Projeto Trapiá Semente realiza apresentações gratuitas em Jardim do Seridó e Serra Negra do Norte

Projeto Trapiá Semente realiza apresentações gratuitas em Jardim do Seridó e Serra Negra do Norte

As atividades fazem parte da fase Florescer, marcada pela estreia dos espetáculos montados por grupos de teatro formados pelo projeto

Nos dias 14 e 19 de setembro, o Projeto Trapiá Semente realiza a fase ‘Florescer’ nos municípios de Jardim do Seridó e Serra Negra do Norte com o trabalho do Coletivo Inxú e Grupo Onça Negra, ambos criados pelo projeto, durante a fase ‘Regar’. As apresentações são gratuitas e abertas ao público, com ensaios gerais e estreias marcadas em cada cidade.

A programação tem início em Jardim do Seridó na quinta-feira, 12 de setembro, com o ensaio geral aberto do espetáculo “Através do Tempo”, seguido pela grande estreia no sábado, 14 de setembro. Em Serra Negra do Norte, o público poderá conferir o ensaio geral do espetáculo “A historinha é essa e a santa não aparece”, do Grupo Onça Negra, na quarta-feira, 18 de setembro, com a estreia oficial programada para quinta-feira, 19 de setembro.

A fase Florescer já passou por outras três cidades, com público estimado em 650 pessoas, que assistiram aos espetáculos “O inventor na terra das artes” – Grupo Flor de Mandacaru – São João do Sabugi (17 e 23 de agosto); “Deveres e Sonhos” – Grupo de Teatro Caroá – Tenente Laurentino Cruz (22 e 24 de agosto) e “Em cada ponto, borda um conto” – Grupo de Teatro Juazeiro – Timbaúba dos Batistas (31/ago e 02/set).

Segundo Tatiane Fernandes, produtora do Trapiá Semente, a iniciativa já impactou diretamente a vida de 375 jovens seridoenses entre 2022 e 2024. “O curso de teatro propõe ampliar os horizontes da juventude, tanto na construção de cidadania quanto sobre as profissões relacionadas ao teatro, além de compartilhar uma experiência onde o jovem é o protagonista na criação e na execução de uma obra artística”, explica a produtora.

Conheça o Projeto Trapiá Semente

O Projeto Trapiá Semente é uma iniciativa da Associação Cultural Trapiá, de Caicó, voltada para a criação e profissionalização de grupos de teatro no Seridó potiguar, que acontece desde 2022. Durante a preparação, os jovens participam de um curso livre de teatro, e se distribuem entre papéis de atuação, criação de figurinos e elaboração de texto, dramaturgia e criação de cenas, de acordo com suas habilidades e aptidões.

Estruturado em quatro fases distintas – “Semear”, “Regar”, “Florescer” e “Cultivar” – o projeto abraça seu propósito por meio de uma série de oficinas englobando iniciação teatral, construção de instrumentos, construção de cenas, direção artística e produção de espetáculos. Presente em 16 municípios do Seridó Potiguar, o projeto já promoveu apreciação teatral a mais de 15 mil pessoas e oportunizou a formação artística para mais de 300 jovens.

O Trapiá Semente é um projeto da Trapiá Cia Teatral em parceria com a Mapa Realizações Culturais e é realizado por meio do edital “Transformando a Energia em Cultura”, com patrocínio da Neonergia Cosern, do Instituto Neoenergia, do Governo do Estado do RN, via Secretaria Estadual de Cultura e Fundação José Augusto através da Lei Câmara Cascudo, além do apoio das prefeituras municipais onde o projeto é executado.

PROGRAMAÇÃO

JARDIM DO SERIDÓ
Coletivo Inxú
12/09, às 15h30 – Ensaio aberto
Local: Secretaria de Assistência Social
14/09, às 20h – Estreia do espetáculo “Através do Tempo”
Local: Casa de Cultura Popular

SERRA NEGRA DO NORTE
Grupo Onça Negra
18/09, às 9h – Ensaio aberto
Local: Cras
19/09, às 19h – Estreia do espetáculo “A historinha é essa e a Santa não aparece”
Local: Escola ABC

Fotos: Pedro Andrade

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal