Advogado dá dicas para quem quer aproveitar a Black Friday sem sair no prejuízo - Por dentro do RN

Advogado dá dicas para quem quer aproveitar a Black Friday sem sair no prejuízo

Consumidores devem estar atentos aos seus direitos no momento da compra presencial ou online

Nesta sexta-feira (26), a Black Friday oferece aos consumidores no Brasil uma avalanche de ofertas agressivas para aquecer o comércio antes do Natal. A data, que teve origem nos Estados Unidos, chegou ao Brasil em 2010 e neste ano, de acordo com uma pesquisa realizada pela startup Méliuz, 71% dos brasileiros pretendem aproveitar a promoção.

No entanto, é preciso que esses consumidores estejam atentos aos seus direitos no momento da compra. O advogado Rafael Ribeiro, especialista em direito do consumidor e professor da Estácio, oferece algumas dicas para aproveitar melhor a data. A primeira delas é sobre o direito de troca de produtos comprados durante a data.

Independentemente de ter sido o produto adquirido durante a Black Friday ou fora dela, a garantia de vícios existe. Ela só desaparece se for previamente avisado que o produto não funciona perfeitamente”, esclarece.

Outra dica é com relação às lojas online, já que de acordo com a pesquisa realizada pela Méliuz 56,7% das compras desse período deverão ser realizadas pela internet. De acordo com o especialista em direito do consumidor, o cliente também possui direitos nesses casos. “O direito de arrependimento pode sim ser utilizado e o cliente não precisa dar qualquer justificativa para a devolução do produto”, pontua Rafael.

Além disso, ele destaca que o Código de Defesa do Consumidor também é válido para compras internacionais. “O brasileiro pode sim utilizar-se do CDC para compras em sites de fora do país. No caso de empresas exclusivamente estrangeiras, ele terá uma maior dificuldade no ato de citação, mas é sempre importante lembrar que muitas têm sede ou filial aqui no Brasil”, finaliza.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Morre Marília Mendonça após acidente aéreo; veja fotos CINCO deputados do RN votam pelo furo do teto de gastos Após rompimento de parceria com o Flow Podcast, hackers invadem iFood, trocam nome de restaurantes e dão apoio a Bolsonaro Azul mira compra da Latam Airlines e visa à criação de gigante sul-americana Homem se dá mal após tentar jogar drogas pela janela em Mossoró Adolescente de 16 anos é suspeito de matar os próprios irmãos, de 2 e 4 anos, no Rio de Janeiro Preço da gasolina sobe 47% em 2021 e já custa R$ 7,29 em Natal após novo reajuste Cidade faz ‘recall’ de vacinação após enfermeira da Cruz Vermelha injetar água e sal na população Mulher dá à luz dentro de elevador de condomínio na Grande Natal Operação Falsos Heróis: Polícia Federal deflagra 2ª fase de operação contra contrabando de cigarros; um policial foi preso e outro afastado Vulcão Cumbre Vieja em La Palma não dá sinais de abrandamento Cocaína no Ceará tem tudo, menos o princípio ativo da droga