Doses vencidas no Rio Grande do Norte: em 263 potiguares, imunização foi inválida; confira as cidades

Doses vencidas no Rio Grande do Norte

263 pessoas tiveram prejudicada a sua imunização por causa das doses vencidas no Rio Grande do Norte; os dados constam nos registros oficiais do Ministério da Saúde.

N o Rio Grande do Norte, mais de 260 pessoas tomaram as doses das vacinas contra a Covid-19 vencidas. Os dados constam nos registros oficiais do Ministério da Saúde. Em todo o Brasil, pelo menos 26 mil doses de vacinas vencidas foram aplicadas. O levantamento foi realizado por uma equipe de pesquisadores e apresentou quase 140 mil doses da AstraZeneca com a data de validade expirada.

Dos oito lotes vencidos que constam no sistema do Ministério da Saúde, 114 mil doses ainda estão disponíveis para a aplicação e 26 mil foram utilizadas para ‘imunizar’ a população. De acordo com a pesquisadora Sabine Boettger Righetti, o levantamento foi fruto de um trabalho (de pesquisa e de Jornalismo de Ciência e de Dados) de alta complexidade, que durou duas semanas.

De acordo com os dados, até o dia 19 de junho, os imunizantes vencidos haviam sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros. A cidade campeã no uso das vacinas com a data de validade expirada foi Maringá, no Paraná, onde 3.356 pessoas receberam o produto. Em seguida, aparecem Belém (PA), onde o imunizante foi aplicado 2.673 pessoas; São Paulo (SP), com 996; Nilópolis (RJ), com 852 e Salvador (BA) com 824.

Nas demais cidades, a aplicação foi menos de 700 vacinas vencidas, sendo que a maioria não passou de dez doses. Além disso, outras 114 mil doses do imunizante da AstraZeneca que foram distribuídas a estados e municípios dentro do prazo de validade já expiraram. Não há informações se as vacinas foram descartadas ou se continuam sendo aplicadas. Correspondente a 57% das doses aplicadas no Brasil, a vacina da AstraZeneca é o imunizante mais utilizado no país.

Saiba em quais cidades foram aplicadas doses vencidas no Rio Grande do Norte

Cinco cidades potiguares concentram 125 doses de vacinas vencidas aplicadas. São elas Augusto Severo (42), João Câmara (55), Natal (12); Baía Formosa e Mossoró (15 cada uma).

Confira abaixo a lista a galeria completa com as cidades potiguares e os locais de vacinação nos quais foram aplicadas vacinas fora do prazo de validade:

Foto: Aluisio Moreira/SEI/Ilustração/Fotos Públicas

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês