Entenda, de uma vez por todas, por que você não deve ter medo de tomar a CoronaVac

CoronaVac é segura

Vacina desenvolvida pelo Butantan em parceria com laboratório Chinês Sinovac, CoronaVac vem sendo rejeitada pelos brasileiros por questões que não se justificam

O fenômeno de escolha de vacinas está cada vez mais comum no Brasil; e isso tem feito os brasileiros rejeitarem a imunização com a CoronaVac, por acreditarem que ela “faz menos efeito”. A verdade, no entanto, não é essa. Assim como as outras vacinas, a CoronaVac passou por um rigoroso processo de análise antes de ser aprovada pela Anvisa, um dos órgãos regulamentadores mais exigentes do mundo.

Outro ponto importante que precisa ser esclarecido é que não é possível compará-la com os imunizantes desenvolvidos por outros laboratórios, uma vez que a fase de testes de cada vacina foi feita com um público diferente.

A CoronaVac foi uma das primeiras vacinas que começaram a ser desenvolvidas ainda no ano passado, quando pouco se sabia sobre o novo coronavírus. Sendo assim, no momento em que ela começou a ser testada, o público escolhido para o teste resumiu-se ao de pessoas que trabalhavam na linha de frente contra o vírus; e não no público geral que, naquele momento, ainda estava levando o isolamento social mais a sério.

Sobre a eficácia da CoronaVac

A CoronaVac foi anunciada com uma eficácia geral de pouco mais de 50%. Naquele momento, por não existir outra vacina disponível, muitas pessoas pareciam compreender que, embora a vacina possuísse 50% de eficácia geral, era 100% eficaz contra casos graves, evitando intubações e problemas maiores, como o falecimento do infectado após longos dias intubado numa UTI.

Com o surgimento de novos imunizantes, todavia, as pessoas passaram a “virar” a cara e até a irem embora dos postos de saúde quando recebiam a informação de que iriam ser imunizadas com a vacina desenvolvida do Butantan.

Nem o medo, nem a comparação com outros imunizantes fazem sentido

De acordo com o infectologista Eder Gatti, do Hospital Emílio Ribas, os estudos clínicos da CoronaVac foram diferentes. Como já foi falado acima, o público escolhido foi o de pessoas que estavam extremamente expostas ao vírus em ambientes hospitalares, combatendo a Covid-19 na linha de frente.

Uma pessoa comum e que segue minimamente os protocolos sanitários, dificilmente, estará igualmente exposta quanto quem trabalha diretamente com infectados. E esta é uma das razões pelas quais não podemos comparar a CoronaVac com a Janssen ou Pfizer: os estudos clínicos das duas últimas foram, diferentemente da vacina do Butantan, realizados em pessoas do público geral.

Outra questão importante que deve ser salientada é o tempo entre as duas doses; enquanto a Janssen é de dose única e a Oxford e Pfizer têm um intervalo de três meses entre as doses, a CoronaVac foi testada em um intervalo de apenas 15 dias.

Logo, de acordo com Gatti, “o estudo clínico aqui no Brasil usou o intervalo de duas semanas, foi um intervalo curto entre a primeira e segunda dose, porque, em vacinas, especialmente vacinas inativadas, a resposta pós-segunda dose tende a ser melhor quando o intervalo entre a primeira e a segunda dose é maior”, explica. “Então, por exemplo, se der um intervalo de quatro semanas, é de se esperar que a vacina responda melhor, que a imunogenicidade seja melhor e a imunidade gerada seja mais protetora e até mais duradoura. Essa é uma característica do estudo clínico que pode ser contribuído para essa eficácia geral menor”, conclui.

Foto: Arthur Stabile/UOL

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês