Bolsonaro considera ex-ministra Tereza Cristina para vice

Bolsonaro considera ex-ministra Tereza Cristina para vice

O presidente e pré-candidato a reeleição Jair Bolsonaro (PL) está considerando o nome da ex-ministra da Agricultura no seu governo, Tereza Cristina, para ser a candidata a vice no lugar do general Braga Netto – que também ocupou cargo no primeiro escalão. De acordo com o Blog do Valdo Cruz, do Portal G1, a mudança ocorre depois que Bolsonaro parou de subir nas pesquisas e não conseguiu empatar nas intenções de voto com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em junho, como previa o comitê da reeleição.

Segundo a publicação, o próprio Bolsonaro teria admitido a hipótese, afirmando que “(Braga Netto) é um nome palatável, é um nome de consenso, que sabe conversar com o Parlamento. É um colega meu da Academia militar. Ele pode ser vice. Alguns querem a Tereza Cristina, um excelente nome também. Mas isso vai ser definido mais tarde”.

Valdo Cruz destacou ainda que, quando Bolsonaro começou a subir nas pesquisas, os integrantes do comitê da reeleição do presidente e aliados chegaram a prever que ele empataria com Lula no mês junho e, no mês seguinte, já estaria numericamente à frente do ex-presidente. Porém, as pesquisas indicam que Bolsonaro estagnou na casa dos 30%, e não conseguiu chegar ao mesmo patamar de Lula.

Diante desse cenário, assessores e aliados do presidente voltaram a defender que ele escolha para vice uma mulher, com o objetivo de tentar reduzir a rejeição do eleitorado feminino a seu nome. A preferência do Centrão é pelo nome da ex-ministra da Agricultura Tereza Cristina (PP-MS), hoje candidata ao Senado.

Ainda de acordo com a publicação, Bolsonaro prefere ter Braga Netto como vice, considerando que o general não representaria para ele nenhuma ameaça em um eventual segundo mandato. O presidente teme que seus aliados do Centrão, caso enfrente uma crise, possam abrir um processo de impeachment e tirá-lo do Palácio do Planalto, colocando no seu lugar um vice (ou uma vice) mais alinhado ao grupo que hoje o apoia.

Com informações do Blog do Valdo Cruz/Portal G1
Foto: Palácio do Planalto

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês