Cultura

Agenda Cultural de Natal e do Rio Grande do Norte; os principais lançamentos da Música, Cultura Pop, Literatura e dos Games você encontra publicado aqui, no Por dentro do RN.

II Festival da Cooperativa Cultural reflete sobre a ancestralidade da cultura potiguar

II Festival da Cooperativa Cultural reflete sobre a ancestralidade da cultura potiguar

Refletir sobre como ocorreu formação cultural é indispensável, afirma pesquisador; evento acontece nesta quarta (24) e abrange também discussões de gênero e apresentações culturais

De acordo com dados do Censo Demográfico 2022, quase 61% da população potiguar é formada por pessoas pardas, pretas ou indígenas. Entretanto, a ancestralidade e identidade dessas pessoas ainda sofre um processo de apagamento. Fomentar esse debate para enfraquecer estruturas racistas é um dos objetivos da roda de conversa “Povos Afro-originários”, conduzida pelo professor e pesquisador Nilton Xavier, nesta quarta-feira (24), às 14h na ONG Atitude Cooperação. A atividade faz parte da programação do II Festival da Cooperativa Cultural, que já está em sua segunda edição.

O evento tem como tema ‘Memória, Resistência e Ancestralidade’ e inaugura a série de atividades que serão realizadas pela Cooperativa Cultural em todas as zonas administrativas da cidade até maio de 2025, com o objetivo de impactar positivamente todas as regiões de Natal.

20231208 161959 1

“A Cooperativa Cultural se orgulha em ser uma ponte entre o conhecimento e as comunidades locais. Essas e outras iniciativas, como a Feira de Livros promovida anualmente, têm como objetivo fortalecer a nossa rica identidade cultural. Ao propor eventos que destacam a importância da ancestralidade e da resistência, a Cooperativa reafirma seu compromisso social de valorização das nossas raízes e na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, reforça Sandra Sousa, vice-presidente da Cooperativa Cultural.

Para o convidado e palestrante Nilton Xavier, que é membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), do IFRN, o evento acertou em sua temática e se mostra uma grande oportunidade de reflexão. “É indispensável refletir sobre como ocorreu a nossa formação cultural. Ela não aconteceu de forma amistosa, houve embates e conflitos. Infelizmente, existe a prevalência de um conhecimento que foi instituído como universal, que nega a existência da diversidade. Então, qualquer espaço onde a gente possa refletir sobre esses processos são importantes e válidos,” afirma.

A programação se estende para discussões sobre gênero, as novas configurações familiares e os papéis contemporâneos da mulher na sociedade, em uma atividade ministrada pela psicóloga clínica Tassiana Dantas. Haverá também uma apresentação teatral com a Trotamundos Companhia de Artes. Ao final do dia, o Festival receberá uma apresentação musical sob regência do maestro João Paulo Araújo, da Escola de Música da UFRN.

O II Festival Cultural da Cooperativa Cultural – Memória, Resistência e Ancestralidade é uma iniciativa aprovada no edital do Fundo de Incentivo à Cultura 2023 da Prefeitura do Natal. É também parte das ações desenvolvidas para o Dia C de Cooperar, edição 2024, em parceria com a ONG Atitude Cooperação. A instituição contribui há mais de 17 anos para o desenvolvimento de pessoas e o crescimento sustentável das comunidades atendidas, por meio do estímulo ao voluntariado e de parcerias sociais, visando transformar vidas e realidades.

Serviço

O que: II Festival Cultural da Cooperativa Cultural
Quando: 24 de julho das 8h às 17h
Onde: ONG Atitude Cooperação (Av. Capitão-Mor Gouveia, 436 – Felipe Camarão, Natal – RN)
Entrada: Gratuita
Acesse a programação completa: https://www.instagram.com/p/C9cZCHfOjPa/?img_index=1

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

II Festival da Cooperativa Cultural reflete sobre a ancestralidade da cultura potiguar Read More »

Festival Sinfônico traz concertos e recitais gratuitos para Jucurutu e Caicó

Festival Sinfônico traz concertos e recitais gratuitos para Jucurutu e Caicó

Evento aberto ao público começa neste domingo (21) e vai até 27 de julho; programação faz parte de projeto que vai passar por cinco cidades do interior do RN

Entre os dias 21 e 27 de julho, as cidades de Jucurutu e Caicó serão presenteadas com uma rica programação de concertos e recitais gratuitos. O evento faz parte da primeira edição do Festival Sinfônico, uma iniciativa que promete impactar diretamente a vida de 120 jovens, ao oferecer uma formação musical de alta qualidade e oportunidades para o desenvolvimento artístico e profissional. Nas apresentações, a música de concerto, de câmara e popular serão interpretadas para a população por todos musicistas envolvidos no Festival.

jla9548 hdr 1
Foto: Jorge Luiz de Araújo

“A ideia do Festival Sinfônico é fazer o sertão transbordar música com uma programação de concertos e recitais dias 21, 23, 25 e 27 em Jucurutu e 22, 24 e 26 em Caicó junto a programação da Festa de Sant’ana. O evento se coloca como uma plataforma para que jovens talentos da música de concerto possam aprimorar suas habilidades, e também democratiza o acesso à cultura, proporcionando ao público experiências musicais”, enfatiza Tatiane Fernandes, produtora cultural e idealizadora da atividade.

Primeira edição do Festival Sinfônico

Durante a sua edição inaugural, o projeto conta com 13 professores, sendo 11 dedicados a ensino de instrumentos que compõem grandes corpos musicais como orquestras, bandas, filarmônicas e fanfarras. Além das aulas de instrumentos, os quase 70 alunos participarão de três masterclasses especiais: Consciência Corporal para Músicos, com a violinista Mariana Holschuch; Prática de Música de Câmara com o maestro e flautista Roberto Silva; e Arranjos com o compositor, arranjador e contrabaixista Willames Costa.

A iniciativa é da Mapa Realizações Culturais e integra o leque de projetos contemplados pelo edital Transformando Energia em Cultura, com patrocínio da Neoenergia Cosern, Instituto Neoenergia, Fundação José Augusto, Secretaria Extraordinária de Cultura e Governo do RN, através da Lei Câmara Cascudo com a parceria das Prefeituras Municipais de Jucurutu e Caicó, junto às Secretarias de Educação e coordenações de cultura.

IMG000000000179677 1
Foto: Fundação José Augusto

Serviço

Festival Sinfônico
Local: Jucurutu/ RN e Caicó/RN
Data: 21, 23, 25 e 27 em Jucurutu e 22, 24 e 26 em Caicó
Informações em: Instagram @festivalsinfonico.rn

Programação completa de Concertos e Recitais

21 de Julho (Domingo)

Concerto de Abertura – Recital de Professores/as
Horário: 19h
Local: Teatro Municipal Padre João Medeiros Filho em Jucurutu
Apresentações:
Quinteto de Cordas – Direção Musical: Willames Costa
Quinteto de Metais – Direção Musical: Martinelly Libni

22 de Julho (Segunda)

Concerto de Abertura e Recital de Professores/as
Horário: 20h
Local: Centro Cultural Adjuto Dias – Teatro de Caicó
Apresentações:
Quinteto de Cordas – Direção Musical: Willames Costa
Quinteto de Metais – Direção Musical: Martinelly Libni

23 de Julho (Terça)

Recital Ekléticos
Direção Musical: Roberto Silva
Local: Teatro Municipal Padre João Medeiros Filho em Jucurutu

24 de Julho (Quarta)

Recital de Música de Câmara
Horário: 20h30 às 21h
Local: Casa de Cultura de Caicó

25 de Julho (Quinta)

Recital de Música de Câmara
Horário: 19h

Local: Teatro Municipal Padre João Medeiros Filho em Jucurutu

26 de Julho (Sexta)

Banda Marcial Jucurutuense
Recital de Música de Câmara
Horário: 20h30 às 21h
Local: Casa de Cultura de Caicó

27 de Julho (Sábado)

Concerto de Encerramento
Horário: 19h
Local: Teatro Municipal Padre João Medeiros Filho em Jucurutu

Regência Orquestra – Willames Costa;
Regência Banda – Fernando Luiz;
Regência Fanfarra – Igor Raphael.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Festival Sinfônico traz concertos e recitais gratuitos para Jucurutu e Caicó Read More »

Shows de Heli Medeiros, Banda MobyDick, Valéria Oliveira e mais agitam Natal neste fim de semana no Festival Sabores D'Praia

Shows de Heli Medeiros, Banda MobyDick, Valéria Oliveira e mais agitam Natal neste fim de semana no Festival Sabores D’Praia

Prepare-se para shows incríveis de Heli Medeiros, Banda MobyDick, André Rangell e muito mais, em um ambiente que combina música, sabores autênticos e cultura local

O Festival Sabores D’Praia retorna para sua segunda edição com uma programação musical imperdível e uma celebração da rica gastronomia do Estado do Rio Grande do Norte. O evento acontecerá neste fim de semana, dias 19, 20 e 21 de julho, no Espaço D’Praia, situado na deslumbrante Praia de Ponta Negra, em Natal-RN. Prepare-se para shows incríveis de Heli Medeiros, Banda MobyDick, André Rangell e muito mais, em um ambiente que combina música, sabores autênticos e cultura local.

Além de destacar os melhores ingredientes frescos, receitas autênticas e tradições culinárias potiguares, o festival também oferecerá uma série de oficinas e seminários gastronômicos gratuitos para os participantes. Entre as muitas atrações do festival, a programação musical é um destaque imperdível, proporcionando uma trilha sonora perfeita para a experiência gastronômica.

Idealizado pelo Chef Welder Albuquerque, com mais de 10 anos de experiência como consultor em gastronomia no país, e pelo publicitário e empresário Fernando Liberato, o seminário “Além do Rango” é voltado para empreendedores, profissionais e estudantes da área, empresas prestadoras de serviços, além de entusiastas e amantes da boa gastronomia.

O seminário reunirá especialistas de diversos segmentos como contabilidade, nutrição, comunicação, fotografia, design e educação em palestras que abordarão a cozinha profissional além da comida. O objetivo é democratizar o conteúdo ligado à gestão, uma abordagem que ainda é pouco acessada pelo mercado, permitindo que os participantes tenham uma visão abrangente sobre a gestão na área gastronômica.

O Festival Sabores D’Praia também proporcionará oportunidades educativas para alunos de gastronomia e entusiastas da culinária potiguar através de oficinas e workshops. Estes eventos permitirão que os participantes aprendam mais sobre os temperos locais e técnicas culinárias genuinamente norte-rio-grandenses, promovendo uma experiência única e educativa. As inscrições para as oficinas e seminários são gratuitas e podem ser feitas através do site https://www.bilheteriadigital.com/festivalsaboresdpraia. Não perca a oportunidade de participar deste evento enriquecedor e de conhecer mais sobre a gastronomia potiguar.

Todos os dias, a praça de alimentação contará com opções deliciosas como Meu Barraco Boteco Bistrô, Ivanize Mercado da Redinha – Ginga com tapioca, Caldinho gourmet, Paçoca de Pilão e Fogo². A entrada para o Festival Sabores D’Praia é gratuita, convidando todos a se deliciarem com os sabores e aromas da culinária potiguar em um ambiente descontraído e acolhedor.

O Sabores D’Praia conta com patrocínio via incentivo fiscal da Lei Djalma Maranhão e Unimed Natal, do Governo do RN Fundação José Augusto (Lei Câmara Cascudo), Coca Cola, Nordestão e Lampadinha, e apoio da Intertv Cabugi. Para ficar por dentro de todas as atualizações do evento, siga o perfil oficial @saboresdpraia no Instagram.

Confira a programação completa:

SEXTA (19/07)
Seminário Além do Rango, oferecido por Super Fácil Atacado:
15h-Cada centavo importa com Péricles Medeiros
16h-Comida além do prato com Nutricionista Aline Oliveria – Nutralim
17h-Cozinha não é cativeiro com Chef Welder Albuquerque
19h-10 anos de comida temperada com design servida com fotografia by Menu Studio (Fernando Liberato e Rayane Azevedo)
20h-Isso não é uma aula com @renatoprofcunha

Atrações musicais:
18h30-21h30 – Heli Medeiros
22h/23h30 – Banda MobyDick com Show Poetas Nordestinos
00h/02h – André Rangell convida Divini

SÁBADO (20/07)
Menu de 3 etapas Mar e Fogo (13h30/17h):
Paella de Frutos do Mar – A Cozinharia
Smoked Tuna Burger – Fernando Liberato e André Rocha – Brazza
Meca na braza com manteiga de lama de coco e pirão escaldado – Chef Welder Albuquerque

Atrações musicais:
14h30h-17h – Heli Medeiros (Chorinho & Samba)
18h/20h – Valéria Oliveira
20h/22h – Debinha Ramos

DOMINGO (21/07)
Oficinas Coca-Cola Cozinha Show:
18h-Descomplicando o risoto com Cacau e Gabriel – A cozinharia
19h-Uoquixópi de Queijos Artesanais com Verlandia Queijeira 504
20h-Onde o litoral do Uruguai e do RN se encontram com Chef Francisco Gasteasoro
21h-Sabores de Praia na alta gastronomia com Chef Jonathan Canela

Atração musical: Heli Medeiros (18h30-21h30)

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Shows de Heli Medeiros, Banda MobyDick, Valéria Oliveira e mais agitam Natal neste fim de semana no Festival Sabores D’Praia Read More »

Matheus Nachtergaele é confirmado em painel exclusivo de ‘O Auto da Compadecida 2’ no Imagineland

Matheus Nachtergaele é confirmado em painel exclusivo de ‘O Auto da Compadecida 2’ no Imagineland

Intérprete de João Grilo estará com o “Chicó” Selton Mello e a “Rosinha” Virginia Cavendish apresentando painel sobre o filme da H2O Films, que estreia em dezembro

Extra! Extra! Extra! João Grilo, Chicó e Rosinha estarão juntos no Imagineland 2024. Matheus Nachtergaele, o João Grilo, acaba de ser confirmado para o painel exclusivo de O Auto da Compadecida 2 que acontece no sábado (27). Ele se une aos colegas Selton Mello (Chicó) e Virginia Cavendish (Rosinha), a codiretora Flavia Lacerda (que assina a direção com Guel Arraes) e ao diretor de fotografia Gustavo Hadba, e ainda a João Suassuna, neto do escritor Ariano Suassuna, autor de O Auto da Compadecida, falecido em 2014.

Mais importante festival de cultura pop do Norte-Nordeste, o Imagineland acontece nos dias 26, 27 e 28 de julho, no Centro de Convenções de João Pessoa (PB). Os ingressos estão à venda aqui e na Claro dos shoppings Manaíra, Mangabeira e Tambiá, na loja da av. Epitácio Pessoa (todas em João Pessoa) e na loja Claro do Shopping RioMar (Recife).

Além de conversarem com o público sobre a continuação do grande sucesso do cinema e da TV O Auto da Compadecida (2000), elenco e equipe irão exibir, com exclusividade, uma cena do longa-metragem, que tem estreia confirmada para 25 de dezembro em todo o Brasil.

Painel e exibição irão ocorrer no Centerplex Cinemas A Pedra do Reino, originalmente instalado no Teatro A Pedra do Reino, nome de outra obra de Ariano Suassuna, no sábado (27). Não será cobrado ingresso extra, porém está limitada à capacidade do local, que tem quase três mil lugares.

Com aprovação da família de Ariano Suassuna, O Auto da Compadecida 2 tem produção da Conspiração, Guel Produções e H2O Films, que também assina a distribuição. A coprodução é da Claro, com patrocínios master do Instituto Cultural Vale e da Brahma, e patrocínios da Santa Helena, do Itaú Cultural e do TikTok.

O roteiro da continuação é assinado por Guel Arraes e João Falcão, com a colaboração de Adriana Falcão e Jorge Furtado. A nova Taperoá é recriada nos anos 1950, 25 anos depois da história do primeiro longa.

O Auto da Compadecida 2 revisita os icônicos personagens Chicó (Selton Mello) e João Grilo (Matheus Nachtergaele) mais de 20 anos depois do lançamento do primeiro filme. A nova aventura também ganha reforços de peso no elenco: Taís Araujo integra o elenco principal da sequência, interpretando Nossa Senhora.

AUTO2 16082023 LauraCampanella LCS03824 1

Outros novos nomes são o de Eduardo Sterblitch no papel de Arlindo, um comerciante e radialista poderoso; Humberto Martins como Coronel Ernani; Fabiula Nascimento como Clarabela; e Luis Miranda como Antônio do Amor. Virginia Cavendish permanece na pele de Rosinha e Enrique Diaz dará vida mais uma vez a Joaquim Brejeiro.

O Imagineland

O Imagineland é promovido pelas empresas Eleven Dragons, Ei Nerd e Grupo Spola; apresentado pela operadora Claro com correalização do Governo do Estado da Paraíba, Secretaria Estadual de Cultura e ICMS Cultural e patrocínio do grupo Centerplex e da Prefeitura de João Pessoa.

A edição 2024 contará com a presença do cantor e ator mexicano Christian Chávez (integrante do RBD), dos astros norte-americanos Vincent Martella e Mike Estime, respectivamente o Greg e o Perigo de Todo Mundo Odeia o Chris, Aimee Garcia (Lúcifer, Dexter); e Michael Cudlitz (o Abraham de The Walking Dead e o Lex Luthor de Superman & Lois); do ator e humorista mexicano Carlos Villagrán, o Kiko do seriado Chaves; e das cosplayers Maid of Might e Cassandra Ariel.

Diretor brasileiro indicado a dois prêmios Oscar, Carlos Saldanha (Rio, A Era do Gelo, Touro Ferdinando) é o homenageado deste ano do evento, que fará a primeira exibição no Brasil do novo filme dele, a aventura de fantasia live action Harold e o Lápis Mágico.

Diretora executiva da Maurício de Sousa Produções, Mônica Sousa também estará no Imagineland 2024, apresentando o painel oficial do estúdio, onde promete anunciar muitas novidades. Filha de Maurício de Sousa (que esteve na primeira edição do Imagineland, em 2023), ela também inspirou a personagem mais famosa do estúdio, a Mônica.

Os atores Selton Mello, Matheus Nachtergaele e Virgínia Cavendish participam de um painel sobre O Auto da Compadecida 2, com a presença, também da codiretora Flavia Lacerda e do diretor de fotografia Gustavo Hadba, além de João Suassuna, neto de Ariano Suassuna, autor da obra original.

E por falar em cinema, a Lupa Filmes celebra 15 anos com um painel lotado de novidades exclusivas para o Imagineland, como o lançamento do trailer e do poster da comédia Vilã das Nove, dirigido por Teodoro Poppovic, com distribuição da Disney; o teaser de Abraço de Mãe, estrelado por Marjorie Estiano, com direção do argentino Cristian Ponce e uma conversa com quadrinista Shiko e a diretora Renata Pinheiro sobre a adaptação da HQ Carniça.

O Imagineland também promove, em paralelo, o Music Arena, no estacionamento do Centro de Convenções de João Pessoa. É lá que irá acontecer o show Celebrating Life Through Death, que marca a despedida do grupo Sepultura dos palcos.

Os fãs de histórias em quadrinhos farão a festa com um super Artists’ Alley formado por 160 artistas de dentro e fora do Brasil, entre eles o inglês John Higgins (colorista de Watchmen e A Piada Mortal), que virá ao evento lançar a HQ Mundo Sem Fim em parceria com a editora Pipoca & Nanquim; o francês Fabien Toulmé (Duas Vidas) e o uruguaio Christian Duce (Liga da Justiça Vs Godzilla Vs Kong), além dos brasileiros Ivan Reis (SP), Rafa Coutinho (SP), Sidney Gusman (Editor do MSP), Shiko (PB) e Paulo Moreira (PB), entre outros.

Dois gigantes da dublagem brasileira estarão no Imagineland, e pela primeira vez na Paraíba: Wendel Bezerra (Bob Esponja, Goku de Dragon Ball Z), Guilherme Briggs (o Buzz Lightyear de Toy Story, o Optimus Prime da franquia Transformers) e a turma do Voice Makers. O cast ainda conta com Peter Jordan, Breno Jordan e Diana Zambrozuski.

Os Cavaleiros dos Zodíacos

Os fãs de Os Cavaleiros do Zodíaco irão celebrar os 30 anos da estreia do anime no Brasil junto com o Imagineland. Em parceria com Toei Animation, o evento terá uma mostra temática oficial com uma simulação, em tamanho real, das 12 casas dos Cavaleiros de Ouro e uma timeline narrando todos os principais momentos do seriado no Brasil, distribuídos em uma área de 400m2. E mais: quem visitar a mostra ainda irá ganhar um poster oficial da exposição.

Bob Esponja

Em parceria com a Paramount e Nickelodeon, o Imagineland celebra os 25 anos da animação Bob Esponja Calça Quadrada com uma série de ações, como um Bob Esponja inflável de seis metros de altura instalado no Busto de Tamandaré, em João Pessoa (PB), até o dia do evento, quando o Bob Esponja gigante se muda para o Centro de Convenções. Bob Esponja também estampa todas as credenciais do evento e também é tema de uma corrida de rua. A Corrida Bob Esponja está marcada para o dia 28 de julho, com saída do Busto de Tamandaré. Informações aqui.

Balão do Bidu, campeonatos e jogos de tabuleiro

O Balão do Bidu é uma das atrações deste ano do Imagineland. O balão de ar quente com cerca de 33 metros de altura e 210 quilos tem participado de eventos internacionais. Durante o evento, o público poderá embarcar gratuitamente no “Bidu-Balão”, como foi batizado no gibi da Turma da Mônica, e usufruir de uma vista única do ponto mais oriental das Américas, onde está situado o Centro de Convenções da capital paraibana.

Três campeonatos já começaram agitar o evento na temporada de inscrições, encerradas em março. Chancelado pela CBGE – Confederação Brasileira de Games e eSports, o Imagineleague, maior torneio de eSports do Norte-Nordeste, irá pagar R$ 162 mil em prêmios nas disputas de League of Legends (LoL), CS:GO2e Free Fire. O K-Pop Contest 2024, com categorias solo e grupo, soma um total de R$ 15 mil em prêmios, e o CosplauCup, vai com R$ 16 mil em disputa.

Fãs de jogos de tabuleiro poderão se divertir a valer na Arena Board Game, que ficará instalado nos três dias de evento no Pavilhão Claro. Parceria com a Galápagos, a Arena Board Game terá 18 mesas distribuídas por 180m2, onde o público poderá jogar de clássicos a novidades do catálogo da Galápagos, como Star Wars: Bounty Hunters, Dixit: Disney Edition, Ticket to Ride, Dobble e Exploding Kittens, entre outros jogos.

A primeira edição do Imagineland, realizada em julho de 2023, atraiu 27 mil pessoas ao Centro de Convenções da capital paraibana, sendo 25% desse público visitante de outros estados. A primeira edição também alcançou nas redes sociais mais de quatro milhões de pessoas, com cerca de 35 milhões de visualizações, gerando cerca de R$ 15 milhões em valor de mídia.

Imagineland 2024

Datas: 26, 27, 28 de julho.
Local: Centro de Convenções de João Pessoa (PB).
Ingressos + informações: www.imagineland.com.br
Redes Sociais: /imaginelandbr

Fotos: Laura Campanella/Divulgação/Imagineland

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Matheus Nachtergaele é confirmado em painel exclusivo de ‘O Auto da Compadecida 2’ no Imagineland Read More »

Lançamento do Fórum Negócios 2024 celebra 9 anos de transformação empresarial

Lançamento do Fórum Negócios 2024 celebra 9 anos de transformação empresarial

Evento tem sido um catalisador vital para o crescimento empresarial e econômico em todo o país

O Fórum Negócios Experience, o maior festival de empreendedorismo do Brasil, está de volta com sua 9ª edição, marcando um novo marco na história do evento. O lançamento oficial acontecerá hoje, quarta-feira, dia 17 de julho, às 18 horas, no Instagram oficial do evento @forumnegocios.

Com mais de 300 especialistas que já compartilharam suas histórias inspiradoras e conhecimento no palco, o Fórum Negócios tem sido um catalisador vital para o crescimento empresarial e econômico em todo o país. Desde sua criação, o evento tem se destacado por oferecer um ambiente de aprendizado inovador, oportunidades de networking valiosas e um espaço dedicado ao desenvolvimento pessoal e profissional de empreendedores.

“Negócios são feitos para pessoas. Negócios geram renda e movimentam a economia. Negócios transformam vidas. Nossa missão é catalisar essa transformação através do empreendedorismo”, afirma Jean Valério, Ceo do Fórum Negócios. Ele promete várias novidades para o público que aguarda todos os anos o evento, que já faz parte do calendário de grandes eventos do Nordeste.

O Fórum Negócios 2024 promete ser o mais memorável até agora, com uma variedade de palestras exclusivas, uma feira de negócios ainda mais vibrante, espaços dedicados ao networking estratégico, além de áreas de criatividade e descompressão para inspirar novas ideias e parcerias. Tudo isso sem falar da comunidade FN que inspira e agrega cada vez mais empreendedores na evolução de suas vidas e de seus negócios.

Detalhes do evento:

Datas: 28 e 29 de Novembro de 2024
Local: Centro de Convenções de Natal
Impacto Econômico: Mais de R$ 80.000.000,00 em negócios gerados durante o evento
Participação: Mais de 60 mil participantes nos últimos anos
Benefício Exclusivo: Os interessados podem se cadastrar na lista de espera através do site oficial www.forumnegocios.com.br para garantir benefícios exclusivos durante o lançamento.
Não perca a oportunidade de participar do evento que está moldando o futuro do empreendedorismo no Brasil. Junte-se a nós para vivenciar uma experiência única e transformadora.

Para mais informações e cadastro para fazer parte da comunidade visite www.forumnegocios.com.br e siga @forumnegocios nas redes sociais para atualizações em tempo real.

Mais sobre o FN Experience

Fundado há nove anos, o Fórum Negócios Experience é considerado um pilar essencial na promoção do empreendedorismo e no fortalecimento da economia nacional. Com sua 9ª edição programada para novembro de 2024, o evento promete superar todas as expectativas com uma programação diversificada e impactante.

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Lançamento do Fórum Negócios 2024 celebra 9 anos de transformação empresarial Read More »

Assembleia Legislativa do RN aprova criação da Secretaria de Estado de Cultura

Assembleia Legislativa do RN aprova criação da Secretaria de Estado de Cultura

Nova Secretaria desmembra atividades culturais da Educação e promete fortalecer políticas culturais no estado

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) aprovou, na terça-feira (16.jul.2024), a criação da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). A proposta, enviada pelo Governo do Estado, foi aprovada por 16 dos parlamentares presentes, desmembrando as atividades culturais da Secretaria Estadual de Educação, Esporte e Lazer (Seec).

Com a nova secretaria, a Fundação José Augusto, o Conselho Estadual de Cultura, o Fundo Estadual de Cultura e o recém-criado Conselho Estadual de Políticas Culturais passam a estar vinculados à Secult. Essa reestruturação busca dar mais autonomia e foco às políticas culturais, promovendo um desenvolvimento mais robusto e organizado do setor cultural no estado.

Tramitação do projeto

A proposta, enviada em novembro de 2023 pelo Governo do Estado, enfrentou um longo percurso de tramitação que durou mais de oito meses. Inicialmente rejeitada pela Comissão de Finanças em maio, a proposta voltou a tramitar em junho após recursos apresentados por parlamentares da base governista.

Aprovação final

Na semana anterior à aprovação, a Comissão de Educação da ALRN havia dado seu parecer favorável, colocando a matéria em pauta para votação na sessão do dia 16. Com a aprovação na Assembleia, o texto segue agora para a sanção da governadora Fátima Bezerra (PT), que deverá oficializar a criação da Secult.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assembleia Legislativa do RN aprova criação da Secretaria de Estado de Cultura Read More »

15° Congresso da UJS-RN reúne centenas jovens do estado

15° Congresso da UJS-RN reúne centenas jovens do estado

Com o lema “Defender a Alegria, Organizar a Rebeldia”, o congresso buscou fortalecer a luta por um projeto que visa a transformação da sociedade e a construção de um futuro mais justo e digno

No último fim de semana, dias 13 e 14 de julho, a União da Juventude Socialista (UJS) do Rio Grande do Norte realizou seu 15° Congresso Estadual, reunindo cerca de 300 jovens de diversos municípios no Centro Profissionalizante Professora Lourdinha Guerra, na Grande Natal. Com o lema “Defender a Alegria, Organizar a Rebeldia”, o congresso buscou fortalecer a luta por um projeto que visa a transformação da sociedade e a construção de um futuro mais justo e digno.

A abertura do evento contou com a participação de figuras políticas e sociais do estado, como o Procurador-Geral do Estado, Antenor Roberto; a deputada federal e pré-candidata a prefeita, Natália Bonavides; a vereadora Júlia Arruda; o ex-vereador de Natal George Câmara; e Patrícia Santiago, atual presidenta da União Brasileira de Mulheres (UBM). A presença desses convidados reforçou a relevância da UJS no cenário político potiguar e a sua conexão com outras juventudes e esferas governamentais.

Debates e mesas temáticas

Durante o congresso, foram realizados debates sobre temas centrais para a juventude, incluindo mobilidade urbana, luta feminista e antirracista. Entre os palestrantes estavam Jomardo Jomas, produtor do festival Mada, e José Neto, artista do estado. Os debates proporcionaram um espaço de reflexão e formulação de propostas que visam a melhoria da qualidade de vida e a defesa dos direitos dos jovens potiguares.

Movimento estudantil em foco

O movimento estudantil secundarista e universitário teve destaque nas discussões do congresso. A UJS-RN celebrou a ampliação de sua presença em diversas escolas e universidades, além das conquistas recentes, como a eleição de Stefany Kovalski para a coordenação do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFRN. No âmbito secundarista, a reorganização da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES) de Natal elegeu Lilian Mirely, estudante do Edgar Barbosa, para representar os sonhos e a luta dos jovens.

Frentes de atuação da UJS Potiguar

O congresso também abordou as frentes de atuação da UJS Potiguar, destacando a importância da cultura, meio ambiente, mobilidade urbana, feminismo, e a luta antirracista. A UJS se comprometeu a formular propostas de políticas públicas e projetos que serão entregues a candidatos e parlamentares, visando representar a juventude potiguar na política e garantir a implementação de medidas que promovam inclusão e justiça social.

Encerramento e eleição da nova direção

O evento contou com uma intensa programação que culminou na eleição de uma nova direção para a UJS-RN. A nova liderança assumiu o compromisso de continuar a luta pelos jovens, defendendo os direitos da juventude e promovendo a transformação social.

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

15° Congresso da UJS-RN reúne centenas jovens do estado Read More »

RN ganha Escola de Danças Populares para promoção e valorização das danças culturais do Estado

RN ganha Escola de Danças Populares para promoção e valorização das danças culturais do Estado

O curso contará com profissionais capacitados atuantes na área da dança e artes cênicas e será oferecido em duas turmas; inscrições estão abertas

Os potiguares ganharam um projeto de incentivo e valorização dos recursos humanos e preservação das danças culturais do Estado, como Caboclinho, Coco de Roda, Araruna, Boi, Pastoril, Baião e quadrilhas juninas, a Escola de Danças Populares do Rio Grande do Norte.

Com a crescente necessidade de mão de obra especializada nessas tradições, a escola oferecerá um curso profissionalizante de danças regionais para alunos da rede pública de ensino fundamental e médio, garantindo alimentação, passagem e ajuda de custo.

O curso contará com profissionais capacitados atuantes na área da dança e artes cênicas e será oferecido em duas turmas (manhã e tarde), com carga horária total de 160h, no período de agosto a dezembro, no espaço D’Praia, em Ponta Negra.

Serão oferecidas 25 vagas para cada turma, totalizando 50 vagas disponibilizadas para o Curso de Formação em Danças Populares. Esse projeto inovador pretende não apenas formar talentos, mas também garantir a continuidade e o fortalecimento das danças populares do Rio Grande do Norte.

Esse projeto inovador pretende não apenas formar talentos, mas também garantir a continuidade e o fortalecimento das danças populares do Rio Grande do Norte. A chegada da Escola de Danças Populares do Rio Grande do Norte representa um importante passo para a preservação cultural e o desenvolvimento socioeconômico do Estado.

A Escola de Danças Populares do Rio Grande do Norte conta com patrocínio via incentivo fiscal da Lei Câmara Cascudo e Nordestão, do Governo do RN e Fundação José Augusto (Lei Câmara Cascudo) e está com edital aberto para novos projetos. Venha fazer parte desta história e contribuir para a preservação e divulgação das danças populares.

Acesse o edital completo no www.escoladedancaspopularesdorn.com e saiba como participar! Mais informações: @escoladedancaspopularesrn.

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

RN ganha Escola de Danças Populares para promoção e valorização das danças culturais do Estado Read More »

Festival Sabores D'Praia neste fim de semana terá seminário e oficinas gastronômicas gratuitas

Festival Sabores D’Praia neste fim de semana terá seminário e oficinas gastronômicas gratuitas

O evento acontecerá neste fim de semana, dias 19, 20 e 21 de julho, no Espaço D’Praia; inscrições estão abertas

O Festival Sabores D’Praia está de volta para sua segunda edição, prometendo encantar paladares e celebrar a rica gastronomia do Estado do Rio Grande do Norte. O evento acontecerá neste fim de semana, dias 19, 20 e 21 de julho, no Espaço D’Praia, situado na deslumbrante Praia de Ponta Negra, em Natal-RN. Além de destacar os melhores ingredientes frescos, receitas autênticas e tradições culinárias potiguares, o festival também oferecerá uma série de oficinas e seminários gastronômicos gratuitos para os participantes.

Idealizado pelo Chef Welder Albuquerque, com mais de 10 anos de experiência como consultor em gastronomia no país, e pelo publicitário e empresário Fernando Liberato, o seminário “Além do Rango” é voltado para empreendedores, profissionais e estudantes da área, empresas prestadoras de serviços, além de entusiastas e amantes da boa gastronomia. O seminário reunirá especialistas de diversos segmentos como contabilidade, nutrição, comunicação, fotografia, design e educação em palestras que abordarão a cozinha profissional além da comida. O objetivo é democratizar o conteúdo ligado à gestão, uma abordagem que ainda é pouco acessada pelo mercado, permitindo que os participantes tenham uma visão abrangente sobre a gestão na área gastronômica.

O Festival Sabores D’Praia também proporcionará oportunidades educativas para alunos de gastronomia e entusiastas da culinária potiguar através de oficinas e workshops. Estes eventos permitirão que os participantes aprendam mais sobre os temperos locais e técnicas culinárias genuinamente norte-rio-grandenses, promovendo uma experiência única e educativa. As inscrições para as oficinas e seminários são gratuitas e podem ser feitas através do site https://www.bilheteriadigital.com/festivalsaboresdpraia. Não perca a oportunidade de participar deste evento enriquecedor e de conhecer mais sobre a gastronomia potiguar.

Todos os dias, a praça de alimentação contará com opções deliciosas como Meu Barraco Boteco Bistrô, Ivanize Mercado da Redinha – Ginga com tapioca, Caldinho gourmet, Paçoca de Pilão e Fogo². A entrada para o Festival Sabores D’Praia é gratuita, convidando todos a se deliciarem com os sabores e aromas da culinária potiguar em um ambiente descontraído e acolhedor.

O Sabores D’Praia conta com patrocínio via incentivo fiscal da Lei Djalma Maranhão e Unimed Natal, do Governo do RN Fundação José Augusto (Lei Câmara Cascudo), Coca Cola, Nordestão e Lampadinha, e apoio da Intertv Cabugi. Para ficar por dentro de todas as atualizações do evento, siga o perfil oficial @saboresdpraia no Instagram.

Confira a programação completa:

SEXTA (19/07)
Seminário Além do Rango, oferecido por Super Fácil Atacado:
15h-Cada centavo importa com Péricles Medeiros
16h-Comida além do prato com Nutricionista Aline Oliveria – Nutralim
17h-Cozinha não é cativeiro com Chef Welder Albuquerque
19h-10 anos de comida temperada com design servida com fotografia by Menu Studio (Fernando Liberato e Rayane Azevedo)
20h-Isso não é uma aula com @renatoprofcunha

Atrações musicais:
18h30-21h30 – Heli Medeiros
22h/23h30 – Banda MobyDick com Show Poetas Nordestinos
00h/02h – André Rangell convida Divini

SÁBADO (20/07)
Menu de 3 etapas Mar e Fogo (13h30/17h):
Paella de Frutos do Mar – A Cozinharia
Smoked Tuna Burger – Fernando Liberato e André Rocha – Brazza
Meca na braza com manteiga de lama de coco e pirão escaldado – Chef Welder Albuquerque

Atrações musicais:
14h30h-17h – Heli Medeiros (Chorinho & Samba)
18h/20h – Valéria Oliveira
20h/22h – Debinha Ramos

DOMINGO (21/07)
Oficinas Coca-Cola Cozinha Show:
18h-Descomplicando o risoto com Cacau e Gabriel – A cozinharia
19h-Uoquixópi de Queijos Artesanais com Verlandia Queijeira 504
20h-Onde o litoral do Uruguai e do RN se encontram com Chef Francisco Gasteasoro
21h-Sabores de Praia na alta gastronomia com Chef Jonathan Canela

Atração musical: Heli Medeiros (18h30-21h30)

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Festival Sabores D’Praia neste fim de semana terá seminário e oficinas gastronômicas gratuitas Read More »

Mostra Elos apresenta à sociedade reforma no Juvino Barreto com atividades até dia 21

Mostra Elos apresenta à sociedade reforma no Juvino Barreto com atividades até dia 21

Confira a programação completa

A Mostra Elos, evento sociocultural de arquitetura, inicia hoje e segue até o dia 21 de julho, apresentando uma programação diversificada que celebra a conclusão das obras e reforma da ala feminina do Instituto Juvino Barreto. A abertura da mostra será abrilhantada com um show do Padre Nunes, e o encerramento ao público será marcado pela tradicional feijoada do Juvino Barreto.

Durante todos os dias do evento, das 15h às 20h, haverá uma programação cultural diversificada, incluindo palestras, música e a exposição dos ambientes reformados. A entrada é uma contribuição social de R$10 ou a doação de um pacote de fraldas geriátricas.

A iniciativa envolve a participação de diversos profissionais, incluindo arquitetas, designers de interiores, engenheiros, artistas e paisagistas. O evento conta com 30 ambientes reformados e a colaboração de mais de 100 profissionais.

A Elos Arquitetura Social, hoje liderada pelas arquitetas Mara Lorena, Juliana Maia, Mara Thaísa, e apadrinhado por Chrystian de Saboya, é reconhecida por seus projetos transformadores em instituições sociais, promovendo a humanização e o bem-estar. Entre os projetos anteriores da ONG estão melhorias na ala masculina do Instituto Juvino Barreto, no Hospital Infantil Varela Santiago, no Lar Celeste Auta de Souza e no Centro Comunitário Acauã.

Este ano, a Mostra traz o tema “Novo Tempo”, reforçando o compromisso da ONG em melhorar a infraestrutura de instituições que atendem pessoas em vulnerabilidade. Para mais informações sobre a campanha e outras ações da ONG, siga @elossocial nas redes sociais.

Confira a programação completa:

15/07
ABERTURA
15h – Luz e ação – Cineminha
16h30 – Show do Padre Nunes
20h – Encerramento

16/07
15h – Luz e ação – Cineminha
15h30 – Terapia de cristais com Luzkombucha
& Oficina de criatividade com Dani Montoril 18h30 – Oficina fuxico para mesa posta por Francilene Amorim e Lidia Julião
19h – Missa com oração de cura e libertação com Padre Sávio
20h – Encerramento

17/07
15h – Luz e ação – Cineminha
16h30 – Palestra de gestão de Marketing e Empreendedorismo com Larissa Santos
17h30 – Apresentação do coral
Santa Cecília
18h – Show de Dan Castro e Junior Bahya
18h30 – Vida Financeira Equilibrada com Rosangela Patrício
20h – Encerramento

18/07
15h – Luz e ação – Cineminha
16h30 – Bagagem Emocional & Saúde com
Psicanalista Neusa Amorim
17h30 – Quadrilha As Maria Santa Cruz
18h – Roberta Karina – Forró das antigas
18h30 – Papo com Amanda e Juliana – Resgate da essência e Consultoria de imagem
20h – Encerramento

19/07
15h – Luz e ação – Cineminha
16h30 – Pilates e preparação de uma vida saudável na terceira idade Cris Cortez
17h30 – Banda Kambuca – MPB
18h30 – Mesa redonda com @cafecomarquiteto por Helô Cortez: Atípicos, vulneráveis e Acessibilidade Inclusiva
20h – Encerramento

20/07
15h – Luz e ação – Cineminha
15h – Feira Garajal & brinquedos infláveis
15h30 – Projeto terapia do riso com Doutores da Graça
20h – Encerramento

21/07
ENCERRAMENTO
12h – Encerramento da Mostra com feijoada e pagode da banda Raça Rim (Entrada: R$ 25,00)
17h – Encerramento

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Mostra Elos apresenta à sociedade reforma no Juvino Barreto com atividades até dia 21 Read More »

Hoje tem programação de mágica e música no Parque das Dunas

Hoje tem programação de mágica e música no Parque das Dunas

Bosque Encena e Som da Mata trazem atrações culturais para toda a família

Hoje (14.jul.2024) promete ser um dia de encantamento e diversão no Parque das Dunas, em Natal. Às 10h, o Bosque Encena apresentará o ilusionista Rian Razzani com o espetáculo “A Mágica e Seus Encantos”. Rian, que já percorreu diversos estados brasileiros e países da Europa, promete surpreender o público com números de habilidades e grandes ilusões. Em 2022, ele conquistou o primeiro lugar no quadro do programa “Caldeirão do Mion” e foi eleito o melhor mágico do RN nos Melhores do Ano.

Rian Razzani foto TIAGO LIMA 3
Foto: Tiago Lima

Na parte da tarde, às 16h30, o Som da Mata trará o sanfoneiro Bruno Cirino, acompanhado pelos músicos Léo Tavares (pandeiro), Gil Mendes (triângulo) e Ricardo Baya (violão). Com mais de 20 anos de carreira, Cirino já gravou com vários artistas de renome e participou de festivais no Brasil e no exterior. Ele representou o Brasil no 8° Festival Internacional de Folclore em Pequim, na China, e recentemente ganhou o Prêmio Brasil Protagonista 2022 como Melhor Acordeonista do Ano.

Bruno Cirino foto VITORIA OLIVEIRA 2
Foto: Vitoria Oliveira

Os eventos Bosque Encena e Som da Mata são viabilizados pela renúncia fiscal da Prefeitura do Natal através da Lei Djalma Maranhão e pelo aporte financeiro da Unimed Natal, além do apoio do Governo do Estado, por meio do Idema, e da Padaria Hora do Pão. A realização é da SADEPAULA Produções Criativas, empresa com mais de 20 anos de atuação na cidade.

Programação:

Bosque Encena: “A Mágica e Seus Encantos”

Horário: 10h
Local: Parque das Dunas, Anfiteatro Pau-Brasil

Som da Mata: Bruno Cirino e Banda

Horário: 16h30
Local: Parque das Dunas, Anfiteatro Pau-Brasil

Acesso ao Parque: R$ 1,00

Foto: Celly Maia

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Hoje tem programação de mágica e música no Parque das Dunas Read More »

Natal Shopping tem Parque do Pac-Man e programação de férias recheada durante o mês de julho

Natal Shopping tem Parque do Pac-Man e programação de férias recheada durante o mês de julho

Operações infantis e agenda de atividades gratuitas no final de semana compõem agenda de atividades para o lazer da criançada

Em clima de férias, o Natal Shopping recebe em sua Praça de Eventos uma novidade que promete encantar todas as gerações: o Parque do Pac-Man. A atração é uma homenagem ao icônico jogo que marcou a infância de muitos pais e que continua a divertir a nova geração. Com camas elásticas, piscina de bolinhas e escorregas temáticos, o parque proporciona uma experiência única de diversão e nostalgia.

Destinado a crianças entre 2 e 13 anos, a operação garante a segurança dos pequenos, exigindo a presença de um adulto acompanhante para crianças de até 5 anos. O parque ficará no shopping até o dia 20 de agosto, e para tornar a experiência ainda mais especial, os clientes que baixarem o aplicativo do Natal Shopping podem resgatar um cupom que garante 10 minutos extras na brincadeira.

WhatsApp Image 2024 01 18 at 12.13.47 1

“A chegada do Parque do Pac-Man é uma forma de conectar as famílias através de uma atividade divertida e cheia de nostalgia, em que os pais relembram sua infância enquanto seus filhos também se divertem. Essa é mais uma opção entre tantas que o Natal Shopping proporciona ao longo do mês de julho para a diversão da criançada em clima de férias”, destaca Diana Petta, gerente de marketing do Natal Shopping.

Outras atrações infantis

Além do Parque do Pac-Man, o Natal Shopping oferece diversas opções de lazer para o público infantil, garantindo diversão durante todo o mês. O Parque do Alpendre, por exemplo, oferece desconto nas terças-feiras, sendo uma ótima opção para diversão ao ar livre. O Parque da Naty é uma atração gratuita, perfeita para os pequenos brincarem em um ambiente seguro e lúdico.

WhatsApp Image 2023 06 27 at 11.58.38 1

Para aqueles que gostam de aventura e atividades físicas, o Brinkids oferece brinquedos variados e emocionantes. O Game Station é o lugar ideal para os fãs de videogames, com uma ampla seleção de jogos eletrônicos. Já a Vila Trampolim proporciona uma experiência dinâmica e divertida com seus trampolins, garantindo muita energia e alegria.

Programação gratuita nos finais de semana

Para complementar as opções de lazer, o Natal Shopping também preparou a programação das Férias com a Naty, com atrações gratuitas nos finais de semana. Neste sábado (13), as crianças poderão participar de uma divertida sessão de pintura de rosto, às 15h, e recreação às 16h no Parque da Naty.

Já no domingo (14), a Cia Era Uma Vez apresentará um espetáculo de teatro musical no Alpendre, a partir das 16h, encantando toda a família com uma performance mágica.

“Com tantas opções de entretenimento, o Natal Shopping se consolida como o destino ideal para a diversão das crianças e para momentos inesquecíveis em família. É uma oportunidade imperdível de viver experiências e aproveitar tudo que o shopping tem a oferecer”, convida Diana.

Serviço – Programação de Férias do Natal Shopping

Férias com a Naty:

  • Sábado, 13 de julho: Pintura de rosto às 15h e recreação às 16h no Parque da Naty.
  • Domingo, 14 de julho: Teatro musical com a Cia Era Uma Vez no Alpendre às 16h.
  • Parque do Pac-Man: Até 20 de agosto, na praça de eventos do Natal Shopping. Com cupom para tempo estendido no app do NAT.
  • Parque do Alpendre: Desconto nas terças-feiras.
  • Parque da Naty: Atração gratuita no piso L2.
  • Outras operações infantis: Brinkids, Game Station e Vila Trampolim

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Natal Shopping tem Parque do Pac-Man e programação de férias recheada durante o mês de julho Read More »

Projeto de criação da Secretaria Estadual de Cultura no RN vai ao plenário na ALRN na terça-feira (16)

Projeto de criação da Secretaria Estadual de Cultura no RN vai ao plenário na ALRN na terça-feira (16)

A região Nordeste já conta com Secretarias de Cultura ativas em sete estados

O projeto de lei que propõe a criação da Secretaria Estadual de Cultura (Secult/RN) será submetido à votação na Assembleia Legislativa na próxima terça-feira (16.jul.2024). De acordo com o Governo do Estado, a política cultural do Rio Grande do Norte está prestes a alcançar um marco histórico.

A Secretária Extraordinária de Cultura, Mary Land Brito, ressaltou a importância desta iniciativa: “A cultura é um direito humano que deve ser garantido. Assim, a nova pasta será o instrumento do Governo do Estado para assegurar a todos o pleno exercício dos direitos culturais e o acesso às fontes da cultura, além de apoiar e incentivar a valorização e a difusão das manifestações culturais”.

O projeto da Secult/RN visa estabelecer uma instituição dedicada à implementação de políticas públicas culturais com um planejamento mais eficaz. A nova secretaria terá como objetivos principais a elaboração de instrumentos legais para financiamento e fomento das atividades artísticas e culturais, a implementação do Sistema Estadual de Cultura e a integração do estado ao Sistema Nacional de Cultura.

“A criação de uma Secretaria de Cultura para o Rio Grande do Norte é uma necessidade institucional, além de ser um compromisso de campanha da governadora Fátima. Essa nova estrutura permitirá a captação de recursos federais e impulsionará nossa Economia Criativa, que deve estar atrelada à nossa vocação turística e à preservação da nossa história”, afirmou Henrique José, fotógrafo e artista visual.

A região Nordeste já conta com Secretarias de Cultura ativas em sete estados: Piauí, Maranhão, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Bahia. Apenas Sergipe e Rio Grande do Norte ainda não possuem uma pasta dedicada exclusivamente à cultura. “Atualmente, não ter uma Secretaria de Cultura é comparável a não ter uma Secretaria de Saúde ou Educação. É essencial para a implementação de políticas públicas estratégicas e seus benefícios para a sociedade e economia são enormes”, enfatizou Pedro Fiuza, diretor, roteirista e produtor potiguar.

A falta de uma secretaria específica para a cultura no estado tem dificultado a continuidade de várias ações no setor, incluindo organização, planejamento a longo prazo, alinhamento com parâmetros nacionais e recebimento de recursos federais. “Reconhecer a cultura como um pilar fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade é primordial. Esta iniciativa consolida nosso compromisso com a arte e a história do nosso estado e representa um investimento no futuro de novos artistas com a continuidade e implementação de novas políticas públicas culturais”, destacou Alice Carvalho, atriz, diretora e roteirista potiguar.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Projeto de criação da Secretaria Estadual de Cultura no RN vai ao plenário na ALRN na terça-feira (16) Read More »

Com Selton Mello, Virginia Cavendish e neto de Ariano, Imagineland irá exibir cena de 'O Auto da Compadecida 2'

Com Selton Mello, Virginia Cavendish e neto de Ariano, Imagineland irá exibir cena de ‘O Auto da Compadecida 2’

Diretora Flavia Lacerda e diretor de fotografia Gustavo Hadba também estarão no painel contando bastidores do filme que estreia nos cinemas em dezembro

O Imagineland acabou de anunciar que terá um painel exclusivo do filme mais esperado do ano, O Auto da Compadecida 2, com a presença dos atores Selton Mello e Virginia Cavendish, da codiretora do filme, Flavia Lacerda (junto com Guel Arraes), do diretor de fotografia Gustavo Hadba, e ainda João Suassuna, neto do escritor paraibano Ariano Suassuna, autor de O Auto da Compadecida, falecido em 2014.

O mais importante festival de cultura pop do Norte-Nordeste, o Imagineland acontece nos dias 26, 27 e 28 de julho, no Centro de Convenções de João Pessoa (PB). Os ingressos estão à venda no site (https://ingressos.imagineland.com.br/) e nas lojas Claro dos shoppings Manaíra, Mangabeira e Tambiá, na loja da av. Epitácio Pessoa (todas em João Pessoa) e na loja Claro do Shopping RioMar (Recife).

Além de conversarem com o público sobre a continuação do grande sucesso do cinema e da TV O Auto da Compadecida (2000), elenco e equipe irão exibir, com exclusividade, uma cena do longa-metragem, que tem estreia confirmada para 25 de dezembro em todo o Brasil.

Painel e exibição irão ocorrer no Centerplex Cinemas Pedra do Reino, originalmente instalado no Teatro Pedra do Reino, nome de outra obra de Ariano Suassuna, no sábado (27). Não será cobrado ingresso extra, porém está limitada à capacidade do local, que tem quase três mil cadeiras.

Com aprovação da família de Ariano Suassuna, O Auto da Compadecida 2 tem produção da Conspiração, Guel Produções e H2O Films, que também assina a distribuição. A coprodução é da Claro, com patrocínios master do Instituto Cultural Vale e da Brahma, e patrocínios da Santa Helena, do Itaú Cultural e do TikTok.

O roteiro da continuação é assinado por Guel Arraes e João Falcão, com a colaboração de Adriana Falcão e Jorge Furtado. A nova Taperoá é recriada nos anos 1950, 25 anos depois da história do primeiro longa.

O Auto da Compadecida 2 revisita os icônicos personagens Chicó (Selton Mello) e João Grilo (Matheus Nachtergaele) mais de 20 anos depois do lançamento do primeiro filme. A nova aventura também ganha reforços de peso no elenco: Taís Araujo integra o elenco principal da sequência, interpretando Nossa Senhora.

Outros novos nomes são o de Eduardo Sterblitch no papel de Arlindo, um comerciante e radialista poderoso; Humberto Martins como Coronel Ernani; Fabiula Nascimento como Clarabela; e Luis Miranda como Antônio do Amor. Virginia Cavendish permanece na pele de Rosinha e Enrique Diaz dará vida mais uma vez a Joaquim Brejeiro.

O Imagineland

O Imagineland é promovido pelas empresas Eleven Dragons, Ei Nerd e Grupo Spola; apresentado pela operadora Claro com correalização do Governo do Estado da Paraíba, Secretaria Estadual de Cultura e ICMS Cultural e patrocínio do grupo Centerplex e da Prefeitura de João Pessoa.

A edição 2024 contará com a presença do cantor e ator mexicano Christian Chávez (integrante do RBD), dos astros norte-americanos Vincent Martella e Mike Estime, respectivamente o Greg e o Perigo de Todo Mundo Odeia o Chris, Aimee Garcia (Lúcifer, Dexter); e Michael Cudlitz (o Abraham de The Walking Dead e o Lex Luthor de Superman & Lois); do ator e humorista mexicano Carlos Villagrán, o Kiko do seriado Chaves; e das cosplayers Maid of Might e Cassandra Ariel.
Diretor brasileiro indicado a dois prêmios Oscar, Carlos Saldanha (Rio, A Era do Gelo, Touro Ferdinando) será o homenageado deste ano do evento.

O Imagineland também promove, em paralelo, o Music Arena, no estacionamento do Centro de Convenções de João Pessoa. É lá que irá acontecer o show Celebrating Life Through Death, que marca a despedida do grupo Sepultura dos palcos.

Os fãs de histórias em quadrinhos farão a festa com um super Artists’ Alley formado por 160 artistas de dentro e fora do Brasil, entre eles o inglês John Higgins (colorista de Watchmen e A Piada Mortal), que virá ao evento lançar a HQ Mundo Sem Fim em parceria com a editora Pipoca & Nanquim; o francês Fabien Toulmé (Duas Vidas) e o uruguaio Christian Duce (Liga da Justiça Vs Godzilla Vs Kong), além dos brasileiros Ivan Reis (SP), Rafa Coutinho (SP), Sidney Gusman (Editor do MSP), Shiko (PB) e Paulo Moreira (PB), entre outros.

Dois gigantes da dublagem brasileira estarão no Imagineland, e pela primeira vez na Paraíba: Wendel Bezerra (Bob Esponja, Goku de Dragon Ball Z), Guilherme Briggs (o Buzz Lightyear de Toy Story, o Optimus Prime da franquia Transformers) e a turma do Voice Makers. O cast ainda conta com Peter Jordan, Breno Jordan e Diana Zambrozuski.

Balão do Bidu, campeonatos e jogos de tabuleiro

O Balão do Bidu é uma das atrações deste ano do Imagineland. O balão de ar quente com cerca de 33 metros de altura e 210 quilos tem participado de eventos internacionais. Durante o evento, o público poderá embarcar gratuitamente no “Bidu-Balão”, como foi batizado no gibi da Turma da Mônica, e usufruir de uma vista única do ponto mais oriental das Américas, onde está situado o Centro de Convenções da capital paraibana.

Três campeonatos já começaram agitar o evento na temporada de inscrições, encerradas em março. Chancelado pela CBGE – Confederação Brasileira de Games e eSports, o Imagineleague, maior torneio de eSports do Norte-Nordeste, irá pagar R$ 162 mil em prêmios nas disputas de League of Legends (LoL), CS:GO2e Free Fire. O K-Pop Contest 2024, com categorias solo e grupo, soma um total de R$ 15 mil em prêmios, e o CosplauCup, vai com R$ 16 mil em disputa.

Fãs de jogos de tabuleiro poderão se divertir a valer na Arena Board Game, que ficará instalado nos três dias de evento no Pavilhão Claro. Parceria com a Galápagos, a Arena Board Game terá 18 mesas distribuídas por 180m2, onde o público poderá jogar de clássicos a novidades do catálogo da Galápagos, como Star Wars: Bounty Hunters, Dixit: Disney Edition, Ticket to Ride, Dobble e Exploding Kittens, entre outros jogos.

A primeira edição do Imagineland, realizada em julho de 2023, atraiu 27 mil pessoas ao Centro de Convenções da capital paraibana, sendo 25% desse público visitante de outros estados. A primeira edição também alcançou nas redes sociais mais de quatro milhões de pessoas, com cerca de 35 milhões de visualizações, gerando cerca de R$ 15 milhões em valor de mídia.

Imagineland 2024
Datas: 26, 27, 28 de julho.
Local: Centro de Convenções de João Pessoa (PB).
Ingressos + informações: www.imagineland.com.br
Redes Sociais: /imaginelandbr

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Com Selton Mello, Virginia Cavendish e neto de Ariano, Imagineland irá exibir cena de ‘O Auto da Compadecida 2’ Read More »

15º Congresso Estadual da UJS debaterá educação e cultura no RN neste fim de semana

15º Congresso Estadual da UJS debaterá educação e cultura no RN neste fim de semana

Congresso contará com a presença da Governadora Fátima Bezerra, da pré-candidata à prefeita de Natal, Natália Bonavides, e outras figuras políticas; evento tem o propósito de debater sobre a juventude do estado

A União da Juventude Socialista do Rio Grande do Norte (UJS-RN) realizará o seu 15º Congresso Estadual no próximo sábado e domingo (13 e 14 de julho), a partir das 8h30, na CEEP Profª Lourdinha Guerra, em Nova Parnamirim, na Grande Natal. O evento reunirá aproximadamente 250 jovens de todo o estado com o objetivo de discutir e traçar diretrizes para a educação e cultura desejadas para o estado.

“Nossa programação vai contar com mesas de debates, rodas de conversas, oficinas e atividades culturais. Além disso, também teremos a aprovação da nova Direção Estadual da UJS Potiguar”, explica Nayanna Mirely, atual presidenta da UJS Potiguar. Segundo ela, o encontro tem o propósito de debater sobre a juventude do estado. “O propósito do congresso é debater a atuação da UJS no movimento estudantil, e também será uma oportunidade para a renovação de quadros e a definição da nova direção da UJS”, complementa.

A abertura oficial do congresso acontecerá neste sábado (13), e contará com a presença de diversas figuras políticas, incluindo a governadora do Estado, professora Fátima Bezerra; as secretárias de Educação do RN, professora Socorro Batista, e da SEMJIDH, Olga Aguiar; a pré-candidata à prefeita de Natal, Natália Bonavides; além do secretário de Estado e do Procurador-Geral do RN, Antenor Roberto.

Como funciona o Congresso

O congresso é um importante momento de reorganização política para a UJS, um movimento estudantil formado por jovens que, a cada dois anos, se reúne para definir novos objetivos e diretrizes para o futuro. Neste ano, além das discussões sobre educação e cultura, o evento marcará a comemoração dos 40 anos da UJS, um marco histórico significativo para a organização.

Durante o congresso, haverá uma série de debates sobre diversos temas, destacando a atuação da UJS no movimento estudantil, que atualmente coordena entidades estudantis como a UMES, UBES e ANPG.

Participações

O evento contará ainda com a presença da vereadora de Natal, Júlia Arruda; do presidente do PCdoB-RN, Divanilton Pereira; da vice-presidente do PCdoB-RN, Fafá Viana; do subsecretário de Esporte e Lazer do RN, Cezinha Nunes; da presidenta da UBM, Patrícia Santiago; e do vereador de Caicó, Vernailson.

Além deles, o evento também vai contar com a presença do Mestre em Estudos Urbanos e Regionais, George Câmara; da presidenta da UMES-Natal, Lilian Mirelly; do presidente do Adurn Sindicato, Oswaldo Negrão; do secretário de Juventude do PCdoB-RN, Fred Germano; do secretário de Juventude do PV, Will Willame; da presidenta da CEJUV-RN, Luana Bezerra; da subcoordenadora de articulação social de juventude da SEJUV, Jaciele Valentim; da coordenadora geral do DCE da UFRN, Stefany Kovalski; do produtor do Festival MADA, Jomardo Jomas; da diretora de comunicação e da frente feminista da UJS Brasil, Luz Filardi; do subsecretário de juventude do RN, Gabriel Medeiros; do coordenador da LPJ, Pedro Lucas; e do ator e gestor de cultura José Neto.

Serviço:

Evento: 15º Congresso Estadual da UJS Potiguar
Data: 13 e 14 de julho de 2024, a partir das 8h30
Local: CEEP Profª Lourdinha Guerra – R. Antônio Lopes Chaves, 2-90 – Nova Parnamirim, Parnamirim – RN, 59150-570 (Próximo a Av. Abel Cabral)

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

15º Congresso Estadual da UJS debaterá educação e cultura no RN neste fim de semana Read More »

Natal Shopping celebra Dia do Rock com programação especial no Alpendre

Natal Shopping celebra Dia do Rock com programação especial no Alpendre

Homenagem ao ritmo traz artistas locais para o palco Câmara Cascudo em show aberto ao público neste fim de semana

O Natal Shopping está pronto para celebrar o Dia do Rock em grande estilo, com uma programação especial no Alpendre. A data é comemorada oficialmente no dia 13, mas o palco Câmara Cascudo já recebe apresentações ao vivo nesta sexta-feira (12), com bandas locais de diferentes estilos do ritmo, reforçando o compromisso do shopping em valorizar os artistas potiguares.

Na sexta-feira (12), a banda Luaz dará início às festividades com uma performance cheia de energia. O repertório traz canções autorais e covers do pop-rock nacional e internacional. No sábado (13), é a vez da banda Sangue Blues subir ao palco, com os melhores clássicos do gênero que surgiu no Sul dos Estados Unidos e bom e velho rock’n’roll. As apresentações começam às 19h e a entrada é gratuita.

Além das apresentações musicais, o Alpendre também oferece uma experiência completa com seu Happy Hour, que agora também é acontece nas sextas-feiras. As operações Juáh Gastrobar, Calígula, Jabá Restaurante e Faaca Burger Box apresentam ofertas especiais durante o início da noite, proporcionando aos clientes uma variedade de opções gastronômicas a preços acessíveis.

E para quem quiser curtir o Dia do Rock em família, o espaço ao ar livre também conta com o Parque do Alpendre, com monitores treinados para garantir a diversão da criançada. “É uma oportunidade única para curtir boa música, excelente comida e um ambiente acolhedor com toda segurança”, destaca o superintendente do Natal Shopping, Felipe Furtado.

O Alpendre funciona de domingo a terça-feira até às 23h e de quarta a sábado até às 00h.

SERVIÇO – Dia do Rock no Alpendre
Onde: Natal Shopping (Avenida Senador Salgado Filho, 2234)
Quando: 12 e 13 de julho, a partir das 19h. Banda Luaz (12) e Banda Sangue Blues (13).
Entrada gratuita

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Natal Shopping celebra Dia do Rock com programação especial no Alpendre Read More »

iFood vai realizar show especial para fãs do Rock in Rio Brasil

iFood vai realizar show especial para fãs do Rock in Rio Brasil

O Delivery oficial do Rock in Rio, realizará um show exclusivo com Jão, Luisa Sonza e Mc Cabelinho no próximo dia 18 de julho, no Ibirapuera. Os ingressos podem ser resgatados ao adquirir um dos produtos oficiais da lista dos artistas no app do iFood

O iFood, empresa brasileira de tecnologia, vai levar a magia do Rock in Rio Brasil 2024 para os fãs de Jão, Luísa Sonza e Mc Cabelinho dentro e fora do app. O iFood Fã Clube Festival é um show exclusivo com performances dos artistas brasileiros também confirmados na Cidade do Rock, que promete antecipar a energia do maior festival musical e entretenimento do mundo. O evento será realizado no dia 18 de julho, às 18h, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, e os ingressos podem ser resgatados ao adquirir um dos produtos da lista iFood Fã Clube, que contém uma seleção dos produtos que os ídolos amam pedir no app. A lista de artistas será disponibilizada a partir de 1º de julho.

“Nós estamos sempre em busca de proporcionar momentos memoráveis e únicos para os brasileiros. Como Delivery Oficial do Rock in Rio Brasil 2024, resolvemos entregar uma experiência com o gostinho do festival para os nossos clientes da cidade de São Paulo, que é relevante para a estratégia da empresa. Além do nosso evento, também criamos o iFood Fã Clube, um produto oficial do Rock in Rio 2024, uma lista de produtos especialmente selecionados pelos ídolos para celebrar o amor genuíno dos fãs”, afirma Ana Gabriela Lopes, diretora sênior de Marketing e Comunicação.

Para garantir um par de ingressos para o iFood Fã Clube Festival, os clientes devem adquirir um produto da lista exclusiva do festival ou de uma das listas que artistas terão disponibilizado no app do iFood. Ao concluir a compra, uma confirmação será enviada para o e-mail do usuário cadastrado na plataforma. E os fãs de economia, que são assinantes do Clube iFood, terão a oportunidade de resgatar ingressos para a pista premium do evento para ver o seu ídolo de pertinho, seguindo a mesma mecânica dos outros clientes. Serão disponibilizados 4600 mil pares de ingressos.

Em um compromisso contínuo com a inovação e a excelência, o iFood vai fazer a transmissão ao vivo do iFood Fã Clube Festival, proporcionando essa experiência única para os amantes da música de todo o Brasil. O evento será disponibilizado diretamente através do aplicativo iFood e pelo canal oficial no YouTube, garantindo que os fãs possam desfrutar de cada momento, independentemente de sua localização.

iFood Fã Clube Festival

18 de julho
Parque Ibirapuera – Portão 2 | Av. Pedro Álvares Cabral, 0 – Ibirapuera, São Paulo – SP, 04094-050
Abertura dos portões: 16h
Horário do show: 18h
Ingressos disponíveis* a partir desta segunda-feira, dia 1º de julho no app do iFood

*Confira o regulamento no site institucional do IFood.

Sobre o iFood

O iFood é uma empresa brasileira de tecnologia referência em delivery online na América Latina, que aproxima clientes, restaurantes, supermercados e entregadores de forma simples e prática. O iFood tem o propósito de alimentar o futuro do Brasil e do mundo, transformando a sociedade por meio da educação e da tecnologia, e com um impacto socioambiental positivo.

Por meio de tecnologia e inteligência artificial com padrão global, o iFood movimenta 96 milhões de pedidos por mês, por meio de um ecossistema formado por 300 mil entregadores conectados, 350 mil estabelecimentos parceiros, entre restaurantes, mercados e farmácias, e presente em cerca de 1.700 cidades brasileiras. O iFood vai além do delivery de comida e cresce também em negócios como de mercados, farmácia, pet, fintech e de benefícios, unindo tecnologia e conveniência na entrega de soluções aos parceiros.

Para saber mais sobre o iFood, visite: www.institucional.ifood.com.br

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

iFood vai realizar show especial para fãs do Rock in Rio Brasil Read More »

Corrida do Bob Esponja chega a João Pessoa

Corrida do Bob Esponja chega a João Pessoa

Em parceria com a Paramount e Imagineland, evento esportivo para toda a família será realizado no dia 28 de julho, com saída no Busto de Tamandaré

O cenário das corridas em João Pessoa acaba de ser enriquecido com uma atração irresistível: a Corrida Bob Esponja, em parceria com a Paramount, por meio de seu departamento de Licenciamento de Produtos e Experiências, e a Imagineland, evento de Cultura Pop que também acontecerá em João Pessoa.

O evento esportivo, pensado para toda a família, está marcado para o dia 28 de julho, no Busto de Tamandaré. A programação inclui corridas de 5 km e 10 km, além de uma caminhada de 2 km. O evento celebra os 25 anos do personagem icônico da Nickelodeon. Prepare-se para uma experiência única e divertida!

E para os participantes, a diversão vai muito além da corrida em si. Com quatro opções de kits exclusivos – Basic, Bob Esponja, Patrick Estrela e Melhores Amigos – cada um repleto de itens surpreendentes, incluindo camisetas temáticas, números de peito e ecobags, a experiência será completa. E claro, uma medalha especial aguarda todos os corredores e caminhantes ao cruzarem a linha de chegada.

Não podemos nos esquecer das competições, com uma categoria Elite nas corridas de 5 km e 10 km, premiados com troféus do 1º ao 5º lugares. Tem ainda a categoria geral com largadas em baterias, a adrenalina está garantida. E aos que preferem uma caminhada mais tranquila, não se preocupem, a categoria de 2 km recreativa oferece diversão sem competição.

A organização é da Ponto Org Eventos, que já realizou corridas envolventes como Top Gun, Trolls, Chaves e Wally, sempre com cenários dignos de Instagram, kits especiais e medalhas que se tornam verdadeiros tesouros para colecionadores.

Com uma legião de fãs, a famosa esponja da Fenda do Biquini é um dos personagens mais queridos da Nickelodeon e um verdadeiro ícone pop multiplataforma, sucesso na TV, no cinema, na internet, no palco e em experiências e produtos licenciados vendidos em todo o mundo.

Serviço:

CORRIDA DO BOB ESPONJA

https://ticketsports.com.br/e/corrida-do-bob-esponja—joo-pessoa-49294
Data: 28 de Julho de 2024 – Domingo
Local: Busto de Tamandaré, João Pessoa – PB

Largadas:

Corrida: 06h
Caminhada: após as baterias de corrida
Valor: R$ 89,90 (Kit Básico), R$ 139,90 (Kit Bob Esponja ou Kit Patrick Estrela) e R$ 269 (Kit Melhores Amigos)

Foto: Samuel Santos/Imagineland

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Corrida do Bob Esponja chega a João Pessoa Read More »

Ponto de Ebulição promove campanha de arrecadação de itens de higiene

Ponto de Ebulição promove campanha de arrecadação de itens de higiene

Em parceria com a ONG Manas na Rua, festival incentiva doação de itens de higiene pessoal. Evento acontece nos dias 11 e 12 de julho no Teatro Riachuelo com acesso gratuito

O festival de música Ponto de Ebulição incentiva a doação voluntária de itens de higiene pessoal. O material coletado será direcionado integralmente para o projeto Uma Mão Lava a Outra, gerido pela ONG Manas na Rua. Evento acontece nos dias 11 e 12 de julho de 2024 no Teatro Riachuelo com programação gratuita.

Com o objetivo de fortalecer a cena musical feminina e proporcionar uma experiência única ao público, o lineup conta com shows exclusivos das cantoras Khrystal, Valéria Oliveira, Dani Cruz, Simona Talma e os encontros inéditos de Cami Santiz com Gracinha e Sarah Oliver com Tiquinha Rodrigues.

O projeto Uma Mão Lava a Outra visa a distribuição de produtos essenciais para a higiene corporal, que ainda são inacessíveis para muitas pessoas. “Não poderíamos deixar de fazer uma parceria desse tipo dentro do nosso projeto, que valoriza o protagonismo feminino de forma muito forte e verdadeira. Isso se reflete não apenas no palco, através das atrações artísticas, mas também nos bastidores, com uma equipe majoritariamente composta por mulheres em papéis de liderança e tomada de decisões. Faz muito sentido para nós, e acreditamos que projetos culturais precisam caminhar lado a lado com o desenvolvimento social, contribuindo para a sociedade. Além da apreciação estética, da diversão e do entretenimento, queremos sempre fazer algo a mais, contribuindo um pouco mais com nossa cidade e nossa comunidade”, ressalta Nathalia Santana, idealizadora e produtora do festival, sobre a arrecadação dos itens de higiene.

Com ingressos gratuitos disponíveis no Sympla, o Festival Ponto de Ebulição é uma realização da Pinote Produções com o patrocínio do Programa Djalma Maranhão e Universidade Potiguar.

Sobre o Manas na Rua

O coletivo Manas na Rua é composto por mulheres que atuam dentro de uma filosofia humanista e são adeptas do veganismo popular no combate à fome. A organização distribui, desde 2020, comida 100% vegetal às pessoas que vivem em insegurança alimentar e em vulnerabilidade social, através do trabalho conjunto de voluntárias. Além disso, também realizam a arrecadação de produtos de higiene pessoal e limpeza, para distribuição de kits através do Projeto Uma Mão Lava a Outra. Essa ação visa a distribuição de produtos essenciais para a higiene corporal, que ainda são inacessíveis para muitas pessoas.

SERVIÇO

Ponto de Ebulição – 1ª Edição
Quando: 11 e 12 de julho de 2024
Onde: Teatro Riachuelo, Natal, RN
Acesso: Gratuito
Classificação Indicativa: 16 anos
Patrocínio: Programa Djalma Maranhão e Universidade Potiguar (UNP)
Realização: Pinote Produções

PROGRAMAÇÃO

Quinta-feira, 11 de julho:
18h | Abertura do Teatro
19h | Sarah Oliver & Tiquinha Rodrigues apresentam “Do Jeitin Delas”
20h30 | Simona Talma apresenta “A Moça Mais Vagal Que Há – 18 anos”
22h | Valéria Oliveira apresenta “Está Tudo Aí”
23h | Encerramento

Sexta-feira, 12 de julho:
18h | Abertura do Teatro
19h | Gracinha & Cami Santiz apresentam “De Noite e De Dia”
20h30 | Dani Cruz apresenta “Poente”
22h | Khrystal apresenta “Dois Tempos”
23h | Encerramento

Foto: Bruno Martins

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ponto de Ebulição promove campanha de arrecadação de itens de higiene Read More »

Morango ganha destaque na Sodiê Doces

Morango ganha destaque na Sodiê Doces

Até o dia 31 de julho os bolos especiais do cardápio feitos com a fruta têm desconto

Em época de colheita no Brasil, o morango ganha destaque neste inverno na Sodiê Doces, maior franquia brasileira de bolos feitos de forma artesanal. A rede promove o Festival do Morango, onde bolos da Linha Especiais que levam o item no preparo ganham desconto.

A promoção, válida para as mais de 372 lojas espalhadas pelo país, acontece até o dia 31 de julho. Dentre as opções no cardápio estão o Morango com Leite Condensado #61 (massa branca, recheada e coberta com mousse branca, morangos e leite condensado), sabor ‘queridinho’ da Larissa Manoela, garota-propaganda da marca.

Com o Festival, ainda ganham desconto bolos como o Delícia de Leite com Morango #82 (massa branca, recheado e decorado com mousse de leite em pó e morangos) e o Trufado Preto e Branco com Morangos #32 (massa de chocolate, recheado com trufado preto e trufas brancas com morangos e coberto com mousse, raspas de chocolate e mais morangos).

Os bolos fazem parte do diversificado cardápio da rede, que já conta com mais de 80 sabores, incluindo opções Zero Açúcar, receitas caseiras, versões veganas, além de uma variada seleção de docinhos, balas de coco, tortas açucaradas, uma exclusiva carta de cafés e uma completa linha de salgados.

Em Natal, as lojas estão localizadas na Av. Prudente de Moraes, 1869, Barro Vermelho (funcionamento: segunda a sábado 11h às 19h e domingo e feriados 11h às 17h), na Rua Dr. Hernani Hugo Gomes, 2974, em Ponta Negra (funcionamento: todos os dias, das 12h às 20h) e na Av. Ayrton Senna, 1995, Nova Parnamirim, Container 5, Shopping Cidade Verde (funcionamento: todos os dias: 10h às 21h30)

Os pedidos podem ser feitos e retirados nas lojas ou no aplicativo Sodiê Doces Oficial, disponível nos dispositivos IOS e Android e via delivery por Whatsapp (Barro Vermelho 84 9423-5680 | Ponta Negra 84 9815-0898 | Nova Parnamirim 84 99854-6040 e/ou iFood. Mais informações: (84) 3346-0020 2020-0592 @sodiedocesnatal.

Sodiê Doces

A Sodiê Doces, maior franquia de bolo do país, possui atualmente 372 lojas abertas no Brasil e duas unidades na cidade de Orlando, nos EUA. Em seu cardápio há mais de 80 variedades de sabores, uma linha Zero Açúcar, bolos caseiros e a versão vegana. Os bolos são elaborados à base de pão de ló, matéria-prima de primeira qualidade e frutas frescas. Também fazem parte do cardápio os docinhos (tradicionais, finos, belgas e bombom), balas de coco e sua linha exclusiva de salgados (cuja sede fica em Boituva – SP). Mensalmente a marca traz os Bolos do Mês, com dois sabores, que ganham desconto especial em todas as unidades. A rede fechou 2023 com faturamento de 640 milhões de reais, registrando crescimento de 15% em comparação com 2022 (560 milhões de reais) e 30 novas unidades.

Site: www.sodiedoces.com.br

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Morango ganha destaque na Sodiê Doces Read More »

II Festival da Cooperativa Cultural acontece em Felipe Camarão no próximo dia 24

II Festival da Cooperativa Cultural acontece em Felipe Camarão no próximo dia 24

Evento gratuito promove acesso à cultura com programação diversificada em Natal

‘Memória, Resistência e Ancestralidade’ é o tema da segunda edição do Festival Cultural da Cooperativa Cultural, que acontece no próximo dia 24, das 8h às 17h, na ONG Atitude Cooperação, localizada no bairro de Felipe Camarão, Zona Oeste de Natal. O evento é aberto ao público e conta com uma extensa programação de atividades artísticas e sociais.

Entre os destaques, está a roda de conversa sobre povos afro-originários, conduzida pelo professor Nilton Xavier, membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI/IFRN). Também haverá discussões sobre gênero, as novas configurações familiares e os papeis contemporâneos da mulher na sociedade, em uma atividade ministrada pela psicóloga clínica Tassiana Dantas. Ao final do dia, o Festival receberá uma apresentação musical sob regência do maestro João Paulo Araújo, da Escola de Música da UFRN.

A edição pretende estimular o acesso à cultura e fortalecer a identidade comunitária da região. “É muito importante que iniciativas como esta cheguem até as comunidades da nossa cidade, acessem esses espaços e dialoguem com a população local. O II Festival nasce dessa necessidade, as atividades foram pensadas para envolver e inspirar pessoas”, afirma Sandra Souza, vice-presidenta da Cooperativa Cultural.

Até maio de 2025, outras três edições do festival serão realizadas, cada uma delas, em uma zona administrativa da cidade. “A primeira edição do projeto aconteceu em 2022 no Centro de Convivência da UFRN e contou com sete lançamentos literários, sessões de autógrafos, uma mostra de curtas potiguares e diversas apresentações musicais. “Nesta edição, decidimos ampliar os nossos horizontes e público. O objetivo final é impactar positivamente todas as regiões de Natal”, finaliza Sandra Souza.

O II Festival Cultural da Cooperativa Cultural – Memória, Resistência e Ancestralidade é uma iniciativa aprovada no edital do Fundo de Incentivo à Cultura 2023 da Prefeitura do Natal. É também parte das ações desenvolvidas para o Dia C de Cooperar, edição 2024, em parceria com a ONG Atitude Cooperação. A instituição contribui há mais de 17 anos para o desenvolvimento de pessoas e o crescimento sustentável das comunidades atendidas, por meio do estímulo ao voluntariado e de parcerias sociais, visando transformar vidas e realidades.

A Livraria e Editora Cooperativa Cultural, localizada no Centro de Convivência da UFRN, é a livraria de rua mais longeva de Natal, conta com 46 anos de existência e um extenso histórico de realizações artísticas.

Serviço

II Festival Cultural da Cooperativa Cultural
Quando: 24 de julho das 8h às 17h
Onde: ONG Atitude Cooperação (Av. Capitão-Mor Gouveia, 436 – Felipe Camarão, Natal – RN)
Entrada: Gratuita

Fotos: Divulgação

II Festival da Cooperativa Cultural acontece em Felipe Camarão no próximo dia 24 Read More »

Convocatória internacional do Festival Casa Tomada (RN) recebe inscrições até o dia 12 de julho

Convocatória internacional do Festival Casa Tomada (RN) recebe inscrições até o dia 12 de julho

Pessoas físicas e jurídicas podem submeter propostas cênicas e cinematográficas em uma das quatro categorias do festival até 12 de julho

O Festival Casa Tomada está com inscrições abertas até o dia 12 de julho para trabalhos artísticos que vão compor a programação de sua nona edição, programada para os dias 18, 19 e 20 de setembro no Teatro Alberto Maranhão, em Natal, Rio Grande do Norte. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através de um formulário eletrônico disponível no link: https://forms.gle/7HQmf56oe1to3xi7A.

Criado pelo Coletivo CIDA – Coletivo Independente Dependente de Artistas – o festival teve início em 2016 com foco primordial na dança. Nesta nona edição, o evento marca um significativo ponto de virada ao expandir sua abrangência para incluir outras formas artísticas como teatro e cinema.

René Loui, coreógrafo e intérprete do Coletivo CIDA, expressou sua satisfação com o retorno do Festival Casa Tomada após um intervalo de três anos: “Estamos muito felizes com o retorno do festival! O Festival Casa Tomada sempre foi um espaço propício para encontros, intercâmbios e aprendizados plurais, onde artistas de diversas linguagens e origens se unem para compartilhar experiências. É uma oportunidade para questionarmos, desconstruirmos e reconstruirmos nossos entendimentos sobre arte, sociedade e nós mesmos.”

Práticas Plurais e Hibridismos

Sob o tema “Práticas Plurais e Hibridismos”, o Festival Casa Tomada reafirma o compromisso do Coletivo CIDA e da Casa Tomada com a promoção de ações culturais acessíveis. Todas as atividades programadas serão inclusivas, com serviços de acessibilidade em Libras e audiodescrição, garantindo que um público diversificado possa desfrutar plenamente das experiências oferecidas.

Arthur Moura, produtor do Coletivo CIDA, enfatiza que o tema desta edição visa especialmente incluir identidades e corpos frequentemente marginalizados: “É fundamental para nós que o festival reflita a complexidade e a riqueza das experiências humanas, promovendo a inclusão de identidades e corpos muitas vezes marginalizados, daí o tema ‘Práticas Plurais e Hibridismos’ deste ano. Estamos ansiosos para ver como os artistas abordarão este tema em suas obras, provocando reflexões sobre as diversas formas de ser e existir no mundo. O Festival Casa Tomada celebra a arte como um espaço de encontro e diálogo.”

A convocatória está aberta para espetáculos, filmes, artistas e grupos que explorem práticas plurais e híbridas nas estéticas contemporâneas. As categorias disponíveis incluem Residência Artística Internacional, Mostra Cênica Nacional, Mostra Cinematográfica Nacional e Mostra de Processos Local. Cada proponente pode inscrever até duas propostas, desde que sejam em categorias distintas, assegurando assim a diversidade e representatividade dos participantes e das obras selecionadas.

O regulamento completo do IX Festival Casa Tomada está disponível para consulta no seguinte link: https://www.coletivocida.com.br/festivalcasatomada. As propostas serão analisadas de 13 de julho a 04 de agosto, com os resultados sendo divulgados em 05 de agosto.

O IX Festival Casa Tomada – Práticas Plurais e Hibridismos é uma iniciativa do Coletivo CIDA – Coletivo Independente Dependente de Artistas e da Casa Tomada Ambiente de Arte, contemplado pela Seleção Pública Nº 025/2023 – Lei Paulo Gustavo de Apoio às Áreas Culturais pelo Edital de Seleção de Projetos de Audiovisual N.º 01/2023 e pelo Edital de Seleção de Projetos Multiculturais N.º 02/2023. Conta com recursos da Secretaria Municipal de Cultura – Prefeitura do Natal, Fundação José Augusto – Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Ministério da Cultura e Governo Federal do Brasil.

Sobre o CIDA

O Coletivo Independente Dependente de Artistas (CIDA ) é um núcleo artístico de dança contemporânea, fundado no ano de 2016 por artistas emergentes, pluriétnicos, com e sem deficiências, oriundos das mais diversas regiões do Brasil e radicados na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. O CIDA se destaca no cenário cultural por sua produção experimental e inclusiva.

Todas as informações sobre o CIDA podem ser acompanhadas através dos canais de comunicação do coletivo. acompanhe o Coletivo no Instagram em: @coletivocida ou acesse: www.coletivocida.com.br

Foto: Brunno Martins

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Convocatória internacional do Festival Casa Tomada (RN) recebe inscrições até o dia 12 de julho Read More »

Startups, fintechs e projetos universitários do RN podem concorrer a R$ 270 mil em prêmios no Santander X Award 2024

Startups, fintechs e projetos universitários do RN podem concorrer a R$ 270 mil em prêmios no Santander X Award 2024

As 30 melhores soluções vão receber mentorias personalizadas ministradas pelos especialistas em inovação da ACE Cortex

O Santander Universidades está com inscrições para a quarta edição do Santander X Award 2024. O programa irá fornecer mentorias personalizadas, recursos técnicos e visibilidade internacional para startups, fintechs, startups e projetos universitários que possuem ideias com potencial de mercado e soluções capazes de impactar a sociedade. Serão selecionados 30 trabalhos divididos entre as categorias “Startup”, “Fintech” e University”, e destas, 9 serão premiadas em R$ 270 mil reais, sendo R$ 40 mil para cada startup e fintech e R$ 10 mil para os projetos universitários.

Para essa edição, todos que se inscreverem até 10/07/2024 ganharão uma aceleração online, ministradas pelos especialistas da consultoria de inovação ACE Cortex, que é referência em inovação corporativa no ecossistema de startups. A mentoria aborda temas como ideação, validação, negócio, produto, marketing, jurídico, contábil e fundraising, que são temas relevantes para todas as soluções. Todos que realizarem a aceleração completa, ganham um certificado de conclusão.

Após esse processo, os projetos selecionados vão participar de um Pitch Day Final para serem avaliados por uma banca composta por executivos do Santander e ACE Cortex, que vão premiar as melhores soluções alinhadas com o propósito do programa. “Nós temos muito orgulho de lançar uma inciativa que coloca o universitário e o empreendedor brasileiro como referência intelectual para todo um ecossistema global de empreendedorismo. Em três edições do Award, entregamos mais de 100 horas de mentorias, premiamos 18 soluções entre projetos universitários e startups com prêmios avaliados em mais de R$ 550 mil”, diz Marcio Giannico, Senior Head de Governos, Instituições, Universidades e Universia no Brasil.

Na edição de 2023, o projeto Bertoleza, que utiliza recursos de machine learning e inteligência artificial para tornar o diagnóstico de esquizofrenia mais preciso, foi contemplado na categoria “University” para receber a mentoria personalizada da ACE Cortex.

A ideia foi desenvolvida por Jones Oliveira, professor associado no Departamento de Estatística e Informática da Universidade Federal Rural de Pernambuco e João Ricardo Mendes, professor titular, médico e pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco. “O que mais gerou valor nas mentorias foi a perspectiva de negócios, preparando nosso projeto para um pitch que não fosse voltado só para a parte técnica. Estávamos com dificuldade em ter uma proposta comercial que atraísse a atenção do mercado, não só da área acadêmica”, afirmam os pesquisadores.

Para Rodrigo Gurdos, CEO da Doroth – uma Agrotech que conta com soluções que monitoram, quantificam e geram inteligência para otimizar o manejo biológico e químico nas lavouras – participar das iniciativas do Santander X foi uma jornada essencial para a perspectiva de negócios para a empresa. “Foi um grande motivo de orgulho poder apresentar nosso projeto para milhares de empreendedores de todas as partes do mundo. As mentorias que recebemos na premiação Santander Award 2023 foram essenciais para impulsionar nossa startup até o momento da disputa global. Estamos satisfeitos por ter traçado esse caminho em conjunto com o Santander X e pelo reconhecimento que nos elegeu entre as startups finalistas do Santander Global Award 2023”, conclui o CEO.

O Santander X Award vai além de um programa de aceleração. O projeto existe para construir iniciativas que realmente gerem valor no negócio e se destaquem no mercado após a finalização nível do ciclo de potencialização.

“Trabalhamos para agregar valor para os que querem subir o nível de suas ideias e negócios. Nós fornecemos uma trilha de aceleração completa elaborada pelos especialistas em inovação e desenvolvimento de negócios da ACE Cortex em conjunto com o time do Santander X. Os participantes terão contato com mentores experientes de mercado, trazendo orientação e a formação de uma grande rede de contatos”, afirma Milena Fonseca, CEO da Cortex.

Os 9 vencedores brasileiros, terão oportunidade de se inscrever para concorrer ao Santander X Global Award, que é a etapa global dessa premiação. Serão selecionados 20 finalistas de 11 países, sendo 10 soluções de cada categoria, que serão convidados para participar da premiação final, realizada em um evento de inovação na Espanha. Esses finalistas terão que se apresentar para uma banca de investidores, no qual os vencedores vão receber mais prêmios em dinheiro e visibilidade internacional.

Os vencedores, também ganharão acesso ao Santander X 100, uma comunidade exclusiva que conecta os melhores projetos com um hub de empreendedores globais dedicados a impulsionar as ideias com maior potencial de impacto e inovação.

As startups e fintechs devem ser inscrever neste link https://app.santanderx.com/calls/santander-x-brazil-award-startup-e-fintech-2024?utm_source=ReleaseAward&utm_medium=imprensa&utm_campaign=ReleaseAward.

Enquanto os universitários interessados em impulsionar seu projeto podem acessar a categoria University clicando em https://app.santanderx.com/calls/santander-x-brazil-award-university-2024?utm_source=ReleaseAward&utm_medium=imprensa&utm_campaign=ReleaseAward . As inscrições ficarão abertas até 31/07/2024.

Santander e seu apoio à Educação Superior

O Santander Universidades já impactou a vida de mais de 1,5 milhão de pessoas por meio de programas gratuitos realizados em parceria com 1,2 mil universidades de 26 países. Ao longo de 27 anos, este sólido compromisso destinou mais de 2,3 bilhões de euros a iniciativas de educação, com a perspectiva de investir mais 400 milhões de euros até 2026.

Apenas em 2023, foram investidos 105 milhões de euros e apoiamos mais de 498 mil pessoas e empresas. Em 2023 foram entregues no Brasil, mais de 184 mil cursos, bolsas de estudo e mentorias. Essa entrega é realizada através das plataformas globais Santander Open Academy, que oferece cursos, conteúdos e bolsas gratuitas e Santander X, iniciativa de apoio ao empreendedorismo, que dá acesso a mentorias nacionais e internacionais, desafios globais e premiações com incentivo financeiro. Além de acesso a investidores, visibilidade internacional e networking.

Devido à sua forte atuação na educação, o Santander foi reconhecido em 2023 pela revista Fortune como uma das empresas que mais contribui para um mundo melhor, de acordo com a lista ‘Change the World’

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Startups, fintechs e projetos universitários do RN podem concorrer a R$ 270 mil em prêmios no Santander X Award 2024 Read More »

Férias com opções de lazer e diversão para a criançada

Férias com opções de lazer e diversão para a criançada

Sessão de fotos com personagens do “Divertida Mente” e pockets shows, marcam a programação recreativa do Praia Shopping, em Natal

As férias começaram e o Praia Shopping planejou uma programação especial e repleta de animação para a garotada durante o mês de julho.

Para iniciar, no primeiro domingo do mês, o shopping ofertou, uma sessão de fotos com os personagens “Alegria” e “Nojinho” do filme “Divertida Mente 2” que está em cartaz em todas as salas de cinema do país e tem uma sala dedicada ao filme no Praia em vários horários. Além dele, o filme Meu Malvado Favorito 4 também faz a alegria da criançada nesse período.

Já no dia 14 de julho, às 17h, o Praia recebe o Pocket Show do grupo Encantos, um espetáculo mágico, com muita alegria e diversão para fascinar crianças e adultos.

A Patrulha Canina finaliza a programação das férias, no dia 21 de julho, às 17h, com um pocket show que é sucesso entre a criançada.

Mas a diversão não para por aí, as Férias do Praia ainda vão contar com brinquedos infláveis, barraquinha de pipoca, algodão doce e muita recreação com o apoio do MiniMundo.

Para mais informações acesse: www.praiashopping.com.br

Programação de Férias no Praia:

  • Sessão de fotos com as personagens do DIVERTIDA MENTE Alegria e Nojinho – 07 de julho – 17h
  • Pocket Show com Encantos – 14 de julho – 17h
  • Pocket Show da Patrulha Canina – 21 de julho – 17h

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Férias com opções de lazer e diversão para a criançada Read More »

Natiruts faz show de despedida em Natal no próximo sábado (13)

Natiruts faz show de despedida em Natal no próximo sábado (13)

Últimos ingressos estão à venda na loja Jorge Bischoff

Neste sábado, dia 13 de julho, a banda Natiruts apresenta na Arena das Dunas um dos eventos mais aguardados do ano em Natal. O grupo faz a sua última e emocionante apresentação na cidade. Os últimos ingressos para esse espetáculo imperdível estão à venda na loja Jorge Bischoff, localizada no piso L2 do Natal Shopping, e pela plataforma Eventim.

Ao longo de quase três décadas de carreira, o Natiruts conquistou o coração do público brasileiro e além-fronteiras, sendo reconhecido por sua identidade musical única e sua poderosa conexão com os fãs. Com mais de 100 faixas lançadas e uma carreira repleta de conquistas, a banda é uma das pioneiras da indústria musical nacional, tendo alcançado feitos notáveis como ser o primeiro nome brasileiro a ser exibido nos telões da Times Square, em Nova York.

Com 11 álbuns, mais de 1.500 shows e 2,5 bilhões de streams até o momento, o Natiruts está no auge de sua carreira, trazendo ao público um legado de hits memoráveis e uma energia contagiante em seus shows ao vivo. A turnê de despedida, intitulada “Leve com Você”, promete celebrar não apenas a música, mas também a jornada incrível que a banda trilhou ao longo dos anos.

“Estamos na fase mais plena e madura da banda e conseguimos concluir o que nos propusemos lá atrás”, comenta Luís Mauricio, co-fundador do Natiruts ao lado de Alexandre Carlo (responsável pelas composições). “Saber encerrar algo em um momento em que você está bem é importante. A trajetória que percorremos até aqui é o que nos possibilita isso. Existe uma ideia de missão cumprida e a vontade de viver a experiência da despedida próximos do nosso público”, complementa Alexandre Carlo.

A estrutura preparada para a turnê “Leve com Você” promete amplificar a já conhecida energia positiva dos shows do Natiruts, proporcionando ao público uma experiência inesquecível e repleta de boas vibrações. O repertório da turnê incluirá desde os clássicos mais antigos até os super hits da banda, além de elementos surpresa que prometem surpreender e emocionar os presentes.

“Mais do que um show, vamos fazer uma celebração para que as pessoas saiam dali com a sensação de restauro. Esse é o poder do Natiruts”, conclui Alexandre Carlo.

Serviço:
Natiruts em Natal
Data: 13 de julho
Local: Arena da Dunas
Horário de Abertura da casa: 19h
Classificação Etária: entrada e permanência de crianças/adolescentes de 05 a 15 anos de idade, acompanhados dos pais ou responsáveis, e de 16 a 17 anos, desacompanhados dos pais ou responsáveis legais.
Vendas online em: eventim.com.br
Bilheteria oficial: Jorge Bischoff, L2 Natal Shopping

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Natiruts faz show de despedida em Natal no próximo sábado (13) Read More »

Natal vai sediar I Encontro Nacional de Jornalistas e Comunicadores de Turismo

Natal vai sediar I Encontro Nacional de Jornalistas e Comunicadores de Turismo

O evento promovido pela FEBTUR deve reunir mais de 100 profissionais entre os dias 1 e 3 de agosto; As inscrições estão abertas

A Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo – FEBTUR escolheu a capital potiguar para sediar o 1º Encontro Nacional da entidade. O evento ocorre entre os dias 1º e 3 de agosto e vai reunir profissionais de turismo do Brasil, e também do Uruguai e da Argentina. O Hotel Escola Barreira Roxa na Via Costeira foi o local escolhido para o encontro, que vai contar com diversas atividades em Natal e no litoral potiguar. As inscrições estão abertas para associados da entidade e comunicadores em geral.

A previsão é que mais de 100 jornalistas e comunicadores de turismo de 16 estados do Brasil, do Uruguai e da Argentina, estejam em Natal nos três dias de evento. Organizado pela FEBTUR/RN e a FEBTUR NACIONAL, a programação conta com palestras e debates sobre a comunicação para o turismo, bem como dois dias de visitas técnicas pelos pontos turísticos do Rio Grande do Norte. Destinos como a Praia da Pipa, Praia de Genipabu, Praia de Maracajaú, Lagoa Guaraíras fazem parte do roteiro técnico, acompanhado das delícias da gastronomia potiguar.

WhatsApp Image 2024 07 08 at 11.11.11 1

O tema central do evento esse ano é “Fronteiras Digitais: Explorando Novas Dimensões no Jornalismo de Turismo” e terá desdobramentos de subtemas atuais e importantes para a construção da comunicação que é feita para o turismo. “Não há melhor lugar para fazermos o I Encontro Nacional do que Natal. Uma cidade com grande potencial turístico, acolhe a todos e oferece uma das melhores estruturas hoteleiras do nosso nordeste”, comemora José Maria Pinheiro, presidente da regional da FEBTUR no Rio Grande do Norte.

As cidades potiguares que compõem o roteiro turístico do nosso estado, também estão apoiando o evento. Visando promover o Rio Grande do norte, por meio do evento, municípios onde estão situadas atrações como o Maior Cajueiro do Mundo, Parrachos de Maracajaú e as dunas de Genipabú, fizeram questão de convidar os jornalistas para conhecerem estes locais, vivendo emoções em passeios de BUGGY no pôr do sol, ou navegando em catamarã e degustando ostras.

A capital do Rio Grande do Norte, Natal, foi eleita por aclamação como sede do evento nacional da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Febtur), em maio de 2024. A aprovação, por unanimidade, ocorreu no dia 2 de junho, durante a Plenária Nacional da entidade, reunindo associados de todo o Brasil, participantes do I Congresso Febtur de Jornalistas e Comunicadores de Turismo.

Serviço

I Encontro Nacional FEBTUR de Jornalistas e Comunicadores de Turismo
Local: Hotel Barreira Roxa – Natal – Rio Grande do Norte
Data: 1, 2 e 3 de agosto de 2024
Mais informações: https://loja-febtur.turbinou.com/

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Natal vai sediar I Encontro Nacional de Jornalistas e Comunicadores de Turismo Read More »

5º Festival de Música Tonheca Dantas estreia valorizando os talentos musicais do Seridó potiguar

5º Festival de Música Tonheca Dantas estreia valorizando os talentos musicais do Seridó potiguar

A abertura aconteceu neste domingo (7) na Praça de Eventos Caetano Dantas, no centro da cidade, e reuniu centenas de pessoas apaixonadas pela música instrumental

Foi dada a largada a um dos maiores festivais de música instrumental do Rio Grande do Norte, o 5ª Festival da Música Carnaubense “Tonheca Dantas”. A abertura oficial realizada na noite deste domingo (7), contou com a presença de centenas de carnaubenses, que presistigiaram a primeira noite de apresentações na Praça de Eventos Caetano Dantas, em Carnaúba dos Dantas. Até o dia 14 de julho, o público vai poder conferir gratuitamente, apresentações musicais de artistas potiguares e da região nordeste.

Com objetivo de democratizar e valoriza a música instrumental no nosso estado, a programação do festival é composta pela presença de bandas e filarmônicas do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Sob a direção do maestro João Batista, conhecido como João da Banda, as atrações musicais vão se revezar com apresentações gratuitas e em praça pública, tornando o evento mais acessível a população. Além disso, oficinas musicais estão previstas até o dia 13 de julho na cidade, com profissionais renomados da área musical.

O Padre Ronney Galvão, pároco da cidade de Carnaúba dos Dantas fez as bençãos iniciais do evento, destacando a importância de investir em cultura e nos talentos da cidade. “Continuem apostando na música, não só pra resgatar a arte, mas também a cidadania da população. Principalmente daqueles em condições de vulnerabilidade social”, ressaltou o padre nas bençãos iniciais do festival.

Em seguida, o Maestro André Muniz, da Escola de Música da UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, falou do orgulho da parceria. “Nós ficamos muito felizes de participar desse momento. Os músicos de Carnaúba dos Dantas, tem um histórico de talentos e são referência nacional. Muitos alunos que começaram aqui, acreditando que a música podia fazer a diferença, com dedicação mostraram o seu potencial e conquistaram seu espaço no Brasil e no exterior!”, enfatizou o maestro. O evento contou ainda com a presença de Hilário Felix Dantas, presidente da Associação Cultural e Musical 11 de dezembro, e do Prefeito de Carnaúba dos Dantas, Gilson Dantas.

Na noite de estreia se apresentaram no palco as Bandas filarmônicas Onze de Dezembro, de Carnaúba dos Dantas e do Maestro Felinto Lúcio Dantas, da cidade de Acari. Ao todo serão oito dias de atividades com apresentações culturais, atividades de formação instrumental e intercâmbio de experiências entre os profissionais da música. As apresentações das bandas vão poder ser acompanhadas sempre as 20h em praça pública, ou através da internet pelo canal do youtube (https://www.youtube.com/@FestivalTonhecaDantas).

A 5ª edição do Festival da Música Carnaubense “Tonheca Dantas” é uma produção da JBS Produções artísticas e Associação Musical e Cultural 11 de dezembro. Conta com patrocínio do Governo Federal, Banco do Nordeste e Massas Real Sabor, além de apoio cultural da Escola De Música da UFRN, Senadora Zenaide Maia e do Deputado Federal Vicentinho (SP). Confira a programação completa da 5ª edição do Festival da Música Carnaubense “Tonheca Dantas”.

Fotos: Jairo Dantas

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

5º Festival de Música Tonheca Dantas estreia valorizando os talentos musicais do Seridó potiguar Read More »

Cecí Oliveira é a convidada da semana do podcast Tudo Menos Marketing

Cecí Oliveira é a convidada da semana do podcast Tudo Menos Marketing

O podcast Tudo Menos Marketing traz conversas inspiradoras com pessoas interessantes

“Bom dia, meu povo brilhoso!”. Quem identifica esse bordão já sabe: estamos falando da jornalista, ativista gorda e editora do site cultural Apartamento 702, Cecí Oliveira. Ela foi a convidada do podcast Tudo Menos Marketing, comandado por Fábio Farias, para um papo inspirador sobre estilo, empoderamento e a cena cultural de Natal.

O podcast Tudo Menos Marketing traz conversas inspiradoras com pessoas interessantes. é uma produção da Graúna Estratégia e tem como produtores Ramon Ribeiro, Túlio Oliveira e Liene Titan. Tem novos episódios a cada 15 dias.

A conversa começou relembrando a amizade de mais de 18 anos entre Fábio e Cecí e como o estilo dela se transformou nesse período. Do visual roqueiro da época da faculdade, ela passou a abraçar cores, brilhos e paetês, um reflexo do seu amadurecimento pessoal e da descoberta da sua potência.

Um dos grandes marcos dessa transformação foi um comentário da sobrinha, que na época com 8 anos de idade, já demonstrava inseguranças com o próprio corpo. Esse foi um gatilho para a jornalista se conectar com sua criança interior e mostrar para a sobrinha – e para o mundo – que ela podia ser quem quisesse.

Militância gorda: um processo de descobertas e enfrentamento

A jornada de autoconhecimento de Cecí se entrelaça com sua militância contra a gordofobia. Ela conta que o processo foi longo, difícil e ainda está em construção. A partir da própria experiência com medicamentos para emagrecer e seus efeitos colaterais, Cecília passou a estudar a fundo o tema e a se conectar com outras mulheres gordas que compartilhavam da mesma vivência.

“Conviver com outras mulheres gordas que tinham as mesmas questões que eu foi um processo muito empoderador também”, conta Cecília.

Ao falar sobre os desafios de uma pessoa gorda na sociedade, ela destaca dois pilares: a acessibilidade – principalmente em transportes – e o acesso à saúde, que ainda são negados a muitos. Equipamentos com capacidade de peso limitada, falta de macas e mobiliário adequados e até mesmo o preconceito por parte de profissionais da saúde são obstáculos que precisam ser combatidos.

E como lidar com o hate, tão presente no dia a dia de quem milita pela causa gorda? Cecília responde com bom humor: “Ah, vai pra lá!”. Ela reconhece que o hate vem da crença de que a pessoa gorda “é gorda porque quer” e, por isso, não tem direito de questionar ou reclamar das dificuldades que enfrenta.

Pop Plus, Apartamento 702 e Comunica Ceci: paixão pela cultura em múltiplas frentes

Cecília é uma apaixonada pela cultura potiguar e isso se reflete em seus trabalhos. Ela é colunista do Pop Plus, a maior feira de moda plus size do mundo, onde aborda temas como moda, ativismo e beleza direcionados para pessoas gordas. Para ela, o convite para escrever na plataforma foi uma alegria e um marco em sua trajetória: “Nunca me imaginei também sendo jornalista de moda. Por mais que eu sempre tivesse gostado, para mim nunca pareceu possível escrever sobre moda, porque meu corpo nunca foi um corpo padrão”.

Ela também é editora do Apartamento 702, site cultural que há cerca de 10 anos divulga e valoriza a arte potiguar, e comanda a Comunica Ceci, sua empresa de assessoria de comunicação focada no segmento cultural. Através dessas frentes, Cecí trabalha para dar visibilidade aos artistas locais e mostrar a potência da arte produzida em Natal.

Valorizar o que é local e fortalecer a cena cultural potiguar

Ao final do podcast, Cecí deixa um recado importante: precisamos valorizar os artistas locais e reconhecer sua importância para a cidade. “Você também pode ser foda aqui! A gente precisa pensar que as pessoas são fodas aqui. Elas não precisam ir pra fora para serem fodas”.

Ela convida a todos a abraçarem as produções alternativas da cidade, a seguirem o Apartamento 702 e a se informarem sobre seus direitos como cidadãos. “Você não só dá certo quando você tá a nível nacional ou a nível internacional. Você também pode ser foda aqui! A gente precisa pensar que as pessoas são fodas aqui. Elas não precisam ir pra fora pra serem fodas”.

A entrevista com Cecí Oliveira é um convite à reflexão sobre a importância da cultura em nossas vidas e sobre como podemos contribuir para fortalecer a cena local. Que a gente possa aprender com sua história e seguir celebrando a potência da arte potiguar, com brilho, militância e muito amor.

Link do Episódio no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=hMhHnr5diHk

Link do Episódio no Spotify: https://spotifyanchor-web.app.link/e/1MLr0N6dZKb

Foto: Túlio Oliveira

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Cecí Oliveira é a convidada da semana do podcast Tudo Menos Marketing Read More »

Festival Sabores D'Praia realiza segunda edição de 19 a 21 de julho

Festival Sabores D’Praia realiza segunda edição de 19 a 21 de julho

O evento, que ocorrerá nos dias 19, 20 e 21 de julho; confira a programação

A segunda edição do Festival Sabores D’Praia está chegando para encantar paladares e celebrar a rica gastronomia do Estado do Rio Grande do Norte. O evento, que ocorrerá nos dias 19, 20 e 21 de julho, será realizado no Espaço D’Praia, situado na deslumbrante Praia de Ponta Negra, em Natal-RN.

O festival tem como objetivo destacar o que há de melhor na mesa do potiguar: ingredientes frescos, receitas autênticas, tradições culinárias e, é claro, muito sabor. Mais do que um festival de comida, o Sabores D’Praia é uma ação estratégica de valorização da cultura e da identidade gastronômica local. Em tempos de globalização, é essencial resgatar e fortalecer nossas tradições, preservando e mostrando o valor inestimável dos nossos tesouros culturais aos nativos e visitantes.

Além de proporcionar uma experiência gastronômica única, o festival oferece oportunidades educativas para alunos de gastronomia e entusiastas da culinária potiguar. Oficinas e workshops permitirão que os participantes aprendam mais sobre os temperos locais e técnicas culinárias genuinamente norte-rio-grandenses.

Todos os dias haverá praça de Alimentação com Meu Barraco Boteco Bistrô, Ivanize Mercado da Redinha – Ginga com tapioca, Caldinho gourmet, Paçoca de Pilão e Fogo². A entrada para o Festival Sabores D’Praia é gratuita, convidando todos a se deliciarem com os sabores e aromas da culinária potiguar em um ambiente descontraído e acolhedor.

O Sabores D’Praia tem patrocínio via incentivo fiscal da Prefeitura do Natal via Lei Djalma Maranhão e Unimed Natal, do Governo do RN Fundação José Augusto via incentivo fiscal da Lei Câmara Cascudo, Coca Cola, Nordestão e Lampadinha, e apoio da Intertv Cabugi.

Snapinsta.app 449775585 17918427971943814 9130178094230657398 n 1080

Para ficar por dentro de todas as atualizações do evento, siga o perfil oficial @saboresdpraia no Instagram.

Confira a programação completa:

SEXTA (19/07)

Seminário Sabores D’Praia:
-Cada centavo importa com Péricles Medeiros
-Comida além do prato com Nutricionista Aline Oliveria – Nutralim
-Cozinha não é cativeiro com Chef Welder Albuquerque
-10 anos de comida temperada com design servida com fotografia by Menu Studio (Fernando Liberato e Rayane Azevedo)
-Gastronomia e Academia – Renato Cunha

Atrações musicais: Banda MobyDick com Show Poetas Nordestinos, André Rangell convida Divini e Heli Medeiros

SÁBADO (20/07)

Menu de 3 etapas Mar e Fogo:
Paella de Frutos do Mar – A Cozinharia
Smoked Tuna Burger – Fernando Liberato e André Rocha – Brazza
Meca na braza com manteiga de lama de coco e pirão escaldado – Chef Welder Albuquerque

Atrações musicais: Valéria Oliveira, Debinha Ramos e Heli Medeiros (Chorinho & Samba).

DOMINGO (21/07)

Cozinha Show:
-Descomplicando o risoto com Cacau e Gabriel – A cozinharia
-Uoquixópi de Queijos Artesanais com Verlandia Queijeira 504
-Onde o litoral do Uruguai e do RN se encontram com Chef Francisco Gasteasoro
-Sabores de Praia na alta gastronomia com Chef Jonathan Canela

Atração musical: Heli Medeiros

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Festival Sabores D’Praia realiza segunda edição de 19 a 21 de julho Read More »

Movidos à Dança apresenta espetáculo 'Remix' no TAM na próxima quarta-feira (10)

Movidos à Dança apresenta espetáculo ‘Remix’ no TAM na próxima quarta-feira (10)

Em apresentação gratuita e com tradução em Libras, o grupo celebra inclusão e diversidade

De volta ao solo potiguar, após uma temporada de turnês em quatro estados, nesta quarta-feira (10), o grupo Movidos à Dança subirá ao palco do Teatro Alberto Maranhão (TAM), a partir das 19:30h, para apresentar o espetáculo “Remix”, uma celebração à inclusão e diversidade. O evento marca o início de uma série de exibições, que seguirá para o interior do Rio Grande do Norte. Os ingressos são gratuitos e a apresentação contará com tradução em Libras, garantindo acessibilidade a todos os espectadores.

Dirigido por Denise Stutz (BH/RJ) e Anderson Leão (Natal/RN), “Remix” é um convite para dançar, dividido em dimensões artística e social. No espetáculo, quatro bailarinos profissionais, com e sem deficiência, reúnem um jogo de ficção e realidade, que cria novas referências e possibilidades de enxergar os mundos da vida urbana, proporcionando uma experiência inclusiva e enriquecedora para o público.

No retorno a Natal, o grupo está ansioso para se reconectar com o público potiguar. “Dançar para plateias de outras cidades e estados é sempre uma experiência gratificante, pois nos permite levar a nossa dança a novos horizontes. No entanto, dançar em nossa própria cidade tem um significado especial. É uma oportunidade de retribuir e fortalecer a cultura em nosso estado, além de prestigiar o público fiel que nos acompanha desde o início”, destaca o diretor-geral e também bailarino do Grupo Movidos Dança, Daniel Silva.

A apresentação de “Remix” no TAM é parte do Projeto Movidos à Dança 2024 – Reconhecer e Pertencer, patrocinado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Neoenergia COSERN, Instituto de Neoenergia através do edital Transformando Energia em Cultura e pela Lei de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo. Conta ainda com o apoio dos parceiros Letra A Comunicação, Alma do Minho Projetos Culturais e Quentura Produções.

Um Remix de possibilidades

Em comemoração aos dois anos da estreia do espetáculo Remix, nesta segunda-feira (8), às 20h, acontecerá a exibição virtual no Youtube do Mini Documentário: “Um Remix de Possibilidades”, produzido em 2022, dentro do Projeto Movidos à Dança. O Documentário apresenta impressões e sensações da equipe sobre o processo de criação de Remix e como essa vivência foi importante para o crescimento artístico do grupo.

movidos 2

Serviço:

Espetáculo “Remix” no Teatro Alberto Maranhão

Data: 10 de julho de 2024
Hora: 19:30h
Local: Teatro Alberto Maranhão, Praça Augusto Severo, s/n – Ribeira, Natal – RN
Acessibilidade: Tradução em Libras
Site e canal Oficial: www.movidosdanca.com | https://www.youtube.com/c/MovidosDan%C3%A7a

Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/remix-grupo-movidos-danca/2440630

Ficha técnica – Remix:
Direção: Denise Stutz
Direção artística: Anderson Leão

Intérpretes colaboradores:

Ariadna Medeiros
Daniel Silva
Michael Skimo
Rodolpho Santtos

Produção executiva: Rafael Telles
Assistente de produção: Ariadna Medeiros
Fotografia: Bruno Martins e Pablo Pinheiro
Intérprete de Libras: Rogério Hakkinen
Programação visual: Anderson Leão
Mixagem de som: Anderson Leão
Desenho e Operação de luz: Gewanderson Tinoco
Concepção de figurino: Criação coletiva
Cenário: Anderson Leão
Direção e montagem Minidoc: Julia Donati
Filmagem Minidoce edição: Artur Abrantes
Desenho de projeto: Ana Paula Medeiros
Assessoria de imprensa: Letra A Comunicação
Duração: 50 min
Classificação: Livre
Ano de Estreia: 2022

Fotos: Brunno Martins

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Movidos à Dança apresenta espetáculo ‘Remix’ no TAM na próxima quarta-feira (10) Read More »

Natal Shopping promove atrações imperdíveis nas Férias com a Naty

Natal Shopping promove atrações imperdíveis nas Férias com a Naty

Tarde de recreação e shows musicais fazem a alegria dos pequenos nos finais de semana; Parque do Alpendre e operações voltadas para o público infantil também são opções de lazer

O Natal Shopping está pronto para agitar as férias da criançada com a programação das “Férias com a Naty”. Durante todo o mês de julho, o empreendimento promoverá diversas atrações gratuitas, com brincadeiras e música, garantindo diversão e entretenimento para toda a família. O primeiro fim de semana já está com a programação definida.

Neste sábado (6), as crianças poderão se divertir no Parque da Naty com pintura de rosto às 15h e recreação às 16h. Já no domingo (7), o Alpendre será palco de um show especial da cantora e compositora Mara Dias, que conta com mais de 100 mil inscritos em seu canal do Youtube, proporcionando uma tarde descontraída para os pequenos e seus familiares. O fim de semana dos dias 13 e 14 repete a dose, mas com apresentação de espetáculo musical no Alpendre e a presença de personagens da Cia Era Uma Vez.

“Faz parte da nossa essência ser um espaço de destino para quem quer uma programação especial para as crianças durante as férias. Nosso objetivo é proporcionar momentos de alegria e diversão para toda a família, que pode aproveitar com toda a segurança e conforto enquanto as crianças se divertem a valer”, afirma Diana Petta, gerente de marketing do empreendimento.

Férias com tudo que tem direito

Além das atividades programadas, o Natal Shopping oferece outras opções de lazer disponíveis durante a semana. O Parque do Alpendre, por exemplo, conta com um moderno playground ao ar livre com escaladas, cama elástica, escorregas e muito mais para crianças de até 12 anos. A operação oferece descontos especiais nas terças-feiras: na compra de um ingresso, duas crianças podem brincar.

Na Praça de Eventos do empreendimento, o parque do PacMan é outra atração disponível, com escorregas, camas elásticas, fliperama, tubos de escalada e muito mais. Para aqueles que preferem atividades mais dinâmicas, a Brinkids é uma ótima escolha, oferecendo brinquedos variados e um ambiente repleto de aventuras para os pequenos explorarem.

O Game Station é ideal para os fãs de videogames e jogos eletrônicos, proporcionando horas de entretenimento com uma ampla gama de opções. Já a Vila Trampolim é perfeita para gastar energia, com camas elásticas que garantem muita diversão e exercício físico de maneira divertida.

O Cinépolis também faz parte da programação de férias, com diversas salas exibindo a animação Divertidamente 2. Além disso, os pequenos cinéfilos podem se preparar para a estreia de “Meu Malvado Favorito 4” no dia 4 de julho, uma excelente oportunidade para aproveitar o cinema com a família.

SERVIÇO – Programação de Férias com a Naty

O que: Tardes de recreação (6 e 13); show de Mara Dias (7) e apresentação Cia Era Uma Vez (14)
Onde: Natal Shopping – Parque da Naty e Alpendre
Quando: 6, 7, 13 e 14 de julho, a partir das 15h
Acesso gratuito

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Natal Shopping promove atrações imperdíveis nas Férias com a Naty Read More »

Projeto busca reforçar a segurança alimentar e saberes ancestrais de comunidade indígena no RN

Projeto busca reforçar a segurança alimentar e saberes ancestrais de comunidade indígena no RN

“Quintais Produtivos” implementa hortas comunitárias e, por meio de oficinas, ajuda a desenvolver vocação local baseada na agricultura familiar

A comunidade indígena Caboclos, na zona rural de Assú (RN), ganhou um projeto de agroecologia que, entre outros benefícios, deve garantir a segurança alimentar e nutricional e oferecer uma alternativa de geração de renda aos participantes.

Trata-se do projeto “Quintais Produtivos”, que está implementando hortas comunitárias destinadas ao cultivo de leguminosas, PANCs, hortaliças e ervas medicinais integradas à prática de criação de galinhas caipiras.

Das 45 famílias da comunidade, 18 estão diretamente envolvidas com o projeto. Como todas elas praticam a agricultura familiar de subsistência, o Projeto também espera contribuir para o fortalecimento da vocação local. Por meio de oficinas, vai transmitir conhecimentos práticos e teóricos e reforçar saberes ancestrais. Com isso, promoverá o empoderando das agricultoras da localidade.

A ideia é reunir sensibilização, capacitação e produção para que os locais possam ter nos seus quintais, além de um mecanismo de sobrevivência, uma fonte de geração de renda a partir da produção excedente, diminuindo assim a dependência do meio externo. Outro ponto importante é garantir a produção ao longo do ano em resposta as dificuldades relacionadas às constantes estiagens que dificultam o cultivo no local.

A iniciativa é da ONG Valer e patrocinada pelas empresas Construtora Barbosa Mello e pela Elastri Engenharia.

Sobre a Construtora Barbosa Mello

Com 65 anos de atuação no mercado, a Construtora Barbosa Mello (CBM) vem implantando soluções de engenharia e construção por todo o Brasil. A CBM está presente no setor de construção pesada de obras industriais, mineração, saneamento, infraestrutura, energia, rodovias, aeroportos. Com atividades diversificadas, a construtora aporta inovação e engenharia de valor em seus trabalhos, com o uso de novas tecnologias, um parque de equipamentos robusto e uma mão de obra cada vez mais qualificada. Em 2024, a CBM recebeu pela quarta vez o Prêmio Inova Infra e, pela quinta vez consecutiva, o Prêmio Valor Inovação. Em 2023, pelo segundo ano consecutivo, ficou entre as quatro melhores no ranking setorial de Construção e Engenharia do Prêmio Valor Inovação; e foi TOP 3 do ranking setorial Valor 1000. Em 2022, foi eleita a melhor empresa na gestão de pessoas pelo prêmio Valor Carreira, realizado pelo Valor Econômico. A construtora é ainda Top 10 no ranking 500 Grandes da Construção, elaborado pela revista OE.

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Projeto busca reforçar a segurança alimentar e saberes ancestrais de comunidade indígena no RN Read More »

Comissão da Assembleia Legislativa aprova criação da Secretaria da Cultura

Comissão da Assembleia Legislativa aprova criação da Secretaria da Cultura

Projeto segue para o plenário após aprovação na Comissão de Educação

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa aprovou, nesta quinta-feira (4), o projeto do Governo do Estado que cria a Secretaria de Estado da Cultura (Secult). O projeto, relatado pelo deputado Francisco do PT, recebeu aprovação dos deputados presentes: Eudiane Macedo (PV), Divaneide Basília (PT) e Luiz Eduardo (SDD).

O projeto agora seguirá para apreciação do plenário. Recentemente, a proposta havia sido recusada na Comissão de Finanças e Fiscalização, que questionou a falta de detalhamento sobre os custos da nova secretaria. No entanto, um recurso permitiu que o projeto continuasse tramitando, recebendo aprovação também na Comissão de Administração.

A secretária extraordinária de Cultura, Mary Land Brito, acompanhou a reunião e destacou a importância da nova secretaria para alinhar a política cultural do estado com a nacional. A deputada Divaneide ressaltou que a criação da Secult é uma conquista para a sociedade potiguar.

Além da criação da Secult, a Comissão de Educação aprovou outros projetos, incluindo a proibição de instituições financeiras oferecerem empréstimos a aposentados e pensionistas por telefone. A pauta da comissão foi zerada antes do recesso parlamentar, cumprindo todas as demandas do primeiro semestre.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Comissão da Assembleia Legislativa aprova criação da Secretaria da Cultura Read More »

Banco do Nordeste abre exposição com mais de 200 obras na Pinacoteca do Estado

Banco do Nordeste abre exposição com mais de 200 obras na Pinacoteca do Estado

Mostra reúne trabalhos de 107 artistas e está percorrendo 15 capitais brasileiras tendo sido considerada a terceira melhor coletiva de arte do país em 2023

O Banco do Nordeste Cultural abre nesta quinta-feira (4.jul.2024) às 19h, na Pinacoteca do Estado, a exposição Nordeste Expandido: estratégias de (re)existir. A mostra reúne 215 obras de 107 artistas, adquiridas pelo Banco do Nordeste por ocasião das exposições comemorativas de seus 70 anos, que percorreram todas as cidades sedes das superintendências estaduais. Um seminário homônimo será realizado até o sábado no mesmo espaço, envolvendo performances e rodas de conversa com artistas e pesquisadores de nove estados.

Natal é a terceira cidade da exposição itinerante, que circulará 15 capitais do Brasil. Além de ser, provavelmente, a maior mostra itinerante realizada na área de atuação do BNB, em sua passagem por Recife, no fim do ano passado, a exposição Nordeste Expandido foi considerada, pela Revista Celeste Select, referência nas artes visuais brasileiras, a terceira melhor coletiva do país.

As obras estão vindo de Fortaleza, onde ficaram expostas na galeria do Centro Cultural Banco do Nordeste entre 8 de março a 13 de maio. Incorporadas à Coleção BNB elas incluem xilogravuras, a denominada arte popular e todas as técnicas das artes visuais, como vídeos, objetos, esculturas, pinturas, desenhos e instalações. Apesar de distantes geograficamente, as obras se articulam, com a observância à equidade de território, gênero, raça e etnia.

“É importante falar que essa exposição faz parte de todo um processo do Banco do Nordeste Cultural no Rio Grande do Norte. Desde agosto de 2022, com a primeira exposição na Pinacoteca do Estado (Novas Aquisições), a gente fez mais duas mostras, com curadoria local e incluindo 12 artistas do interior do estado. Ainda estamos iniciando o projeto Galerias Urbanas, que vai levar arte popular e grafite às fachadas das agências Assú, Caicó, Currais Novos, Macau e Pau dos Ferros, homenageando artistas da música local”, pontua a curadora Jacqueline Medeiros.

Ela lembra que o conjunto de ações da atuação do Banco do Nordeste Cultural no Rio Grande do Norte inclui, ainda, a instalação de um Centro Cultural em Mossoró. O projeto está na fase de adequação do prédio do antigo teatro Lauro Monte.

Seminário

O Seminário Nordeste Expandido terá início com a performance “Brinquedo: de onde surgem os sonhos?”, da artista maranhense Tieta Macau. Até o sábado, 6, pesquisadores e artistas de diversas instituições formais e de escolas livres da região participarão de debates e performances coletivas com o objetivo de articular o fazer artístico contemporâneo no Nordeste.

As rodas de conversa trazem temas como: contornos sociais e políticos, pensar social sobre a arte, arte e educação. Heitor Dutra (PE), Gabi Coelho (AL), Consuelo Véa Coroca (RN), Iyá Boaventura (BA), Tieta Macau (MA), Maria dos Mares (PB), Cláudia Nên (SE), Bárbara Carnielli (ES) e Fabíola Alves (RN), entre outros, vão garantir a pluralidade de pensamentos.

Serviço:

Exposição Nordeste Expandido: estratégias de (re)existir
Período: de 4 de julho a 24 de agosto (entrada gratuita)
Abertura: 19h

Seminário Nordeste Expandido
Abertura: 17h
Período: de 4 a 6 de julho (inscrição no local)
Local: Pinacoteca do Estado

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Banco do Nordeste abre exposição com mais de 200 obras na Pinacoteca do Estado Read More »

Festival MADA anuncia Xande de Pilares cantando Caetano Veloso

Festival MADA anuncia Xande de Pilares cantando Caetano Veloso

Artista apresenta o premiado álbum Xande Canta Caetano no evento que acontece nos dias 18 e 19 de outubro, em Natal

A responsabilidade de honrar os maiores artistas do Brasil somada ao compromisso de incluir a cidade de Natal na história de shows mais memoráveis do país fez com que o Festival Mada – Música Alimento da Alma chegasse a sua 26ª edição com o mais alto quilate do samba na programação. Iluminando o estádio Arena das Dunas, Xande de Pilares acaba de ser anunciado no primeiro dia do evento, que acontece entre 18 e 19 de outubro, com a apresentação de Xande Canta Caetano, o “Melhor Álbum do Ano” de 2023 pelo Prêmio Multishow. Nomes como Pitty, Djonga, FBC, Fresno, Ebony, Ana Frango Elétrico, BaianaSystem e Duquesa também fazem parte do line-up do festival, com ingressos já à venda.

Este será o primeiro show do renomado projeto de Xande em Natal e o segundo no Nordeste, após a estreia em Salvador, em junho deste ano. Quando lançou o registro fonográfico, em agosto de 2023, o artista alcançou o marco de nona maior estreia global no Spotify e sua versão de “Muito Romântico” ganhou o título de “Samba e Pagode do Ano”, também pelo Prêmio Multishow.

“Xande canta Caetano é a fusão do que há de mais brasileiro na música: transferir canções para outros estilos mais populares. O samba está enraizado na cultura nacional e esse álbum foi um dos maiores acertos artísticos dos últimos anos. Já tive o privilégio de ver esse show e consigo afirmar que ficará na história da música nacional. É quase um culto! Impossível perder”, disse Rafael Otati, head de conteúdo do Festival Mada.

O disco segue como sucesso de público, com mais de dois milhões de visualizações na faixa “Muito Romântico” e mais de um milhão de visualizações em “Gente”, ambas no canal de YouTube do cantor. A luz da obra popular de Caetano entoada pelo vocalista de pagode quebrou qualquer muro que houvesse entre o gênero e a MPB e repaginou os sucessos do veterano em uma celebração de brasilidade.

“Acredito que já está claro para o público que o Mada, hoje, é um evento de comemoração da música que nos alimenta e toda a sua diversidade. Neste ano, receberemos esse excelente show, abrindo as portas para todos fazerem parte dessa festa. Temos certeza de que será um momento lindo na história do festival”, afirmou Pedro Barreira, diretor artístico do Mada.

Tamanho sucesso é fruto de uma potente voz aliada à sofisticação dos arranjos de Pretinho da Serrinha, que também assina a direção artística do show. No repertório, o cantor apresentará clássicos como “Luz do Sol”, “Tigresa”, “Lua de São Jorge”, “Alegria, Alegria” e mais.

Mais novidades sobre o evento serão divulgadas em breve.

LINE-UP JÁ CONFIRMADO:

Fresno
BaianaSystem
Pitty
Djonga
FBC
Ebony
Ana Frango Elétrico
Duquesa
Xande Canta Caetano

SERVIÇO

Festival MADA 2024

Datas: 18 e 19 de outubro de 2024 (sexta e sábado)
Local: Arena das Dunas – Avenida Prudente de Morais, de 4.807 a 5.813 – lado ímpar – Lagoa Nova – Natal/RN
Valores:
Individual Pista (válido somente para um dia de evento): R$ 130,00 (meia entrada) | R$ 260,00 (inteira)
Individual Lounge (válido somente para um dia de evento): R$ 170,00 (meia entrada) | R$ 340,00 (inteira)
Passaporte Pista (válido para os dois dias de evento): R$ 200,00 (meia entrada) | R$ 400,00 (inteira)
Passaporte Lounge (válido para os dois dias de evento): R$ 280,00 (meia entrada) | R$ 560 (inteira)
Ingressos: https://madafestival.byinti.com

Sobre o MADA – Música Alimento da Alma

A produção do MADA destaca-se por privilegiar a música contemporânea e de vanguarda, abrangendo gêneros como pop, rap, MPB e indie em suas diversas vertentes de sotaque, identidade e estilo. Esse equilíbrio distintivo consagrou o MADA como o evento musical de maior público no Nordeste e um dos maiores do Brasil. Ao longo de sua história, o festival já teve sede em diferentes lugares, desde o bairro histórico Ribeira (1998 a 2003) até a Arena do Imirá, na beira mar da Via Costeira (2004 a 2011), passando pelo bairro das Rocas (2012 e 2013), até chegar ao estádio de futebol Arena das Dunas. Durante esse percurso, o MADA proporcionou apresentações de mais de 700 bandas e artistas independentes, além de grandes atrações nacionais e internacionais.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Festival MADA anuncia Xande de Pilares cantando Caetano Veloso Read More »

Viva Promoções anuncia novidades da Digicom Experience 2024 que acontecerá dias 27 e 28 em Natal

Viva Promoções anuncia novidades da Digicom Experience 2024 que acontecerá dias 27 e 28 em Natal

Haverá áreas temáticas dedicadas a franquias icônicas como Pokémon, Harry Potter e Minecraft

Nos dias 27 e 28 de julho, das 10h às 20h, o Teatro Riachuelo, no Midway Mall, será o palco da segunda edição do Digicom Experience – DCXP 2024. Realizado pela Viva Promoções em parceria com a Liga Digicom, o evento promete ser um verdadeiro mergulho no universo Geek, com atrações para toda a família e mais de 25 atividades simultâneas.

A DCXP 2024 trará uma série de atrações que prometem encantar os fãs de todas as idades. O evento contará com a presença de streamers famosos, concurso de cosplay, apresentações de k-pop, a Vila dos Artistas, e a participação de renomados dubladores de personagens de filmes e quadrinhos. Além disso, haverá áreas temáticas dedicadas a franquias icônicas como Pokémon, Harry Potter e Minecraft.

Entre os destaques desta edição, estão as participações dos dubladores Bianca Alencar (Charlie e Lola, Mabel), Marco Ribeiro (Homem de Ferro, Woody do Toy Story), e o trio de dubladores dos personagens de One Piece (Luffy, Zoro, Usopp): Adrian Tatini, Glauco Marques e Carola Valença, além de Francisco Jr. (Aquaman, Sukuna de Jujutsu Kaisen). Para abrilhantar ainda mais o evento, shows com MHRAP, o maior rapper geek do Brasil, e Anísio Mello Jr., conhecido por suas interpretações das aberturas e encerramentos de Dragon Ball, Dragon Ball Z e Megaman.

Os visitantes também poderão participar de competições de jogos eletrônicos em console, PC, mobile, VR e muito mais, com mais de 50 mil reais em premiações para os campeonatos oficiais. O evento ainda contará com as fases finais da competição escolar de esportes eletrônicos do RN.

A organização da DCXP garante um evento repleto de diversão e oportunidades para toda a família. Não perca a chance de participar deste grande encontro Geek e viver momentos inesquecíveis no Digicom Experience 2024.

Ingressos em Outgo ou na Magic Games Natal, Vem Pra Mesa Game Center House Of Games Natal e Have Presentes. A DCXP 2024 tem patrocínio via incentivo fiscal da Prefeitura do Natal via Lei Djalma Maranhão e Unimed Natal, do Governo do RN e a Fundação José Augusto via incentivo fiscal da Lei Câmara Cascudo, Coca Cola, Monster Energy e Frigoias. E via subsecretaria do Esporte e Lazer do RN através do programa RN+ Esporte e Lazer Prof. Sebastião Cunha e Miranda Computação. Apoio: Uninassau RN e Sebrae RN.

Serviço:
Evento: Digicom Experience – DCXP 2024
Datas: 27 e 28 de julho
Horário: Das 10h às 20h
Local: Teatro Riachuelo, Midway Mall
Ingressos: Outgo e Magic Games Natal, Vem Pra Mesa Game Center House Of Games Natal e Have Presentes

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Viva Promoções anuncia novidades da Digicom Experience 2024 que acontecerá dias 27 e 28 em Natal Read More »

Imagineland celebra os 25 anos do Bob Esponja com ativações temáticas para o público

Imagineland celebra os 25 anos do Bob Esponja com ativações temáticas para o público

Inflável gigante, corrida de rua, pôster exclusivo e credenciais da animação prometem agitar todos os fãs do personagem icônico da Nickelodeon

O Imagineland, o mais importante festival de cultura pop do Norte-Nordeste, programação que tomará conta do Centro de Convenções de João Pessoa nos dias 26, 27 e 28 de julho, irá celebrar os 25 anos do Bob Esponja com um inflável gigante e credenciais temáticos, além de um pôster exclusivo para o evento e uma corrida de rua. As ações resultam de uma parceria entre o Imagineland com a Paramount e ainda com o Governo do Estado da Paraíba e a Prefeitura de João Pessoa.

A partir desta sexta-feira (28), quem passar pelo Busto de Tamandaré, em Tambaú, irá encontrar um Bob Esponja gigante em cima do letreiro “João Pessoa”, ponto turístico da capital paraibana, onde ficará até o dia 25 de julho, quando se muda para o Centro de Convenções, onde o público também poderá tirar fotos com o personagem. A iniciativa é inédita, com um inflável de seis metros de altura confeccionado exclusivamente para esta ação.

“O Imagineland é um evento oficial, que conta com as parcerias dos estúdios, então é uma honra poder contar com a Paramount e a Nickelodeon para podermos celebrar os 25 anos do Bob Esponja no Nordeste, com a ativação do Busto de Tamandaré, com as credenciais temáticas e a Corrida Oficial Bob Esponja”, comenta JP Sette, CEO e idealizador do Imagineland.

As credenciais que dão acesso às dependências do Centro de Convenções durante o Imagineland 2024 serão estampadas nos personagens da série de sucesso da Nickelodeon, com um desenho diferente a depender do tipo de credencial. Por exemplo, o Patrick é a figura que ilustra as credenciais da sexta-feira (26). Já a Legend (ingresso que dá acesso a uma série de benefícios) estampa Bob Esponja e seus amigos.

E na manhã do dia 28 de julho, último dia do Imagineland, a cidade de João Pessoa irá ficar amarela com a Corrida Oficial Bob Esponja, com dois kits temáticos e exclusivos para os competidores em três modalidades. A largada será às 6h do Busto de Tamandaré.

Pontos de venda

Outra novidade é que, a partir desta sexta-feira, o Imagineland passa a contar com pontos de venda de ingressos presenciais. Eles irão funcionar nas lojas Claro dos shoppings Mangabeira, Manaíra e Tambiá, e ainda na unidade da avenida Epitácio Pessoa (todas em João Pessoa) e na Claro do Rio Mar (em Recife). Os ingressos também podem ser encontrados no site do Imagineland.

Além de adquirir o ingresso, o público também poderá resgatar desde já as credenciais nas lojas Claros, se antecipando e evitando filas durante o evento.

Imagineland 2024

Datas: 26, 27, 28 de julho.
Local: Centro de Convenções de João Pessoa (PB).
Ingressos + informações: www.imagineland.com.br
Redes Sociais: /imaginelandbr

Sobre O Imagineland

O Imagineland é um evento internacional de cultura pop promovido pelas empresas Eleven Dragons, Ei Nerd e Grupo Spola; apresentado pela operadora Claro com correalização do Governo do Estado da Paraíba, Secretaria Estadual de Cultura e ICMS Cultural e patrocínio do grupo Centerplex e da Prefeitura de João Pessoa.

A edição 2024 contará com a presença de astros norte-americanos, como Vincent Martella e Mike Estime, respectivamente o Greg e o Perigo de Todo Mundo Odeia o Chris, Aimee Garcia (Lúcifer, Dexter); e Michael Cudlitz (o Abraham de The Walking Dead e o Lex Luthor de Superman & Lois); do ator e humorista mexicano Carlos Villagrán, o Kiko do seriado Chaves; e das cosplayers Maid of Might e Cassandra Ariel.

Dois gigantes da dublagem brasileira estarão no Imagineland, e pela primeira vez na Paraíba: Wendel Bezerra (Bob Esponja, Goku de Dragon Ball Z), Guilherme Briggs (o Buzz Lightyear de Toy Story, o Optimus Prime da franquia Transformers) e a turma do Voice Makers. O cast ainda conta com Peter Jordan, Breno Jordan e Diana Zambrozuski.

A primeira edição do Imagineland, realizada em julho de 2023, atraiu 27 mil pessoas ao Centro de Convenções da capital paraibana, sendo 25% desse público visitante de outros estados. A primeira edição também alcançou nas redes sociais mais de quatro milhões de pessoas, com cerca de 35 milhões de visualizações, gerando cerca de R$ 15 milhões em valor de mídia.

Sobre Bob Esponja Calça Quadrada

Desde o seu lançamento, em 17 de julho de 1999, Bob Esponja Calça Quadrada reinou como a série animada mais assistida por 22 anos consecutivos, gerando um universo de personagens adorados, bordões e memes da cultura pop, lançamentos teatrais, produtos de consumo, um musical da Broadway vencedor do prêmio Tony e uma base global de fãs. Bob Esponja Calça Quadrada é uma das propriedades mais amplamente distribuídas na história da Paramount Global, vista em mais de 180 mercados, traduzida em mais de 30 idiomas e com uma média de mais de 90 milhões de espectadores a cada trimestre. Bob Esponja Calça Quadrada foi criado por Stephen Hillenburg e produzido pela Nickelodeon em Burbank, Califórnia. O desenho animado baseado em personagens narra as aventuras náuticas e às vezes absurdas de Bob Esponja, um otimista incurável e uma esponja do mar sincera, e seus amigos submarinos.

Sobre a Paramount Consumer Products

A Paramount Consumer Products supervisiona todos os licenciamentos e merchandising da Paramount (Nasdaq: PARA, PARAA), uma empresa líder global em mídia e entretenimento que cria conteúdo e experiências de primeira linha para o público em todo o mundo. Impulsionado por uma gama diversificada de marcas de consumo, o portfólio da Paramount

Consumer Products é baseado no conteúdo de plataformas como Paramount+, CBS (incluindo CBS Television Studios e CBS Television Distribution), redes a cabo (incluindo MTV, Nickelodeon e Showtime) e Paramount Pictures. Além disso, a divisão opera a Paramount Game Studios. Com propriedades que abrangem animação, live-action, pré escola, jovens e adultos, a Paramount Consumer Products tem o compromisso de criar produtos da mais alta qualidade para algumas das franquias icônicas mais amadas do mundo. Para ver nossa linha de produtos de consumo e vestuário com a marca Paramount, visite ParamountShop.com.

Fotos: Samuel Santos/Imagineland

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Imagineland celebra os 25 anos do Bob Esponja com ativações temáticas para o público Read More »

Festival Casa Tomada abre convocatória internacional para submissão de trabalhos artísticos

Festival Casa Tomada abre convocatória internacional para submissão de trabalhos artísticos

Pessoas físicas e jurídicas podem submeter propostas cênicas e cinematográficas em uma das quatro categorias do festival até 12 de julho

Com o objetivo de proporcionar experiências únicas e fomentar o intercâmbio entre artistas e o público, o Festival Casa Tomada abre convocatória para submissão de trabalhos artísticos para sua nona edição, que ocorrerá nos dias 18, 19 e 20 de setembro no Teatro Alberto Maranhão, em Natal, Rio Grande do Norte. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através de formulário eletrônico disponível no link https://forms.gle/7HQmf56oe1to3xi7A, durante o período de 28 de junho a 12 de julho.

​Sob o conceito de “Práticas Plurais e Hibridismos”, o festival reafirma o compromisso do Coletivo CIDA e da Casa Tomada com ações culturais acessíveis, garantindo que toda a programação seja inclusiva, com acessibilidade em Libras e audiodescrição, permitindo que um público diversificado possa desfrutar das atividades oferecidas.

A convocatória visa selecionar espetáculos, filmes, artistas e/ou grupos que apresentem obras refletindo práticas plurais e híbridas nas estéticas contemporâneas. As categorias disponíveis para submissão são: Residência Artística Internacional, Mostra Cênica Nacional, Mostra Cinematográfica Nacional e Mostra de Processos Local.

Cada proponente pode inscrever até duas propostas no festival, desde que sejam em categorias diferentes. Isso assegura a diversidade e a representatividade dos participantes e das obras selecionadas.

O regulamento completo do IX Festival Casa Tomada está disponível para acesso através do link: https://www.coletivocida.com.br/festivalcasatomada. A análise das propostas será realizada de 13 de julho a 04 de agosto, e os resultados serão divulgados em 05 de agosto.

O IX Festival Casa Tomada – Práticas Plurais e Hibridismos é uma iniciativa do Coletivo CIDA – Coletivo Independente Dependente de Artistas e da Casa Tomada Ambiente de Arte, contemplado pela Seleção Pública Nº 025/2023 – Lei Paulo Gustavo de Apoio às Áreas Culturais pelo Edital de Seleção de Projetos de Audiovisual N.º 01/2023 e pelo Edital de Seleção de Projetos Multiculturais N.º 02/2023. Conta com recursos da Secretaria Municipal de Cultura – Prefeitura do Natal, Fundação José Augusto – Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Ministério da Cultura e Governo Federal do Brasil.

Foto: Brunno Martins

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Festival Casa Tomada abre convocatória internacional para submissão de trabalhos artísticos Read More »

Natal Shopping é premiado por iniciativa de sustentabilidade

Natal Shopping é premiado por iniciativa de sustentabilidade

Projeto Naty nas Escolas levou estatueta de prata na categoria de ESG do Prêmio Abrasce, o mais importante do setor de shopping centers no Brasil

Nesta quarta-feira (26), o Natal Shopping recebeu um dos mais importantes reconhecimentos do setor de varejo: o troféu de prata do Prêmio Abrasce 2024, na categoria Newton Rique de Sustentabilidade – ESG. A premiação destaca os melhores e mais inovadores projetos desenvolvidos pelos shoppings e grupos corporativos filiados à Associação Brasileira de Shopping Centers, e o empreendimento potiguar foi agraciado por sua iniciativa “Naty nas Escolas”, um projeto de educação ambiental nas escolas públicas da capital e região metropolitana do RN.

Representando o NAT, o superintendente Felipe Furtado e a gerente de marketing, Diana Petta, receberam a estatueta. “Ser reconhecido pelo Prêmio Abrasce é uma grande honra. Em 2023, o Natal Shopping levou o troféu de Ouro na categoria de Eventos pelo impacto da nossa mascote Naty, mas ganhar na categoria de sustentabilidade e ESG tem um significado muito importante para nós, que atuamos em uma instituição com o propósito de promover transformação na comunidade onde estamos inseridos”, expressou Felipe.

Diana Petta, gerente de marketing, também comentou sobre a importância do projeto premiado: “O Naty nas Escolas é um projeto que nos enche de orgulho, pois sabemos que estamos plantando sementes de conscientização nas futuras gerações. Ações como essa têm um impacto significativo nas pessoas, e este reconhecimento nos motiva ainda mais a continuar com essa e outras iniciativas que o NAT realiza para incentivar um desenvolvimento sustentável”, afirmou.

Naty nas Escolas

O programa “Naty nas Escolas” tem como objetivo promover a conscientização ambiental entre as crianças da Educação Infantil das escolas públicas de Natal e Região Metropolitana. A iniciativa inclui uma apresentação teatral com a mascote do shopping, que ensina práticas sustentáveis de forma lúdica e interativa. Além disso, as crianças recebem o livro “Naty e a Natureza”, cujo enredo reforça a importância das pequenas ações para a preservação do meio ambiente.

Desde o início de suas atividades, em outubro de 2022, o projeto já alcançou mais de 1.000 crianças em instituições de ensino infantil como a Escola Municipal Professor Ulisses de Góis, em Nova Descoberta, o CMEI Vilma Dutra, em Capim Macio, e a Escola Municipal Professora Francisca Bezerra de Souza, em Parnamirim.

Para receber a programação do Naty nas Escolas de forma gratuita, os gestores escolares devem entrar em contato com a equipe de marketing do Natal Shopping através do email [email protected].

Compromisso com a Sustentabilidade

Além do programa “Naty nas Escolas,” o Natal Shopping está engajado em diversas outras iniciativas de sustentabilidade. O Hub de Reciclagem, por exemplo, permite que clientes descartem corretamente resíduos como papel, alumínio, plástico, lixo eletrônico, pilhas e baterias, cápsulas de café, tampinhas de plástico, lâmpadas e óleo de cozinha usado. Esses materiais são encaminhados para cooperativas de reciclagem parceiras, assegurando o descarte adequado e a reutilização dos materiais.

Outra atividade significativa é o aproveitamento das sobras de alimentos da praça de alimentação, que são enviadas para o Minhocário de Berg, parceiro do empreendimento, para a produção de adubo orgânico. Esse adubo é disponibilizado no espaço Sustentabilidade Transforma, onde os valores arrecadados são revertidos para ações socioeducativas.

Adicionalmente, o shopping implementa uma série de medidas para aumentar a eficiência energética e a conservação de recursos, como a substituição de lâmpadas fluorescentes por modelos de LED, o uso de claraboias para aproveitamento da luz natural e a instalação de arejadores nas torneiras para reduzir o consumo de água. O sistema de Osmose Reversa também é utilizado para reaproveitar água descartada pelo ar-condicionado e o tratamento de água do poço que abastece o shopping, destinando-a para os mictórios dos banheiros masculinos, sanitários e irrigação de jardins.

Todas essas atividades estão alinhadas com a agenda Horizonte ESG Ancar 2030, que consolida o compromisso do shopping e da sua administradora, Ancar Ivanhoe, com ações de governança social e sustentabilidade.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Natal Shopping é premiado por iniciativa de sustentabilidade Read More »

Sobremesas são estrelas em menus da 1ª edição da Restaurant Week em Natal

Sobremesas são estrelas em menus da 1ª edição da Restaurant Week em Natal

26 restaurantes da capital potiguar participam de festival que oferece entrada, prato principal e sobremesa a preços promocionais

Pannacotta, Pavlova com sorvete, Torta de maçã, Cheesecake, Profiteroles…Quem tem ganhado destaque na Restaurant Week são elas: as sobremesas. Essas são apenas algumas das opções que os restaurantes participantes do festival gastronômico oferecem em seus menus especiais.

No total, são 26 estabelecimentos na capital potiguar que disponibilizam menus completos com entrada, prato principal e sobremesa, por valores promocionais. Em cada um desses restaurantes, o trio de pratos possui um preço fixo que vai de R$54,90 a R$89,90.

A 1ª edição da Natal Restaurant Week teve início no dia 07 de junho e vai até o dia 07 de julho.

Conheça algumas das sobremesas que vão desde as clássicas como brownie e petit gateau e vão até a releituras como mil folhas de banana com sorvete de tapioca e Pannacotta de capim limão e calda de limoncello.

O Navarro, restaurante que integra o Complexo Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, preparou um cardápio especial, elaborado pelo chef Jonatã Canela, composto por duas opções de sobremesas. O cardápio oferece as opções de chocolate com rapadura e castanha crua ou manga com tonka, caramelo e óleo de cachaça. O menu completo com entrada, prato principal e sobremesa está sendo ofertado no almoço (R$ 68,90) e jantar (R$89,90). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (84) 98143-9668.

O Buoungustaio, Gustto Praia e Gustto Forneria apostaram em Profiteroles e uma sobremesa chamada After Eight. A primeira traz uma harmoniosa combinação de Carolina recheada com sorvete artesanal de creme, coberta com uma irresistível calda quente de chocolate ao leite e delicadamente finalizada com chantilly. Já a segunda é uma refrescante e deliciosa sobremesa feita com sorvete artesanal de menta com flocos de chocolate, coberto com calda de chocolate ao leite, fios de ovos e cereja. Nos três restaurantes o menu está saindo no jantar pro R$ 89,90.

Na Reis Magos, a pedida para adoçar o jantar é uma Pannacotta de capim limão e calda de limoncello: sobremesa à base de creme de leite fresco e leite de coco, infusão de capim limão e gelatina, servida com uma calda de limoncello ou Pavlova com sorvete da casa: Merengue intercalado de chantilly de amaretto e compota de frutas vermelhas, finalizado com sorvete da casa. O menu sai por R$ 89,90 na unidade Capim Macio. Informações: (84) 3221-4263.

O restaurante Yuru apostou em três opções de sobremesas: Mil folhas de banana com sorvete de tapioca (Banana grelhada na manteiga recheada de doce de leite. Acompanha sorvete de tapioca em cama de castanha de caju, coberto por caviar de sagu), Petit gateau com sorvete de creme e Brownie de chocolate com sorvete de creme. A casa está participando do festival no jantar (R$89,90) e está localizada na Av. Engenheiro Roberto Freire, 4382 Ponta Negra. (84) 3646-0100.

Limão com goiabada combina? Demais! O Brotar Cozinha Afetiva, no Tirol, apostou em um Bolinho de limão com recheio e cobertura de goiabada, uma das opções de sobremesa do menu 3 etapas do Natal Restaurant Week que está acontecendo na casa. Além dele, o restaurante oferece também a opção de Cocada de jerimum com especiarias. O menu está disponível no almoço por R$ 68,90. Informações: (84) 99829-2993.

Já no Lotus Japanese Fusion Cuisine, os fãs da comida oriental têm três opções de deliciosas sobremesas no jantar (R$89,90: Harumaki de banana com doce de leite e sorvete de creme (Massa de harumaki crocante recheada com banana caramelizada em calda de laranja, levemente frita e regada com calda de doce de leite e sorvete artesanal de creme), Harumaki de queijo coalho com doce de leite e sorvete de queijo (Massa de harumaki crocante recheada com queijo coalho e doce de leite, regada com calda de doce de leite e sorvete artesanal de queijo coalho e Harumaki de cocada mole com sorvete de coco (Massa de harumaki crocante recheada com cocaca mole, levemente frita e regada com calda dd leite de coco e sorvete artesanal de coco).

No Thome, uma das pedidas é a cocada cremosa, que é um clássico da casa e sai tanto na porção tradicional quanto na de degustação, como é o caso do menu de três etapas do festival. A sobremesa é uma combinação de cocada cremosa, servida quente, coberta por sorvete de tapioca e caramelo salgado de rapadura. Deliciosa e com nosso sotaque franco-brasileiro. O menu oferece também a opção de Verrine de doce de leite com castanha e farofa de chocolate. A casa participa no almoço (R$ 68,90) e jantar (R$ 89,90).

Para fechar a lista das sobremesas mais pedidas, o Caravela Gastrobar e Bistrô traz uma dupla de peso: Brownie de chocolate com sorvete de doce de leite e Tortinha de maçã com sorvete de creme. A casa está localizada na Avenida Nascimento De Castro, 1551 Lagoa Nova e oferece o menu do festival no jantar (R$ 89,90). Informações: (84)99113-3202.

Restaurantes participantes: Buongustaio, Camarões Midway, Camarões Potiguar, Famiglia Reis Magos, Forneria 1121, Gustto Praia, Marsala Bistrô, Nau Frutos do Mar, Nemo Cidade Verde, Nemo Petrópolis, Piazza Sicilia, Severina Gastrobar, Tutti Cucina, Brottar Cozinha Afetiva, Camarões Ponta Negra, Caravela Gastrobar, Fogo e Chama, Gustto Forneria,Lotus Japanese Fusion Cusine, Mirante do Careca, Navarro, Nemo Natal Shopping, Nemo Ponta Negra, Piazzale Itália, Thome Galeria & Bistrô e Yuru Golden Tulip Natal Ponta Negra.

Ação social

Durante a Natal Restaurant Week, os clientes podem contribuir e doar R$ 2 por menu, destinados ao Hospital Infantil Varela Santiago, pioneiro no tratamento do Câncer Infantil e referência em Neurocirurgia Pediátrica no Estado que atende 100% crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, pelo Sistema Único de Saúde – SUS. Conheça mais sobre a instituição beneficiada nesta edição em @hospitalvarelasantiago ou https://www.hospitalvarelasantiago.org.br.

Serviço:

1ª Natal Restaurant Week
07 de junho a 07 de julho
54,90 até 89,90 entre almoço e jantar.
Para conhecer os restaurantes e menus participantes, acesse o site www.restaurantweek.com.br.
Saiba das novidades em @restaurantweekbrasil

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Sobremesas são estrelas em menus da 1ª edição da Restaurant Week em Natal Read More »

Arraial Multicultural celebra tradições juninas em Sagi

Arraial Multicultural celebra tradições juninas em Sagi

O evento promete uma atmosfera repleta de animação, com muito forró, fogueira, quadrilha no dia 29 de junho, com entrada gratuita

Celebrando o Nordeste e suas ricas tradições juninas, o Centro Cultural Casa de Taipa, localizado em Sagi, promove a 10ª Edição do Arraial Multicultural no dia 29 de junho, com entrada gratuita. O evento promete uma atmosfera repleta de brincadeiras juninas com direito a prêmios, muito forró, fogueira, quadrilha,arte urbana e exposição. Entre as atrações confirmadas estão: Caburé (PB), Priscila Matos (RN) e Selminha e Elton Lins (RN).

Idealizado pelo jornalista e publicitário Carlos Rubens Alves de Araújo, o Arraial Multicultural tem como principal objetivo promover a valorização da rica cultura popular nordestina. Por meio de manifestações artísticas tradicionais e novas linguagens, o evento busca preservar e difundir as tradições juninas, ao mesmo tempo em que abre espaço para a criatividade e inovação. Além disso, o arraial também tem um impacto positivo na economia local, ao proporcionar oportunidades para os produtores e vendedores de gastronomia junina típica, contribuindo assim para a movimentação econômica da comunidade.

“O projeto visa reafirmar a paixão pela rica cultura popular nordestina que temos vivenciado ao longo da última década. Pretendemos manter a estrutura tradicional do evento realizado em Sagi, na divisa entre o Rio Grande do Norte e a Paraíba, para celebrar São Pedro. Em dez horas de festa renovaremos nosso amor pelo Nordeste, com a apresentação de um trio de forró pé de serra, a tradicional dança de quadrilha junina, a culinária à base de milho na gastronomia. A cultura popular será enaltecida também através do resgate de brincadeiras que marcaram a história das festas juninas, como o pau de sebo e o quebra-pote”, declara o idealizador Carlos Rubens.

Uma das novidades desta edição é a exposição “Uma Década de Puro Nordeste”, montada em uma área coberta especialmente construída para o evento. A exposição celebra os 10 anos de história do Centro Cultural Casa de Taipa, relembrando momentos marcantes e contribuindo para a valorização da cultura nordestina.

A programação do Arraial Multicultural inclui uma intervenção de grafite com o artista Martim Onirismo prestando duas homenagens: uma ao Chorinho, Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, e outra a Ziraldo, cartunista, chargista e jornalista brasileiro que faleceu em abril. Outra atração é a cantora, pianista e compositora Priscila Matos que promete emocionar a todos com uma linda homenagem a Pixinguinha, um dos maiores representantes do choro brasileiro.

Selminha e Elton Lins também integram a programação do Arraial trazendo o melhor do forró pé de serra. A banda Caburé, da Paraíba, por sua vez traz muitos timbres pops e uma mistura de guitarradas africanas com ritmos tropicais do Norte e Nordeste brasileiro. A DJ Euterpe, natural de Baía Formosa, também estará presente, garantindo a animação do público com um repertório de músicas regionais remixadas.

Este projeto recebeu apoio através do Edital de Seleção de Projetos Multiculturais da Lei Paulo Gustavo do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, com recursos do Governo Federal, na categoria Movimentos Juninos, na edição de 2023. Mais informações no perfil do Instagram @centroculturalcasade.

Sobre o Centro Cultural Casa de Taipa

Desde 2015, o Centro Cultural Casa de Taipa tem sido uma referência e um bastião de resistência no litoral Sul potiguar, fomentando as artes e promovendo eventos culturais ao longo do ano. Sua agenda anual é repleta de atividades diversas, como o Desfile do Bloco da Cobra do Cabeludo, o Arraial Multicultural e o Forró do Candieiro, além do Cine Casa de Taipa, que proporciona exibições cinematográficas para a comunidade local. Essas iniciativas não só enriquecem a vida cultural da região, mas também fortalecem sua identidade e tradições.

SERVIÇO

10ª Edição do Arraial Multicultural
Local: Centro Cultural Casa de Taipa – Rua Antonia Maria da Concei o, SN – Sagi – Baia Formosa/RN
Dia 29 de junho a partir das 19h
Entrada gratuita.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Arraial Multicultural celebra tradições juninas em Sagi Read More »

Fotógrafa potiguar lança exposição "Cápsula do Tempo"

Fotógrafa potiguar lança exposição “Cápsula do Tempo”

A mostra, que promete ser um marco no cenário artístico local, trará uma coleção de fotos em preto e branco

A fotógrafa potiguar Mari Correia celebrará seus 10 anos de carreira com a exposição “Cápsula do Tempo”, marcada para o dia 02 de julho, das 17h às 21h, no espaço Macamirim Eventos. A mostra, que promete ser um marco no cenário artístico local, trará uma coleção de fotos em preto e branco, cuidadosamente selecionadas para capturar a essência de uma década de trabalho.

A exposição será desenvolvida em formato de galeria, proporcionando aos visitantes uma experiência imersiva onde cada pessoa poderá criar sua própria perspectiva diante das obras expostas. Com uma abordagem minimalista, as fotografias de Mari Correia retratam as várias fases da vida, destacando a simplicidade e a profundidade das emoções humanas.

As imagens, que trazem a marca inconfundível da fotógrafa, não só refletem sua evolução artística ao longo dos anos, mas também celebram as inúmeras histórias e famílias que ela teve a oportunidade de fotografar desde que começou sua carreira aos 17 anos. “Cápsula do Tempo” é mais do que uma exposição; é uma homenagem ao percurso de uma artista dedicada e apaixonada por seu ofício.

Além de apreciar as obras, os visitantes terão a oportunidade de adquirir os quadros expostos. Toda a renda obtida com a venda das fotos será revertida para doação, unindo arte e solidariedade em um único evento.

Mari Correia, conhecida por seu olhar sensível e técnicas refinadas, convida a todos para participarem dessa celebração de 10 anos de carreira. “Espero que cada visitante possa se conectar com as imagens e encontrar nelas um pedaço de sua própria história”, afirma a fotógrafa.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Fotógrafa potiguar lança exposição “Cápsula do Tempo” Read More »

Festival Sinfônico abre inscrições para semana imersiva em Jucurutu

Festival Sinfônico abre inscrições para semana imersiva em Jucurutu

Entre os dias 21 e 27 de julho serão oferecidas aulas gratuitas para jovens talentos da música de concerto

Estão abertas as inscrições para as aulas do Projeto Festival Sinfônico Jucurutu. Os jovens musicistas interessados em participar, devem acessar o formulário de inscrição disponível no perfil oficial do projeto no Instagram (@festivalsinfonico.rn), até o dia 11 de julho. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição limitadas até 20 participantes por turma de instrumento. Além das aulas, os jovens podem se inscrever para apresentações musicais em Jucurutu e Caicó.

Entre os dias 21 e 27 de julho, o festival promoverá uma semana imersiva de aulas práticas e teóricas no IFRN campus Jucurutu, focadas em elevar o nível técnico e a performance de jovens talentos da música de concerto na cidade. A atividade faz parte da série de três festivais que acontecerão nas cidades de Jucurutu, Pau dos Ferros e Luís Gomes, além de ações nas cidades de Caicó e Portalegre.Serão oferecidas aulas gratuitas para diversos instrumentos, incluindo violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, fagote, clarinete, oboé, trompete, trombone, trompa, tuba e percussão.

A iniciativa da Mapa Realizações Culturais integra o time de projetos contemplados pelo Edital Transformando Energia em cultura com patrocínio da Neoenergia Cosern, Instituto Neoenergia, Fundação José Augusto, Secretaria Extraordinária de Cultura e Governo do RN através da Lei Câmara Cascudo. Um edital que tem feito a diferença na formação artística da juventude potiguar por meio de projetos em diversas linguagens.

Serviço

Festival Sinfônico

Local: Jucurutu/|RN e Caicó/RN

Data: 21 a 27 de julho

Inscrições gratuitas até 11 de julho: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdupHfAASmbpAmLMxJu11vh7iv3beqMB-U3Gc6EcBTnMACrvw/viewform

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Festival Sinfônico abre inscrições para semana imersiva em Jucurutu Read More »

“Bando: dança que ninguém quer ver” tem apresentações gratuitas esta semana em Natal

“Bando: dança que ninguém quer ver” tem apresentações gratuitas esta semana em Natal

Peça da Cia Giradança será nos dias 27 e 28/6, no Espaço Cultural Gira Dança

A companhia de dança contemporânea Giradança apresenta nos dias 27 e 28 de junho o espetáculo “Bando: dança que ninguém quer ver”, uma experiência estética que pode ser vista no Espaço Cultural Gira Dança. As sessões contam com intérpretes de Libras e acontecem às 19h30 nos dois dias. Com distribuição gratuita, os ingressos podem ser reservados através da plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br/produtor/giradanca).

Esta é a segunda apresentação da peça para o público de Natal neste ano. A montagem foi sucesso de público e crítica no mês de fevereiro, com casa cheia nos dois dias de apresentação, sendo realizada pelo Programa Funarte de Ações Continuadas 2023 com ações continuadas de pesquisa, produção e difusão dos trabalhos da companhia.

O espetáculo traz um elenco formado pelos bailarinos, com e sem deficiência, Álvaro Dantas, Jânia Santos, Joselma Soar, Ana Vieira, Marconi Araújo, Wilson Macário e Francisca Angélica, e tem como linguagem cênica a improvisação.

De acordo com Alexandre Américo, diretor de coreografia do espetáculo, o público encontra em “Bando” uma peça de improvisação, a partir de situações coreográficas, com a pretensão de se distanciar da ideia de que a dança é movida por passos de dança e que tende a ser um acontecimento cênico.

O espetáculo “Bando: dança que ninguém quer ver” está sendo realizado com patrocínio da Lei de incentivo à cultura, Banco Itaú, Ministério da Cultura e Governo Federal.

SERVIÇO

Bando: dança que ninguém quer ver

(Classificação 14 anos)
Dias: 27 e 28 de junho
Horário: 19h30
Onde: Espaço Cultural Gira Dança (R. Frei Miguelinho, 100 – Ribeira, Natal)
Entrada gratuita – Para retirar os ingressos acesse: https://www.sympla.com.br/produtor/giradanca

Fotos: Brunno Martins

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

“Bando: dança que ninguém quer ver” tem apresentações gratuitas esta semana em Natal Read More »

Dia 13 de setembro tem novo show de Humberto Gessinger em Natal

Dia 13 de setembro tem novo show de Humberto Gessinger em Natal

Seu quarto álbum inédito, “Quatro Cantos de um Mundo Redondo”, traz diferentes formações de banda

Dia 13 de setembro, um dos grandes artistas do pop/rock nacional, Humberto Gessinger, apresenta em Natal o show da sua turnê “Quatro Cantos de um Mundo Redondo”, que leva o nome do quarto álbum solo lançado pelo cantor em 2023. O show será no Teatro Riachuelo. Os ingressos estão à venda a partir de R$ 95,00 na bilheteria do teatro (de terça a sábado, das 14h às 20h) e no site uhuu.com. O evento é uma realização da Viva Promoções.

Seu quarto álbum inédito, “Quatro Cantos de um Mundo Redondo”, traz diferentes formações de banda, e foi lançado em quatro etapas no digital. O próprio Humberto explica essa decisão: “Nunca me senti muito a vontade lançando singles. Sempre me pareceu que, ao escolher uma música para ficar em primeiro plano, estava, na verdade, deixando as outras para trás. Por isso, resolvi lançar as canções no streaming em blocos, divididas pelo formato em que foram gravadas (Power Trio, Trio Acústico, Quarteto e Solo)”.

As primeiras lançadas foram “Fevereiro 13” e “AEIOU”. “Fevereiro 13” foi gravada no icônico Estúdio Atlantis (Estocolmo/Suécia), conhecido por gravações de nomes como Abba, Roxette, Green Day, Aha, Lenny Kravitz, Elvis Costello, The Hives, entre outros.

“Escrevi essa canção para minha filha, Clara, que mora em Estocolmo. Gravei a canção lá, no lendário Estúdio Atlantis. Em um mesmo take, cantei e toquei violão captando a sonoridade maravilhosa da sala em um único e clássico microfone. Depois, complementei a faixa com baixo fretless e órgão Hammond. Cruzar um oceano pra gravar de forma minimalista, como se fazia no século passado, com um único microfone que certamente já estava na ativa antes de eu nascer?! Sim. Exatamente!” – explica ele.

Já “AEIOU”, gravada em Porto Alegre, é uma canção de Bebeto Alves, figura fundamental para a música gaúcha feita a partir dos anos 70. Nesta versão, Gessinger contou com as participações de Duca Leindecker nos vocais e Marcelo Corsetti na guitarra.

Para gravar “No Delta dos Rios”, “Espanto” e “Vaga Semelhança” ele montou o “Power Trio”, com ele no baixo e teclados acompanhado por Rafa Bisogno na bateria e Felipe Rotta na guitarra. No quarteto, Gessinger toca guitarra de 12 cordas, acompanhado por Fernando Petry no baixo, Diego Dias nos teclados e Luigi Vieira na bateria. Com essa formação, registrou “Um Brinde” e “Toxina”.

“A Noite Inteira”, “Mais que Sombras” e “Começa Tudo Outra Vez” foram gravadas pelo Trio Acústico: Gessinger no violão e viola caipira ao lado de Nando Peters no baixo e Paulinho Goulart no acordeon. Nas dez faixas do álbum, Humberto Gessinger convida os fãs para um passeio pelos cantos do mundo, e pelas várias possibilidades sonoras através quais ele trafega.

“Não é fácil ser objetivo ao falar de um novo trabalho. Há muita emoção envolvida. Mas, se me perguntassem onde eu gostaria de estar nesse momento da minha carreira, eu diria sem dúvida: nos QUATRO CANTOS DE UM MUNDO REDONDO.” – finaliza Humberto. “Quatro Cantos de Um Mundo Redondo” também será lançado nos formatos LP e K7.

Serviço:

Dia: 13 de setembro de 2024
Horário: 21h
Local: Teatro Riachuelo
Classificação indicativa: 16 anos
*menores de idade precisam estar acompanhados dos pais ou responsável autorizado.
Ingressos
Meia entrada a partir de R$ 95,00
Inteira a partir de R$ 190,00
*consulte todos os valores e assentos disponíveis na página de vendas do evento
% Descontos:
50% Meia Entrada (idosos a partir dos 60 anos, crianças de 2 a 14 anos, estudantes, ID Jovem, pessoas com deficiência, professores e doadores de sangue);
50% clientes Unimed Natal (1 ingresso);
30% titulares do Cartão Riachuelo (2 ingressos);
*descontos limitados e não cumulativos
Pontos de venda:

  • Bilheteria do teatro (de terça a sábado, das 14h às 20h)
  • @uhuuoficial
    Realização: @vivapromocoes

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Dia 13 de setembro tem novo show de Humberto Gessinger em Natal Read More »

São João de Natal retorna hoje com atrações na Praça Cívica

São João de Natal retorna hoje com atrações na Praça Cívica

Shows de Pedro & Erick, Rodrigo Alves, Aline Reis e Grafith marcam a retomada do evento

O São João de Natal retorna nesta segunda-feira (24.jun.2024), dia de São João, trazendo shows de artistas renomados como Pedro & Erick, Rodrigo Alves, Aline Reis e Grafith. O evento acontece na Praça Cívica a partir das 18h, com entrada gratuita para o público.

Inicialmente programadas para o último sábado (22.jun), as apresentações foram adiadas devido às fortes chuvas. Após vistorias da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, que garantiram a segurança do público e dos artistas, a nova data foi confirmada.

Além dos shows, o evento contará com diversas opções gastronômicas tradicionais, área destinada a pessoas com deficiência (PCD), e um telão LED exibindo parte do jogo Brasil x Costa Rica pela Copa América, às 22h. Nos intervalos das trocas de palco, um DJ animará o público.

Confira a programação completa:

  • PEDRO & ERICK
  • RODRIGO ALVES
  • ALINE REIS
  • GRAFITH

Foto: Alex Régis/Secom

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

São João de Natal retorna hoje com atrações na Praça Cívica Read More »

Shows de São João em Natal são adiados devido às fortes chuvas

Shows de São João em Natal são adiados devido às fortes chuvas

Prefeitura prioriza segurança e promete novas datas para apresentações

As fortes chuvas que caíram nas últimas horas em Natal forçaram a Prefeitura a adiar os shows programados para a noite deste sábado (22.jun.2024), parte das festividades do São João de Natal 2024. A Secretaria de Cultura de Natal (Secult-Funcarte) anunciou a decisão como uma medida de segurança para o público, artistas e técnicos envolvidos no evento.

Durante a tarde, o evento Forraço foi realizado conforme o planejado, mas com o aumento da intensidade das chuvas no início da noite, a continuação da programação se tornou inviável. A prioridade foi garantir a segurança de todos, levando à decisão de cancelar o restante dos shows previstos para a noite.

A Prefeitura de Natal informou que novas datas e horários para os shows serão anunciados em breve. A organização do São João de Natal agradeceu a compreensão do público e reafirmou seu compromisso em proporcionar uma festa segura e animada para todos.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Natal

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Shows de São João em Natal são adiados devido às fortes chuvas Read More »

Ator potiguar José Neto Barbosa recebe um dos prêmios mais significativos da cultura LGBTQIA+ no Brasil

Ator potiguar José Neto Barbosa recebe um dos prêmios mais significativos da cultura LGBTQIA+ no Brasil

Recentemente reconhecido com dois prêmios como Agente Transformador no Rio Grande do Norte, agora em Goiás o ator foi homenageado no Festival Internacional DIGO

O ator potiguar José Neto Barbosa ganhou um dos mais significativos reconhecimentos da cultura LGBTQIA+ no país, o prestigiado Prêmio André Fischer. O troféu leva o nome do ativista da causa, pesquisador e criador do Mix Brasil. A cerimônia ocorreu na última quarta-feira (19) e foi apresentada pelas Drag Queens paulistanas Alexia Twistter e Thelores, durante o Festival Internacional de Cinema, da Diversidade Sexual e de Gênero – DIGO, em Goiânia. No evento, o ator também apresentou o seu renomado espetáculo “A Mulher Monstro”.

“O José Neto desenvolve uma militância muito importante para o Brasil. O nosso festival recebe anualmente 600 a 900 obras artísticas de todas as partes do mundo para a nossa curadoria, mas esse prêmio é pelo destaque do seu trabalho, uma homenagem pela sua trajetória”, afirma Cristiano Sousa, diretor do Festival DIGO.

WhatsApp Image 2024 06 21 at 11.23.31 2

Recentemente, o ator também ganhou dois reconhecimentos chancelados pelo Estado do Rio Grande do Norte: o Prêmio Agente Transformador da Cultura LGBTQIA+ e o Prêmio Agente Transformador do Teatro, por sua contribuição para as artes cênicas do RN, bem como para a comunidade LGBTQIA+.

José Neto Barbosa, oriundo do Agreste, da cidade de Santo Antônio Salto da Onça, é um ator com 22 anos de carreira, dos quais 15 foram dedicados à arte Drag Queen. É fundador da S.E.M. Cia. de Teatro e gestor da POSS Comunicação, Gestão e Cultura. Com o seu espetáculo “A Mulher Monstro”, há mais de oito anos em cartaz, já foi visto por mais de 32 mil pessoas de todas as regiões do Brasil.

Fotos: Leticia Irene

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ator potiguar José Neto Barbosa recebe um dos prêmios mais significativos da cultura LGBTQIA+ no Brasil Read More »

5ª edição do Festival da Música Carnaubense Tonheca Dantas acontece no mês de julho

5ª edição do Festival da Música Carnaubense Tonheca Dantas acontece no mês de julho

A abertura do evento será realizada no dia 7 de julho; A programação é gratuita e vai contar com representantes de 13 cidades do RN, PB e PE

Considerado um dos principais eventos de valorização da música instrumental do Rio Grande do Norte, a 5ª edição do Festival da Música Carnaubense “Tonheca Dantas”, já tem data marcada! O evento acontecerá entre os dias 07 e 14 de julho, na cidade de Carnaúba dos Dantas, a “Terra da Música”. Serão oito dias de atividades com a presença de talento potiguares e da região nordeste, com a presença de músicos, bandas, orquestras e apaixonados pelos mais variados estilos da música instrumental.

Sob a direção do maestro João Batista, conhecido como João da Banda, o Festival da Música Carnaubense “Tonheca Dantas” tem como objetivo democratizar e valoriza a música instrumental, por meio de apresentações culturais e atividades de formação. “Dizem que o Seridó é uma civilização, talvez sejamos civilizados porque estudamos música desde que nascemos. Se há uma linguagem universal no planeta, eu te garanto: é a música!”, disse o organizador do evento.

O Festival da Música Carnaubense vai oferecer mais de dez oficinas formativas na área musical. A ação é voltada para a população e serão realizadas na Sede da Filarmônica Onze de dezembro e na Escola Estadual João Cândido Filho, ambas localizadas no centro de Carnaúba dos Dantas.

O evento também se destaca por oferecer a população apresentações musicais gratuitas de bandas e orquestras convidadas. Treze cidades do Rio Grande do Norte e da Paraíba, estarão participando do evento com suas bandas filarmônicas e/ou orquestras locais. Além disso, o evento vai contar com a presença do Maestro Forró, criador da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério (OPBH) e um dos maiores embaixadores da cultura brasileira pelo mundo afora.

O artista pernambucano vai se apresentar junto com o Maestro João da Banda no dia 13 de Junho, reunindo a Big Band Dantas da cidade de Carnaúba dos Dantas e Big Band Jerimum Jazz da Escola de Música da UFRN. No dia 14 de junho, durante o encerramento do evento, o Maestro Forró se apresenta com a banda de Música do V Festival Tonheca Dantas. A praça de eventos Caetano Dantas vai receber a programação musical gratuita, a partir das 20h. As apresentações vão poder ser acompanhadas pelo canal do youtube (https://www.youtube.com/@FestivalTonhecaDantas) e outras informações através do instagram oficial do evento – instagram.com/festival.tonheca .

A 5ª edição do Festival da Música Carnaubense “Tonheca Dantas” é uma produção da JBS Produções artísticas e Associação Musical e Cultural 11 de dezembro. Conta com patrocínio do Governo Federal, Banco do Nordeste e Massas Real Sabor, além de apoio cultural da Escola De Música da UFRN, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas, Senadora Zenaide Maia e do Deputado Federal Vicentinho (SP).

Carnaúba dos Dantas – A cidade da Música

Um projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Hermano Morais foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte em maio de 2021, e concedeu a cidade de Carnaúba dos Dantas o titulo de “Cidade da Música”. O título é um reconhecimento à vocação musical do município, em especial a duas pessoas que levaram o nome do Rio Grande do Norte para o mundo: Tonheca Dantas e o seu primo Felinto Lúcio Dantas. A cidade localizada na região seridó é considerada um celeiro de música.

Quem foi Tonheca Dantas?

Nascido em 13 de junho de 1871, em Carnaúba dos Dantas, Antônio Pedro Dantas, conhecido como Tonheca Dantas, faleceu em 07 de fevereiro de 1940 em Natal. Foi um notável compositor e maestro brasileiro, músico autodidata, autor de uma obra de mais de mil peças musicais até hoje executadas pelas bandas filarmônicas do Brasil afora e até mesmo no exterior. É de sua autoria a Valsa Royal Cinema, obra imortalizada, que compôs para um cinema da cidade de Natal.

Seu repertório autoral é formado principalmente pelo gênero musical valsa, mas também dobrados, maxixes, hinos, xotes, polcas, marchas e outros gêneros musicais orquestrados. São obras famosas também a Valsa Delírio, a suíte Melodia do Bosque, Valsa A Desfolhar Saudades, a marcha solene Republicana, dobrado Tenente José Paulino, Embaixador na Paraíba, Correio do Norte.

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

5ª edição do Festival da Música Carnaubense Tonheca Dantas acontece no mês de julho Read More »

Espaços kids e pet friendly ampliam experiência da Natal Restaurant Week

Espaços kids e pet friendly ampliam experiência da Natal Restaurant Week

No Caravela Gastrobar & Bistrô, a diversão é garantida para toda a família

Quem pretende aproveitar a 1ª Natal Restaurant Week não precisa deixar ninguém em casa. Para que toda a família possa conhecer a diversidade gastronômica dos estabelecimentos participantes, muitos restaurantes contam com áreas exclusivas para crianças e espaços para pets.

No Caravela Gastrobar & Bistrô, a diversão é garantida para toda a família. A casa possui um lindo Espaço Kids para as crianças brincarem bastante enquanto os pais desfrutam de uma refeição deliciosa e relaxante. Uma experiência com segurança e muita alegria. O Caravela participa do festival com menu no jantar por R$ 89,90) e está localizado na Av. Nascimento de Castro, 1551, Lagoa Nova. Informações: (84) 99113-3202.

Na mesma linha está o Nau Frutos do Mar que possui uma brinquedoteca super equipada para as crianças aproveitarem bastante enquanto os adultos curtem o menu que o restaurante preparou para o festival. O espaço oferece ainda uma equipe de monitores que irão auxiliar seus filhos. O Nau tem a opção de almoço (R$ 68,90) e jantar (R$ 89,90). Localização: Avenida Odilon Gomes de Lima, 1772 Capim Macio. (84) 3026-6333.

O Gusto Forneria também dispõe de um espaço kids cuidadosamente preparado para que os pequenos também aproveitem bastante. Um lugar perfeito para que os pequenos se divirtam enquanto os pais aproveitam uma refeição deliciosa! Com brinquedos, jogos e atividades, o lugar foi projetado para proporcionar diversão segura e momentos de felicidade para as crianças. O Gusto Forneria participa do festival com menu no jantar por R$ 89,90) e está localizado na Avenida Senador Salgado Filho, 1687 Lagoa Nova. Informações: (84) 98108-0025.

Da mesma forma, o Gusto Praia promete muita diversão e o melhor da gastronomia durante o Natal Restaurant Week. Para as crianças, o espaço kids da casa encanta com muito entretenimento, garantindo a alegria de todos. Uma combinação perfeita de sabor e diversão! O Gusto Praia tem a opção de jantar (R$ 89,90). Localização: Av Praia De Ponta Negra, 8884 Ponta Negra. (84) 98113-2525.

Já na Forneria 1121, os amiguinhos de quatro patas também são bem-vindos. A casa possui um espaço pet-friendly, na área externa, ideal para toda a família aproveitar o menu que o chef Frederico Conde preparou para a primeira edição da Restaurant Week em Natal. A unidade está localizada em Ponta Negra e oferece opção de almoço e jantar. A Forneria 1121 tem a opção de almoço (R$ 54,90) e jantar (R$ 69,90). Localização: Avenida de Ponta Negra, 8852 Ponta Negra. (84) 2030-6746.

A 1ª edição da Natal Restaurant Week acontece até o dia 7 de julho. O maior festival gastronômico da América Latina, na capital potiguar, reúne mais de 25 restaurantes, oferecendo uma experiência eclética que agrada paladares que buscam desde o conforto dos clássicos até a cozinha moderna. No festival são oferecidos menus especiais com entrada, prato principal e sobremesa a preços fixos entre R$ 54,90 até R$ 89,90 entre almoço e jantar.

Com o tema, “Revolução Vegetariana”, o evento incentiva os restaurantes participantes a trazer opções de pratos vegetarianos em seus menus week, para que o público tenha a oportunidade de refletir sobre o seu consumo e o impacto de suas escolhas diárias no mundo. “Nosso objetivo é democratizar a boa gastronomia. Assim, as pessoas têm a chance de saborear pratos genuínos e culturais nos restaurantes que sempre tiveram vontade de visitar. Tudo isso por um preço fixo e em uma experiência completa e singular”, explica o idealizador da Brasil Restaurant Week, Fernando Reis

Restaurantes participantes: Buongustaio, Camarões Midway, Camarões Potiguar, Famiglia Reis Magos, Forneria 1121, Gustto Praia, Marsala Bistrô, Nau Frutos do Mar, Nemo Cidade Verde, Nemo Petrópolis, Piazza Sicilia, Severina Gastrobar, Tutti Cucina, Brottar Cozinha Afetiva, Camarões Ponta Negra, Caravela Gastrobar, Fogo e Chama, Gustto Forneria,Lotus Japanese Fusion Cusine, Mirante do Careca, Navarro, Nemo Natal Shopping, Nemo Ponta Negra, Piazzale Itália, Thome Galeria & Bistrô e Yuru Golden Tulip Natal Ponta Negra.

Ação social

Durante a Natal Restaurant Week, os clientes podem contribuir e doar R$ 2 por menu, destinados ao Hospital Infantil Varela Santiago, pioneiro no tratamento do Câncer Infantil e referência em Neurocirurgia Pediátrica no Estado que atende 100% crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, pelo Sistema Único de Saúde – SUS. Conheça mais sobre a instituição beneficiada nesta edição em @hospitalvarelasantiago ou https://www.hospitalvarelasantiago.org.br.

Serviço:
1ª Natal Restaurant Week
07 de junho a 07 de julho
54,90 até 89,90 entre almoço e jantar.
Para conhecer os restaurantes e menus participantes, acesse o site www.restaurantweek.com.br.
Saiba das novidades em @restaurantweekbrasil

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Espaços kids e pet friendly ampliam experiência da Natal Restaurant Week Read More »

Pesquisa revela que 54% dos alunos brasileiros têm baixo nível de criatividade

Pesquisa revela que 54% dos alunos brasileiros têm baixo nível de criatividade

De acordo com o estudo do Pisa, o Brasil está na 44ª posição entre os 56 países analisados. Educadora defende ensino das artes como caminho para a criatividade

Uma pesquisa divulgada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) apontou que 54,3% dos estudantes brasileiros de 15 anos têm baixo nível de criatividade. Foi a primeira vez que o exame mediu a criatividade dos estudantes e o resultado deixa o Brasil na 44ª posição entre os 56 países analisados, atrás de outras nações latino-americanas, como Uruguai, Colômbia e Peru.

A pesquisa faz parte do Programa Estadual de Avaliação de Estudantes (Pisa, sigla em inglês para Programme for International Student Assessment) e visa identificar os lugares com melhores resultados a fim de associar pensamento criativo aos currículos escolares. De maneira geral, revelou que os alunos no Brasil apresentaram ideias óbvias e tiveram dificuldades de propor mais de uma solução para problemas simples.

exemplo de questao criatividade pisa
Exemplo de questão aplicada pelo Pisa para avaliar a criatividade dos alunos. (Imagem: Reprodução/Pisa)

Por outro lado, estudantes que participam de atividades de artes, teatro e escrita criativa tiveram melhor desempenho. “A escola tem um papel fundamental nesse processo. Aqui na Casa Escola, por exemplo, defendemos que a ludicidade é um ingrediente indispensável para promover aprendizagens, dar vazão à criatividade e, por isso, promovemos didáticas e metodologias que vão além de ensinar conteúdos”, ressalta a diretora Priscila Griner.

Uma das questões aplicadas pelo Pisa pedia ao aluno para criar três títulos diferentes para a imagem de um livro enorme em um jardim. O exame previa que alunos de nível 1 ou 2 apresentassem títulos mais simples e literais, como “O livro gigante”. Já as respostas criativas trariam, de acordo os examinadores, adjetivos menos óbvios – como “A árvore solitária” ou “A trilha escrita”.

Para Priscila Griner, “ver além do literal faz parte de um exercício artístico que precisa ser estimulado desde cedo. Por isso, a arte é tão importante. Através dela, o aluno desenvolve uma capacidade maior de fazer relações, de se tornar mais sensível, de aprender a contemplar, de extrair significados mais amplos e de obter uma visão mais crítica sobre o mundo a fim de transformá-lo em um mundo melhor”, pontua a educadora.

O estudo do Pisa revelou, ainda, que alunos com maior status socioeconômico tendem a ter melhor desempenho em pensamento criativo em comparação a jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social. Em média, a diferença foi de 9,5 pontos. Além disso, as meninas demonstraram maior criatividade em relação aos meninos – 31% delas e 23% deles conseguiram atingir o nível 5 de proficiência (considerado alto).

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Pesquisa revela que 54% dos alunos brasileiros têm baixo nível de criatividade Read More »

Pão de Açúcar compartilha receitas para um São João inesquecível

Pão de Açúcar compartilha receitas para um São João inesquecível

Os clientes podem aproveitar descontos exclusivos ao comprar com o cartão Pão de Açúcar

Para inspirar os clientes a celebrarem o São João em grande estilo, o Pão de Açúcar apresenta três receitas típicas de festa junina que prometem trazer o sabor autêntico da época para dentro de casa, tornando a celebração ainda mais especial. As receitas podem ser encontradas no Blog do Pão de Açúcar (https://content.paodeacucar.com/).

1) Quentão de festa

O quentão é indispensável nas festas juninas brasileiras, especialmente no Nordeste. Este drink tradicional possui um sabor forte e aromático. Confira a receita:

  • 600mL de cachaça
  • 600mL de água
  • 30g de gengibre
  • Casca de 1 limão
  • Casca de 2 laranjas
  • 2 xícaras de chá de açúcar
  • Cravo e canela em pau Qualitá a gosto

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes ao fogo em uma panela e depois que levantar fervura, deixe por mais 10 minutos. Após isso, está pronto para servir. Dica: Tomar a bebida quente.

2) Mungunzá com coco

Para adoçar a festa, o Mungunzá com coco é uma opção deliciosa. Preparada com milho para canjica Qualitá (Mungunzá) e outros ingredientes selecionados, é uma sobremesa que não pode faltar nesta época. Aprenda a fazer:

  • 1 ½ xícara (chá) de milho para canjica Qualitá (Mungunzá)
  • 1 ½ litro de água
  • 3 ramas de canela em casca Qualitá
  • 1 ½ xícara (chá) de açúcar
  • 100g de coco ralado
  • 4 xícaras (chá) de leite integral (800ml)

Modo de preparo:

Em uma tigela, coloque o milho para canjica Qualitá (Mungunzá) e cubra com água. Deixe de molho de um dia para o outro. Escorra.

Em uma panela de pressão, coloque a canjica, a água (1½ litro) e a canela. Cozinhe por 30 minutos após o início da pressão. Desligue o fogo. Após acabar a pressão, acrescente o açúcar, o coco ralado e o leite.
Leve ao fogo novamente, com a panela destampada, até engrossar.

Para o prato ficar ainda mais bonito, decore com raspas de coco e canela.

3) Bolo cremoso de pamonha

O Bolo de Pamonha é uma homenagem à tradição culinária das festas juninas. Feito com leite condensado Qualitá e milho verde fresco, é uma boa opção para celebrar o São João em casa. Veja como preparar:

  • 5 espigas de milho verde
  • 1 lata de condensado Qualitá
  • Meia xícara (chá) de leite
  • 100g de manteiga
  • 3 ovos
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo:

Debulhe o milho cozido, cortando os grãos rente ao sabugo. Coloque-os no liquidificador e acrescente o leite condensado Qualitá, o leite, a manteiga e os ovos. Bata bem e misture o fermento em pó. Coloque em uma forma de aro removível (24 cm de diâmetro) untada com manteiga. Leve ao forno médio (180 °C), preaquecido, por cerca de 40 minutos.

Retire do forno, espere amornar, desenforme e sirva.

Com essas receitas, a celebração se tornará ainda mais gostosa, especialmente utilizando produtos Qualitá. Esses itens estão disponíveis nas lojas físicas do Pão de Açúcar, no e-commerce da rede (www.paodeacucar.com) e no aplicativo Pão de Açúcar Mais. Os clientes podem aproveitar descontos exclusivos ao comprar com o cartão Pão de Açúcar, obtendo 20% de desconto, ou com o cartão Extra, que oferece 10% de desconto. Além disso, podem encontrar essa e outras receitas no Blog do Pão (www.content.paodeacucar.com).

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Pão de Açúcar compartilha receitas para um São João inesquecível Read More »

Natal Shopping prepara grande festa junina infantil com o São João da Naty

Natal Shopping prepara grande festa junina infantil com o São João da Naty

Empreendimento convida toda a família para comemoração cheia de brincadeiras, música e diversão com entrada gratuita

O Natal Shopping preparou um evento especial para animar a criançada que não perde uma festa junina: vem aí o São João da Naty. Neste sábado (22), a partir das 16h, o empreendimento promove um arraiá encantador, cheio de diversão e alegria. O evento, voltado para o público infantil, promete muitas atividades e entretenimento para os pequenos.

As crianças são convidadas a vestirem seus trajes matutos e se juntarem à mascote para uma tarde repleta de brincadeiras tradicionais, música e muita diversão. O cortejo junino sai do Parque da Naty em direção ao Alpendre, onde a festa continua. Com entrada gratuita, o evento visa proporcionar uma experiência única para as famílias, resgatando a tradição das festas juninas com um toque especial para os mais novos.

A gerente de marketing do Natal Shopping, Diana Petta, destaca a importância de eventos como o São João da Naty para fortalecer o vínculo da comunidade com o empreendimento: “Queremos criar memórias inesquecíveis para as crianças e suas famílias. A festa junina é uma tradição cultural rica e trazer essa celebração para o público infantil é uma forma de manter viva essa herança, além de proporcionar um momento de diversão e integração para todos”.

Para participar do São João da Naty, o acesso é livre, mas para algumas brincadeiras será necessário resgatar uma pulseirinha através de cupom disponibilizado em lotes no aplicativo do Natal Shopping ao longo da semana. O download do aplicativo está disponível no link http://onelink.to/2njgpc, facilitando o acesso de todos ao evento.

Serviço – São João da Naty

Data: 22 de junho
Horário: A partir das 16h
Local: Cortejo sai do Parque da Naty, piso L2 do Natal Shopping, para o Alpendre
Entrada livre. Acesso a algumas brincadeiras mediante pulseirinhas disponíveis para resgate pelo aplicativo do Natal Shopping.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Natal Shopping prepara grande festa junina infantil com o São João da Naty Read More »

Centro Cultural Casa de Taipa, em Sagi, anuncia atrações do Arraial Multicultural

Centro Cultural Casa de Taipa, em Sagi, anuncia atrações do Arraial Multicultural

O evento promete uma atmosfera repleta de animação, com muito forró, fogueira, quadrilha no dia 29 de junho, com entrada gratuita

O Centro Cultural Casa de Taipa, localizado em Sagi, promove uma programação com muito forró, fogueira, quadrilha,arte urbana e exposições na 10ª Edição do Arraial Multicultural no dia 29 de junho, com entrada gratuita. Entre as atrações confirmadas estão: Caburé (PB), Priscila Matos (RN) e Selminha e Elton Lins (RN).

Idealizado pelo jornalista e publicitário Carlos Rubens Alves de Araújo, o Arraial Multicultural tem como objetivo principal promover e valorizar a rica cultura popular nordestina. O evento busca preservar e difundir as tradições juninas, ao mesmo tempo em que abre espaço para a criatividade e inovação. Além disso, o arraial exerce um impacto positivo na economia local, oferecendo oportunidades para produtores e vendedores de gastronomia típica junina, contribuindo para a movimentação econômica da comunidade.

“O projeto visa reafirmar a paixão pela rica cultura popular nordestina que temos vivenciado ao longo da última década. Em dez horas de festa, vamos celebrar São Pedro e renovar nosso amor pelo Nordeste, com a apresentação de um trio de forró pé de serra, a tradicional dança de quadrilha junina e a culinária à base de milho. A cultura popular será enaltecida também através do resgate de brincadeiras que marcaram a história das festas juninas, como o pau de sebo e o quebra-pote”, declara Carlos Rubens.

Uma das novidades desta edição é a exposição “Uma Década de Puro Nordeste”, montada em uma área coberta especialmente construída para o evento. A exposição celebra os 10 anos de história do Centro Cultural Casa de Taipa, relembrando momentos marcantes e contribuindo para a valorização da cultura nordestina.

A programação do Arraial Multicultural inclui uma intervenção de grafite com o artista Martim Onirismo. Martim atua como multiartista, e no evento,prestará duas homenagens: uma ao Chorinho, Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, e outra a Ziraldo, cartunista, chargista e jornalista brasileiro que faleceu em abril.

Outra atração é a cantora, pianista e compositora Priscila Matos. Potiguar de coração, Priscila promete emocionar a todos com uma linda homenagem a Pixinguinha, um dos maiores representantes do choro brasileiro.

Selminha e Elton Lins também integram a programação do Arraial trazendo o melhor do forró pé de serra. A banda Caburé, da Paraíba, por sua vez traz muitos timbres pops e uma mistura de guitarradas africanas com ritmos tropicais do Norte e Nordeste brasileiro. A DJ Euterpe, natural de Baía Formosa, também estará presente, garantindo a animação do público com um epertório de músicas regionais remixadas.

Com essa rica e diversificada programação, a 10ª Edição do Arraial Multicultural promete ser um evento imperdível para quem deseja vivenciar e celebrar a cultura nordestina em toda sua plenitude.

Este projeto recebeu apoio através do Edital de Seleção de Projetos Multiculturais da Lei Paulo Gustavo do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, com recursos do Governo Federal, na categoria Movimentos Juninos, na edição de 2023. Mais informações no perfil do Instagram @centroculturalcasade.

Sobre o Centro Cultural Casa de Taipa

Desde 2015, o Centro Cultural Casa de Taipa tem sido uma referência e um bastião de resistência no litoral Sul potiguar, fomentando as artes e promovendo eventos culturais ao longo do ano. Sua agenda anual é repleta de atividades diversas, como o Desfile do Bloco da Cobra do Cabeludo, o Arraial Multicultural e o Forró do Candieiro, além do Cine Casa de Taipa, que proporciona exibições cinematográficas para a comunidade local. Essas iniciativas não só enriquecem a vida cultural da região, mas também fortalecem sua identidade e tradições.

SERVIÇO

10ª Edição do Arraial Multicultural
Local: Centro Cultural Casa de Taipa – Rua Antonia Maria da Concei o, SN – Sagi – Baia Formosa/RN
Dia 29 de junho a partir das 19h

Entrada gratuita.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Centro Cultural Casa de Taipa, em Sagi, anuncia atrações do Arraial Multicultural Read More »

Cantor Christian morre aos 67 anos em São Paulo

Cantor Christian morre aos 67 anos em São Paulo

Ele tinha problemas renais e cardíacos

O corpo do cantor sertanejo Christian, de 67 anos, está sendo velado nesta quinta-feira (20), no cemitério de São Caetano do Sul, no estado de São Paulo. Depois, será cremado. O artista morreu na noite dessa quarta-feira (19), no Hospital Samaritano, em São Paulo, onde estava internado desde o início da manhã. Ele fazia tratamento para enfrentar problemas renais e cardíacos. O artista deixa a esposa Key Vieira e dois filhos.

Christian era conhecido principalmente pela dupla sertaneja com o irmão Ralf. Juntos, eles lançaram 20 álbuns e alcançaram a marca de 15 milhões de cópias comercializadas, com várias canções incluídas em trilhas de telenovelas.

Músicas em CD

Os irmãos, que gravaram o primeiro álbum em 1983, fizeram parte do quinteto de ouro da música sertaneja, já que sempre estiveram entre as cinco maiores duplas do Brasil. Foi também a primeira dupla sertaneja a gravar em formato de CD no Brasil.

No auge do sucesso, entre 1988 e 1990, os irmãos venderam um milhão de cópias de LPs, proeza que naquele período somente era atingida pelo cantor Roberto Carlos.

Chrystian era o nome artístico de José Pereira da Silva Neto, que nasceu em Goiânia. Ele começou cantando sozinho, e em inglês, emplacando o primeiro sucesso com a música Don’t say goodbye (Não Diga Adeus), em 1973.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Cantor Christian morre aos 67 anos em São Paulo Read More »

Segunda edição do Festival Sabores D'Praia celebra a culinária potiguar

Segunda edição do Festival Sabores D’Praia celebra a culinária potiguar

Em meio à globalização que muitas vezes nos afasta de nossas raízes, é fundamental resgatar e fortalecer as tradições

Está chegando a segunda edição do tão aguardado Festival Sabores D’Praia, um evento que promove a culinária, os ingredientes e as tradições gastronômicas do Estado do Rio Grande do Norte. Realizado no Espaço D’Praia, situado na encantadora Praia de Ponta Negra, em Natal-RN, o festival tem como objetivo celebrar o que há de melhor na mesa do potiguar: ingredientes frescos, receitas autênticas, tradições culinárias e, é claro, muito sabor. O evento será dias 19, 20 e 21 de julho.

O Sabores D’Praia não é apenas um festival de comida, mas uma ação estratégica de valorização da cultura e da identidade gastronômica local. Em meio à globalização que muitas vezes nos afasta de nossas raízes, é fundamental resgatar e fortalecer as tradições, preservando o que é próprio e mostrando aos nativos e visitantes o valor inestimável de nossos tesouros culturais.

Além de proporcionar uma experiência gastronômica única para o público, o festival também oferece oportunidades educativas. Alunos de gastronomia e entusiastas da culinária potiguar podem participar de oficinas e workshops, aprendendo mais sobre os temperos da terra e a execução de técnicas e receitas genuinamente norte-rio-grandenses.

A entrada para o Festival Sabores D’Praia é gratuita, convidando a todos a se deliciarem com os sabores e aromas da culinária potiguar em um ambiente descontraído e acolhedor. Siga o perfil oficial @saboresdpraia no Instagram e fique ligado em todas as atualizações do evento. Prepare-se para celebrar conosco a diversidade e riqueza da culinária potiguar no Festival Sabores D’Praia!

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Segunda edição do Festival Sabores D’Praia celebra a culinária potiguar Read More »

Blitz traz "Turnê Sem Fim" para Natal com novas canções e clássicos

Blitz traz “Turnê Sem Fim” para Natal com novas canções e clássicos

O evento é uma realização da Viva Promoções em parceria com Tawfic Produções

Com um estilo original que soma rock, pop, reggae, samba e blues, a incansável Blitz percorre o Brasil com a “Turnê Sem Fim” e tem data confirmada para se apresentar em Natal. O show será dia 30 de agosto, no Teatro Riachuelo. Os ingressos estão à venda a partir de R$ 70,00 na bilheteria do teatro (de terça a sábado, das 14h às 20h) e no site uhuu.com. O evento é uma realização da Viva Promoções em parceria com Tawfic Produções.

Liderada por Evandro Mesquita (vocal, guitarra e violão), a banda conta em sua formação atual com Billy Forghieri (teclados), Juba (bateria), Rogério Meanda (guitarra), Alana Alberg (baixo), Andréa Coutinho (backing vocal) e Nicole Cyrne (backing vocal). O show será marcado por inúmeros sucessos, como “Você Não Soube me Amar”, “Weekend”, “A Dois Passos do Paraíso”, “Mais uma de Amor”, e canções inéditas.

O cantor Evandro Mesquita fala sobre o show. “Essa turnê sem fim começou em 1981 no underground e a gente continua na estrada com muito prazer e fazendo coisas novas. Isso dá um frescor na banda, de mostrar o que a gente já fez, e o que estamos fazendo hoje também. É importante para manter a nossa chama acesa e poder dividir a nossa fogueirinha com o público”.

Além dos antigos sucessos em 40 anos de carreira, a Blitz também vai apresentar músicas inéditas, Evandro Mesquita conta que a banda produziu várias durante a pandemia. “As canções viraram cinco álbuns. O lado B a gente está fazendo as músicas que adoramos, mas que não tiveram tanta exposição. São tantas canções que fizemos até dois volumes. Tem o de inéditas chamado de ‘Supernovas’, também a ‘Blitz no dos Outros”, que são interpretações da Blitz de canções de Roberto e Erasmo, Gilberto Gil, Belchior, Paulo Diniz. Foi o que manteve a banda viva na pandemia. A arte e a música salvam. Foi o que segurou a nossa onda”, comemora.

Entre as homenagens nos novos trabalhos, Evandro cita a parceria com Erasmo Carlos, que morreu no ano passado. Ele fez uma nova composição para o disco. “Eu queria muito ter mostrado para o Eramos esta versão que a gente fez e tem a participação do Chimbinha na guitarra, o baixo do Bino, do Cidade Negra. Está com uma personalidade muito bacana, sem tirar a alma da canção, do nosso Gigante Gentil, o maravilhoso Erasmo”.

Serviço:

Blitz em Natal
Dia: 30 de agosto de 2024
Horário: 21h
Classificação indicativa: 14 anos
*menores de idade precisam estar acompanhados dos pais ou responsável autorizado.
Ingressos
Meia entrada a partir de R$ 70,00
Inteira a partir de R$ 140,00
*consulte todos os valores e assentos disponíveis na página de vendas do evento
% Descontos:
50% Meia Entrada (idosos a partir dos 60 anos, crianças de 2 a 14 anos, estudantes, ID Jovem, pessoas com deficiência, professores e doadores de sangue);
50% clientes Unimed Natal (1 ingresso);
50% clientes CashMais e colaboradores Rede Mais (1 ingresso, apenas na bilheteria);
30% titulares do Cartão Riachuelo (2 ingressos);
*descontos limitados e não cumulativos
Pontos de venda:

  • Bilheteria do teatro (de terça a sábado, das 14h às 20h)
  • @uhuuoficial
    Realização: @tawficproducoes @vivapromocoes

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Blitz traz “Turnê Sem Fim” para Natal com novas canções e clássicos Read More »

Carlos Eduardo critica programação de São João em Natal

Carlos Eduardo critica programação de São João em Natal

Ex-prefeito alega que evento é insuficiente e promete resgatar tradição

O ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PSD), utilizou as redes sociais nesta segunda-feira (17.jun.2024) para criticar a programação de São João anunciada pela Prefeitura do Natal. Segundo Carlos Eduardo, a festa será “chocha” e só foi organizada após suas cobranças públicas.

“A cobrança que fizemos pelo São João de Natal surtiu efeito. Vai ter São João, mas vai ser uma festa chocha! Natal merecia um São João que desse orgulho. Uma festa à altura dos natalenses, capaz de aquecer o turismo e a economia, além de alegrar as famílias. Anotem aí: vamos resgatar a tradição do São João de Natal”, escreveu no X.

No Instagram, Carlos Eduardo afirmou que a prefeitura só decidiu fazer a festa após a população reclamar. “Esse não é o São João que Natal merece. Ano que vem, com a graça de Deus, a gente faz. E vai ser o maior de todos os tempos!”

A Prefeitura do Natal anunciou que a festa de São João de 2024 será concentrada na Praça Pedro Velho, em Petrópolis, com atrações locais e regionais nos dias 20, 21 e 22 de junho, incluindo o tradicional Festival Forraço no dia 22 e um festival de quadrilhas juninas no Palácio dos Esportes entre 27 e 30 de junho. Todas as atrações serão gratuitas.

O prefeito Álvaro Dias (Republicanos) rebateu as críticas em entrevista ao Diário do RN. “Carlos Eduardo devia aplaudir as inovações que fizemos no São João, com apresentações de cantores tradicionais que não aconteciam na gestão da qual ele fez parte. Acrescentamos shows musicais que vão incrementar a participação popular nessa festa tradicional”, afirmou o prefeito.

Além da programação anunciada, a prefeitura destacou que a edição deste ano do São João contará com diversas atividades culturais e recreativas para atrair um público variado e promover o envolvimento da comunidade local. A festa também visa apoiar a economia criativa e fomentar o comércio local, com barracas de comidas típicas e artesanato.

Carlos Eduardo, em sua crítica, enfatizou a necessidade de um planejamento mais robusto e de uma visão estratégica para a realização de eventos que possam colocar Natal no mapa dos grandes festejos juninos do país. Ele mencionou exemplos de outras cidades nordestinas que têm investido fortemente em suas celebrações de São João, atraindo turistas e gerando empregos e renda para a população.

Foto: Arquivo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Carlos Eduardo critica programação de São João em Natal Read More »

D´Praia será palco da Lumna, nova experiência para o cenário da música eletrônica em Natal

D´Praia será palco da Lumna, nova experiência para o cenário da música eletrônica em Natal

Não perca a oportunidade de vivenciar essa experiência única que promete transformar a noite de Natal em um evento memorável

A relação entre luz e música é tão intrínseca quanto fascinante, transcende as fronteiras dos sentidos e mergulha na essência da experiência humana. É neste contexto atraente que Natal, a Cidade do Sol, vai brilhar como nunca com a festa Lumna! No dia 29 de junho, em uma das principais praias do Brasil, os ventos do litoral vão levar a uma noite inesquecível que celebra a união entre luz e música.

O line-up estelar conta com Evokings, um dos principais nomes do tech house brasileiro, além de Zahi, Álvarez, Pri Oliveira, Felipe BZ, Pettros, Guga Holanda, EDJ, TMF e Athena. Esses talentos vão proporcionar uma experiência musical única que, combinada com um show de luzes deslumbrante, transformará a noite em um verdadeiro espetáculo sensorial.

O evento acontecerá ao lado do cartão postal da cidade, o Morro do Careca, em Ponta Negra, no D’ Praia, um espaço multicultural que possui mais de 3 mil metros quadrados, praça de alimentação ao ar livre e mais de 100 hospedagens de fácil acesso nas redondezas, entre pousadas e hotéis.

Não perca a oportunidade de vivenciar essa experiência única que promete transformar a noite de Natal em um evento memorável. Venha se encantar com a sinestesia de luz e música na festa Lumna! Para mais informações e venda de ingressos, siga o perfil do evento no Instagram: @__lumna

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

D´Praia será palco da Lumna, nova experiência para o cenário da música eletrônica em Natal Read More »

Orquestra Sinfônica do RN e Deusa do Forró inauguram o São João Potiguar

Orquestra Sinfônica do RN e Deusa do Forró inauguram o São João Potiguar

Apresentação gratuita celebra a cultura nordestina com acordes da música clássica e promete animar a plateia que for ao Papódromo nesta quarta-feira (19)

Para os amantes dos festejos juninos e da boa música, a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN) preparou uma programação especial. Nesta quarta-feira (19), às 19h30, a OSRN se unirá à cantora Deusa do Forró, no Espaço Cultural João Paulo II, o Papódromo, para apresentar o Concerto de Abertura Oficial do São João Potiguar. O acesso ao evento é gratuito e restrito a duas mil pessoas.

Além da boa música, a OSRN relança a sua campanha social de doações: os interessados em contribuir devem levar 1kg de alimento não perecível no dia do concerto. “A arrecadação de alimentos contribui para a doação de cestas básicas direcionadas a comunidades vulneráveis, através de parcerias com instituições dedicadas a este trabalho”, destaca Tatiane Fernandes, diretora da Mapa Produções Culturais, produtora do evento.

Sob direção-artística e regência do maestro Linus Lerner, o programa promete encantar o público, ao celebrar a cultura nordestina com maestria. “Neste concerto, contaremos com a presença marcante da Deusa do Forró e sua banda. Juntos, vamos interpretar obras de Luiz Gonzaga, Elino Julião, Sivuca e outros compositores, todas com os arranjos do músico Willames da Costa. Além disso, apresentaremos peças do repertório armorial, como ‘A Pequena Abertura do ABC’, também de Willames da Costa, baseada no ‘ABC do Sertão’ de Luiz Gonzaga”, explica o Maestro Linus Lerner.

Gilson Matias, diretor geral da Fundação José Augusto reitera a importância de eventos como este para reforçar o potencial cultural potiguar. “A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte e os festejos juninos compõem uma incrível sinergia pela representatividade de ambos para o povo potiguar. Somos um estado movido pela tradição musical, tanto na música popular, quanto na música erudita, e a prova é que temos muitos nomes, a exemplo dos célebres Tonheca Dantas e Elino Julião. Portanto, tudo o que esperamos para este concerto especial de São João é que mais uma vez a OSRN nos eleve a um nível de encantamento que somente a boa música é capaz de fazer. E com a presença da Deusa do Forró, com certeza será maravilhoso”, ressalta.

Conheça a OSRN

A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte é o maior e mais antigo corpo artístico em atuação no estado. A Temporada OSRN de 2024 tem realização do Governo do Estado do RN, por meio da Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto, com produção da Mapa Realizações Culturais e apoio do Teatro Alberto Maranhão.

Serviço:

Concerto da Orquestra Sinfônica do RN – Abertura Oficial do São João Potiguar
Data: 19 de junho, às 19h30
Local: Papódromo Natal – Centro Administrativo
Valor: Gratuito

Foto: Brunno Martins

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Orquestra Sinfônica do RN e Deusa do Forró inauguram o São João Potiguar Read More »

Natiruts traz para a Arena das Dunas o show de despedida da banda

Natiruts traz para a Arena das Dunas o show de despedida da banda

O repertório da turnê incluirá desde os clássicos mais antigos até os super hits da banda

Dia 13 de julho a banda Natiruts apresenta na Arena das Dunas um dos eventos mais aguardados do ano em Natal. O grupo faz a sua última e emocionante apresentação na cidade. Os ingressos para esse espetáculo imperdível estão à venda na loja Jorge Bischoff, localizada no piso L2 do Natal Shopping, e pela plataforma Eventim.

Ao longo de quase três décadas de carreira, o Natiruts conquistou o coração do público brasileiro e além-fronteiras, sendo reconhecido por sua identidade musical única e sua poderosa conexão com os fãs. Com mais de 100 faixas lançadas e uma carreira repleta de conquistas, a banda é uma das pioneiras da indústria musical nacional, tendo alcançado feitos notáveis como ser o primeiro nome brasileiro a ser exibido nos telões da Times Square, em Nova York.

Com 11 álbuns, mais de 1.500 shows e 2,5 bilhões de streams até o momento, o Natiruts está no auge de sua carreira, trazendo ao público um legado de hits memoráveis e uma energia contagiante em seus shows ao vivo. A turnê de despedida, intitulada “Leve com Você”, promete celebrar não apenas a música, mas também a jornada incrível que a banda trilhou ao longo dos anos.

“Estamos na fase mais plena e madura da banda e conseguimos concluir o que nos propusemos lá atrás”, comenta Luís Mauricio, co-fundador do Natiruts ao lado de Alexandre Carlo (responsável pelas composições). “Saber encerrar algo em um momento em que você está bem é importante. A trajetória que percorremos até aqui é o que nos possibilita isso. Existe uma ideia de missão cumprida e a vontade de viver a experiência da despedida próximos do nosso público”, complementa Alexandre Carlo.

A estrutura preparada para a turnê “Leve com Você” promete amplificar a já conhecida energia positiva dos shows do Natiruts, proporcionando ao público uma experiência inesquecível e repleta de boas vibrações. O repertório da turnê incluirá desde os clássicos mais antigos até os super hits da banda, além de elementos surpresa que prometem surpreender e emocionar os presentes.

“Mais do que um show, vamos fazer uma celebração para que as pessoas saiam dali com a sensação de restauro. Esse é o poder do Natiruts”, conclui Alexandre Carlo.

Serviço:

Natiruts em Natal
Data: 13 de julho
Local: Arena da Dunas
Horário de Abertura da casa: 19h
Classificação Etária: entrada e permanência de crianças/adolescentes de 05 a 15 anos de idade, acompanhados dos pais ou responsáveis, e de 16 a 17 anos, desacompanhados dos pais ou responsáveis legais.
Vendas online em: eventim.com.br
Bilheteria oficial: Jorge Bischoff, L2 Natal Shopping

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Natiruts traz para a Arena das Dunas o show de despedida da banda Read More »

Prefeitura de Natal lança São João 2024 com shows gratuitos e festival de quadrilhas

Prefeitura de Natal lança São João 2024 com shows gratuitos e festival de quadrilhas

Evento trará atrações locais, regionais e nacionais, além de incentivar arraiás de rua em toda a cidade

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-Funcarte), promove o São João de Natal 2024 a partir desta quinta-feira (20.jun.2024) na Praça Pedro Velho, em Petrópolis. O evento contará com shows gratuitos de artistas locais, regionais e nacionais, além de um grande Festival de Quadrilhas e incentivos a arraiás de rua.

A programação inicia na quinta-feira (20) às 18h, com apresentações de Melissa Farias, Arnaldinho Neto, Edyr Vaqueiro e Circuito Musical. Na sexta-feira (21.jun), o palco receberá Yury Misael, Waldonys, Giannini Alencar e a dupla Mari e Rayane. No sábado (22.jun), será a vez de Pedro & Erick, Grafith, Rodrigo Alves e Aline Reis.

Além dos shows, o tradicional Festival Forraço acontecerá no sábado, às 16h30, também com entrada gratuita e apoio da Prefeitura do Natal. O evento oferece uma variedade de opções gastronômicas típicas das festas juninas.

O São João de Natal 2024 continua na quinta-feira (27.jun) com o Festival de Quadrilhas Juninas, que ocorrerá até o domingo (30.jun) no Palácio dos Esportes. Participarão até 25 grupos juninos, incluindo quadrilhas tradicionais, estilizadas e cômicas, de diversos municípios do Rio Grande do Norte. O evento é incentivado pela Lei Djalma Maranhão e contará com um investimento total de R$ 373.940,00, além de premiações que somam R$ 187.000,00.

A Prefeitura também incentivará 40 arraiás de rua em todas as regiões administrativas da cidade, cada um recebendo R$ 5.000,00 para ajudar no custeio da realização. Os regulamentos e documentos para inscrição estarão disponíveis nos sites da Prefeitura de Natal e do blog da Funcarte.

Programação do São João de Natal 2024

Quinta (20/06)

Melissa Farias
Arnaldinho Neto
Edyr Vaqueiro
Circuito Musical

Sexta (21/06)

Yury Misael
Waldonys
Giannini Alencar
Mari e Rayane

Sábado (22/06)

Pedro & Erick
Grafith
Rodrigo Alves
Aline Reis

Foto: Allison Lima/PMC/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Prefeitura de Natal lança São João 2024 com shows gratuitos e festival de quadrilhas Read More »

Projeto Trapiá Semente realiza aulão teatral e apresentações em Caicó

Projeto Trapiá Semente realiza aulão teatral e apresentações em Caicó

Nesta terça-feira (18), mais de 130 jovens do Seridó se reúnem em encontro da fase Cultivar que visa promover a manutenção dos 16 grupos de teatro formados pelo projeto desde 2022

Nesta terça-feira (18), o Trapiá Semente realiza a ação Cultivar de seu projeto, que visa promover a formação de grupos de teatro com adolescentes da região do Seridó. Para marcar o momento, será realizado, em Caicó, um Aulão de Atuação para mais de 130 jovens, além da apresentação da esquete de abertura “Como Manter um Grupo de Teatro” e do espetáculo “Condenadxs”. A programação acontecerá no Centro Cultural Adjuto Dias, das 14h às 17h.

“Essa atividade tem uma beleza especial, porque reúne os 16 grupos participantes desde 2022. A ideia é que todos os jovens tenham a oportunidade de assistir a uma peça dentro de um teatro. Essa experiência amplia a percepção da linguagem teatral e para muitos será a primeira vez”, ressalta Tatiane Fernandes, diretora da Mapa Realizações Culturais, produtora cultural da iniciativa.

Ao longo de 2022, 2023 e 2024, o Projeto Trapiá Semente desenvolveu cursos livres de teatro em 16 cidades do Seridó, sendo estruturado em quatro fases: Semear, Regar, Florescer e Cultivar.

Na primeira etapa, os municípios recebem o espetáculo “Menino Pássaro” da Trapiá Cia Teatral para a comunidade escolar. No decorrer do ano, é desenvolvida a fase Regar, com oficinas dedicadas ao processo de criação e montagem do espetáculo e ensaios que culminam na fase Florescer, com a estreia da peça teatral encenada pelos jovens que contam sua história e exibem os símbolos da cultura de cada município.

No ano seguinte, cada município que acolheu as três primeiras ações recebe a fase Cultivar, que fortalece a manutenção dos grupos e apresenta o espetáculo “As Pelejas de Baltazar”, da Trapiá Cia Teatral.

O Trapiá Semente é produzido pela Mapa Realizações Culturais e foi contemplado no Edital Transformando Energia em Cultura, com patrocínio da Neoenergia Cosern, do Instituto Neoenergia, da Fundação José Augusto, da Secretaria Extraordinária de Cultura e do Governo do Rio Grande do Norte, através da Lei Câmara Cascudo.

Serviço:

Fase Cultivar do Projeto Trapiá Semente
Local: Centro Cultural Adjuto Dias – Caicó/|RN
Data: Terça-feira (18)
Horário: 14h às 17h

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Projeto Trapiá Semente realiza aulão teatral e apresentações em Caicó Read More »

Sodiê lança Bolo de Pistache

Sodiê lança Bolo de Pistache

Novo sabor já está disponível em todas as lojas da rede de franquia

A Sodiê, maior franquia de bolos artesanais do país, conhecida por suas criações saborosas e de muita qualidade, traz o seu novo lançamento: o Bolo de Pistache #163. A combinação de ingredientes de alta qualidade garante uma sobremesa deliciosa e sofisticada.

O pistache, amplamente apreciado e com propriedades nutritivas excepcionais, é a estrela dessa criação. O novo sabor é elaborado com massa branca leve e delicada, que contrasta perfeitamente com seus recheios de trufado e aerado de pistache. A cobertura, feita com trufado de pistache, é finalizada com uma generosa camada de pistache granulado, proporcionando uma explosão de sabores e texturas a cada mordida, garantindo uma experiência única para os amantes de doces.

Além do Bolo de Pistache #163, a rede reúne em seu cardápio outros 80 sabores, incluindo 17 opções da linha Zero Açúcar, receitas caseiras, e até versões veganas. Além disso, oferece uma variedade de docinhos, balas de coco, tortas açucaradas, uma carta exclusiva de cafés e uma linha de salgados, tanto fritos quanto assados.

O lançamento já está disponível em toda a rede de franquias da Sodiê Doces.

Em Natal, as lojas estão localizadas na Av. Prudente de Moraes, 1869, Barro Vermelho (funcionamento: segunda a sábado 11h às 19h e domingo e feriados 11h às 17h), na Rua Dr. Hernani Hugo Gomes, 2974, em Ponta Negra (funcionamento: todos os dias, das 12h às 20h) e na Av. Ayrton Senna, 1995, Nova Parnamirim, Container 5, Shopping Cidade Verde (funcionamento: todos os dias: 10h às 21h30)

Os pedidos podem ser feitos e retirados nas lojas ou no aplicativo Sodiê Doces Oficial, disponível nos dispositivos IOS e Android e via delivery por Whatsapp (Barro Vermelho 84 9423-5680 | Ponta Negra 84 9815-0898 | Nova Parnamirim 84 99854-6040 e/ou iFood. Mais informações: (84) 3346-0020 2020-0592 @sodiedocesnatal.

Sodiê Doces – A Sodiê Doces, maior franquia de bolo do país, possui atualmente 372 lojas abertas no Brasil e duas unidades na cidade de Orlando, nos EUA. Em seu cardápio há mais de 80 variedades de sabores, uma linha Zero Açúcar, bolos caseiros e a versão vegana. Os bolos são elaborados à base de pão de ló, matéria-prima de primeira qualidade e frutas frescas. Também fazem parte do cardápio os docinhos (tradicionais, finos, belgas e bombom), balas de coco e sua linha exclusiva de salgados (cuja sede fica em Boituva – SP). Mensalmente a marca traz os Bolos do Mês, com dois sabores, que ganham desconto especial em todas as unidades. A rede fechou 2023 com faturamento de 640 milhões de reais, registrando crescimento de 15% em comparação com 2022 (560 milhões de reais) e 30 novas unidades.

Site: www.sodiedoces.com.br

Foto: Divulgação/Sodiê

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Sodiê lança Bolo de Pistache Read More »

Natal Restaurant Week aborda vegetarianismo e convida casas participantes a oferecer opções sem carne

Natal Restaurant Week aborda vegetarianismo e convida casas participantes a oferecer opções sem carne

Festival que reúne mais de 25 restaurantes da capital potiguar acontece até o dia 07 de julho

A 1ª edição da Natal Restaurant Week convida o público a uma reflexão: de que forma minhas escolhas alimentares impactam no mundo? Esta é a proposta do tema “Revolução Vegetariana”, que norteia a edição vigente do festival gastronômico, que está sendo realizado na capital potiguar até o dia 7 de julho com a participação dos 26 melhores restaurantes da cidade.

Com o tema, o evento incentiva os restaurantes participantes a trazer opções de pratos vegetarianos em seus menus week, para que o público tenha a oportunidade de refletir sobre o seu consumo e o impacto de suas escolhas diárias no mundo. “Nosso objetivo é democratizar a boa gastronomia. Assim, as pessoas têm a chance de saborear pratos genuínos e culturais nos restaurantes que sempre tiveram vontade de visitar. Tudo isso por um preço fixo e em uma experiência completa e singular”, explica o idealizador da Brasil Restaurant Week, Fernando Reis.

Segundo ele, a Revolução vegetariana vai além das fronteiras da gastronomia, representando um movimento cultural que desafia conceitos pré-estabelecidos e estimula a experimentação. “Nossos chefs estão preparando menus com novas texturas, sabores e combinações, proporcionando uma experiência gastronômica que desafia os sentidos e expande horizontes culinários”, adiciona.

Durante o festival são oferecidos menus especiais com entrada, prato principal e sobremesa a preços fixos entre R$ 54,90 até R$ 89,90 entre almoço e jantar. Em um mês, pratos dos mais variados tipos de cozinha podem ser degustados, desde a tradicional comida brasileira, passando pela italiana, japonesa, contemporânea, argentina, mediterrânea e francesa, passando pelos temperos marcantes da cozinha asiática, até os pratos autorais.

Confira os detalhes dos menus em www.restaurantweek.com.br e acompanhe @restaurantweekbrasil.

Restaurantes participantes: Buongustaio, Camarões Midway, Camarões Potiguar, Famiglia Reis Magos, Forneria 1121, Gustto Praia, Marsala Bistrô, Nau Frutos do Mar, Nemo Cidade Verde, Nemo Petrópolis, Piazza Sicilia, Severina Gastrobar, Tutti Cucina, Brottar Cozinha Afetiva, Camarões Ponta Negra, Caravela Gastrobar, Fogo e Chama, Gustto Forneria,Lotus Japanese Fusion Cusine, Mirante do Careca, Navarro, Nemo Natal Shopping, Nemo Ponta Negra, Piazzale Itália, Thome Galeria & Bistrô e Yuru Golden Tulip Natal Ponta Negra.

Ação social

Durante a Natal Restaurant Week, os clientes podem contribuir e doar R$ 2 por menu, destinados ao Hospital Infantil Varela Santiago, pioneiro no tratamento do Câncer Infantil e referência em Neurocirurgia Pediátrica no Estado que atende 100% crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, pelo Sistema Único de Saúde – SUS. Conheça mais sobre a instituição beneficiada nesta edição em @hospitalvarelasantiago ou https://www.hospitalvarelasantiago.org.br.

Serviço:

1ª Natal Restaurant Week
07 de junho a 07 de julho
54,90 até 89,90 entre almoço e jantar.
Para conhecer os restaurantes e menus participantes, acesse o site www.restaurantweek.com.br.
Saiba das novidades em @restaurantweekbrasil

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Natal Restaurant Week aborda vegetarianismo e convida casas participantes a oferecer opções sem carne Read More »

Natal Shopping participa do Fórum de Reciclagem do RN

Natal Shopping participa do Fórum de Reciclagem do RN

Empreendimento segue comprometido com a promoção de práticas sustentáveis, mostrando que a responsabilidade com o meio ambiente é uma prioridade contínua e coletiva

Alinhado com diversas práticas de sustentabilidade, o Natal Shopping marcou presença no 3º Fórum de Reciclagem de Resíduos Sólidos do Rio Grande do Norte, um dos mais importantes eventos do setor na região Nordeste, que acontece nesta quinta e sexta-feira (13 e 14) na FIERN. O evento reúne especialistas, empresas e instituições comprometidas com a gestão eficiente de resíduos e a preservação dos recursos naturais.

A gerente de marketing do Natal Shopping, Diana Petta, e o gerente de operações, Daniel Lemos, participam do painel “Responsabilidade Compartilhada: Cadeia Produtiva, da Geração à Destinação” e compartilham as iniciativas que o empreendimento adota para promover o descarte correto dos resíduos produzidos por lojistas e clientes, além da educação ambiental.

“A participação no Fórum de Reciclagem reforça nosso compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental. Queremos compartilhar nossas experiências e aprender com outras iniciativas para continuar evoluindo e fazendo a diferença”, destaca Diana Petta. “Através de ações como a central de triagem e o hub de reciclagem, estamos mostrando que é possível combinar desenvolvimento econômico com responsabilidade socioambiental, beneficiando a comunidade e o meio ambiente”, afirma.

WhatsApp Image 2024 06 13 at 15.20.47 1

Ações de reciclagem

Com ações inovadoras e efetivas na área, o Natal Shopping tem se destacado entre as empresas potiguares que se preocupam com o meio ambiente. Entre as principais atividades, está a Central de Triagem, implementada neste ano, para gerenciar os resíduos sólidos gerados pelos lojistas. O sistema permite um controle mais rigoroso e eficiente dos materiais recicláveis e não recicláveis, garantindo que cada resíduo tenha a destinação adequada para cooperativas de reciclagem.

Essa inovação garantiu ao empreendimento um aumento de 10% na sua taxa de reciclabilidade desde junho de 2023, quando a média era de 25%, e também beneficiou diretamente a renda de cinco famílias, graças a uma parceria com a associação filantrópica Mãos que Transformam.

Outro destaque é o Hub de Reciclagem, um ponto de coleta na Praça de Alimentação onde os clientes podem descartar os itens produzidos em casa, como papel, papelão, alumínio, plástico, lixo eletrônico, pilhas, baterias, cápsulas de café, tampinhas de plástico, lâmpadas e óleo de cozinha usado. Todo o material coletado é enviado para instituições parceiras, contribuindo significativamente para a redução do impacto ambiental.

Além disso, o shopping implementou um Reciclômetro para incentivar a participação das pessoas nessas ações. Em um painel de LED, o empreendimento mostra em tempo real o volume dos resíduos reaproveitados ou enviados para o descarte correto. Em 2023, mais de 230 toneladas tiveram destinação correta no Natal Shopping, e neste ano, já foram 86 toneladas para a reciclagem, de janeiro a abril.

E os resíduos orgânicos, como as sobras de alimentos deixadas nas bandejas da praça de alimentação, também fazem parte dessa soma. Periodicamente, o material é destinado ao Minhocário de Berg e utilizado na produção de adubo. O produto faz parte de um ciclo e retorna para ser comercializado no shopping, no espaço Sustentabilidade Transforma, ao lado da C&A no piso L2. O valor arrecadado é utilizado em ações socioeducativas, como a compra de sabões ecológicos produzidos pela Associação De Idosos Julieta Barros.

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Natal Shopping participa do Fórum de Reciclagem do RN Read More »

Bosque Encena e Som da Mata são atrações neste domingo (16) no Parque das Dunas

Bosque Encena e Som da Mata são atrações neste domingo (16) no Parque das Dunas

A programação começa a partir das 10h no Anfiteatro Pau-Brasil

O Parque das Dunas será palco de duas grandes atrações neste domingo (16.jun.2024). Às 10h, o Anfiteatro Pau-Brasil receberá o espetáculo “Chapeuzinho Vermelho, o Musical”, produzido pela Cia Era Uma Vez. A adaptação desta clássica história traz uma abordagem divertida e educativa para as crianças, com músicas contagiantes e um final surpreendente.

Na história, Clara, uma menina alegre, encontra um lobo atrapalhado enquanto caminha para a casa da avó. O musical promete encantar e ensinar lições importantes aos pequenos espectadores.

Às 16h30, o Som da Mata apresenta a banda Brazuca Jazz, formada por Alison Brazuka (guitarra), Gustavo Almeida (bateria) e Humberto Luiz (piano). Criada em 2005, a banda traz um repertório de composições autorais e releituras de clássicos da música brasileira, com muita improvisação e criatividade.

Os eventos são realizados graças à renúncia fiscal da Prefeitura do Natal, através da Lei Djalma Maranhão, e do apoio da Unimed Natal e do Governo do Estado, via Idema e Padaria Hora do Pão. A produção é da SADEPAULA Produções Criativas.

A entrada no Parque das Dunas custa R$ 1,00.

Foto: Tiago Lima

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Bosque Encena e Som da Mata são atrações neste domingo (16) no Parque das Dunas Read More »

Escola homenageia obra de Jackson do Pandeiro em festa junina

Escola homenageia obra de Jackson do Pandeiro em festa junina

Ideia da Casa Escola é ampliar o olhar sobre as tradições juninas e celebrar um dos ícones da música popular brasileira, que influenciou diretamente o forró e outros ritmos brasileiros

A Casa Escola vai realizar, neste sábado (15), sua tradicional festa junina. Com o tema “A Ema Gemeu no Tronco do Juremá”, o evento vai homenagear a obra de Jackson do Pandeiro a partir de uma imersão cultural que envolveu alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. O objetivo é resgatar a memória e celebrar um dos ícones da música popular brasileira, que influenciou diretamente a popularização do forró.

Conhecido como “Rei do Ritmo”, Jackson do Pandeiro combinava elementos de diferentes gêneros musicais nordestinos, como o coco, o xaxado, a embolada e o baião, criando um estilo único que marcou gerações. Na Casa Escola, o trabalho de pesquisa sobre o seu legado teve início ainda no Carnaval, como relata a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Ramona Menezes.

“As crianças ouviram suas canções, estudaram sua história e sua influência na música brasileira. A partir daí, desenvolvemos atividades que contaram com a significação de suas obras, das letras e dos ritmos. Foi perceptível como o universo de Jackson do Pandeiro e tudo que ele representa para a cultura popular nordestina e brasileira encantaram as crianças”, comenta Ramona.

No Fundamental 2, o coordenador Jorge Raminelli explica que a escolha temática deste ano buscou resgatar as raízes do Nordeste profundo. “As festas juninas são tradicionais em todo o Brasil, mas especialmente no Nordeste, esta festividade vem acompanhada de crenças, mitos, muito forró e alegria. É uma homenagem aos verdadeiros homens e mulheres do campo, os matutos, como são orgulhosamente chamados”, enfatiza.

Para ele, a preparação e execução do evento refletem a essência das antigas festas juninas. “Assim como nos tradicionais festejos, onde as famílias se uniam para preparar os pratos, a fogueira e tudo mais, a ideia e importância do trabalho coletivo também estão presentes em nossas atividades. Tudo isso realizado graças ao trabalho de todos, alunos e equipe da escola”, completa Jorge.

A ideia é realizar, ainda neste ano, uma visita ao Memorial Jackson do Pandeiro, em Alagoa Grande, e a Cabaceiras, município paraibano onde nasceu o artista. “É fascinante perceber como ele influenciou e foi influenciado por outros grandes artistas da música brasileira. A conexão entre as composições de diferentes autores, incluindo referências ao trabalho de Jackson do Pandeiro, demonstra a riqueza e a interconexão da nossa herança musical”, destaca a diretora Priscila Griner.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Escola homenageia obra de Jackson do Pandeiro em festa junina Read More »

Centro Cultural Casa de Taipa, em Sagi, promove edição histórica de Arraial Multicultural

Centro Cultural Casa de Taipa, em Sagi, promove edição histórica de Arraial Multicultural

O evento promete uma atmosfera repleta de animação, com muito forró, fogueira, quadrilha no dia 29 de junho, com entrada gratuita

Celebrando o Nordeste e suas ricas tradições juninas, o Centro Cultural Casa de Taipa, localizado em Sagi, promove a 10ª Edição do Arraial Multicultural no dia 29 de junho, com entrada gratuita. O evento promete uma atmosfera repleta de animação, com muito forró, fogueira, quadrilha, brincadeiras típicas, decoração junina e delícias da culinária regional. Além disso, haverá também espaço para arte urbana e exposições, tornando o arraial uma celebração completa da cultura local.

Idealizado pelo jornalista e publicitário Carlos Rubens Alves de Araújo, o Arraial Multicultural tem como principal objetivo promover a valorização da rica cultura popular nordestina. Por meio de manifestações artísticas tradicionais e novas linguagens, o evento busca preservar e difundir as tradições juninas, ao mesmo tempo em que abre espaço para a criatividade e inovação. Além disso, o arraial também tem um impacto positivo na economia local, ao proporcionar oportunidades para os produtores e vendedores de gastronomia junina típica, contribuindo assim para a movimentação econômica da comunidade.

“O projeto visa reafirmar a paixão pela rica cultura popular nordestina que temos vivenciado ao longo da última década. Pretendemos manter a estrutura tradicional do evento realizado em Sagi, na divisa entre o Rio Grande do Norte e a Paraíba, para celebrar São Pedro. Em dez horas de festa renovaremos nosso amor pelo Nordeste, com a apresentação de um trio de forró pé de serra, a tradicional dança de quadrilha junina, a culinária à base de milho na gastronomia. A cultura popular será enaltecida também através do resgate de brincadeiras que marcaram a história das festas juninas, como o pau de sebo e o quebra-pote”, declara o idealizador Carlos Rubens.

“Na programação, agregamos novas linguagens artísticas, como uma intervenção de grafite na parede do Centro Cultural Casa de Taipa, sempre valorizando um artista do Rio Grande do Norte, um show com a performance de uma banda de pop rock e, uma novidade, a apresentação de um grupo de chorinho, gênero homenageado na edição de 2024, ao lado do saudoso cartunista Ziraldo, refletindo a diversidade musical que torna o Brasil um país tão plural. Outra novidade é a exposição ‘Uma Década de Puro Nordeste’, em uma área coberta especialmente construída para este fim, com o intuito de relembrar os 10 anos de história do Centro Cultural Casa de Taipa”..Em breve anunciaremos as atrações”, afirma Rubens.

Este projeto recebeu apoio através do Edital de Seleção de Projetos Multiculturais da Lei Paulo Gustavo do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, com recursos do Governo Federal, na categoria Movimentos Juninos, na edição de 2023. Mais informações no perfil do Instagram @centroculturalcasade .

Sobre o Centro Cultural Casa de Taipa

Desde 2015, o Centro Cultural Casa de Taipa tem sido uma referência e um bastião de resistência no litoral Sul potiguar, fomentando as artes e promovendo eventos culturais ao longo do ano. Sua agenda anual é repleta de atividades diversas, como o Desfile do Bloco da Cobra do Cabeludo, o Arraial Multicultural e o Forró do Candieiro, além do Cine Casa de Taipa, que proporciona exibições cinematográficas para a comunidade local. Essas iniciativas não só enriquecem a vida cultural da região, mas também fortalecem sua identidade e tradições.

SERVIÇO

10ª Edição do Arraial Multicultural
Local: Centro Cultural Casa de Taipa – Rua Antonia Maria da Conceição, SN – Sagi – Baia Formosa/RN
Dia 29 de junho a partir das 19h
Entrada gratuita.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Centro Cultural Casa de Taipa, em Sagi, promove edição histórica de Arraial Multicultural Read More »

Alpendre recebe Socorro Lima, ex-integrante da banda Cavalo de Pau, e muito mais forró em agenda de shows juninos

Alpendre recebe Socorro Lima, ex-integrante da banda Cavalo de Pau, e muito mais forró em agenda de shows juninos

Natal Shopping conta com cenografia temática e promove apresentações ao vivo de artistas locais em celebração ao ritmo nordestino

O Alpendre do Natal Shopping está em clima de festa junina e promete um mês de junho recheado de forró ao vivo no palco Câmara Cascudo. Em meio à decoração cenográfica que remete a uma quadrilha tradicional, com bandeirinhas, igreja e padre para celebrar casamentos, os visitantes poderão desfrutar de apresentações musicais que trazem o melhor do ritmo nordestino em seus diversos estilos.

A programação tem acontecido desde o início do mês, com um repertório variado e contagiante, e neste final de semana é a vez de Nara Costa subir ao palco no dia 14, seguida pela renomada Socorro Lima, ex-integrante da banda Cavalo de Pau, no dia 15. Ela reviverá os grandes hits da sua carreira e trará ao público a essência do forró das antigas.

A programação especial de São João culmina no dia 22 com o São João da Naty, um evento voltado para o público infantil, garantindo diversão para toda a família. Todas as atividades têm entrada gratuita para o público.

“É com muito orgulho que vestimos o nosso Alpendre de festa junina e promovemos essa agenda de shows especial. A festa de São João é uma celebração que tem tudo a ver com o conceito regional do nosso espaço e esperamos que os potiguares e os turistas que participem da nossa festa vão aprovar muito cada detalhe que estamos planejando”, adianta Diana Petta, gerente de marketing do empreendimento.

Além do calendário de shows, o Alpendre está especialmente decorado para a ocasião, criando um ambiente autêntico de festa junina com uma cenografia que inclui bandeirinhas, balões, e até uma igreja e um padre para celebrar casamentos típicos de quadrilha. Essa decoração temática promete encantar visitantes de todas as idades, proporcionando uma experiência imersiva e festiva.

SERVIÇO – São João no Alpendre

Onde: Alpendre do Natal Shopping (Avenida Senador Salgado Filho, 2234)

Quando: 14, 15 e 22 de junho

Confira programação:

  • 14/06 – Nara Costa, às 19h
  • 15/06 – Socorro Lima, às 19h
  • 22/6 – São João da Naty, às 16h

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Alpendre recebe Socorro Lima, ex-integrante da banda Cavalo de Pau, e muito mais forró em agenda de shows juninos Read More »

Alpendre do Natal Shopping presenteia casais com garrafa de vinho no Dia dos Namorados

Alpendre do Natal Shopping presenteia casais com garrafa de vinho no Dia dos Namorados

Empreendimento tem programação romântica e oferece oportunidade de celebrar casamento cenográfico no dia 12 de junho

Para deixar a noite dos Namorados ainda mais especial, o Alpendre do Natal Shopping preparou uma ação exclusiva para os casais apaixonados. No dia 12 de junho, os 100 primeiros clientes que forem jantar em uma das operações gastronômicas do espaço ao ar livre serão presenteados com uma garrafa de vinho, garantindo um toque mais romântico à celebração.

Os brindes serão entregues mediante apresentação de cupom disponibilizado no aplicativo do empreendimento, conforme cronograma divulgado nas redes sociais do shopping (@natal_shopping). Além disso, a programação musical da noite ficará por conta da Banda Café, que tocará o melhor da música internacional, criando o ambiente perfeito. E os casais que quiserem marcar ainda mais a data, por que não celebrar um casamento? O Alpendre vai dispor de uma cenografia com capela e padre para aqueles que queiram “oficializar” o seu amor.

Para Diana Petta, gerente de marketing do empreendimento, o objetivo da ação é proporcionar uma noite memorável para os casais, com boa música, uma seleção gastronômica diversa e um presente especial que é a garrafa de vinho. “Queremos que todos os nossos clientes vivam momentos únicos no nosso Alpendre e todas essas ações vão deixar a comemoração ainda mais inesquecível”, afirma.

O Alpendre funciona de domingo a terça-feira até às 23h e de quarta a sábado até às 00h, com uma variedade de estabelecimentos que prometem agradar a todos os paladares. Entre eles, destacam-se o Calígula, referência há 30 anos no ramo de pizzaria; Juáh Gastrobar, com seus petiscos e culinária regional; DD Burger, que tem no cardápio hambúrgueres feitos na brasa; Faaca Burguer Box , especializado em churrasco de parrilla; e Frutos do Goiás, sorveteria que destaca o que há de melhor nos sabores brasileiros. O Jabá Restaurante é a mais recente adição ao mix, com pratos que unem a culinária regional com a gastronomia contemporânea.

Serviço – Programação do Alpendre – Dia dos Namorados

O que: Show da Banda Café
Quando: 12 de junho, a partir das 19h.
Brinde: Os 100 primeiros casais no Alpendre serão presenteados com uma garrafa de vinho. Brinde disponível mediante apresentação de cupom disponibilizado no aplicativo do empreendimento, conforme cronograma divulgado nas redes sociais do shopping (@natal_shopping)

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Alpendre do Natal Shopping presenteia casais com garrafa de vinho no Dia dos Namorados Read More »

Começam inscrições para concurso fotográfico “Belezas Naturais do Nordeste”

Começam inscrições para concurso fotográfico “Belezas Naturais do Nordeste”

Concurso promovido pela Central Sicredi Nordeste convida participantes a lançarem um olhar sobre a natureza exuberante e diversa da região

Foi iniciado o período de inscrições para o concurso fotográfico “Nossos Retratos”, promovido pela Central Sicredi Nordeste em todos os estados da região. O concurso, que neste ano tem como tema “Belezas Naturais do Nordeste”, segue com inscrições abertas no site (https://sicredine.com.br/concursofotografico/) até o dia 12 de julho.

A edição de 2024 marca os 18 anos de realização do concurso. E é precisamente para valorizar as riquezas naturais da região que a cooperativa convida todos os seus associados a enviarem imagens de praias, jardins, cachoeiras, rios, parques naturais, paisagens com animais típicos da região, nascer e pôr do sol e outras que entendam representar as belezas naturais do Nordeste.

“O Concurso Fotográfico é uma promoção cultural destinada a todos os associados Sicredi da nossa região. É uma ação que reforça nosso compromisso de valorização e relacionamento com quem tem o Sicredi como sua instituição financeira”, explica Jackmary Borges, Coordenadora de Comunicação e Marketing da Central Sicredi Nordeste.

Pode participar do concurso qualquer pessoa com mais de 18 anos associada a uma das cooperativas do Sicredi descritas no Regulamento (https://sicredine.com.br/concursofotografico/regulamento.php). Os interessados devem enviar imagens que retratem os cenários naturais de seu estado, como as praias que banham o litoral nordestino, assim como outras belezas naturais da região.

Premiação

Os três primeiros colocados no concurso, que serão escolhidos por uma comissão julgadora formada por três fotógrafos profissionais, serão contemplados com prêmios: um iPhone 15 Pro Max 128GB para o 1º colocado, um Notebook Dell Inspirion 15 para o 2º e um Galaxy Tab S9 FE + para o 3º lugar.

“Além dos prêmios para os primeiros colocados, nós contemplamos todos os autores das 24 fotos vencedoras no Concurso com troféus personalizados e proporcionamos a eles que suas fotografias sejam impressas no nosso calendário regional do ano subsequente, que possui uma tiragem de mais de 210 mil unidades distribuídas nos 9 estados do Nordeste”, acrescenta Jackmary Borges.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Começam inscrições para concurso fotográfico “Belezas Naturais do Nordeste” Read More »

Praia Shopping celebra Dia dos Namorados com show especial gratuito

Praia Shopping celebra Dia dos Namorados com show especial gratuito

Além da programação de lazer e entretenimento o Praia Shopping lançou uma promoção especial para os clientes

Qual seria a programação ideal para você curtir o Dia dos Namorados? Jantar a dois, show, cineminha? No Praia Shopping a noite dos apaixonados será especial e combina música ao vivo, cinema e opções gastronômicas variadas, criando o ambiente perfeito para celebrar o amor.

No dia 12 de junho, a partir das 19h, a praça de alimentação do Praia Shopping será transformada com uma decoração romântica, criando o ambiente perfeito para a noite dos namorados. O destaque da noite será a apresentação musical do artista Webster Gratidão, que promete embalar os casais com uma performance especial e repleta de romantismo. No Moviecom, no dia 12, estará em vigor a promo “Todo Mundo Paga Meia”, proporcionando ao público a opção de curtir um bom filme a dois.

Praia Shopping celebra Dia dos Namorados com show especial gratuito

Além da programação de lazer e entreternimento o Praia Shopping lançou uma promoção especial para os clientes. A partir do dia 4 de junho, quem realizar compras a partir de R$ 249,00 ganhará uma caixinha de BEIJOS da Cacau Show. Esta doce lembrança, contendo deliciosas gotinhas de chocolate em dois sabores, é o presente ideal para incrementar ainda mais o Dia dos Namorados.

De acordo com a gerente geral do Praia Shopping, Danielle Leal, a expectativa é de um incremento de 5% nas vendas durante o período da campanha de Dia dos Namorados. “Nosso objetivo com a campanha e ações é exaltar o amor em todas as suas formas e idades, celebrando o gesto do beijo. Estamos confiantes de que nossa programação especial e as promoções atrairão um grande público e proporcionarão uma noite inesquecível para os casais”, afirma Danielle.

Serviço:

Data: 12 de junho
Horário: A partir das 19h
Local: Praça de Alimentação do Praia Shopping
Atração Musical: Webster Gratidão

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Praia Shopping celebra Dia dos Namorados com show especial gratuito Read More »

Prefeito de Natal diz que São João em 2024 será modesto

Prefeito de Natal diz que São João em 2024 será modesto

Chefe do Executivo afirmou que a prioridade será para obras, com evento focado na cultura local e atrações reduzidas

São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito

Durante um evento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio) nesta quinta-feira (6.jun.2024), o prefeito de Natal, Álvaro Dias, anunciou que a festa de São João deste ano será mais modesta em comparação com edições anteriores. A administração municipal priorizará investimentos em obras, limitando os recursos disponíveis para o evento.

“Não temos recursos disponíveis para fazer um grande São João como em anos anteriores, mas faremos uma celebração mais voltada para o natalense, com algumas atrações possíveis. Queremos manter a cultura, as características e a tradição da nossa festa,” afirmou o prefeito.

Os detalhes sobre a programação e as atrações para o São João de Natal 2024 serão divulgados em breve, prometendo uma celebração que, embora reduzida, ainda preservará a essência cultural da cidade.

Foto: Ascom/PMN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Prefeito de Natal diz que São João em 2024 será modesto Read More »

Parque das Dunas recebe Bosque Encena com Banda Brincantos e show de Sérgio Groove

Parque das Dunas recebe Bosque Encena com Banda Brincantos e show de Sérgio Groove

Evento gratuito promete diversão para toda a família neste domingo

No próximo domingo (9.jun.2024), o Parque das Dunas será palco de um dia de entretenimento e música para toda a família com os eventos Bosque Encena e Som da Mata. Às 10h, a Banda Brincantos, formada por Ana Pinheiro (voz), Rodrigo Mariazi (vocal e guitarra) e Ronaldo Teclas (teclado), promete animar o público infantil com um repertório alto astral e infanto-juvenil, além da participação especial de bailarinos e personagens vivos que encantam as crianças.

Mais tarde, às 16h30, o Som da Mata apresenta o show do renomado contrabaixista Sérgio Groove, acompanhado pelos músicos Jubileu Filho na guitarra, Anderson Mello na bateria e Felipe Magno nos teclados. O grupo irá revisitar momentos marcantes de suas carreiras, com destaque para os trabalhos iniciais de Sérgio Groove, datados de 2002.

O Bosque Encena e o Som da Mata são eventos realizados graças à renúncia fiscal da Prefeitura do Natal através da Lei Djalma Maranhão e ao suporte financeiro da Unimed Natal. O evento também conta com o apoio do Governo do Estado, através do Idema, e da Padaria Hora do Pão. A produção é assinada pela SADEPAULA Produções Criativas, que há mais de 20 anos organiza eventos culturais na cidade.

Programação:

Data: 09/06 (domingo)
Bosque Encena com a Banda Brincantos
Horário: 10h
Local: Parque das Dunas, Anfiteatro Pau-Brasil
Som da Mata com Sérgio Groove
Horário: 16h30
Local: Parque das Dunas, Anfiteatro Pau-Brasil
Acesso ao Parque: R$ 1,00

Foto: Tiago Lima

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Parque das Dunas recebe Bosque Encena com Banda Brincantos e show de Sérgio Groove Read More »

Deive Leonardo traz nova turnê mundial nesta sexta-feira para Natal

Deive Leonardo traz nova turnê mundial nesta sexta-feira para Natal

Os números nas redes sociais evidenciam que Deive está levando a palavra de Jesus cada vez mais longe

Prepare-se para uma noite de fé, transformação e muita emoção com a apresentação do evangelista Deive Leonardo, um dos nomes mais influentes do cenário gospel atual. Nesta sexta-feira, dia 7 de junho, ele desembarca em Natal para apresentar a turnê mundial “Antes e Depois” no Teatro Riachuelo, às 20h30. As últimas inscrições estão sendo feitas a partir de R$ 80,00 na bilheteria do teatro (de terça a sábado, das 14h às 20h) e no site uhuu.com.

Depois de revelar a resposta para centenas de milhares de pessoas, chegou a hora de Deive Leonardo; considerado um dos maiores evangelistas do mundo, Youtuber e escritor de best-sellers; guiá-las ao momento decisivo – que vai dividir a vida em Antes e Depois.

Os números nas redes sociais evidenciam que Deive está levando a palavra de Jesus cada vez mais longe. No Instagram, são mais de 16 milhões de seguidores. Em seu canal no YouTube, o número de inscritos ultrapassa a marca dos 9 milhões, gerando um engajamento de quase meio bilhão de visualizações.

Deive também deixou sua marca na Netflix – protagonizando o primeiro conteúdo de Evangelização na história da plataforma. Isso permitiu que ele continuasse cumprindo sua missão, levando a palavra de Jesus e tocando corações em mais de 190 países, chegando ao top 3 dos mais assistidos no Brasil.

Além disso, é autor dos livros: “O Deus que me faz chorar”; “Ser Diferente #Partiu”; “O amor mais louco da história”; “Coragem para recomeçar”; “Final da Tempestade” e “Devocional alegria do amanhecer”.

Apesar de ter nascido em um lar cristão, somente aos 19 anos, após um encontro especial com Deus, passou a se dedicar a ser um agente de transformação na vida das pessoas. Formado em Direito, chegou a trabalhar como vendedor e bancário, mas, sentiu que não era aquilo que o fazia feliz. Deive é casado com Paula Martins e pai dos pequenos João Leonardo, Noah Leonardo e Serena.

O evento em Natal é uma realização da Viva Promoções e Non Stop Produções. Mais informações: @vivapromocoes.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Deive Leonardo traz nova turnê mundial nesta sexta-feira para Natal Read More »

Projeto social leva oficina de confeitaria e empreendedorismo para imigrantes em Natal

Projeto social leva oficina de confeitaria e empreendedorismo para imigrantes em Natal

Quarta edição do “Transformando Açúcar em Oportunidade” será ministrada para venezuelanos no dia 14 de junho

Em Natal, no dia 14 junho, imigrantes venezuelanos poderão experimentar a doçura de aprender uma nova profissão. Essa é a proposta do projeto social “Transformando Açúcar em Oportunidade”, liderado pela confeiteira Vivi Costa. Com a meta inicial de impactar positivamente 100 alunos, o programa oferece oficinas cuidadosamente elaboradas pela profissional, juntamente aos parceiros do projeto.

“Ao capacitar essas pessoas na arte da confeitaria e fornecer as ferramentas necessárias para a gestão de negócios, o projeto busca não apenas transformar suas perspectivas, mas também abrir portas para um futuro mais promissor”, pontua a confeiteira e empreendedora, Vivi Costa.

O programa abrange desde técnicas essenciais na produção de doces, bolos e biscoitos até instruções detalhadas sobre precificação e estratégias de vendas, tudo gratuitamente. “Além disso, cada participante receberá um ‘kit primeira produção’, fornecendo os recursos essenciais para iniciar seu próprio empreendimento”, explica a idealizadora do evento.

Sobre o projeto

Rumo a quarta edição, o “Transformando Açúcar em Oportunidade” já deixou sua marca em diversas comunidades de Natal, ao promover três oficinas de sucesso anteriormente. Entre elas, um programa dedicado à produção de ovos de Páscoa, ministrado para as mães do projeto Balé da Ralé, na comunidade do Japão, localizada na zona Oeste de Natal.

O projeto, composto por cinco etapas, finalizará oficialmente em julho, com o Papo de Confeiteira, entre os dias 22 e 23, um dos maiores eventos de confeitaria do Brasil. Na oportunidade, profissionais do ramo terão a oportunidade de vivenciar dois dias de imersão intensiva em marketing, vendas e gestão de confeitarias, com conteúdos práticos e atualizados apresentados por líderes do setor. “O objetivo da ação é equipar os participantes para prosperar no negócio da confeitaria, alcançando um faturamento mensal de até cinco dígitos”, ressalta Vivi Costa.

Quem é Vivi Costa

Vivi Costa, a visionária por trás do Transformando Açúcar em Oportunidade, é uma profissional amplamente reconhecida no ramo da confeitaria. Com um MBA em Gestão Estratégica de Negócios e mais de 5000 alunas impactadas por seus ensinamentos, Vivi é uma consultora e instrutora de negócios. Sua especialização em gestão e precificação para confeitaria a levou a desenvolver o aplicativo “Bolo no Bolso”, pioneiro no Brasil em gestão para confeiteiras.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Projeto social leva oficina de confeitaria e empreendedorismo para imigrantes em Natal Read More »

Seminário Nacional de Mulheridades e Cultura será realizado em Natal

Seminário Nacional de Mulheridades e Cultura será realizado em Natal

Evento visa fortalecer a participação das mulheres na cultura e discutir políticas públicas; inscrições até 9 de junho

Estão abertas as inscrições para o Seminário Nacional de Mulheridades e Cultura, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de junho de 2024, na cidade de Natal, Rio Grande do Norte. O evento, organizado pelo Ministério das Mulheres em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e o Governo do Rio Grande do Norte, tem como objetivo promover a troca de experiências entre mulheres atuantes na cultura, fortalecer a organização social e estimular a participação política feminina na construção de políticas públicas.

As ministras Cida Gonçalves (Mulheres) e Margareth Menezes (MinC) estarão presentes na cerimônia de abertura, dando início a dois dias de intensos debates e atividades. O seminário contará com mesas temáticas que abordarão diversos tópicos relacionados à cultura e à participação feminina, proporcionando um espaço para o diálogo e a construção coletiva de saberes.

Além das discussões, o evento incluirá apresentações culturais protagonizadas por mulheres, destacando a diversidade e a riqueza das expressões artísticas femininas. Essas apresentações visam valorizar o trabalho das mulheres na cultura e dar visibilidade às suas contribuições.

Um caderno temático será produzido ao final do seminário, reunindo a relatoria das discussões e as memórias do evento. Este material servirá como referência para futuras iniciativas semelhantes em outras regiões, ajudando a promover a continuidade das ações e a reflexão sobre o papel das mulheres na cultura.

Carmen Foro, Secretária Nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política do Ministério das Mulheres, destacou a importância do seminário para fortalecer a presença das mulheres na cultura e reconhecer suas contribuições essenciais para a diversidade cultural brasileira. “Este seminário é uma oportunidade de dialogar, construir políticas públicas e fortalecer a mobilização das mulheres na cultura e na política”, afirmou Foro.

Inscrições e participação

As inscrições são gratuitas e estão abertas ao público, com um limite de 150 vagas. As interessadas devem preencher um formulário com nome completo, RG, CPF, e-mail e indicar se fazem parte de alguma organização da sociedade civil. As mulheres terão prioridade nas inscrições, e os custos de hospedagem, transporte e alimentação são de responsabilidade das participantes. Para se inscrever, acesse o formulário de inscrição disponível online até o dia 9 de junho.

Programação

18 de junho (terça-feira)

8h – Recepção e Credenciamento
9h30 – Apresentação Cultural
10h – Cerimônia de Abertura
12h – Almoço
13h30 – Mesa 1: Mulheres nas políticas públicas culturais.
15h30 – Coffee break
16h – Mesa 2: Ancestralidade, identidade, diversidade e acessibilidade nas práticas culturais brasileiras femininas
18h – Apresentação Cultural

19/06 (quarta-feira)

9h – Mesa 3: Um Brasil sem misoginia por meio da Política Nacional das Artes
10h – Mesa 4: Mulheres e Cultura: Processos Comunicacionais
12h – Almoço
13h30 – Mesa 5: Economia Criativa como ferramenta de capacitação e emancipação das mulheres
15h30 – Coffee Break
16h – Grupos de Reflexão:

Mulheres nas políticas públicas culturais e a política cultural para mulheres
Ancestralidade, identidade, diversidade e acessibilidade nas práticas culturais brasileiras femininas
Um Brasil sem misoginia por meio da Política Nacional das Artes 3
Mulheres e Cultura: Processos Comunicacionais
Economia Criativa 5

17h – Apresentação da Relatoria e dos Grupos de Reflexão

18h – Apresentação Cultural

Foto: Juliana Eliziario/Ministério das Mulheres/Ilustração/Arquivo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Seminário Nacional de Mulheridades e Cultura será realizado em Natal Read More »

Restaurant Week chega nesta sexta-feira a Natal e segue até 7 de julho

Restaurant Week chega nesta sexta-feira a Natal e segue até 7 de julho

Mais de 25 casas famosas da cidade estão participando

Uma ótima oportunidade de degustar menus deliciosos de restaurante famosos com preços justos. Maior festival gastronômico da América Latina, o Brasil Restaurant Week chega à capital potiguar e realiza a sua primeira edição. A partir desta sexta-feira, dia 07 de junho, até o dia 07 de julho, os potiguares irão se encantar com o que os restaurantes participantes da 1ª edição da Natal Restaurant Week prepararam para uma experiência gastronômica inesquecível.

Durante o festival são oferecidos menus especiais com entrada, prato principal e sobremesa a preços fixos entre R$ 54,90 até R$ 89,90 entre almoço e jantar. Em um mês, pratos dos mais variados tipos de cozinha podem ser degustados, desde a tradicional comida brasileira, passando pela italiana, japonesa, contemporânea, argentina, mediterrânea e francesa, passando pelos temperos marcantes da cozinha asiática, até os pratos autorais.

Com o tema, “Revolução Vegetariana”, o evento incentiva os restaurantes participantes a trazer opções de pratos vegetarianos em seus menus week, para que o público tenha a oportunidade de refletir sobre o seu consumo e o impacto de suas escolhas diárias no mundo. “Nosso objetivo é democratizar a boa gastronomia. Assim, as pessoas têm a chance de saborear pratos genuínos e culturais nos restaurantes que sempre tiveram vontade de visitar. Tudo isso por um preço fixo e em uma experiência completa e singular”, explica o idealizador da Brasil Restaurant Week, Fernando Reis.

Mais de 25 casas famosas da cidade estão participando, são elas: Buongustaio, Camarões Midway, Camarões Potiguar, Famiglia Reis Magos, Forneria 1121, Gustto Praia, Marsala Bistrô, Nau Frutos do Mar, Nemo Cidade Verde, Nemo Petrópolis, Piazza Sicilia, Severina Gastrobar, Tutti Cucina, Brottar Cozinha Afetiva, Camarões Ponta Negra, Caravela Gastrobar, Fogo e Chama, Gustto Forneria, Lotus Japanese Fusion Cusine, Mirante do Careca, Navarro, Nemo Natal Shopping, Nemo Ponta Negra, Piazzale Itália, Thome Galeria & Bistrô e Yuru Golden Tulip Natal Ponta Negra.