Condução coercitiva de Wizard é suspensa pelo STF

Condução coercitiva de Wizard é suspensa pelo STF

Condução coercitiva de Wizard foi suspensa pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Fedeal (STF) na última sexta-feira (25).

Luís Roberto Barroso, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nessa sexta-feira (25) suspender a condução coercitiva do empresário Carlos Wizard para prestar depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, que ocorre no Senado Federal. Barroso atendeu ao pedido feito pela defesa do empresário. Segundo os advogados, o empresário confirmou à CPI que retornará ao Brasil e agendou depoimento para 30 de junho. Com isso, a medida seria desnecessária.

“Nessas condições, considero presentes os requisitos para concessão da cautelar requerida. De fato, tendo em vista que o paciente assumiu o compromisso expresso de comparecer perante a CPI referida, tenho por injustificada e desnecessária, neste exame cautelar da causa, a manutenção da ordem de condução coercitiva do paciente”, decidiu o ministro.

O imbróglio sobre a condução coercitiva de Wizard

O depoimento do empresário Carlos Wizard estava marcado para o dia 17 de junho, mas ele não compareceu. Na ocasião, a defesa alegou que ele estava nos Estados Unidos acompanhando o tratamento de saúde de um parente. Foi solicitado o depoimento por videoconferência, mas o pedido não foi atendido pela CPI.

Os advogados argumentaram ainda que se Wizard deixar o território americano, não conseguirá voltar por causa das restrições migratórias provocadas pela pandemia de covid-19.

Diante do imbróglio, o presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), solicitou à Justiça o comparecimento compulsório e a retenção do passaporte do empresário, que foi autorizado pela juíza federal Marcia Souza de Oliveira, da 1ª Vara Federal em Campinas (SP). A Polícia Federal (PF) chegou a realizar a diligência, mas o empresário não foi encontrado. com isso, a justiça autorizou apenas a retenção do documento após o retorno ao Brasil.

No STF, os advogados do empresário afirmaram que ele nunca ocupou cargo público no Ministério da Saúde e não tomou decisões administrativas. Segundo a defesa de Wizard, ele auxiliou o ex-ministro Eduardo Pazuello, de forma voluntária, por cerca de 20 dias, durante o processo de transição após a saída do ex-ministro Nelson Teich.

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês