Cientista origens coronavírus na China

Primeiras sequências do coronavírus na China “foram deletadas”, diz cientista

De acordo com o bioquímico Jesse Bloom, “parece provável que as sequências foram eliminadas para ocultar sua existência”. Isso joga mais lenha na suspeita sobre as origens do coronavírus na China.

Cientista norte-americano descobriu, pesquisando sozinho, que algumas sequências genômicas dos primeiros casos de covid-19 na cidade chinesa de Wuhan haviam desaparecido de uma base de dados internacional. A matéria foi destaque no El País. Segundo o jornal, o bioquímico Jesse Bloom, do Centro de Investigação Fred Hutchinson, em Seattle (EUA), classificado como “prestigioso” pelo jornal, realizou um trabalho de detetive, deduzindo o nome dos arquivos, conseguindo recuperar as informações excluídas, uma vez que elas também tinham sido carregadas na plataforma Google Cloud, um espaço virtual de armazenamento.

Foto: Reprodução/Twitter

“Parece provável que as sequências foram eliminadas para ocultar sua existência”, diz o pesquisador em um rascunho de suas conclusões publicado na última terça-feira, 22 de junho. Bloom afirma que as 13 sequências parciais que conseguiu reconstruir apresentam mutações que sugerem que o coronavírus na China já circulava em Wuhan antes do surto de dezembro de 2019 no mercado de Huanan.

A polêmica pesquisa, que ainda deve ser revisada por outros cientistas, destaca três mutações presentes nos coronavírus do mercado, mas ausentes das sequências resgatadas agora e nos vírus de morcego relacionados com o SARS-CoV-2.

Foto: HHMI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

É #FAKE que o Midway Mall vai cobrar pelo estacionamento Como consultar valores a receber com o Banco Central Morre Marília Mendonça após acidente aéreo; veja fotos CINCO deputados do RN votam pelo furo do teto de gastos Após rompimento de parceria com o Flow Podcast, hackers invadem iFood, trocam nome de restaurantes e dão apoio a Bolsonaro Azul mira compra da Latam Airlines e visa à criação de gigante sul-americana Homem se dá mal após tentar jogar drogas pela janela em Mossoró Adolescente de 16 anos é suspeito de matar os próprios irmãos, de 2 e 4 anos, no Rio de Janeiro Preço da gasolina sobe 47% em 2021 e já custa R$ 7,29 em Natal após novo reajuste Cidade faz ‘recall’ de vacinação após enfermeira da Cruz Vermelha injetar água e sal na população Mulher dá à luz dentro de elevador de condomínio na Grande Natal Operação Falsos Heróis: Polícia Federal deflagra 2ª fase de operação contra contrabando de cigarros; um policial foi preso e outro afastado