Hackers invadem sistemas da PF e PRF e apagam quase 100 mil documentos

Hackers invadem sistemas da PF e PRF e apagam quase 100 mil documentos

Um ataque de hackers derrubou o sistema interno da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e apagou quase 100 mil documentos. Dados de policiais com dívida ativa com a União foram apagados durante o ataque cibernético. Equipes de segurança do governo acreditam que informações de condutores cadastrados em bancos de dados das corporações também tenham sido excluídas.

De acordo com as informações, a PF e a PRF foram atingidas no dia 10, em meio a ataques hackers a diversos órgãos do governo que tiveram como alvo principal o Ministério da Saúde.

A suspeita é que tenha ocorrido um ataque do tipo “ransomware”, em que os criminosos sequestram informações do sistema. Atualmente, os sistemas das polícias permanecem fora do ar e os dados ainda não foram recuperados, e impacta o trabalho dos agentes em todo o país, especialmente os que atuam na área administrativa e precisa levantar informações para direcionar ações, investigações e fiscalização de entradas e pessoas.

A PF informou que não comenta investigações em andamento. Já a PRF se pronunciou por meio de nota:

“Na última sexta-feira (10), a PRF foi alvo de um incidente de segurança em uma de suas bases de dados, o que provocou a indisponibilidade de alguns sistemas, dentre eles o SEI. Desde o momento que o incidente foi identificado, este foi imediatamente bloqueado.

Equipes de técnicos da PRF estão trabalhando ininterruptamente para restaurar seus sistemas através dos back-ups, necessitando ainda de um prazo de 48h. O caso está sendo investigado pela Polícia Federal e acompanhado pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI)“.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês