Na Paraíba, juiz anula votos de partido e cassa três vereadores

Paraíba

Três vereadores de Diamante, município da Paraíba, perderam os mandatos após o juiz eleitoral Antônio Eugênio Leite Ferreira Neto, da 42ª Zona Eleitoral, de Itaporanga, julgar procedente uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) impetrada por dois candidatos a vereador derrotados nas eleições municipais de 2020. Os derrotados alegaram o uso de candidaturas laranja na coligação do Republicanos.

O magistrado cassou três vereadores eleitos pelo partido e anulou os votos obtidos pela coligação. A decisão cabe recurso.

Na ação, os candidatos Rosa Boré e Venâncio, ambos do Podemos da Paraíba, alegaram o uso de candidatura fictícia para o preenchimento da cota feminina obrigatória nas eleições passada pela coligação do Republicanos. O partido teve 10 candidatos a vereador, sendo três deles eleitos: Manoel Marrocos, Cícero Venâncio e Jailson Moura.

Na decisão, o juiz reconheceu a prática da candidatura fictícia do Republicanos no nome da candidata Fernanda Mariana Custodio Pereira, que não obteve votos na eleição – ou seja, não votou em si própria; não realizou gastos eleitorais de campanha; não recebeu doações do partido; não divulgou seu nome e propostas por meio de material gráfico, impresso ou virtual; entre outras fraudes.

O magistrado decidiu anular os votos recebidos pela legenda na eleição municipal, além de determinar a cassação dos diplomas e mandatos dos vereadores eleitos e dos suplentes. Ele também declarou a inelegibilidade de Fernanda Mariana por oito anos.

O magistrado determinou ainda a retotalização dos votos para a Câmara Municipal de Diamante, com novo cálculo do quociente eleitoral a fim de se reajustar a distribuição das vagas no legislativo municipal, considerando os votos válidos remanescentes e excluindo os votos declarados nulos.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês