No Peru, Keiko Fujimori está mais longe de reverter resultado de eleição - Por dentro do RN
Keiko Fujimori do Peru

No Peru, Keiko Fujimori está mais longe de reverter resultado de eleição

Fujimori denunciou supostas fraudes, mas não tem tempo ou aliados para comprovar as denúncias. A candidata perdeu a eleição para Pedro Castillo.

Keiko Fujimori, candidata de direita à Presidência do Peru que luta para reverter o resultado inicial da eleição de 6 de junho, pode estar ficando sem tempo – e aliados. Ela foi vencida pelo concorrente socialista Pedro Castillo. Pedro venceu com uma apertada vantagem de 44 mil votos ao final da contagem das cédulas, porém o imbróglio se arrasta, uma vez que Keijo alega fraude e quer desqualificar votos de seu opositor.

A estratégia de Keiko parece estar perdendo força depois que possíveis aliados se distanciaram de Fujimori. “Já basta”, disse um editorial do fim de semana do jornal conservador El Comercio, parte de um dos conglomerados de mídia mais poderosos do país, que costuma apoiar a direita no país.

“Hoje está claro que o que começou com o uso de recursos legais legítimos, para questionar a adequação de algumas cédulas, começa a se tornar uma tentativa de setores políticos diferentes de adiar o processo tanto quanto possível”, acusa.

O partido Peru Livre, ao qual Castillo é filiado, e a Comissão Eleitoral negam quaisquer alegações de fraude; e observadores eleitorais internacionais dizem que a votação foi limpa. O Departamento de Estado norte-americano, inclusive, foi mais longe, classificando a eleição como um “modelo de democracia”.

Foto: REUTERS/Sebastian Castaneda/Direitos reservados

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

É #FAKE que o Midway Mall vai cobrar pelo estacionamento Como consultar valores a receber com o Banco Central Morre Marília Mendonça após acidente aéreo; veja fotos CINCO deputados do RN votam pelo furo do teto de gastos Após rompimento de parceria com o Flow Podcast, hackers invadem iFood, trocam nome de restaurantes e dão apoio a Bolsonaro Azul mira compra da Latam Airlines e visa à criação de gigante sul-americana Homem se dá mal após tentar jogar drogas pela janela em Mossoró Adolescente de 16 anos é suspeito de matar os próprios irmãos, de 2 e 4 anos, no Rio de Janeiro Preço da gasolina sobe 47% em 2021 e já custa R$ 7,29 em Natal após novo reajuste Cidade faz ‘recall’ de vacinação após enfermeira da Cruz Vermelha injetar água e sal na população Mulher dá à luz dentro de elevador de condomínio na Grande Natal Operação Falsos Heróis: Polícia Federal deflagra 2ª fase de operação contra contrabando de cigarros; um policial foi preso e outro afastado