TSE anuncia a compra de 170 mil novas urnas eletrônicas para as eleições de 2022

TSE anuncia a compra de 170 mil novas urnas eletrônicas para as eleições de 2022

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou que realizou a compra de 176 mil novas urnas eletrônicas. A confirmação foi feita nesta segunda-feira (27.dez.2021). Segundo o Tribunal, a empresa Positivo Tecnologia venceu mais uma licitação para o fornecimento de urnas eletrônicas. O novo contrato foi de R$ 1,179 bilhão.

O valor das urnas supera os cerca de R$ 800 milhões que o TSE pagou pelas 180 mil urnas de uma licitação anterior, vencida pela Positivo em julho de 2020. Os equipamentos deste contrato estão em produção, e deverão ser utilizados nas eleições de 2022.

Segundo o TSE, a diferença de preços se deve ao “atual cenário de crise mundial decorrente do desabastecimento de insumos eletrônicos e seus desdobramentos na cadeia produtiva e nos preços praticados”, explicou a residente da Comissão Permanente de Licitação do TSE, Nathalia dos Santos Costa.

No novo contrato, o TSE prevê a compra do modelo de urna UE2022, que deverá ser utilizado somente nas eleições de 2024. Além disso, outros produtos e serviços também deverão ser fornecidos, como a entrega de peças de reposição, novo desenvolvimento de equipamentos e software básico, bem como a instalação de mídias de Aplicação e de Resultado.

A Positivo também deve elaborar o projeto para a embalagem das máquinas e documentos técnicos de especificação, bem como o treinamento, por meio de kits de desenvolvimento de firmwares.

De acordo com o Tribunal, a compra periódica de novas urnas eletrônicas é necessária para substituir as que se tornam obsoletas. A vida útil estipulada para os equipamentos é de 10 anos ou sua utilização por seis eleições ordinárias seguidas. O TSE acredita que em 2022, a Justiça Eleitoral conte com 557 mil urnas.

Foto: Abdias Pinheiro/SECOM/TSE

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês