Internacional

Os principais acontecimentos ao redor do planeta, tudo o que acontece no Mundo você encontra aqui, no Por dentro do RN.

Startup potiguar amplia atuação de mercado em evento internacional

Startup potiguar amplia atuação de mercado em evento internacional

A participação da Faceponto no Web Summit 2023, em Portugal, consolida a estratégia de expansão e crescimento da empresa

Com a presença de mais de 2.600 startups de diversos lugares do mundo, Lisboa foi palco de mais uma edição do Web Summit, considerado por especialistas como o maior evento de tecnologia da Europa e um dos maiores do mundo, e que foi realizado dos dias 13 a 16 de novembro. Fundada em Natal/RN, a Faceponto foi uma das representantes do Brasil na edição 2023 do evento, que totalizou a participação de mais de 70 mil pessoas, dentre elas mais de cinco mil investidores.

Selecionada pela Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Ministério das Relações Exteriores, a Faceponto participou do evento pela segunda vez consecutiva e, dessa vez, desembarcou no Web Summit com foco em alcançar o mercado internacional e levar suas soluções já consolidadas em todo o Brasil para setores de Recursos Humanos de empresas de diversos portes e segmentos.

A participação no evento possibilitou o diálogo com empresários vinculados à gestão de grandes empresas e proporcionou a troca de experiências exitosas entre startups de diversos lugares do mundo. Para Cássio Leandro, um dos fundadores e CEO da Faceponto, a participação no Web Summit 2023 é motivo de celebração individual e coletiva.

“As nossas expectativas foram superadas, tanto em relação ao número de negócios realizados pela nossa comitiva técnica, quanto pela comercial. Além disso, conseguimos mostrar nossa capacidade de entregar soluções inovadoras, que podem ser aplicadas por empresas em qualquer lugar do mundo”, avalia Cássio.

Após fazer contatos com clientes em potencial, de grande porte, e estabelecer diálogo com times técnicos do mundo todo, a equipe da Faceponto espera alcançar bons resultados. “Nossa participação confirmou algo que já sabíamos: quão robusto nosso sistema é e sua capacidade para bem atender aos nossos clientes. Essa legitimação é valiosa para a empresa, mas também para o segmento que representamos”, destaca Cássio.

O Web Summit proporcionou aos participantes um aprofundamento estratégico acerca de seus respectivos negócios, melhorando a percepção de planejamento da Faceponto para o próximo ano.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Milei convida Lula para posse e adota tom amistoso

Milei convida Lula para posse e adota tom amistoso

Presidente eleito da Argentina destaca proximidade e cooperação entre os países

O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, enviou uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no domingo (26) convidando-o para a sua posse, marcada para 10 de dezembro.

Na carta, divulgada pelo jornal argentino Clarín, Milei adota um tom amistoso, depois de uma campanha recheada de insultos ao brasileiro. Ele destaca a proximidade dos países em termos geográficos e históricos e defende que haja cooperação para o desenvolvimento das nações.

“Ambas as nações têm muitos desafios pela frente e estou convencido de que uma mudança econômica, social e cultural, baseada nos princípios da liberdade, irá posicionar-nos como países competitivos nos quais os seus cidadãos podem desenvolver as suas capacidades ao máximo e assim, escolher o futuro que desejam”, afirmou o presidente eleito.

Milei também menciona a importância da integração física, do comércio e da presença internacional entre os países.

“Desejamos continuar a compartilhar áreas de complementaridade, a nível da integração física, do comércio e da presença internacional, que permitam que toda esta ação conjunta se traduza, de ambos os lados, em crescimento e prosperidade para os argentinos e brasileiros”, acrescentou.

Ao final, Milei diz esperar um “trabalho frutífero” e uma “construção de laços” entre os dois países e que deseja encontra com Lula em breve.

A carta foi entregue ao ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, durante a visita da futura chanceler argentina, Diana Mondino.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Brasil faz melhor campanha da história no Parapan ao somar 343 pódios

Brasil faz melhor campanha da história no Parapan ao somar 343 pódios

País lidera quadro de medalhas, à frente de EUA (2º) e Colômbia (3º)

A delegação brasileira encerrou sua participação no Parapan de Santiago (Chile) com a melhor campanha da história, ao totalizar 343 medalhas (156 ouros, 98 pratas e 89 bronzes), 35 a mais que na edição passada, há quatro anos, em Lima (Peru). Líder no quadro de medalhas, o Brasil deixou para trás Estados Unidos, segundo colocado com 166 pódios, e Colômbia (em terceiro com 161). O Brasil segue hegemônico na competição, liderando a classificação geral, desde a edição do Rio de Janeiro (2007). A edição de Santiado chegou ao fim neste domingo (26).

“O resultado foi extraordinário. Sabíamos que era um grande desafio fazer uma campanha melhor que Lima, mas nossa delegação superou todas as marcas de todos os tempos. Tivemos uma participação muito importante nos Jogos, com atletas jovens – 40% deles disputaram a competição pela primeira vez. Mais de 100 medalhas foram conquistadas por jovens. Realmente uma competição espetacular”, festejou Mizael Conrado, bicampeão paralímpico de futebol de cegos, e atual presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Domingo com 11 pódios do Brasil

O ciclismo e o badminton garantiram as últimas medalhas (cinco ouros e seis pratas) do Brasil neste domingo (26). A primeira a subir ao topo do pódio foi a brasiliense Daniele Souza que venceu a peruana Jaquelin Javier, por 2 a 0, no torneio de simples do badminton da classe WH1 (cadeira de rodas), com parciais de 21/13 e 21/13.

Além de Daniele, outros sete atletas da modalidade asseguraram medalhas na modalidade. A sergipana Maria Gilda Antunes foi prata ao ser superada por 2 a 0 (21/4 e 21/2) pela peruana Pilar Cancino, pela classe WH2 (cadeira de rodas). Vice-campeão paralímpico nos Jogos de Tóquio, o paranaense Vitor Tavares, deixou escapar o ouro e foi prata depois de perder a final da disputa de simples da classe SH6, por 2 a 0 (21/19 e 21/15,).

O badminton brasileiro garantiu ainda dois ouros em cinco finais. O casal de noivos formado pela paranaense Edwarda Dias e o paulista Rogério Oliveira bateram os compatriota Adriane Ávila e Yuki Roberto por 2 a 0 (21/13 e 21/13) na final .duplas mistas das classes SL3 (pessoas com deficiência nos membros inferiores que andam) e SU5 (pessoas com deficiência nos membros superiores).

“É uma vitória que a gente estava trabalhando muito para conseguir devido a pontuação para a classificação para Paris. Isso nos deixa muito mais próximos do sonho, que é ter uma vaga nos Jogos de Paris 2024”, festejou Rogério, de 22 anos.

O brasiliense Marcelo Conceição também assegurou o ouro, no torneio de simples masculino, classe WH1 (cadeira de rodas), ao superar o paulista Rodolfo Cano (prata), que ficou com a prata. Conceição ganhou por 2 a 0 (21/8 e 21/5. Fechando os pódios do badminton, o paulista Júlio César Godoy ficou com a prata no torneio de simples da classe WH2 (cadeiras de rodas) após derrota para o chileno Jaime Urrutia por 2 a 0 (21/15 e 21/11).

No ciclismo, a paranaense Jady Malavazzi garantiu o ouro ao venceu a prova de ciclismo de estrada, com o tempo de um tempo de 1h32min42, deixando para trás com a prata as norte-americanas Sophia Brim (1h38min48), medalha de prata, e Jenna Rollman (1h38min49), que ficou com o bronze.

Também teve ouro da paulista Bianca Canovas Garcia na prova individual contrarrelógio dada classe B2 (limitação visual), ao lado da piloto com o que conta com o auxílio de um guia piloto Nicolle Borges. Elas cruzaram em primeiro lugar a linha de chegada em 2h06min36. A prata ficou com a argentina Maria Agustina Cruceño (2h10min49), e o bronze com outra argentina: Maria José Quiroga (2h13min06).

“Foi muito emocionante fazer essa prova, mais essa conquista, graças a Deus deu tudo certo, conseguimos o primeiro lugar. Treinamos muito para isso, a prova estava bem complicada, mas deu tudo certo no final”, afirmou Bianca Garcia.

Fechando o rol de medalhas do ciclismo, o paulista Lauro Chaman foi prata na prova de estradda ciclismo da classe C4-5 (deficiência físico-motora e amputados) como tempo empo de 1h48min58. Em primeiro lugar, com o ouro, foi do colombiano Carlos Vargas (1h48min58), e o bronze ficou com o dominicano José Rodríguez (1h52min05).

Foto: Miriam Jeske/CPB

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

OMS alerta para aumento de infecções respiratórias e surtos de pneumonia em crianças na China

OMS alerta para aumento de infecções respiratórias e surtos de pneumonia em crianças na China

Organização pede informações detalhadas sobre os casos e recomenda medidas de prevenção

A Organização Mundial da Saúde (OMS) manifestou preocupação nesta quinta-feira (23.nov.2023) com o aumento de surtos de pneumonia infantil na China. A instituição pediu ao país informações detalhadas sobre os casos.

Em comunicado, a OMS lembra que, no dia 13 de novembro, as autoridades chinesas da Comissão Nacional de Saúde relataram aumento na incidência de doenças respiratórias no país.

As autoridades atribuíram o aumento ao levantamento das restrições relativas à pandemia de covid-19 e à circulação de agentes patogênicos conhecidos, como o da gripe, o Mycoplasma pneumoniae, o vírus sincicial respiratório (RSV) e o SARS-CoV-2, que causa a covid.

No início desta semana, a comunicação social e o sistema de vigilância ProMED relataram surtos de pneumonia não diagnosticada em crianças no Norte da China. A OMS não descarta que esses casos estejam associados ao aumento de infecções respiratórias, anteriormente relatado pelas autoridades chinesas, ou se se trata de eventos separados.

A OMS pediu informações epidemiológicas e clínicas adicionais, bem como resultados laboratoriais desses casos notificados entre crianças, por meio do regulamento sanitário internacional.

A instituição também solicitou mais informações sobre as tendências recentes na circulação de agentes patogênicos conhecidos, incluindo gripe, SARS-CoV-2, RSV e Mycoplasma pneumoniae, e a carga atual sobre os sistemas de saúde.

Enquanto aguarda informação adicional, a OMS recomenda à população chinesa que cumpra medidas para reduzir o risco de doenças respiratórias, entre elas vacinação, manutenção da distância de pessoas doentes, ficar em casa quando estiver doente, fazer exames e receber cuidados médicos conforme necessário, usar máscaras, garantir boa ventilação e lavar as mãos de forma regular.

Foto: cattan2011/VisualHunt/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Javier Milei vence as eleições argentinas

Javier Milei vence as eleições argentinas

Futuro presidente venceu disputa acirrada no segundo turno

O candidato de ultradireita Javier Milei será o futuro presidente da Argentina pelos próximos quatro anos. Com 98,21% das urnas apuradas, ele está matematicamente eleito com 55,75% dos votos, contra 44,24% do candidato governista e atual ministro da Economia, Sergio Massa.

Ao votar no início da tarde, Milei disse que “tudo o que tinha de ser feito já foi feito” e a hora de as pessoas falarem tinha chegado, “apesar da campanha do medo”. O candidato da coalizão La Libertad Avanza disse que o momento era de esperança, para impedir o que chamou de “continuidade da decadência”.

Economista, Milei se caracteriza por ser um candidato antissistema num país abalado por uma grave crise econômica, onde a inflação chegou a 142,7% nos 12 meses terminados em outubro. Ele promete dolarizar a economia e extinguir o Banco Central argentino para acabar com a inflação, mas amenizou outras promessas no segundo turno, prometendo não privatizar a saúde e as escolas públicas.

Alçado à fama como comentarista econômico em programas de televisão, Milei se diz amante de cães e, segundo a mídia argentina, tem vários clones de um cachorro que viveu de 2004 a 2017. Embora tenha se aliado a políticos da direita tradicional no segundo turno, como o ex-presidente Mauricio Macri e a candidata derrotada Patricia Bullrich, o candidato vencedor atraiu o voto sobretudo dos mais jovens ao se posicionar contra aos políticos tradicionais, que chama de “a casta”.

Durante a campanha, Milei foi comparado a políticos como o ex-presidente norte-americano Donald Trump e o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro. O futuro presidente argentino define-se como libertário e anarcocapitalista e declarou-se defensor de ideias como a comercialização de órgãos e a livre venda de armas. Durante o segundo turno, criticou o papa Francisco, a quem chamou de comunista.

Lula

Pelas redes sociais, antes mesmo da confirmação da vitória de Milei, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou as instituições argentinas pela condução do processo eleitoral, bem como ao povo argentino pela participação “de forma ordeira e pacífica”.

Ainda sem saber quem seria o vencedor, Lula desejou sorte ao próximo governo. “Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos”. O presidente brasileiro ainda não se manifestou após a confirmação do resultado no país vizinho.

Lideranças parabenizam Milei

Diversos presidentes latino-americanos parabenizaram o candidato argentino que venceu as eleições presidenciais nesse domingo (19), o ultradireitista Javier Milei (foto). Ele derrotou o atual ministro da Economia, Sérgio Massa, por 55% dos votos contra 44%. O candidato da coalizão Liberdad Avanza é economista e venceu em meio a uma inflação que chegou a 142% em 12 meses.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou a vitória de Milei em uma rede social e desejou êxito ao novo governo.

“A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica. Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos”, afirmou.

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, parabenizou Milei, mas lamentou a vitória de um candidato identificado com a extrema-direita. “É a decisão da sua sociedade. Triste para América Latina e já veremos… o neoliberalismo já não tem proposta para a sociedade, não pode responder aos problemas atuais da humanidade. As relações da Colômbia e Argentina, os vínculos entre seus povos se manterão em respeito mútuo. Parabenizo Milei”, disse.

Outros presidentes considerados de esquerda ou centro-esquerda, como Luis Arce, da Bolívia, e Gabriel Boric, do Chile, parabenizaram o vencedor sem fazer juízo de valor do resultado eleitoral.

Segundo Arce, a “Bolívia sempre será respeitosa com a vontade democrática dos nossos povos. Desejamos prosperidade ao irmão povo da Argentina e êxitos ao seu presidente eleito, Javier Milei”.

Já o presidente chileno saudou Milei pela vitória e disse que trabalhará “incansavelmente para manter as nossas nações irmãs, unidas e colaborando para o bem-estar de todos e todas”.

Os presidentes de direita ou centro-direita do Uruguai, Luis Lacalle Pou, e o vitorioso nas eleições equatorianas, Daniel Noboa, também felicitaram Milei pela vitória. Noboa convidou Milei a “trabalhar pelo fortalecimento das relações bilaterais e por um futuro próspero que busque a cooperação entre nossas nações”. Já Lacalle enfatizou que “teremos muito para trabalhar em conjunto e para melhorar nossas relações bilaterais”.

Brasil

No Brasil, as lideranças dos dois partidos com mais representantes na Câmara dos Deputados se manifestaram com posições divergentes. Enquanto o presidente do Partido Liberal (PL) comemorou, a presidenta do PT disse esperar que povo argentino saiba atravessar este “duríssimo teste” para democracia e que “a luta continua”.

Segundo Gleisi Hoffmann, “confiamos que o povo argentino e suas instituições saibam atravessar este novo e duríssimo teste para a sua democracia, representado pela eleição de Milei. Seguiremos solidários no desafio de construir a integração entre nossos países e o fortalecimento do Mercosul. Esperamos que tais esforços não sejam interrompidos pelo novo governo”.

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, por sua vez, disse que esse foi um “grande dia” para Argentina. “Vitória para o Milei e vitória para o povo daquela nação. Parabéns a todos que tiveram o bom senso de se manifestar em prol da segurança democrática e econômica. Esperamos que o Brasil caminhe na mesma linha nas próximas eleições”, afirmou.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Startup natalense desembarca em Portugal para evento internacional de inovação e tecnologia

Startup natalense desembarca em Portugal para evento internacional de inovação e tecnologia

A Faceponto vai participar, pela segunda vez consecutiva, como representante do RN no Web Summit

Como parte do processo de expansão da startup potiguar Faceponto, com foco no mercado internacional, representantes da empresa estão em Lisboa, para participar da edição 2023 da principal conferência tecnológica do mundo, a Web Summit. Realizado entre 13 e 16 de novembro, o evento reúne mais de 70 mil participantes de todo o mundo, dentre eles mais de 700 investidores.

A Faceponto já esteve no Web Summit em 2022, quando foi a única representante potiguar entre as startups selecionadas. Desta vez, a empresa vai como startup beta, nomenclatura que representa as startups em franco crescimento. De acordo com um dos fundadores e CEO da Faceponto, Cássio Leandro, a oportunidade será válida para buscar investimentos, mas também para dar continuidade ao processo de internacionalização da marca.

“Vir ao evento, mais uma vez, em parceria com a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Ministério das Relações Exteriores, já nos coloca em um lugar de destaque que pretendemos aproveitar ao máximo”, afirma Cássio. Já para Aquiles Burlamaqui, cofundador da Faceponto, “o momento é de aproveitar a oportunidade de smart Money – investimento financeiro – e ampliação do networking”.

Sobre a Faceponto

A Faceponto atende mais de 700 empresas no Rio Grande do Norte e em outros 10 estados brasileiros, oferecendo solução para gestão da jornada de trabalho conforme os requisitos preconizados na legislação. O aplicativo, que emprega diversos tipos de inteligência artificial para otimizar a gestão de RH, permite registrar o ponto do trabalhador, gerenciar férias e faltas, calcular horas extras e apresenta gráficos e relatórios que simplificam análises e tomadas de decisões.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Brasileiros repatriados de Gaza já estão a caminho do Brasil

Brasileiros repatriados de Gaza já estão a caminho do Brasil

Chegada está prevista para as 23h30 na Base Aérea de Brasília

O avião VC-2 (Embraer 190), cedido pela Presidência da República para atuar na Operação Voltando em Paz, decolou na manhã desta segunda-feira (13), do Cairo, no Egito, com 32 repatriados, e está a caminho do Brasil.

Antes, a aeronave fará uma parada técnica em Las Palmas, na Espanha, e, em seguida, já no território brasileiro, fará outra na Base Aérea do Recife, de onde decola para a Base Aérea de Brasília, com previsão de chegada às 23h30.

O governo federal já tem uma operação de acolhimento pronta para receber os brasileiros e seus familiares palestinos que deixaram a Faixa de Gaza. Os repatriados receberão apoio psicológico, cuidados médicos e imunização e terão um período de repouso em Brasília, em alojamento da Força Aérea Brasileira (FAB), antes de seguir para outras cidades brasileiras.

De acordo com o Ministério da Saúde, a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) está sendo mobilizada para oferecer aos repatriados os cuidados de saúde necessários logo que chegarem a Brasília.

“A oferta, no momento da recepção, envolve cuidados psicológicos e clínicos, incluindo urgências e emergências que possam surgir. A equipe será formada por cinco profissionais da saúde: um médico, um enfermeiro e três psicólogos. Além disso, será disponibilizada uma ambulância do Samu/DF, tipo UTI móvel, com médico e enfermeiro, se houver necessidade de atendimento especializado em unidade da rede de saúde”, explicou a pasta, em resposta à Agência Brasil.

O grupo a caminho do país tem 22 brasileiros de nascimento, sete palestinos naturalizados brasileiros e três palestinos familiares próximos. Dos 32 repatriados, 17 são crianças, nove mulheres e seis homens.

Foto: Itamaraty/Gov

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Startup potiguar da área da saúde participa de evento na Europa

Startup potiguar da área da saúde participa de evento na Europa

Recém-lançada Fusion Clinic está entre as 90 startups brasileiras selecionadas pela APEX Brasil para participar como expositora no Web Summit Lisboa 2023

Depois de lançar oficialmente a plataforma Fusion Clinic no mercado local na última quarta-feira (25), sua gestora, a advogada Malu Fontes, se prepara para apresentá-la no Missão Web Summit Lisboa 2023, evento que reúne negócios, tecnologia, inovação e conecta startups e empresários brasileiros com o ecossistema empreendedor da Europa. O evento acontece de 13 a 16 de novembro na capital portuguesa e deve reunir mais de 70 mil participantes, 1.500 startups, cerca de 850 investidores e representantes de 128 países.

A Fusion Clinic está entre as 90 startups brasileiras selecionadas pela APEX Brasil ( Agência Brasileira de Exportação e Investimento) para participar como expositora no Web Summit, com direito a estande exclusivo na feira. O evento conta ainda com diversas visitas técnicas focadas em networking e oportunidades de negócios em uma das mais vibrantes startups-cities da Europa.

“Viver a Web Summit é uma experiência incrível. Desde o processo seletivo da APEX Brasil, concorrendo com soluções de todo o Brasil, muitas bem mais experientes nesse mercado, tudo em inglês, foi desafiador. Mas conseguimos! Contamos com várias mentorias, capacitações, participamos de muito networking, onde já começamos a viver tudo que só o maior evento de inovação da Europa pode proporcionar”, aponta Malu Fontes.

Ela adianta que o principal objetivo da participação da startup no Web Summit, além de posicionar a empresa para o mercado internacional, é confirmar que está no caminho certo: da inovação, do compartilhamento, da simplicidade e da sustentabilidade. “Agora é a hora da economia colaborativa e circular. E a ideia da Fusion Clinic é exatamente essa, compartilhar para ganhar. É uma verdadeira mudança de mentalidade ao modelo tradicional, não estamos imaginando o futuro, estamos construindo-o hoje”, pondera.

Sobre a Fusion Clinic

A Fusion Clinic é uma plataforma que promete revolucionar o mercado das healthtechs. Conecta especialistas das mais diversas áreas da saúde com clínicas que dispõem de espaços ociosos, com uma proposta parecida com as do Booking e Airbnb, só que do setor de saúde. A ideia é intermediar o contato, gerindo a ocupação desses locais por profissionais que necessitam de estruturas para realizar seus atendimentos, resolvendo necessidades de ambos os lados.

“Não faz sentido ter uma clínica maravilhosa sem ninguém para trabalhar nela ou ter profissionais super qualificados de saúde, mas sem pacientes. A conta não fecha pra ninguém”, observa Malu Fontes

A startup Fusion Clinic oferece soluções à dor real do mercado da saúde, como a possibilidade de aumentar a rentabilidade das clínicas, otimizar a logística e reduzir o custo de quem necessita de poucos dias e horas de atendimento.

O serviço funciona da seguinte forma: os espaços são disponibilizados na plataforma de um lado. Do outro, os profissionais que buscam consultórios se cadastram e fazem a busca pelo perfil que desejam. O cadastramento de ambos é gratuito, dando o match, (quando o especialista encontra seu consultório ideal), a reserva pode ser feita direto na plataforma. O profissional só paga apenas as horas que precisa utilizar no espaço.

Além da garantia da presença como expositora no Web Summit, a Fusion Clinic foi selecionada no edital de aceleração Centelha do Ministério da Ciência e Tecnologia, ficando entre as 15 primeiras colocadas e está recebendo aproximadamente R$ 80 mil de recursos do CNPq e Finep. Também está entre as 10 primeiras colocadas para o Capital Empreendedor do Sebrae Nacional, cujo resultado da etapa nacional está sendo aguardado para breve.

Para saber mais: https://www.fusionclinic.com.br/

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Matthew Perry, o Chandler de Friends, morre aos 54 anos

Matthew Perry, o Chandler de Friends, morre aos 54 anos

Ator foi encontrado sem vida em casa, em Los Angeles, sem indícios de crime

O ator norte-americano Matthew Perry, mais conhecido pelo papel de Chandler Bing na série “Friends”, morreu neste sábado (29.out.2023), aos 54 anos. O corpo do artista foi encontrado em casa, em Los Angeles, sem indícios de crime.

Segundo o Los Angeles Times, Perry foi encontrado morto no jacuzzi. Apesar de não haver sinais de crime, o caso está sendo investigado pelas autoridades.

Matthew Perry estrelou “Friends” de 1994 a 2004, interpretando um dos seis amigos que protagonizavam a série. O ator recebeu uma indicação ao Emmy de melhor ator principal em série de comédia por sua atuação em 2002.

Perry também participou de outros projetos de sucesso, como “The Whole Nine Yards” (2000), “The Odd Couple” (2003) e “Go On” (2012-2013).

O ator lutava contra problemas de saúde e dependência química ao longo de sua carreira. Em 2001, ele foi internado em uma clínica de reabilitação para tratar de alcoolismo e dependência de analgésicos.

Perry deixa dois filhos, fruto de seu relacionamento com a atriz Lizzy Caplan.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Fortaleza perde para a LDU e fica com o vice da Copa Sul-Americana

Fortaleza perde para a LDU e fica com o vice da Copa Sul-Americana

Leão do Pici cai nos pênaltis e voltam as atenções para o Brasileirão

O torcedor do Fortaleza teve adiado o sonho de comemorar um inédito título continental. Neste sábado (28), o Leão do Pici foi derrotado pela LDU, do Equador, nos pênaltis, por 4 a 3, após empate por 1 a 1 no tempo normal, na final da Copa Sul-Americana, disputada no Estádio Domingo Burgueño Miguel, em Maldonado, no Uruguai. A Rádio Nacional transmitiu o duelo ao vivo.

O Tricolor de Aço podia se tornar a quinta equipe brasileira a vencer a Sul-Americana, feito alcançado por Athletico-PR (duas vezes), São Paulo, Internacional e Chapecoense. O clube cearense igualou a melhor campanha nordestina em um torneio continental. Em 1999, o CSA foi vice-campeão da extinta Copa Conmebol. Os alagoanos perderam a decisão para o Talleres, da Argentina.

Apesar do vice, a campanha é outra marca da volta por cima espetacular que o Fortaleza dá em sua história. Em 2017, o Leão do Pici celebrou o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro, após oito temporadas na Série C. No ano seguinte, veio o título da segunda divisão. O time tem feito campanhas sólidas no Brasileirão, com destaque ao quarto lugar de 2021, que classificou a equipe à Libertadores pela primeira vez.

A campanha de 2023 iniciou com eliminação precoce justamente na Libertadores, ainda na fase preliminar, para o Cerro Porteño, do Paraguai. Restou a Sul-Americana ao Tricolor de Aço. A equipe cearense avançou em primeiro lugar no Grupo H, ficando à frente de San Lorenzo, da Argentina; Palestino, do Chile; e Estudiantes de Mérida, da Venezuela. Já no mata-mata, superou Libertad, do Paraguai; América-MG e Corinthians, até cair para a LDU. Os equatorianos, aliás, voltam a frustrar um time brasileiro nesta competição. Em 2009, eles conquistaram a taça em cima do Fluminense.

Sem o título, que daria vaga automática à próxima Libertadores, o Fortaleza volta às atenções ao Brasileirão. O Leão do Pici ocupa a nona posição com 42 pontos, cinco a menos que o Grêmio, sexto colocado e último time na zona de classificação à maior competição do continente. Os cearenses têm um jogo a menos. Neste momento, o Tricolor estaria com lugar na Sul-Americana de 2024.

O primeiro tempo foi de pouquíssimas emoções. Cada time finalizou somente duas vezes, nenhuma em direção à meta. Na oportunidade mais clara, aos 17 minutos, Marinho desperdiçou. O atacante fez boa jogada pela direita, mas demorou a chutar depois que entrou na área e acabou desarmado pela zaga.

A etapa final começou bem diferente, já que, aos dois minutos, o Fortaleza conseguiu abrir o placar. O meia Tomás Pochettino cruzou pela direita e o atacante Juan Martín Lucero mandou para as redes. Foi o 22º gol do argentino nesta temporada. Ele é o artilheiro tricolor em 2023. Oito minutos depois, porém, o meia Lisandro Alzugaray fez boa jogada e arrematou da meia-lua, igualando para a LDU.

O duelo transcorreu nervoso, com o Leão do Pici mais presente no ataque. O meia Yago Pikachu e o lateral Bruno Pacheco tiveram boas oportunidades, mas pararam no goleiro Alexander Dominguez. Quase nos acréscimos, foi a vez de João Ricardo salvar o Fortaleza, ao evitar uma finalização perigosa do volante Maurício Martínez, que buscava o ângulo do arqueiro.

Na prorrogação, as equipes intercalaram bons e maus momentos, mas sem criar lances de perigo. Com o placar inalterado, a decisão foi para os pênaltis. O Fortaleza começou melhor, com João Ricardo defendendo o chute de Paolo Guerrero, ex-atacante de Flamengo e Corinthians. A LDU voltou para a disputa com Domínguez salvando a batida do atacante Sílvio Romero (que entrou no lugar de Lucero).

O goleiro tricolor voltou a se destacar ao evitar o gol do atacante Alexander Alvarado, mas o Leão não aproveitou e o volante Pedro Augusto desperdiçou a cobrança seguinte, mantendo a disputa empatada. O meia Lucas Piovi anotou o quarto dos equatorianos. O zagueiro Emanuel Brítez tinha de balançar as redes para manter o Fortaleza vivo, mas o arremate foi defendido por Domínguez, para festa da torcida da LDU.

Foto: Mateus Lotif/FEC

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Dólar sobe para R$ 5,01 após fala de Lula sobre meta fiscal

Dólar sobe para R$ 5,01 após fala de Lula sobre meta fiscal

Bolsa cai 1,29% e volta aos 113 mil pontos

O mercado financeiro teve um dia de reversão de expectativas nesta sexta-feira (27). Após abrir com otimismo, o dólar e a bolsa inverteram o movimento após uma declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que o governo dificilmente cumprirá a meta de zerar o déficit primário em 2024.

O dólar comercial encerrou o dia vendido a R$ 5,013, com alta de R$ 0,023. A cotação iniciou o dia em forte queda, chegando a R$ 4,93 por volta das 10h30. Logo após a fala do presidente, passou a subir, até encerrar próxima das máximas do dia.

Com o desempenho de hoje, a moeda norte-americana acumula queda de apenas 0,28% em outubro. Em 2023, a divisa cai 5,06%.

No mercado de ações, o índice Ibovespa teve comportamento semelhante. Após iniciar o dia estável, o indicador fechou aos 113.301 pontos, com recuo de 1,29%. A bolsa também foi influenciada pelas bolsas norte-americanas, que também fecharam em baixa por causa da divulgação de balanços de algumas empresas que ficaram abaixo das previsões.

O índice Dow Jones, das empresas industriais, caiu 1,12%. O S&P 500, das 500 maiores empresas, recuou 0,48%. O Nasdaq, das empresas de tecnologia, foi a exceção e subiu 0,38%.

No cenário externo, a divulgação de que a inflação nos Estados Unidos acumulada em 12 meses caiu para o menor nível em dois anos trouxe otimismo ao mercado global no início do dia. A inflação menor diminui as pressões para que o Federal Reserve (Fed, Banco Central norte-americano) aumente os juros básicos antes do fim do ano.

  • com informações da Reuters

Foto: Pixabay

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Atirador deixa 22 mortos e 60 feridos em ataque nos EUA

Atirador deixa 22 mortos e 60 feridos em ataque nos EUA

Suspeito segue foragido; ataque ocorreu em Lewiston, Maine

Um ataque a tiros deixou pelo menos 22 pessoas mortas e cerca de 60 feridas em Lewiston, no Estado de Maine, nos Estados Unidos, na noite de quarta-feira (25.out.2023).

O suspeito, identificado como Robert Card, 40 anos, é um instrutor de armas de fogo que se acredita estar na Reserva do Exército. Ele está foragido e a polícia pede que a população colabore com as investigações.

O ataque aconteceu em duas localidades da cidade: a Sparetime Recreation, uma pista de boliche, e o Schemengees Bar & Grille, um bar e restaurante.

Na pista de boliche, Card atirou fatalmente em pelo menos sete pessoas. No bar, ele cometeu os outros assassinatos.

O presidente Joe Biden conversou com a governadora do Maine, Janet Mills, e ofereceu apoio federal à cidade.

O prefeito de Lewiston, Carl Sheline, afirmou estar “com o coração partido por nossa cidade e nosso povo”.

O Maine Medical Center, em Portland, confirmou que recebeu um paciente transferido de um hospital de Lewiston após os ataques.

Foto: Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ministro de Lula comemora liderança de Massa e torce por derrota de Milei

Ministro de Lula comemora liderança de Massa e torce por derrota de Milei

Massa e Milei disputam segundo turno na Argentina; Peronista e libertário lideram com 36,48% e 30,04%

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, comemorou nesta segunda-feira (23) a liderança do peronista Sergio Massa no primeiro turno das eleições presidenciais da Argentina. Com 98,5% dos votos apurados, Massa tem 36,48%, seguido pelo libertário Javier Milei, com 30,04%.

Em publicação no X, antigo Twitter, Padilha afirmou que torce para que Massa vença o segundo turno e derrote Milei, que ele classificou como um “desprezador da vida e da democracia”.

“Parabéns, Sergio Massa, pela liderança no primeiro turno! Na torcida para que aqueles que desprezam a vida e a democracia sejam derrotados, Presidente Alberto Fernández”, escreveu Padilha.

A abstenção nas eleições argentinas foi recorde, com apenas 74% dos eleitores comparecendo às urnas. O segundo turno está marcado para 19 de novembro.

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Argentina terá segundo turno entre Massa e Milei

Argentina terá segundo turno entre Massa e Milei

Governista e libertário empatados em primeiro lugar

Com mais de 75% dos votos apurados, as eleições presidenciais da Argentina terão segundo turno. O candidato governista, Sergio Massa, tem 35,9% dos votos, seguido pelo libertário Javier Milei, com 30,51%. A terceira colocada, Patricia Bullrich, tem 23,61%.

Pelas regras eleitorais argentinas, para se eleger no primeiro turno o candidato mais bem votado precisa ter 45% dos votos ou mais, ou ter mais de 40% dos votos e, ao mesmo tempo, 10 pontos porcentuais de vantagem sobre o segundo melhor candidato.

O resultado parcial surpreendeu muitos analistas, que esperavam uma vitória de Milei no primeiro turno. O libertário, que é um fenômeno nas redes sociais, chegou a liderar as pesquisas de intenção de voto nos últimos meses.

No entanto, Massa, que é o atual ministro da Economia, conseguiu crescer no final da campanha e conquistar o apoio de parte do eleitorado descontente com o governo.

Conforme os primeiros resultados foram sendo divulgados, o clima de festa do QG de Milei diminuiu. Muitos eleitores passaram a acompanhar a apuração ao vivo nas redes sociais e ficaram preocupados com a possibilidade de um segundo turno.

O segundo turno da eleição presidencial argentina será realizado em 19 de novembro.

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Com informações do Estadão

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Haddad admite preocupação com vitória de Milei na Argentina

Haddad admite preocupação com vitória de Milei na Argentina

Governo brasileiro teme ruptura nas relações bilaterais

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, admitiu nesta quinta-feira (19) que uma possível vitória do candidato de extrema-direita Javier Milei nas eleições presidenciais argentinas preocupa o governo brasileiro.

“É natural que eu esteja preocupado”, disse Haddad em entrevista à Reuters. “Uma pessoa que tem como bandeira romper com o Brasil, uma relação construída ao longo de séculos, preocupa. É natural isso. Preocuparia qualquer um.”

Milei, que é chamado de “Bolsonaro argentino”, já disse em diversas ocasiões que pretende limitar o comércio com o Brasil, chamar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de “comunista raivoso” e afirmar que, em relação ao Mercosul, a Argentina “seguiria seu próprio caminho” caso ele seja eleito.

Haddad lembrou que o Brasil mantém relações amigáveis com chefes de Estado de todo espectro político e que a Argentina é um vizinho e um dos principais parceiros comerciais do país.

“É um vizinho do Brasil, principal parceiro na América do Sul. Então preocupa quando um candidato diz que vai romper com o Brasil. Você fez o quê para merecer esse tipo de tratamento?”, questionou.

Lula tem uma relação pessoal de amizade com o atual presidente argentino, Alberto Fernández, que chegou a visitá-lo na prisão logo depois de ser eleito. O candidato de Fernández é seu ministro da Economia, Sergio Massa, que disputa a preferência dos eleitores com Milei, de acordo com as pesquisas mais recentes.

Em crise econômica severa, a Argentina buscou a ajuda do Brasil para resolver questões como o financiamento de importações, mas as negociações não foram adiante e, agora, às vésperas da eleição, os argentinos terão que esperar o resultado do pleito para ver se é possível alguma solução.

Haddad admitiu que o governo brasileiro trabalhou em quatro propostas que previam garantias para o Brasil aceitar financiar as importações pela Argentina, mas nenhuma conseguiu ir adiante pela impossibilidade ou inabilidade do governo vizinho em cumprir exigências.

“Agora não tem o que fazer. No domingo, nós temos o primeiro turno na Argentina. Ou seja, só depois… E porque também não dá nem tempo. Mesmo que você chegue a um desenho vai ter que esperar o resultado da eleição. Então, é natural que seja assim”, afirmou.

Haddad disse que as propostas brasileiras estão de pé, mas que, a depender de quem irá se eleger, o relacionamento pode ser impossível.

Foto: Washington Costa/MF

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Sexto avião com brasileiros repatriados chega ao Rio de Janeiro

Sexto avião com brasileiros repatriados chega ao Rio de Janeiro

Atendidos pela Operação Voltando em Paz chegam a 1.135

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) KC-30 procedente de Tel Aviv, em Israel, pousou na madrugada desta quinta-feira (19) no Rio de Janeiro com 219 brasileiros repatriados da zona de guerra no Oriente Médio. Eles trouxeram 11 animais de estimação no voo. Com isso, chegou a 1.135 o número de brasileiros atendidos pela Operação Voltando em Paz, do governo federal.

De acordo com a lista mais atualizada do Itamaraty, restam 150 brasileiros ainda interessados em deixar a região, sendo cerca de 120 em Israel e cerca de 30 na Faixa de Gaza.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o próximo voo que deve trazer os brasileiros será feito por um KC-30, da FAB, com capacidade para mais de 200 pessoas. Isso vai permitir o transporte de todos os brasileiros em Israel mais 15 estrangeiros da Argentina, do Uruguai, Paraguai e da Bolívia que pediram ajuda ao Brasil para sair da região.

O problema é o grupo de brasileiros na Faixa de Gaza, pois não há previsão para saída de pessoas do enclave palestino. Um avião presidencial já está no Cairo, capital do Egito, aguardando autorização para tirar os brasileiros pela fronteira com o Egito.

“Depende um pouco de uma série de questões. Tanto do lado de Israel, também das autoridades de Gaza, quanto do lado do Egito, para se chegar a um acordo”, destacou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, nessa quarta-feira (18) em Brasília.

Vieira acrescentou que os guichês de atendimento para sair da Faixa de Gaza são poucos e que existem cerca de 5 mil estrangeiros querendo sair de lá. “Por todas essas questões práticas ainda não foram abertas as passagens e não pôde haver a saída dos brasileiros e dos outros nacionais”, acrescentou.

Foto: João Risi / Audiovisual / PR

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

EUA rejeitam proposta do Brasil sobre conflito no Conselho de Segurança da ONU

EUA rejeitam proposta do Brasil sobre conflito no Conselho de Segurança da ONU

Voto contrário dos Estados Unidos inviabilizou resolução

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) rejeitou nesta quarta-feira (18) a proposta apresentada pelo governo brasileiro sobre o conflito envolvendo Israel e o grupo extremista palestino Hamas, que controla a Faixa de Gaza. O texto pedia pausas humanitárias aos ataques entre Israel e o Hamas para permitir o acesso de ajuda à Faixa de Gaza.

O resultado da votação foi 12 votos a favor, duas abstenções, sendo uma da Rússia, e um voto contrário, por parte dos Estados Unidos. Por se tratar de um membro permanente, o voto norte-americano resultou na rejeição da proposta brasileira.

A análise da resolução estava inicialmente prevista para o início da semana, mas foi adiada para esta quarta-feira na sede da entidade, em Nova York.

Após a votação, a embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Linda Thomas-Greenfield, lembrou que o presidente norte-americano, Joe Biden, está, neste momento, na região do conflito, o que, segundo ela, demonstra o envolvimento do país no tema. “Apesar de reconhecermos o desejo do governo brasileiro de aprovar a proposta, acreditamos que precisamos deixar essa diplomacia acontecer.”

“Sim, resoluções são importantes. E sim, esse conselho deve se manifestar. Mas as ações que tomamos devem levar em conta o que acontece no local e apoiar esforços diretos de diplomacia que podem salvar vidas”, disse. “Os Estados Unidos estão desapontados pelo fato dessa resolução não mencionar o direito de Israel de autodefesa. Como qualquer outro país do mundo, Israel tem o direito de se autodefender”.

Na segunda-feira (16), membros do conselho rejeitaram uma proposta de resolução da Rússia sobre o conflito. O país apresentou um projeto de cessar-fogo imediato, incluindo a abertura de corredores humanitários e a liberação de reféns com segurança, mas não condenava diretamente o Hamas pelos atos de violência cometidos contra Israel. A proposta teve cinco votos favoráveis, quatro contrários e seis abstenções.

Fim das hostilidades

Em Brasília, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, explicou que o Brasil, na condição de presidente do Conselho de Segurança, foi demandado pela maioria dos membros do conselho a redigir uma proposta que acomodasse as opiniões de todos os membros.

“Depois de intensas e múltiplas consultas, apresentamos um texto que foi aceito por 12 dos 15 membros. Esse texto focava, basicamente, na cessação das hostilidades, no aspecto humanitário, criando uma passagem humanitária para que pudessem sair os nacionais de terceiro países, como nossos 32 brasileiros, e que também estabelecia a possibilidade de envio de ajuda humanitária. Infelizmente, não foi possível aprovar. Ficou clara uma divisão de opiniões”, relatou.

“Fizemos todo o esforço possível para que cessassem as hostilidade, que parassem os sacrifícios humanos e que pudéssemos dar algum tipo de assistência às populações locais e aos brasileiros. A nossa preocupação foi sempre humanitária nesse momento e, enfim, cada país terá tido sua inspiração própria”.

Entenda

O Conselho de Segurança da ONU tem cinco membros permanentes, a China, França, Rússia, Reino Unido e os Estados Unidos. Fazem parte do conselho rotativo a Albânia, Brasil, Equador, Gabão, Gana, Japão, Malta, Moçambique, Suíça e Emirados Árabes. Para que uma resolução seja aprovada, é preciso o apoio de nove do total de 15 membros, sendo que nenhum dos membros permanentes pode vetar o texto.

Foto: Haim Zach/GPO/Fotos Públicas

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Avião que trará brasileiros de Gaza decola para o Egito

Avião que trará brasileiros de Gaza decola para o Egito

Aeronave leva purificadores de água e medicamentos

O avião que fará a repatriação de cerca de 30 brasileiros que estão em Gaza decolou nesta quarta-feira (18) com destino ao Egito. O VC-2 (Embraer 190), da Força Aérea Brasileira (FAB), estava parada em Roma, na Itália, desde a última sexta-feira (13), aguardando autorização para pousar em território egípcio.

A aeronave também leva 40 purificadores de água portáteis, além de dois kits de medicamentos e insumos enviados pelo governo brasileiro, para atender à situação de emergência na Faixa de Gaza, que vem sendo bombardeada por Israel desde 7 de outubro.

Segundo a FAB, cada kit tem 48 itens, incluindo antibióticos, anti-inflamatórios, ataduras, entre outros. Já os purificadores têm capacidade para produzir água pura e atender até 13,5 mil pessoas por dia.

O VC-2 inicialmente pousará no Aeroporto Internacional de El-Arish, localizado a cerca de 60 quilômetros do posto de fronteira de Rafah, que separa Gaza do Egito.

Depois de descarregar o material, o avião da FAB será deslocado para o Cairo, capital egípcia, onde aguardará instruções sobre a retirada dos brasileiros que estão em Gaza.

Nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores nessa terça-feira (17), informava que o grupo de cerca de 30 brasileiros e seus familiares diretos estavam abrigados nas localidades de Khan Younis e Rafah, no sul de Gaza, aguardando a abertura do posto de fronteira de Rafah.

Foto: João Risi / Audiovisual / PR

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Brasileiros poderão deixar Gaza nesta segunda-feira

Brasileiros poderão deixar Gaza nesta segunda-feira

Grupo retornará ao Brasil em avião da Presidência da República

O embaixador do Brasil na Cisjordânia, Alessandro Candeas, disse neste domingo (15) esperar que os brasileiros que aguardam repatriação na Faixa de Gaza possam atravessar a fronteira para o Egito, em passagem próxima à cidade de Rafah, na segunda-feira (16). Segundo ele, a embaixada recebeu a informação de brasileiros que estão em Gaza de que “circulam rumores” de que a fronteira será aberta na segunda, e também confirmou essa informação por outro canal.

Um grupo de 28 pessoas, 22 brasileiros e seis palestinos com residência no Brasil, segue abrigado nas cidades de Rafah e Khan Yunis, no sul de Gaza, aguardando autorização para cruzar a fronteira.

O embaixador afirmou que a saída dos brasileiros depende da abertura da passagem para o Egito e também da autorização das autoridades de imigração, que precisam carimbar os passaportes dos brasileiros. “No nível político tudo já está feito. É necessário apenas que, uma vez que seja aberta a fronteira, o funcionário que está ali, que vai receber os brasileiros, ele tenha a lista e autorize o ingresso. Esperamos que isso aconteça amanhã, essa é a nossa expectativa”, disse Candeas.

Segundo o governo brasileiro, assim que o grupo puder cruzar para o Egito, eles serão trazidos ao Brasil no avião VC-2 da Presidência da República, que tem capacidade para transportar até 40 passageiros. Outros cinco voos de repatriação já foram feitos para trazer brasileiros e familiares de Israel.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, vêm negociando a abertura da fronteira desde a semana passada para poder resgatar o grupo. Entre sexta e sábado, o presidente abordou a questão em telefonemas com o presidente de Israel, Isaac Herzog, o presidente do Egito, Abdul Fatah al-Sisi, e o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas.

Reabertura da fronteira

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, afirmou neste domingo que a passagem fronteiriça controlada pelo Egito na Faixa de Gaza será reaberta e que os Estados Unidos estão trabalhando com egípcios, israelenses e a Organização das Nações Unidas (ONU) para que auxílio humanitário possa chegar à região.

Centenas de toneladas de ajuda foram enviadas de vários países e estão esperando há dias na península do Sinai, no Egito. Falta um acordo para sua entrega em segurança em Gaza, além da evacuação de estrangeiros por meio da fronteira em Rafah.

O Egito afirmou que intensificou seus esforços diplomáticos para resolver o impasse. “Colocamos para funcionar, o Egito botou para funcionar muitos materiais de apoio ao povo em Gaza, e Rafah será reaberta”, afirmou Blinken a repórteres no Cairo, depois do que disse ter sido uma “conversa muito boa” com o presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi.

“Estamos estabelecendo com a ONU, o Egito, Israel e outros o mecanismo pelo qual vamos receber a ajuda e como ela chegará às pessoas que precisam”, finalizou.

Foto: GOV BR/FAB

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Daniel Noboa é eleito presidente do Equador

Daniel Noboa é eleito presidente do Equador

Empresário obteve 52,30% dos votos com 92,98% das urnas apuradas

O empresário Daniel Noboa, de 35 anos, venceu o segundo turno das eleições presidenciais deste domingo (15). Ele completará o mandato de Guillermo Lasso e se tornará, portanto, o chefe de Estado mais jovem da história do país.

Noboa conseguiu 52,30% dos votos, apuradas 92,98% das urnas apuradas, garantindo, assim, o posto no comando do país. Noboa, filho de um dos homens mais ricos do país, Álvaro Noboa, tem uma experiência curta na política. Foram apenas dois anos como deputado na Assembleia Nacional.

Com o resultado, ele conquista um sonho almejado e nunca alcançado pelo pai. Álvaro Noboa disputou cinco eleições presidenciais e perdeu todas. Seu filho governará o país até 2025.

Pelas redes sociais, Daniel Noboa afirmou que o país “fez história” neste domingo. “Hoje fizemos história, as famílias equatorianas elegeram um Novo Equador, elegeram um país com segurança e emprego. Lutemos por um país de realidades, onde as promessas não acabam na campanha e a corrupção seja castigada. Obrigado, Equador”.

Noboa assumirá em dezembro, o dia ainda não está definido, e enfrentará um cenário muito complexo: os inéditos índices de insegurança se somam a um difícil quadro socio-econômico, com altos níveis de pobreza e desemprego.

As eleições deste ano foram marcadas por episódios de violência durante a campanha. Nos últimos meses, políticos e candidatos a cargos governamentais foram mortos no país. Dentre eles, o candidato presidencial Fernando Villavicencio, antes do primeiro turno, em agosto.

*com informações da agência Telám

Foto: Reprodução/Facebook/Daniel Noboa Azin

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Estudantes da Ufersa aguardam voo da FAB para retornar ao Brasil

Estudantes da Ufersa aguardam voo da FAB para retornar ao Brasil

Alunos estão no aeroporto de Tel-Aviv, capital israelense

Os dois estudantes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) que estão em Israel aguardam, nesta sexta-feira (13.out.2023) o voo da Força Aérea Brasileira (FAB) para retornar ao Rio Grande do Norte.

De acordo com a reitora da universidade, Ludmilla Oliveira, os estudantes Francisco das Chagas Barbalho Neto e Roosevelt Araújo Sales Júnior estão no aeroporto de Tel-Aviv, capital israelense.

Os alunos estavam no extremo Sul do país, e foram deslocados ao aeroporto na capital. O trajeto, realizado pelos estudantes por terra, foi realizado com tranquilidade.

Ainda não há previsão para o horário de chegada dos estudantes ao Brasil. A universidade segue em contato com a FAB para atualizar as informações.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Itamaraty confirma morte de brasileira em atentados em Israel

Itamaraty confirma morte de brasileira em atentados em Israel

Karla Stelzer Mendes, 42 anos, é a terceira vítima nascida no Brasil

O Ministério das Relações Exteriores – Itamaraty – confirmou, nesta sexta-feira (13), a morte da brasileira Karla Stelzer Mendes, de 42 anos, durante atentados realizados pelo Hamas no sul de Israel, a partir do dia 7 de outubro.

Afirmou que essa é a terceira morte de brasileiros confirmada nos atentados ocorridos em Israel.

“Ao solidarizar-se com a família, amigas e amigos de Karla, o governo brasileiro reitera seu total repúdio a todos os atos de violência contra a população civil”, informa nota do Itamaraty.

O governo brasileiro também já havia confirmado as mortes de Bruna Valeanu, de 24 anos, e de Ranani Nidejelski Glazer.

Foto: Reprodução/Instagram

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Lula conversa com presidente de Israel e pede corredor humanitário

Lula conversa com presidente de Israel e pede corredor humanitário

Presidente brasileiro reiterou a condenação aos ataques do Hamas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone com o presidente de Israel, Isaac Herzog, nesta quinta-feira (12). Em postagem nas redes sociais, Lula afirmou ter agradecido o apoio para a operação de retirada dos brasileiros de Israel, além de ter reiterado a condenação brasileira aos ataques promovidos pelo grupo Hamas, que o presidente classificou como atos terroristas.

“Agradeci o apoio para a operação de retirada dos brasileiros que desejam retornar ao nosso país. Reafirmei a condenação brasileira aos ataques terroristas e nossa solidariedade com os familiares das vítimas”, disse.

Lula também pediu ao chefe de Estado israelense para que não deixe faltar água, luz e remédios em hospitais, e fez um apelo pela abertura de um corredor humanitário que permita às pessoas saírem da Faixa de Gaza, a zona mais crítica da Palestina, que tem sofrido com bombardeios e cerco militar.

“Não é possível que os inocentes sejam vítimas da insanidade daqueles que querem a guerra. Transmiti meu apelo por um corredor humanitário para que as pessoas que queiram sair da Faixa de Gaza pelo Egito tenham segurança. E que o Brasil está à disposição para tentar encontrar um caminho para a paz”, escreveu.

Em Israel, o sistema de governo é parlamentarista. O presidente é o chefe de Estado, eleito pelo Parlamento do país. O Poder Executivo é exercido pelo primeiro-ministro, o chefe de governo, escolhido entre o partido ou coalizão que obtenha a maioria das cadeiras no Legislativo. Atualmente, esse cargo é ocupado por Benjamin Netanyahu

A violência em Israel e na Palestina chegou ao sexto dia nesta quinta, com a continuidade de intensos bombardeios na Faixa de Gaza, onde vivem 2,3 milhões de palestinos. Autoridades locais já contabilizam 1,2 mil mortes e mais de 5 mil feridos. Há pelo menos 180 mil desabrigados.

Em Israel, segundo a emissora pública Kan, o número de mortos havia aumentado para 1,3 mil desde o último sábado, quando começaram os ataques violentos promovidos pelo grupo islâmico Hamas.

O Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA) também alertou nesta quinta que suprimentos essenciais, incluindo comida e água, estavam em um nível perigosamente baixo em Gaza, depois do bloqueio imposto por Israel ao enclave.

Foto: Ricardo Stuckert/PR/Ilustração

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Segunda aeronave com brasileiros em Israel está a caminho do Brasil

Segunda aeronave com brasileiros em Israel está a caminho do Brasil

A bordo estão 214 brasileiros resgatados, um cachorro e três gatos

A segunda aeronave KC-30 (Airbus A330 200), da Força Aérea Brasileira (FAB), decolou de Tel Aviv, em Israel, às 12h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira (11) com destino ao Rio de Janeiro. A bordo estavam 214 brasileiros resgatados após os conflitos recentes. O voo transporta também, pela primeira vez, animais, sendo um cachorro e três gatos.

O voo tem duração prevista de 14 horas, com previsão de chegada à Base Aérea do Galeão, às 3h desta quinta-feira (12). A repatriação faz parte da Operação Voltando em Paz, deflagrada pelo governo federal após o confronto iniciado no fim de semana entre Israel e o Grupo Hamas, no Oriente Médio.

O primeiro voo de resgate trazendo brasileiros de Israel pousou em Brasília por volta das 4h10 desta quarta-feira. A aeronave KC-30 da FAB, com 211 passageiros, decolou de Tel Aviv às 14h12 (horário de Brasília) de ontem (10) e fez voo de cerca de 14 horas direto para a capital federal.

Do total, 107 passageiros desembarcaram em Brasília e 104 seguiram para o Rio de Janeiro em dois aviões da FAB.

Alívio

O produtor de vídeo, Gleik Max, estava no voo que chegou pela manhã ao Rio de Janeiro. Ao desembarcar, ele disse ter sentido um grande alívio ao pisar no Brasil. Conforme relatou, ele precisou se proteger em um bunker, estrutura fortificada construída embaixo da terra, para resistir a projéteis de guerra. Os bunkers são obrigatórios em construções israelenses, inclusive em hotéis que abrigam turistas.

“Foram dias de preocupação, embora a gente estivesse em uma área que não sofreu com bombardeios. Mas toda vez que a sirene tocava, a gente ia para o bunker. É gratificando voltar ao Brasil. Estou de volta à minha terra e muito feliz”.

Gleik relatou que manteve contato permanente com a família durante toda essa situação. “Meu filho tem 4 anos. Decidi não contar para ele o que estava acontecendo. Agora que eu cheguei, vou contar, mas de forma adaptada até pela questão da idade”, contou.

O produtor de vídeo disse ainda ter se sentido seguro na maior parte do tempo, mas que o clima no aeroporto o deixou tenso. “Nós tentamos comprar uma passagem para sair de Israel. Compramos para Istambul e depois para Bucareste. As duas foram canceladas quando estávamos no aeroporto. E estava aquela correria, ficava pensando: ‘será que vai explodir alguma coisa aqui?’. Naquele momento, senti que estava em um país em guerra”.

Foto: GOV BR/FAB

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Primeiro avião de resgate parte de Tel Aviv trazendo 211 brasileiros

Primeiro avião de resgate parte de Tel Aviv trazendo 211 brasileiros

Aeronave voará direto para Brasília, chegando na madrugada de quarta

O primeiro dos seis aviões que o governo federal mobilizou para resgatar brasileiros do confronto entre Israel e o grupo Hamas, no Oriente Médio, partiu de Tel Aviv pouco depois das 14 horas (horário de Brasília) desta terça-feira (10), levando a bordo 211 passageiros.

Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave, um KC-30 com capacidade para 230 passageiros, voará direto para Brasília, onde deve pousar na Base Aérea às 4h de quarta-feira (11).

Até a manhã de ontem, cerca de 2,2 mil brasileiros já tinham contatado a embaixada brasileira em Tel Aviv, em busca de ajuda para deixar Israel. Segundo o Itamaraty, a maioria deles é formada por turistas que visitavam Tel Aviv e Jerusalém quando, no último sábado (7), o grupo Hamas, que governa a Faixa de Gaza, deflagrou o ataque contra o território israelense.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, em torno de 14 mil brasileiros vivem em Israel e outros 6 mil na Palestina. Além disso, muitos turistas visitam a região, seja para conhecer locais considerados sagrados, seja para participar de eventos. Neste primeiro momento, o Itamaraty priorizou o traslado de cidadãos que residem no Brasil e visitavam a região do conflito sem ter passagem de volta para o Brasil.

Reação israelense

Ao ataque, seguiu-se forte reação militar israelense, que passou a bombardear a Faixa de Gaza. De um lado, autoridades israelitas afirmam já ter registrado mais de 900 mortos e 2.700 feridos desde o início da ofensiva do Hamas, que, por sua vez, contabiliza 680 palestinos mortos e 3.700 feridos pela contraofensiva israelense. Os números seguem atualizados a todo instante.

Os atletas profissionais de tênis em cadeira de rodas Leandro Pena, Ymanitu Silva e Daniel Rodrigues desembarcaram em Tel Aviv no sábado de manhã, poucas horas após o Hamas invadir o território israelense, dando início ao conflito. Os três participariam do Israel Open, uma das etapas do Circuito Uniqlo Wheelchair Tennis Tour, e receberia alguns dos principais atletas da categoria, de hoje (9) a sexta-feira (13).

Surpreendidos pela escalada da violência na região, os três sequer deixaram o aeroporto de Tel Aviv, onde passaram a noite ao lado de milhares de pessoas que tentavam embarcar em um voo e deixar Israel. Só ontem (8) eles conseguiram lugarem em um voo para Bangcoc, na Tailândia, de onde devem regressar ao Brasil.

“Depois de 33 horas esperando aqui no aeroporto [de Tel Aviv], estamos aqui, dentro avião para embarcar para Bangcoc. Bora para casa”, comemorou Rodrigues, em vídeo compartilhado nas redes sociais. “Bora! Chega.”, afirmaram Pena e Silva.

Contatos

A Embaixada do Brasil em Tel Aviv está publicando, em seu site, um formulário para inscrição de interessados nos eventuais voos de repatriação.

Os plantões consulares da Embaixada em Tel Aviv (+972 (54) 803 5858) e do Escritório de Representação em Ramala (+972 (59) 205 5510), com Whatsapp, permanecem em funcionamento para atender nacionais em situação de emergência. O plantão consular geral do Itamaraty também pode ser contatado por meio do telefone +55 (61) 98260-0610.

O Escritório de Representação em Ramala, na Cisjordânia, segue em contato com os brasileiros na Faixa de Gaza e, tendo em conta a deterioração das condições securitárias na área, está implementando plano de evacuação desses nacionais da região, em coordenação com a Embaixada do Brasil no Cairo.

Foto: X/Ministério das Relações Exteriores

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Família confirma morte de brasileira vítima de ataque do Hamas

Família confirma morte de brasileira vítima de ataque do Hamas

Estudante foi morta no sábado

A família da brasileira Bruna Valeanu, de 24 anos, confirmou, nas redes sociais, que a estudante foi morta durante a série de ataques que o grupo Hamas deflagrou contra o território palestino no último sábado (7).

“Minha neném virou uma estrelinha no universo”, escreveu uma das irmãs de Bruna, Florica Valeanu, no Facebook, na manhã desta terça-feira (10).

Bruna estava desaparecida desde o sábado. Seu corpo foi identificado pelas autoridades israelenses entre as vítimas do ataque do Hamas a um festival de música eletrônica que acontecia no sul de Israel, próximo à Faixa de Gaza. Segundo a imprensa israelense, só no local, já foram localizados 260 mortos.

Mais cedo, o Itamaraty já tinha confirmado a morte de outro brasileiro Ranani Nidejelski Glazer. Gaúcho, Glazer tinha 24 anos e também estava no mesmo festival de música onde Bruna foi assassinada.

Na nota em que confirmou o óbito de Glazer, o Itamaraty solidarizou-se com a família e amigos do rapaz e classificou o ataque do Hamas ao território israelense como um atentado, destacando que o governo brasileiro repudia “a todos os atos de violência, sobretudo contra civis.”

Há ainda uma terceira brasileira desaparecida. A carioca Karla Stelzer, de 41 anos, vive em Israel há mais de dez anos e, como Bruna e Glazer, também participava da rave Universo Paralello – festival criado no Brasil, no final da década de 1990, pelo casal de djs Ekanta Jake e Juarez Petrillo, o DJ Swarup, pais do dj brasileiro Alok. Petrillo se apresentaria no evento no sábado. Segundo Alok contou nas redes sociais, seu pai conseguiu escapar do local em um carro, após ouvir os primeiros tiros e compreender tratar-se de um atentado terrorista.

Outro jovem brasileiro, Rafael Zimerman, foi ao festival musical com Glazer e a namorada de Glazer, Rafaela Treistman. Em entrevista à CNN Brasil, Zimerman contou que vários participantes do evento buscaram um abrigo antiaéreo ao perceber que o território israelense estava sendo atingido por misseis. Segundo ele, entre 40 e 50 pessoas, incluindo Glazer, estavam reunidas no bunker quando militantes do Hamas chegaram, disparando e lançando granadas e bombas de gás. Na confusão, os amigos se separaram. Ferido, Zimerman foi encontrado horas depois, desacordado. Ele só veio a saber que Glazer estava desaparecido após receber os primeiros socorros, no hospital.

Foto: Reprodução

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Hamas ameaça executar reféns israelenses se Israel mantiver ataques

Hamas ameaça executar reféns israelenses se Israel mantiver ataques

Contra ofensiva israelense inclui bombardeio a moradias de civis

O braço armado do Hamas disse nesta segunda-feira (9) que vai começar a executar um refém civil israelense em resposta a cada novo bombardeio realizado por Israel contra moradias de civis sem aviso prévio.

O porta-voz do braço armado do Hamas Abu Obaida disse que o grupo tem agido de acordo com as instruções islâmicas ao manter os reféns israelenses sãos e salvos, e culpou a intensificação de bombardeios israelenses e o assassinato de civis dentro de suas moradias por ataques aéreos sem aviso prévio pela medida anunciada de execução dos prisioneiros.

Foto: joiseyshowaa/VisualHunt/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Encontro internacional impulsiona empresas locais para o mercado global

Encontro internacional impulsiona empresas locais para o mercado global

ECON objetiva proporcionar um intercâmbio de aprendizagem entre painelistas que obtiveram sucesso nos Estados Unidos

Fomentar a economia local e servir como mola propulsora para o desenvolvimento e a internacionalização das empresas regionais. Esse é o objetivo do Encontro de Negócios das Américas (ECON).

Para o produtor-executivo do ECON, Glaucio Uchôa, “o Encontro de Negócios das Américas desempenha um papel estratégico e fundamental no Brasil, facilitando a expansão de seus mercados. Este evento se destaca como uma plataforma altamente eficaz, proporcionando uma oportunidade significativa para empreendedores de pequeno porte que buscam entrar nos mercados nacional e internacional. O Encontro abrange uma ampla gama de setores de negócios, incluindo educação, alimentos, moda, cosméticos, beleza, calçados, hotelaria, saúde, dentre outros.”.

Como um evento internacional, o ECON, objetiva proporcionar um intercâmbio de aprendizagem entre painelistas que obtiveram sucesso nos Estados Unidos – nas áreas contabilidade, imigração, imóveis, internacionalização, validação de diploma e expertise com a Disney – e os empreendedores locais que almejam prosperar com esses negócios, seja local, nacional ou internacionalmente.

O evento, que acontece no mês de novembro, nas cidades de Natal, João Pessoa, Recife e Brasília, têm ingressos disponíveis através do site: econusa.com.br e conta com o apoio de entidades como APEX em Miami, Consulado-Geral do Brasil em Orlando, Prefeitura de Orlando, grupo empresarial LIDE e parceiros regionais como Sebrae; Secretarias de Desenvolvimento Econômico das respectivas cidades, Sistema Fecomércio, Senac, entre outros parceiros.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Turistas potiguares deixam Israel após início de guerra

Turistas potiguares deixam Israel após início de guerra

Agência confirma que 12 dos 25 passageiros já retornaram ao Brasil

Doze turistas potiguares que estavam em Tel Aviv, Israel, conseguiram deixar o país na manhã desta segunda-feira (9.out.2023), terceiro dia de conflito na região. A informação foi confirmada pela Arituba Turismo, agência organizadora da viagem.

Dois passageiros seguiram para Barcelona e dez para Madri, todos em voos comerciais. A expectativa da agência é que até a manhã de quarta-feira (11.out) todo o grupo deixe Israel.

O grupo foi a Tel Aviv para cumprir uma viagem de peregrinação, sob a liderança espiritual do Papa Francisco. De lá, seguiriam para Jerusalém. A viagem terminaria no dia 17 de outubro. Porém, com a situação de conflito na região, o grupo de passageiros decidiu suspender a viagem e retornar ao Brasil.

Guerra declarada após ataques

No sábado (7.out), o Hamas lançou foguetes contra cidades israelenses a partir da Faixa de Gaza, enquanto homens armados invadiam o território israelense por terra, ar e mar. Em seguida, os israelenses revidaram e declararam estado de guerra.

O ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, chegou a dizer que a Faixa de Gaza pagaria um “preço pesado, que vai mudar a realidade de gerações”.

Cerca de 123 mil pessoas foram internamente deslocadas dentro da Faixa de Gaza, de acordo com levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU). A agência da ONU afirmou ainda que existem relatos de escassez de alimentos na região.

Foto: Cedida

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

PF prende brasileiros que traficavam cocaína para a Europa

PF prende brasileiros que traficavam cocaína para a Europa

Os dois acusados moram em Manaus/AM, foram contratados por “desconhecidos” e disseram não saber que conduziam drogas na bagagem.

A Polícia Federal (PF) prendeu em flagrante na última segunda-feira (2.out.2023) no aeroporto internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, um amazonense, 28 anos e uma paraense de 25 anos, suspeitos de tráfico internacional de drogas. Com eles foram encontrados 2,74 kg de cocaína embutida na estrutura de uma mala que seguiria para a Europa.

A ação aconteceu quando os policiais realizavam uma inspeção de rotina e observaram que a mulher ultimava procedimentos para embarcar com destino a Espanha. No momento que ela fazia o check-in, se fazia acompanhar de um homem, sendo que apenas ela viajaria, porém ao serem informalmente entrevistados ambos apresentaram uma história pouco convincente, o que fez com que os policiais desconfiassem que ela pudesse estar tentando embarcar com drogas na bagagem.

De imediato, os cães da PF foram acionados e, ao identificarem a mala despachada pela passageira, logo a substância entorpecente foi encontrada.

A mulher então disse que havia sido “contratada por telefone” por um desconhecido em Manaus (AM), onde mora, para levar a mala para a Espanha, cuja bagagem lhe seria entregue numa pousada da zona Sul de Natal. Já o homem preso em sua companhia, também veio de Manaus e ambos ficaram hospedados no mesmo estabelecimento.

No momento em que foi abordado pelos policiais, ele disse que acompanhava a mulher para “auxiliar no seu embarque” e confessou que teria lhe entregue a mala, afirmando, por sua vez, tê-la recebido das mãos de um motorista de aplicativo “desconhecido”. Tanto ele, quanto ela, alegaram não saber que transportavam droga. Com a dupla foram ainda apreendidos: documentos, celulares, passagem aérea, 890 euros e 5 mil reais.

Autuados com base na Lei Antidrogas, eles passaram por exame de corpo de delito no Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep/RN) e em seguida foram transferidos para o Sistema Prisional do Estado, à disposição da Justiça.

Somente em 2023, quatro brasileiros e um cidadão estrangeiro foram presos em flagrante ao tentar embarcar com substâncias entorpecentes no aeroporto Aluízio Alves.

Foto: Divulgação/PF

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Copa do Mundo de 2030 será disputada em três continentes

Copa do Mundo de 2030 será disputada em três continentes

Argentina, Espanha, Portugal e Marrocos serão sedes do Mundial

O Conselho da Fifa anunciou nesta quarta-feira (4.set.2023), que a Copa do Mundo de 2030 será disputada em três continentes: América do Sul, Europa e África. A decisão foi tomada por unanimidade pelos membros do conselho.

A sede do torneio será dividida entre Argentina, Espanha, Portugal e Marrocos. O jogo de abertura será disputado no Estádio Centenário, em Montevidéu, Uruguai, como homenagem à primeira edição do Mundial, que aconteceu em 1930.

Com a decisão, Argentina, Paraguai e Uruguai já estão garantidos na Copa do Mundo de 2030. O mesmo vale para Espanha, Portugal e Marrocos. Também já estão classificados.

Até o anúncio desta quarta-feira, havia duas candidaturas para abrigar a Copa do Mundo de 2030: uma formada por Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, e outra capitaneada pela Uefa e formada por Espanha, Portugal e Marrocos.

A decisão da Fifa de escolher uma candidatura conjunta entre a Conmebol e a Uefa foi elogiada por dirigentes de ambos os continentes.

“A Copa do Mundo de 2030 será um torneio histórico, que marcará o centenário do primeiro Mundial”, disse o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez. “É uma grande mensagem de paz, tolerância e inclusão.”

Foto: Lucas Figueiredo/CBF/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Papa Francisco abre caminho para bênçãos a casais do mesmo sexo

Papa Francisco abre caminho para bênçãos a casais do mesmo sexo

Francisco afirma que a caridade pastoral deve permear todas as decisões e atitudes da Igreja

O papa Francisco abriu caminho para que padres católicos abençoem casais do mesmo sexo, desde que sejam limitadas, decididas caso a caso e não confundidas com cerimônias de casamento de heterossexuais.

Em resposta a um grupo de cardeais conservadores, o pontífice afirmou que a caridade pastoral deve permear todas as decisões e atitudes da Igreja.

“Quando se pede uma bênção, expressa-se um pedido de ajuda a Deus, um apelo para viver melhor, uma confiança em um pai que pode ajudar a viver melhor”, escreveu Francisco.

O papa reitera que a Igreja considera o matrimônio como uma união entre um homem e uma mulher, mas que os pedidos de bênçãos são um meio pelo qual as pessoas se aproximam de Deus.

Ainda assim, ele adverte que as eventuais bênçãos que ocorrerem não devem tornar-se a norma nem obter aprovação geral das jurisdições da Igreja.

Segundo a imprensa internacional, a resposta de Francisco foi bem recebida por grupos que defendem os direitos dos católicos LGBTQI+.

Foto: Roberto Suárez / Juventud Rebelde / Ilustração / Arquivo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Boca Juniors e Palmeiras jogam pela semifinal da Libertadores

Boca Juniors e Palmeiras jogam pela semifinal da Libertadores

Rádio Nacional transmite partida a partir das 21h30 desta quinta

Boca Juniors (Argentina) e Palmeiras medem forças, a partir das 21h30 (horário de Brasília) desta quinta-feira (28) no estádio da Bombonera, pela ida da semifinal da Copa Libertadores. A Rádio Nacional transmite o confronto ao vivo.

Nos últimos anos o Palmeiras tem sido figurinha carimbada na semifinal da competição continental. Nos anos de 2020 e de 2021 chegou à final e se sagrou campeão, e em 2022 caiu diante do Athletico-PR na semifinal.

O Alviverde ainda está na briga pelo título do Campeonato Brasileiro. A equipe paulista ocupa a 2ª colocação, atrás apenas do líder Botafogo. No momento a vantagem do líder é de sete pontos, distância essa que o time do técnico Abel Ferreira tentará tirar até o final da competição. Neste contexto a equipe entra em campo para definir seu futuro na competição internacional.

Para isso terá que superar traumas recentes contra seu adversário desta quinta, o Boca Juniors. Isso porque o clube argentino eliminou o Palmeiras em três edições da Libertadores desde 2000: na final daquele mesmo ano, na semifinal de 2001 e na semifinal de 2018. Para chegar à semifinal desta edição o Verdão deixou pelo caminho o Atlético-MG nas oitavas e o Deportivo Pereira (Colômbia) nas quartas.

O Palmeiras deve ir a campo com: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Mayke, Artur e Rony.

Já o Boca Juniors vive um momento conturbado nos últimos tempos. Sem vencer a Libertadores desde 2007 (em cima do Grêmio), o Boca vem amargurando algumas campanhas ruins e eliminações difíceis. A equipe foi vice-campeã duas vezes nesse período sem títulos, em 2012 para o Corinthians e em 2018 para o River Plate (Argentina). Agora os torcedores esperam que o clube possa dar a volta por cima e retornar aos momentos de glória.

No seu caminho até a semifinal deixou para trás equipes como Nacional (Uruguai), nas oitavas, e Racing (Argentina), nas quartas. Já no Campeonato Argentino a equipe está na 9ª posição do Grupo B, com duas vitórias, um empate e três derrotas.

O técnico Jorge Almirón testou uma escalação sem o jovem Valentín Barco, um dos destaques do time na competição. Os outros destaques do Boca são o goleiro Sergio Romero, o atacante Edinson Cavani e o ponta Lucas Janson. Além disso ainda conta com o atacante Benedetto, que marcou três gols no Palmeiras em 2018. Entretanto, ele não vive um bom momento e deve começar no banco de reservas.

Sendo assim, o Boca deve entrar em campo com: Romero; Blondel, Figal, Marcos Rojo e Fabra; Medina, Pol Fernández e Ezequiel Fernández; Advíncula, Cavani e Lucas Janson.

Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Evo Morales anuncia candidatura à presidência da Bolívia em 2025

Evo Morales anuncia candidatura à presidência da Bolívia em 2025

Ex-presidente diz que foi “obrigado” a concorrer por causa de ataques do governo

O ex-presidente da Bolívia Evo Morales anunciou neste domingo (24.set.2023) que será candidato à presidência do país nas eleições de 2025. O anúncio ocorre em meio a um rompimento entre Morales e o atual presidente da Bolívia, Luis Arce, seu ex-ministro da Economia, dentro do partido governista MAS.

“Obrigado pelos ataques do governo, decidi aceitar os pedidos da militância e de tantos irmãos e irmãs que participam de comícios em todo o país para ser candidato à Presidência de nossa querida Bolívia”, disse Morales.

O ex-presidente, que liderou o país por quase 14 anos, deixou o poder em novembro de 2019, depois de concorrer a um quarto mandato sem precedentes, em eleição marcada por suspeitas de fraude.

Morales fugiu do país e alegou ter sido vítima de um “golpe” de direita apoiado pelos Estados Unidos.

Após um governo provisório de 11 meses, Arce obteve vitória eleitoral esmagadora em outubro de 2020.

Foto: Alan Santos/PR

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Chanceler afirma que Lula e Zelensky tiveram "entendimento mútuo"

Chanceler afirma que Lula e Zelensky tiveram “entendimento mútuo”

Mauro Vieira fez balanço de encontro bilateral em Nova York

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, se reuniram nesta quarta-feira (20), em Nova York, nos Estados Unidos, um dia após a abertura da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas. Foi o primeiro encontro bilateral entre os dois presidentes.

“Foi um encontro muito importante, houve um entendimento mútuo muito bom, ambos os presidentes deram instruções aos seus ministros de relações exteriores para continuar trabalhando em temas bilaterais e multilaterais e continuar discutindo a questão da paz”, resumiu o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, em entrevista a jornalistas logo após o encontro.

Ele classificou como muito amistoso o tom da reunião. “O presidente Zelensky expôs sua posição e visão da situação. Foi uma troca de informações muito boa, muito transparente, em clima de entendimento mútuo. E concordaram em continuar com esse diálogo, quando for possível”, completou.

De acordo com o chanceler, Lula informou a Zelensky que o assessor internacional para Assuntos Internacionais do governo brasileiro, Celso Amorim, será o representante do país nas reuniões do Processo de Copenhague, iniciativa que envolve outros países na discussão das possibilidades de paz entre Rússia e Ucrânia. A invasão russa ao território ucraniano, que desencadeou a guerra, começou em fevereiro de 2022 e já se arrasta por quase 20 meses.

“A grande preocupação do presidente Lula foi no sentido de buscar a paz para acabar com o sofrimento que existe, com as mortes, com a destruição que, evidentemente, tem que chocar a toda a humanidade”, observou o ministro.

Além da guerra, Mauro Vieira afirmou que os dois presidentes repassaram aspectos da relação bilateral entre Brasil e Ucrânia e dialogaram sobre a necessidade de reformas na governança internacional, incluindo organismo das Nações Unidas, como o Conselho de Segurança.

Agenda em Nova York

Antes da reunião com Zelensky, Lula se reuniu com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para lançar uma parceria para promoção do trabalho decente.

O chanceler Mauro Vieira aproveitou para fazer um balanço da viagem de Lula aos Estados Unidos. Segundo ele, o presidente recebeu 60 pedidos de encontro bilateral, sendo 50 de chefes de Estado e outros 10 de representantes de organizações internacionais das quais o Brasil participa, incluindo agências da ONU.

Desde que assumiu o governo para um terceiro mandato, Lula esteve pessoalmente com chefes de governo e de Estado de 55 países diferentes, informou o chanceler. “É quase a marca de um terço dos estados-membro da ONU. Isso representa o grande esforço que ele tem feito de diplomacia presidencial que vem cumprindo com o objetivo de tirar o Brasil do isolamento em que ele se encontrava nos últimos anos”, afirmou.

Nos últimos dias, Lula se reuniu com presidentes e chefes de governo da Suíça, Áustria, Alemanha, Noruega e Palestina, além de Estados Unidos e Ucrânia. Lula também se reuniu nesta quarta-feira com o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom e com o presidente do Paraguai, Santiago Peña. Lula e sua comitiva retornam ao Brasil ainda na noite desta quarta-feira.

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ministro do STJ rejeita enviar recurso de Robinho ao Supremo

Ministro do STJ rejeita enviar recurso de Robinho ao Supremo

Ex-jogador foi condenado por estupro pela justiça da Itália

O ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), rejeitou, nesta quarta-feira (20), enviar para o Supremo Tribunal Federal (STF) um recurso da defesa do ex-jogador de futebol Robinho, condenado por estupro na Itália.

A defesa pediu o envio do caso ao Supremo após o STJ rejeitar a inclusão da tradução completa do processo.

Ao analisar o recurso, o ministro entendeu que caso ainda está em tramitação e não pode ser enviado para o STF.

“Não se afigura cabível o recurso extraordinário, uma vez que, consoante o disposto no artigo 102, III, da Constituição Federal, o manejo de tal espécie recursal pressupõe a existência de causa decidida em única ou última instância, fato processual inexistente no caso em apreço, em que o provimento jurisdicional impugnado se limitou a resolver questão incidental”, decidiu.

De acordo com a defesa de Robinho, a tradução completa é necessária para verificar se o devido processo legal foi observado na condenação proferida pela Justiça italiana.

Robinho é alvo de um pedido de homologação da sentença estrangeira, requerido pelo governo da Itália, onde o ex-jogador foi condenado em três instâncias pelo envolvimento em um estupro coletivo, ocorrido em uma boate de Milão, em 2013. A pena imputada foi de nove anos de prisão.

A Itália havia solicitado a extradição de Robinho. A Constituição brasileira, contudo, não prevê a possibilidade de extradição de cidadãos natos. Por esse motivo, o país europeu decidiu requerer a transferência à sentença do ex-jogador. Dessa forma, o tribunal vai analisar se a condenação pode ser reconhecida e executada no Brasil.

Foto: Ricardo Saibun/Santos FC/Ilustração/Arquivo

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Lula afirma na ONU que a desigualdade é responsável por grandes problemas da humanidade

Lula afirma na ONU que a desigualdade é responsável por grandes problemas da humanidade

Em Nova York, o presidente brasileiro ressaltou que os 10% maiores bilionários possuem mais riqueza que os 40% mais pobres da humanidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta terça-feira (19), a líderes mundiais que o princípio do multilateralismo global – que pressupõe igualdade soberana entre as nações –, vem sendo corroído. Ao abrir o debate geral de chefes de Estado da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova York, Lula defendeu a necessidade de uma reforma no sistema de governança global.

Desde que assumiu o mandato, em discursos em diversas instâncias internacionais, Lula vem defendendo que o modelo atual de governança, criado depois da Segunda Guerra Mundial, não representa mais a geopolítica do século 21. Para o presidente, é preciso uma representação adequada de países emergentes em órgãos como o Conselho de Segurança da ONU. Hoje, esse conselho, com poder de tomar importantes decisões internacionais, reúne apenas Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido.

“Continuaremos críticos a toda tentativa de dividir o mundo em zonas de influência e de reeditar a Guerra Fria. O Conselho de Segurança da ONU vem perdendo progressivamente sua credibilidade. Essa fragilidade decorre em particular da ação de seus membros permanentes, que travam guerras não autorizadas em busca de expansão territorial ou de mudança de regime. Sua paralisia é a prova mais eloquente da necessidade e urgência de reformá-lo, conferindo-lhe maior representatividade e eficácia”, disse Lula.

Para ele, entidades internacionais mais representativas podem, por exemplo, impor punição aos países que não cumprirem seus compromissos em questões climáticas. Lula afirmou que falta vontade política daqueles que governam o mundo para vencer as desigualdades e destacou que a atuação desigual dos órgãos de financiamento “é inaceitável”.

“Nas principais instâncias da governança global, negociações em que todos os países têm voz e voto perderam fôlego. Quando as instituições reproduzem as desigualdades, elas fazem parte do problema, e não da solução. No ano passado, o FMI disponibilizou US$ 160 bilhões em direitos especiais de saque para países europeus, e apenas US$ 34 bilhões para países africanos. A representação desigual e distorcida na direção do FMI e do Banco Mundial é inaceitável. Não corrigimos os excessos da desregulação dos mercados e da apologia do Estado mínimo. As bases de uma nova governança econômica não foram lançadas”, disse Lula.

Comércio

O presidente criticou ainda o enfraquecimento do sistema multilateral de comércio e disse que o protecionismo adotado pelos países ricos ganhou força.

“A Organização Mundial do Comércio permanece paralisada, em especial o seu sistema de solução de controvérsias.”

Segundo Lula, o Brics – bloco de países emergentes ao qual o Brasil faz parte – surgiu na esteira desse “imobilismo” e constitui uma plataforma estratégica para promover a cooperação entre esses países. “A ampliação recente do grupo na Cúpula de Joanesburgo fortalece a luta por uma ordem que acomode a pluralidade econômica, geográfica e política do século 21.

“Somos uma força que trabalha em prol de um comércio global mais justo em um contexto de grave crise do multilateralismo”, disse sobre a inclusão de seis novos membros no grupo já formado por Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul.

Clima

O combate às mudanças climáticas também foi destaque no discurso do brasileiro. Lula cobrou que os países ricos cumpram os compromissos assumidos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que países em desenvolvimento preservem suas florestas e disse que um modelo de desenvolvimento “socialmente justo e ambientalmente sustentável” é possível.

Neste ano, o tema do debate da Assembleia Geral da ONU é Reconstruir a confiança e reacender a solidariedade global: acelerando ações para a Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável rumo à paz, prosperidade, ao progresso e à sustentabilidade para todos.

Nessa sessão de trabalho, os chefes dos Estados-membros da ONU são convidados a discursar em uma oportunidade para apontar suas visões e preocupações diante do sistema multilateral.

Extrema direita

O presidente desembarcou em Nova York na noite do último sábado (16), onde participou de reuniões com empresários e autoridades estrangeiras. Amanhã (20), ele se encontrará com o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, e será recebido pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, com quem lançará uma iniciativa global para promoção do trabalho decente.

Em seu discurso na ONU, Lula criticou o neoliberalismo e disse que o desemprego e a precarização do trabalho “minaram a confiança das pessoas em tempos melhores, em especial os jovens”. Para o presidente, isso deu brecha para a ascensão da extrema direita em diversas partes do mundo.

“O racismo, a intolerância e a xenofobia se alastraram, incentivadas por novas tecnologias criadas supostamente para nos aproximar.”

“O neoliberalismo agravou a desigualdade econômica e política que hoje assola as democracias. Seu legado é uma massa de deserdados e excluídos. Em meio aos seus escombros surgem aventureiros de extrema direita que negam a política e vendem soluções tão fáceis quanto equivocadas. Muitos sucumbiram à tentação de substituir um neoliberalismo falido por um nacionalismo primitivo, conservador e autoritário”, destacou o presidente.

Para Lula, políticas ativas de inclusão nos planos cultural, educacional e digital são essenciais para promover valores democráticos e a defesa do Estado de Direito. No mesmo sentido, o presidente defendeu a liberdade de imprensa e criticou a manutenção da prisão do jornalista australiano e ativista Julian Assange.

Resolução de conflitos

Ainda em seu discurso, Lula fez uma defesa da paz e disse que os conflitos armados são “uma afronta à racionalidade humana”. “É perturbador ver que persistem antigas disputas não resolvidas e que surgem ou ganham vigor novas ameaças”, disse.

“A guerra da Ucrânia escancara nossa incapacidade coletiva de fazer prevalecer os propósitos e princípios da Carta da ONU”, acrescentou Lula aos líderes mundiais, entre eles, o presidente ucraniano.

O brasileiro citou ainda a dificuldade de garantir a criação de um Estado para o povo palestino”, o risco de um golpe na Guatemala, a persistência da crise humanitária no Haiti, o conflito no Iêmen, as ameaças à unidade nacional da Líbia e as rupturas institucionais em Burkina Faso, Gabão, Guiné-Conacri, Mali, Níger e Sudão.

Lula reiterou que é preciso criar espaços de diálogo nas instâncias internacionais e que “investe-se muito em armamentos e pouco em desenvolvimento”.

“Estabilidade e segurança não serão alcançadas onde há exclusão social e desigualdade. A ONU nasceu para ser a casa do entendimento e do diálogo. A comunidade internacional precisa escolher: de um lado, está a ampliação dos conflitos, o aprofundamento das desigualdades e a erosão do Estado de Direito. De outro, a renovação das instituições multilaterais dedicadas à promoção da paz”, disse.

Cabe ao governo brasileiro fazer o primeiro discurso da Assembleia Geral das Nações Unidas, seguido do presidente dos Estados Unidos. Essa tradição vem desde os princípios da organização, no fim dos anos 1940.

Esta é a oitava vez que o presidente Lula abre o debate geral dos chefes de Estado. Ao longo de seus dois mandatos anteriores, ele participou do evento todos os anos entre 2003 e 2009. Em 2010, foi representado pelo então ministro das Relações Exteriores e atual assessor especial da Presidência, Celso Amorim.

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Lula abre assembleia geral da ONU em Nova York

Lula abre assembleia geral da ONU em Nova York

Tradicionalmente, cabe ao governo brasileiro o discurso de abertura

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, nesta terça-feira (19), em Nova York, da abertura da 78ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Tradicionalmente, cabe ao governo brasileiro fazer o primeiro discurso da Assembleia Geral da ONU, seguido do presidente dos Estados Unidos. Essa tradição vem desde os princípios da organização, no fim dos anos 1940.

Em mensagem nas redes sociais, Lula diz que vai discursar na ONU às 9h (horário local, 10h no Brasil), 20 anos depois de sua primeira assembleia e 14 anos após o último discurso como presidente.

É a oitava vez que o presidente brasileiro abrirá a assembleia da ONU. A comitiva do Brasil é formada por 12 ministros. Sete ministros participarão de eventos ligados diretamente à assembleia. Os demais não fazem parte da delegação, mas estão na cidade cumprindo agendas oficiais.

Na manhã dessa segunda-feira (18), Lula teve encontros com o ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, e com o com o presidente da Confederação Suíça, Alain Berset. No domingo (17), um dia após chegar a Nova York, o presidente participou de reunião com empresários e de um jantar oferecido pelo presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes.

Amanhã (20), o presidente vai se reunir com o líder da Ucrânia, Volodimir Zelensky. O encontro foi confirmado pelo Palácio do Planalto e deverá ocorrer na parte da tarde, mas o horário exato ainda não foi informado.

A reunião bilateral será a primeira entre os dois líderes desde que Lula assumiu o mandato. O Brasil é um dos países, como a Índia e a China, que vem proclamando publicamente uma postura de neutralidade na guerra entre a Ucrânia e a Rússia. Por isso, havia uma expectativa do encontro entre Lula e Zelensky desde maio deste ano, quando ambos participaram da Cúpula do G7, no Japão, o que acabou não ocorrendo.

No mesmo dia do encontro com Zelensky, Lula será recebido pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em evento que já estava previsto há algumas semanas. Os mandatários vão lançar uma iniciativa global para promoção do trabalho decente.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Lula embarca para G77 em Cuba e Assembleia Geral da ONU nos EUA

Lula embarca para G77 em Cuba e Assembleia Geral da ONU nos EUA

Temas do encontro são os desafios atuais do desenvolvimento

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou, nesta sexta-feira (15), para Havana, capital de Cuba, para participar da Cúpula do G77 + China. Na sequência, seguirá para Nova York, nos Estados Unidos, onde fará o primeiro discurso do debate geral de chefes de Estado da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), na próxima terça-feira (19).

Este ano, sob a presidência de Cuba, o encontro do G77 + China terá o tema “Desafios Atuais do Desenvolvimento: Papel da Ciência, Tecnologia e Inovação”. O grupo criado em 1964, com 77 países-membros, foi ampliado e atualmente é composto por 134 nações em desenvolvimento do Sul global pertencentes à Ásia, África e América Latina. A união do bloco com a China ocorreu nos anos 1990.

Em Havana, Lula também cumprirá agenda de trabalho com o presidente de Cuba, Miguel Diaz-Canel. Será a primeira viagem oficial de um mandatário brasileiro ao país caribenho em nove anos. A última foi em 2014, quando a ex-presidente Dilma Rousseff esteve em Havana.

Em Nova York, cabe ao governo brasileiro fazer o primeiro discurso da Assembleia Geral da ONU, seguido do presidente dos Estados Unidos. Essa tradição vem desde os princípios da organização, no fim dos anos 1940.

Será a oitava vez que o presidente Lula abrirá o debate geral dos chefes de Estado. Nos oito anos em que governou o Brasil, em seus dois primeiros mandatos, ele deixou de comparecer apenas em 2010.

Lula também participará do lançamento de uma iniciativa global para promoção do trabalho decente, juntamente com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Ainda estão previstas outras reuniões bilaterais, multilaterais e ministeriais entre os países participantes e diversos organismos internacionais à margem da assembleia.

O presidente viajará aos Estados Unidos acompanhado de ministros, que deverão participar de diversas reuniões temáticas nas áreas de direitos humanos, saúde e desarmamento.

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Inundações na Líbia deixa mais de 5 mil mortos e 10 mil desaparecidos

Inundações na Líbia deixa mais de 5 mil mortos e 10 mil desaparecidos

Autoridades alertam que número de vítimas pode duplicar

Fortes inundações na Líbia causaram mais de 5 mil mortes e 10 mil desaparecidos, segundo autoridades. O número de vítimas pode dobrar, já que muitas pessoas ainda estão desaparecidas.

O número de mortos após as inundações provocadas pela passagem da tempestade Daniel continua a aumentar e já supera 5,3 mil. As autoridades alertam que o número de vítimas pode duplicar, enquanto corpos continuam a surgir na costa no Leste da Líbia.

“O mar traz, constantemente, dezenas de corpos”, afirmou Hichem AbuChkiouat, ministro da Aviação Civil da administração que governa o Leste do país.

“Contamos mais de 5,3 mil mortos até agora e o número deverá aumentar significativamente, podendo até duplicar, porque o número de desaparecidos também é de milhares”, disse.

Além dos desaparecidos, Agência para as Migrações das Nações Unidas anunciou nesta quarta-feira que há dezenas de milhares de deslocados na cidade de Derna.

“Há pelo menos 30 mil pessoas deslocadas em Derna”, disse a Organização Internacional para as Migrações (OIM) em relatório.

Segundo a agência, estima-se ainda que há três mil desaparecidos em al-Bayda e mais de dois mil em Benghazi, outras cidades mais a oeste do país.

O governo líbio lançou apelos por ajuda internacional e decretou estado de catástrofe no Leste da Líbia. Também foi decretado luto de três dias.

Foto: International Federation of Red Cross and Red Crescent Societies/Fotos Públicas

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Polícia captura brasileiro foragido nos EUA

Polícia captura brasileiro foragido nos EUA

Danilo Cavalcante, condenado por assassinato, foi encontrado em floresta na Pensilvânia

Após 14 dias de buscas, a polícia da Pensilvânia capturou nesta quarta-feira (13.set.2023) o brasileiro Danilo Cavalcante, condenado a prisão perpétua por matar a ex-namorada.

Cavalcante foi encontrado em uma floresta na cidade de South Coventry, no condado de Chester, a cerca de 32 quilômetros da prisão de onde fugiu, em 31 de agosto.

O brasileiro estava armado com um rifle, que roubou de um morador local.

A prisão foi realizada por uma equipe de policiais e agentes do FBI.

De acordo com o tenente-coronel George Bivens, responsável pela operação de busca, Cavalcante foi encontrado após deixar pegadas idênticas às dos sapatos que ele usava na prisão.

Bivens também disse que Cavalcante trocou tiros com um morador local, mas não conseguiu acertar o alvo.

A captura de Danilo Cavalcante é um alívio para as autoridades americanas e para a família da vítima.

O caso teve grande repercussão na imprensa brasileira e americana.

Foto: Divulgação/U.S. Marshals Service Philadelphia

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Brasil investe menos em educação que países da OCDE

Brasil investe menos em educação que países da OCDE

Estudo aponta queda na aplicação de recursos no setor em 2019 e 2020

O Brasil investe menos em educação do que os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), de acordo com o relatório Education at a Glance 2023, lançado nesta terça-feira (12), que reúne dados da educação dos países membros do grupo e de países parceiros, como o Brasil.

O relatório da OCDE mostra que, enquanto o Brasil investiu em 2020 US$ 4.306 por estudante, o equivalente a aproximadamente R$ 21,5 mil, os países da OCDE investiram, em média, US$ 11.560, ou R$ 57,8 mil. Os valores são referentes aos investimentos feitos desde o ensino fundamental até a educação superior.

Os investimentos no Brasil se reduziram entre 2019 e 2020. Em média, na OCDE, a despesa total dos governos com a educação cresceu 2,1% entre 2019 e 2020, a um ritmo mais lento do que a despesa total do governo em todos os serviços, que cresceu 9,5%. No Brasil, o gasto total do governo com educação diminuiu 10,5%, enquanto o gasto com todos os serviços aumentou 8,9%. Na análise da OCDE, isso pode ter ocorrido devido à pandemia de covid-19.

“O financiamento adequado é uma condição prévia para proporcionar uma educação de alta qualidade”, diz o relatório. A maioria dos países da OCDE investe entre 3% e 4% do seu Produto Interno Bruto (PIB) no ensino fundamental e médio, chegando a menos 5% do PIB na Colômbia e em Israel. A porcentagem de investimento brasileira não consta desta edição do relatório.

Sobre essa medida de investimento, a OCDE faz uma ressalva: “O investimento na educação como percentagem do PIB é uma medida da prioridade que os países atribuem à educação, mas não reflete os recursos disponíveis nos sistemas educativos, uma vez que os níveis do PIB variam entre países”.

As despesas por aluno variam muito entre os países da OCDE. A Colômbia, o México e a Turquia gastam anualmente menos de US$ 5 mil por estudante, ou R$ 25 mil, enquanto Luxemburgo gasta quase US$ 25 mil, ou R$ 125 mil. Existem também diferenças significativas nas despesas por estudante de acordo com a etapa de ensino.

Por lei, pelo Plano Nacional de Educação (PNE), o Brasil deve investir pelo menos 10% do PIB em educação até 2024. Segundo o último relatório de monitoramento da lei, feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2022, o investimento brasileiro em educação chegava a 5,5% do PIB, e o investimento público em educação pública, a 5% do PIB, “bem distantes das metas estabelecidas no PNE. Esses resultados apontam para uma grande dificuldade dos entes em aumentar o orçamento destinado à educação”, diz o texto do Inep.

Salário de professores

O relatório da OCDE também aponta a necessidade de valorização dos professores. Segundo o estudo, muitos países da OCDE enfrentam escassez desses profissionais. “Salários competitivos são cruciais para reter professores e atrair mais pessoas para a profissão, embora outros fatores também sejam importantes. Em muitos países da OCDE, o ensino não é uma opção de carreira financeiramente atraente”, diz o texto.

Em média, os salários reais dos professores do ensino secundário são 10% inferiores aos dos trabalhadores do ensino superior, mas, em alguns países, a diferença é superior a 30%. “O baixo crescimento salarial dos professores explica, em parte, a disparidade entre os salários dos professores e os de outros trabalhadores com ensino superior”, diz a organização. Os salários legais reais caíram em quase metade de todos os países da OCDE para os quais existem dados disponíveis. Isto, segundo o relatório, segue-se a um período de crescimento salarial baixo ou mesmo negativo em muitos países, no rescaldo da crise financeira de 2008/2009.

No Brasil, também pelo PNE, o salário dos professores deveria ter sido equiparado ao dos demais profissionais com escolaridade equivalente até 2020. Segundo o monitoramento de 2022, os salários dos professores passaram de 65,2% dos salários dos demais profissionais, em 2012, para 82,5%, em 2021, seguindo ainda desvalorizados.

Education at a Glance

O relatório Education at a Glance reúne informações sobre o estado da educação em todo o mundo. Fornece dados sobre estrutura, finanças e desempenho dos sistemas educativos nos países da OCDE e em países candidatos e parceiros da Organização.

A edição de 2023 é centrada no ensino e na formação profissional. A edição inclui também um novo capítulo – Garantir a aprendizagem contínua aos refugiados ucranianos – que apresenta os resultados de uma pesquisa da OCDE 2023 que recolheu dados sobre as medidas tomadas pelos países da organização para integrá-los nos seus sistemas educativos.

Foto: Arquivo Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Terremoto no Marrocos deixou mais de 2 mil mortos

Terremoto no Marrocos deixou mais de 2 mil mortos

Equipes de resgate tentam encontrar sobreviventes nos escombros

O terremoto de magnitude 6,8 que atingiu o Marrocos na noite de sexta-feira (8.set.2023) deixou um rastro de destruição e morte. O número de mortos confirmado pelas autoridades marroquinas nesta segunda-feira (11.set) subiu para 2.497, com mais de 2.476 feridos.

Equipes de resgate de diversos países, incluindo Espanha, Reino Unido e Catar, trabalham contra o tempo para encontrar sobreviventes nos escombros. O tremor, que ocorreu a 72 quilômetros a sudoeste de Marraquexe, atingiu principalmente áreas rurais de difícil acesso.

O governo marroquino informou que ainda não é possível estimar o impacto total do desastre. As autoridades não divulgaram estimativas sobre o número de pessoas desaparecidas, mas temem que o número de vítimas continue a aumentar.

Foto: Moroccan Red Crescent Societ/Fotos Públicas

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Terremoto de magnitude 6,8 atinge Marrocos

Terremoto de magnitude 6,8 atinge Marrocos

Tremor é sentido em Marrakesh. Há relatos de danos e vítimas

Um forte terremoto de magnitude 6,8 na escala Richter atingiu o centro de Marrocos na noite desta sexta-feira (8.set.2023). O tremor foi sentido em Marrakesh, a capital turística do país. Há relatos de mais de 800 mortos e cerca de 600 feridos.

O epicentro do terremoto ocorreu a 72 km a nordeste de Marrakesh, a uma profundidade de 18,5 quilômetros. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram edifícios tremendo e pessoas correndo pelas ruas.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) ainda está avaliando os danos causados pelo terremoto. As autoridades marroquinas estão investigando o caso.

Foto: Maxim Massalitin/VisualHunt/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assessoria jurídica e tributária é diferencial para quem quer empreender nos EUA

Assessoria jurídica e tributária é diferencial para quem quer empreender nos EUA

O encontro visa promover os serviços oferecidos aos brasileiros nos Estados Unidos, com foco em Orlando, além de criar oportunidades de negócios e conexões

Planejamento. Segundo a CEO e fundadora Larson Accounting Group, Carol Larson, essa é a palavra-chave para quem quer empreender nos Estados Unidos. Seja latino-americano, europeu ou uma pessoa de qualquer lugar do mundo, para viver “o sonho do empreendedorismo americano” é necessário se planejar com muita antecedência, para não ter problemas com a bi-tributação, principalmente.

“Na Larson Accounting Group nós fazemos assessoria contábil para quem quer viver e investir nos Estados Unidos. Estamos há mais de duas décadas no ramo, sempre estudando, nos atualizando sobre as leis, tanto brasileiras, quanto americanas, para oferecer o melhor serviço para nossa clientela. Por isso, a dica que nós damos para quem quer empreender aqui é planejar-se com pelo menos um ano de antecedência e buscar ajuda, principalmente de uma consultoria contábil, para não ter surpresas desagradáveis no futuro”, afirma Larson.

Apesar dos desafios para viver e investir nos EUA, este é um país que oferece segurança jurídica e diversos incentivos, incluindo leis mais transparentes e menores custos de mercadorias, insumos e taxas, o que o torna uma terra repleta de oportunidades.
Carol Larson ainda enfatiza que, antes de tudo, um empreendedor brasileiro que deseje iniciar um negócio nos EUA deve ter um propósito genuíno. Ela aconselha: “O foco não deve ser apenas o lucro, mas sim o propósito. Compreender o que o motiva torna mais fácil enxergar o caminho a seguir”.

Segundo a CEO, quando se avaliam o potencial de lucro, a competitividade e a sustentabilidade, expandir os negócios do Brasil para os Estados Unidos ou criar um empreendimento do zero lá se torna uma opção muito mais atraente.

Contudo, a decisão de investir em um país altamente competitivo como os EUA requer pesquisa cuidadosa e assessoria de profissionais especializados. Carol ressalta: “A internacionalização de empresas é uma excelente maneira de expandir e diversificar os negócios, gerando novas fontes de receita. Também é uma oportunidade para mitigar riscos, considerando as diferentes realidades econômicas, sociais e políticas de cada país”.

Ao contrário do Brasil, nos Estados Unidos, cada estado tem suas próprias regulamentações e normas, além das exigências federais que os empreendedores devem cumprir. A fundadora da Larson Accounting Group adverte ainda que empresas que não atendam aos requisitos anuais correm o risco de multas e até mesmo o encerramento. Portanto, a orientação de um profissional contábil experiente é essencial.

Carol Larson abordará todos esses tópicos e muito mais durante o Encontro de Negócios das Américas – ECON 2023, que acontecerá entre os dias 6 e 7 de novembro em Natal; 9 e 10 de novembro em João Pessoa; 13 e 14 de novembro em Recife; e 16 e 17 de novembro em Brasília. Todos os eventos acontecerão no NAU frutos do Mar das respectivas cidades.

O encontro visa promover os serviços oferecidos aos brasileiros nos Estados Unidos, com foco em Orlando, além de criar oportunidades de negócios e conexões. Mais informações no site: https://econusa.com.br/ ou através as redes sociais:

https://www.instagram.com/econ.usa/
https://www.instagram.com/econ.usa/
https://www.tiktok.com/@econ.usa
https://www.facebook.com/econusabr

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Polícia Federal prende idoso com quase 5 kg de cocaína no aeroporto de Natal

Polícia Federal prende idoso com quase 5 kg de cocaína no aeroporto de Natal

O acusado trazia a droga de São Paulo (SP) escondida na bagagem e pretendia leva-la até Paris, França

A Polícia Federal (PF) prendeu em flagrante na noite da última sexta-feira (18.ago.2023), no Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana Natal, um homem de nacionalidade sueca, de 78 anos, quando tentava embarcar com destino a Lisboa, Portugal, levando na bagagem 4,7 kg de cocaína.

Segundo a PF, a droga estava camuflada em peças de roupas íntimas femininas. A abordagem do estrangeiro ocorreu durante fiscalização de rotina, ocasião em que foram encontrados na sua mala, escondidos em modelos de sutiãs, um total de 36 pacotes arredondados envoltos em fita adesiva contendo a droga compactada em forma de pó e que serviam como “enchimento”.

De imediato, o acusado recebeu voz de prisão e foi conduzido para autuação na Superintendência da PF. Quando interrogado, ele declarou que na Europa, onde vive, conheceu virtualmente um empresário e este teria se oferecido para custear suas despesas durante uma viagem de turismo ao Brasil. O contato era sempre feito através de aplicativo de mensagens.

Uma vez em solo brasileiro, minutos antes de deixar São Paulo (SP) e seguir viagem para Natal, disse que foi procurado por um desconhecido no hotel em que estava hospedado e este teria custeado as despesas da sua viagem de volta, oportunidade que lhe entregou também uma mala que deveria ser levada até Paris, na França, onde seria procurado tão logo desembarcasse.

Indiciado na forma da lei, o suspeito vai responder por crime de tráfico internacional de drogas. Ele foi submetido a exame de corpo de delito no Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) e se encontra custodiado na sede da PF, à disposição da Justiça.

Foto: Divulgação/Polícia Federal

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Eleições presidenciais no Equador terão segundo turno

Eleições presidenciais no Equador terão segundo turno

Candidata alinhada a Rafael Correa lidera votação no país

Neste domingo (20.ago.2023), Luisa González, candidata com forte alinhamento ao ex-presidente de esquerda Rafael Correa, garantiu a liderança nas eleições presidenciais do Equador ao conquistar 33% dos votos. Seu principal concorrente, o ex-deputado Daniel Noboa, obteve 24% dos votos, sinalizando uma disputa acirrada. A nação sul-americana se vê imersa em um cenário de reviravoltas políticas, marcado por um primeiro turno repleto de tensões, culminando no trágico assassinato do candidato conservador Fernando Villavicencio.

O retorno do Equador ao foco eleitoral é marcado por desafios significativos. A polarização entre González e Noboa reflete as diferentes visões políticas que dividem o país. González, que possui fortes laços com Rafael Correa, representa uma abordagem mais progressista, enquanto Noboa busca conquistar eleitores com propostas que alinham-se a perspectivas conservadoras. Essa divergência ideológica está inserida em um contexto de agitação, uma vez que o assassinato de Fernando Villavicencio trouxe à tona preocupações sobre a segurança e a estabilidade do processo democrático equatoriano.

Com o resultado do primeiro turno definido, o Equador encaminha-se agora para o segundo turno, que está agendado para o dia 15 de outubro.

Foto: Jonathan Miranda/Presidencia de la República

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Espanha derrota Inglaterra para conquistar sua primeira Copa feminina

Espanha derrota Inglaterra para conquistar sua primeira Copa feminina

Seleção ibérica contou com gol de Olga Carmona para vencer por 1 a 0

A Copa do Mundo de futebol feminino tem uma nova campeã, a Espanha, que derrotou a Inglaterra na final por 1 a 0, na manhã deste domingo (20) no Estádio Austrália, em Sidney, para conquistar o título da competição pela primeira vez na história. A equipe ibérica alcança o feito na terceira Copa de sua história.

A Espanha estreou em Copas femininas apenas em 2015, no Canadá. Naquela ocasião caiu no mesmo grupo do Brasil e terminou em último lugar na chave, atrás também da Coreia do Sul e da Costa Rica. Em 2019, na França, conseguiu avançar às oitavas, onde parou nos Estados Unidos, que acabaram vencendo a competição.

Com o título deste domingo, a seleção espanhola entrou para o seleto grupo de campeãs mundiais no futebol feminino, encabeçado pelos Estados Unidos (quatro títulos) e que ainda tem Alemanha (dois), Japão e Noruega (um cada). Além disso, a Espanha se igualou aos germânicos, únicos, até então, a levantarem a taça da Copa do Mundo entre homens e mulheres.

Espanha superior

O jogo começou com a Espanha valorizando demais a posse de bola e marcando em cima as jogadoras inglesas. Mas foram as Leoas que chegaram com perigo primeiro. Aos 15 minutos, Lauren Hemp recebeu a bola na entrada da área após boa troca de passes de suas companheiras e acertou um chute forte no gol defendido pela goleira Cata Coll.

Um minuto depois as ibéricas responderam com contra-ataque pela esquerda. Paralluelo recebeu na área e chutou, mas Millie Bright desviou e a bola sobrou para Alba Redondo, que finalizou para defesa de Mary Earps. Porém, aos 28 a Espanha mostrou eficiência para abrir o placar. Caldentey tocou para Olga Carmona, que aproveitou espaço deixado por Lucy Bronze na ponta esquerda. A lateral dominou, avançou e finalizou rasteiro para colocar a bola no fundo da rede.

Mesmo com a vantagem a equipe ibérica continuou melhor, e chegou com muito perigo aos 46 minutos, quando Battle fez boa jogada pela direita e cruzou para o meio da área, onde Paralluelo chegou batendo de primeira para acertar a trave.

No retorno do intervalo a técnica Sarina Wiegman decidiu colocar em campo as atacantes Chloe Kelly e Lauren James, que perdeu as duas últimas partidas da Inglaterra por causa de suspensão. Mas quem iniciou melhor a etapa final foi a Espanha, que continuava apostando em uma marcação muito agressiva, adiantando suas jogadoras e não permitindo que a Inglaterra pudesse ter espaço para criar qualquer coisa.

Já a Inglaterra dependia demais das saídas rápidas em contra-ataque, como a dos 8 minutos, que terminou em cruzamento rasteiro de Chloe Kelly para Hemp, que mandou para fora por pouco em lance que acabou sendo anulado por posição de impedimento.

Porém, a superioridade era mesmo da Espanha, que aos 23 minutos teve a oportunidade de ampliar o placar em cobrança de pênalti marcada após Keira Walsh tocar a bola com a mão dentro da área. Jenni Hermoso cobrou para defesa segura de Mary Earps.

Aos 29 as Leoas finalmente chegaram com perigo, quando Lauren James fez grande jogada individual pela esquerda e bateu para defesa da goleira Cata Coll. A partir daí o jogo entrou numa dinâmica de muita batalha na faixa central do campo, e as oportunidades diminuíram de lado a lado.

E uma boa oportunidade só voltou a aparecer aos 46 minutos, quando Ona Battle dominou na ponta direita e avançou para bater cruzado para grande defesa de Mary Earps. Com a proximidade do final da partida, a Inglaterra claramente se desorganizou e passou a criar muito pouco, enquanto a Espanha soube administrar a vantagem até o apito final para garantir o título.

Foto: Selección Española Femenina de Fútbol/Redes Sociais/Reprodução

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Milei conquista vitória surpreendente na Argentina

Milei conquista vitória surpreendente na Argentina

Economista ultradireitista conquista vitória nas PASO e desafia cenário político tradicional do país sul-americano

O candidato ultradireitista, Javier Milei, surpreendeu nas Primárias Abertas, Simultâneas e Obrigatórias (PASO) na Argentina, emergindo como o grande vencedor do evento eleitoral no domingo (13.ago.2023). Definidas como um termômetro para a futura disputa presidencial, as PASO revelaram uma reviravolta política, com Milei se estabelecendo como o favorito para a eleição presidencial de outubro.

A vitória surpreendente de Milei foi amplamente celebrada após a divulgação dos resultados, com o candidato do partido Libertad Avanza expressando confiança em seu discurso. Com uma postura agressiva, Milei afirmou que sua alternativa política não apenas combateria o kirchnerismo, mas também desafiaria a casta política parasitária do país.

Ele enfatizou a necessidade de eliminar o modelo de castas e defendeu a responsabilidade no acesso aos direitos. Milei também convidou os cidadãos a se unirem à sua “revolução liberal” e prometeu lutar contra os políticos estabelecidos.

Com a apuração de 97,42% dos votos, Javier Milei conquistou 30,04% dos votos, superando coalizões tradicionais de centro-direita e esquerda. O cenário político argentino sofreu um abalo significativo, já que o movimento Juntos por el Cambio, considerado favorito nas pesquisas, ficou atrás do libertário Milei. A vitória expressiva deste último representa um desafio à estabilidade política das coalizões tradicionais e reflete a insatisfação generalizada com a crise econômica e as disputas internas.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Casos de covid-19 aumentam 80% no mundo

Casos de covid-19 aumentam 80% no mundo

Total de novos casos ficou em 1,5 milhão e de óbitos, em 2,5 mil

Cerca de 1,5 milhão de novos casos de covid-19 foram registrados em todo o mundo entre 10 de julho e 6 de agosto – um aumento de 80% em relação ao período anterior. Durante os mesmos 28 dias, o vírus causou ainda 2,5 mil mortes – uma queda de 57% em relação ao período anterior. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os números mostram que, enquanto diversos países registraram queda de novos casos e de óbitos provocados pela doença, a região do Pacífico Ocidental identificou aumento de novas infecções em meio a uma redução nos óbitos. Desde o dia 6 de agosto, mais de 769 milhões de casos foram reportados globalmente, além de cerca de 6,9 milhões de mortes.

“Atualmente, os casos relatados não representam com precisão as taxas de infecção devido à redução de testes e relatórios globalmente. Durante esse período de 28 dias, 44% (103 de 234) dos países relataram pelo menos um caso à OMS – uma proporção que vem diminuindo desde meados de 2022”, destacou a entidade em comunicado.

Foto: Myke Sena/MS/Ilustração

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Estudante potiguar tem estudo sobre combate ao narcotráfico reconhecido em Fórum Internacional do Brics

Estudante potiguar tem estudo sobre combate ao narcotráfico reconhecido em Fórum Internacional do Brics

Iniciativa é organizada pelo bloco econômico composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul

A egressa do curso de Relações Internacionais da Universidade Potiguar (UnP), Ingrid Vale, tem trabalho de pesquisa reconhecido no 2º Fórum de Pós-graduação Brics. Para validar o reconhecimento, fará sua apresentação especial no evento que acontece na Cidade do Cabo, África do Sul, entre os dias 16 e 18 de agosto. A iniciativa é organizada pelo bloco econômico composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Intitulado “Combate ao narcotráfico: a política externa do governo Lula da Silva (2003-2010)”, o estudo de Ingrid é baseado na sua vivência como acadêmica em Relações Internacionais e focado em seu trabalho de conclusão de curso no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

“Estou vivendo um sentimento indescritível de realização. Essa será minha primeira participação em um evento internacional. É, sem dúvidas, o culminar de meses de dedicação, pesquisa e empenho. Ver a validação desse esforço por uma comunidade científica global torna a conquista mais valiosa”, explica.

O 2º Fórum de Pós-graduação Brics é voltado para os estudantes de pós-graduação dos países do bloco e visa desenvolver a capacidade dos alunos de pós-graduação para pesquisar os países explorando o tema “Construindo resiliência nos países do Brics e Além: desafios e oportunidades para o desenvolvimento sustentável”. O programa busca fomentar a pesquisa interdisciplinar, promover a excelência e encorajar soluções sustentáveis para os desafios globais.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

TAP anuncia ampliação de voos semanais de Lisboa para Natal

TAP anuncia ampliação de voos semanais de Lisboa para Natal

Diretores da TAP confirmam sete voos semanais para a capital potiguar a partir de outubro, após sucesso nas negociações com o Governo do Estado

A TAP Air Portugal anunciou nesta quinta-feira (3.ago.2023) a ampliação dos voos entre Lisboa e Natal, passando de cinco para sete voos semanais a partir de outubro. A confirmação foi feita durante reunião com a governadora Fátima Bezerra (PT) e o diretor para as Américas da TAP, Carlos Antunes.

O aumento das operações é resultado das conversações iniciadas em março, quando a delegação do Rio Grande do Norte participou da Feira Internacional de Turismo de Lisboa. Além de fortalecer os laços entre Portugal e o RN, a iniciativa também inclui uma campanha conjunta para promover o destino potiguar em toda a Europa.

A medida também beneficiará a exportação de frutas, pois os voos da TAP permitirão uma via de escoamento mais ágil e econômica, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região.

Já a Azul Viagens também anunciou a expansão de suas operações para o RN na última sexta-feira (28.jul). Para a alta temporada, estão previstos 238 voos dedicados, representando um aumento de 44% em relação ao mesmo período do ano anterior. A ação é fruto do trabalho conjunto do Governo do Estado, da Secretaria de Turismo e da Emprotur, que buscam aumentar a oferta de voos para os principais mercados emissores de turistas para o RN.

Os destinos contemplados incluem importantes cidades do Brasil, como Belo Horizonte, Campinas, São Paulo, e a estreia da rota para Cascavel, no Paraná. Com esse planejamento estratégico, a Azul Viagens projeta contribuir para o crescimento do turismo no estado, gerando renda e oportunidades para milhares de pessoas envolvidas no setor.

Segundo o Governo, com essas medidas, o RN se consolida como um destino cada vez mais atrativo para o turismo nacional e internacional, impulsionando a economia local e reforçando a importância do setor para o desenvolvimento sustentável do estado.

Foto: Paul Evans/VisualHunt/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Isenção federal para comércio eletrônico entra em vigor

Isenção federal para comércio eletrônico entra em vigor

Compras online de até US$ 50 pagarão apenas ICMS na importação

Celebrada pelos sites de compras e questionada pelas entidades ligadas ao varejo, a isenção federal para compras online de até US$ 50 entra em vigor nesta terça-feira (1º). A portaria foi publicada no fim de junho.

Em troca da isenção, as empresas deverão entrar no programa de conformidade da Receita Federal, regulamentado por uma instrução normativa. A página de comércio eletrônico que aderir ao programa da Receita, chamado de Remessa Conforme, também terá acesso a uma declaração antecipada que permitirá o ingresso mais rápido da mercadoria no país.

Caso as empresas não ingressem do programa, haverá cobrança de alíquota de 60% de Imposto de Importação, como ocorre com as compras acima de US$ 50. A isenção para compras até US$ 50 será apenas para tributos federais. Todas as encomendas de empresas para pessoas físicas que aderirem ao Remessa Conforme pagarão 17% de Imposto sobre Comércio de Mercadorias e Serviços (ICMS), tributo arrecadado pelos estados.

A cobrança de ICMS foi regulamentada em junho pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), órgão que reúne as Secretarias Estaduais de Fazenda, ajuda a resolver as finanças dos estados.

Modelo antigo

No modelo antigo, as remessas de empresas para pessoas físicas do exterior não eram isentas, estando sujeitas à alíquota de 60% de Imposto de Importação. Para encomendas entre US$ 500 e US$ 3 mil, também havia a cobrança de ICMS. No entanto, a cobrança era feita raramente sobre mercadorias de pequeno valor porque dependia de fiscalização da Receita Federal sobre as encomendas dos Correios.

No modelo antigo, o Imposto de Importação não era cobrado em duas situações. A primeira é a isenção estabelecida por lei para livros, revistas (e demais publicações periódicas) e remédios. No caso dos medicamentos, compras por pessoas físicas de até US$ 10 mil são isentas, com o produto liberado somente se cumprir os padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Essas isenções foram mantidas nas novas regras porque são definidas por lei e não podem ser regulamentadas por portaria.

A portaria, no entanto, ampliou a isenção para encomendas de até US$ 50. O benefício, até agora, só era concedido se a remessa ocorresse entre duas pessoas físicas, sem fins comerciais. Essa isenção, no entanto, gerou problemas porque diversos sites aproveitam a brecha para se passarem por pessoas físicas e evitarem o pagamento de imposto.

Primeira fase

No fim de junho, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tinha informado que a isenção representa apenas a primeira etapa da regularização do comércio eletrônico. Segundo o ministro, uma segunda etapa estabelecerá, em definitivo, um modelo de tributação federal para a importação online, mas ele não esclareceu se as compras de até US$ 50 voltarão a ser tributadas.

De acordo com Haddad, a segunda etapa do que chamou de “plano de conformidade” buscará preservar o equilíbrio entre os produtores nacionais e as lojas online que vendem produtos importados. A prioridade, destacou Haddad, será impedir práticas de concorrência desleal.

Resistência

Nos últimos meses, Haddad reuniu-se com varejistas estrangeiras de comércio eletrônico e com representantes do varejo nacional. A isenção federal preocupa a indústria e o comércio brasileiro, que alegam competição desleal com os produtos importados e ameaça a postos de trabalho.

Há duas semanas, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) apresentaram um estudo segundo o qual a medida provocará a extinção de até 2,5 milhões de empregos no segundo semestre. Segundo o levantamento, o varejo demitiria 2 milhões de trabalhadores até o fim do ano e a indústria, 500 mil. As entidades pediram a retomada da taxação dessa faixa de compra, para evitar prejuízos à economia.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Filho do presidente da Colômbia é preso suspeito de lavagem de dinheiro e enriquecimento ilícito

Filho do presidente da Colômbia é preso suspeito de lavagem de dinheiro e enriquecimento ilícito

Investigação lança sombras sobre família presidencial colombiana

Nicolás Petro, filho do presidente colombiano, Gustavo Petro, foi detido em uma operação conduzida pelo Procurador-Geral do país, relacionada a suspeitas de lavagem de dinheiro e enriquecimento ilícito, conforme anunciado no sábado (29.jul.2023).

Nicolás, que também é político na província de Atlántico, havia expressado apoio à investigação desde o seu início, em março, e negado veementemente as acusações de receber dinheiro de traficantes em troca de favorecimentos aos grupos criminosos durante os esforços de paz liderados por seu pai.

Além de Nicolás, sua ex-esposa, Daysuris del Carmen Vásquez, também foi detida sob acusações de lavagem de dinheiro e violação de dados pessoais. Recentemente, ela havia relatado à imprensa local que duas pessoas, envolvidas com o tráfico de drogas, haviam repassado dinheiro a Nicolás para financiar a campanha política de seu pai.

Em resposta à prisão de seu filho, Gustavo Petro, por meio da plataforma X, expressou sua dor diante da situação, mas afirmou que o gabinete do Procurador-Geral tem autonomia para conduzir o processo de acordo com a lei. O presidente desejou sorte e força a Nicolás e destacou a importância dos acontecimentos para moldar o caráter de seu filho, esperando que ele reflita sobre seus erros.

Foto: Joel González/Gobierno de Colombia/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Elon Musk apresenta a transformação do Twitter para 'X'

Elon Musk apresenta a transformação do Twitter para ‘X’

Bilionário anuncia mudança de nome, inclusão de funções de pagamento e IA para revolucionar a rede social

Elon Musk, juntamente com a nova diretora executiva Linda Yaccarino, surpreendeu o mundo ao anunciar, nesta segunda-feira (24.jul.2023) a completa transformação do Twitter, que agora passa a se chamar ‘X’. Além da mudança de nome, o bilionário também revelou a adição de funções de pagamento online e mensagens, visando dar um passo importante rumo ao desenvolvimento de um super app, com inspiração no famoso chinês WeChat.

Com a ‘X’ potencializada pela inteligência artificial, Linda Yaccarino afirmou que a rede social pretende revolucionar a forma como as pessoas se conectam. “Potencializada com IA, a ‘X’ nos conectará de maneiras que mal começamos a imaginar”, afirmou. Ainda segundo ela, o Twitter, agora ‘X’, sob a liderança de Musk nos últimos oito meses, tem trabalhado arduamente para se reinventar e se preparar para essa segunda chance de oferecer uma experiência completamente nova aos seus usuários.

Foto: Steve Jurvetson/VisualHunt/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Mundial começa com vitória da Nova Zelândia sobre Noruega por 1 a 0

Mundial começa com vitória da Nova Zelândia sobre Noruega por 1 a 0

Hannah Wilkinson garante vitória das donas da casa

Graças a um gol de Hannah Wilkinson, a Nova Zelândia derrotou a Noruega por 1 a 0, na manhã desta quinta-feira (20), no Eden Park, em Auckland, na partida que abriu a edição 2023 da Copa do Mundo de futebol feminino. Com o triunfo, a seleção neozelandesa assumiu a liderança do Grupo A do Mundial com três pontos.

Contando com uma das principais jogadoras do certame, a atacante Ada Hegerberg, a Noruega era apontada como favorita diante das donas da casa. Porém, quem se saiu melhor no primeiro tempo foi a Nova Zelândia, que criou a primeira oportunidade clara de gol logo aos quatro minutos com chute de longe da volante Steinmetz, mas a bola acabou indo para fora.

Pelas norueguesas, a melhor oportunidade na etapa inicial saiu justamente dos pés de Ada Hegerberg, aos 36 minutos, quando Hansen encontrou a centroavante, que finalizou de primeira, mas Stott conseguiu cortar.

Após o intervalo, a Nova Zelândia transformou a sua superioridade em vantagem logo aos dois minutos. A equipe da casa saiu em contra-ataque rápido pela direita. Jacqui Hand avançou em velocidade e cruzou rasteiro para o meio da área, onde a centroavante Hannah Wilkinson teve apenas o trabalho de escorar de direita para superar a goleira Mikalsen.

A Noruega quase empatou aos 13. Hegerberg fez boa jogada pela esquerda e encontrou Haavi, que cruzou para Maanum, que finalizou com perigo. Mas quatro minutos depois as donas da casa responderam com belo chute de fora da área de Indiah-Paige, que obrigou a goleira Mikalsen a se esticar para fazer grande defesa.

Buscando a igualdade, a equipe norueguesa passou a oferecer espaços na defesa, o que a equipe da casa aproveitou para criar boas oportunidades em jogadas de transição rápida, como a criada aos 30 minutos que terminou em bomba de Percival, que foi para fora.

Cinco minutos depois, as visitantes criaram a sua melhor oportunidade de marcar, quando Tuva Hansen bateu de primeira e a bola explodiu no travessão do gol defendido por Esson. Aos 44 minutos, Percival teve a oportunidade de marcar o segundo da Nova Zelândia, mas a volante desperdiçou uma cobrança de pênalti.

A partir daí, a equipe da casa mostrou muita vontade para segurar a vantagem até o apito final para garantir a sua primeira vitória em uma partida de Copa do Mundo de futebol feminino.

Cerimônia de abertura

Antes de a bola rolar, o Eden Park foi o palco da cerimônia de abertura da competição, que contou com um espetáculo – música e dança – que mostrou um pouco da cultura dos povos originários da Oceania, que recebe a competição pela primeira vez na história. O evento também apresentou as 32 equipes que participam do Mundial.

Além disso, a plateia respeitou um minuto de silêncio pelas vítimas de um tiroteio registrado na noite da última quinta-feira (19), nas proximidades do hotel no qual a seleção da Noruega estava hospedada em Auckland, para o jogo de abertura do Mundial feminino.

Estreia do Brasil

A seleção brasileira, que busca o inédito título da Copa do Mundo, estreia na primeira fase da competição a partir das 8h (horário de Brasília) da próxima segunda-feira. O confronto contra o Panamá vale pelo Grupo F, que também conta com França e Jamaica.

Foto: Divulgação/Twitter/FIFA

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Copa Feminina começa às 4h desta quinta com Nova Zelândia x Noruega

Copa Feminina começa às 4h desta quinta com Nova Zelândia x Noruega

Pela 1ª vez na história do Mundial serão 32 seleções participantes

O pontapé inicial da nona edição da Copa do Mundo feminina de futebol será dado às 4h (horário de Brasília) desta quinta-feira (20), na Nova Zelândia, que sedia o evento junto com a Austrália. A seleção neozelandesa enfrenta a norueguesa, pelo Grupo A, no jogo de abertura do Mundial, o primeiro a reunir 32 equipes – na última edição na França foram 24 países .O confronto de abertura do Mundial será no estádio Eden Park, na cidade de Auckland. Todos os jogos do Mundial poderão ser assistidos ao vivo, gratuitamente, na plataforma Fifa+.

A seleção brasileira, que busca um título inédito, fará sua estreia na primeira fase na próxima segunda (24), às 8h, contra o Panamá, pelo Grupo F, que tem ainda França e Jamaica. Todos os jogos das brasileiras ocorrerão na Austrália. A equipe comandada pela técnica Pia Sundhage está sediada na cidade de Brisbane. O primeiro embate contra o Panamá será em Adelaide, no estádio Hindmarsh.

A estimativa da Fifa, entidade máxima que regula o futebol no mundo, é estima que o Mundial na Oceania seja o mais assistido desde a primeira edição, em 1991. Em junho, faltando um mês para o início da Copa, o total de ingressos vendidos já alcançara 1.032.884, superando as vendas pré-torneio do último Mundial na França (2019).

A secretária geral Fatma Samoura também está confiante no aumento da audiência ao redor do planeta.

“Os olhos do mundo estarão aqui. Esperamos atingir um quarto da população mundial, dois bilhões de pessoas, que assistirão a pelo menos uma partida”, disse. Samoura, em depoimento ao site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

As 32 seleções participantes do Mundial estão divididas em oito grupos com quatro equipes cada. Os dois primeiros colocados de cada chave se classificam às oitavas de final. A decisão do titulo ocorrerá no dia 20 de agosto (um domingo), às 7h, no Estádio Olímpico de Sidney, com capacidade para mais de 80 mil torcedores.

Foto: Thais Magalhães/CBF

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Três mortos em tiroteio em Auckland; parte da cidade está fechada antes da abertura da Copa

Três mortos em tiroteio em Auckland; parte da cidade está fechada antes da abertura da Copa

Por Heloísa Lemos
Do físico ao e-sports

Na manhã desta quinta-feira (20.jul.2023), ocorreu um tiroteio em um canteiro de obras na maior cidade da Nova Zelândia, Auckland, resultando na perda de pelo menos três vidas. A tragédia aconteceu apenas algumas horas antes da abertura da nona Copa do Mundo de futebol feminino na cidade.

De acordo com informações da mídia, o atirador, que se deslocava pelo canteiro de obras, efetuou vários disparos, ferindo diversas pessoas e tirando a vida de duas delas. Ao se refugiar nos andares superiores do prédio, o homem acabou acuado no poço do elevador e foi alvejado fatalmente pela polícia.

A situação causou grande apreensão na cidade, levando as autoridades a tomar medidas de segurança imediatas. Ruas em Auckland foram isoladas, os serviços de balsa foram cancelados e alguns trajetos de ônibus foram desviados em certas áreas da cidade.

O prefeito de Auckland, Wayne Brown, pediu aos habitantes que evitem deslocamentos para o centro da cidade e permaneçam em suas casas, considerando a assustadora situação que se abateu sobre a cidade durante o trajeto matinal para o trabalho.

Diante da tragédia, o primeiro-ministro Chris Hipkins cancelou uma viagem que estava planejada para a cidade de Hamilton, que fica a cerca de 120 quilômetros (75 milhas) ao sul de Auckland, e retornou imediatamente para a capital nacional, Wellington.

Foto: Tony Hisgett/VisualHunt/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Heloísa Lemos

Sobre Heloísa Lemos, colunista do Por Dentro do RN

Formada em Comunicação Social/Jornalismo e Rádio e TV pela UFRN, Heloísa Lemos já atuou em diversas assessorias de imprensa, além de ter expertise com redes sociais. Em 2020, concluí a especialização em marketing também pela Universidade Federal. Contudo, os (e-) esportes sempre foram, além de um hobby, uma paixão.

Presidentes apelam por eleições transparentes na Venezuela

Presidentes apelam por eleições transparentes na Venezuela

Lula, Macron, Fernández e Petro pedem diálogo entre oposição e governo

Em declaração conjunta, os presidentes da Argentina, do Brasil, da Colômbia e da França pedem ao governo venezuelano e representantes da oposição no país que retomem o diálogo e assegurem a organização de eleições livres e transparentes no país.

O documento foi publicado nesta terça-feira (18), um dia após reunião, em Bruxelas, com a participação dos presidentes Emmanuel Macron (França), Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), Gustavo Petro (Colômbia) e Alberto Fernández (Argentina), além do Alto Representante da União Europeia para Relações Exteriores e Política de Segurança, Josep Borrell. Eles se reuniram na mesma mesa com a vice-presidenta da Venezuela e o negociador-chefe da Plataforma Unitária da oposição venezuelana, Gerardo Blyde.

“Os chefes de Estado e o Alto Representante instaram o governo venezuelano e a Plataforma Unitária da oposição venezuelana a retomar o diálogo e a negociação no âmbito do processo do México, com o objetivo de chegarem a um acordo, entre outros pontos da agenda, sobre as condições para as próximas eleições. Eles fizeram um apelo em prol de uma negociação política que leve à organização de eleições justas para todos, transparentes e inclusivas, que permitam a participação de todos que desejem, de acordo com a lei e os tratados internacionais em vigor, com acompanhamento internacional”, diz a declaração.

Os presidentes e o Alto Representante, ainda de acordo com a declaração, garantem que se houver avanço na negociação das eleições, a Venezuela poderá se ver livre das sanções econômicas atualmente impostas ao país.

“Esse processo deve ser acompanhado de uma suspensão das sanções, de todos os tipos, com vistas à sua suspensão completa”, diz o texto.

Os participantes da reunião prometeram manter a diálogo sobre o assunto ao longo do próximo período.

A Venezuela terá eleições gerais no ano que vem, e a oposição no país questiona decisões de órgãos públicos que inabilitaram alguns de seus principais candidatos. No caso mais recente, a ex-deputada María Corina Machado foi condenada à perda de direitos políticos por 15 anos. Também os políticos de oposição Henrique Capriles e Freddy Superlano estão igualmente inabilitados para concorrer à Presidência do país. A data das eleições ainda não foi definida.

Foto: Aboodi Vesakaran/Pexels

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Italo Ferreira sofre lesão e está fora da etapa de J-Bay da World Surf League

Italo Ferreira sofre lesão e está fora da etapa de J-Bay da World Surf League

Lesão de Italo Ferreira abre espaço para novos desafios na etapa de J-Bay da World Surf League

O surfista potiguar Italo Ferreira enfrentou uma reviravolta desafiadora durante a etapa de J-Bay da World Surf League (WSL). O atleta ficou fora da competição devido a uma lesão ocorrida durante uma manobra durante a bateria contra o havaiano Ian Gentil, cujos laços familiares têm origem brasileira.

Italo, que liderava a competição após completar duas ondas com um total de 13,47 pontos, teve sua trajetória abruptamente interrompida após uma queda mal sucedida, o que o impediu de concluir o round eliminatório. O surfista precisou de assistência de um jet ski para ser atendido pelos médicos fora das águas de Jeffreys Bay.

Enquanto isso, Ian Gentil somou 14,70 pontos e avançou na disputa, deixando os fãs brasileiros na expectativa pelo retorno de Italo na próxima etapa.

Além da lesão de Italo, outro competidor brasileiro, Caio Ibelli, também enfrentou a repescagem na etapa sul-africana. No entanto, Caio foi eliminado após ser derrotado pelo sul-africano Jordy Smith, aumentando ainda mais a tensão na participação dos surfistas brasileiros no evento.

Agora, os holofotes se voltam para a recuperação de Italo Ferreira e a esperança de que ele retorne com força total nas próximas competições da WSL.

Foto: Rodolfo Vilela/rededoesporte.gov.br/Ilustração/Arquivo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

PF identifica pessoas que hostilizaram Alexandre de Moraes na Itália

PF identifica pessoas que hostilizaram Alexandre de Moraes na Itália

Ministro do STF foi xingado por brasileiros em aeroporto de Roma

As pessoas envolvidas no episódio de agressão ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, em aeroporto de Roma, na Itália, foram identificadas pela Polícia Federal (PF). O caso está em apuração e os nomes não foram divulgados oficialmente. Segundo informações divulgadas por veículos de imprensa, o magistrado foi hostilizado na capital italiana e seu filho chegou a ser agredido com um soco no rosto.

Ainda no sábado (15), quando o caso veio a público, a Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou informações à Polícia Federal sobre as agressões. Em nota divulgada neste domingo (16), a PGR informou que “tomará as medidas cabíveis a respeito do caso”.

Foto: Nelson Jr./SCO/STF

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Procuradoria-Geral da República investiga agressões a ministro do STF na Itália

Procuradoria-Geral da República investiga agressões a ministro do STF na Itália

Alexandre de Moraes e seu filho foram hostilizados por brasileiros durante evento internacional

A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou à Polícia Federal (PF) informações sobre as agressões sofridas pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e seu filho, durante uma visita à Itália, na sexta-feira (14.jul.2023).

O caso ocorreu no Aeroporto Internacional de Roma, quando três brasileiros hostilizaram o ministro, utilizando termos ofensivos, e um deles chegou a agredir fisicamente seu filho.

Moraes estava na Itália com sua família para participar de uma palestra na Universidade de Siena, durante o Fórum Internacional de Direito. A PF conseguiu identificar os três envolvidos no episódio, que agora enfrentarão inquéritos por crimes contra a honra e ameaça. O órgão assegurou que tomará todas as medidas necessárias em relação ao caso.

Após desembarcarem no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, no último sábado (15.jul), os agressores foram abordados pelas autoridades e deverão responder aos inquéritos em liberdade. A PGR acompanha de perto o desenrolar das investigações, visando garantir a segurança e a integridade das autoridades brasileiras no exterior.

Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Alexandre de Moraes é hostilizado e filho agredido em aeroporto de Roma

Alexandre de Moraes é hostilizado e filho agredido em aeroporto de Roma

Agressores foram identificados pela Polícia Federal serão investigados por crimes cometidos no exterior

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), enfrentou um episódio de hostilidade no Aeroporto Internacional de Roma, na Itália, na sexta-feira (14.jul.2023), quando três brasileiros o abordaram de forma agressiva. A situação piorou quando o filho do ministro também foi alvo de agressão por um dos envolvidos.

As agressões ocorreram por volta das 18h45, horário local (13h45 no horário de Brasília). Segundo o portal G1, os agressores foram identificados como Andreia Mantovani, Roberto Mantovani Filho e Alex Zanatta.

O caso teve início quando Andreia Mantovani chamou Moraes de “bandido, comunista e comprado”, seguido por agressões físicas por parte de Roberto Mantovani Filho contra o filho do ministro. As fotos do aeroporto de Roma e do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, foram obtidas pela TV Globo.

A Polícia Federal acionou o adido da polícia em Roma para tratar o assunto com as autoridades italianas. As imagens obtidas seguirão um acordo de cooperação internacional. Os agressores foram identificados e abordados pela PF ao chegarem no Brasil, sendo eles alvos de um inquérito policial, instaurado no sábado (15.jul), para apurar acusações de agressão, ameaça, injúria e difamação. Segundo o Código Penal, os crimes cometidos por brasileiros no exterior estão sujeitos à lei brasileira.

A Procuradoria-Geral da República solicitou informações à Polícia Federal sobre o ocorrido e tomará as medidas cabíveis em relação ao caso, de acordo com o comunicado emitido pelo Procurador-Geral Augusto Aras, que condenou veementemente as agressões, especialmente por terem atingido a família do Ministro.

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ancelotti avisa à CBF que vai priorizar o Real Madrid e deixa seleção na incerteza

Ancelotti avisa à CBF que vai priorizar o Real Madrid e deixa seleção na incerteza

Técnico italiano reafirma compromisso com o clube espanhol e coloca em dúvida seu futuro na seleção brasileira

O futuro do comando técnico da seleção brasileira segue envolto em incertezas, mesmo após as declarações reiteradas de Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, sobre a chegada de Carlo Ancelotti. De acordo com o diário espanhol Marca, Ancelotti informou à Confederação Brasileira de Futebol que sua prioridade absoluta é honrar o compromisso com o Real Madrid, mesmo após a experiência interina de Fernando Diniz.

As informações foram publicadas no sábado (15.jul.2023) pelo Estadão.

Após a apresentação de Diniz como treinador, Ednaldo Rodrigues afirmou, há dez dias, que Ancelotti seria o comandante da seleção brasileira a partir da Copa América de 2024. No entanto, o técnico italiano deixou claro à CBF que, caso deixe o Real Madrid, consideraria avançar com a seleção, mas, por enquanto, permanece focado no clube espanhol, prestes a iniciar sua quinta temporada à frente da equipe.

A situação gerou desconforto entre o treinador e a CBF, resultando em pedidos por parte de Ancelotti para que o tom das declarações de Ednaldo fosse amenizado, bem como a pressão em relação às negociações para assumir a seleção. O Real Madrid também não recebeu bem as declarações, mas após conversas com os dirigentes do clube, o clima voltou à normalidade com o início da pré-temporada do futebol espanhol.

Recentemente, CBF e Real Madrid realizaram uma reunião para discutir o futuro de Ancelotti, contando com a presença do principal executivo de futebol do clube, José Ángel Sánchez, e do presidente Florentino Pérez, que têm sido mantidos informados sobre todas as movimentações envolvendo o treinador. Enquanto a situação permanece indefinida, a expectativa em relação ao comando da seleção brasileira se mantém em alta, aguardando-se por novos desdobramentos nos próximos meses.

Foto: Doha Stadium Plus Qatar/Ilustração/Arquivo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Lula viaja para a Bélgica para discutir cooperação com europeus

Lula viaja para a Bélgica para discutir cooperação com europeus

Cúpula Celac-União Europeia terá início na segunda-feira (17)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca na noite deste sábado (15) com destino a Bruxelas, na Bélgica, onde participará da Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia. O embarque está previsto para às 22h, na Base Aérea de Brasília. Haverá uma parada técnica para abastecimento, no Aeroporto Internacional do Recife. Pela agenda oficial divulgada pelo Palácio do Planalto, a previsão de chegada na capital belga é 16h10, horário local (11h10 pelo horário de Brasília).

Ao todo, cerca de 60 líderes estrangeiros dos países componentes dos blocos são esperados para o encontro, que ocorrerá oficialmente nos dias 17 e 18. A delegação brasileira levará à cúpula propostas de estímulo à cooperação mútua nas áreas ambiental, energética e de defesa, além do combate à fome e aos crimes transnacionais.

Embora não figure entre os principais temas da 3ª Cúpula Celac-União Europeia, as negociações para conclusão do acordo de livre-comércio entre os países do bloco europeu e do Mercosul podem ser objeto das conversas. Compõem o Mercosul a Argentina, o Brasil, o Paraguai e o Uruguai.

Segundo o Itamaraty, Lula levará ao evento o posicionamento brasileiro em relação às últimas exigências do bloco europeu para aprovar a assinatura do tratado – que incluem, entre outras coisas, a previsão de multas em caso de descumprimento de obrigações ambientais.

Agenda

Embora ainda não esteja totalmente fechada, a agenda do presidente Lula prevê reuniões e encontros com líderes políticos e empresariais europeus.

O chefe do governo brasileiro terá encontros com o rei da Bélgica, Philippe Léopold Louis Marie, e com o primeiro-ministro do país anfitrião, Alexandre De Croo. Também já foram confirmados compromissos com os representantes da Áustria e da Suécia.

Na segunda-feira (17), Lula participa do Fórum empresarial União Europeia – América Latina, pela manhã. À tarde, ocorre a sessão de abertura da Celac. No dia seguinte, ocorre a Cúpula da Celac-União Europeia. O retorno a Brasília está previsto para quarta-feira (19).

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

X1 Brazil Combate chega a Natal dia 4 de agosto no Ginásio Nélio Dias

X1 Brazil Combate chega a Natal dia 4 de agosto no Ginásio Nélio Dias

Será uma noite eletrizante com cinco confrontos épicos, incluindo a disputa de cinturão, promessa de casa lotada e muita animação

Após duas edições inesquecíveis, chegou a hora da capital potiguar. Natal recebe no dia 4 de agosto, a partir das 18h, uma edição do X1 Brazil Combate, evento de futebol 1 contra 1. A disputa acontecerá no Ginásio Nélio Dias, na Zona Norte. Será uma noite eletrizante com cinco confrontos épicos, incluindo a disputa de cinturão, promessa de casa lotada e muita animação.

Os confrontos vão seguir as regras já conhecidas pelos amantes da modalidade: campo de grama sintética, com regras similares ao futebol tradicional, trazendo um formato de dois jogadores em campo, cada um com seu goleiro, para se enfrentarem num confronto de 1 X 1. O jogo tem duração de 02 tempos, de 15 minutos cada, com direito a acréscimo e VAR.

Com patrocínio master do Esportes da Sorte, o evento distribuirá R$ 140 mil em prêmios, sendo R$ 50 mil só para quem levar o cinturão, mais R$ 30 mil para cada um dos vencedores dos duelos no meio do card e outros R$ 15 mil para cada um dos vitoriosos nos dois primeiros confrontos que abrem a noite. Os principais duelos terão a transmissão ao vivo da CazéTV. Os ingressos já estão à venda no https://bilheteriadigital.com/x1brazil.

Assim como nas edições passadas, o evento contará com cinco confrontos e dez craques. São eles: Rafa Facão (Bets 84) x Matheus Paquetá (Paqueta Sports), Paçoca (RecPixBet) x João Victor (Marjor Sports), Nego Biza (Aposta Casada) x Deco Pitbull (Bet 22), Daniel Coringa (SABetesportes) x Ombra (RecPixBet) e a disputa do tão desejado cinturão, entre Bolt (X1FortBet) x Brasil (Apostador).

“Realizar essa edição do X1 Brazil Combate em Natal é uma grande satisfação. A modalidade nasceu com a prática do futebol nas periferias do Recife e cada vez mais tem se consolidado, alcançando novas praças. Na última edição tivemos uma festa linda, com casa cheia e uma atmosfera jamais vista no X1. A nossa expectativa é de ver o ginásio Nélio Dias lotado e mais uma entrega diferenciada, com o padrão de qualidade da X1 Brazil. Em pouco tempo a modalidade se tornará febre nos quatro cantos do Brasil”, destaca o diretor da X1 Brazil, Davi Oliveira.

Sobre a X1 Brazil:

A X1 Brazil resgata a essência do futebol brasileiro com confrontos de um contra um. Drible, velocidade, finalização e muita categoria, os jogadores do X1 já contam com uma legião de fãs e lotam arenas pelo país.

Inspirado nos moldes de sucesso do MMA, com card, ranking e até cinturão, a organização tem patrocínio master do Esportes da Sorte e parceria com a CazéTV, do influenciador Casimiro Miguel.

O evento distribui R$ 140 mil em prêmios, sendo R$ 50 mil para o campeão, atualmente Bolt, que defenderá o seu cinturão no próximo evento, dia 04, em Natal.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Brasil tem dia dourado no Mundial de atletismo paralímpico

Brasil tem dia dourado no Mundial de atletismo paralímpico

Beth Gomes (foto) brilha e bate dois recordes mundiais

O Brasil teve uma quarta-feira (12) dourada no Mundial de atletismo paralímpico, que está sendo disputado em Paris (França), com destaque para a paulista Beth Gomes, que triunfou tanto na prova de arremesso de peso como na de lançamento de disco (na classe F53), nas duas com direito a recorde mundial. Além disso, a equipe brasileira ficou no lugar mais alto do pódio com o mineiro Claudiney Batista, alcançando o bicampeonato no lançamento de disco da classe F56, com o fluminense Ricardo Mendonça nos 200 metros classe T37 e com Felipe Gomes nos 400 metros T11.

O dia de Beth Gomes começou no arremessou de peso classe F53 (atletas que competem em cadeiras), prova na qual alcançou a marca de 7,75 metros. Desta forma, ela bateu o seu próprio recorde mundial da prova, que era de 7,16 metros, registrado no Campeonato Brasileiro de atletismo, em junho, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

“Fiz [na prova] o que venho treinando. Com isso, pude conquistar a minha medalha de ouro. A minha lição de casa foi feita e colocada em campo. Bater o recorde mundial aqui em Paris, que será o palco dos Jogos em 2024, é maravilhoso, mas é apenas o começo. Sempre estarei aqui para incentivar nossa juventude, [defendendo] que o esporte pode mudar a nossa vida”, declarou a atleta, que foi diagnosticada com esclerose múltipla nos anos 1990.

Mais tarde Beth brilhou no lançamento de disco. Ela alcançou a distância de 17,12 metros para superar o recorde mundial anterior, que também era dela, de 16,80 metros, feita no Campeonato Brasileiro de atletismo.

Outro brasileiro a ficar com o ouro foi Claudiney Batista. O brasileiro, que já havia garantido a conquista no Mundial de 2019, disputado em Dubai (Emirados Árabes), desta vez lançou o disco a 46,07 metros na classe F56. A prata ficou com o indiano Yogesh Kathuniya (43,17 metros), enquanto o eslovaco Dusan Laczko garantiu o bronze (42,70 metros).

“A sensação é de alívio, de dever cumprido. Trabalhei muito nesse ano. Vim muito confiante. A preocupação era com o indiano, que havia se aproximado das minhas últimas marcas. Mas sempre procuro evoluir para buscar me manter no alto do pódio”, declarou Claudiney, que também foi medalhista de ouro da prova nos Jogos Paralímpicos de Tóquio.

Nos 200 metros classe T37 (atletas paralisados cerebrais), o Brasil conseguiu uma dobradinha com o ouro do fluminense Ricardo Mendonça e uma prata do paulista Christian Gabriel da Costa. A última medalha dourada do dia foi para o fluminense Felipe Gomes, nos 400 metros classe T11 (atletas cegos).

O dia também foi de mais duas pratas – Fabrício Ferreira nos 100 metros da classe T13 (atletas com deficiência visual) e Alessandro Silva no arremesso de peso F11 (atletas cegos) – e dois bronzes – Fábio Bordignon nos 200 metros da classe T35 e Matheus de Lima nos 100 metros T44 (atletas com deficiência nos membros inferiores).

Após estes cinco ouros, três pratas e dois bronzes o Brasil assumiu a segunda posição do quadro geral de medalhas com o total de sete conquistas douradas, cinco pratas e oito bronzes. A líder é a China (dez ouros, seis pratas e quatro bronzes).

O Brasil é representado no Mundial de atletismo por 54 atletas de 19 estados e 11 atletas-guia. O Mundial de atletismo de Paris é o primeiro da modalidade após os Jogos Paralímpicos de Tóquio. A competição é disputada no Estádio Charlety, que tem capacidade para 20 mil pessoas e pertence ao clube de futebol Paris FC, da segunda divisão francesa.

Foto: Alessandra Cabral/CPB

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Thalita Simplício faz história com ouro no Mundial de Atletismo Paralímpico

Thalita Simplício faz história com ouro no Mundial de Atletismo Paralímpico

Atleta paralímpica brasileira Thalita Simplício conquista bicampeonato mundial nos 400m

A potiguar Thalita Simplício brilhou mais uma vez no cenário do atletismo paralímpico ao conquistar o bicampeonato mundial nos 400m T11. A prova ocorreu no Estádio Sebastian Charlety, em Paris, nesta terça-feira (11.jul.2023), e Thalita sagrou-se vitoriosa com o tempo de 56s60.

Essa vitória marca um marco histórico para o Brasil, pois é a primeira vez que uma mulher do país conquista a medalha de ouro no Mundial de Atletismo Paralímpico, que ocorre até o dia 17 de julho.

Em entrevista após a corrida, Thalita Simplício expressou sua felicidade com a conquista e ressaltou a superação de alguns obstáculos durante a prova. Ela declarou: “Estou muito feliz. Gostei muito da corrida. Aconteceram alguns erros, mas conseguimos contorná-los no decorrer da prova e finalizar bem. Agora vamos partir para os 100m e os 200m para buscar mais medalhas”, afirmou.

Essa é a quarta medalha conquistada por Thalita Simplício em Mundiais de atletismo. Anteriormente, ela obteve ouro nos 400m e prata nos 200m em Dubai, em 2019, além de bronze nos 400m em Doha, em 2015. Em suas redes sociais, Thalita comemorou a vitória e expressou sua gratidão ao treinador Felipe Veloso e a toda a equipe. Ela destacou a importância de promover a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade e sonhar com uma sociedade mais justa e igualitária.

Thalita Simplício, de 25 anos, nasceu com glaucoma e perdeu totalmente a visão aos 12 anos. Após praticar diferentes modalidades esportivas, como natação, karatê e goalball, ela iniciou sua jornada no atletismo aos 15 anos, através de um projeto do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Além do bicampeonato mundial nos 400m, Thalita já conquistou duas medalhas de prata nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, nos 400m e nos 200m.

Foto: Alexandre Schneider/CPB

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Guerra na Ucrânia completa 500 dias

Guerra na Ucrânia completa 500 dias

Reunião da Otan na Lituânia discute futuro do país em meio a divergências

Os líderes ucranianos enfrentam um marco indesejado neste sábado (8.jul.2023), com a defesa de sua terra natal contra a invasão russa completando exatos 500 dias. De acordo com informações da agência Reuters, buscando apoio de seus aliados, os países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) têm fornecido suporte militar e financeiro desde o início do conflito, e agora planejam reforçar esses compromissos em uma reunião na Lituânia, na próxima semana.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, espera que o encontro traga resultados positivos ou, pelo menos, medidas que levem a um desfecho favorável. Para ele, isso é crucial para a segurança global como um todo. No entanto, há divergências entre os membros da organização em relação ao futuro da Ucrânia, o que pode dificultar a construção de uma frente unificada.

Apesar dos esforços para fortalecer os laços políticos com o governo de Kiev, por meio da criação de um conselho oficial, há preocupações em relação a um risco que pode complicar ainda mais a situação. Autoridades americanas anunciaram na sexta-feira um novo pacote militar, incluindo bombas de fragmentação, que são proibidas em muitos países por representarem uma ameaça aos civis. Embora alguns membros da Otan proíbam seu uso, os Estados Unidos, a Ucrânia e a Rússia não possuem essa restrição.

Foto: UNDP Ukraine/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Mundial de Clubes de 2023 será sediado na Arábia Saudita

Mundial de Clubes de 2023 será sediado na Arábia Saudita

Jeddah foi escolhida como cidade-sede

A Fifa confirmou no último dia 26 de junho que o Mundial de Clubes de 2023 será realizado na cidade de Jeddah, na Arábia Saudita. A decisão veio após uma visita da delegação da Fifa para avaliar os preparativos do torneio.

Com suas modernas instalações e histórico de grandes eventos esportivos internacionais, Jeddah foi escolhida como cidade-sede, o que foi comemorado pelo presidente da Federação Saudita de Futebol (SAFF), Yasser Al Misehal.

O torneio, que ocorrerá entre os dias 12 e 22 de dezembro, marcará a primeira vez que a Arábia Saudita sediará o Mundial de Clubes. Essa edição também será a última do formato atual, com sete equipes participantes. A partir de 2025, nos Estados Unidos, o torneio será expandido para incluir 32 times.

Com essa decisão, a Arábia Saudita fortalece sua posição como destino para grandes eventos esportivos e reforça o interesse crescente do país pelo futebol.

Foto: Fifa/Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Estudantes da Zona Norte de Natal conquistam medalhas em Olimpíada Internacional de Matemática

Estudantes da Zona Norte de Natal conquistam medalhas em Olimpíada Internacional de Matemática

Foram 26 premiações no total, sendo 10 medalhas de prata, duas de bronze, além de 14 menções honrosas

Estudantes do Mundi Colégio e Curso – escola referência em educação na Zona Norte de Natal – conquistaram medalhas e menções honrosas na Olimpíada Canguru de Matemática, edição de 2023. Foram 26 premiações no total, sendo 10 medalhas de prata, duas de bronze, além de 14 menções honrosas.

O Concurso Canguru de Matemática é uma competição anual internacional destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os da 3ª série do Ensino Médio, com provas em quatro níveis. A olimpíada tem como objetivo ampliar e incentivar o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos, contribuir para a melhoria do ensino da disciplina nas escolas e favorecer o estudo de maneira interessante e contextualizada.

“Estamos muito felizes e orgulhosos dos nossos estudantes pelo desempenho maravilhoso no Concurso Canguru de Matemática. Essa conquista é um reflexo da dedicação de todos os envolvidos: alunos, professores e família. Essa parceria é fundamental para o sucesso de nossos alunos”, ressalta a diretora administrativa da escola, Kelly Dantas.

A participação no Concurso Canguru de Matemática é uma oportunidade valiosa para que os alunos aprimorem suas habilidades matemáticas, além de promover o interesse pela disciplina. O Mundi tem investido constantemente em promover o interesse e o desenvolvimento das habilidades matemáticas entre seus estudantes. O resultado expressivo alcançado pelos alunos é reflexo do compromisso da escola em proporcionar uma educação de qualidade, estimulando o pensamento crítico e o raciocínio lógico.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Cúpula do Mercosul discute acordo com União Europeia

Cúpula do Mercosul discute acordo com União Europeia

Encontro ocorre nesta terça-feira em Puerto Iguazú, na Argentina

Os presidentes da Argentina, do Brasil, Paraguai e Uruguai se reúnem nesta terça-feira (4), em Puerto Iguazú, na Argentina, para a 62ª Cúpula do Mercado Comum do Sul (Mercosul) e Países Associados. O evento marcará também a transferência da presidência pro-tempore do bloco da Argentina para o Brasil, pelos próximos seis meses.

Na semana passada, em entrevista coletiva, em Brasília, o secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Itamaraty, embaixador Maurício Carvalho Lyrio, explicou que o governo brasileiro está terminando a avaliação de pontos do acordo Mercosul-União Europeia para apresentar aos parceiros do bloco e depois levar ao grupo econômico europeu.

“O governo está traduzindo as instruções do presidente Lula para um documento que será apresentado primeiro aos parceiros do Mercosul, e depois à União Europeia. É um processo que não é tão rápido porque os acordos são muito delicados e têm exigido trabalho de coordenação interna muito intenso”, relatou.

Negociado por mais de 20 anos, o acordo UE-Mercosul teve um anúncio de conclusão geral em 2019, mas ainda há um longo caminho para sua efetiva entrada em vigor. Isso porque o tratado precisa ser ratificado e internalizado por cada um dos Estados integrantes dos dois blocos econômicos. Na prática, significa que o acordo terá que ser aprovado pelos parlamentos e governos nacionais dos 31 países envolvidos, uma tramitação que levará anos e poderá enfrentar resistências.

Além do acordo, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), Alberto Fernández (Argentina), Luís Lacalle Pou (Uruguai) e Mario Abdo Benítez (Paraguai) vão debater um possível tratado com a Associação Europeia de Comércio Livre (AECL), grupo de países do continente que não participam do principal bloco europeu. A AECL é formada pela Noruega, Suíça, Islândia e o Liechtenstein. Outro acordo com Singapura também estará em pauta.

A secretária de América Latina e Caribe do Itamaraty, embaixadora Gisela Maria Padovan, afirmou que que o Mercosul mantém diálogos com a República Dominicana e El Salvador, e está em processo de implementação com o Chile e a Colômbia. A Bolívia está em fase de adesão ao bloco.

O evento também é considerado momento importante de retomada das relações diplomáticas e parcerias com seus vizinhos mais próximos, definida como prioridade da política externa do governo brasileiro. Segundo o Itamaraty, na presidência temporária do Mercosul até o fim do ano, o Brasil vai organizar o fórum social, o fórum empresarial e a próxima cúpula do bloco no país, em cidade a ser definida.

“Essa cúpula é particularmente relevante para nós porque, em primeiro lugar, o Brasil assume a presidência pro tempore num contexto de retomada de prioridade da integração, então não é uma presidência rotineira, é a prioridade concedida pelo governo aos processos de integração, começando pela volta à Celac [Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos], a realização da cúpula sul-americana e agora o Mercosul, fundamental para o desenvolvimento dos nossos países”, disse a embaixadora.

Fundado em 1991, o Mercosul reúne países que, juntos, correspondem a 67% do território da América do Sul, o equivalente a 11,9 milhões de quilômetros quadrados. Os 270 milhões de habitantes dos países do bloco equivalem a 62% da população sul-americana. Os países do Mercosul somaram 67% do Produto Interno Bruto [PIB, soma de bens e serviços] da América do Sul em 2021.

O volume de negócios dentro do bloco, em 2021, foi de cerca de US$ 35 bilhões. Em 2022, o número alcançou US$ 40,7 bilhões. Nos cinco primeiros meses de 2023, o volume de transações comerciais chegou a US$ 17,7 bilhões, um aumento de 12,3% em relação ao mesmo período do ano passado. A maior parte das exportações brasileiras para o grupo de países vizinhos é de produtos industrializados, como veículos e autopeças.

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Usuários do Twitter passam a ter limite de leitura diário

Usuários do Twitter passam a ter limite de leitura diário

Elon Musk, dono da rede, disse que ação quer evitar extração de dados

Os usuários do Twitter passaram a ter um limite diário de leitura. O anúncio foi feito neste sábado (1º) pelo dono da rede social, Elon Musk. Segundo ele, a medida é temporária e foi tomada “para lidar com níveis extremos de extração de dados e manipulação do sistema”, comunicou em post no próprio Twitter.

As contas verificadas, que são aquelas com selo azul, passaram a ter um limite de leitura de 6 mil publicações por dia. Já aquelas não verificadas, passam a ter o limite de 600 posts por dia. As novas contas não verificadas têm um limite ainda menor, 300 publicações por dia.

Duas horas depois de fazer a publicação, Musk anunciou que os limites irão aumentar “em breve”. As contas verificadas poderão acessar até 8 mil publicações por dia, as não verificadas 800 e as novas não verificadas, 400.

As mudanças ficaram entre os assuntos mais comentados nesta tarde na rede social. Muitos usuários reclamaram da mudança e disseram que terão que buscar outras redes. Muitos postaram que atingiram o limite e receberam uma mensagem que não poderiam mais acessar as publicações.

Foto: Brett Jordan/Pexels

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Compras de até US$ 50 pela internet ficam livres de taxação

Compras de até US$ 50 pela internet ficam livres de taxação

Medida entra em vigor a partir de 1º de agosto

O Ministério da Fazenda publicou portaria, nesta sexta-feira (30), que cria novas regras para compras internacionais pela internet. O documento isenta do Imposto de Importação as encomendas de até US$ 50 feitas por pessoa física, a partir de 1º de agosto.

Para a empresa realizar a venda com o imposto zerado, é necessário que ela seja inscrita no sistema Remessa Conforme, da Receita Federal, e que realize o recolhimento do tributo estadual incidente sobre a importação. Nesse caso, o pagamento do tributo estadual, pela empresa de comércio eletrônico, é antecipado, para que a Receita realize previamente a gestão de risco da encomenda e ela chegue com mais rapidez ao consumidor.

Até então, apenas a importação de medicamentos para pessoa física, no valor de até US$ 10 mil, era isenta do Imposto de Importação (IPI). As demais encomendas internacionais, destinadas à pessoa física ou jurídica, estavam sujeitas à alíquota única de 60% e limitadas ao valor de US$ 3 mil.

Segundo o Ministério da Fazenda, o prazo para que a medida comece a valer foi necessário para que as empresas de comércio eletrônico pudessem se adaptar ao novo programa de tratamento aduaneiro.

A medida vale para compras transportadas pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), empresas de correspondência internacional, ou empresas de encomenda aérea internacional.

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Lula defende regime venezuelano e critica interferência externa

Lula defende regime venezuelano e critica interferência externa

Presidente afirma que Venezuela tem mais eleições que o Brasil, mas ressalta importância da democracia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reafirmou seu apoio à ditadura na Venezuela e declarou que o país governado por Nicolás Maduro realiza mais eleições do que o Brasil. Durante uma entrevista à Rádio Gaúcha nessa quinta-feira (29.jun.2023), o líder petista argumentou que o conceito de democracia é relativo.

No entanto, Lula ressaltou sua apreciação pela democracia e enfatizou que o Partido dos Trabalhadores (PT) é um exemplo de exercício pleno dessa forma de governo.

Apesar de sua defesa ao regime venezuelano, o presidente brasileiro destacou a importância de evitar interferências externas nos assuntos de outros países. Ele enfatizou que a derrota de Nicolás Maduro deveria ocorrer por meio de eleições legítimas, instando os críticos a participarem ativamente do processo eleitoral para supervisionar a sua transparência.

“Quem quiser derrotar o (Nicolás) Maduro, derrote nas próximas eleições e assuma o poder. Vamos lá fiscalizar. Se não tiver eleição honesta, a gente fala”, disse Lula.

Em sua fala, o presidente também mencionou o ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, e discutiu parcerias com a Argentina.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Avião da Lufthansa faz pouso de emergência em Natal devido a problema médico em passageiro

Avião da Lufthansa faz pouso de emergência em Natal devido a problema médico em passageiro

Voo LH511 é desviado para Aeroporto de São Gonçalo do Amarante

Um avião da Lufthansa, que fazia a rota de Buenos Aires para Frankfurt, precisou realizar um pouso de emergência no Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, na noite de terça-feira (27.jun.2023). O incidente ocorreu devido a um problema de saúde enfrentado por um dos passageiros, de acordo com informações fornecidas pela empresa.

A Lufthansa informou que o voo LH511 precisou ser desviado para Natal para atender a uma emergência médica do passageiro, que necessitava de atendimento imediato. No entanto, a companhia não divulgou atualizações sobre o estado de saúde do indivíduo em questão. Segundo comunicado oficial, o voo seguiu em direção a Frankfurt após o ocorrido.

A aeronave envolvida no incidente é um Boeing 747-8, uma das maiores aeronaves de transporte de passageiros do mundo. A Inframérica, empresa responsável pela administração do terminal, confirmou que esse é um dos maiores aviões que já pousaram no Aeroporto de Natal. A equipe do Posto Médico local prestou todo o suporte necessário, porém, não foram divulgadas informações adicionais sobre a situação do passageiro afetado.

Foto: Chinaoffseason/VisualHunt

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Sul-coreanos ficam um ou dois anos mais jovens após nova lei entrar em vigor no país

Sul-coreanos ficam um ou dois anos mais jovens após nova lei entrar em vigor no país

Agora, o país seguirá a norma internacional, que calcula a idade a partir do zero no nascimento e adiciona um ano a cada aniversário

A partir desta quarta-feira (28.jun.2023), a Coreia do Sul implementou oficialmente o uso exclusivo do método internacional de contagem de idade, substituindo o tradicional sistema de idade em vigor há décadas. Anteriormente, os sul-coreanos eram considerados com um ano de idade ao nascer, e um ano era adicionado a cada 1º de janeiro.

No entanto, a nova legislação aprovada em dezembro de 2022 visa eliminar as ambiguidades e inconsistências resultantes dessa prática. Agora, o país seguirá a norma internacional, que calcula a idade a partir do zero no nascimento e adiciona um ano a cada aniversário.

A mudança tem como objetivo simplificar os processos legais e médicos, reduzindo disputas e confusões relacionadas à idade. O ministro da Legislação Governamental, Lee Wan-kyu, expressou sua esperança de que a adoção do método internacional diminua consideravelmente as reclamações e controvérsias decorrentes do cálculo da idade.

Uma pesquisa realizada pelo governo sul-coreano em setembro de 2022 revelou que 86% dos entrevistados afirmaram que pretendem adotar a nova regra em suas vidas cotidianas.

Vale ressaltar que, embora o método de contagem de idade tenha mudado, a Coreia do Sul manterá um sistema separado para fins específicos, como recrutamento militar, entrada na escola e verificação da legalidade do consumo de álcool e tabaco. Essas áreas continuarão a utilizar o sistema anterior, garantindo a conformidade com as políticas e regulamentações existentes.

Foto: Cz Jen/Pexels

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Lula recebe presidente da Argentina nesta segunda-feira (26) pela 5ª vez no ano

Lula recebe presidente da Argentina nesta segunda-feira (26) pela 5ª vez no ano

Da agenda, constam temas da agenda bilateral

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe nesta segunda-feira (26), a partir das 12h, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, em visita oficial ao Brasil.

No Palácio do Planalto, eles tratarão dos principais temas da agenda bilateral e, em seguida, participam de um almoço no Palácio Itamaraty, às 13h30.

Maiores parceiros comerciais do Brasil na América do Sul, os argentinos enfrentam uma nova grave crise econômica, com desvalorização da moeda local, perda do poder de compra e altos índices inflacionários. Em março, a inflação argentina chegou a 104% ao ano.

Exportações

Lula tem buscado articular iniciativas de ajuda aos países vizinhos, principalmente para evitar queda nas exportações brasileiras.

Desde janeiro, Lula e Fernández encontraram-se quatro vezes. Além da posse de Lula, em janeiro, o presidente brasileiro fez uma visita oficial à Argentina na sua primeira viagem internacional.

Já Fernández veio outras duas vezes a Brasília – uma para se reunir diretamente com o presidente da República, em maio, e outra para participar da cúpula de presidentes sul-americanos.

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

EUA acreditam que a 'turbulência' na Rússia poderá durar meses

EUA acreditam que a ‘turbulência’ na Rússia poderá durar meses

China expressou apoio à Rússia na manutenção de sua estabilidade nacional

A rebelião liderada pelos mercenários russos conhecidos como Wagner abalou o governo de Vladimir Putin, revelando fragilidades em sua liderança e gerando preocupações internacionais. Os governos dos Estados Unidos e da China se manifestaram sobre o incidente, cada um expressando sua posição em relação à situação.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, destacou a gravidade do desafio enfrentado por Putin, afirmando que as ações dos combatentes do grupo Wagner expuseram novas “rachaduras” na força de liderança do presidente russo. Blinken enfatizou que as tensões que levaram à rebelião vêm se intensificando há meses, e a turbulência resultante pode ter impactos nas capacidades militares da Rússia na Ucrânia.

Ele considerou o episódio como um assunto interno a ser abordado por Putin, mas alertou para a necessidade de acompanhar de perto a evolução da situação nas próximas semanas e meses.

Por sua vez, o Ministério das Relações Exteriores da China expressou apoio à Rússia na manutenção de sua estabilidade nacional. O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Andrei Rudenko, realizou conversas em Pequim para discutir questões “internacionais” após o desafio representado pela rebelião de Wagner.

Inicialmente, o ministério chinês anunciou que Rudenko havia trocado pontos de vista com o ministro das Relações Exteriores da China sobre as relações sino-russas e assuntos de interesse comum. Posteriormente, foi confirmado que a China apoia a Rússia em relação à manutenção de sua estabilidade nacional, considerando a recente escalada de tensões como um assunto interno do país.

A mídia chinesa, controlada pelo governo, tem tratado o episódio com cautela, evitando fazer comentários antes de qualquer declaração oficial. No entanto, o Global Times, um veículo de comunicação chinês, afirmou que a rebelião de Wagner e a tentativa de criar uma “ilusão” de contradições internas na Rússia fazem parte de um ataque da mídia ocidental para minar a unidade social russa.

Embora o governo chinês não tenha feito comentários anteriores sobre a rebelião, líderes ocidentais, incluindo o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, têm acompanhado de perto os acontecimentos. Para Putin, a rebelião representa uma ameaça à própria existência da Rússia.

Foto: Julien Barrier/VisualHunt

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Líder mercenário russo ordena que tropa pare movimentação até Moscou

Líder mercenário russo ordena que tropa pare movimentação até Moscou

Chefes de países do entorno manifestaram preocupação com o conflito

O líder mercenário russo amotinado, Yevgeny Prigozhin, disse neste sábado (24) que ordenou que seus combatentes, que avançavam em direção a Moscou, voltassem para suas bases para evitar derramamento de sangue. Segundo Prigozhin, a tropa avançou 200 km em direção à capital russa nas últimas 24 horas.

Minutos antes, o gabinete do presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, disse que havia negociado um acordo com Prigozhin. O anúncio, transmitido pelo canal oficial do Telegram da Presidência bielorrussa, aponta que Prigozhin concordou em interromper o movimento de combatentes de Wagner ao redor da Rússia.

Manifestações

A evolução da tensão na Rússia desde a noite de ontem trouxe preocupação a líderes de países pelo mundo, tendo em vista a situação militar e também uma eventual vulnerabilidade de cidadãos no país em conflito. Segundo a Reuters, o comitê de emergência do governo britânico (COBR), por exemplo, reuniu-se para avaliar os riscos aos cidadãos britânicos que estão na Rússia.

De acordo com a BBC, a preocupação central para o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, é com eventuais vítimas da crise em andamento. “(Queria que) todas as partes envolvidas fossem responsáveis e protegessem civis”.

Outras informações dão conta que o secretário de Relações Exteriores britânico, James Cleverly, também participou de uma reunião com representantes do G7.

O governo ratificou a recomendação para que compatriotas não viajem para nenhuma parte da Rússia e os que já estão lá devem sair.

“Bom senso”

Ainda segundo a Reuters, o presidente turco, Tayyip Erdogan, em ligação para Vladimir Putin, pediu que a Rússia atue com bom senso.

O governo turco divulgou que os mandatários discutiram os acontecimentos recentes na Rússia. Erdogan teria dito a Putin que a Turquia está disponível para ajudar a alcançar uma resolução pacífica.

“Foi enfatizado durante a ligação que ninguém deveria assumir a responsabilidade de agir diante da situação na Rússia”, acrescentou.

O governo russo identificou que Erdogan apoiou as ações tomadas pela Rússia.

“Métodos duros”

O líder checheno Ramzan Kadyrov também manifestou apoio às ações russas e disse, segundo a Reuters, que as forças do país estão à disposição para ajudar a acabar com o motim do grupo mercenário e até usar métodos mais duros, se for necessário.

Inclusive, unidades chechenas estariam a caminho das “zonas de tensão” e vão agir para “preservar as unidades da Rússia”.

No Telegram, Kadyrov também chamou o comportamento de Prigozhin de “uma faca nas costas”.

Tema “sensível”

Em viagem à Europa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em coletiva de imprensa neste sábado (24), preferiu não comentar ainda a tensão na Rússia. “Não sei o tamanho da rebelião, não posso comentar uma coisa que não li, que não conheço. Seria precipitado da minha parte fazer juízo de valores do assunto. Pretendo não falar de uma coisa tão sensível sem ter as informações necessárias”.

Foto: Ekaterina Kuzmina/VisualHunt/Ilustração

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Japonesa é a primeira vítima fatal de doença causada pelo vírus Oz transmitido por carrapatos

Japonesa é a primeira vítima fatal de doença causada pelo vírus Oz transmitido por carrapatos

Embora seja o primeiro caso fatal relatado, autoridades afirmam que a infecção pelo vírus não é necessariamente letal

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social do Japão confirmou, neste sábado (24.jun.2023) o primeiro caso mundial de uma doença infecciosa causada pelo vírus Oz. Uma mulher na faixa dos 70 anos, que faleceu no ano passado, foi a vítima. Suspeita-se que carrapatos sejam os transmissores do vírus.

A vítima, residente na província de Ibaraki, ao norte de Tóquio, morreu de miocardite após apresentar febre e fadiga. Durante a investigação, um carrapato foi encontrado em sua perna, e a autópsia confirmou a infecção pelo vírus Oz.

Embora seja o primeiro caso fatal relatado, as autoridades afirmam que a infecção pelo vírus não é necessariamente letal. Testes de anticorpos revelaram a presença de pessoas infectadas no Japão.

Ainda não está claro como o vírus é transmitido, mas a picada de carrapatos é uma causa provável. O Ministério da Saúde recomenda o uso de roupas de proteção, como blusas de manga longa e calças compridas, em áreas verdes onde há maior chance de encontrar carrapatos.

O vírus Oz foi descoberto pela primeira vez no Japão em 2018, em uma espécie específica de carrapato duro, encontrada nas regiões de Kanto, que inclui Tóquio, e nas regiões central e oeste do país.

Foto: Erik Karits/Pexels

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Lula cancela jantar oferecido pelo príncipe que deu joias a Bolsonaro e Michelle

Lula cancela jantar oferecido pelo príncipe que deu joias a Bolsonaro e Michelle

A decisão ocorreu horas antes do evento e foi motivada por preocupações políticas e pela má repercussão nas redes sociais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu cancelar, nesta sexta-feira (23.jun.2023), um jantar em sua homenagem organizado pelo príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed Bin Salman Al Saud, nos arredores de Paris. A decisão ocorreu horas antes do evento e foi motivada por preocupações políticas e pela má repercussão nas redes sociais.

Segundo a Presidência, a extensão das agendas de Lula em Paris e seu cansaço físico foram fatores determinantes para o cancelamento. A equipe cerimonial entrou em contato com os sauditas para expressar gratidão pela homenagem e pedir desculpas pelo cancelamento repentino. Lula deixou aberta a possibilidade de um novo encontro no futuro, assim que surgir uma oportunidade adequada.

O cancelamento do jantar ocorre em meio a recentes revelações de que o príncipe saudita presenteou o ex-presidente Jair Bolsonaro e sua esposa, Michelle Bolsonaro, com joias milionárias em 2021. Essas peças estão atualmente sendo investigadas por supostas irregularidades na sua entrada no Brasil.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Forças do grupo Wagner avança na Rússia sem resistência e desafia Kremlin

Forças do grupo Wagner avança na Rússia sem resistência e desafia Kremlin

A ação ocorre horas depois de Prigozhin convocar uma rebelião armada para derrubar o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu

Yevgeny Prigozhin, líder do grupo militar Wagner, que apoia a Rússia na guerra contra a Ucrânia, anunciou neste sábado (24.jun.2023) que suas forças avançaram sem encontrar resistência na cidade russa de Rostov. A ação ocorre horas depois de Prigozhin convocar uma rebelião armada para derrubar o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu.

O desafio direto de Prigozhin ao Kremlin é considerado seriamente pelo governo russo, pois a segurança foi reforçada em Moscou e Rostov-on-Don, onde está localizado o quartel-general militar russo na região sul e que supervisiona os combates na Ucrânia. Os serviços de segurança reagiram prontamente, abrindo uma investigação criminal contra Prigozhin e solicitando sua prisão.

Apesar disso, Prigozhin manteve sua ameaça e relatou que suas forças chegaram a Rostov sem enfrentar resistência dos jovens recrutas nos postos de controle. Ele afirmou que suas forças não estão lutando contra crianças, mas destruirão qualquer um que estiver em seu caminho.

Segundo Prigozhin, os campos do grupo Wagner na Ucrânia foram atacados por foguetes, helicópteros e artilharia, supostamente por ordem de um general russo após uma reunião com o ministro Shoigu, onde teriam decidido destruir o grupo. No entanto, o Ministério da Defesa nega ter realizado esse ataque.

Foto: Reprodução/Vídeo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Putin promete combater rebelião armada do grupo Wagner e classifica ação como "punhalada nas costas"

Putin promete combater rebelião armada do grupo Wagner e classifica ação como “punhalada nas costas”

Prigozhin respondeu afirmando que o grupo não irá recuar ou confessar culpa, alegando lutar contra a corrupção e a burocracia no país

O presidente russo, Vladimir Putin, fez um comunicado à nação neste sábado (24.jun.2023), prometendo defender o país contra a rebelião armada declarada pelo líder mercenário Ievgeni Prigozhin, do grupo Wagner. Putin chamou a ação de “punhalada nas costas” e prometeu “ações decisivas” para punir os “traidores”. Enquanto isso, Prigozhin respondeu afirmando que o grupo não irá recuar ou confessar culpa, alegando lutar contra a corrupção e a burocracia no país.

Em um discurso de cinco minutos, Putin reconheceu que as funções militares e civis de uma cidade foram “essencialmente bloqueadas”, indicando algum sucesso de Prigozhin, que afirmou ter assumido o controle de partes do quartel-general militar russo. Putin descreveu a rebelião como uma “ameaça mortal à nossa condição de Estado” e prometeu uma resposta dura, afirmando que todos os envolvidos enfrentarão punição inevitável.

Enquanto o conflito se desenrola nas ruas das cidades russas, os governadores locais relataram o transporte de equipamentos militares ao longo de uma importante rodovia. Prigozhin divulgou um vídeo afirmando que seus mercenários bloqueariam a cidade de Rostov e avançariam em direção a Moscou, a menos que capturassem o chefe do Estado-Maior e o ministro da Defesa russos.

No entanto, Prigozhin respondeu às declarações de Putin, afirmando que o grupo Wagner é composto por patriotas que lutam contra a corrupção e a burocracia, e que não têm intenção de se render. O assessor do presidente ucraniano alertou que a crise desencadeada pela rebelião ainda está em seu estágio inicial na Rússia.

Foto: Kremlin/Fotos Públicas/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Cinco tripulantes de submarino que explorava destroços do Titanic morrem

Cinco tripulantes de submarino que explorava destroços do Titanic morrem

O submersível havia desaparecido no domingo (18) e, após intensas buscas, os destroços foram encontrados nesta quinta-feira (22)

A empresa OceanGate confirmou nesta quinta-feira (22.jun.2023) a notícia da morte dos cinco tripulantes que estavam a bordo de um submarino durante uma expedição turística para explorar os destroços do Titanic. O submersível havia desaparecido no domingo (18.jun) e, após intensas buscas, os destroços foram encontrados nesta quinta-feira (22).

A Guarda Costeira dos Estados Unidos confirmou que a causa da tragédia foi uma implosão, visto que a cabine que protegia os ocupantes da pressão do mar foi perdida. Os destroços encontrados consistem em um cone dianteiro do submarino, além de fragmentos da parte frontal e traseira da cabine de pressão.

A descoberta ocorreu a cerca de 500 metros dos destroços do Titanic, em uma profundidade de aproximadamente 4.000 metros. Ainda não se sabe exatamente quando e por que ocorreu a implosão da embarcação. Devido à inospitalidade do local, as autoridades estão incertas quanto à possibilidade de resgatar os corpos das vítimas.

Antes do comunicado da Guarda Costeira, a OceanGate anunciou oficialmente a morte dos passageiros em um comunicado à imprensa. Entre as vítimas estão o diretor-executivo da empresa, o piloto do submarino, um empresário paquistanês, seu filho, um bilionário e explorador britânico, e um ex-comandante da Marinha Francesa, renomado especialista no naufrágio do Titanic.

Os destroços do Titanic permanecem a 3.800 metros abaixo do mar, a aproximadamente 600 quilômetros da costa do Canadá. Estima-se que o oxigênio no interior do submarino tenha se esgotado por volta das 6h, horário de Brasília, desta quinta-feira.

Foto: OceanGate/Instagram

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Lula diz que países ricos têm que financiar proteção das florestas

Lula diz que países ricos têm que financiar proteção das florestas

Presidente participou em Paris do evento Power Our Planet

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva responsabilizou os países ricos pela crise climática ao discursar para uma multidão, na tarde desta quinta-feira (22), em Paris, no encerramento do evento Power Our Planet. A participação no evento ocorreu a convite de Chris Martin, vocalista da banda britânica Coldplay.

“Não é o povo africano que polui o mundo, não é o povo latino-americano que polui o mundo. Na verdade, quem poluiu o planeta nos últimos 200 anos foram aqueles que fizeram a Revolução Industrial. E, por isso, têm que pagar a dívida histórica que têm com o planeta Terra”, afirmou Lula, que foi muito aplaudido durante o discurso.

O festival Power Our Planet é um evento paralelo à Cúpula para o Novo Pacto Financeiro Global, que busca ampliar esforços para ajudar países pobres e emergentes a lidarem com os problemas das mudanças climáticas. O evento foi realizado no Campo de Marte, em frente à Torre Eiffel, e também contou com a presença de líderes do Timor-Leste, Barbados, Gana e Quênia, além da prefeita de Paris, Ane Hidalgo.

Lula destacou a Amazônia em números, ao lembrar que a maior floresta tropical do planeta está inserida em oito países sul-americanos e abriga mais de 400 povos indígenas e seus mais de 300 idiomas. “A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo e responde por 40% das florestas tropicais do planeta. Representa 6% da superfície e tem o rio mais caudaloso da Terra”, ressaltou o presidente.

Um dos momentos mais aplaudidos foi quando Lula reafirmou o compromisso de zerar o desmatamento na floresta até 2030.

“Quando tomei posse, em 1º de janeiro, assumi a responsabilidade de que, até 2030, teremos desmatamento zero na Amazônia. A Amazônia é um território soberano do Brasil, mas, ao mesmo tempo, pertence a toda humanidade. E, por isso, faremos todo o esforço para manter a floresta de pé”, afirmou.

Ao encerrar seu discurso, Lula fez o convite para que a comunidade internacional compareça à Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em 2025, que será realizada em Belém.

Agenda em Paris

Lula chegou a Paris ainda pela manhã. O presidente está na capital francesa para participar da Cúpula para o Novo Pacto Global de Financiamento, promovida pelo presidente Emmanuel Macron.

A cúpula conta com a participação de mais de 300 entidades públicas, privadas ou não governamentais, incluindo mais de 100 chefes de Estado. Nela, Lula vai defender que o combate às mudanças climáticas precisa ser acompanhado de ações contra a pobreza.

No primeiro compromisso do dia, ele se reuniu com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa. No encontro, os dois líderes falaram sobre a cúpula do Brics – bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul -, que ocorre entre os dias 22 e 24 de agosto em Johanesburgo, na África do Sul. De acordo com a Presidência, Lula e Ramaphosa também discutiram opções para solução pacífica do conflito entre Rússia e Ucrânia.

Lula também se reuniu com o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, e com a ex-presidente do Brasil e atual presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, Dilma Rousseff. Com o cubano, Lula tratou sobre as potencialidades para aumentar a cooperação em áreas de interesse dos dois países e sobre assuntos relativos à conjuntura mundial. O presidente também tinha audiências com o primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, e com o presidente da COP28 nos Emirados Árabes, Sultan al Jaber.

Lula ainda terá um encontro bilateral com Macron nesta sexta-feira (23), após o encerramento da cúpula, quando o presidente brasileiro fará seu discurso oficial. A comitiva de Lula só deve retornar ao Brasil no fim de semana.

Itália

Antes de desembarcar em Paris, Lula cumpriu uma agenda de dois dias em Roma, na Itália. Ele se reuniu com o presidente Sergio Matarella e com a primeira-dama Giorgia Meloni.

Lula também visitou o papa Francisco, no Vaticano, onde discutiram temas como combate à fome e guerra na Ucrânia. Ainda na Itália, o presidente visitou o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, em retribuição à solidariedade do italiano quando Lula esteve preso em Curitiba, em 2018 e 2019.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Lula diz que proposta da UE para acordo com Mercosul é 'inaceitável'

Lula diz que proposta da UE para acordo com Mercosul é ‘inaceitável’

Ele concedeu entrevista em Roma, antes de embarcar para Paris

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quinta-feira (22), que é inaceitável a proposta da União Europeia (EU) no acordo de livre comércio com o Mercosul, de estabelecer punição para quem descumprir os termos do Acordo de Paris, o tratado internacional sobre mudanças climáticas adotado em 2015. Lula cumpre agenda na Itália e na França nesta semana e falou com a imprensa em Roma, antes de embarcar para Paris.

“Essa proposta de acordo não está em conformidade com aquilo que é o sonho de países da América Latina, como o Brasil, que quer ter o direito de recuperar sua capacidade de industrialização. O Brasil já teve um Produto Interno Bruto [PIB] industrial de 30%, hoje o nosso PIB é apenas 10%”, disse.

“A carta adicional que a União Europeia mandou para o Mercosul é inaceitável […], nem eles cumpriram o Acordo de Paris, ou seja, os países ricos não cumpriram o Acordo de Paris, não cumpriram o Protocolo de Kyoto, não cumpriram a decisão de Copenhague, então é preciso que a gente tenha um pouco mais de sensibilidade, um pouco mais de humildade. Nós estamos preparando a nossa resposta para a União Europeia, para fazermos um acordo que favoreça os dois continentes”, acrescentou o presidente.

Em Paris, Lula terá reunião bilateral com o presidente francês, Emmanuel Macron, e tratará da aprovação, na semana passada, pela Assembleia Nacional da França, de uma resolução contra a ratificação do acordo Mercosul-UE. A medida foi considerada dura pelo presidente brasileiro.

“A França é muito dura na defesa dos seus interesses agrícolas”, disse. “Mas a gente tem que entender que os outros também têm o direito de defender as suas agriculturas, então é preciso que cada um abra mão do seu perfeccionismo e do protecionismo também para que possamos construir a possibilidade de um acordo que melhore a situação da União Europeia e da América do Sul”, reforçou.

Lula também defendeu alterações em pontos do acordo de livre comércio sobre compras governamentais.

Aprovado em 2019, após 20 anos de negociações, o acordo Mercosul-UE precisa ser ratificado pelos parlamentos de todos os países dos dois blocos para entrar em vigor. A negociação envolve 31 países, o que poderá levar anos e enfrentar resistências.

Guerra na Ucrânia

Lula está na Itália desde a última terça-feira (20) e, durante sua passagem por Roma e pelo Vaticano, conversou com diversas autoridades sobre a possibilidade de um acordo para encerrar o conflito entre Rússia e Ucrânia.

“É preciso ter gente envolvida em discutir a questão da paz. É preciso colocar os atores numa mesa de negociação. É preciso parar de atirar e é preciso tentar encontrar uma solução pacífica porque o mundo tem 800 milhões de seres humanos que vão dormir toda noite sem ter o que comer. Não é justo se gastar bilhões de dólares com uma guerra desnecessária”, argumentou o presidente. “Um acordo de paz, não é uma rendição. No acordo de paz, os dois envolvidos têm que ganhar alguma coisa, senão não tem acordo”, disse.

Entre outros líderes, Lula se encontrou com o papa Francisco, com o presidente da Itália, Sergio Mattarella, com a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, e com o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri. Segundo ele, todos concordam com a necessidade de encerrar a guerra.

O presidente criticou novamente a postura dos países-membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas de promover guerras pelo mundo e defendeu nova governança global, com a participação de mais países nas mesas de decisão. Lula reafirmou a posição do Brasil de condenar a ocupação territorial da Ucrânia feita pela Rússia.

“Não dá para imaginar que essa luta vai ser infinita”, disse. “Os dois presidentes precisam ter em conta e todo mundo sabe que o Brasil condenou a ocupação territorial da Ucrânia feita pela Rússia. “Aliás, é moda as pessoas que participam como membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU invadir outros países sem pedir licença. Os Estados Unidos invadiram o Iraque, a Inglaterra e a França invadiram a Líbia, agora o [presidente russo, Vladimir] Putin invade a Ucrânia. Eles são as pessoas mais poderosas no sistema ONU, eles não poderiam estar fazendo isso”, acrescentou.

Os membros efetivos do conselho são China, França, Rússia, Reino Unido e os Estados Unidos.

Conversa com papa

Apesar dos problemas de saúde, o presidente Lula disse que encontrou o papa Francisco “muito motivado e muito disposto a continuar a luta dele tanto contra a desigualdade quanto para construir a paz no planeta”. Para Lula, é preciso colocar a luta contra a desigualdade no topo das prioridades globais.

No Vaticano, o presidente convidou Francisco a fazer uma nova visita ao Brasil, para assistir à tradicional festa do Círio de Nazaré, em Belém (PA), no mês de outubro. A primeira viagem internacional do pontífice, após assumir o cargo em 2013, foi para o Rio de Janeiro.

Segundo Lula, não houve uma resposta positiva ao convite. “Eu acho que pelo sorriso que deu, ele tem vontade”, disse. “Não sei se ele vai ou não, mas tem que levar em conta a grandiosidade da Igreja Católica no Brasil”, acrescentou.

Questionado sobre o impasse entre a Igreja e o governo na Nicarágua, o presidente afirmou que pretende falar com o presidente do país, Daniel Ortega, para liberar os padres que estão presos. “Não tem por que ficar impedindo de exercer a sua função na igreja”, disse Lula.

“Eu vou tentar ajudar, se puder, essas coisas nem sempre são fáceis porque nem todo mundo é grande para pedir desculpa. A palavra desculpa é simples, mas exige muita grandeza. Quando você comete uma coisa errada, você reconhecer, não é todo homem que tem coragem de falar ‘errei e vou mudar de posição’, então é um trabalho de convencimento. Eu tenho muita paciência”, acrescentou.

Agenda na Europa

Após a entrevista coletiva, Lula embarcou para Paris. Na capital francesa, ele participa da Cúpula sobre o Novo Pacto Global de Financiamento e terá encontro bilateral com o presidente Emmanuel Macron e outros líderes que estarão na cidade para a cúpula.

Lula também fará o discurso de encerramento do evento Power Our Planet, a convite da banda Coldplay, na noite desta quinta-feira (22). O evento será realizado no Campo de Marte, em frente à Torre Eiffel, e também terá a presença de líderes do Timor Leste, Barbados, Gana e Quênia, além da prefeita de Paris, Ane Hidalgo.

“É sempre uma alegria visitar a Itália, país com que temos uma relação de irmandade. Tive ótimos encontros com o presidente Sergio Mattarella, com a primeira-ministra Giorgia Meloni e com o Santo Papa. Agora, sigo para a França, para encontrar chefes de Estado e conversar sobre o desenvolvimento sustentável do mundo”, escreveu Lula, em publicação nas redes sociais.

Foto: Ricardo Stuckert

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Submarino desaparecido em busca do Titanic tem tempo de oxigênio esgotado

Submarino desaparecido em busca do Titanic tem tempo de oxigênio esgotado

O submarino, que partiu no domingo (18), desapareceu e desde então equipes de resgate do Canadá e dos Estados Unidos

Terminou por volta das 7h desta quinta-feira (22.jun.2023) a previsão sobre o tempo de oxigênio disponível no submarino Titan, da empresa OceanGate, que desapareceu durante uma expedição aos restos do Titanic no Oceano Atlântico. A estimativa, feita pela Guarda Costeira dos Estados Unidos, aponta para uma situação crítica, uma vez que o tempo disponível para os cinco passageiros a bordo está se esgotando rapidamente.

O submarino, que partiu no domingo (18.jun), desapareceu e desde então equipes de resgate do Canadá e dos Estados Unidos, com auxílio de embarcações francesas, estão empenhadas em localizar a embarcação e seus tripulantes. No entanto, a tarefa se mostra extremamente desafiadora.

A previsão sobre o tempo de oxigênio leva em conta diversos cálculos, como o horário de início da viagem do submersível. No entanto, há variáveis que tornam essa estimativa incerta, especialmente em relação ao consumo individual de oxigênio de cada passageiro.

Após o desaparecimento, a estimativa inicial indicava que os tripulantes teriam mais 96 horas de oxigênio. No entanto, durante uma entrevista à BBC na manhã de quarta-feira (21.jun), o contra-almirante John Mauger afirmou que as autoridades já trabalhavam com um prazo inferior a 20 horas, aumentando ainda mais a urgência nas operações de resgate.

Até o momento, os principais indícios de que os tripulantes possam estar vivos são ruídos captados pela sonda de um avião canadense. Esses ruídos, registrados na tarde de quarta-feira, assemelham-se a batidas, mas ainda não foi possível determinar sua origem. A Guarda Costeira dos Estados Unidos admitiu em entrevista coletiva que não há certeza de que os sons sejam provenientes do submarino.

Um navio de pesquisa francês equipado com um robô de mergulho diminuiu a velocidade enquanto realizava buscas na área onde o submarino perdeu o contato com a base. A desaceleração é considerada um possível indício de que a sonda, conectada ao navio por um cabo de fibra óptica, possa ter encontrado algo no fundo do mar. No entanto, até o momento não houve confirmação oficial dessa descoberta.

A operação de busca envolve oito navios, além de aeronaves e sondas, e está sendo conduzida a cerca de 600 km da costa do Canadá. A região de concentração das buscas é onde aeronaves capturaram ruídos subaquáticos que podem ser do submarino desaparecido. No entanto, as autoridades ainda não podem confirmar com certeza se esses sons estão realmente relacionados à embarcação.

Um dos fatores que pode dificultar o resgate é a profundidade em que o submarino pode estar localizado.

Foto: OceanGate/Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Navio espanhol resgata 172 migrantes em Lampedusa

Navio espanhol resgata 172 migrantes em Lampedusa

Ainda há 122 migrantes aguardando socorro nas mesmas embarcações

O navio Aita Mari, operado pela organização não-governamental (ONG) espanhola Salvamento Marítimo Humanitário, realizou o resgate de 172 migrantes em sete embarcações precárias na região sudoeste da ilha italiana de Lampedusa. A ação conjunta com o veleiro Nadir, da ONG Resqship, permitiu o salvamento parcial de um total de 294 pessoas a bordo das embarcações.

Ainda há 122 migrantes aguardando socorro nas mesmas embarcações. O centro de acolhimento de Lampedusa está enfrentando superlotação há meses, com a chegada recente de 1,3 mil migrantes à ilha.

Autoridades italianas relatam que o centro, que possui capacidade para 400 pessoas, tem recebido uma chegada praticamente constante de migrantes.

Uma delegação de deputados do Parlamento Europeu se reuniu com autoridades locais, a Guarda Costeira italiana e representantes de ONGs de migrantes, enfatizando a necessidade de uma resposta eficaz, responsável e solidária diante da crise migratória.

Em 2023, a Itália já recebeu 58.171 migrantes em sua costa, mais que o dobro em comparação com o mesmo período do ano anterior. Esses números refletem a contínua perda de vidas no Mediterrâneo, onde pelo menos 26.924 migrantes morreram ou desapareceram desde 2014, de acordo com dados da Organização Mundial para as Migrações.

Foto: Mitchell Luo/Pexels/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Lula e papa Francisco se encontram no Vaticano

Lula e papa Francisco se encontram no Vaticano

Presidente cumpre agenda na Europa. Da Itália ele segue para a França

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o papa Francisco se encontraram, nesta quarta-feira (21), no Vaticano. Em publicação nas redes sociais, Lula agradeceu ao pontífice pela “boa conversa sobre a paz no mundo”. A visita faz parte da agenda que Lula cumpre na Europa, nessa semana, quando passará por Itália e França.

Antes da viagem, o presidente afirmou que conversaria com o papa sobre soluções para a guerra na Ucrânia e o combate às desigualdades sociais e econômicas no mundo. Lula disse ainda que convidaria Francisco a participar do Círio de Nazaré, uma das principais festas religiosas do país realizada anualmente em outubro, em Belém (PA).

Na agenda do presidente, após o encontro com o papa, há uma audiência com o arcebispo Edgar Peña Parra, da Secretaria de Estado do Vaticano.

Agenda na Itália

Mais cedo, Lula se encontrou com o presidente da Itália, Sergio Mattarella, e teve audiências com o ex-primeiro-ministro da Itália, Massimo D’Alema, e com a secretária-geral do Partido Democrático Italiano, Elly Schlein. Com Matarella, o presidente tratou do acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia, sobre a aproximação entre as universidades e a ampliação do intercâmbio comercial entre os dois países.

Também hoje, o presidente brasileiro terá encontros bilaterais com a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, e com o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri.

O encontro com Gualtieri terá um caráter pessoal. O político foi uma das personalidades internacionais que visitou Lula durante o período em que o ex-presidente esteve preso em Curitiba (PR), de 2018 a 2019, no âmbito da Operação Lava Jato. Na época da visita, em julho de 2018, Gualtieri exercia mandato de eurodeputado pelo Partido Democrático Italiano.

Já sobre Giorgia Meloni, até a véspera da viagem, o encontro com a chefe de governo do país europeu não estava confirmado, de acordo com autoridades brasileiras. A reunião foi confirmada ontem pelo Itamaraty. Primeira mulher a ocupar o cargo, Meloni é líder do primeiro governo de extrema-direita no país em décadas.

Lula chegou a Roma na manhã de terça-feira (20) e o primeiro compromisso na capital italiana, ainda ontem, foi com o sociólogo Domenico de Masi, referência internacional em estudos sobre a sociologia do trabalho. Autor do livro Ócio Criativo, de Masi tornou-se famoso pelo conceito segundo o qual o ócio é um fator que estimula a criatividade pessoal.

Assim como Roberto Gualtieri, Domenico de Mais também visitou Lula na prisão em Curitiba. No encontro de ontem, os dois conversaram sobre o cenário político no Brasil e na Europa.

Amanhã (22), Lula embarca para Paris. Na capital francesa, ele participa da Cúpula sobre o Novo Pacto Global de Financiamento e terá encontro bilateral com o presidente da França, Emmanuel Macron.

Lula também fará o discurso de encerramento do evento Power Our Planet, a convite da banda Coldplay, na noite de quinta-feira (22). O evento será realizado no Campo de Marte, em frente à Torre Eiffel, e também terá as presenças de líderes do Timor Leste, Barbados, Gana e Quênia, além da prefeita de Paris, Ane Hidalgo.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Submarino desaparece durante expedição aos destroços do Titanic no Atlântico

Submarino desaparece durante expedição aos destroços do Titanic no Atlântico

A guarda costeira dos Estados Unidos confirmou o desaparecimento nas proximidades dos destroços do famoso navio

Um submarino com cinco pessoas a bordo desapareceu enquanto realizava uma expedição para observar os destroços do Titanic no oceano Atlântico nesta segunda-feira (19.jun.2023). A guarda costeira dos Estados Unidos confirmou o desaparecimento nas proximidades dos destroços do famoso navio.

A empresa responsável pela expedição, OceanGate Expeditions, anunciou que está fazendo todos os esforços para trazer a tripulação de volta e tem recebido assistência de agências governamentais e outras empresas na busca pelo submarino.

A expedição oferecia viagens de sete dias para explorar os destroços do Titanic, localizados a 3.800 metros de profundidade e a cerca de 640 quilômetros da ilha canadense Terra Nova.

A OceanGate Expeditions é a única empresa que possui um submarino, chamado Titan, capaz de alcançar o fundo do oceano e realizar essas observações. A embarcação desaparecida é de propriedade da empresa e tinha uma tripulação de cinco pessoas.

O naufrágio do Titanic ocorreu em sua viagem inaugural em 1912, resultando na morte de 1.514 dos 2.224 passageiros e tripulantes a bordo. Os destroços do icônico transatlântico só foram encontrados em 1985, após mais de sete décadas do trágico evento.

A expedição aos destroços do Titanic despertou grande interesse e oferecia uma experiência única para os aventureiros dispostos a pagar cerca de US$ 250 mil dólares pelo privilégio de testemunhar a história subaquática.

Foto: Oceangate

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Onda de calor na Índia causa mais de 90 mortes

Onda de calor na Índia causa mais de 90 mortes

As principais causas das mortes têm sido desidratação e agravamento de doenças preexistentes devido às altas temperaturas

Uma onda de calor excepcionalmente intensa tem assolado o Norte da Índia, resultando na morte de mais de 90 pessoas e levando mais de 400 indivíduos a buscar atendimento médico nos últimos quatro dias. As principais causas das mortes têm sido desidratação e agravamento de doenças preexistentes devido às altas temperaturas. As vítimas, em sua maioria com mais de 60 anos, enfrentam problemas de saúde que podem ter sido exacerbados pelo calor extremo.

Preocupadas com a situação, as autoridades já haviam emitido alertas direcionados à população idosa, orientando-os a permanecer em casa durante as horas mais quentes do dia. A região tem registrado temperaturas médias acima dos 44 graus Celsius, de acordo com os boletins diários.

A onda de calor está impondo um grande desafio para as autoridades de saúde, que estão trabalhando para fornecer assistência adequada às vítimas e implementar medidas preventivas. A população em geral é aconselhada a tomar precauções, como manter-se hidratado, evitar exposição prolongada ao sol e buscar ajuda médica imediata em caso de sintomas relacionados ao calor, como tontura, fadiga extrema e confusão mental.

Medidas adicionais estão sendo estudadas pelas autoridades para enfrentar esse período de calor intenso e minimizar os impactos na população mais vulnerável, com ênfase em fornecer abrigos e distribuir água potável em áreas afetadas.

Foto: Juan Antonio Segal/VisualHunt/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Brasil vence Guiné por 4 a 1 em jogo contra o racismo

Brasil vence Guiné por 4 a 1 em jogo contra o racismo

Outro caso de injúria racial foi flagrado antes do duelo em Barcelona

O Brasil sobrou diante da Guiné com goleada de 4 a 1 no estádio Cornellà-El Prat, em Barcelona (Espanha), neste sábado (17). Joelinton, Rodrygo, Éder Mitão e Vinícius Júnior, o protagonista da partida com a camisa 10, marcaram para o escrete canarinho, e Guirassy descontou para a Guiné. A partida foi repleta de manifestações contra o racismo em solidariedade a Vini Jr., alvo reiterado de insultos racistas no Campeonato Espanhol, o último deles em 21 de maio.

No entanto, antes mesmo de a bola rolar em Barcelona, um outro caso de racismo foi registrado no estádio. Desta vez a vítima foi Felipe Silveira, assessor pessoal e amigo de Vini Jr. Após passar pela roleta de entrada, Felipe disse ter sido abordado por um segurança que teria apontado uma banana para ele e dito: “Mãos para cima, essa daqui é minha pistola para você”. Houve confusão e a polícia foi chamada. A situação foi filmada pelo pelo repórter Eric Faria da TV Globo e as imagens foram veiculadas pela emissora antes da partida.

O Brasil jogou o primeiro tempo com o uniforme todo preto, fato inédito nos 109 anos de história da seleção. Além da iniciativa, faixas com os dizeres “Com racismo não tem jogo” foram estendidas em vários pontos das arquibancada e mensagens antirracistas estamparam os telões do estádio. Antes do apito inicial, todos os jogadores permaneceram ajoelhados durante um minuto em protesto contra o racismo.

O Brasil dominou a partida no primeiro tempo, e coube a Joelinton, estreante na seleção, abrir o placar aos 26 minutos, após rebote do goleiro ao defender uma tentativa de gol de cabeça de Richarlison. Quatro minutos depois, Rodrygo ampliou, fazendo valer o apelido dele no Real Madrid: Rayo. O camisa 11 roubou a bola do lado direito da entrada da área e desferiu um chute certeiro. pelo lado Aos 33 minutos, Vini Jr quase ampliou ao receber a bola dentro da área mandou um chute colocado, mas a bola passou por fora, rente ao travessão. Nos minutos finais, a Guiné botou pressão, e diminuiu em jogada de bola parada. Após cruzamento na área, Guirassy subiu mais alto que Marquinhos e marcou o primeiro e único gol da Guiné.

Após o intervalo, com apenas um minuto de jogo, Éder Militão aproveitou o cruzamento de Lucas Paquetá e cabeceou bonito para o fundo da rede, sem chance para o goleiro Koné, ampliando o placar para 3 a 1. Já do lado brasileiro, das poucas vezes que o goleiro Ederson foi acionado, a de maior perigo ocorreu aos 31 minutos: Ederson não só espalmou o chute de Sylla, como também evitou de pé esquerdo a batida de Kanté no rebote. Antes do fim, aos 42, Malcom foi derrubado por Sylla e o árbitro anotou um pênalti. Casemiro, capitão da seleção, pegou a bola e a entregou para Vini Jr. que cobrou com categoria, selando a vitória por 4 a 1.

O Brasil volta a campo às 16h da próxima terça-feira (20), às 16h (horário de Brasília para mais um amistoso. A seleção enfrentará o Senegal, no Estádio de Alvalade, em Lisboa (Portugal).

Foto: Joilson Marconne/CBF

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Imagineland terá astro de ‘The Walking Dead’ em sua primeira vinda ao Brasil

Imagineland terá astro de ‘The Walking Dead’ em sua primeira vinda ao Brasil

O ator Seth Gilliam vive o padre Gabriel Stokes, um dos principais personagens do seriado de TV, febre em todo o mundo

João Pessoa é o destino do ator norte-americano Seth Gilliam em sua primeira vinda ao Brasil. O padre Gabriel Stokes, um dos principais personagens de ‘The Walking Dead’, é mais um nome internacional a compor a grade de programação do Imagineland, o grande evento de cultura pop, conteúdo e criadores que acontece entre os dias 28 e 30 de julho no Centro de Convenções da capital paraibana.

“Espero ver todos os fãs de ‘The Walking Dead’ lá! Louco para conhecer vocês”, avisa Gilliam em um vídeo divulgado pela produção do Imagineland, em que o padre Gabriel anuncia que estará nos dois primeiros dias do evento, ou seja, 28 e 29 de julho.

“Gabriel Stokes foi introduzido na 5ª temporada como um personagem um pouco odiado pelos telespectadores por conta de suas escolhas e decisões, mas que teve uma grande evolução ao longo dos anos, e não apenas conquistou o carinho e admiração dos fãs, se tornando um dos favoritos, como sobreviveu até o último episódio da série, na 11ª temporada, e tem a possibilidade de retornar em futuros projetos da franquia”, comenta Rafael Façanha, do portal The Walking Dead Brasil, referência nacional e internacional do Universo The Walking Dead desde 2010.

Seth Gilliam é o quarto nome internacional apresentado pelo Imagineland. Além dele, o evento já anunciou os atores, também norte-americanos, David Ramsey (‘Arrrow’, ‘The Flash’) e Julie Caitlin Brown (‘Star Trek’, ‘Babylon 5’), e o ator mexicano Edgar Vivar, conhecido pelos papeis de Senhor Barriga e Nhonho, ambos do lendário programa ‘Chaves’.

O Imagineland também terá nomes consagrados do entretenimento, streaming e redes sociais do Brasil, como o criador da Turma da Mônica, Maurício de Sousa, e ainda música, cinema, séries, inovação, tecnologia, negócios, k-pop, cosplay, talents, influencers e ainda as semifinais e finais, ao vivo, da Liga Osten Games, com times disputando as categorias ‘League of Legends’ e ‘CS:GO’.

O Imagineland é uma realização das empresas paulistas Eleven Dragons, Spola, Non Stop, Ei Nerd e Fpass, com apoio do Governo do Estado da Paraíba e Prefeitura de João Pessoa.

Os ingressos já estão à venda através da plataforma oficial do evento, a Teeket (https://www.teeket.com.br/event/imagineland-1677775189224), com valores a partir de R$ 89. No período do evento, as entradas serão trocadas por credenciais que o público deverá utilizar nas dependências do Centro de Convenções. Temas do universo ‘Star Wars’ ilustram as credenciais. São imagens licenciadas, fruto de uma parceria entre a plataforma de quadrinhos Social Comics e a Disney Lucas Films e são colecionáveis, já que os modelos são diferentes, a depender do dia, ou pacote.

Confira a lista de atrações já divulgadas até o momento

TALENTS
Seth Gilliam (EUA) – O Padre Gabriel de ‘The Walking Dead’
Edgar Vivar (México) – Senhor Barriga, Nhonho (‘Chaves’)
Maurício de Sousa (SP) – Criador da turma da Mônica, pela primeira vez na Paraíba
David Ramsey (EUA) – Ator, está no elenco das séries ‘Arrrow’ e ‘The Flash’
Julie Caitlin Brown (EUA) – Atriz, está no elenco das séries ‘Star Trek’, ‘Babylon 5’

INFLUENCERS
Peter Jordan (SP, Ei Nerd)
Erico Borgo (SP), autor do livro ‘Nerd’
Bibi Tatto (SP)
Capitão Hunter (SP)

GAMES
Liga Osten Games – Com as semifinais e finais de ‘League of Legends’ e ‘CS:GO’, ao vivo, durante o evento.

MÚSICA
Bryan Behr (SC) – do hit ‘A vida é boa com você’.
Mar.iana (RJ) – do hit ‘Deu praia’
VMZ (CE) – Rapper geek

ARTIST’S ALLEY (HQs)
Ivan Reis (SP), Jefferson Costa (SP), Shiko (PB), Sidney Gusman (SP), Guilherme de Souza (RJ), Márcio Hum (SP), Cris Eiko & Paulo Crumbim (SP), Daniel HDR (RS), Greg Tocchini (SP), Lucas Werneck (SP), Alzir Alves (PB), Mari Ilustra (PE), Rick Troula (SP), Yuri Andrey (SP), Gabriel Jardim (PB), Ricardo Jaime (PB).

DUBLADORES
Ricardo Juarez (RJ) – ‘Johnny Bravo’, ‘God of War’
Lucas Almeida e Mayara Stefane (‘Attack on Titan’)
Daniel Figueira (SP) – ‘Demon Slayer’
Bianca Alencar (SP) – ‘Gravity Falls’, ‘One Peace’, ‘LoL’

CONCURSOS
Kpop Contest – Concurso de coreografias, valendo R$ 12 mil em prêmios
Cosplay Cup – Torneio de caracterização inspirado em personagens do universo pop, valendo R$ 10 mil em prêmios

COSPLAY
Bianca Contursi (RJ)
Inuki Prince (SP)
Marco Pacheco (SP)

K-POP
Young Kyung Kim (Coreia do Sul) – K17
Lucas Olly (SP) – Backdancer BTS
Cleber Cândido (SP) Backdancer BTS

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Vinicius Júnior agradece apoio na luta contra o racismo

Vinicius Júnior agradece apoio na luta contra o racismo

Atacante brasileiro falou com a imprensa em Barcelona

O atacante brasileiro Vinicius Júnior agradeceu todo o apoio que tem recebido na luta contra o racismo. O jogador, que defende o Real Madrid (Espanha), fez um pronunciamento à imprensa nesta quinta-feira (15) em Barcelona, local no qual a seleção brasileira se prepara para duas partidas amistosas que serão disputadas durante a Data Fifa.

“Venho aqui para agradecer por todos que estiveram comigo desde o episódio [de agressões racistas] que aconteceu no último jogo contra o Valencia [pelo Campeonato Espanhol], o presidente [Ednaldo Rodrigues], junto com a CBF, o Infantino [presidente da Fifa], que hoje esteve conosco sempre dando a maior força. Todos os clubes do Brasil, todas as pessoas do Brasil e de todo mundo que estão comigo e me dando força para seguir nessa batalha. É necessário ter alguém que possa seguir firme e cada vez mais diminuir [o racismo]. Quero seguir [em frente] por todos os jovens que sofrem e não têm a voz que tenho. Um dia dei uma entrevista falando que queria que todos os brasileiros torcessem por mim, e acho que estou cada vez mais perto disso”, declarou o atacante.

“Vejo todos na internet me dando muito apoio, me acompanhando, me desejando sorte, não só no futebol, mas também fora dele. E pessoas de outros meios que antes não me acompanhavam e agora começaram a me acompanhar. Fico feliz com isso e cada vez mais seguirei firme por aqueles que não têm oportunidade de lutar. Eu tenho a cabeça muito tranquila, pois minha família me ajudou, o Flamengo também me ajudou quando era pequeno, de sofrer não só com o racismo, mas também por toda a pressão que colocaram em cima de mim quando comecei com 16 anos. Sempre trabalhei calado e hoje tenho a oportunidade de ter a força para lutar em um assunto muito importante. Quero agradecer a todos vocês e que possamos seguir juntos até o fim”, concluiu o jogador.

Antes de seu pronunciamento Vinicius Júnior foi anunciado pelo presidente da Fifa, Gianni Infantino, como líder de um comitê especial antirracismo. “Pedi a Vinícius que liderasse esse grupo de jogadores que apresentará punições mais rigorosas contra o racismo, que mais tarde serão implementadas por todas as autoridades do futebol em todo o mundo”, afirmou o dirigente em entrevista à agência de notícias Reuters durante visita à concentração da seleção brasileira em Barcelona, onde a equipe se prepara para enfrentar a Guiné em amistoso no próximo sábado (17) a partir das 16h (horário de Brasília).

Foto: Joilson Marconne/CBF

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Dólar cai para R$ 4,80 após Fed e decisão de agência de risco

Dólar cai para R$ 4,80 após Fed e decisão de agência de risco

Bolsa supera os 119 mil pontos e atinge maior nível desde outubro

Em um dia de euforia no mercado doméstico e internacional, o dólar teve forte queda e voltou a fechar no menor valor em pouco mais de um ano. A bolsa de valores superou os 119 mil pontos e atingiu o maior nível desde outubro do ano passado.

O dólar comercial encerrou esta quarta-feira (14) vendido a R$ 4,807, com recuo de R$ 0,056 (-1,14%). A cotação abriu próxima da estabilidade e chegou a operar em alta após a decisão do Federal Reserve (Fed, Banco Central norte-americano) de manter os juros básicos dos Estados Unidos entre 5% e 5,25% ao ano. A moeda, no entanto, caiu após a agência de classificação de risco Standard & Poor’s (S&P) melhorar a perspectiva para a nota da dívida pública brasileira.

A cotação está no menor valor desde 6 de junho do ano passado, quando tinha fechado a R$ 4,79. A divisa acumula baixa de 5,24% apenas neste mês e de 8,96% em 2023.

No mercado de ações, o dia também foi de otimismo. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 119.069 pontos, com alta de 1,99%. O indicador, que estava desacelerando perto do fim das negociações, disparou após a divulgação do comunicado da S&P.

No início da tarde, o Fed tinha decidido manter os juros básicos da maior economia do planeta, interrompendo um ciclo de altas que se estendia desde o início de 2022. O comunicado, no entanto, eliminou as expectativas de que as reduções comecem ainda neste ano e abriu possibilidades de novas altas caso a inflação norte-americana volte a crescer.

Em um primeiro momento, o dólar chegou a subir, e as bolsas caíram após a reunião do Fed. No entanto, a decisão da S&P de melhorar a perspectiva da nota da dívida do Brasil, indicando que pode elevar a classificação do país nos próximos dois anos, melhorou a avaliação dos investidores. O dólar passou a ter forte queda, e a bolsa de valores recuperou-se perto do fim das negociações.

S&P eleva perspectiva de nota da dívida do Brasil para positiva

A agência de classificação de risco Standard & Poor’s (S&P) elevou de estável para positiva a perspectiva para a nota de crédito do Brasil. A decisão foi divulgada no fim da tarde desta quarta-feira (14).

A perspectiva positiva significa que a agência pode elevar a nota do país nos próximos dois anos. Atualmente, a S&P concede nota BB- para o Brasil, três níveis abaixo do grau de investimento, garantia de que o país não corre risco de dar calote na dívida pública.

Em nota, a S&P informou que a melhora da perspectiva reflete uma possibilidade maior de que o país cresça mais com a estabilidade nas políticas monetária e fiscal. Apesar de déficits ainda elevados, a agência afirmou que o crescimento contínuo do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país) e o novo arcabouço fiscal proposto pelo governo possam fazer a dívida pública subir menos que o inicialmente esperado.

Segundo o comunicado, a melhora da perspectiva representa um primeiro passo para melhorar a nota da dívida pública brasileira. De acordo com a S&P, o rating (classificação de risco) poderá ser elevado em dois anos caso as instituições implementem uma política econômica “pragmática”, que consiga abrir espaço para mais crescimento. Além do novo arcabouço, a agência citou a aprovação de reformas adicionais, como a tributária.

A última vez em que a S&P tinha elevado a perspectiva da nota do Brasil tinha sido em 2019. Com a pandemia de covid-19, a perspectiva voltou a ficar estável em 2020, mas o rating da dívida brasileira não mudou.

Desde janeiro de 2018, a S&P Global enquadra o Brasil três níveis abaixo do grau de investimento, mesma nota concedida pela Fitch, outra das principais agências de classificação de risco. A Moody’s classifica o país dois níveis abaixo do grau de investimento.

Foto: Pixabay

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Terremoto de magnitude 6.2 atinge costa sul das Filipinas

Terremoto de magnitude 6.2 atinge costa sul das Filipinas

Apesar da intensidade, não foram relatados danos significativos ou vítimas, e nenhum alerta de tsunami foi emitido

Um terremoto de magnitude 6.2 na escala Richter foi registrado na costa sul de Luzon, no norte das Filipinas, durante a madrugada desta quinta-feira (15.jun.2023). O tremor ocorreu a uma profundidade de 124 quilômetros e teve seu epicentro na costa de Calatagan, na província de Batangas, cerca de 100 quilômetros a sudoeste da capital, Manila. Apesar da intensidade, não foram relatados danos significativos ou vítimas, e nenhum alerta de tsunami foi emitido.

O Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS), responsável por monitorar a atividade sísmica globalmente, informou sobre o terremoto. Segundo o USGS, o tremor foi sentido fortemente em Manila, levando os moradores a saírem às ruas em busca de segurança. No entanto, até o momento, não há registros de feridos ou danos materiais graves.

As autoridades locais estão trabalhando para avaliar completamente os efeitos do terremoto. A polícia de Calatagan relatou que, até o momento, não foram notificadas vítimas ou danos materiais, mas as autoridades responsáveis pela gestão de catástrofes estão monitorando a situação de perto.

Autoridades da gestão de catástrofes em Calatagan, informaram que o tremor durou entre 30 segundos e um minuto, e sua intensidade foi sentida em várias partes da região, incluindo Manila. Embora não tenha havido danos significativos, a população foi cautelosa e tomou medidas de precaução saindo para as ruas.

Foto: Preetamrai/VisualHunt/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Agência americana afirma que chance de El Niño forte é de 56%

Agência americana afirma que chance de El Niño forte é de 56%

No Brasil, fenômeno causa seca no Norte e Nordeste, e chuva no Sudeste

O El Niño já é uma realidade e as chances de se tornar um evento forte no seu pico são de 56%. Além disso, há uma probabilidade de 84% de ser pelo menos um evento moderado. As estimativas são da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOOA), agência científica vinculada ao governo dos Estados Unidos.

Os dados, divulgados nessa quinta-feira (8), foram reunidos em um artigo assinado pela cientista Emily Becker. “Quando o El Niño é mais forte, gerando uma temperatura da superfície do mar muito mais quente que a média, ele tem uma maior influência na mudança da circulação global, tornando os padrões de impacto mais prováveis”, disse ela.

O fenômeno El Niño é caracterizado pelo enfraquecimento dos ventos alísios (que sopram de leste para oeste) e pelo aquecimento anormal das águas superficiais da porção leste da região equatorial do Oceano Pacífico. As mudanças na interação entre a superfície oceânica e a baixa atmosfera têm consequências no tempo e no clima em diferentes partes do planeta. Isso porque a dinâmica das massas de ar adota novos padrões de transporte de umidade, afetando a temperatura e a distribuição das chuvas.

Circulação de Hadley

“O ar quente que sobe perto da Linha do Equador se move em direção aos polos no alto da atmosfera, descendo novamente perto de 30ºN e 30ºS, em um padrão de inversão chamado circulação de Hadley. A circulação de Hadley está conectada com as correntes de vento nas latitudes médias e altas, que direcionam as tempestades ao redor do mundo e separam as massas de ar frio e quente”, explica Emily Becker.

A agência dos Estados Unidos destaca que os estudos sobre o El Niño são importantes porque permitem que o mundo se antecipe às mudanças e impactos. No Brasil, o fenômeno provoca estiagem em partes das regiões Norte e Nordeste, e mais tempestades no litoral do Sudeste e do Sul. Nos Estados Unidos, um inverno com chuvas mais intensas é esperado no sul do país, enquanto o norte deve anotar temperaturas mais quentes.

O El Niño – que ocorre em intervalos de tempo que variam entre três e sete anos – persiste em média de seis a 15 meses. As duas edições mais intensas, desde que a ciência passou a compreender o fenômeno, ocorreram em 1982-1983 e em 1997-1998.

Após o fim de um El Niño, um novo episódio só voltará a ser registrado depois que ocorre uma La Niña. Trata-se também de mudanças anormais na interação entre a superfície oceânica e a baixa atmosfera, porém em sentido inverso: há um resfriamento das águas superficiais da porção leste da região equatorial do Oceano Pacífico.

Mais calor

No mês passado, a Organização Meteorológica Mundial (OMN) já havia indicado que o El Niño teria início até o fim de setembro. De acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, os critérios usados para identificar as condições do fenômeno estão preenchidos. Desde o mês passado, a temperatura da superfície do Oceano Pacífico na linha equatorial tem se mantido mais quente que a média.

Além disso, com base em um modelo climático, as previsões indicam que a temperatura nos próximos meses permanecerá acima do limite que caracteriza o El Niño. Por fim, os cientistas da Administração Nacional observaram padrões na circulação do ar típicos do fenômeno, com fortes ventos de superfície que ajudam a manter a água quente acumulada no oeste do Oceano Pacífico.

Para a agência dos Estados Unidos, as chances de um El Niño fraco são de 12%. Existe ainda uma possibilidade de que o fenômeno não evolua e recue. “A natureza sempre reserva surpresas. Embora as condições do El Niño tenham se desenvolvido, ainda há uma pequena chance (4-7%) de que as coisas desapareçam. Achamos que isso é improvável, mas não é impossível”, registra o artigo assinado por Emily Becker.

Foto: Akemi Nitahara/Agência Brasil

Da Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Presidente da Argentina vem pedir socorro a Lula pela 5ª vez em 6 meses

Presidente da Argentina vem pedir socorro a Lula pela 5ª vez em 6 meses

Os governos argentino e brasileiro já trabalham para preparar uma visita de Estado de Fernández a Brasília no dia 26 de junho

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, se reunirá com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela quinta vez em menos de seis meses do novo governo do petista. Os governos argentino e brasileiro já trabalham para preparar uma visita de Estado de Fernández a Brasília no dia 26 de junho.

A visita acontecerá dois dias depois do término do prazo para a confirmação dos candidatos à Casa Rosada, entre eles o atual embaixador argentino no Brasil, o também peronista Daniel Scioli. Segundo o jornal paulistano, Lula já manifestou preocupação com as intenções de voto no direitista Javier Milei.

Os assuntos discutidos recentemente foram “o apoio do Brasil com financiamento de empresas nacionais que são exportadoras de bens e serviços para a Argentina” e a possível entrada dos argentinos no Banco dos Brics, hoje comandado por Dilma Rousseff.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi morre aos 86 anos

Ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi morre aos 86 anos

Berlusconi foi três vezes primeiro-ministro da Itália, em mandatos que somam nove anos no poder

O ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi morreu nesta segunda-feira (12.jun.2023) aos 86 anos em um hospital em Milão, onde estava internado desde sexta-feira (9.jun) devido a uma leucemia crônica.

Berlusconi foi três vezes primeiro-ministro da Itália, em mandatos que somam nove anos no poder. Ele foi uma figura controversa e esteve envolvido em vários escândalos fiscais e sexuais.

Berlusconi chegou a ser expulso do Senado, mas o Supremo Tribunal anulou a sentença em 2015. Em setembro de 2022, voltou ao Senado ao lado de Giorgia Meloni.

O ex-primeiro-ministro sofria de leucemia e recentemente desenvolveu uma infecção pulmonar. Em abril, Berlusconi tinha ficado internado na unidade de terapia intensiva do mesmo hospital, depois de se queixar de falta de ar.

Os problemas cardíacos já vinham da década anterior e, ainda nos anos 90, foi operado de um tumor, entre outras complicações.

Foto: Ricardo Stucket/PR

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês Rita de Cássia conseguiu doador de pulmão, mas pandemia impediu transplante