Operação Rebotalho: PF investiga irregularidades na compra de ventiladores pulmonares em Natal

Operação Rebotalho

A Polícia Federal está fazendo uma operação na manhã desta quinta-feira (1) na Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS). Em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU) e o Ministério Público Federal do Rio Grande do Norte (MPF/RN), a “Operação Rebotalho” foi deflagrada, destinada a apurar a compra de ventiladores pulmonares para o Hospital de Campanha, instalado na Via Costeira.

A Operação Rebotalho apura a possível prática dos crimes de dispensa indevida de licitação e peculato na aquisição de respiradores usados pela SMS. Aproximadamente 20 policiais federais e quatro servidores da CGU estão cumprindo quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela 14ª Vara Federal – Seção Judiciária do Rio Grande do Norte, nos municípios de Natal, Goiânia/GO e Aparecida de Goiânia/GO.

A operação decorre de inquérito policial instaurado no mês de novembro de 2020, com base em auditoria da própria CGU, que identificou indícios de montagem e direcionamento da dispensa de licitação, além de superfaturamento de R$ 1.433.340,00. A investigação indica que os equipamentos comprados tinha origem de qualidade duvidosa, alguns apresentado defeitos desde a entrega.

Os elementos indicam que os respiradores comprados pela SMS/Natal são sucateados, podendo chegar a 15 anos de uso. Inclusive, parte deles possui origem clandestina, uma vez que a empresa fabricante informou que os números de série não correspondem a equipamentos por ela produzidos.

Segundo a PF, também há evidências de que os bens foram adquiridos por valor muito superior em mais de 100% ao cobrado pela indústria para equipamentos novos, da mesma marca, e com especificações técnicas superiores.

Mais informações a qualquer momento.

Foto: Divulgação/PF

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês