Após ‘sangria’ na Barragem de Oiticica, Caern restabelece abastecimento de água no município de Jucurutu

Após 'sangria' na Barragem de Oiticica, Caern restabelece abastecimento de água no município de Jucurutu

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) restabeleceu o abastecimento pleno do município de Jucurutu, na região Seridó do estado. A alteração ocorre um dia depois de a Barragem Oiticica ter atingindo a capacidade máxima de 15 milhões de metros cúbicos, vindo a “sangrar” na última sexta-feira (7.jan.2022).

O reservatório ainda está em obras e não está com sua estrutura completa. O sistema emergencial de sifões montado no ano passado foi substituído pelo principal, projetado para captar 140 mil litros/hora, que é a capacidade de operação da Estação de Tratamento.

Os técnicos da Caern informaram que, no máximo em 72 horas, a água deverá chegar a todos os bairros de Jurucutu. O município tem 18 mil habitantes, dos quais 10,9 mil são residentes na área urbana, e 5.267 ligações de água encanada.

De acordo com o governo do Estado, a Barragem de Oiticica está praticamente pronta, mas somente será concluída quando todos os moradores das áreas inundáveis forem removidos para locais seguros. Quando for concluída, o equipamento terá capacidade para 590 milhões de metros cúbicos e será o terceiro maior reservatório do Rio Grande do Norte.

A proposta do governo do Estado é transferir os moradores das áreas que serão inundáveis para a Nova Barra de Santana no primeiro semestre de 2022. Pequenos proprietários de terra e trabalhadores rurais serão reassentados em agrovilas, onde terão casa e uma gleba de terra para o sustento da família.

Foto: Paulo Araújo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês