Juiz Federal do RN condena envolvidos em tráfico internacional de drogas

Juiz Federal do RN condena envolvidos em tráfico internacional de drogas

Mulheres tentavam embarcar com 2,7 kg de cocaína no Aeroporto de São Gonçalo do Amarante

O Juiz Federal Walter Nunes da Silva Júnior, da 2ª Vara Federal, condenou Naira Lopes Gonçalves e Jardel da Silva Gonçalves pelo tráfico internacional de drogas. O casal tentou embarcar no Aeroporto de São Gonçalo do Amarante com destino à Espanha, portando 2,744 kg de cocaína. A apreensão ocorreu no dia 2 de outubro de 2023, e a setença foi divulgada nesta segunda-feira (6.mai.2024).

Naira, residente em Manaus (AM), foi condenada a 4 anos e 1 mês de reclusão. Devido ao período já preso (de 02/10/2023 a 19/04/2024), sua pena foi convertida em 3 anos e 6 meses e 11 dias de regime aberto, a ser cumprida em prestação de serviço à comunidade.

Já Jardel, residente em Tabatinga (AM), foi condenado a 3 anos e 4 meses e 1 dia de reclusão, também convertida em serviço à comunidade.

Perfil das “mulas” do tráfico

Em sua sentença, o Juiz Federal Walter Nunes ressalta que “não há registros de prisões anteriores, participação em organização criminosa ou viagens internacionais” para os acusados. “Isso indica que se tratarem de ‘mulas’ do tráfico, pessoas em situação de vulnerabilidade que sequer conhecem os principais responsáveis pela droga”, afirma o magistrado.

Naira, inclusive, foi “selecionada para a tarefa como parte de uma estratégia para evitar suspeitas”, utilizando-se do perfil de mulher para despistar as autoridades. O Juiz alerta para a crescente utilização de perfis como este e de idosos pelo tráfico de drogas.

Foto: Divulgação/Polícia Federal

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar