Votação do segundo turno da PEC dos Precatórios ocorre na próxima terça-feira, dia 9

Votação do segundo turno da PEC dos Precatórios ocorre na próxima terça-feira, dia 9

O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), afirmou que a votação do segundo turno da Proposta de Emenda à Constituição dos Precatórios (PEC 23/21) deve ocorrer na próxima terça-feira (9.nov.2021). A afirmação de Lira foi feita na quinta-feira (4.nov.2021). Na ocasião, ele descartou a possibilidade de derrota da matéria em virtude do placar apertado, e considerou que a votação em segundo turno deve ter adesão de mais deputados.

A PEC dos Precatórios foi aprovada em primeiro turno na madrugada da quinta-feira (4) em primeiro turno por 312 votos favoráveis e 144 contrários. O placar contou com apenas quatro votos a mais do mínimo necessário para aprovação de uma PEC, ou seja, 308 votos, o correspondente a três quintos dos 513 deputados.

A proposta define o valor de despesas anuais com precatórios, corrige seus valores exclusivamente pela taxa Selic e muda a forma de calcular o teto de gastos. Na prática, abre espaço fiscal no Orçamento da União para o pagamento do novo benefício assistencial criado pelo governo, o Auxílio Brasil, que terá o valor mensal de R$ 400. Chamada de “PEC do Calote” por parlamentares contrários, a medida autoriza o pagamento parcelado dos precatórios.

Com informações da Agência Brasil

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês