Prefeitura de Natal e empresas de ônibus são notificadas sobre decisão que determina retorno de linhas suspensas

Prefeitura de Natal e empresas de ônibus são notificadas sobre decisão que determina retorno de linhas suspensas

A Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), órgão da Prefeitura de Natal responsável pelo transporte da capital, e o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (Seturn) foram notificados sobre a decisão da Justiça eterminou o retorno de linhas de ônibus que foram retiradas em Natal.

A decisão foi do juiz Artur Cortez Bonifácio, da 2ª Vara da Fazenda Pública. O magistrado determinou que sejam suspensos os atos que têm provocado a redução de linhas de ônibus na capital do Estado e mandou que o Município de Natal e o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (Seturn) restabeleçam o retorno de linhas de ônibus de Natal “em que não houve a observância do disposto na Lei Municipal nº 622/2010”.

Em nota divulgada à imprensa local, a STTU informou que está analisando a sentença com a Procuradoria Geral do Município (PGM). Já o Seturn não se posicionou oficialmente sobre o caso, mas deverá exigir que a Prefeitura ofereça condições – como subsdídio ou contrato emergencial – para que a decisão judicial seja cumprida.

A decisão, que cabe recurso, foi uma resposta a ação impetrada pela deputada federal Natália Bonavides (PT).

Cerca de 30 linhas de ônibus deixaram de circular na capital desde o início da pandemia. O juiz considerou que as empresas devem retomar as linhas extintas ou tiradas de circulação com base na Lei Municipal nº 622/2010, que dispõe sobre itinerário, modificação de linhas e horários de circulação de ônibus integrantes da frota de Concessionárias de Serviço Público de Transporte da cidade.

Atualmente, estão sem circular as linhas 01A, 01B, 12-14, 13, 18, 20, 23-69, 31, 34, 36, 41B, 44, 48, 57, 61-62, 65, 66, 68, 76, 81, 592 e 593. Além disso, diversas linhas seguem com operações reduzidas, especialmente aos finais de semana, quando grande parte das linhas que permanecem em operação, não circulam.

Foto: Matheus Felipe/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês