Sesap/RN disponibiliza leitos covid-19 para pacientes com sintomas gripais no Rio Grande do Norte

Sesap RN disponibiliza leitos covid-19 para pacientes com sintomas gripais no Rio Grande do Norte

A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap/RN) anunciou nesta quinta-feira (6.jan.2022) que passou a disponibilizar leitos voltados aos pacientes da Covid-19 também para atender pessoas com outras síndromes gripais e que tenham testado negativo para a covid-19.

Segundo o governo, a medida foi necessária por causa do surto gripal que atingiu o Rio Grande do Norte e outros estados do país. A secretaria informou que mesmo com a disponibilização dos leitos, são mantidas “medidas de biossegurança para evitar contaminação” dos pacientes de gripe com a covid-19, bem como o contrário.

O sistema RegulaRN, usado na administração dos leitos, também passou a diferenciar a ocupação de leitos entre casos de Covid-19 e de outras síndrome gripais. Na manhã desta quinta (6.jan.2022), por volta das 10h40, a página informava que havia 31 UTIs ocupadas com pacientes de Covid-19 e 19 com pacientes cadastrados como “não covid”. Ainda havia 88 UTIs disponíveis e outras 7 bloqueadas.

Já nos leitos clínicos – voltados para pacientes com menor gravidade – o número de pacientes “não covid” era maior que o de pacientes confirmados para a Covid-19. Eram 19 contra 13.

“A utilização destes leitos se faz necessária em virtude do surto gripal que atinge não somente o RN, mas todo o país, e só é possível pela baixa demanda de internações por covid-19. A Sesap seguirá monitorando a situação, aguardando o fim do surto gripal para que se retorne os leitos à assistência para covid-19”, afirmou a pasta.

Ao todo, o estado registrava ocupação de 36% dos leitos pela manhã. O percentual era maior na região metropolitana de Natal, onde a ocupação chegou a 50%.

Durante as fases mais graves da pandemia da covid-19, o governo do Rio Grande do Norte chegou a ter mais de 400 leitos de UTI operacionais (em uso ou pronto para uso) voltados para a Covid-19. No dia 25 de junho de 2021, chegou ao ápice de 415. Nesta quarta-feira (5.jan.2022), eram 134.

Mesmo com a redução de casos de covid-19, atribuída pelas autoridades à vacinação da população do Rio Grande do Norte, o estado começou a registrar um aumento de casos de pacientes com sintomas gripais em dezembro. Unidades de Pronto-Atendimento de Natal e da região metropolitana registraram superlotações e a prefeitura de Natal abriu centros para atender a população com sintomas gripais.

Foto: Reprodução/Sesap

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês