Vídeo mostra sucuri vivendo em uma estação de tratamento de esgotos; biólogo explica comportamento da serpente

Sucuri na estação de tratamento de esgoto

Por Gustavo Guedes
Com exclusividade para o Por Dentro do RN

Parece que nem só de rodeios e caubóis vive a cidade de Barretos, em São Paulo. Em vídeo publicado na Internet, uma sucuri-verde (Eunectes murinus) resolveu aparecer nadando em uma estação de tratamento de esgotos do município. O fato curioso, pelo menos para os leigos, acabou despertando a curiosidade das pessoas, que filmaram o animal.

Antes de tudo, vale salientar que as sucuris, embora grandes, não são peçonhentas (possuem dentição áglifa, isto é, dentes maciços e incapazes de inocular peçonha) e costumam matar suas presas por constrição, asfixiando-as. Além disso, de acordo com herpetólogos que estudam o comportamento predatório dessa espécie de serpente, embora existam relatos informais, não há nenhum caso na literatura que relate a presença de seres humanos no trato digestivo de uma sucuri-verde.

Sucuri sobrevivendo em estação de tratamento
Eunectes murinus no campus da Universidade Federal do Pará
Foto: Ilustração/Wagner Meier

O Por Dentro do RN entrou em contato com um especialista no comportamento predatório de serpentes da família dos boídeos (anacondas, sucuris, serpentes arco-íris e jiboias) para tentar compreender as razões pelas quais o animal estaria convivendo normalmente nas águas poluídas de uma estação de tratamento de esgotos.

De acordo com o herpetólogo formado pela UFRRJ, Henrique Charles, é normal que as serpentes sucuris existam nas redondezas da estação de tratamento. “O que pode ter acontecido, neste caso específico, é que a sucuri-verde pode ter sido atraída pelas águas quentes do local e se alojado ali por um tempo”. Além disso, o biólogo também sugere que a presença de fezes de aves no local também indica que a serpente pode ter se alimentado recentemente.

Henrique tem um dos maiores canais sobre Herpetologia do mundo e gravou um vídeo explicando o flagrante em detalhes. Logo no início, o biólogo atenta para o fato de que a serpente “acabou de se alimentar e está com dificuldade de submergir nas águas da estação”, disse. O vídeo completo com a explicação pode ser assistido logo abaixo ou clicando aqui.

Ao ser perguntado se a poluição do local não interferiria na saúde do animal, o herpetólogo diz que “a poluição sempre interfere, mas a vida não deixa de existir”, continua. “É certo que elas estão mais suscetíveis a infecções bacteriológicas ou de parasitas, ou ainda de tumores, mas elas também podem não ter nenhum problema”, conclui Henrique. O biólogo ainda diz que o vídeo foi enviado pelo inscrito Rafael Crispim com exclusividade.

Foto: Reprodução/Instagram/Rafael Crispim

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

LEIA TAMBÉM:
Biólogo Henrique: como a balbúrdia de um professor no YouTube vem ajudando a salvar serpentes no Brasil
Bebê de São José do Seridó é picado por jararaca enquanto brincava

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês