Candidatos que desejem concorrer nas eleições de 2022 precisam estar filiados e desincompatibilizados até abril

Candidatos que desejem concorrer nas eleições de 2022 precisam estar filiados e desincompatibilizados até abril

Milhões de brasileiros devem ir às urnas para a escolha de presidente, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais nas eleições que ocorrerão no mês de outubro. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o primeiro turno das eleições de 2022 será no dia 2 de outubro; e o segundo turno – caso nenhum dos candidatos a governo dos estados e a presidente alcance a maioria absoluta dos votos válidos (excluídos brancos e nulos) – em 30 de outubro.

As etapas, porém, já iniciaram. Desde o dia 1º de janeiro, as pesquisas eleitorais precisam ser devidamente registradas junto à Justiça Eleitoral. Além disso, os órgãos públicos têm limitadas as despesas com publicidade, e também há restrições quanto à distribuição gratuita de bens e valores aos cidadãos e cidadãs.

As convenções partidárias, quando as legendas oficializam a escolha dos seus candidatos, ocorrem entre os dias 20 de julho e 5 de agosto, e os registros de todas as candidaturas devem ser solicitadas até o dia 15 de agosto.

A campanha eleitoral com comícios, caminhadas, propagandas na internet e distribuição de material gráfico ocorrerá a partir de 16 de agosto. Já as propagandas do horário gratuito de rádio e televisão vão ocorrer entre os dias 26 de agosto e 29 de setembro.

Prazos para os candidatos

Para os parlamentares que desejem mudar de partido livremente, sem correr o risco de perder o mandato, a janela partidária ocorre entre os dias 3 de março e 1º de abril. Além disso, o dia 2 de abril, quando ficam faltando seis meses para a eleição, é a data limite para que todos os candidatos estejam devidamente filiados aos partidos pelos quais pretendem concorrer nas eleições de outubro.

Em 2 de abril também é o prazo para que os políticos que ocupam cargos majoritários – presidente, governadores e prefeitos – renunciem aos mandatos para concorrer a um cargo diferente do que já ocupam.

Prazo para o eleitor

O eleitor também deve ficar atento quanto ao prazo para emitir ou transferir o título de eleitor, que ocorre até o dia 4 de maio.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês