Origem da Covid-19 é pauta para reunião de líderes da UE

Origem da Covid-19 é pauta para líderes europeus criticarem cooperação limitada da China

Após a China limitar sua cooperação a respeito da origem da Covid-19, líderes da União Europeia aderiram aos apelos para uma investigação completa sobre as origens da pandemia, com o presidente do Conselho Europeu declarando “apoio a todos os esforços para obter transparência e saber a verdade”.

“O mundo tem o direito de saber exatamente o que aconteceu para poder aprender as lições”, acrescentou o presidente Charles Michel, que chefia o Conselho Europeu, órgão que representa os dirigentes nacionais do bloco.

A Organização Mundial da Saúde conduziu um inquérito este ano sobre a origem da Covid-19, que apareceu pela primeira vez na cidade chinesa de Wuhan no final de 2019. O estudo concluiu que “a introdução através de um incidente de laboratório foi considerada uma via extremamente improvável”, mas foi amplamente visto como incompleto devido à cooperação limitada da China. Governos, especialistas em saúde e cientistas pediram um exame mais completo das origens do vírus, que matou mais de 3,7 milhões de pessoas em todo o mundo.

No final do mês passado, o presidente dos Estados Unidos ordenou que agências de inteligência americanas investigassem a origem da Covid-19, uma indicação de que seu governo estava levando a sério a possibilidade de o vírus mortal ter vazado acidentalmente de um laboratório, além da teoria prevalecente de que foi transmitido por um animal para humanos fora de um laboratório.

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, destacou na quinta-feira que “os investigadores precisam de acesso completo às informações e aos sites” para “desenvolver as ferramentas certas para garantir que isso nunca aconteça novamente . ”

No rascunho das conclusões da cúpula da próxima semana entre a União Europeia e os Estados Unidos, os líderes pedirão “o progresso de um estudo de Fase 2 organizado pela OMS, transparente, baseado em evidências e liderado por especialistas sobre a origem da Covid-19. livre de interferências. ”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.