Com união das três pré-candidatas, eleição da OAB/RN caminha para a polarização, por Thiago Martins

Com união das três pré-candidatas, eleição da OAB RN caminha para a polarização, por Thiago Martins

Por Thiago Martins
Para o Por Dentro do RN

As advogadas e até então pré-candidatas à presidência da OAB do Rio Grande do Norte, Marisa Almeida e Rossana Fonseca anunciaram que retirarão suas pré-candidaturas para apoiar Magna Letícia. O anúncio foi feito na sexta-feira, dia 10 de setembro. No jogo do poder cabe tudo; e a união das três ocorre mesmo em meio a divergências, acordos não cumpridos, além forte intolerância entre alguns integrantes dos três grupos aos quais fazem parte.

Por um histórico e tanto do trio, é possível afirmar que se trata da união entre as desunidas, a qual agora parte para a polarização de uma chapa forçada com o intuito de desbancar o atual presidente da ordem, Aldo Medeiros. Atualmente, as pesquisas indicam vantagem da atual gestão, mesmo sendo afetada pela pandemia da Covid-19. A conferir os novos episódios.

Missa de 7º dia

Foi cremado em Brasília, na última semana, o corpo do ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o potiguar José Augusto Delgado, que faleceu aos 83 anos, em decorrência de um AVC. Em Natal, haverá uma missa de 7º dia, que deverá reunir familiares, amigos, ex-alunos e admiradores do ex-ministro.

A missa será realizada nesta segunda-feira (14), às 19h, na Igreja Bom Jesus das Dores, na Ribeira.

O inferno astral de Álvaro

Na véspera do seu aniversário, comemorado em 4 de setembro, o prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), talvez tenha vivido o auge do seu inferno astral, com o anúncio de que sua líder na Câmara, a vereadora Nina Souza (PDT), deixaria o cargo. Não teve bolo, salgadinho, nem docinho que desse jeito. O prefeito segue sem líder, inclusive, afetando e travando as discussões dos projetos na Câmara.

É hora de apagar as velinhas

Na semana seguinte, a surpresa foi a manifestação de vereadores – tanto da base, como os oposicionistas – contra os graves problemas do transportes que impera em Natal, especialmente a retirada de linhas que ocorreram desde o início da pandemia e até hoje não foram retomadas pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU).

O prefeito Álvaro Dias colocou uma pessoa de sua confiança na pasta, o secretário Paulo César, que é um homem sério e dedicado à coisa pública, com bom currículo político, mesmo não sendo técnico em transportes. Apesar disso, a pasta tem excelentes nomes técnicos, como a secretária adjunta Daliana Bandeira e Newton Filho, além de uma boa comunicação, feita por Tárcio Cavalcante.

Vamos cantar aquela musiquinha

Esse tema do transportes merece uma atenção especial. Há muito o prefeito Álvaro Dias vem tentando sim uma definição sobre a licitação e ações que garantam a melhoria do sistema de transportes de Natal, mas, sem sucesso.

Curiosamente, assistia hoje ao prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), realizando a entrega de 160 novos ônibus à capital baiana, todos com ar-condicionado, ao mesmo tempo em que o próprio prefeito admitia que o transporte era o maior problema da cidade – assim como ocorre em todo Brasil e em várias cidades do mundo.

A questão é: como enfrentar isso? Em Salvador, que já licitou seu sistema, um dos consórcios teve o contrato rompido com a gestão. Então, faltam ações mais efetivas em Natal, e não é só para agradar os vereadores, mas para que as melhorias ocorram, de fato.

O efeito Lula está em campo

A governadora Fátima Bezerra segue com o ‘efeito Lula’ ligado, especialmente após a visita do ex-presidente a Natal, durante a caravana que realizou em estados do Nordeste. Se apoia no líder para ampliar a boa avaliação que seu governo tem tido e ganhar tempo em uma decisão crucial para o próximo ano: a escolha do vice.

Fátima e parte do grupo querem manter o atual nome de Antenor Roberto (PCdoB). Jaime Calado corre por fora. MDB se lança a todo momento – sendo recebido com espinhos pela deputada Natália Bonavides. Tempestade perfeita para o surgimento de um nome que alavanque, já que nem isso a oposição ainda conseguiu fazer.

Domingo ela não vai

A propósito, o PT anunciou que não participaria das manifestações do domingo (12) contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Convocadas pelo Movimento Brasil Livre (MBL), o evento teve presença confirmada de outros partidos de centro esquerda, como PSDB, PDT e Solidariedade.

Avaliação positiva

Para os apoiadores do grupo do presidente Jair Bolsonaro e até mesmo para observadores do cenário político, as manifestações favoráveis ao presidente no feriado de terça-feira, 7 de setembro, foi positiva.

De acordo com o nosso serviço secreto, que inclusive acompanhou tudo de cima de uma árvore na Prudente de Morais, à altura da Praça Cívica, a chegada das caravanas no interior demonstrou organização e é um fator importante na garantia de nomes de apoiadores do presidente para as eleições do próximo ano, tanto no parlamento estadual, quanto na Câmara Federal.

Foto: Reprodução/Instagram

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Sobre Thiago Martins, colunista do Por Dentro do RN

Thiago Martins

Thiago Martins tem 28 anos, é jornalista formado pela UFRN e atua do jornalismo político no Estado. Apesar de sua maior dedicação ser na área de Assessoria de Comunicação, observa e acompanha as principais ações políticas do Rio Grande do Norte, do Brasil, e do mundo, e escreve nesta coluna a respeito do tema. É proibida a reprodução total ou parcial deste texto sem autorização do autor e sem a inserção dos créditos, de acordo com a Lei nº 9610/98.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês