RN constata 3 casos de câncer de mama em homens

Por João Bosco de Araújo e Maria Beatriz Araújo, do Ministério da Saúde no RN
Fotos: Maria Beatriz Araújo

Três casos de câncer de mama em homens foram diagnosticadas no Rio Grande do Norte. Essa revelação foi feita pela presidente do Grupo Reviver, Ana Tereza Mota, em palestra que proferiu na última quarta-feira, 16, durante café colaborativo na sede, em Natal, da Superintendência do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte (SEMS/RN). Participaram servidores e colaboradores, como parte de uma programação voltada para o tema do “Outubro Rosa” e o Dia do Servidor Público, comemorado no dia 28 deste mês.

A programação iniciou com uma missa de ação de graças, celebrada pelo padre Francisco Mota, da Paróquia de São Pedro, seguida de palestra ministrada pela presidente do grupo Reviver, a enfermeira Ana Tereza Mota. Durante o seu discurso, ela explicou desde o que é câncer até a maneira de como fazer o autoexame na mama, e que hábitos devem-se praticar para que a probabilidade de ter um tumor maligno seja menor, citando exemplos, como alimentação balanceada e atividades físicas regulares. Ana Tereza ressaltou a importância de palestras como essas, informativas: “Às vezes, a gente imagina que as pessoas têm esse conhecimento, mas elas não têm. E no ambiente de trabalho a gente troca muita ideia, você conversa muito com o seu colega, então é um meio de divulgação e prevenção muito forte.” Um dado interessante foi revelado pela palestrante, que segundo ela, no estado do Rio Grande do Norte foram diagnosticados três casos de câncer de mama em homens. “Ou seja, o homem também deve se prevenir da doença”, observou.

Segundo dados do INCA, o Instituto Nacional de Câncer, em 2018 foram descobertos 59.700 casos novos de câncer de mama em mulheres e 16% desses casos foram a óbito por falta de detecção e diagnóstico precoce. Em Natal, o Grupo Reviver, parceiro do Ministério da Saúde, realiza mamografias gratuitas durante todo o ano, sendo necessário apresentar apenas o cartão do SUS, a identidade e o CPF do usuário. De acordo com a presidente Ana Tereza, a Unidade Móvel, utilizada para realizar os exames, faz 70 mamografias por dia e muda de local a cada semana, sendo possível acessar o calendário da programação pelo site do Reviver, ou no telefone: (84) 98606-8990.

A servidora Maria Betânia de Souza, auxiliar operacional serviços diversos (AOSD) do Ministério da Saúde destacou que “a junção da comemoração do Dia do Servidor Público com o Outubro Rosa foi muito interessante, já que a maioria dos servidores do órgão são mulheres”. Nancy Filgueiras da Costa, que tem formação acadêmica em Enfermagem e trabalha na Seção de Auditoria (SEAUD/RN), frisou a importância do servidor público para a população, no que d

iz respeito ao cuidado, em todas as áreas, especialmente na saúde. “Eu sou muito grata por ser uma servidora pública e ter o povo como meu patrão”, ressaltou.

A superintendente Luciana Clédina enfatizou o evento como muito relevante para os servidores e colaboradores, tendo a missa com momentos de reflexão e agradecimento. “A palestra sobre o câncer de mama foi enriquecedora em que os servidores compartilharam conhecimentos e tiraram dúvidas e, por último, a confraternização comemorando a data do servidor”.

O café da manhã foi na sede do Ministério da Saúde em Natal (Foto: Divulgação)

OBSERVAÇÃO – Querendo ser notificado sempre que este jornal for atualizado, deixe um comentário com o seu nome e número do zap.

Um comentário em “RN constata 3 casos de câncer de mama em homens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *