Alunos da UNP expõem carro elétrico que criaram

Assessoria da UNP

Um carro de passeio com motor de combustão interna foi convertido para elétrico por pesquisadores potiguares, após análises de um simulador criado por eles. O veículo resultado da pesquisa é uma das atrações do XXI Congresso Científico e Mostra de Extensão da UnP, integrante da rede Laureate, que foi aberto ontem (06/11) e segue até a amanhã, sexta-feira, 8, na Unidade Roberto Freire.

Fruto do Trabalho de Conclusão de Curso de dois alunos do Curso de Engenharia Elétrica, o simulador possui mais de 150 diferentes tipos de carros com suas características construtivas. Nele, os estudantes  Elizeu Lisboa Dantas e Jefferson Thiago de Arruda adicionaram os elementos comerciais para montar o sistema do veículo elétrico.

A última etapa da pesquisa foi a adaptação do carro que está exposto no Espaço de Eventos da UnP. “Sobre o aspecto do investimento na conversão, de forma geral, considerando os custos das compras dos elementos do sistema, dos desembaraços alfandegários e do serviço de conversão, o retorno sobre o investimento é na média de 24 meses”, explica o orientador do projeto, Prof. Giuliani Garbi.

De acordo com o docente, espera-se que, com o atual custo da gasolina, o proprietário tenha uma economia diária de 85% do que gastaria se abastecesse. Durante o Congresso, o simulador estará à disposição de todo o público interessado para avaliar os custos da conversão.

CONGRESSO
Com o tema “A Sociedade, a Universidade e o profissional na era 4.0: impactos e oportunidades”, em 2019, o Congresso Científico da UnP consta de ampla programação aberta a todo o público interessado em conhecer as novidades na área de pesquisa no Rio Grande do Norte, incluindo Mesas-redondas, Palestras, Oficinas e Mostras de Trabalhos.

OBSERVAÇÃO – Se você deseja ser notificado sobre as atualizações deste jornal digital, deixe um comentário com o seu nome e número do zap para recebê-las.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *