Decisão da Copa RN entre América e ABC vai ter torcida única e VAR na Arena das Dunas

Decisão da Copa RN entre América e ABC vai ter torcida única e VAR na Arena das Dunas

Decisão da Copa RN com torcida única foi definida pela Promotoria de Fiscalização da Aplicação do Estatuto do Torcedor no RN.

O clássico que vai decidir o segundo turno e pode definir a conquista do Campeonato Estadual pelo ABC, em jogo único, na quarta-feira, não será aberto para as duas torcidas. Isso foi o que definiu o responsável pela Promotoria de Fiscalização da Aplicação do Estatuto do Torcedor no RN, Luiz Eduardo Marinho.

A possibilidade da realização de um clássico aberto para o público de um modo geral pode ocorrer apenas se o Alvirrubro vencer a decisão da Copa RN e provocar os dois jogos extras contra o Alvinegro na luta pela conquista da hegemonia do futebol Potiguar. A novidade é que esse novo encontro terá a participação do VAR auxiliando o árbitro Zandick Gondim, escalado para dirigir a final.

Através de suas redes sociais, Luiz Eduardo Marinho fez o comunicado sobre a manutenção da decisão de torcida única no estádio em dias de clássicos. “Já confirmado! Jogo de quarta-feira com torcida única do clube mandante! Ato administrativo deve sair amanhã (hoje). Reunião realizada hoje por telefone com o Presidente @Zevanildo”.

Como existe a possibilidade de o encontro da decisão da Copa RN ser o último da temporada entre abecedistas e americanos, pelo fato de se conquistar o segundo turno o time Alvinegro vai se sagrar campeão de forma direta, uma parte da torcida do clube está tentando criar táticas para driblar o impedimento de comparecer à Arena das Dunas. A ideia era comprar os ingressos destinados aos alvirrubros e ir para o estádio trajando camisas brancas.

A decisão de promover os clássicos com torcida única, foi estabelecida após a promoção de cenas de violência explícita num choque entre torcedores abecedistas e americanos em diversos pontos da cidade, o mais violento ocorreu na BR-101, na altura do conjunto Mirassol.

“Ocorreu muita desinformação a respeito da orientação sobre a presença de torcida única nas redes sociais, quero dizer que em nenhum momento foi pensado na modificação daquilo que havia sido acordado. quero deixar claro que a decisão não foi unilateral, pois existe uma informação distorcida circulando de que a definição haveria partido do Ministério Público. Na realidade os relatórios de controle das torcidas nas praças esportivas são formulados pela Polícia Militar que realizou a solicitação após muitas reuniões. Todas as partes envolvidas na organização dos jogos de futebol chegaram a um consenso neste sentido, mas em nenhum momento foi dito que a medida seria de caráter definitivo”, esclareceu o promotor.

Luiz Eduardo que se disse um entusiasta da realização de futebol com a festa das duas torcidas, ressaltou que se rendeu aos argumentos utilizados pelo serviço de inteligência da PM. Com mais esse, será o terceiro clássico entre América x ABC apenas com a torcida do mandante na praça esportiva.

“Não seria razoável justamente agora, após dois jogos com torcida única, sem a evidência de uma modificação brusca no comportamento das ditas torcidas organizadas, promover uma nova alteração no processo e permitir a presença de uma torcida visitante. Isso seria um desrespeito com a Polícia Militar, que fomentou toda discussão em torno desse tema”, ressaltou.

Luiz Eduardo salienta que a medida desagrada a uma parte da população, mas também agrada a uma parte considerável da sociedade natalense, logo se trata de uma medida polêmica. “O meu desejo é que os nossos estádios voltem a receber as duas torcidas, mas que isso ocorra no momento certo. Disse ao presidente da Federação de Futebol, José Vanildo, que primeiro temos de aguardar o resultado do jogo desta quarta-feira e se for necessário a realização de mais dois clássicos e for desejo da entidade e da Polícia Militar a liberação para as duas torcidas, nós iremos voltar a discutir o tema”, destacou.

O promotor reforçou que é inaceitável apenas que ocorra omissão nas investigações, dos graves fatos de violência que vinham ocorrendo nas proximidades das praças esportivas.

“O primeiro passo a ser dado para resolver essa questão de violência nos estádios é estruturar a Polícia Civil para investigar esse tipo de crime, o policiamento no entorno dos estádios já é disponibilizado pela PM e necessitamos mais do apoio do governo estadual para que a gente tenha a tranquilidade necessária para colocar duas torcidas dentro do estádio, sem que uma bala de borracha, num momento de estresse, acerte um torcedor de bem, sem que seja necessário a utilização de spray de pimenta em quase todos os jogos. O argumento de que fatos assim afastam o mau torcedor é uma meia verdade, basta se ver os números. No último clássico realizado na Arena das Dunas foram quase 12 mil pagantes, ou seja, o maior público do campeonato ocorreu com torcida única”, frisou.

O promotor enfatizou ainda que as providências em relação aos torcedores detidos estão sendo tomadas, mas elas demandam um pouco de tempo. Essa questão da violência no esporte é um fenômeno mundial e vai exigir uma tomada de posição conjunta. Por aqui o MP e as autoridades de segurança estão fazendo a parte que lhes cabe para garantir segurança ao torcedor potiguar.

“Já há medidas de afastamento e apresentação de alguns no batalhão de choque em dias de jogos, uma das torcidas organizadas que havia assinado um termo de ajustamento de conduta com o MP foi proibida de comparecer às praças esportivas por promoção de distúrbios tanto dentro quanto fora do estádio, contra o presidente do ABC”, explicou Luiz Eduardo Marinho.

Com informações da Tribuna do Norte
Foto: Fernanda Lima/América de Natal

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês