Covid-19

As últimas informações sobre a Covid-19 no Brasil e no Mundo

Nova variante p5

Nova variante, a P5, é identificada no estado do Rio de Janeiro

A informação da nova variante foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro. Não se sabe ainda se a nova variante é mais transmissível ou letal que as outras.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (Ses), dezenove casos da nova variante do coronavírus já tinham sido localizadas no estado de São Paulo anteriormente e foi identificada no Rio de Janeiro ontem, 22.

A B.1.1.28, que foi nomeada como P5, foi identificada no município fluminense de Porto Real, logo na divisa com o estado de São Paulo. Não se sabe, até o momento, se a nova variante é mais letal ou mais transmissível que as outras variantes identificadas.

O que se sabe, no entanto, é que a P5 tem a mesma estrutura da cepa original, sofrendo mutações apenas no spike, como é nomeada a coroa do vírus que se liga às celulas.

A descoberta só foi possível devido ao monitoramento da Rede Corona-Ômica-RJ, uma parceria entre a Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), o Laboratório de Virologia Molecular da UFRJ, o Laboratório Central Noel Nutels, da Fundação Oswaldo Cruz, a Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro e a FGV.

Foto: Pete Linforth/Pixabay

Vacinação capa

Estados buscam alternativas para ampliar vacinação

Governadora Fátima Bezerra elogia iniciativa dos afirma que o Rio Grande do Norte caminha para atingir a meta de vacinação em setembro.

Estados farão esforço conjunto para que a meta de imunização contra a Covid-19 seja cumprida. Para atingir o feito, todavia, pedem que o Ministério da Saúde confirme o cronograma do repasse das vacinas previsto para o segundo semestre de 2021, a fim de que as secretarias estaduais e municipais de saúde possam programar a vacinação com segurança. Os debates sobre a vacinação foram realizados ontem, 22, no Fórum Nacional de Governadores, que contou com a governadora Fátima Bezerra.

Uma nova classificação mundial da pandemia será realizada em outubro e o Brasil precisa sair urgentemente do patamar de altíssimo risco no qual se encontra atualmente. O Rio Grande do Norte tem 36% do público-alvo imunizado e, de acordo com a governadora Fátima Bezerra, o Rio Grande do Norte caminha para atingir a meta um mês antes, em setembro de 2021.

Foto: Sandro Menezes / Assecom-RN

Fátima elogiou a iniciativa dos governadores no esforço conjunto para ampliar a vacinação nos estados e também se lembrou das dificuldades enfrentadas pelos chefes do Executivo de cada estado e do drama da população brasileira desde que a Covid entrou no patamar de pandemia em março do ano passado, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

“Uma agonia que se traduziu nessa marca trágica de mais de meio milhão de vidas perdidas.”, disse Fátima Bezerra. Até a data de ontem, 22, o RN havia alcançado a marca de 1.036.711 pessoas vacinadas. “Não descansaremos enquanto esse número não chegar a 100%”, concluiu a governadora.

Para Wellington Dias, governador do Piauí, “a tendência é uma maior disponibilidade de vacinas no segundo semestre, a começar pelo primeiro lote da Sputnik”. A vacina russa Sputnik deve chegar no final do mês de junho e tem previsão de entrega “de mais 10 milhões em julho, 20 milhões em agosto e 17 milhões em setembro”, conclui Dias.

Além de permitir a fixação de um calendário pelos municípios, a maior quantidade de vacinas contribuirá também com a logística de distribuição feita pelas secretarias estaduais de saúde. Na sexta-feira passada, para agilizar a entrega de 5.734 doses da Pfizer e da Coronavac que tinham chegado naquele dia, o Governo do RN utilizou o helicóptero Potiguar 1 para levar os imunizantes às regionais de Saúde de Pau dos Ferros e Mossoró. “No que depender da nossa gestão, não mediremos esforços para colocar as vacinas o mais cedo possível à disposição dos municípios”, enfatizou a governadora.

Com a ampliação da faixa etária de vacinados e cumprimento de medidas de distanciamento social, a pandemia começa a dar sinais de recuo. No Rio Grande do Norte, o Indicador Composto divulgado nesta terça-feira mostra melhoria no quadro epidemiológico em 57 municípios, estabilidade em 105 e piora em apenas 05. O indicador leva em conta as mortes por Covid, as internações em leitos críticos e clínicos, a taxa de casos ativos, entre outros. Às 18 horas, havia 93 leitos críticos vagos e outros 209 críticos disponíveis para internação e nenhum paciente na lista de espera. A taxa de ocupação dos leitos críticos era de 77,1%.

Foto: Sandro Menezes / Assecom-RN

Covid-19 no RN Sesap

Governo Fátima cria Comitê de Investigação de Óbitos por Covid-19 no RN

Governo de Fátima Bezerra, do PT, criou hoje, 22, um Comitê Especial para investigar e analisar as mortes suspeitas por Covid-19 no RN.

Criado nesta terça-feira, 22, o Comitê de Investigação de Óbitos por Covid-19 no RN irá investigar e analisar as mortes suspeitas que ainda não foram confirmadas ou descartadas.

Até o dia de hoje, no mês de junho, o Rio Grande do Norte tem 1.410 mortes suspeitas, desde o início da pandemia em março de 2020. Os números oficiais da Sesap-RN, até o momento, mostram que 6.615 potiguares foram vitimados pelo novo coronavírus.

Realizadas semanalmente, as reuniões do Comitê têm o objetivo de analisar todos os óbitos suspeitos por Covid-19 no Rio Grande do Norte; e podem requisitar a presença de representantes municipais.

Constituição do Comitê de Investigação de Óbitos por Covid-19 no RN

O Comitê criado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte possui a seguinte constituição:

  • Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Coordenadoria de Vigilância em Saúda da Secretaria de Estado da Saúde Pública;
  • Setor de Vigilância de Óbito (VO);
  • Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS);
  • Setor de Doenças Agudas;
  • Sistema de Informação de Mortalidade (SIM);
  • Médicos certificadores.

No dia de ontem, 21, a governadora Fátima Bezerra comemorou a aplicação de 1 milhão de doses em todo o estado do Rio Grande do Norte.

Foto: Arquivo/Sesap-RN

Janssen chega ao Brasil

1,5 milhão de doses da Janssen chegam ao Brasil

O lote com carregamento com 1,5 milhão de doses da vacina da Janssen chegou ao Brasil na manhã desta terça-feira (22).

As vacinas chegaram ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, pela manhã e fazem parte de um carregamento com 3 milhões de doses do imunizante que estava previsto para ser entregue na semana passada, mas foi atrasado pela empresa.

Ao contrário das outras vacinas que já estão sendo utilizadas no Brasil, a Janssen é aplicada em dose única. Na segunda-feira (14), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a prorrogação da validade da vacina, que passa a ser de quatro meses e meio. As doses do primeiro lote vencem no dia 8 de agosto.

A autorização concedida pela Anvisa acompanha a decisão da autoridade sanitária dos Estados Unidos, que ampliou a validade das vacinas de 12 para 18 semanas. O contrato do Ministério da Saúde com a Janssen prevê a entrega de 38 milhões de vacinas ao Brasil até o final de 2021.

Foto: Shannon Stapleton

Ocupação de leitos no RN

Ocupação das UTIs no RN é a menor desde fevereiro

A taxa de ocupação das UTIs no RN é a menor desde fevereiro; procura por vagas despenca para o índice de 60%.

Números positivos em relação a pandemia da Covid-19 no Rio Grande do Norte. O estado iniciou a semana com a menor taxa de ocupação de leitos críticos para pacientes com Covid-19 desde 12 de fevereiro. Segundo a Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap), há mais de quatro meses, a ocupação nas UTIs e semi-UTIs não ficava em um patamar tão baixo no Estado, embora o cenário ainda continue sendo considerado preocupante pelas autoridades de saúde.

De acordo com dados do “Regula RN”, plataforma que monitora em tempo real a situação dos hospitais da rede pública, às 10h30 da manhã desta segunda-feira (21), 75% dos leitos estavam ocupados no Estado. A taxa é a menor desde 12 de fevereiro, quando 72% das UTIs e semi-UTIs estavam preenchidas.

Com isso, o RN tinha 100 leitos críticos disponíveis, e havia apenas dois pacientes na espera de transferência por um leito. Entre os leitos de enfermaria, a situação é ainda mais confortável: há 201 leitos à disposição – a taxa de ocupação está em 50%.

Diminuição da ocupação das UTIs no RN deixa índice em 60%

Ainda de acordo com dados do “Regula RN”, o número de solicitação de leitos para tratamento de Covid-19 também está caindo. Isso significa que menos pessoas estão necessitando de internação no Rio Grande do Norte. No domingo (20), 53 pacientes pediram regulação para um leito (enfermaria ou UTI). A última vez que este número ficou tão baixo foi em 14 de fevereiro, com 52 solicitações de leitos naquele dia.

Há um mês, o RN tinha mais que o dobro de solicitações de leitos. Em 20 de maio, 138 pacientes pediram um leito para Covid-19. Ou seja, em um intervalo de 30 dias, o número de pedidos de leitos despencou 61% – saindo de 138 para 53 solicitações.

A governadora do RN, Fátima Bezerra, anunciou hoje que o Rio Grande do Norte chegou à marca de 1 milhão de doses aplicadas.

Foto: Sesap/Rio Grande do Norte

Juliette Freire

No Twitter, Juliette culpa Jair Bolsonaro pelas 500 mil mortes

Juliette Freire, campeã do Big Brother Brasil 21, usou o seu perfil no Twitter para criticar o governo do presidente Jair Bolsonaro nesta segunda-feira (21).

Segundo a advogada e maquiadora, as mais de 500 mil mortes por causa da Covid-19 poderiam ter sido evitadas através do comportamento do presidente: “500 mil mortos no Brasil! Não são apenas números. É uma terrível consequência da negligência da gestão do atual governo Bolsonaro. Eles tinham como ter evitado essa tragédia”, escreveu a ex-BBB.

A ganhadora do reality show ainda complementou dizendo “É claro que é #ForaBolsonaro”, alcançando milhares de compartilhamentos na postagem. No Instagram, onde tem mais de 30 milhões de seguidores, o tweet da ex-participante do BBB também está repercutindo.

Foto: TV Globo / Reprodução

Profissional que fingiu

[Vídeo] Justiça acata denúncia contra profissional que fingiu aplicar vacina em idoso

Vídeo de profissional que fingiu aplicar vacina foi gravado em Votuporanga (SP) e viralizou nas rede sociais, causando revolta.

A denúncia contra técnica em enfermagem que fingiu aplicar vacina em braço de idoso foi acatada hoje pela Justiça. O caso aconteceu em março de 2021, em Votuporanga, em São Paulo. O Ministério Público apresentou denúncia por improbidade administrativa por parte da profissional que fingiu imunizar um senhor.

À época, a família do idoso gravou um vídeo no qual a técnica em enfermagem finge aplicar a vacina no senhor. A profissional foi demitida no mesmo dia. Além disso, o magistrado Luiz Moura de Souza negou os pedidos de colocar o processo em segredo de justiça, alegando que o vídeo já foi amplamente divulgado pela mídia.

A Secretaria de Saúde de Votuporanga afirmou que imunizou o idoso no mesmo dia e realizou um boletim de ocorrência contra a profissional.

Patrick de Paula

[Vídeo] Jogador Patrick de Paula, do Palmeiras, quase apanha de torcedores após suposta festa clandestina

Torcedores foram até o local onde Patrick de Paula estava e tentaram agredi-lo. O jogador precisou de ajuda de seguranças pra voltar ao local onde estava.

O jogador Patrick de Paula, do palmeiras, foi hostilizado por torcedores palmeirenses em uma suposta festa clandestina no bairro do Tatuapé, em São Paulo.

Os torcedores exaltados xingaram o jogador, que não conseguia sequer entrar no carro para ir embora e precisou de ajuda de seguranças para retornar para o local onde estava. Veja o vídeo abaixo.

Vídeo: Reprodução/Twitter

Nem a diretoria do Palmeiras, nem o jogador se pronunciaram ainda sobre o fato. Jogador já tinha sido advertido pela comissão técnica palmeirense por ter entrado em campo de brinco, no jogo contra o América Mineiro.

Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

Ministro da Saude por Fábio Rodrigues Pozzebom

Ministro da Saúde estuda revacinação ou reforço para a Covid-19 no ano que vem

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, diz que governo vem traçando panorama para 2022 e estuda a possibilidade da realização de um reforço vacinal em 2022

Em declaração dada hoje, 21 de junho, o Ministro da Saúde diz que está discutindo com o governo a viabilização de um reforço vacinal ou até mesmo uma revacinação total da população em 2022.

O sucesso do projeto depende da negociação entre o governo e as farmacêuticas fabricantes de vacinas, como é o caso da Pfizer e da Moderna. Além disso, Marcelo Queiroga ainda diz que a Fundação Oswaldo Cruz tem plena condição de fabricar os imunizantes com o ‘ingrediente farmacêutico ativo’ produzido no Brasil, o IFA.

Ministro da Saúde estimula o desenvolvimento de vacinas nacionais

Queiroga ainda reforça a importância de se estimular o desenvolvimento de vacinas brasileiras, como é o caso da Butanvac, desenvolvida pelo Instituti Butantan, em São Paulo; e a Versamune, que está em desenvolvimento na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da USP.

Ministro da Saúde Marcelo Queiroga
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

“Imunizaremos todos os maiores de 18 anos até o final de 2021”, garante Queiroga

A projeção do Ministério da Saúde para a vacinação é baseada nas 600 milhões de doses disponíveis. De acordo com o ministro, pelo ritmo avançado da campanha nas últimas semanas, é seguro dizer que a população maior de 18 anos estará vacinada até o final do ano.

“Em relação à nossa campanha de vacinação, estamos muito seguros que vai caminhar com celeridade, tanto que os estados já tratam uma certa ‘disputa’, no bom sentido, para verificar quem está vacinando mais”, conclui Queiroga.

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

500 mil mortes por covid-19 são lembradas em ato simbólico realizado por ativistas em Natal

Nesta segunda-feira (21), ativistas de movimentos sociais, familiares de vítimas da Covid-19 e líderes religiosos realizarão um ato simbólico em homenagem às 500 mil mortes provocadas pela pandemia de covid-19 no país. A homenagem terá início às 16h no Cemitério Público de Ponta Negra e haverá uma caminhada até a praia. No destino final, serão acesas velas e haverá uma celebração ecumênica. Os organizadores do ato solicitam que, nesse horário, as pessoas acendam velas de suas próprias casas.

A manifestação, que possui caráter inter-religioso, faz parte da Campanha Nacional Fora Bolsonaro, que reivindica vacinação em massa e segurança alimentar para todos. O ato ocorre de forma concomitante em várias cidades do país. Na capital potiguar é articulado pelos movimentos “Articulação Respira Brasil o Pacto pela Vida e pelo Brasil”; “Fórum Inter-religioso”, “Movimento Olga Benário”, “Rede Emancipa”; e pelo “Fórum Vila em Movimento”.

Vacinação em Natal avança para 47 anos

Vacinação em Natal avança e chega aos 47 anos

Vacinação em Natal avança para os 47 sem comorbidades e para os trabalhadores da indústria a partir dos 37 anos.

A partir de hoje, 21 de junho, a população natalense a partir de 47 anos sem comorbidades está apta a receber a primeira dose da vacina. Trabalhadores da indústria a partir dos 37 anos também já podem se vacinar. A informação foi passada pela Prefeitura de Natal.

Vacinação em Natal avança para 47 anos
Foto: Magnus Nascimento

Para o secretário de saúde do município, George Antunes, o avanço da vacinação nos grupos prioritários já vem dando resultado, uma vez que a demanda por UTIs vem diminuindo pouco a pouco. O secretário conclui dizendo que é importante manter os cuidados diários para não se contaminar nem transmitir o vírus.

A imunização desse novo grupo prioritário ocorrerá nos drives de vacinação e nas UBS, sendo necessário comprovar que mora Natal e apresentar documento com foto. Para mais informações, acesse o Natal Vacina.

David Cardoso Júnior

Ator David Cardoso Júnior é internado com Covid-19 após usar cueca como máscara

Ator David Cardoso Júnior, de 52 anos, deu entrada no Hospital Sancta Maggiore na noite de ontem, 19 de junho.

O cantor, ator e empresário David Cardoso Júnior foi internado ontem com Covid-19 depois de participar de protestos contra o isolamento social utilizando uma cueca como máscara. O jornalista Ancelmo Gois, d’O Globo, deu a informação em primeira mão, que foi confirmada em seguida pela equipe do hospital.

David Cardoso Júnior (Instagram)
Foto: Reprodução/Instagram

Na época, o ator debochou das orientações sanitárias e disse estar “mostrando que minha cueca é mais eficaz e tem muito mais pano do que a máscara de R$ 0,50 que querem que eu use” em publicação nas redes sociais.

Longe da televisão nos últimos anos, o ele tem um curso on-line para ajudar quem deseja acabar com a timidez, além de atividades para advogados a se comunicarem por meio de dicas de atuação.

AstraZeneca chega ao RN

Mais 112 mil doses da AstraZeneca chegam ao RN, anuncia Fátima Bezerra

Os imunizantes da AstraZeneca chegaram na tarde deste domingo, 20 de junho, e serão utilizados para a segunda dose em idosos e membros da segurança pública.

O Rio Grande do Norte recebeu, na tarde deste domingo (20), um novo lote com 112 mil doses da vacina contra a Covid-19. Os imunizantes são da AstraZeneca e serão direcionadas para a D2 de idosos e membros da segurança pública que tomaram a primeira dose há três meses.

De acordo com a governadora Fátima Bezerra (PT), o recebimento das doses representa a garantia do reforço para o público que tomou a primeira dose: “Continuamos firmes para garantir o cumprimento do calendário vacinal e até setembro vacinarmos os potiguares a partir de 18 anos”, declarou.

Foto: Sandro Menezes

Tallyta Cerqueira

Emocionante: Tallyta Cerqueira, que perdeu pais e avó na pandemia, posta foto sobre vacinação e comove o Instagram

Tallyta Cerqueira, que perdeu avó, pai e mãe no início do ano, foi vacinada hoje e fez postagem comovente no Instagram.

No dia em que o Brasil alcançou mais de 500 mil mortes pela Covid-19, a jovem Tallyta Cerqueira usou seu perfil no Instagram para comemorar o dia da vacinação. No início da pandemia, ela perdeu o avó, o pai e a mãe em datas próximas.

A jovem postou um texto emocionante, no qual demonstrava o desejo de ter seus ente queridos vivos e vacinados no momento.

Confira a foto abaixo:

Leia a nota da jovem no Instagram:

Não consigo definir com um único sentimento o fato de ser vacinada hoje. É um misto de gratidão, euforia, tristeza e impotência, por não ter visto meus familiares tendo a mesma oportunidade. Como eu queria ter todos ao meu lado, vacinados, aguardando a segunda dose, saudáveis, e presentes fisicamente. Infelizmente, a vida não espera, não deixa pra depois, não dá uma segunda chance…

Foto: Reprodução/Instagram

Ministro lamenta a morte de 500 mil brasileiros pela covid-19

Através de uma nota no Twitter, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, lamentou a morte de meio milhão de brasileiros por conta da covid-19. Queiroga afirmou prestar solidariedade a cada pai, mãe, amigos e parentes, que perderam seus entes queridos: “500 mil vidas perdidas pela pandemia que afeta o nosso Brasil e todo o mundo. Trabalho incansavelmente para vacinar todos os brasileiros no menor tempo possível e mudar esse cenário que nos assola há mais de um ano”, afirmou o ministro.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

500 mil mortos no Brasil

Covid-19 mata 500 mil brasileiros

O Brasil atingiu neste sábado, 19, a marca de 500 mil mortos pela Covid-19. Os dados são das secretarias estaduais de Saúde, levantados pelo consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia no Brasil.

Na tarde de hoje, o país chegou a chegou a 500.022 pessoas mortas em razão da pandemia, além de 17.822.659 casos confirmados de Covid.

Fonte: G1

Os números consideram os dados divulgados pelos estados da Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins. Os demais entes federativos ainda não atualizaram as informações sobre casos e mortes até as 14h de hoje.

Foto: Valdo Leão/Semcom/Ilustração/Fotos Públicas

Governo afirma que recebe CPI com serenidade

Em nota oficial divulgada nesta sexta-feira, 18 de junho, o Governo do Rio Grande do Norte afirmou que recebe com “serenidade” a decisão do presidente da Assembleia Legislativa do RN (AL-RN), deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), de acatar o requerimento de instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) apresentado pela bancada de oposição. O documento foi recebido com ressalvas pelo presidente da AL-RN.

Segundo o Governo do Estado, no despacho de Ezequiel, a CPI poderá ser viabilizada “desde que se observem os limites contidos nos §§ 4º e 5º do art. 70 do regimento Interno da Casa”. Na avaliação do Governo, “com essa decisão, na prática, restam apenas a apuração de dois itens objeto do requerimento apresentado”, considera.

Segundo o poder executivo estadual, o primeiro ponto diz respeito à aquisição dos respiradores pelo Consórcio Nordeste, fato que já está sob análise do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN), com manifestação favorável do Ministério Público de Contas. O parecer do MPjTCE isenta o Estado de qualquer irregularidade e reconhece a probidade da atuação estatal no contexto da emergência.

O segundo ponto trata da edição dos decretos publicados pelo Estado com medidas sanitárias de combate à pandemia. A oposição acusa o governo de “improvisos e ausência de dados que justifiquem a adoção de medidas restritivas”, mas segundo o poder executivo, todo ato editado pelo Estado se baseou nas evidências científicas de toda a comunidade internacional, nas recomendações do Comitê de Especialistas e nas determinações da Organização Mundial de Saúde.

“O Governo do RN reafirma o seu compromisso inegociável com a vida, o respeito à ciência, e o diálogo que imprimiu desde o início com os demais Poderes do Estado e a sociedade”, finaliza a nota.

Foto: Divulgação

Taxa de ocupação das UTIs está em menos de 80%

Uma boa notícia para iniciar este sábado, 19 de junho. A taxa de ocupação dos leitos de UTI Covid no Rio Grande do Norte está em menos de 80%, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap-RN).

Segundo o Regula RN, são 76,26% leitos de UTI Covid disponíveis na manhã deste sábado. Essa taxa não acontecia desde o mês de dezembro.

Em relação aos leitos clínicos disponíveis para tratamento de Covid-19, são 53,74% a disposição da população no estado.

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília/Ilustração

Natal aplica mais de 50 mil doses em oito dias

A vacinação realizada pela Prefeitura do Natal está em ritmo acelerado. Hoje, com o início da aplicação da primeira dose contra a Covid-19 da população com 48 anos ou mais, sem comorbidades, Natal avançou 11 anos em oito dias. Em uma semana, foram aplicadas 51.163 doses, entre as faixas de idade de 59 e 48 anos. A diminuição da faixa etária durante toda a semana e a imunização desses grupos veio com uma boa dose de emoção e esperança na vida pós-pandemia.

“A ideia da Prefeitura do Natal de reduzir as idades da campanha para o público em geral deu certo. Na quinta passada a faixa etária de imunização diminuiu para 59 anos ou mais sem comorbidades e nesta sexta, para 48 anos. Isto sem citar os grupos prioritários que também avançaram paralelamente. Estamos fazendo a nossa parte”, comemora o prefeito Álvaro Dias.

Os dados da Secretaria Municipal de Saúde confirmam a eficácia do avanço da imunização. Desde a quinta-feira passada (10) com a vacinação de 3.444 pessoas até ontem (17), com destaque para terça-feira (15) de 12.219 pessoas imunizadas, Natal contabiliza um significativo volume de doses aplicadas nestes últimos oito dias. Confira os dados no final da matéria.

Hoje, além deste público sem comorbidades, continua a vacinação dos grupos prioritários das pessoas a partir de 18 anos com comorbidades; trabalhadores industriais a partir dos 38 anos; grávidas e puérperas; os profissionais que atuam na educação do ensino fundamental I e II de escolas públicas e privadas de Natal, e demais grupos prioritários.

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal reforça ainda a importância da segunda dose do imunizante. “Pedimos à população que olhe seu cartão de vacina e veja a data aprazada para receber a segunda dose”, solicita George Antunes, Secretário de Saúde de Natal.

Além dos seis pontos de drive da cidade, a população tem 35 unidades básicas de saúde para buscar o imunizante. Para os profissionais da educação a Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal) disponibiliza o Palácio dos Esportes e mais dois pontos exclusivos: o ginásio do colégio Expansivo, na Zona Norte (Rua Wiliam Marinho de Leiros, 50 – Pajuçara); e o ginásio do Instituto Sagrada Família, no Alecrim (R. Olinto Meira, 1076. Alecrim). Os locais funcionarão diariamente das 08h às 16h, inclusive aos domingos.

Mais informações sobre todos os públicos, locais de vacinação e documentação podem ser conferidas no vacina.natal.rn.gov.br .

Doses Aplicadas nos últimos oito dias:
10/06 – 3.444
11/06 – 6.568
12/06 – 5.686
13/06 – 1.438
14/06 – 8.814
15/06 – 12.219
16/06 – 8.072
17/06 – 4.922

Total de doses aplicadas nos oito dias – 51.163

Além deste número, foram aplicadas 4.914 doses nos profissionais da Educação Infantil entre os dias 07 e 17 de junho.

Da Secom/Natal
Foto: Joana Lima/Secom

Ubaldo Fernandes solicita inclusão de operadores de telecomunicações no grupo prioritário para a vacinação

O deputado estadual Ubaldo Fernandes (PL) solicitou, na sessão plenária desta quinta-feira (17), que o Governo inclua os operadores de telecomunicações nos grupos prioritários para receber a vacinação contra a covid-19. Na mesma ocasião, o parlamentar também cobrou do Estado intensificação de fiscalizações junto a postos de combustíveis.

“Quero fazer um apelo principalmente à Secretaria de Saúde Pública, uma vez que tenho recebido vários pleitos a serem enviados ao governo para que a vacina contra a Covid-19 chegue também à categoria dos operadores de telecomunicações, os cabeadores que trabalham instalando telefonia e internet, e estão no dia a dia nas ruas do nosso estado e são muito vulneráveis porque estão atendendo nossa população e estão suscetíveis a contrair o coronavírus. Nosso apelo é para que sejam colocados no plano estadual de vacinação. É uma categoria tão vulnerável quanto professores, policiais e outros trabalhadores”, observou o parlamentar.

CONSUMIDORES
Ubaldo Fernandes também aproveitou o momento e cobrou mais fiscalização dos órgãos estaduais com relação à venda de combustíveis. “Hoje, quero falar sobre uma situação que merece toda nossa atenção, e como presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, quero dar destaque e cobrar mais fiscalização do Ipem e Procon. Não bastasse termos um dos combustíveis mais caros do país, consumidores ainda estão sendo lesados por alguns postos. A prova disso é que o Ipem encontrou 24 bombas de combustíveis com irregularidades em fiscalização em Mossoró e região”, destacou

As equipes do Ipem realizaram mutirão de fiscalização no período de 07 a 12 de junho, com a verificação de 567 instrumentos. Dos 161 bicos de bombas de combustíveis fiscalizados, em 24 foram encontradas irregularidades que levaram a interdição ou reprovação por vazão abaixo do permitido (quando é entregue um volume menor de combustível ao consumidor em relação ao apresentado na bomba), por erro no sistema e por mangueiras danificadas. “Defendemos a ampliação desse trabalho, chegando a mais municípios do estado que também podem estar sofrendo com esse mesmo tipo de situação”, concluiu Ubaldo.

Foto: Divulgação

Natal começa a vacinar pessoas com 48 anos ou mais

A vacinação das pessoas com 48 anos de idade sem comorbidades começa hoje (sexta-feira, 18) em Natal. A imunização pode ser feita nos seis pontos de drive-thru em funcionamento no município, e nas 35 unidades básicas de saúde. A documentação necessária para esse público é documento com foto, cartão de vacinação e comprovante de residência de Natal.

De acordo com a Prefeitura, os drives funcionam das 8h às 16h, na UnP Roberto Freire, Ginásio Nélio Dias, sede da OAB, Sesi, Shopping Via Direta e Palácio dos Esportes. A gestão municipal também confirmou a redução da faixa etária apta dos trabalhadores industriais para 38 anos e mais.

Foto: Joana Lima/Prefeitura de Natal

São Gonçalo do Amarante vacina 5 mil pessoas em dois dias; imunização segue para grupos prioritários

Mais de cinco mil doses da vacina contra a Covid-19 foram aplicadas nesta quarta e quinta-feira, dias 16 e 17 de junho, em São Gonçalo do Amarante, município da região metropolitana de Natal. A cidade ampliou a campanha de imunização para pessoas acima de 40 anos, sem comorbidades, e para trabalhadores do ensino médio.

Segundo o secretário de saúde do município, Jalmir Simões, São Gonçalo estava com doses estocadas e com pouca procura: “Após levantarmos dados internos, decidimos estipular uma meta e avançar com a campanha. Conseguimos bater a meta e agora temos mais 5 mil são-gonçalenses com a primeira dose”, afirmou.

De acordo com o gestor, a aplicação da primeira dose desse grupo foi suspensa nesta sexta-feira (18) devido o atraso na entrega de mais doses que estava programada para quinta-feira. “Isso acabou afetando o andamento do nosso cronograma. Mas seguimos vacinando os grupos prioritários”, disse.

Foto: João Viana/Ilustração/Fotos Públicas

Motoristas de aplicativo serão vacinados no RN

A Coordenação Estadual de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde (SESAP), solicitou formalmente ao o Sindicato dos Trabalhadores em Aplicativos de Transportes do Estado do Rio Grande do Norte (Sintat/RN) o quantitativo do efetivo dos motoristas ativos a se vacinarem. As informações são do Blog do Barreto.

A solicitação tem o propósito de distribuir aos municípios as doses da vacina contra a COVID-19, imunizando os motoristas de aplicativos. A categoria está contemplada no Plano Nacional de Imunização (PNI). A Sesap informou que encaminhará a vacina para todos os municípios, no entanto se faz necessário o envio da listagem por município domiciliar, garantindo assim que o número de doses seja coerente com o quantitativo de profissionais aptos a se vacinar.

No RN, motoristas do transporte público já estão sendo vacinados desde a semana passada.

Foto: Noeltock/Visual Hunt/Ilustração

Areia Branca: Prefeitura imuniza 569 pessoas contra Covid em 24 horas

A vacinação avança em Areia Branca, município da região oeste potiguar. Nas últimas 24 horas, a Prefeitura municipal, através da Secretaria de Saúde, realizou 569 imunizações contra Covid-19. De acordo com dados da gestão, foram vacinados, até às 13 horas desta quinta-feira (17), trabalhadores da Educação, pessoas com comorbidades e maiores de 50 anos.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Areia Branca

52% da população acima de 18 anos já foi vacinada em Natal

Mais da metade da população acima de 18 anos já foi vacinada em Natal. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), 397.929 pessoas receberam pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19. O número corresponde a 52% da população da capital, que conta com 40 postos de vacinação e seis drive-thrus realizando a vacinação.

De acordo com a SMS, com o avanço da imunização, já há reflexo na redução na ocupação de leitos. Atualmente, segundo a secretaria, a situação da capital é confortável, com leitos clínicos e de UTI disponíveis para a população.

Foto: João Viana/Ilustração/Fotos Públicas

RN permanece com fila zerada por leitos críticos e tem a menor taxa de ocupação desde fevereiro: 85,6%

O Rio Grande do Norte permanece com queda na média móvel de pedidos de internações e fila por leitos críticos de UTI Covid. Na manhã desta quinta-feira, 17, a fila estava zerada, de acordo com dados do Regula RN. O Portal aponta 58 vagas de UTIs covid disponíveis. O percentual é o menor desde o dia 23 de fevereiro.

Segundo a Sesap (Secretaria Estadual de Saúde do RN), a ocupação de leitos críticos no Estado é de 85,6%. Mas apesar dos números positivos, nove hospitais públicos do RN seguem com 100% de ocupação dos leitos críticos para tratamento da covid-19.

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília/Ilustração

Governadora prevê quase 63 mil doses de vacinas amanhã

A Governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou no final da tarde desta quarta-feira (16) que o Ministério da Saúde sinalizou o possível envio de 62.810 doses da vacina para o Rio Grande do Norte nesta quinta-feira, dia 17. O envio ainda não foi confirmado pela pasta.

De acordo com Fátima, serão 62.810 imunizantes, sendo 38.610 da Pfizer e 24.200 da Coronavac, que volta a ser distribuída para vacinação dos potiguares.

Foto: Reprodução/Facebook

São Paulo do Potengi: Prefeito Pacelli toma primeira dose de vacina contra COVID-19

O prefeito da cidade de São Paulo do Potengi, Eugênio Pacelli (MDB), anunciou em suas redes sociais que tomou a primeira dose da vacina contra o COVID-19, novo tipo de Coronavírus. A imunização ocorreu na manhã desta quarta-feira, 16, em um dos pontos de vacinação montados pelo executivo municipal.

De acordo com a publicação feita nas redes sociais do prefeito, a imunização ocorreu com uma dose da fabricante Pfizer. “Chegou a minha vez! Com alegria e gratidão, recebi hoje a 1ª dose da vacina”, exclamou o gestor. Pacelli tem 57 anos e, de acordo com o calendário de imunização divulgado pela prefeitura de São Paulo do Potengi, está incluído no público-alvo que pode, neste momento, procurar os postos de vacinação – pessoas entre 50 e 59 anos, sem comorbidades.

O prefeito ainda fez um apelo para que os moradores procurem as unidades de saúde e se vacinem contra o COVID-19. “Aproveito pra reforçar o chamado a todos os potengienses de 50 anos ou mais que ainda não se vacinaram: procurem um dos postos de vacinação do nosso município, e se vacinem. A vacina salva”, disse.

São Paulo do Potengi, distante 75 km de Natal, possuía, até ontem (15), 1256 casos confirmados do novo Coronavírus (destes, 7 foram confirmados nas 24h anteriores). 37 pessoas faleceram na cidade por conta da doença.

Coronavírus: sintomas neurológicos e psiquiátricos da covid-19 são ‘regra e não exceção’

Perda do olfato, dor de cabeça, ansiedade, depressão e outros sintomas psicológicos e neurológicos são comuns em pessoas que tiveram covid-19. Tanto em quem sentiu sintomas graves quanto os casos mais leves.

Foi o que revelou um meta-análise de 215 estudos sobre covid-19 feitos em 30 países, que incluiu um total de 105.638 pessoas que sentiram os sintomas graves da doença.

“Na verdade, foi algo que nos surpreendeu. Esperávamos que esses sintomas aparecessem nos casos mais graves, mas não foi o que encontramos. Até vimos o oposto no caso de alguns desses sintomas”, explica à BBC News Mundo, o serviço de notícias em espanhol da BBC, Jonathan Rogers, pesquisador da University College London (Reino Unido) e autor da pesquisa.

“Parece que afetar a saúde mental e o cérebro é uma regra da covid-19, e não uma exceção.”

Os sintomas neurológicos e psiquiátricos mais comuns foram perda do olfato (43%), fraqueza (40%), fadiga (38%), perda do paladar (37%), dor muscular (25%), depressão (23%), dor de cabeça (21%) e ansiedade (16%).

Da BBC
Foto: GETTY IMAGES

Premiê britânico adia relaxamento de lockdown em um mês

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, adiou em um mês os planos de suspender as restrições do lockdown por causa da pandemia de covid-19. Ele alertou que a variante Delta, mais infecciosa, poderia matar mais milhares de pessoas se ele não fizesse nada.

No estágio final de um plano delineado em fevereiro, Johnson esperava descartar a maioria das restrições no dia 21 de junho, quando pubs, restaurantes, clubes noturnos e outros estabelecimentos poderiam reabrir totalmente.

A medida muito aguardada foi adiada para 19 de julho.

“Acho que é sensato esperar um pouquinho mais”, disse Johnson em entrevista coletiva. “No pé em que as coisas estão e com base no que consigo ver neste momento, tenho fé de que não precisaremos mais do que quatro semanas.”

O tempo adicional será usado para acelerar o programa de vacinação britânico – um dos mais adiantados do mundo – encurtando de 12 para oito semanas o tempo recomendado entre doses para pessoas de mais de 40 anos.

A situação será revista em 28 de junho, o que pode permitir que a reabertura seja adiantada, mas o porta-voz de Johnson disse que isso é considerado improvável.

Nas últimas semanas, houve um crescimento significativo de novos casos provocados pela Delta, variante descoberta inicialmente na Índia. As autoridades de saúde acreditam que essa variante é 60% mais transmissível do que a linhagem antes predominante, e cientistas alertam que ela pode desencadear uma terceira leva de infecções.

Nessa segunda-feira (14), o Reino Unido registrou 7.742 casos novos e três mortes pela doença

Com reportagem adicional de Sarah Young e David Milliken
Da Agência Brasil
Foto: Reuters/Direitos Reservados

Municípios de três regiões adotam novas medidas anticovid

Os prefeitos de municípios das regiões do Vale do Açu e Central defenderam nesta segunda-feira (14) a adesão ao decreto estadual, editado na semana passada, que contém medidas menos restritivas de enfrentando à covid-19, em relação aos regionalizados até então em vigor nos 15 municípios dessas duas regiões.

Em reunião realizada na segunda-feira (14 de junho), conduzida pelo secretário de Gestão de Projetos e Metas de Governo e Relações Institucionais, Fernando Mineiro, que também é coordenador do Pacto pela Vida, ficou acertado que a partir de hoje (terça-feira, dia 15), os municípios adotarão as medidas estabelecidas no decreto estadual 30.641/2021, com vigência até 23 de junho, cabendo a cada prefeito a edição de atos normativos mais rígidos caso considere necessários em função das especificidades locais.

As medidas também valem para os municípios do Alto Oeste, sob jurisdição da 6ª Regional de Saúde, cujo decreto com foco específico na região, caducou. “Os decretos regionalizados foram uma boa experiência, ajudaram a conter a demanda por leitos depois de uma longa batalha. Esperamos que a situação continue melhorando para que não seja necessário dar um passo atrás”, afirmou o secretário Fernando Mineiro.

Foto: Município de Jucurutu – @angulo_diferenciado

LAIS/UFRN

LAIS/UFRN aponta reação do RN na pandemia

Mesmo com o aumento nos pedidos de leitos para o tratamento da covid-19 durante as duas últimas semanas de maio, o Rio Grande do Norte começa a demonstrar uma reação quanto a pandemia do coronavírus, vivenciada em todo o mundo. Essa reação se deve ao fato de o estado ter avançado na imunização dos grupos prioritários, principalmente, idosos acima de 60 anos. É o que aponta o novo relatório do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), utilizando como fonte as informações das plataformas Coronavírus RN, RegulaRN e RN Mais Vacina, todas integrantes do ecossistema tecnológico criado pelo LAIS para o enfrentamento à pandemia.

O documento traz, também, a lista dos municípios que mais solicitaram internações pela covid-19 no período entre os dias 1 e 9 de junho. De acordo com o diretor executivo do LAIS/UFRN, professor Ricardo Valentim, esses dados são fundamentais na tomada de decisão quanto às medidas restritivas necessárias a serem adotadas pelas gestões municipais.

Valentim ressalta também que quando são observados os dados acumulados durante toda a pandemia, a respeito dos pedidos por internações (solicitações por 1.000 habitantes) em leitos covid-19 por município do RN, observa-se que o município de Pau dos Ferros é o responsável pelo maior número de solicitações para internar pacientes com covid-19. “Portanto, a situação de Pau dos Ferros deve ser observada com bastante atenção”, reforça ele.

Entre as quatro recomendações feitas no relatório, os pesquisadores reforçam a necessidade de expandir a imunização da população, incluindo crianças a partir dos 12 anos e o planejamento para a retomada das atividades econômicas no Rio Grande do Norte, sempre avaliando com base em novas matrizes de risco.

O documento completo pode ser acessado clicando AQUI.

Machismo de Gilberto Albuquerque é escancarado

Machismo: vacinação de mulheres pela manhã “ é para elas fazerem a comida cedo”, diz secretário

Usando de machismo, secretário da saúde de Teresina ofende as mulheres para justificar o horário da vacinação na cidade

Gilberto Albuquerque, presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, no Piauí, explicou que as mulheres “precisam voltar cedo para fazer a comida” e, por essa razão, a vacinação ocorre no período da manhã.

Machismo de Gilberto Albuquerque é escancarado
Gilberto Albuquerque

A declaração foi dada na última segunda-feira, 14, durante uma entrevista para uma emissora de TV do estado do Piauí, em resposta à pergunta de um repórter que questionou o secretário a respeito dos horários de vacinação contra a covid-19 na cidade, que estão divididos entre mulheres no período da manhã, das 9h às 13h, e homens no período da tarde, das 13h às 17h.

Em nota divulgada pela própria Fundação, a priorização de mulheres no período da manhã se deu porque elas “possuem o dom da vida” e que o secretário havia dito aquilo “em tom de brincadeira”.

Machismo não é brincadeira, não é mesmo?

Delegações estrangeiras contaminam hoteleiros

Delegações estrangeiras contaminam funcionários de hotéis em Brasília

Delegações estrangeiras da Copa América agem como roteadores de Covid e faz torneio registrar 41 casos

Com a chegada das seleções participantes da Copa América no Brasil, rede hoteleira de Brasília registra pelo menos dez casos de Covid-19 entre os seus funcionários. O Ministério da Saúde confirmou a informação ainda na segunda feira, 14.

Na véspera do jogo contra o Brasil, 13 jogadores da seleção venezuelana já haviam testado positivo para o novo coronavírus. Os atletas foram isolados e a equipe jogou desfalcada, perdendo de 3 a 0 para o time comandado por Tite. Mas os casos confirmados não se resumem à Venezuela. Na seleção boliviana, quatro atletas também testaram positivo e não jogarão a próxima partida.

Delegações estrangeiras trazem o coronavírus para o Brasil

Ainda segundo o Ministério da Saúde, há um monitoramento ativo dos funcionários que têm contato direto com as delegações estrangeiras que desembarcam no País e se hospedam na rede hoteleira. Além disso, a pasta liderada pelo ministro Marcelo Queiroga alega ter divulgado protocolos de segurança para evitar a transmissão do vírus na competição. “Faz parte. Se não tivermos possibilidade de casos positivos, não teríamos protocolos rigorosos. Devem vir outros atletas e acontecerá a partida normalmente”, disse Queiroga.

Na próxima quinta-feira, a seleção brasileira enfrenta o Peru, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Na tarde de ontem, 14, a Federação Peruana de Futebol anunciou que um membro da comissão técnica, o preparador físico Néstor Bonillo, testou positivo para Covid e se encontra em isolamento.

Maiores de 18 anos serão vacinados até setembro, afirma governadora

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), anunciou na noite desta segunda-feira (14 de junho) que todas as pessoas com mais de 18 anos de idade esterão vacinadas no estado até o próximo mês de setembro. O anúncio foi feito em suas redes sociais.

Segundo a gestora, a estimativa é da Coordenação de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (SESAP-RN), e foi calculada com base na quantidade e frequência com que os lotes de vacina são enviados pelo Ministério da Saúde.

Foto: Elisa Elsie

Ipanguaçu completa uma semana sem registros graves de Covid

Boas notícias na região do Vale do Açu. No município de Ipanguaçu, o prefeito Valderedo Bertoldo comemorou o fato de a cidade completou, nesta segunda-feira (14), uma semana sem registrar qualquer internação para uso de oxigênio ou acompanhamento médico, ou transferência para hospitais de referência para a COVID-19.

“Devemos essa excelente notícia a dois fatores: primeiramente o avanço da vacinação, a melhor forma de prevenir essa doença. E segundo, graças aos decretos que já vigoram desde o final de maio, medidas de grande eficácia no combate ao Coronavírus”, declarou o Prefeito.

O gestor também orientou a população sobre a vacinação e o distanciamento social: “Se você já pode se vacinar, procure o ponto de vacinação mais próximo e tome a vacina! Se não puder, fique em casa, saia somente de máscara e não promova e nem participe de aglomerações”, afirmou Valderedo.

Foto: Divulgação

Caicó começa a vacinar contra covid-19 pessoas com 57 anos nesta terça-feira

A Secretaria Municipal de Saúde de Caicó informou que a vacinação contra a covid-19 seguirá, nesta terça-feira (15) com a inclusão de pessoas com 57 anos, sem comorbidades. Além dessa nova faixa etária, as pessoas com 58 e 59 anos que não se vacinaram na semana passada devem também procurar um ponto de vacinação para receber o imunizante; assim como as pessoas com deficiências e comorbidades a partir de 18 anos.

Terça-feira, 15/06/2021 – 8h às 14h

• Pessoas com deficiências e comorbidades a partir de 18 anos;

• População geral de 59, 58 e 57 anos

Locais de vacinação:

• Escola municipal Severina Ernestina ( Itans )

• Escola estadual Padre Edmundo Cargere ( Castelo Branco )

• CRAS (Boa Passagem )

• Maçonaria (Barra Nova)

• Círculo operario (Paraíba)

• Igreja do Paulo VI (Paulo VI)

• Escola Ivanor Pereira (Soledade)

• Laboratório da SMS (Vila do Príncipe)

• UBS (João XXIII)

• Salão Paroquial ( Centro )

• UBS ( Nova Caicó )

• Prefeitura Antiga ( Centro)

Trabalhadores da educação de creches, pré-escolas e fundamental 1 na escola municipal presidente Kennedy, das 09h às 15h

Quarta-feira, 16/06/2031 – 9h às 16h

• Gestantes e puérperas

• 2ª dose de Astrazeneca

• 1ª dose de trabalhadores da saúde que ainda não se vacinaram ( rede pública e privada)

• pessoas com comorbidades a partir de 18 anos que ainda não tenha recebido a vacina

Local: Prefeitura antiga
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil/Ilustração

Guru da Cloroquina

‘Guru da Cloroquina’ tem laboratório investigado pela polícia francesa

Didier Raoult, o Guru da Cloroquina, é constantemente citado por defensores do “tratamento precoce” para a Covid-19

Em operação de busca e apreensão realizada hoje (14) no ‘L’Institut Hospitalier Universitaire Méditerranée Infection’, em Marselha, a polícia francesa coletou documentos que comprovariam a o desvio de verbas públicas da França.

Fotos de Bolsonaro exibindo cloroquina para ema viram meme na internet |  Poder360
Bolsonaro oferecendo Cloroquina a uma ema

O L’Institut Hospitalier Universitaire Méditerranée Infection é dirigido pelo Guru da Cloroquina para os principais defensores do tratamento precoce ao redor do mundo: Didier Raoult, constantemente citado pelos senadores da base governista na CPI da Covid, aqui no Brasil.

Para a defesa de Didier Raoult, que também é investigado pelo Conselho de Medicina de Bouches-du-Rhône, é claro o “conflito de interesses” na fundamentação da denúncia.

Vacinas da AstraZeneca produzidas no México são distribuídas para países vizinhos

Países da América Latina e da América Central vão receber mais de um milhão de doses da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 produzidas no México. O país distribuiu hoje as primeiras doses produzidas no território mexicano para Argentina, Bolívia e Paraguai, na América do Sul, e Belize, na América Central. Novas remessas ainda serão enviadas a Honduras, Guatemala e El Salvador.

As doses distribuídas fazem parte da primeira etapa de entrega de um total de 250 milhões de imunizantes que México e Argentina se comprometeram a produzir conjuntamente e distribuir para países vizinhos, com financiamento da fundação do bilionário Carlos Slim, empresário meexicano da área das telecomunicações. Carlos é 12º homem mais rico do mundo.

Nesta primeira etapa, serão entregues 811 mil doses para a Argentina, que produz a vacina envasada no México, enquanto Bolívia e Paraguai receberão 150 mil doses cada. Já Belize receberá 100 mil doses do imunizante. As informações foram divulgadas no último sábado (12 de junho) através do perfil do Ministério de Relações Exteriores do México no Twitter.

Foto: Aluisio Moreira/SEI/Ilustração/Fotos Públicas

Covid: Fila por UTI permanece zerada no RN

A fila por leitos por UTI no Rio Grande do Norte está zerada. A informação é da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap-RN). Segundo a pasta, o RN teve uma redução de 30,31% no número de solicitações por leitos em 14 dias.

Dados do Regula RN apontam que o RN tinha 40 leitos de UTI disponíveis para atendimento a pacientes com Covid na manhã de hoje (segunda-feira, 14 de junho), com cinco pessoas aguardando vagas. A ocupação geral está em 90%. Os dados apontam ainda que a pior situação é em Mossoró, que está com 100% de ocupação. A Região Metropolitana tem 88,2% de ocupação, enquanto no Seridó 75% das vagas estão ocupadas.

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília/Ilustração

Covid-19: Rússia sorteia carro para incentivar vacinação frente a aumento de casos

O prefeito de Moscou, Sergei Sobyanin, anunciou neste domingo (12) a realização de um sorteio de um carro para incentivar os cidadãos a se vacinarem contra o coronavírus, diante do aumento preocupante de novas infecções.

O anúncio foi feito um dia após a decisão de Sobyanin de decretar uma semana de recesso na capital russa, entre os dias 12 e 20 de junho, a fim de conter a disseminação da epidemia. “De 14 de junho a 11 de julho, os cidadãos que receberem sua primeira injeção da vacina contra a Covid-19 poderão participar da loteria para ganhar um carro”, anunciou o prefeito em um comunicado oficial.

A cada semana, cinco carros no valor de aproximadamente 1 milhão de rublos cada, o equivalente a € 11.500, estarão em jogo, de acordo com a mesma fonte. “Mas é claro que o principal ganho para quem se vacinar não pode ser comparado a nenhum carro. É a sua própria saúde e equilíbrio espiritual”, acrescentou o prefeito de Moscou.

Na mesma linha, autoridades da região de Moscou anunciaram a realização de um sorteio de um apartamento de três cômodos para aqueles que aceitarem receber a primeira dose da vacina, de 15 a 25 de junho.

Regras mais rígidas

No sábado (11), Sobyanin já havia ordenado o fechamento de áreas de recreação infantil em centros comerciais e parques até o dia 20 de junho. O governo ainda pediu aos empregadores que priorizem o home office para seus funcionários e proibiu restaurantes de atenderem a clientela das 23h00 às 06h00.

A prefeitura de Moscou também anunciou a reabertura de hospitais de campanha para acomodar os pacientes.

A Rússia registrou 14.723 novos casos de coronavírus nas últimas 24 horas, sendo que 7.704 somente em Moscou, atualmente o maior foco da epidemia no país. Ao todo, o país conta oficialmente 5.208.687 casos de Covid-19 desde o início da epidemia, com 126.430 mortes.

Num dos países mais afetados pela doença, a campanha de vacinação, lançada em dezembro de 2019, avança lentamente, em um contexto de desconfiança generalizada da população quanto à eficácia e segurança das vacinas. Até agora, 18 milhões de russos, ou cerca de 12% da população, receberam pelo menos uma dose do imunizante, de acordo com dados oficiais.

Dados globais

Em todo o mundo, a pandemia de Covid-19 já matou 3.797.342 pessoas desde dezembro do ano passado até este domingo, de acordo com um levantamento da AFP a partir de fontes oficiais.

Depois dos Estados Unidos (599.672 mortos), os países que registram o maior número de mortes são Brasil (486.272), Índia (370.384), México (230.095) e Peru (188.443), que tem o maior número de mortos em relação a sua população.

(Com dados da AFP)
Do MSN Notícias
Foto: Reuters/Shamil Zhumatov

Governo antecipa chegada de 3 milhões de doses da Janssen, confirma Queiroga

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, confirmou neste sábado (12.06.2021) que 3 milhões de doses da vacina da Janssen serão enviadas ao Brasil de forma antecipada. A previsão inicial é que as doses chegariam entre outubro e dezembro de 2021.

A data de chegada não foi divulgada, mas a previsão é que o imunizante chegue no início da próxima semana. A vacina, que tem apenas uma dose, será utilizada nas capitais.

O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa, em que o ministro também explicou sobre a testagem de jogadores para a Copa América, que começa nesse domingo (13.jun).

Chegada da Janssen

A antecipação foi possível depois que o FDA (Food and Drug Administration), agência reguladora dos Estados Unidos, autorizou a utilização de 10 milhões de doses da vacina que foram produzidas na fábrica em Baltimore (Maryland).

A produção da fábrica, operada por um fornecedor da J&J, foi interrompida depois que o FDA detectou mistura de substância das vacinas da Janssen e da AstraZeneca, que também é fabricada no local.

As doses que serão enviadas ao Brasil foram produzidas antes deste problema começar, segundo relatório da agência norte-americana.

O prazo de validade da vacina expira em 27 de junho. O FDA estendeu o prazo em 6 semanas e passou o vencimento para 8 de agosto. Entretanto, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ainda precisa autorizar a ampliação da validade no Brasil.

Redução de 25% no valor do contrato

Queiroga afirmou que o contrato de compra de 38 milhões de doses da Janssen teve redução de 25% no valor previsto, de R$ 2,1 bilhões, sendo US$ 10 por dose.

O motivo da redução, segundo o ministro, foram revisões feitas pela farmacêutica ao longo do tempo de produção do imunizante.

A medida dará ao Ministério da Saúde uma economia de mais de R$ 480 milhões. O pagamento só será efetuado após a chegada dos imunizantes e serão pagas apenas as doses aplicadas.

Testagem para Copa América

Marcelo Queiroga explicou o protocolo de testagem das delegações que participam da Copa América, que começa nesse domingo (13.jun).

A seleção da Venezuela, que estreia no torneio contra o Brasil no estádio Mané Garrincha em Brasília, teve 12 membros da delegação que testaram positivo para a covid. A equipe está hospedada em um hotel na Asa Norte, na capital federal.

Marcelo Queiroga afirmou que a delegação embarcou de Caracas com todos os testes RT-PCR negativos e, depois que chegaram ao Brasil, testaram positivo.

Estes jogadores e membros da comissão técnica vão cumprir isolamento de 14 dias. Segundo Queiroga, eles só poderão sair do país depois de testarem negativo no exame RT-PCR. Além disso, será feita sequência genômica do exame para saber qual variante foi detectada.

Para o jogo de domingo, a seleção da Venezuela foi autorizada pela Conmebol a convocar novos jogadores, que também só poderão disputar a partida com o teste negativo. Sobre um possível adiamento do jogo de estreia, o ministro disse que essa decisão cabe a Conmebol.

O ministro informou que os testes realizados pela delegação brasileira não deram positivos para a covid. A seleção da Bolívia, que está em Goiânia (GO), já confirmou 4 casos da doença.

Do MSN Notícias
Foto: Walterson Rosa/MS

Fiocruz recebe mais um carregamento de IFA

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) recebeu, neste sábado (12 de junho), mais um carregamento com o ingrediente farmacêutico ativo (IFA) destinado a produção de vacina contra a covid-19. A matéria-prima para a produção das vacinas da AstraZeneca chegou no final da tarde do sábado (12) no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro.

Segundo a Fiocruz, os insumos vieram do laboratório Wuxi Biologics, na China, e a entrega da remessa permitirá a continuidade da produção das vacinas, garantindo entregas semanais ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) até o dia 10 de julho.

Na sexta-feira (11), a Fiocruz entregou 2,7 milhões de doses da vacina de covid-19 ao PNI.

“Com esta remessa, a fundação atinge cerca de 53,8 milhões de doses entregues ao PNI. A pedido da Coordenação de Logística do Ministério da Saúde, as entregas semanais se manterão às sextas-feiras e não seguirão para o almoxarifado em São Paulo, conforme previsto anteriormente”, afirmou a Fiocruz por meio de nota.

Foto: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

RN registra menor número de solicitações de leitos para pacientes com Covid desde fevereiro

Desde o mês de fevereiro que o Rio Grande do Norte não tinha um número tão baixo de solicitações de leitos para pacientes com Covid.

No sábado (12), foram 76 casos de solicitações. A última vez que este número ficou abaixo de 80 foi no mês de fevereiro deste ano, conforme informou o Secretário Estadual de Planejamento, Aldemir Freire, nas redes sociais.

Blog do BG
Foto: Cícero Oliveira/Agecom/UFRN

RN começa domingo com fila de espera por leitos críticos zerada

O domingo começou combina boa notícia para a população potiguar. Mesmo com a possibilidade do número aumentar, nesse domingo foi zerada a fila de espera para leitos críticos, sem ninguém no aguardo.

Mas a boa notícia não para por aí, ainda foram contabilizados 40 leitos livres para atender os pacientes, o que ajuda no combate à doença, desafoga o sistema público se saúde e reduz a carga psicóloga jogada nos profissionais da saúde.

Do Blog do BG

Fernando Brito-Ministério da Saúde

Ministério da Saúde recebe mais 2,7 milhões de doses de AstraZeneca

Um novo lote com 2,7 milhões de doses da vacina AstraZeneca foi recebido pelo Ministério da Saúde ontem (sexta-feira, 11 de junho). De acordo com a pasta, outras 800 mil doses da CoronaVac também haviam sido entregues pelo instituto Butantan e que serão, em breve, distribuídas através do Plano Nacional de Imunização (PNI).

De acordo com o Ministério, as doses serão distribuídas por todos os estados e o Distrito Federal. O Ministério também informou que espera mais doses para o mês de junho.

Segundo o “Vacinômetro”, cerca de 109,4 milhões de doses de vacina já foram distribuídas, das quais 76,7 milhões foram aplicadas.

O ministro da saúde, Marcelo Queiroga, informou que a expectativa da pasta é que 160 milhões de brasileiros sejam vacinados até dezembro.

Foto: Fernando Brito/Ministério da Saúde

RN é o segundo estado com maior queda no número de casos de coronavírus

O Rio Grande do Norte foi o segundo estado com maior queda no número de casos de coronavírus, segundo análise da Semana Epidemiológica (SE) 22, de 30 de maio a 5 de junho. De acordo com o Ministério da Saúde, as maiores reduções no número de casos foram nos estados do Amapá (-36%) e Rio Grande do Norte (-28%).

O boletim epidemiológico aponta que oito estados tiveram incremento de casos na Semana Epidemiológica 22, sete ficaram estáveis e 11 mais o Distrito Federal tiveram redução. As principais altas se deram em São Paulo (35%) e Roraima (27%).

Durante a SE 22, os novos casos de covid-19 tiveram alta de 3%, o que o Ministério da Saúde considera estabilidade.

Os boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde sobre o Coronavírus reúnem a avaliação da pasta sobre a evolução da pandemia, considerando as semanas epidemiológicas, tipo de mediação empregada por autoridades de saúde para essas situações. A semana epidemiológica é um recorte temporal adotado por autoridades de saúde para analisar esses movimentos.

Cinco jogadores da Venezuela testam positivo para covid-19 na chegada a Brasília para estreia na Copa América

A Venezuela, primeira adversária do Brasil na Copa América, no jogo da estreia, marcado para o domingo (13), tem cinco atletas com covid-19. Os testes positivos foram coletados na chegada da delegação da seleção Vinotinto a Brasília, nesta sexta, e confirmados pela reportagem do Metrópoles junto à fontes na Secretaria Estadual de Saúde do Distrito Federal.

No sábado (12) outra rodada de testes PCR será feita. Segundo a reportagem, outros cinco membros da delegação também teriam testado positivo. A Conmebol não se pronunciou sobre o fato até o momento da publicação desta matéria.

Do Metrpopoles
Foto: Twitter @seleVinotinto / Divulgação

RN contabiliza 279.390 casos confirmados e 6.421 mortes por Covid

O Rio Grande do Norte registrou 279.390 casos confirmados de Covid desde o início da pandemia. A doença vitimou 6.421 pessoas no estado. Outros 1.350 óbitos estão sob investigação, de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgado nessa sexta-feira (11).

Na comparação com o boletim do dia anterior, são 16 mortes a mais, sendo 9 ocorridas nas últimas 24 horas – em Olho D’água do Borges (1), Rodolfo Fernandes (1), Natal (1), Apodi (1), Santo Antônio (1), Assú (1), Fernando Pedroza (1), Parnamirim (1) e Pau dos Ferros (1).

O RN tem ainda 91.578 casos suspeitos e 535.219 casos descartados de Covid. Os casos inconclusivos, tratados como “Síndrome Gripal não especificada”, seguem em 131.930.

A Sesap aponta também que 909 pessoas estão internadas por causa da Covid no RN – 643 na rede pública e 266 na rede privada (apenas 8 dos 10 hospitais privados atualizaram os dados, de acordo com a Sesap). Com 377 pacientes, a taxa de ocupação dos leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) é de 79,5% na rede pública; com 151 internados, a rede privada tem 98,6% de ocupação.

Números do coronavírus no RN

279.390 casos confirmados
6.421 mortes
91.578 casos suspeitos
535.219 casos descartados

Do G1RN
Foto: Valdo Leão/Semcom/Ilustração/Fotos Públicas

Prefeito de Caicó atende pedido de garis e autoriza vacinação contra a Covid

A gestão do prefeito Dr. Tadeu, depois de manter diálogo com o Sindicato dos Servidores Municipais – SINDServ, conseguiu viabilizar doses de vacina contra a Covid-19 para imunizar 27 garis que atuam na coleta de lixo domiciliar em Caicó. Eles serão vacinados neste sábado (12).

A previsão é que o grupo receba o imunizante às 11h da manhã, no prédio da Prefeitura Antiga, ao lado da Praça do Santuário do Rosário, no Centro.

O prefeito Dr. Tadeu disse que “o objetivo é fazer com que toda a população caicoense seja vacinada. Os garis estão em contato diário com o lixo domiciliar, inclusive de pessoas infectadas com COVID. Nos próximos dias faremos um esforço para também incluir os demais garis que estão lotados nas ruas e praças de nossa cidade”.

Relatório do LAIS aponta benefícios com a imunização no RN

Mesmo com o aumento nos pedidos de leitos para o tratamento da covid-19 durante as duas últimas semanas de maio, o Rio Grande do Norte começa a demonstrar uma reação quanto a pandemia do coronavírus, vivenciada em todo o mundo. Essa reação se deve ao fato de o estado ter avançado na imunização dos grupos prioritários, principalmente, idosos acima de 60 anos. É o que aponta o novo relatório do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), utilizando como fonte as informações das plataformas Coronavírus RN, RegulaRN e RN Mais Vacina, todas integrantes do ecossistema tecnológico criado pelo LAIS para o enfrentamento à pandemia.

O documento traz, também, a lista dos municípios que mais solicitaram internações pela covid-19 no período entre os dias 1 e 9 de junho. De acordo com o diretor executivo do LAIS, professor Ricardo Valentim, esses dados são fundamentais na tomada de decisão quanto às medidas restritivas necessárias a serem adotadas pelas gestões municipais. Valentim ressalta também que quando são observados os dados acumulados durante toda a pandemia, a respeito dos pedidos por internações (solicitações por 1.000 habitantes) em leitos covid-19 por município do RN, observa-se que o município de Pau dos Ferros é o responsável pelo maior número de solicitações para internar pacientes com covid-19. “Portanto, a situação de Pau dos Ferros deve ser observada com bastante atenção”, reforça ele.

Entre as quatro recomendações feitas no relatório, os pesquisadores reforçam a necessidade de expandir a imunização da população, incluindo crianças a partir dos 12 anos e o planejamento para a retomada das atividades econômicas no Rio Grande do Norte, sempre avaliando com base em novas matrizes de risco.

Foto: GovSP/Fotos Públicas/Ilustração

Bolsonaro recua sobre uso de máscara e diz que decisão é de governadores e prefeitos

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) mudou seu posicionamento sobre desobrigar o uso de máscaras pelas pessoas vacinadas ou já recuperadas do novo coronavírus. Nesta sexta-feira, 11 de junho, ao deixar o Palácio da Alvorada, ele repetiu que pediu ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, um estudo sobre o tema. Porém, diferente do que afirmou ontem, Bolsonaro disse que a decisão final caberá ao ministro e aos governadores e prefeitos.

“Quem vai decidir é ele (Queiroga), não o parecer. Se bem que quem define, na ponta da linha, são os governadores e os prefeitos. Segundo o Supremo, quem manda são eles”, afirmou Bolsonaro. Ontem, o presidente recebeu críticas após relevar a demanda feita ao ministro Marcelo Queiroga.

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Anvisa autoriza vacina da Pfizer contra Covid-19 para adolescentes a partir dos 12 anos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesta sexta-feira (11), o uso da vacina da Pfizer contra a Covid-19 em adolescentes a partir dos 12 anos de idade no Brasil.

Agora, a bula da vacina no país passará a indicar esta nova faixa etária; antes, ela só podia ser aplicada em adolescentes a partir dos 16 anos. A vacina é a única que pode ser aplicadas em menores de 18 anos no Brasil.

Segundo a Anvisa, a ampliação da idade em adolescentes foi aprovada depois de a Pfizer apresentar estudos que indicaram a segurança e eficácia da vacina para este grupo. Os estudos foram desenvolvidos fora do Brasil e avaliados pela agência.

Do G1
Foto: Dado Ruvic/Reuters

Copa América no Brasil

Copa América continua sendo patrocinada; mas tudo no sigilo, tudo no esquema

Embora alguns veículos de comunicação divulguem que as principais marcas deixaram de patrocinar a Copa América, a verdade é que não houve o rompimento de contrato com algumas delas, como é o caso da Mastercard e da Ambev.

O que aconteceu, na verdade, foi a decisão de desvincular suas imagens do torneio, e não exibir quaisquer ações de marketing nas placas de sinalização dentro dos estádios que realizarão os jogos, em plena pandemia, enquanto o Brasil perde milhares de brasileiros diariamente para a Covid-19.

Tudo no sigilo, tudo no esquema

Em nota divulgada no último dia 9 de junho, a operadora de cartões de crédito e débito afirmou que, “após análise criteriosa, decidimos por não ativar nosso patrocínio à Copa América no Brasil”. A fabricante de cervejas, por sua vez, segue na mesma linha e conclui que, embora não ative quaisquer ações de marketing referentes ao torneio, “segue com seu compromisso e apoio ao futebol brasileiro”.

A única empresa que parece ter retirado o apoio financeiro que daria à Copa América foi a fabricante de bebidas britânica Diageo, que afirmou, também em nota, que “irá retirar suas ações de marca no Brasil” devido à situação sanitária que assola o país.

No STF, ministros decidem que o Brasil pode realizar a Copa América

No plenário do Supremo Tribunal Federal, nesta quarta-feira (10), os ministros analisaram duas ações que pediam o cancelamento do campeonato no País. Até o fechamento desta matéria, o tribunal já tinha alcançado a maioria (7×0) necessária para a rejeição das ações.

O presidente do Brasil é, de longe, o maior aliado do vírus

Vale salientar que o presidente Jair Bolsonaro, que minimiza a gravidade do coronavírus e é contra o isolamento social, apoiou a transferência do torneio para o Brasil e dá constantes declarações contrárias ao uso de máscaras, além de receitar a utilização de remédios sem eficácia para a encorajar a população a burlar as medidas contra a propagação do coronavírus no País.

EUA doará 500 milhões de vacinas a países pobres; Brasil fora

O governo dos Estados Unidos assinou um acordo com a farmacêutica Pfizer para fornecer 500 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 para 92 países pobres até junho de 2022, anunciou nesta quinta-feira (10) a Casa Branca em um comunicado.

Os imunizantes serão entregues por meio da aliança Covax Facility, da Organização Mundial da Saúde (OMS), para países de baixa renda e de renda “médio-baixa”, como Afeganistão, Angola e Síria, segundo o consórcio. Eles receberão as doses até o próximo ano.

O Brasil ficou de fora desta distribuição porque, apesar de fazer parte da Covax, é considerado um país que pode comprar suas próprias vacinas. Ao lado do Brasil estão cerca de 80 países, como Argentina, Canadá e Reino Unido.

Brasil Independente
Foto: Lisa Ferdinando/DoD

Origem da Covid-19 é pauta para reunião de líderes da UE

Origem da Covid-19 é pauta para líderes europeus criticarem cooperação limitada da China

Após a China limitar sua cooperação a respeito da origem da Covid-19, líderes da União Europeia aderiram aos apelos para uma investigação completa sobre as origens da pandemia, com o presidente do Conselho Europeu declarando “apoio a todos os esforços para obter transparência e saber a verdade”.

“O mundo tem o direito de saber exatamente o que aconteceu para poder aprender as lições”, acrescentou o presidente Charles Michel, que chefia o Conselho Europeu, órgão que representa os dirigentes nacionais do bloco.

A Organização Mundial da Saúde conduziu um inquérito este ano sobre a origem da Covid-19, que apareceu pela primeira vez na cidade chinesa de Wuhan no final de 2019. O estudo concluiu que “a introdução através de um incidente de laboratório foi considerada uma via extremamente improvável”, mas foi amplamente visto como incompleto devido à cooperação limitada da China. Governos, especialistas em saúde e cientistas pediram um exame mais completo das origens do vírus, que matou mais de 3,7 milhões de pessoas em todo o mundo.

No final do mês passado, o presidente dos Estados Unidos ordenou que agências de inteligência americanas investigassem a origem da Covid-19, uma indicação de que seu governo estava levando a sério a possibilidade de o vírus mortal ter vazado acidentalmente de um laboratório, além da teoria prevalecente de que foi transmitido por um animal para humanos fora de um laboratório.

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, destacou na quinta-feira que “os investigadores precisam de acesso completo às informações e aos sites” para “desenvolver as ferramentas certas para garantir que isso nunca aconteça novamente . ”

No rascunho das conclusões da cúpula da próxima semana entre a União Europeia e os Estados Unidos, os líderes pedirão “o progresso de um estudo de Fase 2 organizado pela OMS, transparente, baseado em evidências e liderado por especialistas sobre a origem da Covid-19. livre de interferências. ”

Covid: Senador Jean apresenta projetos para priorizar garis, lactantes e trabalhadores do comércio na vacinação

O Senador Jean (PT-RN) apresentou no Senado, nesta quarta-feira (09), três Projetos de Lei para inclusão de trabalhadores do comércio e serviços, profissionais da limpeza urbana e mulheres lactantes no quadro de grupos prioritários dentro da campanha de vacinação contra a Covid-19.

As propostas alteram a Lei 14.124 que, entre outros pontos, trata do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação. Para o Senador Jean, por mais que algumas cidades tenham avançado na campanha de vacinação para a população em geral, o debate sobre as prioridades para grupos específicos ainda é importante.

“O Governo Federal não comprou vacina antecipadamente e o Plano Nacional de Imunização estabelece que além de garantir a vacina, também é preciso fazer campanhas por grupos prioritários”, disse o Líder da Minoria no Senado.

Comércio e serviços

O PL nº 2089/2021 inclui profissionais dos setores de comércio e serviços, onde a maior parte dessas pessoas realiza suas atividades em contato direto com o público. A proposta contempla trabalhadores que atuam em farmácias, serviços funerários, mercados e supermercados, postos de gasolina, bancos, estabelecimentos de alimentação e hotelaria.

No caso dos trabalhadores do setor industrial, o projeto pretende resguardar primeiro as atividades cujo processo produtivo não possa ser interrompido, tais como o processo siderúrgico e a produção de petróleo, alumínio, cerâmica e vidro.

Garis

Os profissionais da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos estão dentro do PL n° 2088/2021 do Senador Jean. Segundo dados do Ministério da Saúde, estima-se que, ao todo, esses trabalhadores somam cerca de 255 mil pessoas.

O texto defende que os serviços prestados pelos trabalhadores da coleta de lixo, como coleta urbana, hospitalar e varredura, é essencial em meio ao combate à Covid-19. A categoria não parou de trabalhar durante a pandemia e diariamente enfrenta nas ruas os riscos da doença.

Lactantes

Outro projeto (PL 2112/2021) contempla as mulheres lactantes (mulheres que estão amamentando) na lista de grupos prioritários dentro da campanha de vacinação contra a Covid-19. Pesquisas recentes mostram que a imunização das mães termina por proteger também os bebês.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil/Fotos Públicas/Ilustração

Prefeitura de Natal

Prefeitura de Natal inicia vacinação de pessoas de 59 anos sem comorbidades

A Prefeitura de Natal inicia, nesta quinta-feira (10), a imunização contra a Covid-19 de pessoas na faixa etária de 59 anos sem comorbidade. Com essa nova orientação, 50% das novas remessas que chegarem a Natal serão destinadas aos públicos prioritários do Plano Nacional de Imunização e os outros 50% serão destinadas para o público em geral, sem comorbidades, a fim de reduzir a idade dos contemplados gradualmente.

É preciso lembrar que os grupos já contemplados os quais, por alguma razão, não buscaram os postos de vacinação, o façam imediatamente, seja para a primeira ou segunda dose.

Prefeitura de Natal divulga locais de vacinação

Três drives-thrus estão sendo disponibilizados pela Prefeitura de Natal para que a população possa se vacinar dentro do próprio carro, garantindo as medidas de prevenção contra a Covid-19. Os drives funcionam de 8h às 16h, de segunda a quinta-feira, e na sexta-feira até 13h:

  • Palácio dos Esportes
  • Shopping Via Direta
  • Ginásio Nélio Dias

A Prefeitura de Natal também oferece salas de de vacinação para pedestres. Veja as 11 salas de vacinação em UBS:

  • Distrito Sanitário Norte I:
    – UBS Pajuçara;
    – UBS Nova Natal;
  • Distrito Sanitário Norte II;
    – UBS Panatis;
    – UBS Vale Dourado;
  • Distrito Sanitário Leste;
    – UBS São João;
    – UBS Brasília Teimosa;
    – UBS Rocas;
  • Distrito Sanitário Oeste;
    – UBS Felipe Camarão II;
    – UBS Nazaré;
  • Distrito Sanitário Sul;
    – UBS Candelária;
    – UBS Rosângela Lima.

As salas funcionam de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h30 e de 13h30 às 16h.

Vacinação de grávidas no RN

Vacinação de grávidas no RN começa dia 12 de junho

Vacinação de grávidas no RN será realizada com as doses da Pfizer que chegaram ao estado. Estimativa é que, no “Dia D”, 20 mil gestantes sejam vacinadas em todo o Rio Grande do Norte.

No próximo sábado, 12 de junho, as gestantes que moram no Rio Grande do Norte já podem procurar os postos de saúde mais próximos para se vacinarem contra a Covid-19. As Unidades de Saúde funcionarão das 8h às 17h e esperam vacinar, aproximadamente, 20 mil gestantes em todo o estado.

Na última terça-feira, 8 de junho, chegaram ao Rio Grande do Norte 43.290 doses do imunizante desenvolvido pela Pfizer, que é o mais seguro para gestantes. Na manhã desta quarta-feira, 9 de junho, a Unicat realizou a distribuição para as unidades de saúde de todo o estado.

As medidas para a vacinação de grávidas no RN foram tomadas, em conjunto, pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems) para coibir a morte de grávidas no RN.

O anúncio da chegada do novo lote de vacinas foi feito ainda ontem pela governadora Fátima Bezerra (PT), em seus canais oficiais do Twitter e Instagram.

Fátima Bezerra

Fátima Bezerra prorroga decreto com medidas restritivas por mais duas semanas

A governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou, em seu Instagram, a prorrogação das medidas restritivas no Rio Grande do Norte por mais duas semanas.

A medida faz parte das estratégias do Governo do Estado para frear o aumento de casos de Covid-19 e vale até o próximo dia 23 de junho.

Fátima Bezerra alega que o atual momento epidemiológico do RN não permite o afrouxamento das medidas e pede à população potiguar que mantenham o uso de máscara e continuem praticando medidas de distanciamento social, evitando aglomerações e obedecendo os protocolos sanitários vigentes.

A íntegra do novo decreto estará disponível na edição de amanhã (9) do Diário Oficial do Rio Grande do Norte.

Sesap recebe novas doses para o RN

Sesap/RN recebe mais 43.290 doses da Pfizer

A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) acaba de receber um novo lote do imunizante da Pfizer. As doses chegaram ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante em uma aeronave da Latam, que pousou em solo potiguar na tarde desta terça-feira, 8 de junho.

De acordo com a Sesap, a distribuição para as unidades de saúde do Estado será realizada pela Unicat a partir de amanhã (9).

No dia 12 de junho, ocorrerá o “Dia D” da vacinação das gestantes potiguares.

Ministro Ricardo Lewandowski concede a Pazuello direito de ficar em silêncio na CPI da Covid

O pedido foi feito nesta quinta-feira (13) pela Advocacia-Geral da União (AGU). O órgão solicitou também que o ex-ministro da Saúde ficasse imune a algumas medidas, entre elas, a prisão. Nesta sexta-feira (14) o relator da CPI Renan Calheiros enviou um ofício ao STF em que disse que o trabalho da comissão ficaria prejudicado se o pedido da AGU fosse atendido.

Por lei, a AGU pode representar pessoas em atos cometidos por elas em razão de suas funções públicas. No caso da CPI, Pazuello foi convocado a prestar depoimento por atos cometidos no período em que chefiou o Ministério da Saúde.

G1

Em menos de 5 meses de 2021, RN já registra mais casos de Covid-19 que em todo 2020

Em menos de 5 meses de 2021, o Rio Grande do Norte já registrou mais casos de Covid-19 do que em todo o anos de 2020. Até esta quarta-feira (11) foram registrados 120.059 casos confirmados da doença no estado; de março a dezembro de 2020 foram 118.083.

No ano passado dezembro foi o mês com o maior número de casos confirmados de Covid-19: 22.960. Já em 2021, março foi o mês que mais registrou casos da doença: 29.366.

A média diária de casos confirmados em 2021 foi de 909, mais que o dobro que em 2020 quando a média diária foi de 404.

Até esta quarta-feira (11), o Rio Grande do Norte registra 238.142 casos confirmados e 5.740 mortes por Covid-19.

Com o aumento no número de casos cresceu também a pressão por leitos de UTIs. Esta semana começou as regiões Oeste e Seridó com taxa de 100% de ocupação de leitos. A taxa média do estado era de 92,5%.

G1

Ator Paulo Gustavo morre aos 42 anos vítima da Covid-19

O ator, humorista e diretor Paulo Gustavo morreu na noite desta terça-feira (4) em decorrência de complicações da Covid-19. Ele tinha 42 anos e deixa dois filhos de 1 ano de idade, Romeu e Gael, e o marido, o médico Thales Bretas, com quem se casou em dezembro de 2015.

Internado desde 13 de março, ele realizou tratamento em um hospital privado em Copacabana, no Rio de Janeiro. Pouco depois, em 21 de março, Paulo Gustavo teve de ser intubado devido às dificuldades respiratórias causadas pelo novo coronavírus.

Após alguns dias de evolução favorável, Paulo Gustavo voltou a piorar no início de abril, necessitando de um tratamento conhecido como Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO, na sigla em inglês), que buscava auxiliar a função pulmonar.

Sete em cada dez brasileiros conhecem alguém que morreu de Covid-19

O Brasil está próximo de alcançar a marca de 400 mil mortos por Covid-19. A sensação de que a morte invadiu nossas vidas, nossas casas e parece beliscar nossos calcanhares é palpável – e real. Se em 2020, para uma parte da população a pandemia parecia concentrada em bairros da periferia ou em uma faixa etária mais alta, após termos cruzado a barreira de mais de 3 mil falecimentos diários a percepção de que a morte nos espreita se intensificou.

Um pai, uma mãe, um parente, amigo, vizinho ou conhecido. Sogro da sua prima. Amiga de sua avó. Filho. Ex-colega de classe ou de trabalho. Marido. A chance de você conhecer alguém que morreu de Covid-19 é alta. Exatamente 67,97%, considerando a população do Brasil (211 milhões de habitantes) e que cada indivíduo conheça em média 600 pessoas.

FONTE: CNN

Dedim Gouveia, forrozeiro cearense, morre de Covid-19 nesta segunda-feira (19)

O forrozeiro Dedim Gouveia, de 61 anos, morreu por complicações da Covid-19 nesta segunda-feira (19). Ele estava internado em um hospital de Fortaleza desde o dia 11 de abril. Amigos forrozeiros do artista, como Taty Girl comentaram a morte e prestaram homenagem nas redes sociais.

Última atualização da equipe do cantor, na sexta-feira (16), apontou chances de recuperação. Ele chegou a utilizar oxigênio no tratamento e também a ser transferido para um leito semi-intensivo.

O cantor Batista Lima, ex-Limão com Mel, informou ao Diário do Nordeste que recebeu a informação da morte de Dedim Gouveia por meio do filho do forrozeiro, Iago Gouveia.

Toca do Vale e Nonato Lima, colegas forrozeiros, lamentaram o óbito do amigo nas redes sociais.

Professora Fábia Isabel é a 26ª vítima da Covid-19 em São Paulo do Potengi

A professora Fábia Isabel, também conhecida como Fábia de Chico de Aurora, funcionária da 4ª DIRED e Coordenadora da Escola Municipal Djalma Marinho, foi a 26ª vítima da Covid-19 em São Paulo do Potengi. Ela estava sendo atendida no Hospital Regional do nosso município. À família enlutada, os nossos votos de pesar e solidariedade. 

 Informações do Blog do Silvério Alves.

RN recebe mais 69 mil doses de vacina contra a Covid-19 nesta quinta

O Rio Grande do Norte deve receber ainda nesta quinta-feira (8), dois novos lotes de vacinas para auxiliar no andamento do plano de vacinação, sendo um com o imunizante do Butantan e outro com o da Astrazeneca.

Ao todo, chegarão novas 69 mil doses ao RN, sendo 32 mil de CoronaVac e as outras 37 mil do imunizante de Oxford. A governadora Fátima Bezerra adiantou em sua conta no Twitter o direcionamento que deve ter essas novas vacinas.

“Esse montante será direcionado para a 1ª dose em idosos e trabalhadores das forças de segurança, e a 2ª dose de trabalhadores de saúde e idosos de 74 a 70 anos, segundo a orientação do PNI/MS”, disse Fátima.

CoronaVac é eficaz contra variante brasileira da covid-19, aponta estudo

A vacina CoronaVac, imunizante fabricado pelo Instituto Butantan e pela farmacêutica chinesa Sinovac, tem 50% de eficácia contra a variante P.1 da covid-19, que surgiu em Manaus e que já predomina em diversos estados do país. A efetividade em prevenir o adoecimento foi confirmada 14 dias após a aplicação da primeira dose.

O estudo foi feito com 67.718 trabalhadores da área da saúde de Manaus e foi divulgado hoje (7) pelo grupo Vebra Covid-19, que reúne pesquisadores de instituições nacionais e internacionais, secretarias estaduais de Saúde do Amazonas e de São Paulo e as secretarias municipais de Saúde de Manaus e São Paulo, apoiado pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

A pesquisa ainda não avaliou a efetividade após a aplicação da segunda dose, o que vai ser coletado agora, nas próximas semanas. “Na análise interina, a efetividade da CoronaVac foi de 50% na prevenção da doença sintomática pela covid-19”, diz o relatório do estudo preliminar.

“Esses resultados são encorajadores porque a CoronaVac continua sendo efetiva na redução do risco de doença sintomática em um cenário com > (maior que) 50% de prevalência da P.1”, diz o estudo. “Esses achados apoiam o uso contínuo dessa vacina no Brasil e em outros países com a circulação da mesma variante”, disseram os pesquisadores.

Para o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, as pesquisas de campo estão comprovando a eficiência da vacina, assim como foi determinada a eficácia pelos estudos clínicos. “Se após a primeira dose a eficácia é 50%, espera-se que após a segunda dose esse percentual suba substancialmente”, disse Covas, citando outro estudo, feito no Chile, onde a CoronaVac também está sendo aplicada na população, que aponta uma diminuição na internação e nos óbitos de pessoas com mais de 70 anos.

A CoronaVac é uma vacina composta de vírus inativado, o que significa que ela possui todas as partes do vírus. Isso pode gerar uma resposta imune mais abrangente em relação ao que ocorre com outras vacinas que utilizam somente uma parte da proteína Spike (proteína utilizada pelo coronavírus para infectar as células). A vacina é aplicada em duas doses, com intervalo entre 14 e 28 dias.

Fonte: Agência Brasil

Centro de Referência da Covid-19 começa a funcionar no Ginásio Aluízio Alves

O Centro de Referência da Covid-19, de São Paulo do Potengi, já iniciou os atendimentos no novo local, o Ginásio Aluízio Alves. O novo Centro de Referência da Covid-19, com um amplo espaço, oferece mais comodidade e segurança aos pacientes. 
O prefeito Pacelli, o vice-prefeito João Maria e a secretária de Saúde, Elisa Alves, foram na manhã desta segunda, dia 05, acompanhar o início dos atendimentos.

Agnaldo Timóteo morre no Rio de Covid aos 84 anos

O cantor Agnaldo Timóteo, uma das vozes mais conhecidas da música romântica brasileira, morreu de Covid, após 21 dias de internação, neste sábado (3) no Rio. Ele tinha 84 anos.

O cantor iniciou a carreira na década de 1960 e se consolidou com canções românticas. Na política, teve mandatos como deputado federal e vereador em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Dr. João, ex-prefeito de Ruy Barbosa, morre vítima da COVID-19

Morreu nesta manhã, vítima da Covid-19, aos 60 anos, o médico e ex-prefeito de Ruy Barbosa,i Dr. João.  Ele estava internado no Hospital de Campanha em Natal.
Dr. João foi prefeito de Ruy Barbosa por dois mandatos, de 1997 à 2000, e de 2001 à 2004. Naquele município, onde é bastante querido, ele exercia o seu trabalho como médico. Sua esposa, Maria Aparecida Cavalcante (Nica), também foi prefeita naquele município por dois mandatos (entre 2009 e 2012, e entre 2013 e 2016).
SPP News 

Em março, a Covid-19 matou um potiguar a cada 47 minutos

O Rio Grande do Norte, no mesmo ritmo avançado do resto do País, segue batendo recordes trágicos relacionados à pandemia. Nesta sexta-feira 26, o Estado potiguar registrou mais 45 mortes por Covid-19, chegando ao número de 792 óbitos causados pela doença apenas em março. Ou seja: a cada 47 minutos um potiguar morre por causa do coronavírus. Com esse resultado, março tem sido mais letal do que julho de 2020, até então recordista dessa triste marca, com 726 mortes e 23.666 casos confirmados de coronavírus. Os dados foram levantados com base nos boletins epidemiológicos da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap).

Analisando os números apresentados, fica comprovado que o Rio Grande do Norte vive o momento mais perigoso desde o início da pandemia, em março do ano passado. Em efeito comparativo, as mortes causadas pela doença no presente mês ultrapassaram o dobro dos óbitos registrados em fevereiro. Foram 308 mortes nos 28 dias do mês passado. Já em janeiro, foram 293 óbitos registrados. Ao todo, foram 601 óbitos nos dois primeiros meses de 2021.

Até o momento, foram registrados novos 19.591 casos de Covid-19 neste mês. Desde a confirmação do primeiro caso, em 1º de março, de acordo com registro do sistema Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), foram necessário 58 dias para acumular um resultado semelhante ao que março conseguiu em apenas 26 dias. Só em 1º de julho de 2020 o Rio Grande do Norte passou de 19.335 casos acumulados.

Atualmente, o estado potiguar registra 191.752 casos confirmados, 70.955 suspeitos e 405.740 descartados. O número de mortes também são alarmantes. 4.354 pessoas morrem pela Covid-19 no Estado potiguar, além de 944 óbitos suspeitos e 723 descartados.

Desde 18 de fevereiro, a taxa de ocupação de leitos críticos Covid se mantém acima de 80% no Estado. Na manhã desta sexta-feira 26, 105 pessoas estavam na fila de espera por uma UTI, segundo a plataforma Regula RN. Enquanto isso, a vacinação no Estado segue o ritmo lento do Brasil. Até a manhã desta sexta 26, 216.042 potiguares foram vacinados contra a Covid-19, segundo dados do RN + Vacina, ferramenta de acompanhamento. A população do RN é de mais de 3 milhões de pessoas.

AGORA RN

Pela primeira vez, Brasil registra mais de 100 mil casos de Covid-19 em 24h

O Brasil registrou nesta quinta-feira, 25, 100.736 infecções do novo coronavírus (Sars-CoV-2) em apenas um dia, o maior número da série histórica. O país também teve 2.787 óbitos por Covid-19 em apenas 24 horas. Os dados são do levantamento do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Com os números atualizados do país, ao todo, já são 303.462 mortes acumulados pela doença e 12.320.169 casos confirmados.

A contagem de casos realizada pelas Secretarias Estaduais de Saúde inclui pessoas sintomáticas ou assintomáticas; ou seja, neste último caso são pessoas que foram ou estão infectadas, mas não apresentaram sintomas da doença. Desde o início de junho, o Conass divulga os números da pandemia da Covid-19 por conta de uma confusão com os dados do Ministério da Saúde.

As informações dos secretários de saúde servem como base para a tabela oficial do governo, mas são publicadas cerca de uma hora antes. Mais de 123 milhões pessoas foram infectadas em todo o mundo. Do total de doentes, mais de 2,7 milhões morreram, segundo a Universidade Johns Hopkins. O Brasil segue como o terceiro país do mundo em número de casos de Covid-19 e o segundo em mortes, atrás apenas dos Estados Unidos.

COVID: São Paulo do Potengi aplicou menos da metade de doses de vacina recebidas

A Prefeitura Municipal de São Paulo do Potengi divulgou na tarde da quarta-feira 24 de março que recebeu 1.630, mas segundo dados oficiais do Governo do Rio Grande do Norte e do RN+Vacina a São Paulo do Potengi recebeu 3.033 doses de vacina e aplicou menos da metade desse total, apenas 1.168 doses. 
Em ranking divulgado pelo Governo do Estado, São Paulo do Potengi fica atrás de municípios menores da Região Potengi, como Lagoa de Velhos e Barcelona.

EXPLICAÇÃO

Em contato com o nosso blog a assessoria da Prefeitura de São Paulo do Potengi informou que recebeu um novo lote de vacinas nesta quinta-feira (25), onde ocasionou a diferença entre as doses recebidas e as aplicadas. 

Ao todo 1.403 novas doses foram recebidas de ontem pra hoje.  

Ritmo da vacinação contra covid já aumentou 87,4% desde o início do mês

A chegada de novas doses e insumos para fabricação pela Fiocruz e Instituto Butantan fez o ritmo da vacinação no Brasil quase dobrar neste mês de março, em relação a fevereiro. Segundo o portal vacinabrasil.org, era de 205.292 a média diária de doses aplicadas ao final do mês passado, mas começou a acelerar em março até atingir 384.752 no domingo.

Com a liberação do estoque que era reservado para garantir a aplicação da 2ª dose, a tendência é que, logo, a média passe de 500 mil. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

A liberação das doses se deve a maior quantidade e regularidade na chegada de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para fabricar a vacina. Sem muita comemoração pelos que parecem torcer pelo vírus, a sexta (19) foi o primeiro dia em que o Brasil aplicou mais de 500 mil doses.

Desde o início do mês, a regra é aplicar de 300 mil a 535 mil doses. O ritmo cai apenas aos domingos, quando fica entre 65 mil e 115 mil.

O Ministério da Saúde estima que a liberação das doses de reserva, de segunda dose, deve dobrar o número de vacinados em uma semana.

DIÁRIO DO PODER

Número de vacinados com 1ª dose no Brasil supera hoje o total de casos de covid

Com mais de 16 milhões de vacinas aplicadas até domingo, o número de pessoas que receberam ao menos uma dose supera 12 milhões e esta segunda (22) marca a virada, superando o total de casos confirmados de coronavírus no Brasil. Apesar de estarmos enfrentando a segunda onda, que já afligiu EUA e europeus, dados do vacinabrasil.org mostram que o ritmo de vacinação é cinco vezes mais rápido que a proliferação do vírus.

Neste domingo (21), o Brasil chegou à marca de 16.005.701 de vacinas aplicadas, das quais 11.839.295 foram primeira dose, enquanto o número de contaminados por covid atingiu 12.002.173 casos totais. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Em 5 de fevereiro, quando começaram as segundas doses, a média diária de vacinas aplicadas era de 211 mil. Na sexta, fechou em 380 mil. O ritmo aumentará muito após o Ministério da Saúde liberar os Estados de fazer estoque para segunda dose. Estas serão fornecidas a tempo.

Apesar de todas as críticas, o Brasil segue vacinando mais, inclusive proporcionalmente, que os elogiados Alemanha, França e Itália.

A situação poderia ser bem melhor sem a perda de tempo da briga política entre Jair Bolsonaro e o governador paulista João Dória.

DIÁRIO DO PODER