Guarda Municipal de Natal resgata exemplares de coral-verdadeira que serão estudadas pela UFRN

Guarda Municipal de Natal micrurus ibiboboca

Duas cobras da espécie Micrurus ibiboboca, conhecida como coral-verdadeira, foram resgatadas por agentes do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (Gaam/GMN). As espécies vão servir de estudo científico de pesquisadores do Laboratório de Herpetologia da UFRN. As cobras foram encontradas pela guarnição da Ambiental na área de passagem de pessoas no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte.

De acordo com a Guarda Municipal, a coral-verdadeira é comum em Natal, e é também a espécie que possui a peçonha mais perigosa entre todas as serpentes catalogadas em território brasileiro, porém, não é a que tem maior registro de ataque a pessoas, sendo essa menos agressiva e só ataca quando se sente ameaçada.

O guarda municipal A. Pereira informou que assim que as serpentes foram coletadas pela guarnição, foi feito o contato com o Laboratório de Herpetologia da UFRN, que vem desenvolvendo um trabalho de pesquisa relacionado ao estudo da coral-verdadeira focado na identificação taxonômica e na distribuição geográfica dessa espécie. “O Grupamento Ambiental tem como função, além das descritas na sua lei de criação, a de contribuir com a produção científica brasileira”, explicou.

De acordo com um dos participantes do estudo científico das serpentes pertencentes ao gênero Micrurus, André Duarte, o trabalho deve contribuir com o entendimento maior desse tipo de cobra. “A importância da pesquisa é a urgência de definir quais espécies que ocorrem no nosso Estado e conhecer melhor sua distribuição geográfica, uma vez que são um grupo de serpentes peçonhentas e de importância médica, possuindo uma toxina potente”, afirmou.

Por se tratar de uma serpente peçonhenta, recomenda-se que ao encontrar o animal, apenas mantenha a distância, pois ele vai seguir a vida dele normalmente e não vai causar nenhum problema. A Guarda orienta que, caso o encontro seja dentro da residência ou área de circulação de pessoas, o comando municipal seja acionado pelo número 190, do Centro Integrado de Operações em Segurança Públicas (Ciosp), que a guarnição efetuará o resgate.

Gosta de Herpetologia ou tem curiosidade na área? Que tal ler um artigo sobre o tema escrito no Por Dentro RN? É só clicar aqui para conhecer um pouco mais desse universo fabuloso das serpentes.

Foto: Divulgação/Semdes

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Leia mais:

Jiboia de 1,5 metro é resgatada pelos bombeiros em São José de Mipibu
Após ser picado por cascavel e demorar na busca por ajuda, homem morre mesmo após tratamento; caso ocorreu no Rio Grande do Norte
Biólogo Henrique: como a balbúrdia de um professor no YouTube vem ajudando a salvar serpentes no Brasil
Jiboia de 1,5 metro é resgatada pelos bombeiros em São José de Mipibu
Cresce em 92% o resgate de serpentes no Rio Grande do Norte; saiba a quem recorrer e como evitar acidentes

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês