Covid: Senador Jean apresenta projetos para priorizar garis, lactantes e trabalhadores do comércio na vacinação - Por dentro do RN

Covid: Senador Jean apresenta projetos para priorizar garis, lactantes e trabalhadores do comércio na vacinação

O Senador Jean (PT-RN) apresentou no Senado, nesta quarta-feira (09), três Projetos de Lei para inclusão de trabalhadores do comércio e serviços, profissionais da limpeza urbana e mulheres lactantes no quadro de grupos prioritários dentro da campanha de vacinação contra a Covid-19.

As propostas alteram a Lei 14.124 que, entre outros pontos, trata do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação. Para o Senador Jean, por mais que algumas cidades tenham avançado na campanha de vacinação para a população em geral, o debate sobre as prioridades para grupos específicos ainda é importante.

“O Governo Federal não comprou vacina antecipadamente e o Plano Nacional de Imunização estabelece que além de garantir a vacina, também é preciso fazer campanhas por grupos prioritários”, disse o Líder da Minoria no Senado.

Comércio e serviços

O PL nº 2089/2021 inclui profissionais dos setores de comércio e serviços, onde a maior parte dessas pessoas realiza suas atividades em contato direto com o público. A proposta contempla trabalhadores que atuam em farmácias, serviços funerários, mercados e supermercados, postos de gasolina, bancos, estabelecimentos de alimentação e hotelaria.

No caso dos trabalhadores do setor industrial, o projeto pretende resguardar primeiro as atividades cujo processo produtivo não possa ser interrompido, tais como o processo siderúrgico e a produção de petróleo, alumínio, cerâmica e vidro.

Garis

Os profissionais da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos estão dentro do PL n° 2088/2021 do Senador Jean. Segundo dados do Ministério da Saúde, estima-se que, ao todo, esses trabalhadores somam cerca de 255 mil pessoas.

O texto defende que os serviços prestados pelos trabalhadores da coleta de lixo, como coleta urbana, hospitalar e varredura, é essencial em meio ao combate à Covid-19. A categoria não parou de trabalhar durante a pandemia e diariamente enfrenta nas ruas os riscos da doença.

Lactantes

Outro projeto (PL 2112/2021) contempla as mulheres lactantes (mulheres que estão amamentando) na lista de grupos prioritários dentro da campanha de vacinação contra a Covid-19. Pesquisas recentes mostram que a imunização das mães termina por proteger também os bebês.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil/Fotos Públicas/Ilustração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

É #FAKE que o Midway Mall vai cobrar pelo estacionamento Como consultar valores a receber com o Banco Central Morre Marília Mendonça após acidente aéreo; veja fotos CINCO deputados do RN votam pelo furo do teto de gastos Após rompimento de parceria com o Flow Podcast, hackers invadem iFood, trocam nome de restaurantes e dão apoio a Bolsonaro Azul mira compra da Latam Airlines e visa à criação de gigante sul-americana Homem se dá mal após tentar jogar drogas pela janela em Mossoró Adolescente de 16 anos é suspeito de matar os próprios irmãos, de 2 e 4 anos, no Rio de Janeiro Preço da gasolina sobe 47% em 2021 e já custa R$ 7,29 em Natal após novo reajuste Cidade faz ‘recall’ de vacinação após enfermeira da Cruz Vermelha injetar água e sal na população Mulher dá à luz dentro de elevador de condomínio na Grande Natal Operação Falsos Heróis: Polícia Federal deflagra 2ª fase de operação contra contrabando de cigarros; um policial foi preso e outro afastado