A chanceler alemã Angela Merkel afirmou neste domingo (18) que as enchentes que devastaram partes da Europa são “aterrorizantes”. 188 morreram até o momento devido às condições climáticas extremas. Merkel prometeu auxílio financeiro rápido após visitar uma das áreas mais afetadas pelas chuvas e enchentes. Este é considerado o pior desastre natural do país em quase seis décadas.
“É aterrorizante”, disse a chanceler aos moradores da cidade de Adenau, no estado da Renania Palatinato. “A língua alemã mal pode descrever a devastação que ocorreu”, afirmou. Segundo o ministro das Finanças da Alemanha, Olaf Scholz, o governo alemão vai disponibilizar mais de 300 milhões de euros em auxílio imediato e bilhões de euros para reparar as casas, ruas e pontes danificadas.
Na Bélgica, os níveis da água baixaram neste domingo e a operação de limpeza dos destroços segue ocorrendo. O governo enviou militares à cidade de Pepinster, onde vários edifícios desabaram, para procurar mais vítimas. Dezenas de milhares de pessoas estão sem eletricidade e as autoridades belgas disseram que o estoque de água potável também é uma grande preocupação.
Foto: Christof Stache/Pool via REUTERS/Direitos Reservados
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.