Vacinação em Natal - Por dentro do RN

Vacinação em Natal

Prefeitura de Natal anuncia que pontos de vacinação vão fechar durante feriados de Natal e Ano Novo

Prefeitura de Natal anuncia que pontos de vacinação vão fechar durante feriados de Natal e Ano Novo

A prefeitura de Natal infirmou que o funcionamento dos pontos de vacinação contra a covid-19 passará por alterações no período do Natal e do Ano Novo. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal), o serviço será suspenso nos feriados de Natal, em 25 de dezembro, e no dia 1º de janeiro de 2022 em todas as unidades do município.

De acordo com a pasta, nas vésperas dos feriados (24 e 31 de dezembro), haverá atendimento das 9h às 16h nos pontos de vacinação montados no Ginásio Nélio Dias e nos shoppings Midway Mall, Via Direta e Partage Norte Shopping. Já as Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionam até às quintas-feiras, dias 23 e 30 dezembro respectivamente.

Já nos dias 24 e 31 de dezembro de 2021, as UBSs estarão fechadas, seguindo o ponto facultativo da Prefeitura de Natal. Na Praça da Árvore de Mirassol, o trailer de vacinação também não funcionará nos dias 24, 25, 31 e 1° de janeiro de 2022.

Vacinação em Natal

Primeira dose:

  • Pessoas com 12 anos e mais.

Segunda dose:

  • Coronavac: Podem se vacinar as pessoas que completaram os 28 dias da primeira dose do imunizante Coronavac.
  • Oxford: Podem receber a aplicação da D2 da Oxford quem se vacinou até o dia 20 de setembro e grávidas que tomaram a D1 de Oxford.
  • Pfizer: A segunda dose da Pfizer está disponível para quem tomou a primeira dose há 21 dias. Também disponível para gestantes que tomaram a primeira dose com o imunizante Oxford e ou da Janssen.
  • Janssen: A dose de reforço da Janssen pode ser aplicada com 2 meses de intervalo utilizando o imunizante Pfizer, para qualquer morador de Natal.

Terceira dose:

  • População em geral com 18 anos e mais (há quatro meses de conclusão do esquema vacinal com a D2 de Coronavac, Oxford e Pfizer)
  • População com 70 anos e mais (há quatro meses de conclusão do esquema vacinal com a D2 de Coronavac, Oxford e Pfizer).
  • Imunossuprimidos também podem receber a terceira dose, desde que tenham completado o esquema vacinal há 28 dias, apresentando laudo médico.

Foto: Renato Alves/ Agência Brasília /Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

A partir desta terça-feira (21), natalenses podem se vacinar contra a gripe no Via Direta

A partir desta terça-feira (21), natalenses também podem se vacinar contra a gripe no Via Direta

A Prefeitura de Natal disponibiliza no Shopping Via Direta vacinação contra influenza a partir desta terça-feira (21.dez.2021). No local, as equipes de vacinação, além da vacina contra a covid-19, também estarão imunizando contra a gripe.

Apesar da vacina da gripe poder ser aplicada em crianças a partir de seis meses, no Via Direta (drive e pedestre) só poderão ser vacinadas pessoas a partir de cinco anos de idade. Já as crianças abaixo dessa idade deverão comparecer às Unidades Básicas de Saúde.

A SMS Natal reforça o novo horário de vacinação do Via Direta que passou para das 9h às 21h, de segunda-feira a sábado. Porém, nos dias 24 e 31, das 9h às 16h. Nos dias 25 e 1°, o shopping não abrirá em decorrência das festividades de final de ano. Para receber o imunizante, basta levar o cartão de vacina, comprovante de residência de Natal e documento com foto.

Foto: Reprodução/Alex Régis

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Em Natal, prefeitura reduz para 4 meses intervalo para a aplicação da dose de reforço em idosos

Em Natal, prefeitura reduz para 4 meses intervalo para a aplicação da dose de reforço em idosos

A prefeitura de Natal reduziu o intervalo para aplicação da dose de reforço em idosos para quatro meses. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal), a partir desta quarta-feira (8.dez.2021), idosos com mais de 70 anos que já tenham completado quatro meses desde que tomaram a segunda dose podem procurar um dos pontos de vacinação na cidade.

A medida foi adotada por causa da baixa procura da população. Segundo a SMS, o município já havia aberto a aplicação da dose de reforço para qualquer adulto com mais de 18 anos que tivesse completado cinco meses de aplicação da D2, até mesmo para pessoas que moram em outras cidades. Atualmente, Natal possui 40 mil pessoas aptas a partir de agora para receber o imunizante, dentro dessa faixa etária contemplada.

A SMS informou que a dose de reforço em idosos e nos demais públicos vem sendo aplicada em todos os pontos vacinais da cidade (unidades básicas, drives ou trailer da árvore de Mirassol – este último de quinta-feira a domingo) para qualquer munícipe que esteja dentro dos critérios de intervalo, portando documentação comprobatória e que tenha concluído seu esquema vacinal com Coronavac, Oxford ou Pfizer. A população pode consultar os locais de vacinação e os horários de funcionamento através do site https://vacina.natal.rn.gov.br/.

Quem pode tomar a vacina:

Primeira dose

Pessoas com 12 anos e mais.

Segunda dose

Coronavac

Podem se vacinar as pessoas que completaram os 28 dias da primeira dose do imunizante Coronavac.

Oxford

  • Podem receber a aplicação da D2 da Oxford quem se vacinou até o dia 20 de setembro
  • Gestantes que tomaram a primeira dose com o imunizante Oxford e que, por recomendação do Ministério da Saúde, não tomaram a segunda dose poderão completar seu esquema vacinal com o imunizante da Pfizer.

Pfizer

  • A segunda dose da Pfizer está disponível para quem tomou a primeira dose há 21 dias.

Janssen

  • Gestantes que anteriormente tenham se imunizado com a Janssen, se estiverem no intervalo de 5 meses após aplicação da dose única, podem buscar um ponto vacinal para receber o reforço com a Pfizer.

Terceira dose

  • População em geral com 18 anos e mais (há cinco meses de conclusão do esquema vacinal com a D2 de Coronavac, Oxford e Pfizer)
  • População com 70 anos e mais (há quatro meses de conclusão do esquema vacinal com a D2 de Coronavac, Oxford e Pfizer).
  • Os Imunossuprimidos também podem receber a terceira dose, desde que tenham completado o esquema vacinal há 28 dias, apresentando laudo médico.

Foto: Ascom/SMS

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Prefeitura de Natal desativa drives de vacinação do SESI e do Palácio dos Esportes

Prefeitura de Natal desativa drives de vacinação do SESI e do Palácio dos Esportes

A Prefeitura de Natal desativou dois drives de vacinação contra covid-19 na capital potiguar. Os drives de vacinação do SESI e Palácio dos Esportes encerraram as atividades na última segunda-feira (15.nov.2021). Agora, a imunização continua ocorrendo no Via Direta e Ginásio Nélio Dias, com horário de funcionamento de segunda a sábado das 8h às 16h.

Além dos drives que permanecem funcionando, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) contam com os imunizantes para primeira, segunda ou terceira dose, disponíveis em qualquer ponto de aplicação, funcionando de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 12h30 às 16h.

Oito unidades contam com horários estendidos até às 18h: UBS São João (Av. Romualdo Galvão, 891. Tirol), UBS Nova Descoberta (Av. Xavier da Silveira, 05), USF Nova Natal (R. do Pastoril, s/n. Lagoa Azul), UBS Pajuçara (R. Maracai, s/n), USF Panatis (R. das Pimenteiras, s/n), USF Vale Dourado (R. Irmã Vitória, 02. Igapó), USF Bom Pastor (R. Augusto Calheiros, 01) e USF Felipe Camarão II (R. Santa Cristina, 882).

De acordo com dados do RN Mais Vacina, 59% dos natalenses estão totalmente vacinados e 75.103 pessoas estão em atraso com a segunda dose na capital potiguar.

Foto: Reprodução/Joel Rodrigues

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Prefeitura de Natal anuncia abertura de dois drives de vacinação no feriado

Prefeitura de Natal anuncia abertura de dois drives de vacinação no feriado

A Prefeitura de Natal anunciou que vai abrir dois drives de vacinação no feriado da Proclamação da República, na próxima segunda-feira (15.nov.2021). Os pontos do Via Direta, na zona Sul, e Nélio Dias, na zona Norte, estarão disponíveis para a população tomar a a primeira dose, a segunda dose ou a dose de reforço das vacinas contra covid-19. Já os demais locais estarão fechados na data. Segundo a prefeitura, os dois pontos de vacinação vão funcionar das 8h às 16h.

Além do anúncio do funcionamento no feriado, a Prefeitura informou que os serviços de vacinação do Palácio dos Esportes e Sesi vão fechar e que serão transferidos integralmente para os drives Nélio Dias e Via Direta. Segundo o secretário de Saúde de Natal, George Antunes, a mudança ocorre para otimizar a capacidade de atendimento dos drives.

“O Via Direta e o Nélio Dias tem capacidade de atender até três mil pessoas por dia e são localizados em pontos estratégicos da cidade. Também deixamos a vacina disponível em todas as unidades de saúde, sendo algumas delas com horário estendido”, afirmou o secretário.

Segundo a pasta, a aplicação volta ao normal e será retomada nas 35 Unidades Básicas de Saúde (UBS) na terça. Em oito delas, há horário estendido até 18h: UBS São João, UBS Nova Descoberta, USF Nova Natal, UBS Pajuçara, USF Panatis, USF Vale Dourado, USF Bom Pastor e USF Felipe Camarão II.

Vacinação em Natal

Primeira dose

Pessoas com 12 anos e mais.

Segunda dose

CoronaVac

Podem se vacinar as pessoas que completaram os 28 dias da primeira dose do imunizante CoronaVac.

Oxford/AstraZeneca

Podem receber a aplicação da D2 da Oxford quem se vacinou até o dia 05 de setembro. Grávidas que tomaram a D1 de Oxford e que, por recomendação do Ministério da Saúde, não tomaram a segunda dose poderão completar seu esquema vacinal com o imunizante da Pfizer.

Pfizer

A segunda dose da Pfizer está disponível para quem tomou a primeira dose até 20 de setembro.

Terceira dose

Estão aptos a receber a terceira dose: população em geral com 60 anos e mais e profissionais e trabalhadores da saúde a partir de 18 anos.

  • É necessário ter completado o esquema vacinal, com duas doses ou dose única, de qualquer imunizante (Coronavac, Oxford ou Pfizer) há seis meses ou 180 dias;
  • Os profissionais e trabalhadores da saúde devem apresentar documentação comprobatória de vínculo;
  • Os Imunossuprimidos também podem receber a terceira dose, desde que tenham completado o esquema vacinal há 28 dias, apresentando laudo médico.

O lado deve ser de: Imunodeficiência primária grave; Quimioterapia para câncer; Transplantadas de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/Aids; uso de corticóides em doses > 20mg/dia de prednisona, ou equivalente, por > 14 dias; uso de drogas modificadoras da resposta imune ou pacientes com hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Foto: Ilustração/Adriano Abreu/Tribuna do Norte

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Natal atinge 87% da população vacinada com pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19

Natal atinge 87% da população vacinada com pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19

A cidade de Natal atingiu esta semana a marca de 87% da população acima de 12 anos de idade com pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19. De acordo com o Ministério da Saúde, dos 767.628 mil natalenses aptos a se vacinar, 668.464 mil tomaram pelo menos uma dose ou o imunizante de dose única Janssen.

Já a população que tomou as duas doses e completou o esquema vacinal alcançou a marca a 64%, ou seja, mais da metade dos natalenses estão totalmente imunizados. Até a tarde desta sexta-feira (29), a Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, havia aplicado 1.191.519 doses de imunizantes contra a doença, entre D1, D2 e doses únicas.

Para o prefeito Álvaro Dias, o alto índice de cobertura vacinal em Natal é resultado de um trabalho eficiente, modelo para outras cidades. “Estamos fazendo um trabalho incansável para proteger a população. Dobramos o número de salas nas UBS e os drives fazem um trabalho rápido e eficiente e intensificamos a D2 ao mesmo tempo que avançamos para proteger a população mais jovem. Chegamos a uma nova fase com a vacinação da D3. Estamos vencendo a covid-19 através da vacina”, disse o prefeito.

A secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde, Rayanne Araújo, comentou que além do avanço na vacinação da D2, a Prefeitura de Natal iniciou a aplicação da terceira dose, dentro do cronograma do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. “A Prefeitura avança na vacinação da D2 e já conta com 64% da população com esquema completo. Vamos avançar na medida que o Ministério da Saúde for liberando os imunizantes”, comentou. Para a terceira dose, segue o calendário proposto pelo PNI que inclui três grupos prioritários, os 65 anos e mais, imunossuprimidos e profissionais de saúde.

Neste final de semana e feriado, a Prefeitura estará vacinando normalmente. No sábado (30) a vacinação segue sem alteração em todos os drives, das 08h às 16h; e no trailer de vacinação das 08h às 15h. No domingo (31) não há aplicação de vacinas em Natal. Na segunda-feira (01) e terça-feira (02), feriado, a vacinação ocorrerá exclusivamente nos drives Via Direta e Nélio Dias, mantendo o horário padrão (08h às 16h). Os demais pontos, drives, trailer de vacinação e as UBS, retomam o atendimento na quarta-feira (03).

Foto: Alex Régis/Redação/Secom

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Em Natal, população a partir dos 65 anos já pode tomar dose de reforço (D3)

Em Natal, população a partir dos 65 anos já pode tomar dose de reforço (D3)

Teve início nesta quarta-feira (6) a vacinação da dose de reforço para o público a partir de 65 anos em Natal. As informações são da Prefeitura municipal, que afirma que a população pode comparecer a qualquer ponto vacinal da cidade para receber a D3 da vacina contra a Covid-19. A partir da quinta-feira (7), a vacinação será para o público de 60 anos e mais.

De acordo com a gestão municipal, será ampliada a aplicação da D3 para os idosos de 65 anos que tenham se imunizado há pelo menos seis meses com as duas doses ou dose única de qualquer imunizante contra a Covid-19 e sejam residentes da capital. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal) também vai ampliar o prazo da D2 de Oxford, nesta quarta (06) para aqueles que tomaram a primeira dose até 22 de julho.

Além da população de 65 anos, a SMS/Natal informa que no site https://vacina.natal.rn.gov.br é possível ver todos os públicos em vacinação, documentação, dúvidas frequentes e demais informações sobre e vacinação na capital. Também teve início nesta quarta-feira (6), o início da aplicação da D3 para os imunossuprimidos, de acordo com os critérios do Plano Nacional de Operacionalização do Ministério da Saúde.

“Os indivíduos desse grupo devem apresentar laudo médico que comprove estar dentro dos critérios listados abaixo. O intervalo mínimo para a terceira dose de reforço deverá ser de 28 dias após a segunda dose do esquema vacinal completo”, afirma a nota da secretaria.

As pessoas que receberão a dose adicional são:

  • Imunodeficiência primária grave
  • Quimioterapia para câncer
  • Transplantadas de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras
  • Pessoas vivendo com HIV/Aids
  • Uso de corticoides em doses > 20mg/dia de prednisona, ou equivalente, por > 14 dias
  • Uso de drogas modificadoras da resposta imune (ver abaixo)
  • Pacientes com hemodiálise
  • Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, autoinflamatórias, doenças intestinais inflamatórias)

Drogas modificadoras da resposta imune e doses consideradas imunossupressoras:

  • Metotrexato
  • Leflunomida
  • Micofenolato de mofetila
  • Azatipirina
  • Ciclofosfamida
  • Ciclosporina
  • Tacrolimus
  • 6-mercaptopurina
  • Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe)
  • Inibidores de JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadactinibe)

SEGUNDA DOSE


CORONAVAC

  • As pessoas que completaram os 28 dias da primeira dose do imunizante CoronaVac podem procurar as UBS do município ou qualquer drive-thru para receber a segunda dose.

OXFORD

  • UBS do município e todos os drives estarão com aplicação da D2 da Oxford para quem se vacinou até o dia 22 de julho.
  • Grávidas que tomaram a D1 de Oxford.
  • As gestantes que tomaram a primeira dose com o imunizante Oxford e que, por recomendação do Ministério da Saúde, não tomaram a segunda dose poderão completar seu esquema vacinal com o imunizante da Pfizer e em todas as UBS do município ou qualquer ponto de aplicação.

PFIZER


A segunda dose da Pfizer está disponível nas UBS do município ou nos drives Nélio Dias, Palácio dos Esportes, Via Direta ou ginásio do Sesi para quem tomou a primeira dose até 06 de agosto.

Foto: Alex Régis/Secom/Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Natal Secretaria de Saúde confirma desativação do drive-thru de vacinação no Sesi no próximo sábado (2)

Natal: Secretaria de Saúde confirma desativação do drive-thru do Sesi neste sábado (2)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal) confirmou, através do site da prefeitura, que o próximo sábado (2 de outubro) será o último dia de funcionamento do drive-thru do Sesi. De acordo com a pasta, a partir de segunda-feira (4) a vacinação no local seguirá apenas para pedestres no ginásio, funcionando de segunda a sábado das 8h às 16h.

Por meio de nota, o prefeito agradeceu a parceria firmada com o Sistema Sesi. “Desde o primeiro momento que procuramos o Sesi fomos bem acolhidos, o Sistema entendeu que precisávamos agilizar o processo de vacinação para evitar a propagação do vírus e quanto mais pessoas vacinadas em um curto período, mais êxito teríamos na volta da rotina da população. O Sesi não mediu esforços em nos ajudar frente à pandemia. Nossa parceria continua com a manutenção do Ginásio do Sesi aberto para vacinação de pedestres”, afirmou Álvaro Dias, prefeito de Natal.

“A estrutura de drive-thru do Sesi foi montada com 15 pontos de vacinação e permitiu agilidade e muitos elogios da população. Como secretário de Saúde de Natal posso afirmar que iniciativas assim vieram para somar e unir de forma responsável a economia, a saúde e o bem estar da população. Lembro a todos que a pandemia não acabou e que todos completem o esquema vacinal”, reforça George Antunes.

Segundo a prefeitura, a SMS Natal mantém abertos os drives do Palácio dos Esportes, Ginásio Nélio Dias, Via Direta com funcionamento de segunda a sábado das 8h às 16h, e o ginásio do Sesi aberto de segunda a sábado das 8h às 16h e todas as salas de vacinação no município todas funcionando de segunda a sexta das 8h às 15h, com intervalo de almoço. Em todos os locais estão disponíveis os três imunizantes contra Covid-19.

Todas as informações sobre vacinação podem ser acessadas através do https://vacina.natal.rn.gov.br/.

Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Natal amplia faixa etária para D3 e data da segunda dose de Oxford

Natal amplia faixa etária para D3 e data da segunda dose de Oxford

Natal amplia a faixa etária para receber a terceira dose para pessoas com 87 anos e mais nesta quinta-feira (30). Podem receber esta nova dose quem tiver concluído o esquema vacinal, com duas doses ou dose única, há pelo menos seis meses. É necessário levar carteira de vacina, comprovante de residência e documento com foto.

Quem se vacinou com o imunizante da Oxford até 19 de Julho também deve procurar um dos pontos de vacinação levando cartão de vacina e comprovante de residência de Natal para receber a D2 e completar seu esquema vacinal. A SMS/Natal vai atender esse público a partir desta quinta-feira (30).

Para mais informações sobre a fila dos drives, documentação, prazos, locais de vacinação e perguntas frequentes, basta acessar a plataforma Natal Vacina através de vacina.natal.rn.gov.br.

PRIMEIRA DOSE

Pessoas a partir de 12 anos que ainda não tomaram a primeira dose, podem se dirigir a um dos drives de vacinação para atendimento. Para agilizar a vacinação é importante o cadastro prévio na RN Mais Vacinas.

SEGUNDA DOSE

CORONAVAC


As pessoas que completaram os 28 dias da primeira dose do imunizante Coronavac podem procurar as UBS do município ou qualquer drive-thru para receber a segunda dose.

OXFORD


UBS do município e todos os drives estarão com aplicação da D2 da Oxford para quem se vacinou até o dia 19 de julho.

Grávidas que tomaram a D1 de Oxford


As gestantes que tomaram a primeira dose com o imunizante Oxford e que, por recomendação do Ministério da Saúde, não tomaram a segunda dose poderão completar seu esquema vacinal com o imunizante da Pfizer e em todas as UBS do município ou qualquer ponto de aplicação.

PFIZER


A segunda dose da Pfizer está disponível nas UBS do município ou nos drives Nélio Dias, Palácio dos Esportes, Via Direta e Sesi para quem tomou a primeira dose até 06 de agosto.

TERCEIRA DOSE

Pessoas com 87 anos e mais e que não estejam acamadas e nem residem em instituições de longa permanência, que tenham completado o esquema vacinal, com duas doses, de qualquer imunizante (Coronavac, Oxford ou Pfizer) há pelo menos seis meses, estão aptas a receber a D3. Equipes da SMS/Natal também estão vacinando os acamados domiciliados que possuem cadastro nas UBS.

Foto: Joana Lima / Secom

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Natal alcança 1 milhão de doses de vacinas aplicadas contra a covid

Natal alcança 1 milhão de doses de vacinas aplicadas contra a Covid

Natal atingiu a marca de 1 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal), até segunda-feira (27), 1.000.153 de doses dos imunizantes foram aplicadas no público a partir dos 12 anos de idade na capital potiguar.

Segundo o Ministério da Saúde, Natal tem 767.629 pessoas a partir de 12 anos de idade e, até o momento, já foram administradas 622.246 doses de vacinas, sendo primeira dose ou dose única. Atualmente, 81% da população a partir de 12 anos teve esquema vacinal iniciado na capital.

Foto: Carlos Bassan/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Natal vacina adolescentes de 12 anos contra covid-19 a partir desta segunda-feira

A capital do Rio Grande do Norte, Natal, vai iniciar a vacinação dos adolescentes a partir dos 12 anos. Com o início da imunização, o município alcançará a aplicação da primeira dose em toda população vacinável, uma vez que até o momento não há liberação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para vacinar pessoas abaixo dos 12 anos.

De acordo com a prefeitura da cidade, as pessoas dessa faixa etária podem procurar um dos pontos de vacinação para receber a primeira dose do imunizante contra a Covid-19, mas devem ir acompanhadas dos pais ou representantes legais, sendo necessário o cadastro prévio no RN+Vacina, através do registro de seus responsáveis na plataforma, e levar comprovante de residência de Natal, documento com foto e cartão de vacina.

A SMS Natal reforça que as pessoas acima de 12 anos, que ainda não foram tomar a primeira dose, se dirijam a um dos drives de vacinação para serem atendidas. A lista com as Unidades Básicas e os pontos de drives e grupos em vacinação, podem ser acessados através do Natal Vacina.

Segunda dose

Coronavac

As pessoas que completaram os 28 dias da primeira dose do imunizante Coronavac podem procurar as UBS do município ou qualquer drive-thru.

Oxford

UBS do município e todos os drives estarão com aplicação da D2 da Oxford para quem se vacinou até o dia 17 de julho.

Grávidas que tomaram a D1 de Oxford

As gestantes que tomaram a primeira dose com o imunizante Oxford e que, por recomendação do Ministério da Saúde, não tomaram a segunda dose poderão completar seu esquema vacinal com o imunizante da Pfizer e em todas as UBS do município ou qualquer ponto de aplicação.

Pfizer

A segunda dose da Pfizer está disponível nas UBS do município ou nos drives Nélio Dias, Palácio dos Esportes, Via Direta e SESI para quem tomou a primeira dose até 06 de agosto.

Terceira dose

Pessoas com 90 anos e mais que tenham completado o esquema vacinal, com duas doses, de qualquer imunizante (Coronavac, Oxford ou Pfizer) há pelo menos seis meses, estão aptas a receber a D3. Para isso, as pessoas devem levar o cartão de vacinação, documento com foto e comprovante de residência de Natal em qualquer ponto de aplicação da cidade.

Foto: Manoel Barbosa/Secom

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Natal vacina adolescentes de 13 anos e mais a partir desta sexta-feira (24)

Natal vacina adolescentes de 13 anos e mais a partir desta sexta-feira (24)

A partir desta sexta-feira (24), a Prefeitura do Natal vacinará os adolescentes com idade a partir de 13 anos residentes na cidade. As pessoas dessa faixa etária podem procurar um dos pontos de vacinação para receber a primeira dose do imunizante contra Covid-19, mas devem ir acompanhadas dos pais ou representantes legais, sendo ainda necessário o cadastro prévio no RN Mais Vacina, através do registro de seus responsáveis na plataforma, e levar comprovante de residência de Natal, documento com foto e cartão de vacina.

A SMS Natal destaca que todos os grupos anteriormente divulgados e que ainda não foram se vacinar podem se dirigir a um dos drives de vacinação para serem atendidos. A lista com as Unidades Básicas e os pontos de drives, grupos em vacinação pode ser acessada através do https://vacina.natal.rn.gov.br/ .

SEGUNDA DOSE

CORONAVAC


As pessoas que completaram os 28 dias da primeira dose do imunizante Coronavac podem procurar as UBS do município ou qualquer drive-thru.

OXFORD


UBS do município e todos os drives estarão com aplicação da D2 da Oxford para quem se vacinou até o dia 17 de julho.

Grávidas que tomaram a D1 de Oxford

As gestantes que tomaram a primeira dose com o imunizante Oxford e que, por recomendação do Ministério da Saúde, não tomaram a segunda dose poderão completar seu esquema vacinal com o imunizante da Pfizer e em todas as UBS do município ou qualquer ponto de aplicação.

PFIZER


A segunda dose da Pfizer está disponível nas UBS do município ou nos drives Nélio Dias, Palácio dos Esportes, Via Direta e SESI para quem tomou a primeira dose até 06 de agosto.

TERCEIRA DOSE

Pessoas com 90 anos e mais que tenham completado o esquema vacinal, com duas doses, de qualquer imunizante (CoronaVac, Oxford ou Pfizer) há pelo menos seis meses, estão aptas a receber a D3. Para isso, as pessoas devem levar o cartão de vacinação, documento com foto e comprovante de residência de Natal em qualquer ponto de aplicação da cidade.

Foto: Joana Lima / Secom

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Natal passa a disponibilizar 68 salas de vacinação contra a Covid

Natal passa a disponibilizar 68 salas de vacinação contra a Covid

A partir desta terça-feira (21), todas as 68 salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde em Natal passam a oferecer a vacina contra a Covid-19. Segundo a prefeitura da capital potiguar, os três tipos de imunizantes estarão disponíveis das 8h às 15h.

Até então, Natal contava com 35 salas de vacina para aplicação do imunizante contra a Covid. Com a mudança, o número praticamente dobra. Além disso, os quatro drives – Palácio dos Esportes, Via Direta, Sesi e Nélio Dias – seguem disponíveis para vacinação.

Veja os grupos que podem se vacinar em Natal:

Primeira dose

A partir dos 15 anos com comorbidades ou com deficiência permanente;
A partir dos 16 anos sem comorbidades.

Segunda dose

CoronaVac

Pessoas que completaram os 28 dias da primeira dose.

Oxford/AstraZeneca

Quem se vacinou até o dia 15 de julho.

Pfizer

Quem tomou a primeira dose até 29 de julho.
Grávidas que tomaram a D1 de Oxford.

Dose de reforço

Idosos com 95 anos ou mais.

Foto: Govsp/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Natal volta atrás e retoma vacinação dos adolescentes a partir de 16 anos sem comorbidades

Natal volta atrás e retoma vacinação dos adolescentes a partir de 16 anos sem comorbidades

A capital do Rio Grande do Norte, Natal, voltou atrás na suspensão da vacinação dos adolescentes sem comorbidades e decidiu retomar a imunização do grupo. A partir desta segunda-feira (20), os jovens a partir de 16 anos já podem procurar um dos quatro drives (Palácio dos Esportes, Via Direta, Sesi ou Nélio Dias), das 8h às 16h, ou uma das 35 UBS, das 8h às 15h, levando comprovante de residência de Natal, documento com foto e cartão de vacina para receber o imunizante.

De acordo com a Prefeitura, todos os endereços dos locais de vacinação estão disponíveis no site https://vacina.natal.rn.gov.br.

Natal foi uma das poucas cidades do Brasil que aderiu a suspensão da aplicação da vacinação após nota técnica do Ministério da Saúde, recomendando a paralização na imunização dos jovens sem comorbidades. Segundo a prefeitura, a decisão do Município de voltar a imunização desse público está respaldada em análises técnicas da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

“Tanto a SBIm quanto a SBP respaldam a aplicação da vacina Pfizer em adolescentes entre 17 a 12 anos, assim como já está autorizado pela Anvisa. Com base nesse aval técnico-científico, a SMS decidiu iniciar a imunização dos adolescentes”, diz nota da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal).

Para receber o imunizante, o adolescente terá que estar acompanhado de um responsável. Outro ponto importante é que os adolescentes façam o cadastro prévio no plataforma RN Mais Vacinas, sendo necessário entrar com o CPF do responsável e se cadastrar como dependente.

A capital potiguar informou ainda que, além dos adolescentes com 16 anos ou mais, o município está vacinando todo o público anteriormente contemplado e aplicando a segunda dose para quem tomou a D1 da Pfizer até 29 de julho, da Oxford/AstraZeneca até 15 de julho e da CoronaVac/Butantan há 28 dias.

Foto: Enio Medeiros/Prefeitura de Aparecida de Goiânia

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Natal realiza mutirão de vacinação para a população em situação de rua neste domingo (19)

Natal realiza mutirão de vacinação para a população em situação de rua neste domingo (19)

A Prefeitura de Natal realiza neste domingo, 19, um mutirão de vacinação contra a Covid-19 destinado à população em situação de rua. A ação vai acontecer das 8h às 17h na sede da Fraternidade Toca de Assis, que fica localizada na Avenida Xavier da Silveira, nº 1024, no bairro de Lagoa Nova, na Zona Sul da capital.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal) será disponibilizado a aplicação das primeira e segunda doses do imunizante de Oxford para o público-alvo do mutirão. A pasta explicou que Natal atingiu mais de 650 pessoas em situação de rua na vacinação contra a Covid-19 até a primeira quinzena de setembro. Deste total, 208 indivíduos estão com esquema vacinal completo, 252 pessoas foram imunizadas com dose única e 220 tomaram apenas a D1 e precisam completar o esquema vacinal.

Para realizar a ação, as equipes do programa Consultório na Rua realizam uma busca desse grupo prioritário e também orientam sobre dúvidas frequentes. “A gente faz essa logística diferenciada desde antes da ação e também promove um atendimento humanizado, com acolhimento e orientações básicas que os grupos necessitam”, afirmou Sheina Ferreira, Chefe do Setor de Ações Programáticas da SMS Natal.

Além do mutirão que será realizado na Toca de Assis, o grupo prioritário também pode receber a vacina nas unidades básicas de saúde da Redinha (quartas-feiras, das 12h30 às 15h), São João (terças-feiras, das 08h às 11h30 e das 12h30 às 16h) e Mãe Luiza (quintas-feiras das 08h às 12h).

Foto: Rodolfo Loepert/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Prefeitura anuncia ampliação de público para a D2 da Pfizer e Oxford e D3 para idosos a partir dos 95 anos

Prefeitura anuncia ampliação de público para a D2 da Pfizer e Oxford e D3 para idosos a partir dos 95 anos

Natal amplia neste sábado as datas para as pessoas que se vacinaram com a primeira dose de Oxford até 15 de julho e para quem tomou a primeira dose de Pfizer até 29 de julho. Essas pessoas devem procurar um dos pontos de drive para tomarem a D2 e completarem os seus esquemas vacinais. Outro público que pode ser vacinado é o de idosos com 95 anos ou mais. Essa dose de reforço será aplicada nessa faixa etária independe do imunizante da D1, sendo necessário somente ter finalizado o esquema nós últimos seis meses.

Na segunda-feira, a SMS Natal começa a vacinar, com a dose de reforço, os idosos institucionalizados. Para receber a D2 e D3 as pessoas devem levar o cartão de vacinação, documento com foto e comprovante de residência de Natal. Todas as informações sobre a vacinação de Natal estão disponibilizadas no https://vacina.natal.rn.gov.br/.

Aos domingos os drives não funcionam, na segunda além dos quatro drives, o público em vacinação pode procurar uma das 35 UBS

Foto: Reprodução/Joana Lima/Secom

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Variante Delta no RN SMS Natal investiga mais dois casos da nova cepa na capital potiguar

Variante Delta no RN: SMS/Natal investiga mais dois casos da nova cepa na capital potiguar

Variante Delta no RN: a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) informou nesta terça-feira (31) que investiga mais dois casos suspeitos da variante delta do coronavírus na capital potiguar.

Atualmente, Natal tem três casos confirmados (os únicos três do RN), sendo dois com possível contágio em viagem e um caso de contaminação local. Por isso, a transmissão comunitária da variante já foi confirmada após um rastreamento feito dos casos confirmados. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, está sendo feito um sequenciamento genético das amostras retiradas das pacientes, que seguem sob monitoramento da Vigilância Epidemiológica de Natal.

Preocupada com a confirmação da transmissão comunitária e com um “discreto” aumento no número de solicitações de internação na rede privada do RN, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) se reuniu recentemente com representantes regionais da saúde para discutir sobre a chegada da variante delta.

“A solicitação por leitos privados tem alguns pontos importantes que podemos avaliar. Um deles é esse trajeto já percorrido anteriormente [nas duas ondas anteriores] que precisamos estar atentos para que possamos combater uma possível nova onda da pandemia”, disse Lyane Ramalho, subsecretária de Planejamento e Gestão da Sesap.

Evolução da Variante Delta no RN

No último dia 24 de agosto, o Instituto de Medicina Tropical (IMT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) confirmou dois casos da variante Delta no RN, ambos em Natal. As amostras haviam sido coletadas no dia 8 de agosto e o resultado do sequenciamento foi finalizado no dia 23 de agosto.

Uma das das pacientes infectadas trata-se mulher de 57 anos, que não estava vacinada, e ficou internada em Natal. Ela teve o caso confirmado no dia 8 de agosto e não tinha qualquer histórico de viagem. A confirmação desse caso fez a Sesap anunciar, oficialmente, a transmissão comunitária na capital. Em seguida, a Secretaria Municipal de Saúde também deu o mesmo parecer.

A segunda mulher infectada com a variante Delta no RN tem 32 anos e também mora em Natal, mas havia voltado de Santa Catarina, onde provavelmente pegou a nova cepa. A mulher não estava vacinada e, por não apresentar sintomas graves, não precisou ser hospitalizada.

O último caso confirmado foi o de um homem  que teve contato com a segunda mulher. Ele estava vacinado e não precisou de internação. Os sete colegas de trabalho da sala dele, todos vacinados com as duas doses, não foram infectados com o vírus.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Prefeitura convida vacinados com a D1 da Pfizer e Oxford até 17 de junho para tomarem a segunda dose

Prefeitura convida vacinados com a D1 da Pfizer e Oxford até 17 de junho para tomarem a segunda dose

Vacinados com Pfizer e Oxford até 17 de junho já podem se dirigir a uma das 35 salas ou a um dos drives disponíveis na capital.

A Prefeitura do Natal anunciou que vai aplicar, a partir desta segunda-feira (30), a segunda dose nas pessoas que receberam a D1 da Pfizer e Oxford até o dia 17 de junho. Segundo a prefeitura, para se vacinar, a população pode se dirigir a uma das 35 salas de vacinação ou um dos drives (Via Direta, Sesi, Palácio dos Esportes e Nélio Dias), que também contam com salas para pedestres. Apenas o drive de Arena das Dunas não dispõe do imunizante da Pfizer.

Já em relação à CoronaVac, aqueles que completaram 28 dias desde a primeira dose já podem receber a D2, destaca a prefeitura. Segundo a gestão municipal, as pessoas a partir de 18 anos e os demais públicos prioritários que ainda não se vacinaram podem procurar um dos pontos de vacinação para receber a primeira dose.

A SMS Natal orienta ainda que antes de sair de casa o cidadão acesse o site Vacina Natal e clique no link “Quem pode se vacinar hoje”, onde estão todas as informações da vacinação do dia.

Foto: Alex Régis/Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Sua Vacina Vale Muito Natal Shopping dá direito a 90% de desconto no cinema a quem se vacinou com a D2 II

Sua Vacina Vale Muito: Natal Shopping dá 90% de desconto no cinema a quem se vacinou com a D2

Campanha Sua Vacina Vale Muito é promovida pelo grupo Ancar Ivanhoe, que administra o Natal Shopping na capital potiguar; confira.

Após o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciar que 7 milhões de pessoas ainda não completaram o ciclo de imunização contra a Covid, a rede de shoppings Ancar Ivanhoe lança a campanha Sua Vacina Vale Muito. Entre os dias 25 de agosto e 02 de setembro, 19 shoppings do grupo, dentre eles o Natal Shopping, vão oferecer desconto exclusivo de 90% no par de ingressos para o cinema para 50 clientes por dia que comprovarem que tomaram a segunda dose.

Para garantir a diversão, basta estar entre os primeiros a apresentar o comprovante da aplicação da segunda dose no ponto de troca com o documento de identificação. Depois é só escolher o dia para curtir o filme favorito. Ao todo, a ação pretende beneficiar diariamente cerca de mil pessoas.

Foto: Ilustração/Pexels

“Impactamos todos os dias milhares de pessoas que frequentam nossos shoppings. E porque não utilizar esse poder alcance para reforçar a importância de completar o ciclo de imunização contra a Covid? Com a campanha Sua Vacina Vale Muito, encontramos uma forma de incentivar as pessoas que ainda não apareceram para tomar a segunda dose de uma maneira leve e divertida”, conclui Raquel Arruda, head de Marketing da Ancar Ivanhoe.

No Rio Grande do Norte, a ação é válida no Natal Shopping para os ingressos das sessões das 10h às 20h, de segunda a quinta-feira. A promoção não é cumulativa. 

Foto: Divulgação/Natal Shopping

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Vacina DJ Balada Natal 18 anos

Tuntz! Tuntz! Vacinação do público de Natal a partir dos 18 anos começa nesta quarta-feira e terá DJ e balada

Para estimular a adesão dos jovens à imunização, a Prefeitura do Natal fará anunciou um mutirão com balada noturna e DJ na cidade. De acordo com o prefeito da capital potiguar, Álvaro Dias (PSDB), a cidade vai começar nesta quarta-feira (18) a vacinar contra a Covid-19 pessoas sem comorbidades a partir dos 18 anos.

A vacinação estará disponível em 35 unidades básicas de saúde e 5 drives-thru. Em dois deles, na Arena das Dunas e no Ginásio Nélio Dias, será realizado um mutirão com direito a DJ e balada para estimular a adesão dos jovens à imunização. De acordo com a prefeitura, na Arena e no Nélio Dias, a aplicação das vacinas acontecerá das 16h às 21h. Em virtude desse atendimento, os locais não terão atendimento pela manhã e no começo da tarde.

A segunda dose também estará disponível nos pontos de vacinação da cidade, inclusive para quem já se vacinou com a primeira do imunizante da Pfizer. Para completar o ciclo vacinal, é necessário a apresentação do cartão de vacina, documento com foto e comprovante de residência de Natal.

Além do público a partir dos 18 anos, a Secretaria Municipal de Saúde também estará aplicando a segunda dose; confira cronograma

Oxford
Pode receber a D2 quem recebeu a primeira dose até 26 de maio ou há 85 dias.

CoronaVac
Pode receber a D2 quem completou 28 dias da primeira dose. 

Pfizer
Pode receber a D2 quem recebeu a primeira dose até 21 de maio.

Foto: Ilustração

Foto: Reprodução/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Vacinação em Natal chega aos 19 anos

Prefeitura mantém cronograma e vacinação avança para público a partir dos 19 anos sem comorbidades em Natal

Prefeitura de Natal mantém o cronograma e anuncia mais uma redução da idade mínima para a vacinação contra a Covid-19 na capital a partir desta segunda-feira, 17 de agosto de 2021: a partir de amanhã, a população a partir de 19 anos de idade sem comorbidades poderá se vacinar.

A documentação necessária para o público por faixa etária (19 anos) é o comprovante de residência, documento com foto e cartão de vacinação. Para agilizar a inserção das doses aplicadas no sistema, a Prefeitura orienta que as pessoas façam o cadastro antecipadamente no RN Mais Vacina.

Ainda de acordo com a gestão municipal, a população pode encontrar o endereço das 35 UBS no site https://vacina.natal.rn.gov.br/; e acompanhar como estão as filas nos quatro drives (Via Direta, Sesi, Palácio dos Esportes e Ginásio Nélio Dias) disponíveis para a vacinação na capital. Outra novidade é que os drives de vacinação do município vão funcionar de segunda a sábado, das 08h às 16h.

SMS/Natal também anuncia que retomou o funcionamento do ponto de aplicação na Arena das Dunas desde o dia 9 de agosto de 2021, atendendo à demanda dos públicos em vacinação exclusivamente no sistema de drive-thru, sempre de segunda a sábado das 08h às 16h.

Além do público a partir dos 19 anos, a Secretaria Municipal de Saúde também estará aplicando a segunda dose; confira cronograma

A segunda dose também estará disponível nos pontos de vacinação da cidade, inclusive para quem já se vacinou com a primeira do imunizante da Pfizer. Para completar o ciclo vacinal, é necessário a apresentação do cartão de vacina, documento com foto e comprovante de residência de Natal.

Oxford
Pode receber a D2 quem recebeu a primeira dose até 25 de maio ou há 85 dias.

CoronaVac
Pode receber a D2 quem completou 28 dias da primeira dose. 

Pfizer
Pode receber a D2 quem recebeu a primeira dose até 21 de maio.

Foto: Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Saúde irá diminuir intervalo de aplicação da Pfizer de 90 para 21 dias

Vacinados com Pfizer tomarão segunda dose com 21 dias a partir de setembro

A partir de setembro, o intervalo de aplicação entre a primeira e a segunda doses da Pfizer poderá cair dos atuais 90 dias para 21 dias, informou hoje (14) o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. A redução do prazo tem como objetivo frear os casos da variante Delta do novo coronavírus, mais contagiosa que as variantes anteriores.

Segundo Queiroga, o governo apenas espera que toda a população adulta esteja vacinada para iniciar os estudos para diminuir o intervalo para três semanas. Embora as aplicações em 90 dias aumentem a resposta imune, segundo estudos internacionais, o prazo original determinado pelo fabricante da Pfizer é 21 dias.

“À medida que a gente avance na primeira dose, já se rediscutiu colocar a Pfizer no intervalo de 21 dias. [A previsão é] em setembro. Nós já temos 70% da população acima de 18 anos com a primeira dose”, disse o ministro, durante lançamento do projeto-piloto de testagem em massa contra a covid-19, em Brasília.

A possibilidade de antecipação do prazo da vacina da Pfizer tinha sido anunciada pelo Ministério da Saúde no fim de julho. A decisão havia sido tomada pelo governo federal junto com Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Na ocasião, a pasta só não tinha informado a data a partir da qual a redução do intervalo começaria porque esperava o avanço das campanhas de vacinação nos estados. Um estudo publicado nesta semana pela revista New England Journal of Medicine mostrou que a eficácia da primeira dose das vacinas Pfizer e AstraZeneca cai de 50% para 35% contra a variante Delta. Com a segunda dose, a eficácia volta aos níveis verificados antes do surgimento da variante.

Aplicada no Brasil desde maio, a vacina da Pfizer teve o intervalo ampliado para 90 dias por causa da baixa oferta inicial do imunizante. Nos últimos meses, o fornecimento regularizou-se, tornando possível o encolhimento do intervalo para o prazo determinado pelo fabricante.

Após a publicação da matéria, o Ministério da Saúde informou à Agência Brasil que em setembro começarão os estudos, com análise das evidências científicas, para mudar o prazo de aplicação das doses da Pfizer. A redução do intervalo dependerá do resultado dos estudos.

Com informações da Agência Brasil

Foto: Dado Ruvic/Reuters

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Nenhuma morte por Covid Boletim Epidemiológico

Rio Grande do Norte não registra nenhum óbito por Covid-19 nas últimas 24h; dados são do boletim epidemiológico da Sesap

Até as 12h20 deste domingo, 15 de agosto de 2021, O Rio Grande do Norte tem 362.285 casos confirmados do novo coronavírus e 7.210 mortes confirmadas pela doença desde o início da pandemia. Os dados estão no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgado neste domingo (15). Outros 1.436 óbitos estão sob investigação.

Além disso, a Secretaria informa que não foi registrada NENHUMA morte por Covid-19 nas últimas 24 horas. O boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde também informa que o RN tem ainda 168.247 casos suspeitos e 700.122 casos descartados.

Além do boletim epidemiológico, Regula RN também fornece dados sobre a ocupação de leitos para a Covid-19 no Rio Grande do Norte

Neste momento, o Estado tem 179 leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) disponíveis e 234 leitos clínicos disponíveis.

O número de pessoas internadas por causa da Covid caiu para 135: as quais 89 (32,25%) estão ocupando os leitos críticos (semi-intensivo e UTIs) e 46 (16,03%) os leitos clínicos. O Rio Grande do Norte dispõe, no total, de 276 leitos críticos para a Covid-19 e 287 leitos clínicos.

Além disso, o boletim epidemiológico da Sesap também informa que há 8 leitos críticos (2,90%) bloqueados e 7 leitos clínicos (2,44) também bloqueados. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), alguns leitos ficam indisponíveis quando são necessários serviços de manutenção. Assim que terminam, os leitos voltam a operar.

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Vacinação em Natal chega aos 20 anos

Natal anuncia imunização de público a partir dos 20 anos nesta segunda-feira; confira

Prefeitura de Natal anunciou mais uma redução da idade mínima para a vacinação contra a Covid-19 na capital a partir desta segunda-feira, 16 de agosto de 2021: a partir de amanhã, a população a partir de 20 anos de idade sem comorbidades poderá se vacinar.

A documentação necessária para o público por faixa etária (20 anos) é o comprovante de residência, documento com foto e cartão de vacinação. Para agilizar a inserção das doses aplicadas no sistema, a Prefeitura orienta que as pessoas façam o cadastro antecipadamente no RN Mais Vacina.

Ainda de acordo com a gestão municipal, a população pode encontrar o endereço das 35 UBS no site https://vacina.natal.rn.gov.br/; e acompanhar como estão as filas nos quatro drives (Via Direta, Sesi, Palácio dos Esportes e Ginásio Nélio Dias) disponíveis para a vacinação na capital. Outra novidade é que os drives de vacinação do município vão funcionar de segunda a sábado, das 08h às 16h.

SMS/Natal também anuncia que retomou o funcionamento do ponto de aplicação na Arena das Dunas desde a última segunda-feira, 9 de agosto de 2021, atendendo à demanda dos públicos em vacinação exclusivamente no sistema de drive-thru, sempre de segunda a sábado das 08h às 16h.

Além do público a partir dos 20 anos, a Secretaria Municipal de Saúde também estará aplicando a segunda dose; confira cronograma

A segunda dose também estará disponível nos pontos de vacinação da cidade, inclusive para quem já se vacinou com a primeira do imunizante da Pfizer. Para completar o ciclo vacinal, é necessário a apresentação do cartão de vacina, documento com foto e comprovante de residência de Natal.

Oxford
Pode receber a D2 quem recebeu a primeira dose até 25 de maio ou há 85 dias.

CoronaVac
Pode receber a D2 quem completou 28 dias da primeira dose. 

Pfizer
Pode receber a D2 quem recebeu a primeira dose até 21 de maio.

Foto: Alex Régis/Secom

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Leia mais sobre a vacinação em Natal:

Vacinas chegaram ao Rio Grande do Norte

Mais 75.610 doses de vacinas chegaram ao Rio Grande do Norte nesta sexta-feira

Mais 75.610 doses de vacinas contra a Covid-19 chegaram ao Rio Grande do Norte nesta sexta-feira (13). Segundo a Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP/RN), O lote de 46.360 doses de CoronaVac é dividido por igual entre primeira e segunda doses. Já as 29.250 doses da Pfizer serão utilizadas como primeira dose.

Com o recebimento desses novos lotes, chegaram ao Rio Grande do Norte um total de 3,1 milhões de imunizantes. Dados disponíveis na plataforma RN+ Vacina apontam que, até a manhã desta sexta-feira, foi registrada a aplicação de 2,4 milhões de doses, com 67% do público-alvo da vacinação tendo recebido uma dose e 26% totalmente vacinado.

Foto: Divulgação/Paulo Nascimento

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

21 anos

Prefeitura de Natal mantém vacinação de público a partir dos 21 anos neste sábado; confira

Prefeitura de Natal acaba de confirmar a manutenção da faixa etária para a vacinação contra a Covid-19 em Natal partindo dos 21 anos de idade neste sábado, 14 de agosto. Assim, a população a partir de 21 anos de idade (e todo mundo que não tomou por alguma razão) sem comorbidades poderá se vacinar.

A documentação necessária para o público por faixa etária (21 anos) é o comprovante de residência, documento com foto e cartão de vacinação. Para agilizar a inserção das doses aplicadas no sistema, a Prefeitura orienta que as pessoas façam o cadastro antecipadamente no RN Mais Vacina.

Ainda de acordo com a gestão municipal, a população pode encontrar o endereço das 35 UBS no site https://vacina.natal.rn.gov.br/; e acompanhar como estão as filas nos quatro drives (Via Direta, Sesi, Palácio dos Esportes e Ginásio Nélio Dias) disponíveis para a vacinação na capital. Outra novidade é que os drives de vacinação do município vão funcionar de segunda a sábado, das 08h às 16h.

SMS/Natal também anuncia que retomou o funcionamento do ponto de aplicação na Arena das Dunas desde a última segunda-feira, 9 de agosto de 2021, atendendo à demanda dos públicos em vacinação exclusivamente no sistema de drive-thru, sempre de segunda a sábado das 08h às 16h.

Além do público a partir dos 21 anos, a Secretaria Municipal de Saúde também estará aplicando a segunda dose; confira cronograma

A segunda dose também estará disponível nos pontos de vacinação da cidade, inclusive para quem já se vacinou com a primeira do imunizante da Pfizer. Para completar o ciclo vacinal, é necessário a apresentação do cartão de vacina, documento com foto e comprovante de residência de Natal.

Oxford
Pode receber a D2 quem recebeu a primeira dose até 22 de maio ou há 85 dias.

CoronaVac
Pode receber a D2 quem completou 28 dias da primeira dose. 

Pfizer
Pode receber a D2 quem recebeu a primeira dose até 21 de maio.

Foto: Ilustração/Prefeitura de Itararé

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

22 anos

Vacinação em Natal chega à faixa etária dos 22 anos sem comorbidades nesta quinta-feira; confira locais de imunização

Prefeitura de Natal acaba de confirmar mais uma redução na faixa etária para a vacinação contra a Covid-19 em Natal a partir desta quinta-feira, 12 de agosto de 2021: a partir de amanhã, a população a partir de 22 anos de idade sem comorbidades poderá se vacinar.

A documentação necessária para o público por faixa etária (22 anos) é o comprovante de residência, documento com foto e cartão de vacinação. Para agilizar a inserção das doses aplicadas no sistema, a Prefeitura orienta que as pessoas façam o cadastro antecipadamente no RN Mais Vacina.

Ainda de acordo com a gestão municipal, a população pode encontrar o endereço das 35 UBS no site https://vacina.natal.rn.gov.br/; e acompanhar como estão as filas nos quatro drives (Via Direta, Sesi, Palácio dos Esportes e Ginásio Nélio Dias) disponíveis para a vacinação na capital. Outra novidade é que os drives de vacinação do município vão funcionar de segunda a sábado, das 08h às 16h.

SMS/Natal também anuncia que retomou o funcionamento do ponto de aplicação na Arena das Dunas desde a última segunda-feira, 9 de agosto de 2021, atendendo à demanda dos públicos em vacinação exclusivamente no sistema de drive-thru, sempre de segunda a sábado das 08h às 16h.

Além do público a partir dos 22 anos, a Secretaria Municipal de Saúde também estará aplicando a segunda dose; confira cronograma

A segunda dose também estará disponível nos pontos de vacinação da cidade, inclusive para quem já se vacinou com a primeira do imunizante da Pfizer. Para completar o ciclo vacinal, é necessário a apresentação do cartão de vacina, documento com foto e comprovante de residência de Natal.

Oxford
Pode receber a D2 quem recebeu a primeira dose até 20 de maio ou há 85 dias.

CoronaVac
Pode receber a D2 quem completou 28 dias da primeira dose. 

Pfizer
Pode receber a D2 quem recebeu a primeira dose até 21 de maio.

Foto: Alex Régis/Secom

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

24 anos

Natal reduz idade mínima e vacina população a partir de 24 anos sem comorbidades nesta terça-feira, 10 de agosto

Prefeitura de Natal acaba de confirmar mais uma redução na faixa etária para a vacinação contra a Covid-19 em Natal a partir desta segunda-feira, 10 de agosto de 2021: a partir de amanhã, a população a partir de 24 anos de idade sem comorbidades poderá se vacinar.

A documentação necessária para o público por faixa etária (24 anos) é o comprovante de residência, documento com foto e cartão de vacinação. Para agilizar a inserção das doses aplicadas no sistema, a Prefeitura orienta que as pessoas façam o cadastro antecipadamente no RN Mais Vacina.

Ainda de acordo com a gestão municipal, a população pode encontrar o endereço das 35 UBS no site https://vacina.natal.rn.gov.br/; e acompanhar como estão as filas nos quatro drives (Via Direta, Sesi, Palácio dos Esportes e Ginásio Nélio Dias) disponíveis para a vacinação na capital. Outra novidade é que os drives de vacinação do município vão funcionar de segunda a sábado, das 08h às 16h.

SMS/Natal também anuncia que retomará o funcionamento do ponto de aplicação na Arena das Dunas a partir desta segunda-feira, 9 de agosto de 2021, atendendo à demanda dos públicos em vacinação exclusivamente no sistema de drive-thru, sempre de segunda a sábado das 08h às 16h.

Além do público a partir dos 24 anos, a Secretaria Municipal de Saúde também estará aplicando a segunda dose; confira cronograma

A segunda dose também estará disponível nos pontos de vacinação da cidade, inclusive para quem já se vacinou com a primeira do imunizante da Pfizer. Para completar o ciclo vacinal, é necessário a apresentação do cartão de vacina, documento com foto e comprovante de residência de Natal.

Oxford
Pode receber a D2 quem recebeu a primeira dose até 19 de maio ou há 85 dias.

CoronaVac
Pode receber a D2 quem completou 28 dias da primeira dose. 

Pfizer
Pode receber a D2 quem recebeu a primeira dose até 21 de maio.

Foto: Cristine Rochol/PMPA

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Drive-thru do Sesi

Prefeitura do Natal vai manter vacinação no drive-thru do Sesi

A vacinação contra a Covid-19 no drive-thru do Sesi será mantido. O ponto ocorre em parceria entre a Prefeitura de Natal e a instituição, localizada na Avenida Capitão-Mor Gouveia. O encerramento da vacinação no drive-thru do Sesi havia sido anunciado no último dia 5 de agosto, devido ao retorno das atividades presenciais no Sesi, porém a parceria será mantida.

Com isso, a prefeitura vai realizar a vacinação tanto no drive-thru do Sesi, localizado no estacionamento, quanto na sala de pedestres, localizada no Ginásio. Além disso, segundo a gestão municipal, a Arena das Dunas volta a oferecer o sistema de drive para a vacinação contra a Covid-19, a partir da próxima segunda-feira (9).

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) também afirma que a partir deste fim de semana todos os pontos de drive passam a aplicar os imunizantes de segunda a sábado das 08h às 16h, deixando de funcionar aos domingos, a partir do dia 08 de agosto.

Com isso, a SMS/Natal mantém a aplicação dos imunizantes, em novo horário, no Palácio dos Esportes, Nélio Dias, Sesi, Via Direta, e no novo ponto de aplicação que será retomado na Arena das Dunas. Os locais contam com pontos de vacinação para pedestres, exceto o Arena das Dunas que funciona exclusivamente em formato drive-thru. A população também pode buscar 35 UBS de segunda a sexta-feira.

Foto: Alex Régis/Secom

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Vacinação em Natal desce para 28 anos

Natal inicia imunização do público a partir dos 28 anos nesta quarta-feira

Prefeitura de Natal acaba de confirmar mais uma redução na faixa etária para a vacinação contra a Covid-19 em Natal a partir desta quarta-feira (4). A população a partir de 28 anos de idade sem comorbidades poderá se vacinar. Importante lembrar que, todos os públicos anteriormente contemplados e que, por algum motivo não tenham ido se vacinar, podem buscar um dos pontos de vacinação para receber o imunizante.

A documentação necessária para o público por faixa etária (28 anos) é o comprovante de residência, documento com foto e cartão de vacinação. Para agilizar a inserção das doses aplicadas no sistema, a Prefeitura orienta que as pessoas façam o cadastro antecipadamente no RN Mais Vacina.

Ainda de acordo com a gestão municipal, a população pode encontrar o endereço das 35 UBS no site https://vacina.natal.rn.gov.br/; e acompanhar como estão as filas nos quatro drives (Via Direta, Sesi, Palácio dos Esportes e Ginásio Nélio Dias) disponíveis para a vacinação na capital.

Além do público a partir dos 28 anos, a Secretaria Municipal de Saúde também estará aplicando a segunda dose

A segunda dose também estará disponível nos pontos de vacinação da cidade, inclusive para quem já se vacinou com a primeira do imunizante da Pfizer. Para completar o ciclo vacinal, é necessário a apresentação do cartão de vacina, documento com foto e comprovante de residência de Natal.

Oxford
Pode receber a D2 quem recebeu a primeira dose até 10 de maio, ou 85 dias.

CoronaVac
Pode receber a D2 quem completou 28 dias da primeira dose. 

Pfizer
Pode receber a D2 quem recebeu a primeira dose até 21 de maio.

 Foto: Lucas Cortez/Inter Tv Cabugi

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Doses em atraso no RN

Sesap afirma que mais de 41 mil pessoas estão com atraso na 2ª dose da vacina no RN

Mais de 41 mil pessoas estão com 2ª dose da vacina contra a Covid em atraso no Rio Grande do Norte. As informações são da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap), de acordo com dados da plataforma RN+Vacina, que monitora a imunização no estado. O número preocupa a Sesap, uma vez que a imunização só ser considerada completa após a aplicação da segunda dose nos casos da CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer. Apenas a vacina da Janssen tem dose única.

No Rio Grande do Norte, 736 pessoas morreram de Covid com apenas a primeira dose da vacina tomada. De acordo com dados da plataforma, do total de pessoas com as segundas doses em atraso, 86 se recusaram a tomar e 48 conseguiram se vacinar em outro estado. Atualmente, o RN tem cerca de 1,5 milhão de pessoas vacinadas com a primeira dose e 602 mil pessoas com a segunda dose.

Imagem: Mariana Ceci/UOL

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

30 anos em Natal

Natal reduz idade mínima e vacina população a partir dos 30 anos nesta segunda-feira; confira cronograma completo

Prefeitura de Natal acaba de anunciar diminuição da faixa etária na capital e público a partir dos 30 anos já pode se vacinar nesta segunda-feira.

Prefeitura de Natal informou que vai retomar a vacinação contra a Covid-19 a partir de amanhã (2). A população a partir de 30 anos de idade sem comorbidades poderá se vacinar. Além do público a partir dos 30 anos, os profissionais da indústria a partir dos 18 anos também podem ser vacinados. Esses últimos têm como ponto exclusivo de vacinação o drive do Sesi da Avenida Capitão-Mor Gouveia.

A documentação necessária para o público por faixa etária (30 anos) é o comprovante de residência, documento com foto e cartão de vacinação. Para agilizar a inserção das doses aplicadas no sistema, a Prefeitura orienta que as pessoas façam o cadastro antecipadamente no RN Mais Vacina.

Ainda de acordo com a gestão municipal, a população pode encontrar o endereço das 35 UBS no site https://vacina.natal.rn.gov.br/; e acompanhar como estão as filas nos quatro drives (Via Direta, Sesi, Palácio dos Esportes e Ginásio Nélio Dias) disponíveis para a vacinação na capital.

Além do público a partir dos 30 anos e industriários a partir dos 18, a Secretaria Municipal de Saúde também estará aplicando a segunda dose

A segunda dose também estará disponível nos pontos de vacinação da cidade, inclusive para quem já se vacinou com a primeira do imunizante da Pfizer. Para completar o ciclo vacinal, é necessário a apresentação do cartão de vacina, documento com foto e comprovante de residência de Natal.

Oxford
Pode receber a D2 quem recebeu a primeira dose até 10 de maio, ou 85 dias.

CoronaVac
Pode receber a D2 quem completou 28 dias da primeira dose. 

Pfizer
Pode receber a D2 quem recebeu a primeira dose até 21 de maio.

Grávidas que tomaram a primeira dose com o imunizante da Oxford
As gestantes que tomaram a primeira dose com o imunizante Oxford e que, por recomendação do Ministério da Saúde, não tomaram a segunda dose, poderão completar seu esquema vacinal com o imunizante da Pfizer.

Foto: Divulgação/Prefeitura do Natal

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

31 anos em Natal

Natal retoma vacinação e reduz idade mínima para 31 anos sem comorbidades; confira cronograma completo

A população a partir de 31 anos de idade sem comorbidades e os industriários a partir dos 23 anos já poderão se vacinar.

A Prefeitura de Natal informou que vai retomar a vacinação contra a Covid-19 a partir de amanhã (29). A população a partir de 31 anos de idade sem comorbidades poderá se vacinar. A aplicação das vacinas havia sido suspensa e está sendo retomada após a chegada de novos lotes de vacinas nos últimos dias.

De acordo com a Prefeitura, a partir da sexta-feira, 30, os profissionais da indústria a partir de 23 anos também podem ser vacinados. Esses últimos têm como ponto exclusivo de vacinação o drive do Sesi da Avenida Capitão-Mor Gouveia.

A documentação necessária para o público por faixa etária (31 anos) é o comprovante de residência, documento com foto e cartão de vacinação. Para agilizar a inserção no sistema, a Prefeitura orienta que as pessoas façam o cadastro antecipadamente no RN Mais Vacina.

Ainda de acordo com a gestão municipal, a população pode encontrar o endereço das 35 UBS no site https://vacina.natal.rn.gov.br/; e acompanhar como estão as filas nos quatro drives (Via Direta, Sesi, Palácio dos Esportes e Ginásio Nélio Dias) disponíveis para a vacinação na capital.

Além da população de 31 anos e industriários a partir dos 23 anos, SMS também estará aplicando segunda dose, inclusive pra quem se vacinou com imunizantes da Pfizer

A segunda dose também estará disponível, inclusive para quem já se vacinou com a primeira do imunizante da Pfizer. Para receber a segunda dose, também é necessário a apresentação do cartão de vacina, documento com foto e comprovante de residência de Natal.

Oxford
Os drives SESI, Nélio Dias, Palácio dos Esportes Via Direta e as 35 UBS estarão com aplicação da D2 da Oxford para quem recebeu a primeira dose há 85 dias.

CoronaVac
Quem completou 28 dias da primeira dose deve se dirigir ao drive do Palácio dos Esportes ou Nélio Dias para receber a segunda dose.
 
Grávidas que tomaram a D1 de Oxford
As gestantes que tomaram a primeira dose com o imunizante Oxford e que, por recomendação do Ministério da Saúde, não tomaram a segunda dose poderão completar seu esquema vacinal com o imunizante da Pfizer. O local de vacinação é no Via Direta.

Pfizer
A segunda dose da Pfizer estará disponível nos drives do Via Direta e Sesi, obedecendo as datas abaixo:

Quinta 29/07, para quem tomou a D1 até 12 maio

Sexta 30/07, para quem tomou a D1 até 16 maio

Sábado 31/07, para quem tomou a D1 até  21 maio

Foto: Alex Régis/ Prefeitura de Natal

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Natalenses

53% da população de Natal já recebeu ao menos uma dose da vacina contra Covid

O avanço da vacinação contra Covid-19 em Natal atingiu a marca de mais de 564 mil doses aplicadas, de acordo com a Prefeitura Municipal. O número representa mais de 53% dos natalenses elegíveis para a vacinação que já tomaram ao menos uma dose de um dos imunizantes que estão disponíveis na capital.

Segundo a prefeitura, entre sexta (23) e domingo (25), foram 14.478 doses aplicadas, sendo 8.025 na sexta, 4.461 no sábado e 1.992 no domingo. Com o bom ritmo alcançado, já são mais de 152 mil natalenses com o esquema vacinal completo, representando quase 20% da população apta a ser vacinada.

Tanto nas 35 UBSs que realizam a vacinação, quanto nos quatro drive-thru, a movimentação foi intensa nesta segunda-feira (26). Os últimos grupos que ganharam o direito de se imunizar em Natal foram os de pessoas sem comorbidades a partir dos 32 anos e de trabalhadores da indústria a partir de 24 anos.

“Graças ao empenho, trabalho, planejamento e organização, a nossa campanha de vacinação contra a Covid-19 tem obtido resultados bastante expressivos. Estamos passo a passo, caminhando para vencermos essa pandemia. Mesmo com o avanço da vacinação, impactando positivamente na diminuição dos leitos ocupados, infecções e óbitos, precisamos ficar alertas e manter todas as precauções, até que a maior parte da população esteja imunizada. A Prefeitura de Natal vai continuar oferecendo toda essa estrutura para vacinar o quanto antes mais natalenses”, afirmou o prefeito Álvaro Dias.

Foto: Alex Régis/Secom

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Natal vai vacinar público a partir de 32 anos neste final de semana

A Prefeitura do Natal amplia a vacinação na cidade. Neste sábado (24), o público a partir dos 32 anos já pode ser imunizado. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal), estarão disponíveis os quatro pontos de drive (Nélio Dias, Palácio dos Esportes, Via Direta e Sesi – este último não abre aos domingos) para que a população possa receber a primeira dose do imunizante.

Além do público de 32 anos, também há avanço na vacinação dos trabalhadores da indústria. O público a partir dos 24 anos poderá se vacinar neste sábado, com ponto exclusivo no Sesi. As grávidas, puérperas e lactantes, bem como os demais grupos anteriormente contemplados, também podem buscar um dos quatro drives neste fim de semana.

“A SMS Natal reforça que as informações oficiais sobre os grupos em vacinação, locais de aplicação, filas nos drives, documentação e dúvidas frequentes estão disponíveis em vacina.natal.rn.gov.br. Para agilizar o processo de imunização, é importante que seja efetuado antecipadamente o cadastro no RN Mais Vacina”, destaca nota da Prefeitura.

Segunda Dose

Oxford

Os drives SESI, Nélio Dias, Palácio e Via Direta estarão com aplicação da D2 da Oxford para quem se vacinou até o dia 01 de abril, no sábado (24); e para quem se vacinou até dia 02 de abril, no domingo (25).

CoronaVac

Quem completou 28 dias da primeira dose deve se dirigir ao drive do Palácio dos Esportes ou Nélio Dias, que também dispõem de sala para pedestres.

Pfizer

Natal ainda não recebeu o lote destinado à segunda dose da Pfizer, assim que receber divulga como será a vacinação.

Foto: Joana Lima/Secom

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Xepa das Vacinas

Xepa da Vacina beneficia primeiras pessoas de Natal

Teve início ontem (22) a chamada “xepa da vacina”, o chamamento da Prefeitura para as pessoas que se cadastraram para aplicação das sobras de doses dos imunizantes contra a Covid-19 nos pontos de vacinação da capital. Já no primeiro dia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) conseguiu aplicar 20 doses remanescentes na “xepa”.

Uma das primeiras pessoas contempladas foi a fotógrafa Raiane Miranda da Silva, de 20 anos, moradora do bairro Planalto, na zona Oeste da capital. Ela tomou o imunizante da Pfizer na UBS Rosângela Lima. “A ficha ainda está caindo. Quando eu soube da xepa, saí de casa às 06h da manhã para aguardar a UBS Rosângela Lima abrir e fazer o meu cadastro. Nem acreditei quando me ligaram por volta das 16h, larguei tudo que estava fazendo e saí correndo. Estou feliz demais e agradeço pelo acolhimento que eu tive e a oportunidade de tomar a vacina”, comemorou Raiane Silva.

Para ter acesso a “xepa da vacina”, qualquer pessoa residente de Natal a partir dos 18 anos pode buscar um ponto de aplicação e demonstrar interesse na sobra dos imunizantes, preenchendo um cadastro. Caso haja sobra, o local fará contato telefônico pedindo o comparecimento da pessoa em até 20 minutos para receber a vacina. Caso a pessoa contatada não chegue, o cadastro vai para o último lugar da ordem cronológica.

Foto: Raiane Miranda/Instagram

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

35 anos em Natal

Natal inicia vacinação de público a partir dos 35 anos nesta segunda-feira

A Prefeitura do Natal reduz a idade mínima para a vacinação e, a partir desta segunda-feira, 19, começa a vacinar a população a partir dos 35 anos de idade sem comorbidades. Os contemplados precisarão levar um documento com foto, comprovante de residência de Natal e o cartão de vacinação. A equipe da Secretaria Municipal de Saúde estará realizando a confecção das carteiras de vacinação daqueles que, porventura, não tenham mais as suas.

O município de Natal conta com quatro drives-thrus (Palácio dos Esportes, Via Direta, Sesi e Ginásio Nélio Dias) e 35 Unidades Básicas de Saúde (UBS) à disposição para a população. Para mais informações, a gestão municipal criou um site para no qual é possível saber tudo sobre o processo de vacinação em Natal: https://vacina.natal.rn.gov.br/

Além disso, os profissionais da indústria também terão a idade mínima reduzida para 27 anos a partir desta segunda-feira. Para esse público, porém, a imunização ocorrerá exclusivamente no Sesi.

SEGUNDA DOSE

CORONAVAC
As pessoas que completaram 28 dias da primeira dose do imunizante CoronaVac devem procurar exclusivamente o drive-thru do Palácio dos Esportes.

OXFORD
Os quatro drives-thrus estarão com aplicação da D2 da Oxford para quem se vacinou no dia 26 de abril.

Foto: Alex Régis/Secom

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

36 anos

Prefeitura de Natal retoma vacinação e reduz idade mínima para 36 anos

A Prefeitura de Natal informou que vai retomar a vacinação contra a Covid-19 a partir de amanhã (16). A população a partir de 36 anos de idade sem comorbidade poderá se vacinar. A aplicação das vacinas havia sido suspensa por falta de imunizantes, mas será retomada após a chegada de um novo lote de vacinas nesta quinta-feira (15).

De acordo com a Prefeitura, também serão vacinados os profissionais da indústria a partir de 28 anos. Esses últimos têm como ponto exclusivo de vacinação o drive do Sesi. A documentação necessária para o público por faixa etária (36 anos) é o comprovante de residência, documento com foto e cartão de vacinação. Para agilizar a inserção no sistema, a Prefeitura orienta que as pessoas façam o cadastro antecipadamente no RN Mais Vacina.

Ainda de acordo com a gestão municipal, a população pode encontrar o endereço das 35 UBS no site https://vacina.natal.rn.gov.br/; e acompanhar como estão as filas nos quatro drives (Via Direta, Sesi, Palácio dos Esportes e Ginásio Nélio Dias) disponíveis para a vacinação na capital.

Foto: Alex Régis/ Prefeitura de Natal

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Vacinas em Natal

Vacinas acabam e Natal suspende aplicação da 1ª dose

A Prefeitura de Natal suspendeu a aplicação da 1ª dose das vacinas contra a Covid a partir desta terça-feira. De acordo com a Secretaria Municipal de Natal (SMS Natal), o motivo é o fim do estoque dos imunizantes. A pasta informou que o o último lote recebido, com 7.134 vacinas, foi usado completamente nesta segunda-feira. A capital potiguar está vacinando pessoas a partir de 37 anos e trabalhadores da indústria com 29 ou mais.

Com a suspensão, haverá vacinação apenas das segundas doses dos imunizantes de Oxford/AstraZeneca e CoronaVac. Os prazos de intervalo entre a primeira e segunda doses são de 85 dias para a Oxford/AstraZeneca e 28 dias para a CoronaVac. A população que tiver direito à segunda dose pode se encaminhar para um dos quatro drives (Ginásio Nélio Dias, Sesi, Palácio dos Esportes e Via Direta) ou uma das 35 Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Foto: Valdo Leão/Semcom

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

37 anos

Pessoas com 37 anos ou mais já podem se vacinar a partir de hoje em Natal

Além dos 37 anos para o público geral, trabalhadores da indústria a partir dos 29 anos também serão contemplados a partir desta segunda-feira

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Natal, os moradores da capital que têm 37 anos ou mais já podem se dirigir aos centros de vacinação espalhados pela cidade para garantir suas doses de vacina. Além disso, o órgão anuncioou que os trabalhadores da indústria a partir dos 29 anos também podem se vacinar. Não é preciso, em nenhum dos casos, ter qualquer comorbidade.

ATENÇÃO: no caso dos trabalhadores da indústria, a imunização ocorrerá EXCLUSIVAMENTE no Sesi.

Ao todo, são quatro drive-thrus e 35 unidades básicas de saúde prontas e abastecidas para receber a população. Os pontos de drive-thru estão localizados no shopping Via Direta, no Palácio dos Esportes, no Sesi e no Ginásio Nélio Dias.

Pontos de Vacinação em Natal

ZONA NORTE
UBS Pajuçara e UBS Nordelândia (Norte I);
UBS Soledade 2 e UBS Bela Vista (Norte II);

ZONA LESTE
UBS São João e UBS Alecrim (Leste);

ZONA OESTE
UBS Felipe Camarão II e UBS Nazaré (Oeste);

ZONA SUL
UBS Candelária e UBS Pitimbu (Sul).

Além disso, há seis pontos de drive-thru que continuam a vacinação para todos os públicos aptos neste momento, são eles:

Ginásio Nélio Dias

Palácio dos Esportes

Via Direta

SESI (o local não funciona aos domingos)

Foto: Alex Régis/Secom

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Nova faixa etária

Natal tem nova faixa etária para vacinação neste sábado: 38 anos

A prefeitura de Natal iniciou, neste sábado (10), a vacinação de pessoas a partir dos 38 anos de idade sem comorbidades. A redução da faixa etária foi possível após a chegada dos imunizantes recebidos pelo Governo do Rio Grande do Norte. Além disso, a gestão municipal deverá reduzir, a partir da próxima segunda-feira (12), a aplicação para o público a partir dos 37 anos.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a população pode se vacinar em um dos quatro drives ou também nas 35 UBS com vacinação Covid-19. Trabalhadores da indústria, a partir de 29 anos, serão imunizados exclusivamente no Sesi.

Veja quem pode se vacinar neste fim de semana na capital potiguar:

Primeira dose grávidas, puérperas ou lactantes (Pfizer ou CoronaVac a depender do estoque do município)

  • Grávidas e puérperas a partir dos 18 anos;
  • Lactantes com crianças de até 12 meses.

Primeira Dose

  • Pessoas com deficiência permanente sem comorbidades e sem BPC – 18 anos e mais;
  • Pessoas com comorbidades na faixa etária de 18 anos e mais;
  • Pessoas a partir de 18 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Pessoas com deficiência permanente a partir de 18 anos com alguma das comorbidades listadas no Programa Nacional de Operacionalização (PNO);
  • Pessoas com Síndrome de Down com 18 anos e mais;
  • Pessoas com 38 anos ou mais sem comorbidades.

Trabalhadores da saúde conforme definição no Plano Nacional de Imunização:

  • Trabalhadores da indústria sediadas em Natal com 30 anos e mais (pedimos que esse público procure o SESI para receber o imunizante);
  • Trabalhadores da limpeza urbana com 18 anos e mais (pedimos que esse público procure o Nélio Dias e Palácio dos Esportes para receber o imunizante);
  • Trabalhadores do transporte público com capacidade a partir de 30 passageiros com 18 anos e mais (pedimos que esse público procure o Via Direta para receber o imunizante);
  • Motoristas de vans, alternativos, escolares e intermunicipais de médio porte com cadastro na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU);
  • Trabalhadores do transporte ferroviário (pedimos que esse público procure o Palácio dos Esportes para receber o imunizante);
  • Trabalhadores da educação infantil, ensino fundamental I, ensino fundamental II, ensino médio, ensino profissionalizante, educação de jovens e adultos – EJA e ensino superior;
  • Taxistas com cadastro na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana STTU (pedimos que esse público procure o SESI para receber o imunizante);
  • Motoristas de aplicativo com pelo menos 100 corridas e CNH com descrição de atividade remunerada (pedimos que esse público procure o SESI para receber o imunizante);
  • Caminhoneiros (pedimos que esse público procure o Via Direta para receber o imunizante).

Segunda dose Oxford

Pessoas que tenham tomado Oxford e tenham completado 85 dias de intervalo da primeira dose.

Foto: Alex Régis/Secom

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Morre Marília Mendonça após acidente aéreo; veja fotos CINCO deputados do RN votam pelo furo do teto de gastos Após rompimento de parceria com o Flow Podcast, hackers invadem iFood, trocam nome de restaurantes e dão apoio a Bolsonaro Azul mira compra da Latam Airlines e visa à criação de gigante sul-americana Homem se dá mal após tentar jogar drogas pela janela em Mossoró Adolescente de 16 anos é suspeito de matar os próprios irmãos, de 2 e 4 anos, no Rio de Janeiro Preço da gasolina sobe 47% em 2021 e já custa R$ 7,29 em Natal após novo reajuste Cidade faz ‘recall’ de vacinação após enfermeira da Cruz Vermelha injetar água e sal na população Mulher dá à luz dentro de elevador de condomínio na Grande Natal Operação Falsos Heróis: Polícia Federal deflagra 2ª fase de operação contra contrabando de cigarros; um policial foi preso e outro afastado Vulcão Cumbre Vieja em La Palma não dá sinais de abrandamento Cocaína no Ceará tem tudo, menos o princípio ativo da droga