Vereadora Nina realiza sessão solene de entrega da Comenda Professor Cícero Onofre de Andrade Neto - Por dentro do RN

Vereadora Nina realiza sessão solene de entrega da Comenda Professor Cícero Onofre de Andrade Neto

A Câmara Municipal de Natal sediará, logo mais às 18h30, sessão solene de entrega da Comenda Professor Cícero Onofre de Andrade Neto. A solenidade é uma proposição da vereadora Nina (PDT). Na ocasião, serão homenageados profissionais que atuam no desenvolvimento de ações e políticas públicas em prol da defesa do saneamento básico, do meio ambiente e desenvolvimento sustentável em Natal.

“O debate em torno do saneamento básico é de extrema importância pois é uma questão ligada diretamente à saúde e ao meio ambiente. Homenagear esses profissionais é reconhecer os grandes esforços que eles fazem em prol do bem-estar da nossa sociedade”, enfatizou Nina.

De acordo com a 14ª edição do Ranking do Saneamento, publicado pelo Instituto Trata Brasil, 35 milhões de pessoas no país vivem sem água tratada e cerca de 100 milhões não têm acesso à coleta de esgoto, resultando em doenças que poderiam ser evitadas e que podem levar à morte por contaminação. Outra consequência da falta dos serviços básicos é o impacto no meio ambiente. Despejar esgotos não tratados polui o solo, lençóis freáticos e reservas de água, levando à morte de animais e reduzindo a quantidade de água potável disponível. Os prejuízos podem se estender para a agricultura, comércio, indústria, turismo e outros setores da economia.

Homenagem

Cícero Onofre de Andrade Neto graduou-se engenheiro civil pela UFRN, foi mestre e doutor pela Universidade Federal de Campina Grande. Na sua vida acadêmica, paralelamente à docência, desenvolveu intensas atividades como pesquisador, tendo proferido palestras sobre os mais variados temas da engenharia sanitária e ambiental, não só no Rio Grande do Norte, mas também em vários estados do Brasil e no Exterior. Teve numerosos escritos na área de sua especialização, com mais de 200 títulos publicados, constituindo-se em biografia digna de realce, no país.

Desde a década de 1980, foi diversas vezes homenageado das turmas concluintes de engenharia civil da UFRN. A Water Environment Federation concedeu-lhe um certificado; “Reconhecimento ao envolvimento e atividade na profissão do meio ambiente e recursos hídricos”. Reconhecido nacional e internacionalmente como uma das maiores autoridades brasileiras no campo da Engenharia Sanitária e Ambiental, foi um cidadão de destaque em nossa cidade.

Como técnico, foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento tecnológico que levou a surgir o sistema condominial de esgotos, experiência essa implantada inicialmente nos bairros de Santos Reis e Rocas, na década de 80. Sistema esse que já atende cerca de 10 milhões de brasileiros e está implantado em Países da América do Sul, América Latina e África.

Lançamento

Logo após a solenidade, o engenheiro civil Sérgio Pinheiro lançará seu livro “Olhar Ambiental”. A obra é um conjunto de artigos publicados em jornais (Diário de Natal e Jornal de Hoje) e textos que foram produzidos de forma voluntária para diversos programas governamentais. O livro é dedicado a construir uma ponte entre o técnico e o político na defesa de um meio ambiente harmônico e equilibrado. Toda renda obtida com a venda será revertida para o Coletivo Manas na Rua.

Foto: Verônica Macêdo/CMN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

É #FAKE que o Midway Mall vai cobrar pelo estacionamento Como consultar valores a receber com o Banco Central Morre Marília Mendonça após acidente aéreo; veja fotos CINCO deputados do RN votam pelo furo do teto de gastos Após rompimento de parceria com o Flow Podcast, hackers invadem iFood, trocam nome de restaurantes e dão apoio a Bolsonaro Azul mira compra da Latam Airlines e visa à criação de gigante sul-americana Homem se dá mal após tentar jogar drogas pela janela em Mossoró Adolescente de 16 anos é suspeito de matar os próprios irmãos, de 2 e 4 anos, no Rio de Janeiro Preço da gasolina sobe 47% em 2021 e já custa R$ 7,29 em Natal após novo reajuste Cidade faz ‘recall’ de vacinação após enfermeira da Cruz Vermelha injetar água e sal na população Mulher dá à luz dentro de elevador de condomínio na Grande Natal Operação Falsos Heróis: Polícia Federal deflagra 2ª fase de operação contra contrabando de cigarros; um policial foi preso e outro afastado