Após cumprir 10 anos em regime fechado, Elize Matsunaga recebe liberdade condicional da Justiça de SP

Após cumprir 10 anos em regime fechado, Elize Matsunaga recebe liberdade condicional da Justiça de SP

Condenada por matar e esquartejar o marido, Elize Matsunaga, de 40 anos, recebeu liberdade condicional na tarde desta segunda-feira (30.mai.2022) e deixou a penitenciária do Tremembé, no interior de São Paulo. A informação foi confirmada pela SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) e pela defesa de Elize.

Em nota, a SAP afirma ter cumprido o alvará de soltura em favor de Elize Matsunaga às 17h35. O advogado dela, Luciano Santoro, é quem a buscou no presídio. Horas depois, ele divulgou um vídeo ao lado de Elize Matsunaga no qual ela diz viver uma segunda chance e afirma acreditar que seu marido, Marcos Matsunaga, a perdoou pelo crime.

“Infelizmente não posso consertar o que se passou, o erro que cometi. Estou tendo uma segunda chance, infelizmente o Marcos não. Mas acredito na espiritualidade, que ele já tenha me perdoado e peço isso nas minhas orações”, disse ela.

Elize foi condenada a 19 anos e 11 meses de prisão pela morte do empresário Marcos Matsunaga, então presidente da Yoki, no ano de 2012. Por ter confessado a autoria do crime, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) reduziu a pena, em 2019, para 16 anos e três meses de reclusão.

Também em 2019, Elize havia migrado para o regime semiaberto. A defesa dela argumenta que, desde março de 2021, ela já podia pedir a progressão para o regime aberto. No entanto, argumentam os advogados, isso não foi possível por causa de uma mudança no entendimento da lei.

A Justiça não solicitou que Elize Matsunaga utilizasse tornozeleira eletrônica ao deixar o presídio na tarde de hoje. O livramento condicional não significa que ela progrediu para o regime aberto, mas sim que conseguiu uma forma de antecipação da liberdade, ou seja, uma maneira de se readaptar ao convívio social.

“Finalmente, após 10 anos, Elize Matsunaga é colocada em liberdade. Elize tem consciência do que a levou a ser presa, se arrepende dos seus atos e tem certeza de que jamais retornará ao sistema penitenciário novamente”, diz uma nota assinada pelos advogados de defesa, Juliana Fincatti Santoro e Luciano Santoro.

“A MM Juíza que lhe concedeu o benefício destacou o preenchimento dos requisitos legais, em especial o resultado positivo dos exames psicológico, criminológico e teste de Roscharch, bem como o excelente comportamento e disciplina de Elize no cárcere, onde se dedicou ao trabalho e ao estudo com interesse e afinco”, disseram Juliana Fincatti Santoro e Luciano Santoro, advogados de Elize Matsunaga.

O advogado Luiz Flávio D’Urso, que representou a família de Marcos Matsunaga na ocasião do crime, disse que “o cumprimento da pena é um problema entre Elize e o Estado”.

Com informações de Juliana Arreguy no UOL Notícias
Foto: Reprodução/Wilson Araújo/TV Vanguarda

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês