Parceria entre Prefeitura e LAIS moderniza sistema de informação da saúde em Natal

Parceria entre Prefeitura e LAIS moderniza sistema de informação da saúde em Natal

O prefeito Álvaro Dias se reuniu na tarde desta quinta-feira (9.jun.2022) com pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde/LAIS, para agradecer a transferência de um conjunto de equipamentos que serão utilizados pela Secretaria de Saúde de Natal, para dar celeridade no diagnóstico e tratamento de inúmeras doenças, incluindo a sífilis, doença infecciosa transmitida por contato sexual.

Entre os equipamentos estão: microfone omnidirecional, caixa acústica, sistema para webconferência, TV de 65 polegadas, condicionador de energia, switch POE 24 portas, rack de parede, telefone e 20 computadores SSD com monitor.

Esses equipamentos recebidos servirão para organizar a Sala de Situação – Salus, local onde a informação é analisada sistematicamente por uma equipe técnica, para destacar a situação de saúde da população. Os dados serão monitorados em tempo real.

O prefeito Álvaro Dias agradeceu o apoio que tem recebido e reafirmou o compromisso de colaborar com o Laboratório. “Essa parceria entre Prefeitura e LAIS tem sido importante para o monitoramento da saúde da nossa população. Aqui nós temos profissionais que contribuem muito para o enfrentamento e erradicação da problemática da sífilis na capital potiguar. E não é só isso. O LAIS contribui com ações efetivas para destacar Natal como a primeira capital do país livre da transmissão da sífilis congênita, quando a doença é transmitida da mãe com sífilis não tratada ou tratada de forma não adequada para criança durante a gestação”, disse.

Ricardo Valentim, Coordenador do LAIS, contou que o sistema Salus é uma solução de saúde digital para monitoramento inteligente de agravos na atenção básica e vigilância epidemiológica do cidadão e profissionais de saúde.

Foto: Joana Lima

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês