É ruim ser divergente? Por Alexandre Vitor

É ruim ser divergente? Por Alexandre Vitor para o Por Dentro do RN

Por Alexandre Vitor
Para o Por Dentro do RN

É sempre difícil lidar com os pensamentos diferentes dos seus. Pode-se até tolerar, mas muitas vezes não aceitamos a divergência de opiniões. Essa é uma das mais pertinentes discussões na trilogia de livros Divergente. Escrito pela autora Verônica Roth, a história reflete um mundo futurista em que a população é dividida em cinco facções (grupos), onde cada um deles exerce funções predeterminadas para o funcionamento da sociedade.

Nesse meio, encontra-se Beatrice Prior, que se descobre Divergente, condição rara em que o indivíduo não se encaixa em apenas uma facção. Isso é tido como uma ameaça para a população, podendo comprometer o todo o sistema. Por esse motivo, Beatrice precisa manter sigilo e não pode confiar em ninguém para seguir sua jornada.

A obra nos mostra que o diferente nem sempre é bem aceito.  também discute sobre a imposição para que você “faça parte” e se adeque ao que é socialmente aceitável, deixando de lado alguns aspectos da própria identidade para poder se encaixar em grupos. Esse assunto é discutido há milhares de anos e sempre continua atual: a intolerância com o diferente e a necessidade de pertencer.

Os livros formam em conjunto uma trilogia, as quais possuem um bom enredo. Os dois primeiros livros realmente são muito bons, contudo, o terceiro possui uma narrativa diferente e por isso não agrada muitos aos fãs. Nela, há um conflito nada convincente e que muitas vezes parece encher linguiça.

Fora da história original, ainda há um quarto livro, que tem acontecimentos dois anos antes dos originais, com o ponto de vista de Tobias, um dos principais personagens da série, também muito bom e que resgata um pouco do ânimo da franquia depois do terceiro livro.

Os três foram baseados para suas respectivas adaptações cinematográficas. O primeiro (Divergente) consegue seguir fielmente a trama, embora haja erros frequentes na ordem cronológica dos acontecimentos. O segundo (Insurgente) começa a desandar em algumas questões de fidelidade a obra original, e por vezes corta personagens importantes da história. O terceiro (Convergente) em que o livro já não é tão bom assim, sai dos trilhos completamente, principalmente em relação ao final.

Por mais que não tão bem adaptados de modo geral, vale a pena dar uma analisada para tirar suas próprias conclusões. O livro vale muito a pena. A leitura é leve, descomplicada e envolvente.

Fica a dica e uma boa semana.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Sobre Alexandre Vitor, colunista do portal Por Dentro do RN

Alexandre Vitor Papiro é Louco Por Dentro do RN

Alexandre Vitor tem 14 anos e prefere ser chamado de Vitor; é um escritor iniciante e tem um conto publicado no Wattpad. Além disso, o autor tem como hobbies a leitura, a cozinha e a prática de esportes. Desde pequeno, Alexandre Vitor se interessa por literatura. Aos 11 anos, decidiu que queria ser escritor e até já tinha vários manuscritos, mas nunca colocou nada adiante.
O jovem articulista da coluna O Papiro é Louco, aqui no Por Dentro do RNconsidera-se um leitor eclético, ou seja, aberto a quase todos os temas, mas confessa que fantasia e aventura são seus gêneros favoritos. É proibida a reprodução total ou parcial deste texto sem autorização do autor e sem a inserção dos créditos, de acordo com a Lei nº 9610/98.

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês