Interior do RN - Interior potiguar em foco - Por dentro do RN

Interior

Interior do Rio Grande Norte: fique por dentro de tudo o que acontece nas principais cidades do interior do Rio Grande do Norte aqui, no Por dentro do RN.

Carnaval em Caicó - Dr. Tadeu cancela festas de Carnaval públicas e privadas no município

Carnaval em Caicó: Dr. Tadeu cancela festas de Carnaval públicas e privadas no município

Cancelamento do Carnaval em Caicó decorre do aumento de casos de Síndromes Respiratórias Graves no município, como covid-19 e Influenza.

Após decidir pelo cancelamento das festas públicas de Carnaval, a prefeitura de Caicó anunciou na noite desta quinta-feira (20.jan.2022) suspender também as festas privadas no município em 2022. O Carnaval de rua havia sido cancelado na quarta-feira (19.jan.2022).

“A Prefeitura Municipal de Caicó comunica que, após reunião com o Comitê Regional de Enfrentamento à covid-19 e o aumento substancial dos casos positivos em nossa cidade, além dos atendimentos para Síndromes Respiratórias Graves nas últimas 24hs, é prudente o cancelamento do Carnaval de 2022, público e privado, na cidade de Caicó”, diz a nota divulgada pela prefeitura.

A gestão municipal reconheceu a importância cultural e econômica da festa, “mas prioriza, acima de tudo, a vida e o bem estar do seu povo, razão maior do nosso trabalho”, complementa a nota.

De acordo com a gestão municipal, os dados epidemiológicos, orientações técnicas e “a voz de nossa gente” foram os motivos que pesaram para o cancelamento das festas, levando a prefeitura a investir os recursos públicos no cuidado com a população. Na mesma nota, a prefeitura afirmou a ampliação do Centro de Atendimento para Síndromes Respiratórias que, a partir de segunda-feira (24.jan.2022), passará a funcionar no Ginásio da Ilha de Sant’Ana, com equipe dobrada de segunda a sexta-feira, funcionando de 7h às 19h.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Governo do RN publica decreto com orientações sobre festas, eventos e obrigatoriedade de passaporte vacinal

Governo do RN publica decreto com orientações sobre festas, eventos e obrigatoriedade de passaporte vacinal

O Governo do Rio Grande do Norte publicou decreto determinando a obrigatoriedade do passaporte vacinal em variados estabelecimentos dos setores de serviços e comércio do estado. As exigências constam no Diário Oficial do Estado (DOE) de terça-feira (18.jan.2022), e não têm especificação clara sobre quais segmentos devem adotar as medidas.

Ainda assim, a regra passa a vigorar na próxima sexta-feira (21.jan.2022). A exigência de passaporte vacinal, contudo, não valerá para os supermercados. Apesar disso, o Estado recomentou dou que municípios suspendam as festas e eventos públicos.

Pelo decreto, passa a ser necessário a comprovação de vacinação nos “segmentos socioeconômicos de alimentação, a exemplo de bares e restaurantes, bem como centros comerciais, galerias e shopping centers que utilizem sistema artificial de circulação de ar”. Com isso, os locais deverão realizar o controle de entrada de cada indivíduo nas suas dependências, de acordo com a comprovação do esquema vacinal em conformidade ao calendário de imunização.

A norma dispensa os estabelecimentos de alimentação em locais abertos com capacidade máxima de 100 pessoas.

Já para os eventos de massa, sociais recreativos e similares, os organizadores deverão exigir o comprovante de vacinação, com exceção dos eventos realizados em locais abertos, com ventilação natural e limitados a 100 pessoas. O poder Executivo estadual também recomendou como ação de contingência à disseminação do novo coronavírus a busca ativa da população que não esteja em conformidade ao calendário de imunização.

Também há recomendação para que os municípios suspendam a realização de festas e eventos públicos de qualquer natureza, bem como disciplinem o acesso do público às praias, lagoas, cachoeiras, açudes, rios e similares, assim como tome medidas para evitar aglomerações e demanda concentrada em determinados horários nos transportes públicos.

Confira o decreto na íntegra: http://diariooficial.rn.gov.br/dei/dorn3/docview.aspx?id_jor=00000001&data=20220118&id_doc=754793

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Rogério Marinho e Fábio Faria devem chegar a um acordo sobre quem será candidato no RN, afirma Bolsonaro

Rogério Marinho e Fábio Faria devem chegar a um acordo sobre quem será candidato no RN, afirma Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que os dois ministros potiguares, Rogério Marinho e Fábio Faria devem chegar a um acordo sobre qual dos dois será candidato ao senado pelo Rio Grande do Norte com o apoio do presidente. A afirmação foi feita a uma entrevista de Bolsonaro a uma emissora de TV de Currais Novos, município da região Seridó do RN.

Tanto Marinho quanto Faria já se lançaram pré-candidatos ao Senado nas eleições deste ano, e há rumores de uma disputa entre os dois sobre quem será o candidato que vai representar Bolsonaro na disputa. Bolsonaro, no entanto, acredita que eles devem chegar a um acordo pois “se os dois disputarem o mesmo cargo, fica muito difícil algum deles chegar a uma vitória nas urnas”, afirmou.

Rogério Marinho e Fábio Faria são quadro excepcionais, que a gente não pode perder. Até digo sempre, se eu for reeleito, eles continuam comigo”, complementou Bolsonaro, elogiando os ministros.

Ainda de acordo com Bolsonaro, no fim de março, 12 ministros vão deixar seu governo para concorrer às eleições de outubro, mas “já está praticamente acertados quem os substituirão”, afirmou.

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Em Mossoró, homem é morto com pelo menos 25 tiros dentro de casa; Alex Batista da Silva tinha 28 anos

Em Mossoró, homem é morto com pelo menos 25 tiros dentro de casa; Alex Batista da Silva tinha 28 anos

Um homem identificado como Alex Batista da Silva, de 28 anos, foi morto com pelo menos 25 tiros dentro da própria casa, localizada no conjunto Odete Rosado, no bairro Rincão, por volta das 2h da madrugada desta quarta-feira (19.jan.2022), em Mossoró, na região Oeste do Rio de Grande do Norte. A vítima foi identificada como

Segundo a Polícia Militar, dois homens armados invadiram o imóvel e executaram a vítima. A PM informou que Alex estava dormindo quando os homens arrombaram a porta da frente e invadiram a residência. Além dele, também estavam na casa uma mulher e uma criança de aproximadamente 7 anos de idade.

A mulher relatou aos policiais que os criminosos invadiram o quarto onde eles estavam dormindo, pediram para ela afastar e começaram a atirar. A PM informou que Alex recebeu pelo menos 25 disparos de pistola 380, .40 e revólver calibre 38. A mulher ainda contou que chegou a ver as cápsulas voando e que aquela foi uma noite de terror.

Testemunhas contaram à polícia que, após o crime, os suspeitos fugiram a pé. A PM confirmou que Alex Batista da Silva tinha passagem pelo sistema prisional e era investigado por homicídio. O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios de Mossoró.

Foto: Cedida / PM

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Taxa de ocupação de UTIs Covid no RN já chega a 50%; índice é de 60% na região Metropolitana

Taxa de ocupação de UTIs Covid no RN já chega a 50%; índice é de 60% na região Metropolitana

De acordo com dados da plataforma Regula RN, que monitora a situação da rede pública em todo o estado, o Rio Grande do Norte registra 63 leitos críticos para tratamento contra a covid-19 ocupados nesta quarta-feira (19.jan.2022). A consulta foi feita às 16h. O número representa 51,22% de ocupação.

Atualmente, o estado tem 33 leitos críticos disponíveis, o que corresponde a 26,83%. 24 leitos críticos não covid-19 estão ocupados, que são 19,51%, e há 3, ou 2,44%, bloqueados.

O sistema também aponta que a Região Metropolitana de Natal chegou a 63,8% de ocupação nesta quarta. A Região Oeste tem 44% e o Seridó 20%. Além disso, três hospitais registram 100% de ocupação no estado: o Hospital João Machado, o Hospital dos Pescadores, o Hospital Infantil Maria Alice Fernandes, o Hospital Rafael Fernandes e o Hospital Regional Dr. Cleodon Carlos de Andrade.

Foto: Sandro Menezes

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Policiais civis cumprem mandados contra suspeitos de homicídios no município de Parelhas

Policiais civis cumprem mandados contra suspeitos de homicídios no município de Parelhas

Policiais civis da Delegacia Municipal de Parelhas cumpriram, nesta terça-feira (18.jan.2022), quatro mandados de prisão temporária e dois mandados de busca e apreensão, decorrentes da investigação sobre os homicídios que vitimaram Arthur de Souza Azevedo e Dênis Nascimento de Morais, em março de 2021, na cidade de Parelhas. 

Após os crimes, um inquérito policial foi iniciado, resultando no indiciamento de Ramon Cristian dos Santos e Gustavo dos Santos Gomes, os quais atualmente estão presos, pela participação nas mortes das vítimas. Posteriormente, um segundo inquérito policial foi aberto, com o objetivo de esclarecer por completo a prática dos crimes e identificar todos que contribuíram para as referidas mortes. 

Na segunda parte da investigação, a Polícia Civil obteve elementos de prova que demonstraram a participação de mais cinco pessoas nos homicídios, totalizando sete investigados envolvidos nas mortes. Com base nesses elementos, foram decretadas as prisões. Dos investigados, apenas dois se encontravam em liberdade: Euripondes da Costa Cirne, 41 anos, que foi preso na cidade de Parelhas, e Manoel Messias Rufino, que está foragido.

Durante as diligências, foram cumpridos três mandados de prisão no sistema prisional em desfavor de: Newjhone Pequeno da Silva, 27 anos, Wesley Jose da Silva Bezerra Reis, 25 anos, e Witor Jose Da Silva Bezerra Reis, 21 anos. A investigação criminal prosseguirá até o encerramento do inquérito policial, que será encaminhado à Justiça. 

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181. 

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

PRF prende homem conduzindo veículo roubado no município de São Fernando, no Seridó potiguar

PRF prende homem conduzindo veículo roubado no município de São Fernando, no Seridó potiguar

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou um veículo roubado e prendeu o condutor, um homem de 36 anos. O caso aconteceu no Km 106 da BR-427, no município de São Fernando.

Durante fiscalização de rotina, os policiais rodoviários federais deram ordem de parada ao motorista do automóvel do modelo Punto, de cor branca. Após após analisar os dados no Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), a equipe constatou que o suspeito estava em posse de um veículo roubado cinco dias antes na cidade de Janduís/RN.

Diante dos fatos, o motorista do veículo recebeu voz de prisão pelo crime de receptação e foi encaminhado à Polícia Civil de Caicó/RN.

Foto: Reprodução/PRF

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Governo do RN sanciona lei que prevê multa de até R$ 50 mil para donos de postos que fraudarem bombas de combustíveis

Governo do RN sanciona lei que prevê multa de até R$ 50 mil para donos de postos que fraudarem bombas de combustíveis

Foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) do último sábado (15.jan.2022) a lei que pune donos de postos de combustíveis que fraudarem bombas de combustível com perda de inscrição estadual e multa de até R$ 50 mil. Com a publicação feita pelo Governo do RN, a lei já está em vigor.

O projeto foi de autoria do deputado Hermano Morais (MDB), aprovado em dezembro pela Assembleia Legislativa do RN (ALRN). O texto considera que os donos de postos infratores podem sofrer aplicação de penalidades, como multa e suspensão temporária de funcionamento do estabelecimento. Além disso, podem ter a inscrição no cadastro de contribuinte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) cassada por fraude metrológica na revenda varejista de combustíveis.

Segundo a lei, o valor da multa pode variar de R$ 5 mil e R$ 50 mil e será estipulada de acordo com a gravidade da infração, a vantagem conseguida, a condição econômica do infrator e seus antecedentes. Os infratores podem sofrer ainda sanções de natureza civil ou penal. A lei também determina que a cassação se estenderá aos sócios do estabelecimento penalizado, pessoas físicas ou jurídicas, punidas com o impedimento de exercerem o mesmo ramo de atividade, mesmo que em estabelecimento distinto daquele, pelo prazo de cinco anos.

As infrações deverão ser apuradas pela Secretaria de Estado da Tributação e comprovadas por meio de laudo elaborado pelo Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem/RN).

Foto: Divulgação/Ipem

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Nove cidades do RN ficam sem fornecimento de água devido a um vazamento na Adutora Sertão Central Cabugi

Nove cidades do RN ficam sem fornecimento de água devido a um vazamento na Adutora Sertão Central Cabugi

Devido a um vazamento detectado na Adutora Sertão Central Cabugi na tarde do domingo (16.jan.2022), a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) decidiu suspender o abastecimento de água nos municípios de de Angicos, Fernando Pedrosa, Pedro Avelino, Lajes, Pedra Preta, Caiçara do Rio dos Ventos, Jardim de Angicos e Riachuelo, além das comunidades de Mulungu e Cachoeira do Sapo.

De acordo com a companhia, uma equipe está trabalhando para resolver o problema. A previsão da Caern é que o serviço na Adutora Sertão Central Cabugi seja concluído até o final da tarde desta segunda-feira (17.jan.2022). Para que o abastecimento esteja completamente normalizado, no entanto, será necessário aguardar um intervalo de até 48 horas a partir da retomada do fornecimento.

Foto: Divulgação/Caern

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Justiça Federal condena ex-prefeita de Baraúna e ex-secretário a 9 anos e 6 meses por desvios de recursos públicos

Justiça Federal condena ex-prefeita de Baraúna e ex-secretário a 9 anos e 6 meses por desvios de recursos públicos

A ex-prefeita da cidade de Baraúna, Antônia Luciana da Costa Oliveira, e o ex-secretário de finanças do município, Adjano Bezerra da Costa, além de dois empresários, foram condenados pela Justiça Federal a 9 anos e 6 meses de prisão por desvio de recursos públicos na compra de fardamentos escolares. Eles ainda deverão pagar multa.

De acordo com as investigações e a denúncia do Ministério Público Federal, a ex-prefeita de Baraúna e o secretário de finanças participaram de um esquema iniciado logo que ela assumiu a prefeitura, após a cassação do prefeito anterior, em 2014. Segundo o MPF, as investigações tiveram início a partir do trabalho do Ministério Público do Estado (MPRN) e contaram com auxílio da Controladoria Geral da União (CGU) e da Polícia Federal.

A ex-prefeita de Baraúna foi alvo de uma operação do MPF que investigava crime de improbidade administrativa na Prefeitura de Baraúna, no ano de 2016. Na ocasião, ela foi afastada do cargo. Segundo o MPF, a então prefeita decretou Estado de Emergência no Município, sob a alegação de instabilidade financeira e administrativa. “A partir daí promoveu uma série de licitações e dispensas de licitação irregulares”, destacou o MPF.

Entre elas, a que resultou no pagamento de R$ 174 mil a uma empresa que fabricava fardamentos escolares. Outras duas empresas enviaram orçamentos, no entanto, de acordo com o MPF, se tratavam de firmas de fachada.

A empresa que teria vencido a licitação, embora existisse, não possuía local e equipamentos necessários para a confecção dos uniformes, apontaram as investigações. O MPF informou que a empresa recebeu os R$ 174 mil em julho de 2014, sem nunca ter entregue uma única peça de roupa.

Ainda conforme o MPF, o então secretário municipal “acabou por comprar, pessoalmente, os fardamentos em uma empresa pernambucana, por R$ 44 mil, praticamente quatro vezes menos que o valor pago”. O juiz Orlan Donato, autor da sentença que condenou os acusados, concordou com o argumento apresentado pelo procurador da República Aécio Tarouco, de que não haveria necessidade de urgência para a compra dos uniformes.

“Os fardamentos adquiridos não são gêneros de primeira necessidade, tal como aquisição de água e perecíveis, por ocasião de uma seca ou enchente”, destacou o Juiz. O MPF apontou que a prefeita não só ratificou a dispensa de licitação, como autorizou a contratação ilegal da empresa e assinou os principais documentos que integraram as fraudes, em conjunto com o então secretário.

Já o secretário emitiu os empenhos, solicitou despesas e realizou os pagamentos sem a devida comprovação de entrega dos produtos, além de, posteriormente, ter negociado pessoalmente a compra do fardamento com outra empresa. Os dois empresários envolvidos no esquema forneceram propostas, certidões, notas fiscais, recibos e todos os demais documentos utilizados para encobrir a contratação ilegal.

A Justiça determinou ainda que os envolvidos dividam entre si, após o trânsito em julgado da ação, o pagamento de R$ 225 mil, como forma de ressarcimento dos danos provocados aos cofres públicos. O valor é equivalente ao repasse feito à empresa, corrigido até fevereiro de 2019.

O juiz de primeira instância absolveu os acusados dos crimes de falsidade ideológica e dispensa indevida de licitação, entendendo que ambos os crimes já foram “absorvidos” pelo de desvio de recursos públicos. A ação penal tramita na Justiça Federal e os réus poderão responder em liberdade, já que ainda cabem recursos. Caso mantida a pena, eles passarão a cumpri-la em regime inicialmente fechado.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Governo do RN rebate ataques de Fábio Faria à gestão de Fátima Bezerra 'Se orgulha de fazer parte de um governo negacionista'

Governo do RN rebate ataques de Fábio Faria à gestão de Fátima Bezerra: ‘Se orgulha de fazer parte de um governo negacionista’

O Governo do Rio Grande do Norte emitiu uma nota oficial para rebater os ataques feitos pelo ministro da Comunicação, Fábio Faria, sobre a gestão da governadora Fátima Bezerra. Os ataques foram feitos em uma entrevista do ministro no último domingo (16.jan.2022).

Confira abaixo a nota na íntegra:

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, norte-rio-grandense e filho de um ex-governador do Estado, voltou a atacar a atual gestão da Professora Fátima Bezerra, numa postura politiqueira e também rotineira. Com um discurso vazio e omisso, o senhor Fábio Faria faz críticas ao atual governo, esquecendo de citar a trágica situação em que a atual gestão recebeu o estado do Rio Grande do Norte, gerido até 2018 pelo então Governador Robinson Faria, pai do ministro, à época com os maiores índices históricos de violência e mergulhado em dívidas — quatro folhas salariais dos servidores em atraso, além de uma imensa dívida com fornecedores.

O Governo do Rio Grande do Norte que preza pela dignidade, educação e bem-estar social, em nenhum momento foi omisso em relação à retomada das aulas presenciais na rede pública.  A atual gestão seguiu as orientações do Comitê Científico e dialogou com os órgãos de controle quanto à definição do momento adequado e seguro para o retorno de crianças, jovens e adultos às escolas, adequando-as às medidas sanitárias preconizadas pelas autoridades em saúde. Ao contrário da gestão negacionista a qual o ministro pertence e defende, causadora, por falta de atitude e decisão firme, de tantas perdas durante a pandemia de Covid-19.

A atual gestão não hesitou em dar assistência aos alunos enquanto estiveram em aulas remotas. Distribuiu 1,1 milhão de kits com itens da merenda escolar, somente em 2021, a exemplo do que ocorreu em 2020. A preparação para o retorno às aulas demandou investimentos da ordem de R$ 12 milhões, dos quais R$ 8 milhões em recursos estaduais, e R$ 4 milhões do FNDE.

Ao criticar a conduta do Governo do Estado quanto à retomada das aulas presenciais, o Ministro Fábio Faria também esqueceu de dizer que o Governo Federal, do qual se orgulha de fazer parte, não liberou recursos para a compra de equipamentos essenciais às aulas virtuais. Omitiu que a gestão federal demorou para liberar os recursos necessários à compra da merenda escolar. Esqueceu que o Governo Federal resistiu enquanto pode para liberar os R$ 3,5 bilhões do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), aprovados pelo Congresso Nacional, e que posteriormente levou a questão ao STF, onde foi derrotado e o direito assegurado aos estados.

Na área da Segurança, a atual gestão salvou 1.817 vidas entre os anos de 2019 e 2021, quando comparado aos três primeiros anos da gestão do pai do ministro Fábio Faria. Naquele tempo, não muito distante, o Rio Grande do Norte figurava entre os estados mais violentos do país, com destaque na mídia nacional. Em 2017, foram 2.412 mortes violentas. Em 2021, o RN teve o menor índice de assassinatos desde 2013, graças ao trabalho incansável dos agentes de segurança pública e o reforço de estrutura e pessoal promovido por decisão corajosa do governo nessa área. Em contraponto à realidade vivida no governo do pai do ministro que deixou a Polícia  Militar aquartelada por falta de salários, vivendo de doações de cestas básicas.

Outro destaque do governo anterior ao nosso foram os ataques às instituições financeiras: 223  entre os anos de 2015 e 2017. Nos três primeiros anos do Governo Fátima, foram registradas 55 ocorrências do mesmo tipo.

Ao mencionar o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, a maior unidade de saúde da rede estadual, o ministro desconsiderou os investimentos feitos na área da saúde. Esqueceu, novamente, que em junho de 2017 o então governador decretou “estado de calamidade na saúde pública”. E que, na gestão de Robinson Faria, o Sindsaúde alcançou um dos maiores índices de macas e pacientes nos corredores do Walfredo Gurgel, mais de 100 [em 9 de maio de 2016]. Foi na gestão Faria que um Termo de Ajustamento de Conduta assinado entre o governo e o Ministério Público determinou o fechamento de sete hospitais regionais.

Por esses e muitos outros motivos, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte se sente no dever de relembrar à sociedade que as estratégias politiqueiras de uma casta inconformada com a atuação séria e responsável da atual gestão tentam retratar uma falsa realidade para amparar seus discursos e omitir a vergonha de um triste passado que marcou a vida dos norte-rio-grandenses.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Centro Covid de Caicó é transformado em Centro de Atendimento a Síndromes Respiratórias

Centro Covid de Caicó é transformado em Centro de Atendimento a Síndromes Respiratórias

O Centro Covid de Caicó foi transformado pela prefeitura em Centro de Atendimento a Síndromes Respiratórias. Além da mudança no nome do centro e na natureza dos atendimentos, houve também uma ampliação no horário, que será das 7h às 19h, de segunda-feira a sexta-feira.

“Além de atender pacientes com a covid-19, atenderá também as síndromes gripais”, explica a coordenadora técnica da Secretaria de Saúde, Jardênia Noronha.

“Temos tido um aumento significativo do número de atendimentos a pessoas com gripes, então não faz mais sentido manter o Centro Covid de Caicó, onde a maior parte dos atendimentos está sendo por outras causas. Agora, além de covid, atenderemos também outras síndromes respiratórias”, justifica a coordenadora.  

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Mossoró vacina quase 190 crianças no primeiro fim de semana de campanha de vacinação infantil contra a covid-19

Mossoró vacina quase 190 crianças no primeiro fim de semana de campanha de vacinação infantil contra a covid-19

No primeiro fim de semana da campanha de vacinação infantil contra a covid-19 de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiência, Mossoró aplicou 188 doses nesse público. O município da região Oeste do Rio Grande do Norte foi o primeiro do estado a iniciar oficialmente a campanha para essa faixa etária.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no sábado (15.jan.2022) foram vacinadas 139 crianças. Nesse domingo (16.jan.2022) a campanha Mossoró Vacina aplicou 49 doses pediátricas. A vacinação aconteceu em duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nos bairros Alto de São Manoel e Santo Antônio.

Mossoró recebeu 1.710 doses da vacina pediátrica da Pfizer na sexta-feira (14.jan.2022). Segundo a orientação da Secretaria de Estado e Saúde Pública (Sesap), a aplicação da vacina teve início pelas crianças que possuem algum tipo de comorbidade (doenças crônicas como cardiopatias, pneumonia, imunossuprimidos, doenças renais, asma, doenças neurológicas, hepáticas, diabetes, obesidade, entre outras), ou deficiência física.

A partir desta segunda (17.jan.2022), a campanha de vacinação infantil contra a covid-19 em crianças de 5 a 11 anos vai acontecer em 12 pontos, de acordo com o cronograma divulgado pela SMS de Mossoró.

Em relação a zona rural, o coordenador do programa municipal de imunização, Etevaldo Lima, informou que cada UBS deve fazer um levantamento do quantitativo de doses necessárias para vacinar o público específico, crianças com comorbidades e deficiências.

  • UBS Lucas Benjamim – bairro Abolição III – 7h às 11h e 13h às 17h;
  • UBS Conchita Ciarline – bairro Paredões – 7h às 17h
  • UBS Luiz Escolástico – bairro Santa Delmira – 7h às 11h e 13h às 17h
  • UBS Helênio Gurgel – bairro Pereiros – 7h às 11h e 13h às 17h
  • UBS Francisco Nazareno – bairro Bom Pastor – 7h às 11h e 13h às 17h
  • UBS José Holanda – bairro Dom Jaime Câmara – 7h às 11h e 13h às 17h
  • UBS Antônio Camilo – bairro Ilha de Santa Luzia -7h às 11h e 13h às 17h
  • UBS Maria Soares – bairro Alto de São Manoel – 7h às 11h e 13h às 17h
  • UBS Mário Lúcio – bairro Rincão – 7h às 11h e 13h às 17h
  • UBS Chico Costa – bairro Santo Antônio – 7h às 11h e 13h às 17h
  • Centro Clínico Evangélico – Centro – 7h às 11h e 13h às 17h
  • Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) – Centro – das 8h às 13h.

Foto: Reprodução/Allan Phablo/PMM

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Governo do Estado aprova tratamento com Cannabis medicinal no RN

Governo do Estado aprova tratamento com Cannabis medicinal no RN

Ficará a cargo do Estado o papel de fazer campanhas educativas sobre a Cannabis medicinal no RN para os pacientes que necessitam desse tipo de tratamento.

Em publicação no Diário Oficial do Estado do último sábado (15.jan.2022), o Governo do Estado permitiu a possibilidade de tratamento médico com produtos à base da Cannabis e seus derivados em pacientes e profissionais da área da saúde no Rio Grande do Norte. Além do incentivo à pesquisa sobre o uso medicinal e industrial da planta.

Outro ponto assegurado na publicação é no direito ao tratamento com uso medicinal de cannabis deve ser garantido pelo poder público e pelo setor privado, desde que legalmente constituída, criada especificamente para pesquisa, cultivo, produção, armazenamento ou distribuição de produtos à base do vegetal.

Outro papel que cabe também ao poder público, segundo o diário oficial, é na possibilidade de assinar convênios com associações de pacientes, universidades e instituições de pesquisa públicas e privadas com o fim de garantir o tratamento com a Cannabis medicinal no RN.

Ficará a cargo do Estado o papel de fazer campanhas educativas sobre a Cannabis medicinal no RN para os pacientes que necessitam desse tipo de tratamento. Mostrando evidências científicas que promovam esse debate.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Foragido de Alcaçuz morre após confronto com a polícia em Santana do Matos; Francisco Eliomar estava foragido desde 2021

Foragido de Alcaçuz morre após confronto com a polícia em Santana do Matos; Francisco Eliomar estava foragido desde 2021

Um detento do sistema prisional do Rio Grande do Norte que estava foragido, identificado como Francisco Eliomar Faustino Júnior, morreu após confronto com a Polícia Militar no município de Santana do Matos. Francisco Eliomar era um dos 12 internos da Penitenciária de Alcaçuz que fugiram da unidade prisional no dia 17 de julho de 2021.

De acordo com informações da Polícia Militar, o criminoso estaria cometendo um assalto em um sindicato rural em Santana do Matos quando foi flagrado pela corporação. Os militares informaram que Francisco Eliomar foi baleado após atirar contra os policiais que atenderam a ocorrência.

O homem chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital. Na ação, nenhum policial ficou ferido. Com ele, os militares apreenderam um revólver, com três munições deflagradas. Francisco havia sido preso em 2015, com mais dois comparsas. Na ocasião, armas, munições e veículos foram apreendidos.

Foto: Reprodução/Redes sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Primeiras vacinas infantis contra a covid-19 chegam ao RN e imunização deve iniciar neste sábado (15)

Primeiras vacinas pediátricas contra a covid-19 chegam ao RN e imunização deve iniciar neste sábado (15)

As primeiras doses de vacinas pediátricas para a covid-19 chegaram ao Rio Grande do Norte na manhã desta sexta-feira (14.jan.2022). A chegada ocorreu após um atraso de quase 9 horas, já que a previsão era para o recebimento do lote na madrugada da quinta para a sexta-feira.

Com a chegada das vacinas pediátricas, o governo do Estado pretende iniciar a vacinação para as crianças da faixa etária neste sábado (15.jan.2022). As campanhas, porém, variam de acordo com as prefeituras municipais, responsáveis pela aplicação dos imunizantes.

Atualmente, o Rio Grande do Norte tem cerca de 350 mil crianças na faixa etária, e recebeu do Ministério da Saúde 20.900 doses da vacina da Pfizer, específico para o público. “Por ser um quantitativo baixo, em relação ao público, a orientação é que inicie com crianças com comorbidades e com deficiência”, informou a Sesap.

A pasta citou como exemplo de comorbidades doenças como cardiopatia crônica, pneumopatia crônica, imunodepressivos, doença renal crônica, asma, doença neurológica crônica, doença hepática crônica, síndrome de Down, doença hematológica crônica, Diabetes Mellitus e obesidade.

O Ministério da Saúde deverá enviar lotes semanais com vacinas para o público, e para que os menores sejam vacinados, eles devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis, manifestando sua concordância com a vacinação. Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de assentimento por escrito. De acordo com governo, também é importante que seja feito o cadastro da criança como dependente na plataforma RN+ Vacina.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Policial Civil da Paraíba é morto na praia de Zumbi, litoral Norte potiguar

Policial Civil da Paraíba é morto na praia de Zumbi, litoral Norte potiguar

Um agente da Polícia Civil da Paraíba foi morto nesta quinta-feira (13.jan.2022) em sua casa de praia em Zumbi, no município do Rio do Fogo, localizado no litoral Norte potiguar. De acordo com as informações que circulam nos blogs locais, cinco bandidos invadiram a casa do agente, roubaram sua arma e atiraram contra a vítima.

O agente recebeu dois tiros, no peito e no pescoço. Ele chegou a ser socorrido ao hospital de Ceará-Mirim, mas não resistiu. Até o momento, ninguém foi preso.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Natal e mais 13 municípios do RN cancelam o Carnaval de 2022

Natal e mais 13 municípios do RN já cancelaram o Carnaval de 2022

Cerca de 14 municípios do Rio Grande do Norte já decidiram pela suspensão do Carnaval de 2022. Além da capital, Natal, a folia também foi suspensa em Parnamirim, Macau, Areia Branca, Apodi, Tibau, Tibau do Sul, Pendências, Grossos, Governador Dix-sept Rosado, Alexandria, Upanema e Almino Afonso. Todas as cidades têm histórico na realização do carnaval de rua no estado.

Os municípios têm considerado o aumento no número de casos de covid-19, a crescente contaminação da variante Ômicron, e o surto de síndromes gripais enfrentadas pela população, motivando o cancelamento das festas públicas, incluindo o Carnaval de 2022.

Foto: Ilustração/Redes Sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ministro anuncia que Bolsonaro vai inaugurar obras da transposição no RN

Ministro anuncia que Bolsonaro vai inaugurar obras da transposição no RN

De acordo com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), visitará o Rio Grande do Norte no dia 9 de fevereiro, para a inauguração das obras de transposição do Rio São Francisco no estado. A declaração foi feita pelo auxiliar do presidente durante entrevista a uma rádio de Natal.

Marinho afirmou que o presidente virá de avião para Mossoró e de lá segue para Jardim de Piranhas. O município, na região Seridó, é considerado a porta de entrada da transposição a partir do Rio Piranhas-Açu, que nasce no vizinho estado da Paraíba.

Bolsonaro esteve no RN pela última vez em junho do ano passado, quando visitou o município de Jucurutu, também na região Seridó. Na ocasião, ele anunciou investimentos de R$ 38 milhões para concluir barragem de Oiticica.

Foto: Alan Santos/PR

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MPF obtém condenação de médico perito por fraudar o INSS no interior do RN

MPF obtém condenação de médico perito do INSS por fraude no interior do RN

O Ministério Público Federal (MPF) obteve a condenação do médico perito do INSS Antônio Carlos Barbosa por fraudar informações com objetivo de conceder benefícios irregulares. Ele foi condenado pelo chamado estelionato majorado (artigo 171, § 3º, do Código Penal) a sete anos, três meses e três dias de reclusão, à perda do cargo público, além do pagamento de multa. O MPF, porém, já recorreu buscando aumentar a pena através de sua condenação pelo chamado peculato eletrônico (313-A do Código Penal).

Em outubro de 2008, na cidade de Santo Antônio, interior do RN, perito do INSS Antônio Carlos Barbosa inseriu no banco de dados do INSS a informação falsa de que Maria José Honório seria portadora de colite ulcerativa, para ela ter acesso ilegalmente ao Amparo Social de Pessoa Portadora de Deficiência. O perito forneceu ainda um atestado falso declarando que Maria Josilene Honório de Goes (filha de Maria José) seria portadora de transtornos comportamentais e doença cardiocirculatória e incluiu esses dados no sistema, garantindo a ela – irregularmente – o direito ao benefício de prestação continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (Loas).

As pacientes confessaram não possuírem os supostos problemas de saúde que levaram ao recebimento dos benefícios e já foram inclusive condenadas dentro da Ação Penal 0805631-03.2018.4.05.8400. O próprio médico já possui condenação por peculato eletrônico e associação criminosa (art. 288 do Código Penal) em outra ação do MPF. Nesse caso, o perito havia se associado a outros envolvidos, pelo menos entre março de 2010 e agosto de 2011, para cometer reiterados crimes contra o INSS, fraudando benefícios previdenciários em troca de propina.

Peculato – Apesar da sentença condenatória, de autoria do juiz federal Francisco Eduardo Guimarães, o procurador da República Fernando Rocha decidiu por apresentar recurso em nome do MPF, para que Antônio Carlos seja condenado pelo crime conhecido como “peculato eletrônico”, mais específico e que prevê reclusão de dois a doze anos (o estelionato majorado prevê reclusão de um a cinco anos, tendo chegado a mais de sete devido aos agravantes e por ter sido praticado duas vezes).

O representante do MPF aponta que, enquanto o crime de estelionato é delito comum, “não exigindo qualquer qualidade especial” de quem o pratica, o peculato eletrônico prevê sua autoria específica por funcionário público autorizado a manejar os respectivos sistemas informacionais, como no caso da ação. “É substancialmente mais grave a conduta do sujeito ativo que valendo-se de seu cargo público concorre para a violação do patrimônio público”, entende.

O procurador discorda da absorção do crime de peculato pelo de estelionato, conforme decidido pelo magistrado. Para Fernando Rocha, a inserção de dados falsos em sistemas de informação é mais grave que o estelionato, “razão pela qual, se houvesse de ser reconhecida a absorção (de um crime pelo outro), o estelionato é que teria de ser absorvido”.

Somado a isso, ele acrescenta que o crime de peculato só poderia ser absorvido pelo de estelionato se o segundo só pudesse ser praticado necessariamente a partir da prática do primeiro. No entanto a realidade é o inverso, o peculato eletrônico é que é precedido por alguma forma de falsificação (estelionato). Esse mesmo entendimento já teve o Tribunal Regional Federal da 5ª Região, nos autos da outra ação penal (0802520-45.2017.4.05.8400), a que respondeu o médico.

O atual processo tramita na Justiça Federal sob o número 0807594-12.2019.4.05.8400. O réu poderá responder em liberdade, pois ainda cabem recursos, mas caso seja mantida a pena e o processo transite em julgado, começará a cumpri-la em regime semiaberto.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Show de Alcione em Tibau é adiado após a cantora testar positivo para a covid-19

Show de Alcione em Tibau é adiado após a cantora testar positivo para a covid-19

O show de Alcione em Tibau foi adiado após a artista testar positivo para o novo coronavírus. A informação foi confirmada pela equipe da cantora. A apresentação aconteceria no próximo dia 15 de janeiro, mas será “remarcado para o mais breve possível”, segundo nota da assessoria da cantora. A alteração ocorre devido a cantora ter testado positivo para o novo coronavírus.

De acordo com a nota, ao realizar exames, Alcione testou positivo para a covid 19. A assessoria afirmou que a cantora está assintomática, “mas, claro, não poderá realizar os próximos shows”, diz a nota. As apresentações seriam no dia 13, no Bar Alcione, no Rio de Janeiro, e no dia 14, no Samba na Praia, em Tibau.

“O show da Alcione em Tibau, no Rio Grande do Norte, será remarcado para o mais breve possível”, complementa a nota.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Concurso da Sesap RN tem inscrições prorrogadas; 720 vagas e salários de até R$ 4 mil

Concurso da Sesap/RN tem inscrições prorrogadas; 720 vagas e salários de até R$ 4 mil

Concurso da Sesap/RN tem 720 vagas para várias áreas com salários de até R$ 4 mil; inscrições ocorrem até o dia 23 de janeiro.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN) decidiu prorrogar o prazo para inscrições no processo seletivo simplificado que servirá para preencher 720 vagas em vários cargos de nível médio/técnico e superior para atuação na saúde pública estadual. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (12.jan.2022). Agora, com o novo prazo, os candidatos poderão se inscrever até o dia 23 de janeiro.

De acordo com o edital do concurso da Sesap/RN, os salários variam entre R$ 1.295,20 e R$ 4.081,49, por regime de trabalho de 20 a 40 horas por semana, e a remuneração poderá ser acrescida de adicional noturno, insalubridade, gratificação de produtividade e auxílio-transporte. O edital destaca que a seleção dos candidatos será feita mediante a avaliação de títulos e experiência profissional, de acordo com os critérios de pontuação especificados no edital.

O resultado final do processo será divulgado no dia 11 de fevereiro e, segundo a Sesap/RN, o prazo de validade do processo seletivo é de doze meses, contados a partir da data da publicação da homologação no Diário Oficial do Estado, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

As inscrições podem ser feitas através deste link (https://selecao.saude.rn.gov.br/selecao/) e o edital completo pode ser visto aqui (https://selecao.saude.rn.gov.br/selecao/baixar-edital?id=13).

Confira as vagas distribuídas entre as regiões:

Região de São José de Mipibu – Técnico de Enfermagem (8), Técnico em Enfermagem UTI Neonatal (34), Técnico em Biodiagnóstico (4), Técnico em Farmácia (9), Médico Clínico Geral (11), Médico Intensivista Adulto (11) e Médico Neonatologista (11).

Região de Mossoró – Técnico de Enfermagem (34), Técnico em Biodiagnóstico (11), Técnico em Farmácia (15), Médico Clínico Geral (11) e Médico Intensivista Adulto (11).

Região de João Câmara – Técnico de Enfermagem (8), Técnico em Biodiagnóstico (2), Técnico em Farmácia (4), Médico Clínico Geral (11) e Médico Intensivista Adulto (11).

Região de Caicó – Técnico de Enfermagem (8), Técnico em Enfermagem UTI Neonatal (34), Técnico em Biodiagnóstico (4), Técnico em Farmácia (9), Médico Clínico Geral (11), Médico Intensivista Adulto (11) e Médico Neonatologista (11).

Região de Santa Cruz – Técnico de Enfermagem (8), Técnico em Biodiagnóstico (2), Técnico em Farmácia (2), Médico Clínico Geral (11) e Médico Intensivista Adulto (11).

Região de Pau dos Ferros – Técnico de Enfermagem (15), Técnico em Biodiagnóstico (4), Técnico em Farmácia (2), Médico Clínico Geral (11) e Médico Intensivista Adulto (11).

Natal e região Metropolitana – Técnico de Enfermagem (23), Técnico em Enfermagem/ UTI Neonatal (70), Técnico em Biodiagnóstico (46), Técnico em Farmácia (48), Arquiteto em Saúde (2), Médico Clínico Geral (32), Médico Intensivista Adulto (22), Médico Intensivista Pediátrico (11), Médico Nefrologista (11), Médico Neonatologista (11) e Médico Neurologista (11).

Região de Assu – Técnico de Enfermagem (34), Técnico em Biodiagnóstico (2), Técnico em Farmácia (4), Médico Clínico Geral (11) e Médico Intensivista Adulto (11).

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Polícia Civil do Amapá prende foragido que esfaqueou policial em Carnaubais há 20 anos

Polícia Civil do Amapá prende foragido que esfaqueou policial em Carnaubais há 20 anos

A Polícia Civil do Amapá prendeu nesta terça-feira (11.jan.2022) um homem de 44 anos, foragido da Justiça desde dezembro de 2001, por tentativa de homicídio contra um policial militar no município de Carnaubais, no Rio Grande do Norte. A identidade do homem não foi revelada. Segundo a PC, ele cometeu o crime há mais de 20 anos dentro de uma delegacia após ter sido detido por desordem em uma festa.

“Em 2001, foi preso no município de Carnaubais, no Rio Grande do Norte, após causar desordem em uma festa. Na Delegacia, ele conseguiu desferir um golpe de faca no PM que fazia a sua custódia e fugiu em seguida, estando foragido até os dias atuais”, explicou o delegado Alan Moutinho, do Núcleo de Operações e Inteligência (NOI).

De acordo com delegado, o foragido morou por anos no município de Oiapoque, na fronteira com a Guiana Francesa, e agora se mudou para a capital, Amapá, onde foi preso. Após a captura, ele foi encaminhado ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp).

Foto: Polícia Civil/Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Prefeitura de Mossoró investe em segurança pública e amplia atendimento da Guarda Municipal em 115%

Prefeitura de Mossoró investe em segurança pública e amplia atendimento da Guarda Municipal em 115%

Após investimentos realizados na segurança pública pela Prefeitura de Mossoró, a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESDEM) apresenta os resultados obtidos pela Guarda Civil Municipal (GCM) ao longo de 2021.

Com o aumento do efetivo em 50%, renovação da frota de viaturas, ampliação do sistema de videomonitoramento, entre outros investimentos, a GCM atendeu 5.059 ocorrências, contemplando as zonas urbana e rural do município. Comparado com o ano de 2020, onde foram realizadas apenas 2.350 diligências, o número de atendimentos em 2021 aumentou em 115%.

Entre os bairros que solicitaram assistência da Guarda Civil Municipal e possuem maior incidência, estão: Centro (1.491), Santo Antônio (580), Alto da Conceição (235), Aeroporto II (179) e Alto de São Manoel (174). O trabalho ostensivo da GCM resultou na localização de 82 veículos e 16 armas de fogo. Também destacam-se as intervenções do Pelotão de Ações Ambientais (PAAM) no resgate de 126 animais durante o período. O mês de julho obteve a maior movimentação de viaturas, contabilizando 485 atendimentos.

De acordo com secretário municipal de Segurança Pública Cledinilson Morais, os resultados são frutos da atenção especial do município à segurança pública. “Conseguimos novas viaturas para atender às demandas em todas as regiões de Mossoró. As viaturas estavam sem condições de uso, sem manutenção, solicitamos a substituição sem custo adicional. Antes, a zona rural, por exemplo, não recebia a assistência da GCM, agora o efetivo está presente realizando patrulhamento nas áreas críticas das localidades”, disse.

Cleidnilson lembra do trabalho e interesse do Executivo Municipal em conquistar o porte institucional de arma de fogo para a guarnição. “Um sonho de mais de nove anos virou realidade em menos de um ano de gestão. Conseguimos com a Polícia Federal o porte para reforçar a segurança em nosso município. Com trabalho e dedicação conseguimos vários benefícios para a Guarda”, concluiu.

A Guarda Civil Municipal pode ser acionada pela população por meio do Centro Integrado de Operações de Trânsito e Segurança Pública (CIOTS), através do número 153 . A central de atendimento funciona 24h. A ligação pode ser feita por qualquer operadora gratuitamente.

Foto: Reprodução/Wilson Moreno/Prefeitura de Mossoró

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Boletim Diário de Chuvas da Emparn aponta que choveu em 50 municípios do RN entre segunda e terça-feira

Boletim Diário de Chuvas da Emparn aponta que choveu em 50 municípios do RN entre segunda e terça-feira

Boletim Diário de Chuvas da Emparn aponta que 50 municípios potiguares tiveram chuvas entre a segunda-feira (10.jan.2022) e a terça-feira (11.jan.2022).

De acordo com o Boletim Diário de Chuvas da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), 50 municípios potiguares tiveram chuvas entre a segunda-feira (10.jan.2022) e a terça-feira (11.jan.2022), no período entre às 7h de cada um dos dias. De acordo com os dados, as chuvas ocorreram em todas as regiões do estado.

O município de Touros, no litoral Norte, foi o que recebeu maior volume de chuvas, com 14mm. Cidades próximas, como Pureza e São Miguel do Gostoso, também tiveram altos índices, 13 e 12,8 mm, respectivamente.

Foto: Elisa Elsie

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Servidores estaduais do RN têm até o dia 20 para comprovarem que se vacinaram contra a covid-19

Servidores estaduais do RN têm até o dia 20 para comprovarem que se vacinaram contra a covid-19

Decisão compreende todos os servidores estaduais do RN, seja da administração direta ou da administração indireta.

De acordo com o decreto publicado pelo Governo do Rio Grande do Norte em outubro de 2021 exigindo a vacinação de todos os agentes públicos da administração direta e indireta contra o novo coronavírus, os servidores públicos do Estado têm até o próximo dia 20 para comprovar a vacinação contra a covid-19.

O Executivo estadual reiterou a necessidade aos servidores do cumprimento do decreto, em ofício circular do Gabinete Civil, sob pena de sanções administrativas. O decreto prevê sanções que vão desde advertência, até a suspensão ou “demissão, em caso de manutenção da recusa”.

Para o governo, o objetivo da medida é “garantir ambiente de trabalho com reduzido risco de contaminação, preservar a saúde dos agentes públicos e conter avanço do cenário epidemiológico”, considera. A comprovação do esquema vacinal dos servidores estaduais do RN, em conformidade ao calendário de imunização, deve ser enviada ao Gabinete Civil do Estado. O servidor que não tenha tomado vacina, deve apresentar declaração com justificativa médica ou técnica.

O governo aceita como comprovantes de vacinação o aplicativo do RN Mais Vacina; Conecta SUS; Carteira de Vacina emitida pelas Secretarias de Saúde dos Estados ou Municípios, bem como institutos de pesquisa clínica ou outras instituições governamentais, nacionais ou estrangeiras.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Macapá/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Primeira semana de janeiro já tem o maior número de casos de covid-19 desde julho de 2021 no RN

Primeira semana de janeiro já tem o maior número de casos de covid-19 desde julho de 2021 no RN

Maior número de casos de covid-19 no Rio Grande do Norte em 2022 se dá pelo avanço da variante Ômicron no estado.

O ano de 2022 iniciou com um aumento no número de casos de covid-19 no Rio Grande do Norte. Na primeira semana do ano, o estado registrou a maior média semanal de novos casos de Covid-19 desde o mês de julho de 2021.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN), foram registrados 2.732 casos na primeira semana do ano, o que representa um aumento de 107% na comparação com a ultima semana de dezembro, quando houve 1.314 notificações em sete dias.

Segundo a Sesap/RN, os dados do início de janeiro representam o maior número de infectados desde julho, quando, em uma semana, 4.453 pessoas foram diagnosticadas com a covid-19 no estado. A pasta considera que os números demonstram um alerta, e especialistas relacionam o aumento à presença da variante Ômicron e às festas de final de ano. A recomendação é a cobrança de testes em eventos sociais.

Apesar do aumento de casos, o número não tem refletido no crescimento da ocupação de leitos de UTI. Até o início da tarde desta terça-feira (11.jan.2022), o percentual de ocupação dos leitos de críticos contra covid-19 era de 13,57%, de acordo com dados do Regula RN, plataforma de regulação de leitos hospitalares na rede pública do Rio Grande do Norte.

A Sesap/RN considera que o não aumento de internações tem relação com o avanço da vacinação no estado, mas não retira a necessidade de cuidados, principalmente com a população idosa e com comorbidades. Atualmente, 5.627.634 doses de vacinas foram aplicadas no estado.

Foto: World Bank Photo/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Adolescente pula muro e foge do Centro de Atendimento Socioeducativo de Caicó

Adolescente pula muro e foge do Centro de Atendimento Socioeducativo de Caicó

Um adolescente interno do Centro de Atendimento Socioeducativo de Caicó (Case), na região do Seridó, pulou o muro e fugiu da unidade na manhã desta terça-feira (11.jan.2022). A confirmação da fuga foi feita pela Polícia Militar e a própria instituição. De acordo com o 6º Batalhão da Polícia Militar, a corporação foi acionada por volta das 10h, após a fuga do menor.

Segundo o relato dos agentes socioeducativos aos policiais militares, no momento em que foi aberto o compartimento em que o jovem estava ele correu e pulou os muros da unidade, conseguindo fugir. A PM iniciou buscas na região, mas até o momento, o adolescente ainda não foi capturado.

A Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Norte (Fundase/RN) afirmou que vai abrir um procedimento administrativo para apurar as circunstâncias da fuga.

Foto: Google/Centro de Atendimento Socioeducativo de Caicó

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Bandidos invadem residência em Major Sales, fazem arrastão e levam família como refém durante a fuga

Bandidos invadem residência em Major Sales, fazem arrastão e levam família como refém durante a fuga

Dois criminosos armados invadiram uma residência no centro de Major Sales, no Oeste do Rio Grande do Norte, e fizeram da noite dos moradores do local um terror. Dois idosos, um senhor de 70 anos e uma senhora de 67; e o neto do casal, de 16 anos, foram rendidos pelos bandidos por volta das 21h desta segunda-feira (10.jan.2022). Durante a ação, os criminosos fizeram um arrastão e levaram três celulares, R$ 4 mil em espécie, além de joias do casal.

Com a chegada da polícia, os bandidos roubaram o carro e obrigaram as vítimas entrarem no veículo na tentativa de facilitarem a fuga. Na zona rural de Major Sales, os dois criminosos soltaram o idoso de 70 anos; em Tenente Ananias, a dupla armada foi abordada por uma viatura da Polícia Militar e atiraram contra a guarnição.

A perseguição continuou até a zona rural de Tenente Ananias, onde os bandidos abandonaram o carro com a idosa de 67 anos e seu neto, de 16. Ninguém foi preso até o momento e as vítimas foram resgatadas sem ferimentos.

Foto: Reprodução/Redes sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Blogueiro foragido Allan dos Santos chama Fábio Faria de 'covarde' após nota de ministro potiguar

Blogueiro foragido Allan dos Santos chama Fábio Faria de ‘covarde’ após nota de ministro potiguar

O blogueiro foragido Allan dos Santos acusou o ministro das Comunicações do governo, Fábio Faria, de ser “covarde”. A declaração aconteceu após Faria anunciar que não teria participado de evento se soubesse que Santos estaria lá. “Deus irá julgar suas palavras, Fábio Faria”, disse o ativista da extrema-direita.

Episódio aconteceu após o ministro ir a evento na Flórida, na Lagoinha Orlando Church, Estados Unidos, onde também participava pastores e Allan dos Santos. “Fui convidado para discursar num evento de um pastor de uma igreja que eu e minha família frequentamos quando estamos em Orlando. Não havia nenhuma indicação que entre os presentes estaria alguém com problemas com a Justiça brasileira”, informou o ministro por meio de nota.

O blogueiro está foragido nos Estados Unidos após pedido de prisão preventiva expedida pelo ministro do STF, Alexandre do Moraes. Ele também é investigado por ataques à democracia e às instituições. “O lugar dos covardes está bem reservado”, disse Allan dos Santos.

O canal do Telegram de Allan dos Santos tem cerca de 121 mil pessoas inscritas. Na mensagem, Santos disse “Fábio Faria, saiba que não será a sua covardia que mudará alguma coisa quando olho o Deus da Vida na cruz por meus pecados”. Fábio Faria ainda disse em nota que “se eu soubesse que ele iria, eu não teria comparecido”.

Com informações do DCM

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Guarda Municipal de Mossoró prende homens que roubaram carro e compraram espingarda para matar desafeto

Guarda Municipal de Mossoró prende homens que roubaram carro e compraram espingarda para matar desafeto

A Guarda Municipal de Mossoró prendeu dois homens com um carro roubado e uma arma de fogo nesse domingo (9.jan.2022). A dupla foi presa na entrada da Comunidade de Jucuri, na zona rural de Mossoró.

Segundo os agentes da Guarda Municipal de Mossoró, Ítalo Bruno Alves Arruda, de 18 anos, Matheus Vitor Gomes da Silva, de 19 anos, afirmaram que iriam matar um desafeto com a arma que foi apreendida, uma espingarda calibre .20 com cinco munições intactas.

A guarda afirmou ainda que o crime seria cometido no município de Governador Dix-Sept Rosado. Eles não contaram quem seria o alvo. A ocorrência foi levada para a Delegacia de Plantão da Polícia Civil. Eles foram encaminhados ao sistema prisional e ficam à disposição da Justiça.

Foto: Reprodução/Passando na Hora

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ciclista é atropelada em Carnaúba dos Dantas e motociclista foge sem prestar socorro; Fabíola Silva de Medeiros ficou gravemente ferida

Ciclista é atropelada em Carnaúba dos Dantas e motociclista foge sem prestar socorro; Fabíola Silva de Medeiros ficou gravemente ferida

Uma ciclista identificada como Fabíola Silva de Medeiros, de 39 anos, ficou gravemente ferida após ser atropelada por uma motocicleta em um trecho da BR-427, no município de Carnaúba dos Dantas, no Seridó do Rio Grande do Norte. O atropelamento aconteceu durante a tarde do domingo (9.jan.2022) e, de acordo com testemunhas que presenciaram o acidente, o condutor da moto fugiu sem prestar socorro à Fabíola Silva de Medeiros.

O irmão da ciclista afirma que Fabíola estava pedalando acompanhada da mãe e de mais uma amiga; e foi atingida próxima ao trecho que dá acesso à Serra da Rajada, uma comunidade rural do município de Carnaúba dos Dantas. Em entrevista ao G1, Assuero Silva, irmão da vítima, disse que “um pessoal de Caicó viu na hora o acidente. Quando eu cheguei lá no local eles me contaram que parecia que ele tinha feito de propósito. Bateu nela e fugiu. E ele estava sem capacete”, disse.

Após ser socorrida, Fabíola Silva de Medeiros passou por uma cirurgia delicada na cabeça e se encontra na UTI do Hospital Walfredo Gurgel, em Natal. Apesar de grave, a família diz que o estado dela é estável e que irá até a delegacia da Polícia Civil para registrar um Boletim de Ocorrência.

Foto: Reprodução/Redes sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

STJ mantém prisão membro do Novo Cangaço envolvido em roubos a bancos e carros-fortes no RN

STJ mantém prisão membro do Novo Cangaço envolvido em roubos a bancos e carros-fortes no RN

O Novo Cangaço é uma modalidade criminosa que consiste no ataque a bancos e instituições financeiras em pequenas cidades do interior.

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, indeferiu habeas corpus que pedia a liberdade de um homem denunciado por integrar quadrilha responsável por roubos a bancos e carros-fortes no Rio Grande do Norte – modalidade criminosa conhecida como “novo cangaço”, caracterizada pelo ataque a cidades do interior com o uso de explosivos e armamento pesado. Ele também responde a ação penal por 12 tentativas de homicídio contra policiais.

A prisão foi decretada no âmbito da Operação Andarilhos, da Polícia Civil potiguar, com fundamento na conveniência da instrução criminal, na garantia da ordem econômica e da ordem pública, e para resguardar a sociedade da reiteração de crimes. A defesa alega excesso de prazo na formação da culpa, pois o réu está preso há mais de dois anos, e o processo ainda aguardaria diligências requeridas pelo Ministério Público.​​

Na abordagem feita ao bando em 11 de fevereiro de 2019, em uma granja, policiais foram recebidos com disparos de fuzis e pistolas. Na fuga, o grupo abandonou material que indicaria a autoria de diversos crimes, como porte ilegal de arma permitida, porte de arma de uso restrito, porte de explosivos e crimes contra o patrimônio.

Segundo o decreto de prisão preventiva – contra 13 pessoas, ao todo –, haveria indícios de que o grupo seria uma organização criminosa armada especializada em roubos a bancos e veículos de transporte de valores.

Ao determinar o arquivamento do pedido, o ministro Humberto Martins afirmou que os argumentos da defesa não podem ser apreciados pelo STJ, uma vez que ainda está pendente de análise o mérito de outro habeas corpus, impetrado no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), no qual houve apenas o indeferimento da liminar.

O ministro destacou que, segundo a jurisprudência do STJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), não cabe a tribunal superior julgar habeas corpus contra o indeferimento de pedido de liminar na instância antecedente, salvo se houver flagrante ilegalidade. No caso, Martins afirmou não verificar, em juízo sumário, manifesta ilegalidade que autorize o afastamento da aplicação da Súmula 691 do STF.

Leia a decisão no HC 716.368.

Foto: Reprodução/Polícia Civil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Prefeituras do RN vão receber primeiro FPM de janeiro com aumento de 25%

Prefeituras do RN vão receber primeiro FPM de janeiro com aumento de 25%

As prefeituras do Rio Grande do Norte vão receber o primeiro decêndio de janeiro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) nesta segunda-feira (10.jan.2022) com aumento de 25,60% em relação ao mesmo período do ano passado, sem descontar a inflação. Quando considerados os efeitos da inflação, o aumento é 15,24% maior do que o mesmo repasse de janeiro de 2021.

De acordo com as informações da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o montante que será repartido entre as prefeituras brasileiras soma R$ 5.426.106.265,14, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Para o Rio Grande do Norte, o repasse bruto do FPM será de R$ 168.138.451,05 e o valor líquido será de R$ 132.829.376,33. Os maiores valores serão para Natal, que vai receber R$ 16.650.675,68, além de Mossoró e Parnamirim, com R$ 4.824.102,67, e São Gonçalo do Amarante, que receberá R$ 2.431.509,17.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

O Carnaval de Areia Branca em 2022 está oficialmente cancelado

O Carnaval de Areia Branca em 2022 está oficialmente cancelado

O Carnaval de Areia Branca em 2022 está oficialmente cancelado; confirmação foi feita pela prefeitura, por meio de nota oficial.

O município de Areia Branca, na região Oeste do Rio Grande do Norte, decidiu que não vai realizar carnaval em 2022. De acordo com nota divulgada pela prefeitura, o cancelamento se dá devido “à insegurança sanitária provocada pela variante Ômicron e ao novo aumento nas taxas da Covid-19 no Estado, e da gripe, com a alta transmissibilidade da nova cepa H3N2, do vírus Influenza”.

A confirmação do cancelamento do Carnaval de Areia Branca ocorreu na manhã do sábado (8.jan.2022). Além do município, outras cidades do RN que têm histórico de carnavais regionais também já haviam suspendido a realização das festas, como Apodi, Alexandria e Tibau.

“Considerando o zelo com a saúde pública, e a necessidade de evitar grandes aglomerações com um público estimado de 20 mil pessoas, as autoridades de saúde reforçam a necessidade de não relaxar as medidas de proteção, sendo assim além de não realizar o carnaval também estão cancelados os demais eventos públicos ligados a festa como o Campeonato de Blocos 2022”, complementa a nota divulgada pela prefeitura.

Foto: Reprodução/Assessoria

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Rede estadual de Educação está com matrículas abertas e disponibiliza 8,2 mil vagas para tempo integral

Rede estadual de Educação está com matrículas abertas e disponibiliza 8,2 mil vagas para tempo integral

Os interessados nas vagas para o Tempo Integral e Ensino Profissionalizante poderão se cadastrar até o dia 21 deste mês.

A rede estadual de Educação, que iniciará as aulas no próximo dia 7 de fevereiro, está com matrículas abertas para todas as regiões do Rio Grande do Norte. Atualmente, as escolas estaduais estão realizando o processo de renovação dos alunos veteranos. A Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) está disponibilizando 292.388 vagas para o ano letivo de 2022.

De acordo com as etapas estabelecidas pela SEEC, as escolas seguirão realizando a rematrícula dos estudantes até o próximo dia 14 de janeiro. Pais ou responsáveis que desejem fazer a transferência do seu filho para uma escola da rede municipal, devem realizar a solicitação até o próximo dia 21 de janeiro. Todo processo ocorre através do portal do SIGEduc.

Já para os alunos que desejarem ingressar na rede estadual, as vagas serão disponibilizadas no dia 31 de janeiro. A matrícula também pode ser feita de casa, por meio do portal do SIGEduc. O estudante, pai ou responsável deverá acessar a plataforma e seguir os passos que serão exibidos ao navegar pelo sistema.

Vagas para o ensino integral

De acordo com a SEEC, os interessados nas vagas para o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) e Profissionalizante poderão se cadastrar para uma vaga no ensino médio em tempo integral até o dia 21 deste mês. A pasta informou que em 2022, o EMTI estará presente em 76 escolas e contará com 8.255 vagas disponíveis para novos estudantes.

Para auxiliar alunos e pais com dúvidas sobre a metodologia utilizada nessas unidades de ensino em tempo integral neste ano, a secretaria conta com um portal dedicado onde estão disponíveis informações sobre matrículas, prazos, equipes e a localização das escolas. O site está disponível em https://querointegral.com.br/RN/.

As cidades com escolas em tempo integral no ensino médio são: Acari, Alto do Rodrigues, Angicos, Apodi, Areia Branca, Afonso Bezerra, Assu, Caicó, Caraúbas, Ceará Mirim, Currais Novos, Campo Redondo, Caiçara do Norte, Extremoz, Espírito Santo, Ipanguaçu, Itaú, Jardim do Seridó, João Câmara, Lagoa Nova, Lagoa D’Anta, Macaíba, Macau, Martins, Mossoró, Monte das Gameleiras, Natal, Nova Cruz, Parelhas, Passa e Fica, Parnamirim, Parazinho, Pau dos Ferros, Pedro Avelino, Pendências, Poço Branco, Rafael Godeiro, Rui Barbosa, São José do Mipibu, São João do Sabugi, Santa Cruz, Santo Antônio, São Gonçalo do Amarante, São José do Campestre, São Bento do Trairi, Santana do Matos, Serra Negra do Norte, Serra de São Bento, Serrinha, Severiano Melo, Taboleiro Grande, Touros, Umarizal e Várzea.

Calendário

  • Renovação de Matrículas: 23/12 a 14/01
  • Transferência Automática e por Interesse Próprio: 27/12 a 21/01
  • Solicitação de vagas para o Ensino Médio Integral e Profissionalizante: 03/01 a 21/01
  • Divulgação das vagas concedidas na solicitação de vagas para o Ensino Médio Integral e Profissionalizante: 25/01 (18h)
  • Matrículas para Novos Estudantes (vagas remanescentes): 31/01 a 02/02
  • Início do Ano Letivo 2022: 07/02

Foto: Reprodução/Sandro Menezes

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Morre Pedrinho Albuquerque, campeão potiguar em 2001 com o Corintians de Caicó

Morre Pedrinho Albuquerque, técnico campeão potiguar em 2001 com o Corintians de Caicó

Morre Pedrinho Albuquerque, técnico responsável por levar o Corintians de Caicó ao título inédito do Campeonato Potiguar em 2001.

O Rio Grande do Norte perdeu, nesta sexta-feira (7.jan.2022), o ex-técnico de futebol Pedrinho Albuquerque, que fez história no futebol potiguar ao comandar o Corintians de Caicó em 2001, ano do titulo inédito do campeonato estadual. O presidente da Federação Norte-riograndense de Futebol (FNF), José Vanildo, confirmou o falecimento do ex-treinador. A causa da morte ainda não foi revelada.

Além de Corintians de Caicó, Pedrinho Albuquerque também treinou o ABC, Globo, Alecrim e o Potyguar de Currais Novos, este último campeão do Estadual em 2012.

Foto: Reprodução/Emanuel Amaral/Morre Pedrinho Albuquerque

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Índice de vacinação em adolescentes de 12 a 17 anos no RN chega a 50%, diz Sesap RN

Índice de vacinação em adolescentes de 12 a 17 anos no RN chega a 50%, diz Sesap/RN

A vacinação contra a covid-19 entre os adolescentes de 12 a 17 anos no Rio Grande do Norte alcançou 50% da faixa etária com as duas doses do imunizante. De acordo com Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), são pouco mais de 159 mil jovens potiguares que completaram seu esquema de proteção. 

Os dados constam na plataforma RN+Vacina. No total, mais de 419 mil doses já foram aplicadas, chegando a 81% do público-alvo, que é de aproximadamente 318 mil pessoas nos 167 municípios. A Sesap alerta, no entanto, para o quantitativo de doses em atraso, que passa dos 47 mil adolescentes.

“Cada vez mais a campanha de imunização avança e é importante ir alcançando esses patamares de imunização. Porém, não podemos perder de vista a necessidade de tomar a segunda dose. A vacinação é uma estratégia de proteção coletiva, precisa que todos façam sua parte”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde Pública, Cipriano Maia

O quantitativo de 50% dos jovens com duas doses foi alcançado após cinco meses de campanha. A vacinação iniciou-se, com intercorrências e poucas doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, pelas adolescentes grávidas, passando aos jovens com comorbidades ou deficiência permanente, para depois ser liberada para todos entre 12 e 17 anos. 

Adultos

Entre os moradores do RN acima dos 18 anos, a cobertura de vacinação contra a covid-19 já chegou a 91% com a primeira dose e 83% com a segunda dose. A dose de reforço, que está liberada apenas para os adultos, ultrapassou os 21% do público-alvo no início deste mês. 

Ao olhar para a população geral, os percentuais de aplicação das vacinas no estado estão em 84% para a primeira dose e 75% para as duas doses. 

Crianças

A Sesap informou que aguarda a sinalização do Ministério da Saúde com relação ao envio das doses para o público das crianças entre 5 e 11 anos. A Comissão Intergestores Bipartite, que reúne a representação da Sesap e dos municípios, aprovou de forma unânime que a vacinação de crianças contra a Covid-19 no RN não terá exigência de laudo médico e/ou autorização de pediatra. 

A logística para a operação da vacina nas crianças será a mesma mantida pela Sesap, em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), desde o início da campanha, há cerca de um ano, com a distribuição das doses em menos de 24h após a chegada do carregamento ao estado.

Foto: Reprodução/Adenir Britto

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Defensoria Pública do RN retoma atendimento presencial em 100%

Defensoria Pública do RN retoma atendimento presencial em 100%

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) inicia, nesta sexta-feira (7.jan.2022), o atendimento presencial em suas unidades para o ano de 2022. O expediente voltará a ser feito 100% de forma presencial. O formato será adotado em 25 dos 40 núcleos, em 15 deles ainda será adotado o formato virtual. A instituição funciona de segunda a sexta, das 8h às 14h, e endereços e telefones dos núcleos estão disponíveis no site www.defensoria.rn.def.br.

A retomada do atendimento presencial em 100% foi definida em portaria conjunta assinada pelo Defensor Público-Geral do Estado, Marcus Vinicius Soares Alves, e pela Corregedora Geral da instituição, Erika Karina Patrício de Souza. De acordo com a portaria, a retomada leva em consideração a redução na taxa de ocupação de leitos críticos para pacientes com covid-19 no estado do Rio Grande do Norte e o avanço da vacinação contra a covid-19 no estado. O documento orienta ainda que os membros, servidores e estagiários deverão comunicar imediatamente à Subcoordenadoria de Recursos Humanos as eventuais suspeitas e diagnósticos de covid-19.

Após encerrado o recesso judiciário, a largada das atividades em 2022 marca também o início do funcionamento dos 15 novos núcleos instalados pela administração no segundo semestre de 2021. Os núcleos irão atender as comarcas de Alexandria, Angicos, Baraúna, Campo Grande, Caraúbas, Florânia, Ipanguaçu, Lajes, Luís Gomes, Martins, Parelhas, Pendências, São José do Campestre, São Miguel e São Paulo do Potengi. Inicialmente, devido ao processo de estruturação ainda estar em curso, o atendimento nesses locais será feito de forma virtual através de telefone e e-mail disponíveis no site da instituição.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Projeto cria curso de pós-graduação voltada para inovação da indústria do Nordeste e oferece 8 vagas no RN

Projeto cria curso de pós-graduação voltada para inovação da indústria do Nordeste e oferece 8 vagas no RN

No RN, curso oferece oito vagas para o curso de pós-graduação para inovação da indústria a estudantes residentes com bolsas de R$ 1,6 mil.

Incentivar a revitalização da indústria nordestina por meio da inovação: este é o objetivo de um Curso de Residência (pós-graduação lato sensu) voltado para profissionais com graduação nas áreas das Engenharias, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Estatística e Administração. Estão sendo oferecidas oito vagas para o Rio Grande do Norte, onde a instituição correalizadora é a UFRN, por meio do Instituto Metrópole Digital (IMD).

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas por meio deste link, onde também está disponível o edital que disciplina o processo seletivo. As bolsas para os candidatos aprovados será no valor de R$ 1.680. A Residência foi criada através do “NE4.0 – Programa de Revitalização da Indústria Nordestina”, iniciativa firmada por meio de convênio entre a Universidade de Pernambuco (UPE) e a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

O programa irá abranger os polos do Ceará, Rio Grande do Norte / Paraíba, Sergipe / Alagoas e Vale do São Francisco (Petrolina/Juazeiro). As aulas no polo local serão realizadas presencialmente no IMD e contarão com professores do Instituto, além de docentes da UPE. O formato do curso inclui as aulas teóricas e também o desenvolvimento in loco de projetos, por parte dos estudantes residentes, em indústrias potiguares.

Segundo o coordenador da Residência no estado, o professor do IMD, Anderson Cruz, as empresas que receberão os residentes serão as seguintes: Clan, Três Corações, Coteminas, Guararapes, Cristalina, Coco e CIA, Mar Aberto e BqMil. Pelo menos dois gestores de cada indústria participarão da residência, além do próprio profissional selecionado. Um professor-orientador acompanhará o projeto que cada indústria desenvolverá durante a residência.

Estímulo

Anderson Cruz destaca que o objetivo é “estimular as empresas para que desenvolvam projetos inovadores, a fim de se tornarem mais capazes em processos comumente realizados pelas indústrias da quarta geração”. Ele também ressalta a oportunidade de formação profissional – teórica e prática – que o curso oferece.

O coordenador explica que a Residência pode ser vista como um importante primeiro passo. “Queremos que este programa desperte nas indústrias o interesse de continuarem os projetos, iniciados na residência, para serem aperfeiçoados e ampliados futuramente, por meio de parcerias para programas de Pesquisa & Desenvolvimento”, afirma Anderson Cruz.

Processo seletivo

A seleção para as vagas de residentes será realizada através da análise da documentação enviada pelos candidatos e de entrevistas. As inscrições poderão ser feitas até o dia 4 de fevereiro e, para isso, deverão ser seguidas todas as orientações especificadas no edital do processo seletivo, onde também constam os pré-requisitos a serem observados e documentos necessários.

A taxa de inscrição é de R$ 100 e serão ofertadas, ao todo, 46 vagas, levando-se em conta todos os estados da região onde o curso será implementado.

Foto: Reprodução/IMD

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Morre Késsia Cristina, primeira-dama de Equador, no Agreste potiguar

Morre Késsia Cristina, primeira-dama de Equador, no Agreste potiguar

Késsia Cristina morreu após um gravíssimo acidente no trecho da BR-226 entre os municípios de Serra Caiada e Bom Jesus, no Agreste do Rio Grande do Norte.

A primeira-dama do município de Equador, na região do Seridó potiguar, morreu após um grave acidente de carro que aconteceu nesta quinta-feira (6) na BR-226 entre os municípios de Serra Caiada e Bom Jesus. Késsia Cristina chegou a ser socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e foi levada ao Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, mas não resistiu aos ferimentos.

Além da motorista, no veículo também estavam a mãe dela, que não teve ferimentos graves, e uma amiga, que fraturou uma costela e teve uma perfuração no pulmão. Ela passou por uma cirurgia e está se recuperando. A Polícia Rodoviária Federal não divulgou informações sobre os ocupantes do outro veículo envolvido no acidente. A possível motivação do acidente também não foi informada.

Késsia Cristina era professora e esposa do prefeito de Equador, Cletson Rivaldo (PSD). A prefeitura publicou uma nota de pesar nas redes sociais informando o falecimento da primeira-dama e lamentando o caso. “Deixa um legado de boas ações, trabalho, educação e de empenho com o serviço público”, conclui a nota.

Nas redes sociais, o prefeito também lamentou a perda da esposa. “Perdi metade de mim hoje. Te amamos, minha galega, e estamos de corações partidos. Késsia, amor de nossas vidas”, escreveu.

Foto: Reprodução/Redes sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Mulheres tocam o terror em Mossoró e são presas após baterem contra um muro durante a fuga

Mulheres tocam o terror em Mossoró e são presas após baterem contra um muro durante a fuga

Policiais militares do 2º BPM prenderam duas mulheres suspeitas de estarem realizando vários assaltos na cidade de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. A prisão ocorreu durante a noite desta quinta-feira (6.jan.2022), no bairro Aeroporto. Durante a fuga, após um assalto a uma família, as mulheres bateram o carro contra um muro.

De acordo com a Polícia Militar, as diligências começaram quando a população ligou para o 190 e denunciou que as mulheres haviam acabado de assaltar um veículo na zona Oeste de Mossoró e estavam fugindo pela RN-015, a caminho do município vizinho de Baraúnas. Ao identificarem o veículo, os agentes começaram uma perseguição, que acabou após as suspeitas colidirem contra o muro de uma residência.

Ao capturarem as mulheres, os militares identificaram que elas estavam em posse dos materiais furtados do veículo e de outras vítimas que haviam sido assaltadas pela dupla, como aparelhos eletrônicos e carteiras com documentos. As mulheres foram presas em flagrante e também estavam armadas com revólveres municiados.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Morre borracheiro que foi atropelado por motorista alcoolizado em Apodi; Cezimar Gomes de Oliveira tinha 43 anos

Morre borracheiro que foi atropelado por motorista alcoolizado em Apodi; Cezimar Gomes de Oliveira tinha 43 anos

O borracheiro Cezimar Gomes de Oliveira, de 43 anos, morreu nesta quinta feira (6.jan.2022) após alguns dias internado no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró. Cezimar Gomes foi vítima de um atropelamento quando trocava um pneu no acostamento da BR-405, à altura do município de Apodi.

O acidente aconteceu durante a noite da última terça-feira (4.jan.2021) e o condutor do veículo que atropelou Cezimar estava alcoolizado e também chegou a colidir contra o outro carro que prestava apoio também no acostamento. A Polícia Militar informou ainda que o local onde Cezimar Gomes realizava os reparos no carro estava sinalizado corretamente.

Morre borracheiro que foi atropelado por motorista alcoolizado em Apodi; Cezimar Gomes de Oliveira tinha 43 anos
Foto: Reprodução/Redes sociais

O condutor embriagado tem 53 anos de idade e permaneceu no local para a realização do teste de alcoolemia, que indicou que o motorista tinha ingerido cerca de 0.72 mg/L de álcool. Ele foi preso em flagrante, mas pagou fiança e responderá o crime em liberdade. Como a vítima do acidente veio a óbito, o condutor poderá responder pelos crimes de homicídio culposo no trânsito ou por homicídio, previstos no Código Penal Brasileiro.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Governo do RN lança a Operação Verão com efetivo de 1.700 policiais

Governo do RN lança a Operação Verão com efetivo de 1.700 policiais

O Governo do Rio Grande do Norte lançou, na última quarta-feira (5.jan.2022), a Operação Verão 2022. O anúncio das ações foi feito pelos órgãos de segurança do estado, que informaram que serão mobilizados 1.300 policiais militares e 435 policiais civis para atuar em pontos da extensa faixa litorânea potiguar, com 410 quilômetros, de Baia Formosa a Tibau, englobando 24 municípios da faixa litorânea do RN.

De acordo com a governadora Fátima Bezerra, o governo do Estado investiu cerca de R$ 5 milhões para o pagamento das diárias operacionais dos profissionais, que ficarão mobilizados até fevereiro. A Operação Verão seguirá até o dia 24 de fevereiro. Integram a operação, os efetivos da Polícia Militar (PMRN), com reforço na Operação Lei Seca, Polícia Civil, Guarda dos municípios, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do RN (CBMRN), Departamento de Trânsito (Detran), Comando De Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) e secretarias de Mobilidade Urbana dos municípios.

A operação também contará com delegacias volantes da Polícia Civil no litoral, para que os agentes em patrulhamento não precisem se deslocar até Natal para registrar procedimentos.

Foto: Reprodução/Instagram

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Sesap RN disponibiliza leitos covid-19 para pacientes com sintomas gripais no Rio Grande do Norte

Sesap/RN disponibiliza leitos covid-19 para pacientes com sintomas gripais no Rio Grande do Norte

A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap/RN) anunciou nesta quinta-feira (6.jan.2022) que passou a disponibilizar leitos voltados aos pacientes da Covid-19 também para atender pessoas com outras síndromes gripais e que tenham testado negativo para a covid-19.

Segundo o governo, a medida foi necessária por causa do surto gripal que atingiu o Rio Grande do Norte e outros estados do país. A secretaria informou que mesmo com a disponibilização dos leitos, são mantidas “medidas de biossegurança para evitar contaminação” dos pacientes de gripe com a covid-19, bem como o contrário.

O sistema RegulaRN, usado na administração dos leitos, também passou a diferenciar a ocupação de leitos entre casos de Covid-19 e de outras síndrome gripais. Na manhã desta quinta (6.jan.2022), por volta das 10h40, a página informava que havia 31 UTIs ocupadas com pacientes de Covid-19 e 19 com pacientes cadastrados como “não covid”. Ainda havia 88 UTIs disponíveis e outras 7 bloqueadas.

Já nos leitos clínicos – voltados para pacientes com menor gravidade – o número de pacientes “não covid” era maior que o de pacientes confirmados para a Covid-19. Eram 19 contra 13.

“A utilização destes leitos se faz necessária em virtude do surto gripal que atinge não somente o RN, mas todo o país, e só é possível pela baixa demanda de internações por covid-19. A Sesap seguirá monitorando a situação, aguardando o fim do surto gripal para que se retorne os leitos à assistência para covid-19”, afirmou a pasta.

Ao todo, o estado registrava ocupação de 36% dos leitos pela manhã. O percentual era maior na região metropolitana de Natal, onde a ocupação chegou a 50%.

Durante as fases mais graves da pandemia da covid-19, o governo do Rio Grande do Norte chegou a ter mais de 400 leitos de UTI operacionais (em uso ou pronto para uso) voltados para a Covid-19. No dia 25 de junho de 2021, chegou ao ápice de 415. Nesta quarta-feira (5.jan.2022), eram 134.

Mesmo com a redução de casos de covid-19, atribuída pelas autoridades à vacinação da população do Rio Grande do Norte, o estado começou a registrar um aumento de casos de pacientes com sintomas gripais em dezembro. Unidades de Pronto-Atendimento de Natal e da região metropolitana registraram superlotações e a prefeitura de Natal abriu centros para atender a população com sintomas gripais.

Foto: Reprodução/Sesap

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Motorista que dirigia alcoolizado e matou borracheiro em Apodi é preso pela PRF

Motorista que dirigia alcoolizado e matou borracheiro em Apodi é preso pela PRF

O borracheiro foi morto enquanto trocava o pneu de um carro no acostamento da via federal; o acusado tinha 0,72 mg/L de álcool no sangue.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um motorista que dirigia sob influência de álcool na noite da última terça-feira (4.jan.2022), no município de Apodi, no Oeste Potiguar. Além de beber e dirigir, o homem atropelou uma pessoa e bateu em dois carros na BR-405.

Segundo a PRF, a ocorrência aconteceu no Km 84 da rodovia e a vítima era um borracheiro que trocava o pneu de um carro no acostamento da via federal. Os veículos atingidos foram o que estava com o pneu furado e outro que parou para dar apoio.

A Polícia Rodoviária Federal acrescentou que o condutor preso dirigia um Siena prata. O teste de alcoolemia foi realizado e o resultado foi de 0,72 mg/L. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Mossoró.

Foto: Reprodução/Redes sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Governo do Estado divulga novo calendário de pagamento do IPVA 2022

Governo do Estado divulga novo calendário de pagamento do IPVA 2022

O Governo do Rio Grande do Norte anunciou as datas para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referentes ao exercício de 2022. O divulgação foi feita através de portaria publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). De acordo com o texto, o pagamento do imposto pode ser feito em até sete parcelas.

O poder Executivo estadual, porém, informa que a parcela não pode ser inferior a R$ 100,00. O pagamento pode ser iniciado em março e terminado em dezembro, prazo final determinado pela Resolução do Contran nº. 110/00, de 24 fevereiro de 2000, à qual o Estado deve se adequar. Já a parcela única pode ser paga com desconto de 5% no mês de vencimento do IPVA do veículo, de acordo com o calendário de pagamento – março para as placas terminadas em 1 e 2 e os outros meses com os números subsequentes.

Os contribuintes cadastrados no Programa Nota Potiguar têm um desconto maior, de 10% tanto na cota única, quanto no parcelamento. “Esta medida mantém o prazo para pagamento do IPVA no RN a partir do terceiro mês do ano, evitando o ônus deste imposto para os contribuintes nos dois primeiros meses do ano, que já são comprometidos com demais despesas”, explicou o secretário de Estado da Tributação, Carlos Eduardo Xavier.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Faltam doses da vacina contra a Influenza em pelo menos 43 municípios potiguares, diz Sesap RN

Faltam doses da vacina contra a Influenza em pelo menos 43 municípios potiguares, diz Sesap/RN

A Secretaria de Estado e Saúde Pública (Sesap) informou que pelo menos 43 municípios potiguares estão sem doses da vacina contra a Influenza (gripe). Entre eles, Natal, a capital do estado, e Parnamirim, que fica localizada na região metropolitana. Em Mossoró, segunda maior cidade potiguar, as vacinas devem acabar ainda essa semana.

O levantamento feito pela Sesap traz dados do mês de dezembro e aponta que 43 municípios ainda não informaram sobre seus estoques. A secretaria enviou um ofício ao Ministério da Saúde (MS) solicitando 200 mil doses, mas não recebeu prazo de quando devem chegar ao RN.

Em Natal, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), disponibilizou no mês de dezembro um ponto de vacinação contra a gripe; mas, os estoque zeraram antes do fim do mês. A secretaria informou que aguarda uma nova remessa dos imunizantes.

“O estado hoje não dispõe mais de doses de reserva para enviar para os municípios e seguimos em tratativa com o MS para que consigamos garantir o envio dessas doses. O surto (de gripe) ele está acontecendo de forma muito efetiva nesse período de janeiro e nós precisamos com algumas medidas, e a vacinação sendo a medida mais importante, garantir a mitigação de novos casos”, destacou Kelly Lima, coordenadora de vigilância em saúde da Sesap.

Nas últimas semanas o Rio Grande do Norte tem enfrentado um surto de síndrome gripal. No mês de dezembro, o estado registrou amostras positivas de Influenza A, incluindo do subtipo H3N2. De acordo com o setor de vigilância epidemiológica da Sesap, a cepa H3N2 é de alta transmissibilidade mas a vacina previne contra os casos graves.

Foto: Reprodução/Geovana Albuquerque/Agência Saúde

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Governo do RN publica decreto que regulamenta auxílio-alimentação para policiais militares potiguares

Governo do RN publica decreto que regulamenta auxílio-alimentação para policiais militares potiguares; medida começa a valer nesta terça (4)

O governo do Rio Grande do Norte publicou decreto que regulamenta o auxílio-alimentação a policiais militares. O benefício será concedido aos policiais militares em atividade no âmbito da corporação ou que estejam à disposição da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed/RN). A medida consta no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (4.jan.2021).

O Decreto nº 31.263 dispõe duas modalidades na concessão do auxílio-alimentação, seja com fornecimento de vale-refeição ou pagamento em caráter indenizatório, de pecúnia destinada a subsidiar a despesa com a alimentação.

O valor da indenização, bem como sua forma de cálculo, será fixado por portaria editada conjuntamente pela Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças (Seplan) e pela Sesed/RN. O pagamento da indenização será custeado com recursos da corporação militar, que deverá incluir na proposta orçamentaria anual os recursos necessários a sua manutenção.

O decreto foi assinado pela governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, e pelo secretário de segurança, Coronel Araújo.

Foto: Reprodução/PMRN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Defesa Civil Mossoró monitora chuvas e intensifica trabalho preventivo no município

Defesa Civil Mossoró monitora chuvas e intensifica trabalho preventivo no município

Atualmente, o trabalho preventivo desenvolvido pela Defesa Civil Mossoró é referência para outras cidades do Estado do Rio Grande do Norte.

Com a chegada do período chuvoso, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) intensificou o trabalho de monitoramento de áreas críticas e prevenção a desastres naturais. O Departamento de Monitoramento, Alerta e Desastres acompanha o cenário meteorológico da região e monitora diariamente os pontos críticos da cidade.

Atualmente, o trabalho preventivo desenvolvido pela Defesa Civil Mossoró é referência para outras cidades do Estado do Rio Grande do Norte. As ações permitem minimizar os danos causados pela chuva. Somente em 2021 as equipes realizaram 87 vistorias de riscos hidrológicos, atendendo várias regiões do município. A novidade foi a utilização do georreferenciamento em todas as localidades visitadas, permitindo maior controle e agilidade na resolução dos problemas. 

Segundo a Defesa Civil Mossoró, o principal problema de alagamentos está relacionado à obstrução de galerias causadas pelo lixo descartado de forma irregular. “O maior problema é o acúmulo de lixo urbano jogado de forma irregular nas vias da cidade, o que acaba causando a obstrução das galerias, bloqueando a passagem da água. É um problema extremamente grave que se ocorrer alguma chuva de maior porte, o lixo vai acabar comprometendo o escoamento da água”, explicou Alcivan Gama, coordenador da Defesa Civil Mossoró.

“É muito importante estarmos preparados para o período chuvoso. Nessa perspectiva, a Defesa Civil realiza esse trabalho preventivo para localizar possíveis pontos de alagamentos e a partir daí começar o trabalho em conjunto com outros órgãos do município”, disse Wedson Mariano, coordenador de Monitoramento, Alerta e Desastres.

“O trabalho não para, nesse momento as equipes da Defesa Civil estão acompanhando o nível do rio Apodi/Mossoró, bem como os possíveis pontos críticos. Esse trabalho consiste justamente em evitar desastres, possibilitando uma intervenção mais rápida e eficiente”, destacou Cledinilson Morais, secretário de Segurança.

Caso precise, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil por meio do número 199.

Foto: Reprodução/Sesdem Mossoró

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Fátima anuncia calendário de pagamento de 2022 e de quitação de salários atrasados da gestão anterior

Fátima anuncia calendário de pagamento de 2022 e de quitação de salários atrasados da gestão anterior

A governadora Fátima Bezerra anunciou na noite desta segunda-feira (3.jan.2022) o calendário de pagamento da folha dos servidores do Estado para o último ano de gestão, mantendo o sistema de quitação dos salários dentro do mês trabalhado, com antecipação integral para os agentes das forças de segurança e dos que ganham até R$ 4 mil e de 30% para os que recebem acima desse valor.

Os servidores dos órgãos que têm arrecadação própria e os da Educação, e os 70% restantes dos que ganham acima de R$ 4 mil recebem no último dia do mês. 

O ano de 2022 começa com o pagamento residual do 13º de 2021, nesta terça-feira (4.jan.2022), dos servidores cujos salários estão acima de R$ 4 mil mensais, prosseguirá no dia 15 com a antecipação da folha de janeiro e terminará no dia 31 com a primeira parcela do 13° de 2018, conforme acerto feito com o Fórum dos Servidores.

Pagamento da folha de 2018

Das quatro folhas em atraso, três já foram pagas. A quarta e última, no valor de R$ 316 milhões referente a dezembro de 2018, será quitada até maio deste ano, em três parcelas, sendo a primeira em 31 de janeiro e demais em março e maio, totalizando um passivo de aproximadamente R$ 1 bilhão de salários atrasados deixados pela administração anterior.

Além da questão do pagamento de salários dentro do mês trabalhado e da quitação das folhas em atraso, deixados pela administração anterior, a valorização dos servidores é um outro compromisso do governo que vem sendo cumprido. 

“Nas áreas sociais – saúde, educação e segurança, nós fizemos a reestruturação de carreiras, regatando direitos desses servidores que estavam represados há mais de 10 anos. Recentemente fizemos uma recomposição parcial das perdas provocadas pelo processo inflacionário. Evidente que gostaríamos de ter avançado mais, no entanto, só podemos fazer aquilo que cabe dentro do orçamento”, ressaltou Fátima.

A secretária de Administração, Virgínia Ferreira, que participou da transmissão, informou que está prevista a realização de concursos públicos para a Polícia Militar e Bombeiros Militares, Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fundase/RN), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Secretaria de Educação e Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema).

“Se antes a gente não conseguia nem receber salário em dia, imagine falar em concurso? Isso está sendo possível graças ao trabalho de equilíbrio das finanças, dos cortes de despesas que fizemos. Esses concursos valorizam o servidor”, reforçou Virgínia.

Sobre a Educação, a governadora disse que o concurso será para os quadros dos 12 IERNs – Institutos Estadual de Educação Profissional, Ciência e Tecnologia e Inovação -, que entrarão em funcionamento em 2023. Os editais de licitação das três primeiras unidades já foram lançados.

Calendário 2022
Folha de pagamento dos servidores do Estado do RN

Regras de Antecipação

100% para quem ganha até R$ 4,000, 100% para os profissionais da segurança pública; 30% para quem ganha acima de R$ 4.000;

Complemento

70% para quem ganha acima de R$ 4.000.

Fátima anuncia calendário de pagamento de 2022 e de quitação de salários atrasados da gestão anterior
Calendário de pagamento

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Inmet emite alerta de chuvas e inclui 16 municípios potiguares no nível de Perigo Potencial

Inmet emite alerta de chuvas e inclui 16 municípios potiguares no nível de Perigo Potencial

De acordo com alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ontem (3.jan.2022), 16 municípios do Rio Grande do Norte estão em uma área de perigo potencial em decorrência das chuvas. Segundo o órgão, o alerta é válido até as 10h desta terça-feira (4.jan.2022).

Os municípios inclusos no alerta do Inmet estão localizados no Alto Oeste do Rio Grande do Norte. São eles: Água Nova, Alexandria, Coronel João Pessoa, Doutor Severiano, Encanto, José da Penha, Luís Gomes, Major Sales, Marcelino Vieira, Paraná, Pau dos Ferros, Rafael Fernandes, Riacho de Santana, São Miguel, Tenente Ananias e Venha-Ver.

O alerta emitido pelo órgão coloca as cidades acima em segundo lugar na escala de riscos, que é dividida em quatro níveis de perigo. No nível “Perigo Potencial”, o Inmet prevê chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 mm por dia, além de ventos intensos – de 40 a 60 km/h. Ainda assim, há baixo risco de corte de energia elétrica e descargas elétricas; queda de galhos de árvores e alagamentos.

Todavia, o órgão orienta que as pessoas evitem se abrigar debaixo de árvores em caso de rajadas de vento, uma vez que podem ser atingidas por árvores e descargas elétricas. O Inmet também pede para que os motoristas não estacionem em em áreas próximas de torres de transmissão e de placas de propaganda.

Foto: Reprodução/Inmet

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Captura e comercialização do caranguejo-uçá estão proibidas até o próximo dia 8 de janeiro no RN

Captura e comercialização do caranguejo-uçá estão proibidas até o próximo dia 8 de janeiro no RN

O primeiro período de defeso do caranguejo-uçá começou nesta segunda-feira (3.jan.2022) no Rio Grande do Norte, o que significa que a captura e comercialização dessa espécie ficam proibidas até o próximo sábado (8.jan.2022). Em 2022, o período de defeso do caranguejo-uçá ocorrerá em outras quatro datas diferentes nas fases da lua nova e lua cheia, entre fevereiro e março.

De acordo com a portaria 325/2020, publicada pela secretaria de Agricultura e Pesca do Ministério do Meio Ambiente (Mapa), esse período de proibição coincide com o momento em que macho e fêmea saem de suas tocas e andam pelo manguezal para o acasalamento e liberação dos ovos, garantindo a continuidade da espécie.

A portaria determina ainda que é proibido capturar, transportar, beneficiar, industrializar e comercializar o animal. A proibição vale para o Rio Grande do Norte e outros 10 estados nas regiões Norte e Nordeste – Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

Se não houver o período de defeso, as espécies estariam vulneráveis à pesca predatória, reduzindo o número de indivíduos e comprometendo a perpetuação do caranguejo-uçá, que tem grande importância ecológica e socioeconômica.

As pessoas físicas e empresas que atuam na captura, transporte, beneficiamento, industrialização e comercialização do caranguejo-uçá nos estados citados deverão declarar até um dia útil antes de cada período de defeso a relação detalhada dos estoques de animais vivos, congelados, pré-cozidos, cozidos, inteiros ou em partes.

A declaração detalhada dos estoques está descrita na portaria e pode ser entregue nas superintendências federais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento ou por meio eletrônico, acompanhada de documento de identificação com foto do declarante. Quando se tratar de Unidade de Conservação Federal, a declaração deverá ser entregue no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

O caranguejo-uçá é um crustáceo encontrado ao longo de toda a costa brasileira. Ele se alimenta basicamente de folhas do mangue. O crescimento é caracterizado pela muda da carapaça. A reprodução é sexuada e ocorre em períodos de luas nova e cheia, caracterizados por marés de grande amplitude.

A espécie tem um papel fundamental para reciclagem do manguezal, transformando as folhas em material que fornece nutrientes para outros organismos da cadeia alimentar. É também uma importante fonte de renda para famílias que comercializam os caranguejos inteiros ou beneficiados, contribuindo com a economia da região.

Foto: Divulgação/Ibama

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

IMD abre 1,5 mil vagas abertas para Cursos Técnicos em TI no próximo dia 10 de janeiro

IMD abre 1,5 mil vagas para Cursos Técnicos em TI no próximo dia 10 de janeiro

Amplamente procurados pelo público externo, o Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN) anunciou mais um processo seletivo para a formação de novas turmas para os Cursos Técnicos em TI do IMD em 2022. O certame oferece ao todo 1.580 vagas, distribuídas para os municípios de Natal, Angicos, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros. As inscrições, que serão feitas por meio do site da Comperve, estarão abertas entre os dias 10 e 23 de janeiro.

Os cursos são oferecidos na modalidade semipresencial – Ensino à Distância (EAD) e encontros presenciais semanais. Atualmente, o programa oferece ênfases em seis áreas diferentes: Automação Industrial, Eletrônica, Programação de Jogos Digitais, Informática para Internet e Redes de Computadores, além Internet das Coisas, novidade deste ano.

Segundo o coordenador dos Cursos Técnicos do IMD, professor Marcel Oliveira, a oferta das novas turmas representa o retorno de uma das principais ações de ensino do Instituto. “Após quatro anos, o IMD volta a ofertar mais de mil vagas para a formação técnica e com abrangência em todos os polos de ensino”, comemora o coordenador.

Vagas

Segundo o Edital nº 001/2021, o processo seletivo é destinado a pessoas matriculadas ou que tenham concluído o Ensino Médio. Do total de vagas oferecidas, 70% é reservado a candidatos que tenham cursado o Ensino Fundamental em escolas públicas.

Do total de 1.580 vagas, são reservadas 1.100 para Natal e 120 para cada um dos outros municípios. A seleção – cujas provas ocorrerão no dia 6 de fevereiro – é destinada a toda a comunidade, não sendo necessário ao candidato estar matriculado em algum programa de ensino da UFRN.

O processo de inscrição terá uma taxa de R$ 30 – que deverá ser paga até o dia 24 de janeiro – sendo possível a isenção, conforme os requisitos previstos no edital.

Cursos Técnicos em TI no IMD

Durante todo o curso técnico, os alunos são acompanhados por profissionais do IMD, responsáveis por conduzir atividades pedagógicas e oferecer conteúdo de maneira flexível e direcionada, tanto on-line como presencial.

Segundo Marcel Oliveira, uma das principais portas de entrada no IMD são os cursos técnicos. Exemplo disto é o fato do Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI) reservar parte de suas vagas residuais para uma seleção específica para os concluintes da formação técnica.

“Vários alunos que foram do técnico estão hoje na graduação. Esses vão sair daqui com uma formação bastante consolidada em TI”, comenta o professor.

Nas cidades do interior do estado, as aulas acontecerão exclusivamente à noite, em parceria com a Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa). Já em Natal, as atividades acontecerão em turmas dos períodos matutino, vespertino e noturno. Os cursos contam com uma grade curricular com carga horária variável, entre 1 mil e 1,2 mil horas, organizadas nos eixos de informação e comunicação.

Provas

Compostas por 40 questões de múltipla escolha, as provas para ingresso no programa avaliarão conhecimentos em “Cidadania Digital e Colaboração Global”, “Pesquisa, Gerenciamento de Informações e Comunicação”, “Pensamento Crítico, Flexível e Inovador” e “Resolução de Problemas e Pensamento Computacional”.

O exame terá duração máxima de três horas e meia e será aplicado em cada município onde serão abertas as novas turmas, além de Santa Cruz (RN). Os candidatos receberão o endereço exato de aplicação das provas no dia 2 de fevereiro.

O resultado final da prova, por sua vez, será divulgado no dia 21 de fevereiro, no site da Comperve. As aulas têm previsão de começar em 28 de março do mesmo ano.

Foto: Reprodução/IMD

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Operação Ano Novo - Rio Grande do Norte tem aumento de 837% nas ultrapassagens proibidas

Operação Ano Novo: Rio Grande do Norte tem aumento de 837% nas ultrapassagens proibidas

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou a Operação Ano Novo nas rodovias federais do Rio Grande do Norte. Ao longo dos quatro dias de operação (30.dez.2021 a 2.jan.2022), dez pessoas foram detidas, quatro veículos roubados foram recuperados além de uma arma de fogo e 23 munições.

O balanço da Operação Ano Novo aponta para o aumento de 837% no número de pessoas flagradas realizando a manobra de ultrapassagem em trechos proibidos e o aumento de 450% nas autuações de embriaguez ao volante. Ao todo, 178 motoristas foram autuados por ultrapassagem indevida e onze por dirigirem sob influência de álcool.

A PRF também registrou três acidentes graves durante o período e um acidente com vítima fatal, igualando os números do ano passado.

Foto: Reprodução/PRF

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Polícia Militar resgata jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris) em área urbana de Bom Jesus, no Agreste potiguar

Polícia Militar resgata jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris) em área urbana de Bom Jesus, no Agreste potiguar

Moradores do município de Bom Jesus, na região Agreste do Rio Grande do Norte, acionaram a Polícia Militar para resgatar um jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris) nas proximidades de uma lagoa durante a noite deste domingo (2.jan.2022).

Eram 20h quando os militares foram acionados e, ao chegarem ao local, perceberam que o réptil, que media cerca de 1,6m de comprimento, já havia sido contido pela população, que alegou não saber como realizar a devolução correta do animal à natureza. Após o resgate, o jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris) foi solto em uma área de habitat.

Foto: Reprodução/Redes sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Suspeito de assaltos troca tiros com a polícia, é atingido e morre após passar mal no hospital; Lucas Henrique tinha 20 anos

Suspeito de assaltos troca tiros com a polícia, é atingido e morre após passar mal no hospital; Lucas Henrique tinha 20 anos

Um jovem de 20 anos, identificado como o Lucas Henrique Barbosa Bezerra, morreu durante a noite de domingo (2.jan.2022) após entrar em confronto com a Polícia Militar na comunidade da Barrinha, localizada na zona rural de Mossoró. De acordo com informações preliminares, Lucas era suspeito de cometer vários assaltos na região.

Segundo a Polícia Militar, a guarnição foi chamada para atender uma ocorrência e foi recebida a tiros por Lucas Henrique e um menor, que tentavam se evadir do local. Ao revidarem a agressão, os policiais atingiram o suspeito, que foi levado até o hospital e chegou a receber alta da equipe médica. No retorno à delegacia, porém, Lucas passou mal e retornou ao hospital, onde não resistiu e morreu.

O resultado da ação foi a apreensão do revólver que o suspeito carregava, além de quatro aparelhos celulares e uma moto roubada. O material foi encaminhado para a delegacia de plantão de Mossoró.

Foto: Reprodução/Passando na Hora

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Homem mata companheira a golpes de roçadeira e tira a própria vida em São Miguel; Antônia Lucileide tinha 43 anos

Homem mata companheira a golpes de roçadeira e tira a própria vida em São Miguel; Antônia Lucileide tinha 43 anos

Uma mulher identificada como Antônia Lucileide Barros Nunes da Silva, de 43 anos, foi morta a golpes de roçadeira pelo companheiro em São Miguel, na região Oeste do Rio Grande do Norte. O crime ocorreu no final de semana e marca um início de ano violento no estado.

Após o crime, o homem, identificado como José Paulino de Lima, tirou a própria vida por enforcamento. Ele tinha 40 anos e era agricultor. A Polícia Militar foi acionada e, ao chegar no local, encontrou Antônia Lucileide e José Paulino já sem vida. Não há informações sobre os motivos que levaram o ao crime e o caso será investigado pela Polícia Civil.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Deputado Antônio Nicoletti, de Roraima, vem passar o fim de ano em São Miguel de Gostoso e criticar o trabalho da PM na Lei Seca

VÍDEO: Deputado Antônio Nicoletti, de Roraima, vem passar o fim de ano em São Miguel de Gostoso e criticar o trabalho da PM na Lei Seca

O deputado federal Antônio Nicoletti, do PSL de Roraima, se envolveu em uma polêmica com policiais militares que atuam nas blitzen da Lei Seca que ocorrem em São Miguel do Gostoso, no litoral Norte potiguar. De acordo com Antônio Nicoletti, que também é da PRF, ‘falta uma ação educativa’ por parte da Polícia Militar do Rio Grande do Norte.

Em vídeo que circula nas redes sociais, o parlamentar, que estava a pé, diz que vários motoristas alcoolizados estão trafegando e que a ação da PM tem sido somente de repressão, faltando uma atividade de conscientização junto às pessoas que estão nas festas na praia. A Polícia Militar ainda não emitiu nenhuma nota comentando o caso.

Foto: Reprodução/Redes sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Criminosos invadem casa, fazem arrastão e são presos pela PM em Mossoró

Criminosos invadem casa, fazem arrastão e são presos pela PM em Mossoró

Três criminosos armados e encapuzados invadiram uma residência na madrugada da quinta-feira (30.dez.2021), no bairro Santo Antônio, em Mossoró, e fizeram um arrastão no imóvel. No entanto, o trio foi preso horas depois do crime. Alguns objetos roubados foram recuperados.

Segundo a Polícia Militar, os criminosos invadiram a residência por volta das 3 horas. No local, eles renderam os moradores e fizeram o arrastão roubando uma televisão, celulares, uma motocicleta, cerveja e até whisky. Eles fugiram em um carro modelo Corsa.

As vítimas acionaram a PM, que passou a fazer buscas pelos criminosos. Durante a ação, os policiais encontraram o veículo abandonado no bairro Barrocas. Na mesma localidade, os militares encontraram os suspeitos em uma casa e parte dos objetos roubados.

A ocorrência foi encaminhada para a delegacia de Polícia Civil.

Foto: Reprodução/PMRN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Feminicídio no RN caiu pela metade nos últimos três anos; dados são da Sesed RN I

Feminicídio no RN caiu pela metade nos últimos três anos; dados são da Sesed/RN

Foram 54 casos de feminicídio no RN entre 1º de janeiro de 2019 até 29 de dezembro de 2021, contra 107 registrados no mesmo período entre os anos de 2015 e 2017.

Os crimes de feminicídio no RN caíram 49,5% nos últimos três anos. Foram 54 casos entre 1º de janeiro de 2019 até 29 de dezembro de 2021, contra 107 registrados no mesmo período entre os anos de 2015 e 2017. Os dados são da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) e foram divulgados no balanço de 1.095 dias da atual gestão do Governo do Estado.

“O sentimento é de dever cumprido. São números significativos e que merecem ser evidenciados. E isso é fruto de muito trabalho e de um compromisso firmado de nossa gestão: salvar vidas, inclusive das mulheres vítimas de violência doméstica. Como única governadora do Brasil no atual mandato, tenho motivos de sobra para me orgulhar dessas ações”, afirmou a governadora Fátima Bezerra, destacando anúncios recentes que devem fortalecer as políticas de combate ao feminicídio no RN.

Feminicídio no RN caiu pela metade nos últimos três anos; dados são da Sesed RN
Foto: Divulgação/Governo do RN

“Anunciamos essa semana a expansão da Patrulha Maria da Penha para o interior do Estado, que ocorrerá de maneira gradativa para 11 cidades do Seridó e já está em atividade em Currais Novos e Mossoró. Também lançamos o aplicativo Salve Ela, que deverá começar a funcionar em janeiro de 2022 e que vai facilitar o acesso das mulheres aos canais de denúncia, além de criar uma rede comunitária e familiar de apoio para essas vítimas”, completou a governadora.

A Patrulha Maria da Penha (PMP) é um núcleo da Polícia Militar especializado no acompanhamento de mulheres vítimas de violência e, até então, atuava apenas na Grande Natal. A partir do projeto de expansão iniciado nessa semana pelo Governo do Estado, a PMP chegou a Mossoró, Currais Novos e mais 11 municípios do Seridó: Acari, São Vicente, Florânia, Parelhas, Equador, Santana do Seridó, Carnaúba  dos Dantas, Lagoa Nova, Cerro Corá, Bodó, Tenente Laurentino.

De acordo com a secretária de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh), Júlia Arruda, além da Patrulha e do Salve Ela, iniciativas como a ampliação da delegacias especializadas, a criação da delegacia virtual, a Casa de Acolhimento e o Botão do Pânico têm sido decisivas para esse índice. 

“Dizemos que o feminicídio é um crime previamente anunciado, ou seja, resultado de um ciclo de violência que evolui e se agrava com o tempo. Por isso, se de um lado ampliamos os canais de denúncia, encorajamos e acolhemos essa mulher, de outro, fortalecemos os instrumentos de proteção e segurança, garantindo que ela não seja revitimizada ou até morta. E as potiguares precisam saber que não estão sozinhas. Tem uma rede de proteção pronta para atendê-las”, disse a secretária Júlia Arruda.

Após 17 anos sem criação de uma nova DEAM, o Governo do RN anunciou recentemente a instalação de sete novas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher, que irão funcionar nas Centrais do Cidadão de Assu, Ceará-Mirim, Macaíba, Macau, Nova Cruz, Pau dos Ferros e São Gonçalo do Amarante, além da reativação da DEAM de Caicó.

A queda de 49,5% no número de feminicídios foi divulgada na quarta-feira (29.dez.2021) pela Sesed, que contabilizou também uma redução de quase 30% no número de mortes violentas no no período de 2019-2021, em comparação com 2015-2017. Além dos feminicídios, houve diminuição também dos homicídios dolosos e lesões corporais seguidas de morte.

Foto: Ilustração/Marcos Santos/USP

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Inscrições para o concurso do IBGE são prorrogadas; são 3.366 vagas para o Rio Grande do Norte

Inscrições para o concurso do IBGE são prorrogadas; são 3.366 vagas para o Rio Grande do Norte

Concurso do IBGE tem salários de R$ 1.700 e R$ 2.100, para os cargos de Recenseador e Agente Censitário, respectivamente.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) decidiu prorrogar as inscrições dos processos seletivos para 3.366 vagas temporárias para o Censo 2022 no Rio Grande do Norte. As inscrições tiveram início no dia 15 de dezembro, e vão contratar recenseadores e agentes censitários que atuarão no Censo 2022. Os salários são de R$ 1.700 e R$ 2.100, respectivamente.

Agora, de acordo com o Instituto, as inscrições para o concurso do IBGE agora poderão ser realizadas até as 16h de 21 de janeiro, no endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/concursos/ibgepss21. Para o Rio Grande do Norte, serão selecionados 2.931 recenseadores e 455 agentes censitários, totalizando 3,3 mil vagas. As provas serão aplicadas em março do próximo ano.

De acordo com o edital, os selecionados vão trabalhar em uma jornada de 40 horas semanais. A previsão do instituto é que os aprovados trabalhem por até três meses na coleta domiciliar. Os salários são de R$ 1.700 e R$ 2.100, respectivamente. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é a empresa organizadora dos processos seletivos.

Foto: Divulgação IBGE/Prefeitura de Aliança (PE)

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Colisão entre carro e caminhão deixa vítima fatal em trecho da BR-304 em Angicos

Colisão entre carro e caminhão deixa vítima fatal em trecho da BR-304 em Angicos

Uma pessoa morreu após a colisão entre carro e caminhão ocorrida na noite da última quarta-feira (29.dez.2021) em Angicos, município da região Central do Rio Grande do Norte. Os veículos colidiram à altura do km 140 da BR-304. Além da vítima fatal, outra pessoa ficou ferida. As identidades das pessoas não foram reveladas. O acidente aconteceu por volta das 22h.

De acordo com informações da polícia, o carro e caminhão envolvidos no acidente eram uma Fiat Strada e um Mercedes-Benz 1620. Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Civil (PC) estiveram no local, além do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep/RN), que retirou o corpo da vítima.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Governo do RN conclui pagamento de servidores estaduais nesta quinta-feira (30)

Governo do RN conclui pagamento de servidores estaduais nesta quinta-feira (30)

O Governo do RN conclui nesta quinta-feira (30.dez.2021) o pagamento da folha do mês de dezembro. De acordo com a Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan), mais da metade dos servidores estaduais já receberam o salário integral no último dia 15 ou 30% para quem recebe acima de R$ 4 mil.

Nesta quinta serão depositados os 70% restantes para esta faixa salarial e ainda o salário integral das pastas com recursos próprios, totalizando um montante de mais de R$ 183 milhões e uma folha completa de R$ 492 milhões. Com isso, o Governo do Estado quita 14 folhas salariais dos servidores estaduais em um ano, sendo os 12 vencimentos do mês, acrescido do 13º, que será concluído até terça, e o 13º de 2018, herdado da última gestão.  

A quarta e última folha do passivo herdado, no valor de R$ 316 milhões e referente a dezembro de 2018, será quitada até maio de 2022, com pagamento iniciado em 31 de janeiro, com mais duas parcelas pagas em março e maio.

Foto: Reprodução/Sandro Menezes/Governo do RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Incra/RN concede 115 Títulos de Domínio a assentados de cinco municípios potiguares

Incra/RN concede 115 Títulos de Domínio a assentados de cinco municípios potiguares

As ações do Incra/RN vêm beneficiando um quantitativo expressivo de famílias no estado. Exemplo disso foi a liberação de 115 Títulos de Domínio (TDs) a assentados de cinco municípios potiguares, no período de 20 a 24 de dezembro.

As famílias beneficiadas com os TDs – cujos assentamentos ficam localizados nos municípios de João Câmara, São Miguel do Gostoso, Ipanguaçu, Pureza e Pedro Avelino -, passam agora a utilizar outras vantagens a partir da titulação, como a facilitação das linhas de crédito direcionadas ao produtor rural.

Os analistas em Reforma e Desenvolvimento Agrário, Marciel Monteiro e Augusto Carvalho, acompanharam a entrega dos títulos. “O assentamento Nova Conquista, em Pedro Avelino, é bem emblemático. Fica numa região muito isolada e carente. Foi grande a emoção dos assentados ao receberem os títulos. Falaram da luta e da dureza que é permanecer em um local com tanta necessidade. Entenderam o momento como uma espécie de mudança. No sentido de terem mais autonomia para conseguir melhores condições de se manterem ali”, disse Augusto Carvalho.

Em 2021, o Incra/RN emitiu 1.304 documentos deste tipo. O Título de Domínio é o documento que transfere o lote ao assentado da reforma agrária em caráter definitivo.

Foto: Reprodução/Incra RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Mortes violentas no RN caem 29%; Parnamirim e Natal lideram queda

Mortes violentas no RN caem 29%; Parnamirim e Natal lideram queda

Mortes violentas no RN caíram 29% quando comparadas com o mesmo período da gestão anterior, entre os anos de 2015 e 2017.

O Governo do Rio Grande do Norte alcançou nesta quarta-feira (29.dez.2021) mais uma importante marca para a segurança pública. Ao completar 1.094 dias da atual gestão, o Estado atingiu o número de 1.805 vidas salvas. Esta é a diferença no total de mortes violentas registradas no mesmo período da gestão anterior. Ou seja, entre os anos de 2015 e 2017, o RN contabilizou 6.062 mortes violentas, contra 4.257 casos ocorridos entre 2019 e 2021, totalizando uma redução de 29.8%.

As informações são da base de dados da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed/RN), que contabiliza e analisa diariamente os registros das Condutas Violentas Letais e Intencionais, as CVLIs.

“Desde que assumimos, a segurança pública tornou-se, de fato e de direito, prioridade no nosso Governo. Porque é um serviço que atende e atinge toda a população. Quando fazemos promoções dos policiais, concursos públicos, convocamos mais de 1.000 novos PMs e investimos mais de R$ 250 milhões com recursos federais e contrapartidas do Governo Estadual, ao longo desse três anos, é porque queremos chegar nesses índices aqui: o de poupar vidas. Porque todo e qualquer investimento nessa área deve focar, primordialmente, na diminuição da violência e, por consequência, na preservação da vida das pessoas”, disse a governadora Fátima Bezerra.

“Não é fácil alcançar números como estes. É preciso reconhecer a abnegação dos nossos policiais e agentes da segurança pública, que todos os dias lutam por uma sociedade mais humana e menos desigual”, acrescentou o titular da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social, coronel Araújo Silva.

Entre os aspectos positivos da diminuição de CVLIs no comparativo entre as gestões, as condutas de homicídios dolosos, lesão corporal seguida de morte e feminicídios apresentaram as reduções mais significativas. Quanto aos homicídios dolosos, foram registrados 4.969 na gestão anterior, contra 3.354 na atual gestão, o que representa uma queda de 32,5%.

Os números de lesão corporal seguida de morte são destacadas com redução acentuada de 60,1%, caindo de 511 ocorrências entre 2015 e 2017, para 204 na atual gestão estadual, entre 2019 e 2021.

As estatísticas de feminicídio também apresentaram redução no Rio Grande do Norte. Foram 107 registros nos 1.094 dias da última gestão, contra 54 mortes desta natureza no período dentro da gestão atual, uma redução de 49,5%.

Mortes violentas no RN nas maiores cidades potiguares

Mossoró (Redução de -10,3%)
CVLIs 2015-2017: 630
CVLIs 2019-2021: 565

Natal (Redução de 48,9%)
CVLIs 2015-2017: 1.679
CVLIs 2019-2021: 858

Parnamirim (Redução de -56,4%)
CVLIs 2015-2017: 459
CVLIs 2019-2021: 200

São Gonçalo do Amarante (Redução de -25,9%)
CVLIs 2015-2017: 316
CVLIs 2019-2021: 234

Foto: Reprodução/Polícia Civil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Fátima Bezerra sanciona lei de proteção social dos militares

Fátima Bezerra sanciona lei de proteção social dos militares

Ao participar da solenidade de conclusão do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos, a governadora Fátima Bezerra sancionou nesta terça-feira (28.dez.2021) a Lei Complementar 694/2021, instituindo o Sistema de Proteção Social dos Militares do Rio Grande do Norte, e anunciou a criação da Diretoria de Proteção Social (DPS), que vai cuidar das atividades relacionadas ao pessoal inativo da corporação e das pensões dos militares. 

Fátima Bezerra também anunciou que está sendo providenciado o pagamento das diárias operacionais de dezembro e saudou os 144 formandos, que agora estão aptos a integrar as próximas listas de promoções. O curso de aperfeiçoamento, o último da carreira dos praças, teve duração de mais de dois meses e contemplou disciplinas em consonância com os anseios da sociedade, como gerenciamento de crise, direitos humanos e policiamento comunitário.

“A lei de Proteção Social dos Militares do Rio Grande do Norte é ancorada na paridade, integralidade e simetria; e significa dar a vocês aposentadoria digna e justa. Com ela, estamos corrigindo uma injustiça contra os pensionistas porque, até então, eles não ganhavam igual aos que estavam na ativa”, disse a governadora. Fátima ressaltou que a lei é o resultado de um debate responsável, transparente, feito junto a entidades representativas dos policiais e da sociedade.

O comandante da PM, coronel Alarico Azevedo, agradeceu a governadora pela confiança depositada na corporação. “Cada vez mais estamos capacitando nosso efetivo para que a população tenha uma melhor qualidade no atendimento. O curso de aperfeiçoamento de sargento os habilita a gerir melhor suas funções nos destacamentos, pelotões, nos locais onde trabalham”.

O formando Laurindo Patrício, que falou em nome da turma, recorreu a uma reflexão do papa Francisco para destacar o trabalho que os policiais prestam à sociedade: “Os rios não bebem sua própria água; as árvores não comem seus próprios frutos. O sol não brilha para si mesmo; e as flores não espalham sua fragrância para si. Viver para os outros é uma regra da natureza. A vida é boa quando você está feliz, mas é muito melhor quando os outros estão felizes por sua causa”.

A turma teve como paraninfa a desembargadora Zeneide Bezerra e, como padrinho, Manoel Santa Rosa Macedo. Os militares homenagearam o 3° Sargento Antônio Silva do Nascimento, que morreu de covid-19 em junho. “Meu abraço em Ângela, a esposa do sargento Antônio Nascimento, que nos deixou um legado de espírito público, de servir à sociedade”, enfatizou a governadora Fátima Bezerra.

Foto: Reprodução/Sandro Menezes

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Operação Verão 2022 inicia no próximo dia 5 e conta com o reforço de 1.312 novos policiais militares

Operação Verão 2022 inicia no próximo dia 5 e conta com o reforço de 1.312 novos policiais militares

A Operação Verão 2022 terá um reforço no efetivo de 1.312 novos policiais militares, que foram formados neste ano. A Operação Verão será lançada pelo governo do Estado no próximo dia 5 de janeiro, após o recebimento de sugestões de prefeitos de municípios litorâneos e de empresários do segmento do turismo.

A discussão com a sociedade civil aconteceu ontem, em cerimônia no Centro de Convenções de Natal e a governadora do Estado, Fátima Bezerra, estava presente. Além do aumento na quantidade de policiais, ela assegurou o pagamento das diárias operacionais dos agentes.

“É um momento de fortalecimento das ações da Operação Verão. Além do acréscimo no efetivo, o governo garantiu o pagamento das diárias operacionais, que são essenciais para a mobilização das forças de segurança”, disse a governadora Fátima Bezerra.

O secretário de Segurança Pública, Francisco Araújo, diz que os policiais recém-formados participarão do policiamento ostensivo em todas as praias do litoral potiguar. Eles serão divididos de acordo com as unidades operacionais.

“Temos um planejamento e, com a sugestão dos gestores municipais, será feita uma reprogramação com ajustes com intuito de dar uma melhor sensação de segurança em todas as cidades da orla marítima”, declara Araújo. Ao todo, o estado possui mais de 400 quilômetros de faixa litorânea distribuídos em 24 cidades, de Tibau do Norte ao Sagi.

A operação é integrada com todas as forças de segurança dos três entres federativos, ou seja, União, Estados e Municípios. O vice-governador Antenor Roberto ressaltou o esforço estadual em trabalhar a segurança pública de forma integrada com as prefeituras, para que o trabalho operacional possa ser aperfeiçoado.

“Desde o início da nossa gestão, as ações na área de segurança pública ocorrem de forma integrada. Por isso, convidamos os municípios, alguns inclusive que possuem guardas municipais, para que possamos trabalhar juntos com o intuito de coibir os excessos que possam ocorrer neste período de veraneio”, comentou.

No ano passado, a Operação Verão custou ao governo aproximadamente R$ 7 milhões em diárias operacionais e mobilizou 735 agentes, entre militares e civis. Entre os equipamentos entregues no ano passado, estavam ônibus, micro-ônibus, caminhonetes, ambulâncias, viaturas para o Itep/RN, coletes e escudos balísticos.

Foto: Reprodução/Adriano Abreu

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Secretaria de Saúde anuncia que RN não vai exigir prescrição médica para vacinar crianças contra a covid-19

Secretaria de Saúde anuncia que RN não vai exigir prescrição médica para vacinar crianças contra a covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN) anunciou nesta terça-feira (28.dez.2021) que o Rio Grande do Norte não vai exigir qualquer tipo de prescrição médica para vacinar crianças entre 5 e 11 anos contra a covid-19. A decisão ocorreu após reunião extraordinária da Comissão de Gestores Bipartite, com representantes da pasta e dos municípios potiguares.

De acordo com a Sesap/RN, através de nota, as crianças que se apresentarem acompanhadas pelos pais ou responsáveis legais receberão a vacina em todos os pontos de vacinação do SUS no estado. “Será exigido documento de identificação oficial da criança, para fins de registro do imunizante e comprovação da faixa de idade, seguindo o procedimento padrão do sistema de imunização consolidado”, diz a nota.

A pasta explicou que a medida segue a orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que aprovou a utilização do imunizante da Pfizer para o Brasil, sem qualquer necessidade de prescrição médica. Atualmente, ainda de acordo com a secretaria, a pasta e os municípios do RN aguardarão o envio de doses por parte do Ministério da Saúde para iniciar a imunização das crianças no Estado.

Foto: Reprodução/Ministério da Saúde

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Operação Natal - PRF aponta queda de 21% em acidentes nas rodovias federais do RN

Operação Natal: PRF aponta queda de 21% em acidentes nas rodovias federais do RN

Operação Natal teve início na última quinta-feira (23.dez.2021) e se estendeu até o domingo (26.dez.2021).

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), houve uma queda de 21% no número de acidentes nas rodovias do Rio Grande do Norte durante o feriado de Natal em relação ao mesmo período do ano passado. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (27.dez.2021) pelo órgão. A Operação Natal teve início na última quinta-feira (23.dez.2021) e se estendeu até o domingo (26.dez.2021).

Segundo a PRF, 24 pessoas foram detidas, cinco veículos roubados foram recuperados e uma arma de fogo foi apreendida durante os quatro dias de operação. Além disso, 46 motoristas foram autuados por dirigirem sob influência de álcool.

Foto: Cedida/PRF

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Polícia prende turista que atropelou e matou idoso ao sair de festa em São Miguel do Gostoso

Polícia prende turista que atropelou e matou idoso ao sair de festa em São Miguel do Gostoso

Acidente ocorreu na saída de uma festa em São Miguel do Gostoso e turista foi preso em uma pousada no município de Touros.

A Polícia Militar prendeu em flagrante, na manhã desta segunda-feira (27.dez.2021), um turista que atropelou e matou um idoso na RN-023 durante a madrugada. Ele tinha acabado de sair de uma festa em São Miguel do Gostoso, e dirigia um carro da marca Jeep alugado. Após o atropelamento, o turista fugiu do local sem prestar socorro.

Após receber denúncias de testemunhas, a PM localizou o turista em uma pousada, realizando sua prisão no início da tarde desta segunda-feira. Ele apresentou à PM documentos do Rio de Janeiro, mas informou que mora na Europa. A polícia o levou para a delegacia do município de Touros, que fica vizinho a São Miguel do Gostoso.

Já o idoso não teve a identidade revelada. Ele era morador de São Miguel do Gostoso.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Em Mossoró, homem é morto e tem pertences roubados quando chegava em casa; Magno Borges de Oliveira tinha 29 anos

Em Mossoró, homem é morto e tem pertences roubados quando chegava em casa; Magno Borges de Oliveira tinha 29 anos

Um homem de 29 anos, identificado como Magno Borges de Oliveira, foi morto quando chegava em casa, na noite deste domingo (26.dez.2021), em Mossoró, na região Oeste do estado. A vítima foi abordada pelo criminoso que estava escondido numa área de matagal. Ele ainda tentou reagir, mas o bandido estava armado e atirou duas vezes no homem. Após cometer o assassinato, o bandido levou pertences da vítima.

De acordo com a Polícia, Magno Borges de Oliveira tentou se defender do bandido com um facão, mas não conseguiu, e foi atingido pelos disparos do criminoso, que levou seu celular e um cordão de ouro. Até a manhã desta segunda-feira (27.dez.2021), ninguém havia sido preso.

Foto: Reprodução/Redes sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Setor de transportes do RN comemora renovação da isenção do ICMS para as empresas

Setor de transportes do RN comemora renovação da isenção do ICMS para as empresas

O setor de transportes do RN comemorou o anúncio do Governo do Estado que determinou a renovação da isenção de 100% do ICMS sobre a aquisição de óleo diesel para o setor metropolitano de transporte de passageiros e 80% para o sistema intermunicipal, como já ocorre desde maio deste ano. A renovação vale por 12 meses e expira em dezembro de 2022. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (27.dez.2021) pela governadora Fátima Bezerra.

A avaliação do presidente da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor), Eudo Laranjeiras, é que a ação é importante para a recuperação do setor de transportes do RN. “Nosso setor tem passado por muitas dificuldades. Agradecemos a atenção da governadora Fátima, de toda equipe do Executivo estadual, pois consideramos que esse é um caminho importante para o transporte do nosso estado”, afirmou.

Desde a pandemia da covid-19, a crise do sistema de transporte metropolitano e intermunicipal se intensificou. A renovação da isenção do ICMS sobre a aquisição de óleo diesel ameniza parte das dificuldades das empresas atualmente.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Caminhão baú pega fogo no interior do RN

Caminhão baú pega fogo no município de Caiçara do Rio do Vento

Um caminhão baú pegou fogo na manhã desta quinta-feira (23.dez.2021) no município de Caiçara do Rio do Vento, município da região Central potiguar. O veículo estava parado no pátio de um posto de combustíveis localizado às margens da BR-304. Ninguém ficou ferido. O caminhão também estava estacionado longe das bombas de combustíveis.

Segundo a Polícia Militar, testemunhas informaram que o incêndio teve início por volta das 5h30. O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter o fogo, mas o caminhão baú ficou totalmente destruído pelas chamas. Até o momento, ainda não há informações sobre qual teria sido a causa do incêndio. O fato será investigado pela Polícia.

Foto: Cedida/PM

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Policiais penais do RN dão inicio à Operação Vigilantes nos presídios potiguares

Policiais penais do RN dão inicio à Operação Vigilantes nos presídios potiguares

Policiais penais da Secretaria da Administração Penitenciária (Seap/RN) deram início a Operação Vigilantes com o objetivo de reforçar o patrulhamento externo e as revistas pessoais e estruturais em todas as unidades prisionais do Rio Grande do Norte. Todas as celas serão vistoriadas na ação que envolve os policiais do plantão e servidores extras mediante pagamento de diária operacional. 

O secretário da Administração Penitenciária, Pedro Florêncio, explica que o objetivo da Operação Vigilantes é manter o sistema sob controle, seguro e com disciplina. Para isso estão sendo empregados policiais dos grupos operacionais especializados: Departamento de Operações Táticas (DOT), Grupo de Operações Especiais (GOE) e Grupo Penitenciário de Operações com Cães (GPOC).

Como explicou a Seap, a complementação da rotina de segurança é feita retirando todos os presos das celas e, numa ação minuciosa, são inspecionados grades, cadeados, colhões, uniformes, paredes, pias, ralos e vasos sanitários. Pátios e áreas de uso comum também são alvo da vistoria.

No segundo semestre, o Departamento Penitenciário Federal (DEPEN) realizou no Estado, em conjunto com a SEAP, a ‘Operação Modo Avião’, com o objetivo de identificar e inabilitar possíveis aparelhos celulares utilizados pelos presos. No período, nenhum equipamento eletrônico foi localizado nas penitenciárias revistadas.

Segundo a Seap, no Estado, todos os presídios se adequam à resolução nº 16 de 10 de junho de 2021, do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), que trata da retirada de tomadas do interior de celas. Além disso, as unidades prisionais contam com os aparelhos de Body Scan, um equipamento que agiliza as revistas, utilizando imagens de raios-X para identificar qualquer tipo de objeto ilegal que possa estar escondido com os visitantes.

A ‘Operação Vigilantes’ acontece nas 17 unidades prisionais da Seap no RN. A ação teve início nas maiores unidades: Penitenciária Estadual de Alcaçuz e Penitenciária Rogério Coutinho Madruga, ambas em Nísia Floresta; Cadeia Pública Dinorá Simas, em Ceará-Mirim; Cadeia Pública de Natal e Penitenciária Estadual de Parnamirim. 

Foto: Reprodução/Seap/Operação Vigilantes

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Adolescente é suspeita de jogar água quente no pai em Coronel João Pessoa

Adolescente é suspeita de jogar água quente no pai em Coronel João Pessoa

Uma adolescente é suspeita de ter agredido o pai com água quente em Coronel João Pessoa, no Alto Oeste do Rio Grande do Norte. A denúncia da lesão corporal foi feita no último sábado (18.dez.2021).

Segundo informações da Polícia Militar, a filha teria jogado água quente no corpo do pai após uma discussão. Ela alega que estava esquentando água e jogou no homem como uma forma de ‘defesa’, pois ele ‘sofre com problemas alcoólicos’ e, ao chegar em estado de embriaguez na residência que moram, o homem sempre tenta agredi-la.

De acordo com a PM, uma ficha de ocorrência foi registrada e encaminhada para a delegacia local da cidade de São Miguel. Na manhã desta segunda-feira (21.dez.2021), o pai compareceu ao destacamento de Coronel João Pessoa querendo retirar a queixa, mas a ficha já estava na delegacia de São Miguel.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Verão no Rio Grande do Norte terá sensação térmica de até 42ºC no interior e 35ºC no litoral

Verão no Rio Grande do Norte terá sensação térmica de até 42ºC no interior e 35ºC no litoral

Com o início do verão nesta terça-feira, 21 de dezembro, a Unidade Instrumental de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) prevê temperaturas máximas de 39ºC para o interior do Rio Grande do Norte, com sensação térmica de 42ºC.

O aumento da sensação térmica se dá, de acordo com o órgão, pelo ‘aumento da umidade do ar no território potiguar’ em decorrência do aumento das temperaturas da parte Sul do oceano Atlântico.

A Emparn também prevê que, na extensão litorânea do Rio Grande do Norte, as temperaturas estarão mais amenas, oscilando entre 24 °C e 32 ºC, com sensação de 35ºC.

Foto: Reprodução/CBMRN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Em Mossoró, criminosos armados assassinam jovem de 18 anos na calçada da avó

Em Mossoró, criminosos armados assassinam jovem de 18 anos na calçada da avó

Bandidos armados assassinaram um jovem de apenas 18 anos na calçada da casa da avó, em Mossoró, Alto Oeste do Rio Grande do Norte. A vítima foi identificada como Francisco Hélio da Silva Júnior e era mais conhecida como Juninho. O crime ocorreu na segunda-feira (20.dez.2021).

Informações preliminares dão conta que Juninho estava sentado na calçada da avó, localizada no bairro Santo Antônio, quando foi surpreendido por um carro e baleado várias vezes pelos ocupantes do veículo, que fugiram do local. A Polícia Militar não sabe informar quantos criminosos participaram do assassinato, mas confirma que Francisco Hélio já havia sido preso e, também, já teria sofrido um atentado no passado.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assembleia autoriza e Governo do RN poderá contratar empréstimo de até R$ 649 milhões

Assembleia autoriza e Governo do RN poderá contratar empréstimo de até R$ 649 milhões

O Estado está autorizado à contratação de um empréstimo de até R$ 649,63 milhões e com isso aderir a Lei Complementar Federal nº 178/2021.

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte autorizou o governo estadual a aderir ao Plano de Promoção de Equilíbrio Fiscal (PEF) da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que está em vigor desde 13 de janeiro de 2021.

Com isso, o Estado está autorizado à contratação de um empréstimo de até R$ 649,63 milhões e com isso aderir a Lei Complementar Federal nº 178/2021 e criar as bases, inclusive, para “instituir os leilões de pagamento de restos a pagar e obrigações inadimplidas pelo critério do maior desconto”.

Na mensagem remetida à Casa, a governadora Fátima Bezerra (PT) justifica que essa autorização vai permitir a adoção de medidas que “possibilitem uma trajetória de equilíbrio fiscal, acessando o benefício previsto de concessão de garantia, pela União, para operações de crédito com finalidade livre, sendo os desembolsos dos contratos condicionados ao cumprimento da trajetória de ajustes, metas e compromissos propostos pelo Estado na adesão ao PEF”.

Em discussão, logo após o parecer favorável do relator George Soares (PL), o deputado Francisco do PT destacou a importância da aprovação da matéria e ressaltou que “essa aprovação é uma etapa, um pré-requisito, o que não quer dizer que, cumprida essa etapa, o empréstimo será dado”.

Hermano Morais (PSB) elogiou a matéria e disse aguardar a próxima fase, que será a aprovação no Senado, para que a operação seja concluída. “Vai ajudar a recuperar a capacidade de investimento em vários setores”, disse.

Manifestando voto contrário, o deputado Nelter Queiroz (MDB) criticou o trâmite da mensagem na Casa, sugerindo obras e ações a serem contempladas pelo empréstimo, no processo.

Pelo projeto, o Poder Executivo fica autorizado a contratar operação de crédito, com a garantia da União, em contratos distintos, em instituições financeiras nacionais ou internacionais, organismos multilaterais e bilaterais de crédito, agências de fomento ou agência multilateral de garantia de financiamentos, no limite máximo de até 6% da Receita Corrente Líquida de 2020, estipulada pela Portaria da Secretaria do Tesouro Nacional nº 1158/2021, com valor equivalente a R$ 649.630.194,28.

O Executivo deverá incluir nos projetos de planos plurianuais, leis de diretrizes orçamentárias e leis orçamentárias anuais, dotações suficientes para cobrir as responsabilidades financeiras do Estado decorrentes da operação de crédito.

Foto: Reprodução/João Gilberto

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Bombeiros controlam incêndio em Serra Negra do Norte após 10 dias

Bombeiros controlam incêndio em Serra Negra do Norte após 10 dias

Incêndio em Serra Negra do Norte durou dez dias e contou com a mobilização do helicóptero Potiguar I, da Sesed/RN.

O Corpo de Bombeiros conseguiu controlar um incêndio em Serra Negra do Norte, na região Seridó do estado, após dez dias de trabalhos intensos. O controle das chamas ocorreu neste domingo (19.dez.2021), e os Bombeiros contaram com com o apoio do helicóptero Potiguar I da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Norte (Sesed/RN).

Segundo o Corpo de Bombeiros de Caicó, o incêndio teve início no dia 9 de dezembro em uma região conhecida como Fazenda Mufumbo, localizada na área da mata, na zona rural de Serra Negra do Norte. O Corpo de Bombeiros tentava controlar as chamas desde o primeiro dia em que o incêndio foi percebido, mas o fogo reapareceu várias vezes.

As chamas só foram controladas neste domingo (19.dez.2021), com a ajuda do Potiguar I. Segundo a corporação, foram realizados 135 lançamentos, com 44 mil litros de água lançados pela aeronave. Todos os focos foram apagados.

Foto: Cedida/Corpo de Bombeiros

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Sífilis no RN tem aumento de 800% e preocupa Sesap

Sífilis no RN tem aumento de 800% e preocupa Sesap

O mais recente Boletim Epidemiológico Sífilis da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN) aponta que os registros de casos de sífilis aumentaram 809% no Rio Grande do Norte de 2011 a 2020. A sífilis é considerada uma Infecção Sexualmente Transmissíveis (IST) bacteriana que pode levar à morte quando não tratada adequadamente.

De acordo com os números, que foram analisados por preceptores médicos e multiprofissionais no Instituto Santos Dumont (ISD), localizado em em Macaíba, na região metropolitana de Natal, a infecção está presente em todos os perfis sociais e regiões do estado, e já é caracterizada como uma epidemia no território potiguar.

A Sesap/RN alertou para o aumento da taxa de detecção da sífilis adquirida: de 5,1 casos por 100 mil habitantes em 2011, para 42,7 casos por 100 mil habitantes em 2020. Os números representam um aumento de 737,3%.

A sífilis é uma doença bacteriana causada pelo Treponema Pallidum. Quando tratada, pode ser curada. É transmitida, principalmente, através da relação sexual desprotegida e da mãe para o bebê na hora do parto, o que se chama de transmissão vertical. De acordo com a Sesap/RN, “quando não tratada precocemente, pode evoluir para uma enfermidade crônica com sequelas irreversíveis em longo prazo”.

Foto: Ascom/ISD

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Marinha inicia Operação Verão e reforça fiscalização no litoral potiguar

Marinha inicia Operação Verão e reforça fiscalização no litoral potiguar

Teve início nesta segunda-feira (20.dez.2021) à Operação Verão 2021-2022 no Rio Grande do Norte (CPRN). A ação é realizada pela Marinha do Brasil, e conta com cerca de 110 militares que vão atuar nas ações de fiscalização e conscientização em todo litoral e águas do interior do estado. De acordo com a Marinha do Brasil, os militares vão contar com o apoio de 13 embarcações, incluindo lanchas e motos aquáticas.

A Operação Verão vai prosseguir até março de 2022, ocorrendo ao longo do período das festividades de fim de ano e verão. Segundo a Capitania dos Portos, nesses meses há um aumento no tráfego das embarcações de esporte e lazer no mar, rios e lagoas do Rio Grande do Norte.

Com a Operação Verão, a Marinha pretende realizar fiscalizações relacionadas ao tráfego aquaviário e de conscientização de condutores e passageiros, além de orientações relacionadas à prevenção da poluição ambiental. De acordo com a Capitania dos Portos, as ações educativas e de fiscalização são realizadas de maneira ininterrupta durante todo o ano, com foco no cumprimento das normas de segurança da navegação.

A CPRN disponibiliza os telefones 185, para emergências marítimas e fluviais, e o telefone (84) 98802-8568, para denúncias de situações que representem risco para a segurança da navegação.

Infrações

De acordo com levantamento nacional da Diretoria de Portos e Costas (DPC), Organização Militar representante da Autoridade Marítima Brasileira, a maior parte das infrações está ligada a:

  • condução de embarcação por pessoa não habilitada;
  • documentação da embarcação incompleta ou vencida;
  • falta de material de salvatagem (coletes, boias, extintores de incêndio, entre outros);
  • excesso de lotação da embarcação;
  • consumo de bebida alcoólica durante a condução;
  • más condições de navegabilidade das embarcações.

Durante a Operação Verão 2020-2021, a Capitania inspecionou 4.246 embarcações, emitiu 99 notificações para comparecimento, apreendeu 6 embarcações e instaurou 5 inquéritos administrativos.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ubaldo vota favoravelmente à autonomia da UERN e ao regime previdenciário de policiais e bombeiros potiguares

Ubaldo vota favoravelmente à autonomia da UERN e ao regime previdenciário de policiais e bombeiros potiguares

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou, por unanimidade, nesta quinta-feira (16), o projeto de lei que dispõe sobre a autonomia de gestão financeira e patrimonial da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Fuern), entidade mantenedora da UERN. O deputado estadual Ubaldo Fernandes (PL) votou a favor e fez questão de justificar sua posição.

“Quero me manifestar a favor desse importante patrimônio de educação do nosso estado. Uma conquista pro RN e agora chega seu momento de emancipação. Nós precisamos qie essa instituição tenha sua autonomia. Estive no campus de Mossoró e também no de Natal e vi o compromisso de seu corpo discente e seu alunado e voto favorável. Viva a Uern”, declarou o parlamentar.

Até o momento, a Universidade do Estado gozava de autonomia acadêmica e administrativa, no entanto, por ainda não ter autonomia financeira, todos os processos de pagamentos da instituição, desde serviços básicos, como água, energia e telefone, são realizados pelo Governo do Estado. Com a autonomia financeira, a UERN passará a receber todos os meses um duodécimo para gerir a instituição.

O projeto enviado à Assembleia Legislativa foi elaborado por uma comissão mista, composta por representantes dos servidores (docentes e técnicos), estudantes, Reitoria e Governo do Estado, instituída pelo Decreto Estadual nº 30.430, de 24 de março de 2021.

A Universidade do Estado tem seis campi nas maiores cidades do RN e cerca de 15 mil alunos, entre os quais estão jovens e adultos de todos os 167 municípios potiguares, em 68 cursos de graduação, 20 mestrados e quatro doutorados.

Os profissionais formados pela UERN tem a peculiaridade de permanecer ou retornar para as cidades de origem no interior do Estado e exercer suas profissões perto dos familiares e promovendo assim o desenvolvimento social e econômico de todas as regiões do RN. Exemplo disso é que grande parte dos professores dos ensinos fundamental e médio das escolas nos municípios do interior do Estado são egressos da UERN.

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte também aprovou, por unanimidade, o Sistema de Proteção Social dos Militares do Estado, que estabelece regras previdenciárias especiais para os policiais e bombeiros militares. Ubaldo Fernandes tem votou favorável o projeto enviado pelo Executivo.

Foto: Divulgação/Dep. Ubaldo Fernandes

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

No RN, 80% dos adolescentes entre 12 e 17 anos já foram vacinados com a primeira dose contra a covid-19

No RN, 80% dos adolescentes entre 12 e 17 anos já foram vacinados com a primeira dose contra a covid-19

De acordo com o RN + Vacina, plataforma que acompanha o avanço da vacinação no Rio Grande do Norte, 80% dos adolescentes entre 12 e 17 anos vacinados com a primeira dose (D1) contra a covid-19. Os dados correspondem a 254.497 pessoas. Segundo a plataforma, 121.619 adolescentes (38%) já tomaram as duas doses, estando assim totalmente vacinados.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap-RN) aponta que o público-alvo da campanha nessa faixa etária é de 318.113 pessoas e a meta de cobertura é de pelo menos 286.301 adolescentes. De acordo com os dados, 10.240 adolescentes passaram do prazo para receber a segunda dose.

Através de nota, a Sesap reforçou a importância de completar o esquema vacinal, para garantir a proteção contra o novo coronavírus. A pasta destacou a necessidade de que os indivíduos que pertençam aos grupos prioritários para a dose de reforço (terceira dose) procurem os postos de vacinação.

Foto: Divulgação/SMS Natal

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MP Eleitoral pretende apurar agressão de Ratinho contra deputada Natália Bonavides

MP Eleitoral pretende apurar agressão de Ratinho contra a deputada Natália Bonavides

O Ministério Público Eleitoral sugeriu a análise de providências cabíveis na esfera criminal para averiguar as agressões verbais feitas pelo apresentador Ratinho contra a deputada federal Natália Bonavides (PT-RN). A apuração se dará por meio do Grupo de Trabalho Prevenção e Combate à Violência Política de Gênero.

Ratinho sugeriu “eliminar” a deputada federal com uma metralhadora. As ameaças foram endereçadas à parlamentar durante o programa Turma do Ratinho, veiculado na Massa FM São Paulo 92,9, em razão de um projeto apresentado por Natália Bonavides que vem sendo alvo de ataques e mentiras. A proposta de Bonavides muda o Código Civil para garantir que pessoas LGBTQIA+ não sofram discriminação na hora do casamento. No caso específico de união entre pessoas do mesmo sexo, o projeto sugere a supressão da expressão “marido e mulher”.

De acordo com o MP, a conduta do apresentador pode caracterizar crime com sanções previstas nos códigos Eleitoral e Penal. Segundo o MP, a lei 14.192/2021 tipifica como crime eleitoral as práticas de assediar, constranger, humilhar, perseguir ou ameaçar, por qualquer meio, candidata a cargo eletivo ou detentora de mandato, prevendo ao agressor pena que pode variar de um a quatro anos de prisão.

Também podem ser constatados o uso de violência psicológica, que caracteriza crime do Código Penal e pode render pena de reclusão de 3 a 6 anos, mais aplicação de multa, àquele que fizer uso de violência física, sexual ou psicológica, para dificultar ou impedir o exercício de direitos políticos a qualquer pessoa em razão de seu gênero.

Foto: Najara Araújo/Câmara dos Deputados

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Justiça aceita denúncia contra José Agripino por supostos crimes de peculato e associação criminosa

Justiça aceita denúncia contra José Agripino por supostos crimes de peculato e associação criminosa

A Justiça Federal do Rio Grande do Norte (JFRN) aceitou, na tarde desta sexta-feira (17.dez.2021), a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-senador José Agripino (DEM-RN) pela suposta prática de crimes de peculato e associação criminosa. A denúncia aponta um funcionário fantasma de nome Victor Neves Wanderley, trabalhando gabinete do então senador José Agripino, na mesma época em que Victor trabalhava em uma farmácia em Natal.

De acordo com o MPF, o ato de peculato foi praticado supostamente por 84 vezes. A denúncia foi aceita pelo juiz federal Francisco Eduardo Guimarães Farias, titular da 14ª Vara. O magistrado afastou as preliminares de nulidade de provas e inépcia da denúncia suscitadas pela defesa e determinou a citação dos réus para apresentarem resposta à acusação.

O ex-senador ainda não se manifestou sobre a aceitação da denúncia.

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Prefeitura de Mossoró anuncia depósito do 13º de todos os servidores municipais

Prefeitura de Mossoró antecipa depósito do 13º de todos os servidores municipais

A Prefeitura de Mossoró anunciou, nesta sexta-feira (17.dez.2021), o pagamento antecipado do 13º salário de todos os servidores municipais. Ao longo de 2021, a gestão municipal pagou em dia os salários de todos os servidores, além de adicionais e 13º atrasado de 2020.

“Organizamos a Prefeitura de Mossoró e conseguimos fazer o adiantamento do 13º salário e pagamos todos os servidores, valorizando aqueles que se dedicam ao serviço público do nosso município”, afirmou o prefeito Allyson Bezerra. “Com muita dedicação, esforço e gestão, temos honrado os servidores do município de Mossoró pagando em dia”, concluiu.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Fecomércio RN lança cartilha de apoio ao setor de eventos

Fecomércio RN lança cartilha de apoio ao setor de eventos

Com objetivo de apoiar a cadeia produtiva dos eventos, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomércio RN) acaba de lançar uma série de cartilhas direcionadas ao segmento. Com o nome de “Guias de Prevenção à COVID-19 para Atividades do Setor de Eventos”, os documentos estão disponíveis gratuitamente no website da Fecomércio RN ou logo em um anexo logo abaixo.

Os Guias estão divididos entre os setores de Alimentos e BebidasCorporativosEsportivosFeiras e Eventos Sociais. Produzidos em conjunto com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap), os documentos apresentam de forma acessível e simplificada, as principais normativas e recomendações de conduta, além de fornecer material gráfico de apoio para que empresários e profissionais estejam em conformidade às regras.  

“Esse material fornece aos empresários e profissionais da área a adoção das melhores práticas para a segurança e proteção dos colaboradores, contratantes e participantes de eventos. Assim, contribuímos para a manutenção da atividade deste setor de grande importância para o Rio Grande do Norte”, detalhou o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.  

Engajada na retomada da economia pós-pandemia, a Fecomércio RN liderou as articulações durante todo o ano de 2021. “Fechamos o ano com mais um material de suporte às empresas de eventos, um dos setores mais impactados durante toda a crise sanitária. Estamos acompanhando o reaquecimento do setor e este material contribuirá para a manutenção contínua das boas práticas de prevenção”, concluiu Queiroz. 

Foto: Reprodução/Fecomércio RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Criminosos invadem igreja e executam homem com vários disparos durante um culto em Governador Dix-Sept Rosado; Antônio José morreu na hora

Criminosos invadem igreja e executam homem com vários disparos durante um culto em Governador Dix-Sept Rosado; Antônio José morreu na hora

Um homem foi assassinado durante a noite de quinta-feira, 16 de dezembro, dentro de igreja localizada no município de Governador Dix-Sept Rosado, na região Oeste do Rio Grande do Norte. A vítima foi identificada apenas pelo nome de Antônio José.

De acordo com a Polícia Militar, Antônio José estava participando de um culto e foi surpreendido por criminosos armados, que chegaram ao local atirando. A vítima morreu na hora e a polícia não sabe, ainda, a motivação do crime bárbaro.

Os policiais também disseram que a vítima teve a casa invadida por criminosos na semana passada, mas tanto o homem quanto a esposa conseguiram escapar da ação dos bandidos. A Polícia Civil do Rio Grande do Norte irá investigar o caso.

Foto: Reprodução/Redes sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Polícia Penal do RN recebe viaturas para transporte de mulheres apenadas com dificuldade de locomoção

Polícia Penal do RN recebe viaturas para transporte de mulheres apenadas com dificuldade de locomoção

A Polícia Penal do RN recebeu três viaturas adaptadas para escoltar mulheres privadas de liberdade com algum nível de dificuldade de locomoção.

A Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) recebeu, nesta quinta-feira (16.dez.2021), três viaturas adaptadas para a escolta de mulheres privadas de liberdade (parturientes, grávidas, mães com recém nascidos, idosas e deficientes), além de 50 fuzis. O investimento é de R$ 856 mil, com recursos do Departamento Penitenciário Nacional (Depen)

A governadora Fátima Bezerra fez a entrega dos equipamentos na presença dos 102 alunos que participam do Curso de Formação da Polícia Penal do RN. “Segurança Pública é prioridade e essa gestão estima pelo cuidado com a vida das pessoas e o desenvolvimento”, disse.

Os fuzis Taurus calibre 5.56 foram adquiridos por R$ 601.783,00 e fazem parte do projeto de modernização da Seap/RN. “Isso mostra o comprometimento com o sistema prisional. O armamento valoriza o trabalho do policial penal e as viaturas a dignidade da mulher privada de liberdade”, disse.

Ainda segundo o governo, os veículos Renault Logan são do tipo passeio voltados para escolta de mulheres privadas de liberdade (em período gestacional, parturientes, recém nascidos que acompanham as mães no sistema prisional, mulheres idosas e com deficiência). São equipados com sistema de segurança para transporte de crianças que estejam acompanhando suas mães no cumprimento de pena (bebê conforto). Cada veículo conta com a instalação de segregação na área traseira de passageiros. 

Os automóveis foram distribuídos para a Penitenciária Feminina João Chaves, em Natal, Penitenciária Agrícola Doutor Mário Negócio, em Mossoró, e Centro de Detenção Provisória, em Parnamirim. Os veículos proporcionarão melhora na atenção à saúde, à assistência social, e outros deslocamentos, como participação em audiências judiciais. Cada veículo foi adquirido por $ 85 mil.

A solenidade ocorreu no Papódromo, recém reformado, onde funciona a Escola Penitenicária (Espen). A unidade foi mobiliada e equipada, contando com salas de aula, de instrução, laboratório de informática e alojamentos masculino e feminino.

Foto: Divulgação/Elisa Elsie/Governo do RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

IBGE abre 3,3 mil vagas temporárias para agentes censitários no RN

IBGE abre 3,3 mil vagas temporárias para agentes censitários e recenseadores no RN

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu, nesta quarta-feira (15.dez.2021), as inscrições do processo seletivo para contratação de recenseadores e agentes censitários que atuarão no Censo 2022. Os salários são de R$ 1.700 e R$ 2.100, respectivamente.

Para o Rio Grande do Norte, serão selecionados 2.931 recenseadores e 455 agentes censitários, totalizando 3,3 mil vagas. Os interessados devem fazer as inscrições até o dia 29 de dezembro. As provas serão aplicadas em março do próximo ano.

De acordo com o edital, os selecionados vão trabalhar em uma jornada de 40 horas semanais. A previsão do instituto é que os aprovados trabalhem por até três meses na coleta domiciliar. Os salários são de R$ 1.700 e R$ 2.100, respectivamente. A taxa de inscrição é de R$ 60,50, pode ser paga até 25 de janeiro. As provas serão realizadas no dia 27 de março. As inscrições podem ser feitas no site da Fundação Getúlio Vargas.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Homem morre após Kombi bater em caminhão parado em trecho da RN-117 em Governador Dix-Sept Rosado

Homem morre após Kombi bater em caminhão parado em trecho da RN-117 em Governador Dix-Sept Rosado

Um homem morreu após uma Kombi bater em um caminhão na noite desta quarta-feira (15.dez.2021), na RN-117, entre os municípios de Caraúbas e Governador Dix-Sept Rosado, na região Oeste do estado. De acordo com o Departamento de Polícia Rodoviária Estadual (DPRE), o caminhão estava parado na pista, com problemas mecânicos, quando foi atingido na traseira pela Kombi.

O acidente aconteceu por volta das 21h. O caminhão, carregado de lenha, parou na rodovia no sentido Caraúbas/Gov. Dix-Sept Rosado, devido problemas mecânicos. Como no trecho não existe acostamento, o motorista tentou sinalizar com galhos de árvores. A Kombi que vinha no mesmo sentido bateu na traseira do caminhão.

Os dois passageiros da Kombi ficaram feridos e foram levados ao Pronto Socorro de Governador Dix-Sept Rosado. O passageiro, identificado como Jean Ferreira de Oliveira, 43 anos, natural de Mossoró, não resistiu aos ferimentos e morreu. Já o motorista passa bem.

Foto: Cedida/PM

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Cavaleiros do Forró, Mara Pavanelly e Henry Freitas são as atrações da Festa de Emancipação de Riachuelo, por Glaucione Farias

Cavaleiros do Forró, Mara Pavanelly e Henry Freitas são as atrações da Festa de Emancipação de Riachuelo, por Glaucione Farias

Por Glaucione Farias
Para o Por Dentro do RN

A Prefeitura de Riachuelo realizará na próxima segunda, dia 20, a Festa de Emancipação de Riachuelo, em alusão aos 58 anos do município. Cavaleiros do Forró, Mara Pavanelly e Henry Freitas são as atrações que animarão a todos em praça pública.

Para ter acesso à Festa de Emancipação de Riachuelo, será obrigatório estar com a carteira de vacinação em dia e apresentá-la na entrada do evento.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Sobre Glaucione Farias, colunista da coluna Por Dentro do Potengi

Sobre Glaucione Farias, colunista da coluna Por Dentro do Potengi

Glaucione Farias tem 23 anos, é blogueiro, designer, social media e produtor audiovisual. Nascido em São Paulo do Potengi, no Rio Grande do Norte, criou o Blog Glaucione Farias em 27 de janeiro de 2012.

Escreve no Por Dentro RN sobre tudo o que acontece na política local e no dia a dia da Região do Potengi.

Operação Ilicitação: CGU deflagra operação para investigar desvio de dinheiro público na prefeitura de Passa e Fica

Operação Ilicitação: CGU deflagra operação para investigar desvio de dinheiro público na prefeitura de Passa e Fica

Denominada de Operação Ilicitação, a ação cumpre 16 mandados de busca e apreensão nos municípios de Natal, Parnamirim e Passa e Fica.

Uma operação deflagrada pela Controladoria-Geral da União (CGU), a Polícia Civil e o Ministério Público na manhã desta quinta-feira (16.dez.2021) visa apurar supostos desvios de recursos federais, estaduais e municipais na Prefeitura de Passa e Fica, município localizado na região do Agreste potiguar. De acordo com os órgãos, o prejuízo seria de mais de R$ 1 milhão.

Denominada de Operação Ilicitação, a ação cumpre 16 mandados de busca e apreensão nos municípios de Natal, Parnamirim e Passa e Fica. De acordo com a CGU, as irregularidades teriam ocorrido na contratação de empresas para realização do transporte escolar e execução de pavimentação e drenagem de ruas localizadas na zona urbana do município por meio de licitações direcionadas, em contratos que envolvem convênios celebrados com os governos federal e estadual.

Segundo as informações colhidas pelos investigadores, o serviço de transporte de alunos teria sido superfaturado e subcontratado integral e ilegalmente. Por sua vez, as obras teriam sido executadas com pessoal e maquinários fornecidos pela própria Prefeitura de Passa e Fica, com o acréscimo do nome das empresas nos contratos e demais documentos somente para dar aparência de regularidade.

A força-tarefa apontou que os fatos apurados demonstraram que durante a execução de convênios envolvendo até mesmo a construção do Terminal Turístico do Alto da Timbaúba, ocorreram diversas ilegalidades como direcionamento em licitações, fraudes na execução dos contratos, sobrepreço e a subcontratação integral dos serviços licitados.

A CGU informou que já foram confirmados ilícitos envolvendo o transporte de alunos, a execução da pavimentação em ruas de acesso ao Terminal Turístico do Alto da Timbaúba e do loteamento Caminhos da Serra. O órgão informou que os valores envolvidos superaram o montante de R$ 2,67 milhões, culminando num prejuízo potencial de aproximadamente R$ 1 milhão.

Até o momento, a prefeitura de Passa e Fica ainda não se pronunciou sobre o caso.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Operação Bergon - Ministério Público realiza operação contra grupo neonazista no RN

Operação Bergon: Ministério Público realiza operação contra grupo neonazista no RN

De acordo com o Ministério Público, o grupo neonazista no RN foi investigado por sete meses pela Operação Bergon.

O Ministério Público realizou uma operação contra um grupo neonazista em sete estados do Brasil, incluindo o Rio Grande do Norte, na manhã desta quinta-feira (16.dez.2021). A operação contou com policiais civis e promotores do MP, contra investigados disseminavam ódio a negros e judeus nas redes sociais. A operação foi batizada de Bergon.

Coordenada pela Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol), por meio da Delegacia da Criança e Adolescente Vítima (Dcav) e pelo Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público, a operação Bergon cumpriu 35 mandados, sendo quatro de prisão e 31 de busca e apreensão, no Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

De acordo com o MP, o grupo neonazista no RN foi investigado por sete meses, período de apuração de circunstâncias ligadas a uma associação criminosa que praticava atos violentos de discriminação e preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional através das redes sociais. O órgão explicou que, no mês de maio, foi identificado um dos alvos, que fazia uso de um aplicativo para espalhar ódio e atrair simpatizantes, principalmente com ameaças à população negra e judia.

Na ocasião, a Dcav solicitou à Justiça o pedido de prisão cautelar temporária de um mês do participante do grupo nazista no RN, além de expedição de mandado de busca e apreensão e quebra do sigilo de dados. A partir da análise da perícia, a Polícia Civil do Rio de Janeiro e o Ministério Público encontraram largo conteúdo racista contra negros e judeus. As investigações descobriram diálogos ameaçadores, cooptação de simpatizantes, treinamento e principalmente disseminação de ódio.

Apenas um dos membros da quadrilha mora no Rio Grande do Norte. Os outros alvos da ação vêm do Rio de Janeiro (15), de São Paulo (9), do Rio Grande do Sul (2), do Paraná (2), de Minas Gerais (1) e de Santa Catarina (1).

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ubaldo garante voto favorável à mensagem governamental que aprimora remunerações de servidores que atuam em licitações

Ubaldo garante voto favorável à mensagem governamental que aprimora remunerações de servidores que atuam em licitações

O deputado estadual Ubaldo Fernandes (PL) recebeu, na manhã desta quarta-feira (15.dez.2021), em seu gabinete na Assembleia Legislativa, alguns servidores estaduais que atuam com licitações de várias secretarias. A comissão busca apoio dos parlamentares na votação da mensagem governamental que foi enviada esta semana à casa legislativa para aprimorar suas remunerações e Ubaldo já garantiu desde já seu voto favorável à matéria, após passar pelas comissões e chegar ao plenário para apreciação.

“Estamos recebendo aqui esses servidores que representam o funcionalismo de toda a Administração Pública, que pede apoio do nosso mandato, de forma justa, porque entendemos que o Estado precisa melhorar remunerações defasadas, algumas desde os anos 90 sem reajustes. Essa matéria está tramitando e me comprometo publicamente a votar favorável a essa matéria, por entender que precisamos melhorar o nível da qualidade de vida dos servidores, assim como a assistência no serviço público prestado no nosso estado”, disse o Deputado.

Segundo explica um dos representantes da comissão dos membros e pregoeiros, o coordenador de compras governamentais do Estado, Vinicius Cipriano, a Administração Pública Estadual almeja, através da matéria, estipular uma verba indenizatória para que esses servidores tenham tanto como nível de produtividade, quanto de complexidade, um aumento de remuneração, visto que desde 1995 recebem uma verba simbólica a título dessa função, e que é abaixo do salário mínimo.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ratinho usa programa de rádio para sugerir que deputada Natália Bonavides seja 'metralhada'

Ratinho usa programa de rádio para sugerir que deputada Natália Bonavides seja ‘metralhada’

O apresentador Ratinho sugeriu “eliminar” a deputada federal Natália Bonavides (PT) com uma metralhadora. As ameaças foram endereçadas à parlamentar eleita pelo Rio Grande do Norte durante o programa Turma do Ratinho, veiculado na Massa FM São Paulo 92,9, em razão de um projeto apresentado pela petista que vem sendo alvo de ataques e mentiras.

A proposta de Bonavides muda o Código Civil para garantir que pessoas LGBTQIA+ não sofram discriminação na hora do casamento. No caso específico de união entre pessoas do mesmo sexo, o projeto sugere a supressão da expressão “marido e mulher”.

No entanto, blogs, sites e ativistas de extrema-direita vem divulgando que a deputada quer extinguir tal manifestação de todo e qualquer casamento: “A gente tinha que eliminar esses loucos, não dá para pegar uma metralhadora ? Natália, você não tem o que fazer, minha filha ? Vai lavar a roupa, costurar a cueca do seu marido. Isso é uma imbecilidade mudar esse tipo de coisa“, disse Ratinho.

Natália Bonavides se pronunciou sobre mais essa ameaça, dessa vez de repercussão nacional. Segundo ela, os ataques não ficarão impune e vai além: como o programa foi transmitido por uma concessão pública, no caso a Massa FM São Paulo 92,9, a petista vai acionar a concessionária na Justiça também.

“O apresentador Ratinho sugeriu que eu fosse metralhada, em programa visto por milhares de pessoas. Incitar homicídio é crime. Ele coloca a minha vida e minha integridade física em risco. Ratinho ainda disse que eu fosse lavar as cuecas do meu marido. Essas ameaças não vão ficar impunes. O apresentador utilizador uma concessão pública para cometer crime. Vamos acioná-lo judicialmente, inclusive criminalmente”, disse a deputada.

A assessoria jurídica de Natália Bonavides vai se reunir nesta quinta-feira (16) para definir as estratégias na Justiça, mas adiantou que as agressões não ficarão impunes: “Tanto o apresentador quanto a concessionária serão acionados cível, penal e administrativamente”, informou o advogado Gustavo Barbosa.

Após ataques de Ratinho, personalidades prestam solidariedade a Natália Bonavides

Várias pessoas, públicas e anônimas manifestaram solidariedade à parlamentar do PT no Rio Grande do Norte. A deputada federal Marília Arraes classificou os ataques como absurdos: “Quanto absurdo em tão poucas palavras. Tinha que vir de um rato como esse mesmo. Conte comigo, Natália Bonavides, não vamos permitir que tanto ódio, misoginia e falta de civilidade seja normalizado”, escreveu.

O influencer digital e ativista Jones Manoel (PCB) também se solidarizou.

Deputada, minha solidariedade e repúdio as falas desse reacionário pego com trabalho escravo nas suas fazendas. Que ele receba todo repúdio da sociedade e responda criminalmente por esse discurso fascistoide”, afirmou. Ex-ministra dos Direitos Humanos no governo Dilma Rousseff, a deputada federal Maria do Rosário (PT) foi outra que se manifestou: “Força, companheira Natália, querida. Minha solidariedade diante dos ataques destas figuras nefastas”, escreveu.

Com informações do Portal Saiba Mais

Foto: Reprodução/Twitter

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Operação Falsos Heróis - PF prende em Areia Branca ex-funcionário da Capitania dos Portos que contrabandeava cigarros no RN

Operação Falsos Heróis: PF prende em Areia Branca ex-funcionário da Capitania dos Portos que contrabandeava cigarros no RN

A Polícia Federal prendeu na manhã desta quarta-feira (15.dez.2021) um homem de 23 anos acusado de promover a internalização clandestina de cigarros contrabandeados no país. A prisão ocorreu na cidade de Areia Branca, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Segundo a PF, ele estava foragido desde a deflagração da segunda fase de Operação Falsos Heróis, ocorrida em outubro deste ano.

O investigado, que é ex-funcionário da Capitania dos Portos, tinha sido preso anteriormente em flagrante, em 13 de setembro, no município de Carnaubais, acusado de transportar mercadorias contrabandeadas na companhia de outros dois homens. O foragido foi conduzido para a Delegacia da PF em Mossoró, e, na sequência, transferido para a Cadeia Pública da cidade, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Operação Falsos Herois, fase II

A Operação Falsos Heróis II foi deflagrada pela PF em 26 de outubro de 2021, com o objetivo de investigar as atividades de uma organização criminosa voltada à prática de contrabando de cigarros e produtos falsificados. Foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão preventiva expedidos pela 8ª Vara da Justiça Federal do RN, nos municípios de Apodi, Areia Branca, Grossos, Mossoró, Natal e Parnamirim, além da cidade de São Paulo.

Na oportunidade, também foi determinado o sequestro judicial de 21 contas bancárias, bem como a adoção de medidas cautelares diversas de prisão com relação a 11 investigados, incluindo o afastamento da função de dois policiais civis.

O inquérito policial instaurado aponta que a organização criminosa foi investigada suspeita de promover o transporte marítimo de produtos contrabandeados, vindos do Suriname, e internalizados de forma clandestina em pontos da costa potiguar, através dos municípios de Areia Branca, Porto do Mangue e Macau, sendo depois distribuídos para outros estados.

Foto: Reprodução/Polícia Federal/Operação Falsos Heróis

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Governo do RN inicia hoje (15) o pagamento dos salários de dezembro; 119.365 servidores já receberão o salário integral nesta quarta

Governo do RN inicia hoje (15) o pagamento dos salários de dezembro; 119.365 servidores já receberão o salário integral nesta quarta

O Governo do RN inicia o pagamento dos salários de dezembro dos servidores públicos do Estado nesta quarta-feira (15.dez.2021). De acordo com a Secretaria de Planejamento, mais da metade dos 119.365 trabalhadores do Estado receberão o salário integral já nesta quarta.

O pagamento dos salários de dezembro injetará R$ 250 milhões na economia potiguar, correspondentes ao salário integral da categoria da Segurança Pública e dos servidores que recebem até R$ 4 mil, além do adiantamento de 30% para quem recebe acima desse valor.

Governo do RN inicia hoje (15) o pagamento dos salários de dezembro; 119.365 servidores já receberão o salário integral nesta quarta

Os 22,3 mil trabalhadores lotados em pastas com recursos próprios receberão o salário integral no próximo dia 31, quando também será pago os 70% restantes de quem recebe acima de R$ 4 mil, concluindo a folha de R$ 492 milhões. Até o dia 23 de dezembro, segundo o governo, também serão pagos os 70% restantes do 13º salário para quem recebe até R$ 4,5 mil.

Os que recebem acima desse valor receberá o depósito no próximo 4 de janeiro.

Foto: Divulgação/Sandro Menezes/Governo do RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Polícias Civil e Militar prendem 4 por receptação e roubo de canos da Caern no interior

Polícias Civil e Militar prendem 4 por receptação e roubo de canos da Caern no interior

Operações da Polícia Militar e da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, em Severiano Melo e São Francisco do Oeste, identificaram, nessa segunda-feira (13.dez.2021), quatro pessoas que estavam praticando receptação e roubo de canos da Caern que eram utilizados na adutora de engate rápido de Pau dos Ferros. A investigação, que se iniciou com a denúncia de anúncios no Facebook para venda do material, segue em andamento e outras prisões podem ser feitas.

Em Severiano Melo, a PM prendeu um homem que confessou estar anunciando os canos de aço corten, diâmetro de 300mm. Com ele, foram apreendidos 40 canos que foram tirados da adutora e estavam sendo vendidos pelas redes sociais.

Em São Francisco do Oeste, segundo o delegado regional de Pau dos Ferros, Inácio Rodrigues, mais 70 canos foram apreendidos com três pessoas, que confessaram que pegaram os canos que estavam no trecho entre São Francisco do Oeste e Itaú. Essas pessoas foram acusadas de furto e levadas para a Delegacia de Pau dos Ferros para esclarecimentos.

Polícias Civil e Militar prendem 4 por receptação e roubo de canos da Caern no interior
Divulgação/Caern

Nas operações policiais contra o roubo de canos, os investigadores também localizaram propriedades rurais cujos donos usaram tubos os da adutora em construções, como currais, muros e reformas. Nesses casos, esclarece o delegado Inácio Rodrigues, todas as pessoas serão chamadas a depor e terão que devolver o material.

“A investigação continua”, ressalta o delegado. “E estamos orientando que as pessoas que tiverem usado os canos venham espontaneamente devolvê-los”.

O problema de furtos dessas tubulações é recorrente, principalmente na zona rural. A Caern, por meio da sua Regional do Alto Oeste, já havia registrado outros boletins de ocorrência desse tipo. “Sempre que sentíamos falta de material, comunicávamos à polícia, que é o procedimento padrão nosso”, explica o gerente da regional da Caern, Odair Rego.

O diretor-presidente da Caern, Roberto Linhares, ressaltou os problemas causados pelos furtos. “Na hora que são subtraídos trazem falta d’água e transtornos para a população”, comentou.

O roubo de canos é crime e Código Penal prevê cinco anos de reclusão

A Caern está intensificando a parceria com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, para combater esse tipo de crime. “A partir desse momento, várias outras ações serão desencadeadas para inibir o roubo de canos, que só prejudica a população”, ressalta o diretor presidente da companhia, Roberto Linhares.

O artigo 265 do Código Penal prevê pena de um a cinco anos de reclusão para quem atentar contra a segurança ou o funcionamento de serviço de água, luz ou qualquer outro serviço de utilidade pública. A pena pode ser aumentada de um terço até a metade, se o furto ocasionar a parada no funcionamento do serviço.

Foto: Divulgação/Caern

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Morre Marília Mendonça após acidente aéreo; veja fotos CINCO deputados do RN votam pelo furo do teto de gastos Após rompimento de parceria com o Flow Podcast, hackers invadem iFood, trocam nome de restaurantes e dão apoio a Bolsonaro Azul mira compra da Latam Airlines e visa à criação de gigante sul-americana Homem se dá mal após tentar jogar drogas pela janela em Mossoró Adolescente de 16 anos é suspeito de matar os próprios irmãos, de 2 e 4 anos, no Rio de Janeiro Preço da gasolina sobe 47% em 2021 e já custa R$ 7,29 em Natal após novo reajuste Cidade faz ‘recall’ de vacinação após enfermeira da Cruz Vermelha injetar água e sal na população Mulher dá à luz dentro de elevador de condomínio na Grande Natal Operação Falsos Heróis: Polícia Federal deflagra 2ª fase de operação contra contrabando de cigarros; um policial foi preso e outro afastado Vulcão Cumbre Vieja em La Palma não dá sinais de abrandamento Cocaína no Ceará tem tudo, menos o princípio ativo da droga