Marinha inicia Operação Verão e reforça fiscalização no litoral potiguar

Marinha inicia Operação Verão e reforça fiscalização no litoral potiguar

Teve início nesta segunda-feira (20.dez.2021) à Operação Verão 2021-2022 no Rio Grande do Norte (CPRN). A ação é realizada pela Marinha do Brasil, e conta com cerca de 110 militares que vão atuar nas ações de fiscalização e conscientização em todo litoral e águas do interior do estado. De acordo com a Marinha do Brasil, os militares vão contar com o apoio de 13 embarcações, incluindo lanchas e motos aquáticas.

A Operação Verão vai prosseguir até março de 2022, ocorrendo ao longo do período das festividades de fim de ano e verão. Segundo a Capitania dos Portos, nesses meses há um aumento no tráfego das embarcações de esporte e lazer no mar, rios e lagoas do Rio Grande do Norte.

Com a Operação Verão, a Marinha pretende realizar fiscalizações relacionadas ao tráfego aquaviário e de conscientização de condutores e passageiros, além de orientações relacionadas à prevenção da poluição ambiental. De acordo com a Capitania dos Portos, as ações educativas e de fiscalização são realizadas de maneira ininterrupta durante todo o ano, com foco no cumprimento das normas de segurança da navegação.

A CPRN disponibiliza os telefones 185, para emergências marítimas e fluviais, e o telefone (84) 98802-8568, para denúncias de situações que representem risco para a segurança da navegação.

Infrações

De acordo com levantamento nacional da Diretoria de Portos e Costas (DPC), Organização Militar representante da Autoridade Marítima Brasileira, a maior parte das infrações está ligada a:

  • condução de embarcação por pessoa não habilitada;
  • documentação da embarcação incompleta ou vencida;
  • falta de material de salvatagem (coletes, boias, extintores de incêndio, entre outros);
  • excesso de lotação da embarcação;
  • consumo de bebida alcoólica durante a condução;
  • más condições de navegabilidade das embarcações.

Durante a Operação Verão 2020-2021, a Capitania inspecionou 4.246 embarcações, emitiu 99 notificações para comparecimento, apreendeu 6 embarcações e instaurou 5 inquéritos administrativos.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês