Fujimori denunciou supostas fraudes, mas não tem tempo ou aliados para comprovar as denúncias. A candidata perdeu a eleição para Pedro Castillo.
Keiko Fujimori, candidata de direita à Presidência do Peru que luta para reverter o resultado inicial da eleição de 6 de junho, pode estar ficando sem tempo – e aliados. Ela foi vencida pelo concorrente socialista Pedro Castillo. Pedro venceu com uma apertada vantagem de 44 mil votos ao final da contagem das cédulas, porém o imbróglio se arrasta, uma vez que Keijo alega fraude e quer desqualificar votos de seu opositor.
A estratégia de Keiko parece estar perdendo força depois que possíveis aliados se distanciaram de Fujimori. “Já basta”, disse um editorial do fim de semana do jornal conservador El Comercio, parte de um dos conglomerados de mídia mais poderosos do país, que costuma apoiar a direita no país.
“Hoje está claro que o que começou com o uso de recursos legais legítimos, para questionar a adequação de algumas cédulas, começa a se tornar uma tentativa de setores políticos diferentes de adiar o processo tanto quanto possível”, acusa.
O partido Peru Livre, ao qual Castillo é filiado, e a Comissão Eleitoral negam quaisquer alegações de fraude; e observadores eleitorais internacionais dizem que a votação foi limpa. O Departamento de Estado norte-americano, inclusive, foi mais longe, classificando a eleição como um “modelo de democracia”.
Foto: REUTERS/Sebastian Castaneda/Direitos reservados
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado