações comunitárias, clubes de mães e de idosos e empresas privadas; mutirão de mamografias e realização de ultrassonografias a preço de custo em parceria com as Clínicas Integradas do UNI-RN.

Os mutirões de mamografias destinados a mulheres a partir dos 40 anos foram iniciados no Outubro Rosa de 2015, em parceria com o Grupo Delfin, com a realização de 3.600 exames, em três bairros da capital.

BALANÇO
Em 2016, com recursos financeiros limitados, foram atendidas 2.002 mulheres, com a verificação do aumento de nódulos detectados. Já em 2017, foram realizados 1.707 mamografias. Neste mesmo ano, com recursos de emenda parlamentar, o grupo adquiriu um aparelho de ultrassonografia e vem realizando uma média de 80 exames por mês entre ultrassons de mama, tireoide, transvaginal e obstétrica.

A partir de outubro de 2018, o Grupo Reviver decidiu alugar a unidade móvel pelo período de 12 meses tornando o trabalho permanente. No ano passado, foram atendidas 2.400 mulheres. No período de janeiro a julho de 2019, foram realizados 7.634 exames de mamografia.A presidente Ana Tereza Fiúza explica que as pacientes nas quais são detectados nódulos, cistos ou tumores da mama são, de imediato, encaminhadas para atendimento e tratamento no ambulatório da Liga Norte Rio-grandense contra o Câncer, na Maternidade Escola ou Hospital Universitário Onofre Lopes.

OBSERVAÇÃO – Querendo ser notificado sobre as atualizações deste jornal digital, deixe um comentário e deixe seu nome e número do zap.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *