LAIS/UFRN aponta reação do RN na pandemia

LAIS/UFRN

Mesmo com o aumento nos pedidos de leitos para o tratamento da covid-19 durante as duas últimas semanas de maio, o Rio Grande do Norte começa a demonstrar uma reação quanto a pandemia do coronavírus, vivenciada em todo o mundo. Essa reação se deve ao fato de o estado ter avançado na imunização dos grupos prioritários, principalmente, idosos acima de 60 anos. É o que aponta o novo relatório do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), utilizando como fonte as informações das plataformas Coronavírus RN, RegulaRN e RN Mais Vacina, todas integrantes do ecossistema tecnológico criado pelo LAIS para o enfrentamento à pandemia.

O documento traz, também, a lista dos municípios que mais solicitaram internações pela covid-19 no período entre os dias 1 e 9 de junho. De acordo com o diretor executivo do LAIS/UFRN, professor Ricardo Valentim, esses dados são fundamentais na tomada de decisão quanto às medidas restritivas necessárias a serem adotadas pelas gestões municipais.

Valentim ressalta também que quando são observados os dados acumulados durante toda a pandemia, a respeito dos pedidos por internações (solicitações por 1.000 habitantes) em leitos covid-19 por município do RN, observa-se que o município de Pau dos Ferros é o responsável pelo maior número de solicitações para internar pacientes com covid-19. “Portanto, a situação de Pau dos Ferros deve ser observada com bastante atenção”, reforça ele.

Entre as quatro recomendações feitas no relatório, os pesquisadores reforçam a necessidade de expandir a imunização da população, incluindo crianças a partir dos 12 anos e o planejamento para a retomada das atividades econômicas no Rio Grande do Norte, sempre avaliando com base em novas matrizes de risco.

O documento completo pode ser acessado clicando AQUI.

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês