São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito 

Durante um evento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio) na quinta-feira (6.jun.2024), o prefeito de Natal, Álvaro Dias, anunciou que a festa de São João deste ano será "mais modesta" em comparação com edições anteriores.

Segundo o prefeito, a administração municipal priorizará investimentos em obras, limitando os recursos disponíveis para o evento.

“Não temos recursos disponíveis para fazer um grande São João como em anos anteriores, mas faremos uma celebração mais voltada para o natalense, com algumas atrações possíveis. Queremos manter a cultura, as características e a tradição da nossa festa,” afirmou o prefeito.

A partir de 2019, a prefeitura de Natal, sob a gestão de Álvaro Dias, passou a priorizar a realização de shows com artistas nacionais no São João de Natal, destinando uma semana de festa na Arena das Dunas.

Além disso, a gestão municipal também manteve o apoio ao Festival de Quadrilhas Juninas, que ocorre nos bairros há mais de 30 anos. A festa era organizada pela Secretaria de Cultura (Secult/Funcarte), com apoio do Sesc RN.

Entre os anos de 2020 e 2022, em virtude da pandemia de covid-19, não houve qualquer festa de São João oficial na cidade.

Retomado em 2023 com grande apelo em shows de artistas nacionais, 300 mil pessoas acompanharam as apresentações que passaram pelo palco principal da Arena das Dunas. Além disso, também foi realizado o Festival de Quadrilhas Juninas e o polo gastronômico no local.

Para este ano, porém, a prefeitura informou que o evento será focado na cultura local e com atrações reduzidas. A gestão disse ainda que os detalhes sobre a programação e as atrações para o São João de Natal 2024 serão divulgados em breve, prometendo uma celebração que, embora reduzida, ainda preservará a essência cultural da cidade.

Até o momento, porém, a prefeitura de Natal ainda não informou qualquer detalhe da programação do São João 2024.

Fotos: Joana Lima/Secom / Alex Régis/Secom / Ascom/PMN / Reprodução/Redes Sociais/Álvaro Dias/Ilustração