Eclipse total da Lua ocorre na madrugada de amanhã (16) e pode ser visto em todo o Brasil; saiba o melhor horário

Eclipse total da Lua ocorre na madrugada de amanhã (15) e pode ser visto em todo o Brasil; saiba o melhor horário

De 0h às 2h da madrugada de segunda-feira (16.mai.2022), no horário de Brasília, o primeiro e único eclipse total da Lua em 2022 poderá ser visto em todo o Brasil. Conhecido como Lua de Sangue, o fenômeno acontece quando o Sol, a Terra e Lua se alinham e a Lua passa pela na sombra da Terra.

Quando o evento chegar em sua totalidade, e a sombra encobrir completamente o disco lunar, a Lua ficará avermelhada, isso porque não teremos a incidência direta da luz do Sol no nosso satélite natural. Além do território brasileiro, a Lua de Sangue poderá ser vista também em toda a América do Sul e Central e em partes da América do Norte, Europa e África.

O nome técnico para isso é Dispersão de Rayleigh, segundo a agência espacial norte-americana, a Nasa . A agência diz ainda que quanto mais poeira ou nuvens na atmosfera da Terra durante o eclipse, mais vermelha a Lua aparecerá. Para observar o eclipse total da Lua, nenhum equipamento especial é necessário, podendo ser visto a olho nu.

Contudo, o uso de binóculos ou de um telescópio pode melhorar a visão e a intensidade da cor vermelha, explica a Nasa. “Um ambiente escuro longe de luzes brilhantes contribui para as melhores condições de visualização”.

Foto: Reprodução/Fernando Frazão/Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês