Ministério da Justiça capacita policiais potiguares no reforço da atuação nas fronteiras

Ministério da Justiça capacita policiais potiguares no reforço da atuação nas fronteiras

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com o Governo do Rio Grande do Norte, está capacitando 20 profissionais de segurança pública que atuam nas fronteiras e divisas. Segundo a pasta, a capacitação tem o propósito de reforçar técnicas de defesa pessoal, imobilização e aplicação do uso diferenciado da força contra potenciais ameaças. Além dos agentes do RN, policiais Militares e Civis do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Rio Grande do Sul também participam do curso.

“A capacitação permanente é um dos pilares do Programa Vigia. Técnicas de defesa pessoal visam garantir a segurança não só do policial como da população em abordagens”, explica o secretário de Operações Integradas, Alfredo Carrijo.

O grupo participa da 3ª edição do Curso de Contramedidas do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras (VIGIA), realizado por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen) e com apoio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed/RN).

O curso será realizado até o dia 13 de novembro, com uma carga horária de 40 horas/aula.

Vigia

O VIGIA está presente em 14 estados da federação: Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Acre, Rondônia, Tocantins, Goiás, Roraima, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pará, Amapá e Rio Grande do Norte.

Segundo o Ministério, os investimentos no programa garantem o sucesso das ações, que incluem aquisições de equipamentos de ponta, capacitação de pessoal por organizações nacionais e internacionais e a instalação de bases operacionais com integração de sistemas.

Em dois anos e meio de Programa, o Ministério da Justiça e Segurança Pública investiu mais de R$ 1,44 milhões em capacitações, treinando mais de 5.500 operadores para atuarem como multiplicadores, além de fortalecerem a integração entre si. Também foram investidos cerca de R$ 130 milhões em aquisições de equipamentos de alta tecnologia para dar suporte às equipes em campo, como drones, óculos de visão noturna, equipamentos de radiocomunicação, entre outros.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês