Natal Shopping promove ações no Dia Mundial do Meio Ambiente e reafirma compromisso com a sustentabilidade - Por dentro do RN

Natal Shopping promove ações no Dia Mundial do Meio Ambiente e reafirma compromisso com a sustentabilidade

Empreendimento lança, neste domingo (05), curta-metragem ‘Nosso Jeito é Ser Sustentável’ e livreto infantil para ensinar boas práticas ambientais de forma lúdica

No ano em que completa 30 anos, o Natal Shopping reafirma o seu compromisso com ações de responsabilidade socioambiental. Neste domingo (05), Dia Mundial do Meio Ambiente, o shopping mais tradicional da cidade lança o documentário ‘Nosso Jeito é Ser Sustentável’ e presenteia os clientes mirins com um livreto de brincadeiras que unem sustentabilidade e diversão.

O curta-metragem apresenta os projetos desenvolvidos para diminuir o impacto ambiental do shopping e da comunidade do entorno, como o hub de reciclagem disponível para os clientes fazerem o descarte correto de latas, papéis e garrafas plásticas e o projeto de reutilização dos resíduos orgânicos da praça de alimentação para fabricação de adubo. O lançamento acontece no canal do Youtube do empreendimento.

Também será distribuído entre o público infantil o livreto ‘Vamos brincar com a Naty’, onde a elefantinha mascote do shopping reforça boas práticas sustentáveis por meio de brincadeiras. O resgate do brinde pode ser feito por meio do aplicativo do NAT, disponível na Apple Store ou Google Play.

O Natal Shopping também recebe de domingo (05) a sábado (11) a exposição itinerante Caminhos das Águas: Sanear com Arte, realizada pela Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico (Arsban). A mostra exibe 12 obras artísticas com temática ambiental selecionadas em edital.

O superintendente do Natal Shopping, Felipe Furtado, reforça que “maximizar os efeitos das ações de sustentabilidade é uma meta atemporal” para o empreendimento. “Aproveitamos essa data para fazer com que um público cada vez maior tome conhecimento das nossas ações de sustentabilidade, porque assim, mais gente vai passar a realizar o descarte correto do lixo reciclável e apoiar as iniciativas socioambientais que têm parceria com o nosso empreendimento. No entanto, independente da época, o cuidado com o meio ambiente é um compromisso que mantemos como prioridade por aqui”, informa.

Em 2021, 75,7 toneladas dos resíduos sólidos produzidos no empreendimento foram encaminhadas para cooperativas de reciclagem ou descarte correto. Ao todo, foram 64 toneladas de papelão, quatro toneladas de plástico e 329 kgs de alumínio direcionados para cooperativas de reciclagem. Outros 85 kgs de lixo eletrônico (celulares, tablets e itens de informática), 44 kgs de pilhas e baterias e 1,2 toneladas de isopor, cobre, ferro e papel branco tiveram o destino correto para não contaminarem o meio ambiente.

Resíduo orgânico

Em novembro, o shopping inaugurou uma loja de produtos sustentáveis feitos com o reaproveitamento dos resíduos orgânicos da praça de alimentação. No espaço Sustentabilidade Transforma, localizado no piso L2, ao lado da C&A, os clientes podem encontrar adubo produzido na Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ – UFRN), em Macaíba. Em 2021, a instituição recebeu do shopping seis toneladas de lixo orgânico para servir de matéria-prima.

Outro produto encontrado na loja é a barra de sabão feita pela Associação de Idosos Julieta Barros, na zona Norte de Natal, com o óleo de cozinha descartado pelos clientes no Ecoponto e também coletado pelas operações da praça de alimentação. No ano passado, foram 110 litros destinados à iniciativa, e a parceria segue em 2022.

Para adquirir os itens, os clientes devem fazer um auto atendimento na loja: pega o produto e deposita o dinheiro referente à compra na caixinha disponibilizada para este fim. O valor da venda é destinado às mulheres associadas como forma de complementar a sua renda.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

É #FAKE que o Midway Mall vai cobrar pelo estacionamento Como consultar valores a receber com o Banco Central Morre Marília Mendonça após acidente aéreo; veja fotos CINCO deputados do RN votam pelo furo do teto de gastos Após rompimento de parceria com o Flow Podcast, hackers invadem iFood, trocam nome de restaurantes e dão apoio a Bolsonaro Azul mira compra da Latam Airlines e visa à criação de gigante sul-americana Homem se dá mal após tentar jogar drogas pela janela em Mossoró Adolescente de 16 anos é suspeito de matar os próprios irmãos, de 2 e 4 anos, no Rio de Janeiro Preço da gasolina sobe 47% em 2021 e já custa R$ 7,29 em Natal após novo reajuste Cidade faz ‘recall’ de vacinação após enfermeira da Cruz Vermelha injetar água e sal na população Mulher dá à luz dentro de elevador de condomínio na Grande Natal Operação Falsos Heróis: Polícia Federal deflagra 2ª fase de operação contra contrabando de cigarros; um policial foi preso e outro afastado