Sífilis no RN tem aumento de 800% e preocupa Sesap

Sífilis no RN tem aumento de 800% e preocupa Sesap

O mais recente Boletim Epidemiológico Sífilis da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN) aponta que os registros de casos de sífilis aumentaram 809% no Rio Grande do Norte de 2011 a 2020. A sífilis é considerada uma Infecção Sexualmente Transmissíveis (IST) bacteriana que pode levar à morte quando não tratada adequadamente.

De acordo com os números, que foram analisados por preceptores médicos e multiprofissionais no Instituto Santos Dumont (ISD), localizado em em Macaíba, na região metropolitana de Natal, a infecção está presente em todos os perfis sociais e regiões do estado, e já é caracterizada como uma epidemia no território potiguar.

A Sesap/RN alertou para o aumento da taxa de detecção da sífilis adquirida: de 5,1 casos por 100 mil habitantes em 2011, para 42,7 casos por 100 mil habitantes em 2020. Os números representam um aumento de 737,3%.

A sífilis é uma doença bacteriana causada pelo Treponema Pallidum. Quando tratada, pode ser curada. É transmitida, principalmente, através da relação sexual desprotegida e da mãe para o bebê na hora do parto, o que se chama de transmissão vertical. De acordo com a Sesap/RN, “quando não tratada precocemente, pode evoluir para uma enfermidade crônica com sequelas irreversíveis em longo prazo”.

Foto: Ascom/ISD

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês