Grande Natal - As principais notícias da Grande Natal - Por dentro do RN

Grande Natal

Grande Natal: fique por dentro de tudo o que acontece na Região Metropolitana de Natal. Notícias sobre a política local, clima, agenda cultural, futebol etc você encontra aqui, no Por dentro do RN.

Com 15.967 admissões, Rio Grande do Norte tem cerca de 4 mil empregos de saldo positivo em outubro

Com 15.967 admissões, Rio Grande do Norte tem cerca de 4 mil empregos de saldo positivo em outubro

No mês de outubro de 2021, o número de admissões no Rio Grande do Norte foi de 15.967, com saldo positivo de 3.893 empregos. É o sexto mês consecutivo em que o estado apresenta saldo positivo de empregos, após o único mês do ano com saldo negativo em abril.

O setor de Serviços se destacou pelo segundo mês consecutivo em outubro, com mais admissões e maior saldo de empregos em relação a outros setores, o que se explica, principalmente, pelos eventos sazonais de final de ano. Foram 6.670 contratações ao todo no setor.

Com 15.967 admissões, Rio Grande do Norte tem cerca de 4 mil empregos de saldo positivo em outubro
Foto: Reprodução

Dentro do setor de Serviços, destaca-se o segmento de “Informações, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas”, com 3.503 admissões, ou seja, mais da metade das admissões do setor.

Foto: Divulgação/Sandro Menezes/Governo do RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Secretaria de Saúde emite nota após depoimento do secretário Cipriano Maia a respeito do contrato dos respiradores; confira

Secretaria de Saúde emite nota após depoimento do secretário Cipriano Maia a respeito do contrato dos respiradores; confira

A Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap/RN) emitiu nota explicando pontos do depoimento do secretário da Saúde do RN, Cipriano Maia, à CPI da Covid na Assembleia Legislativa do Estado. Na ocasião, o secretário disse que não ‘havia lido o contrato’ dos respiradores.

Confira a nota oficial emitida pela Sesap/RN:

NOTA

A respeito do processo de compra dos respiradores citado durante depoimento à CPI, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) esclarece que o contrato não foi lido pelo secretário Cipriano Maia porque simplesmente não compete ao Estado do Rio Grande do Norte, como membro do Consórcio Nordeste, a análise prévia dos processos administrativos realizados no âmbito do Consórcio Nordeste.

O contrato que qualquer Estado integrante de um consórcio interfederativo celebra é contrato de programa e de rateio, o que aconteceu neste caso. Não cabe ao estado integrante do consórcio fazer esta análise, por conta da segregação de função e pelo princípio da desconcentração administrativa, o que é básico na administração pública.

Com efeito, de acordo com a Cláusula 58 do Estatuto Social do Consórcio, ratificado no âmbito estadual pela Lei nº 10.557/2019:

CLÁUSULA 58 – A Procuradoria Geral do Estado Líder será competente para realizar a representação judicial e o assessoramento jurídico do Consórcio, nos termos de convênio a ser celebrado.

Parágrafo único – O Fórum dos Procuradores Gerais do Nordeste funcionará como órgão jurídico consultivo do Consórcio.

Por fim, ressalte-se que esta informação está disponível no processo do repasse de recursos ao Consórcio Nordeste.

Foto: Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Dezembro Vermelho Sesap RN alerta para o Dia Mundial do Combate à Aids

Dezembro Vermelho: Sesap/RN alerta para o Mês de Conscientização e do Combate à Aids

O Programa Estadual de IST/AIDS e Hepatites Virais emitiu nota de alerta pelo dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids. A data marca o início do Dezembro Vermelho, mês de Conscientização e do Combate à Aids. O objetivo é informar a população sobre as formas de transmissão, os sinais e sintomas da doença, as medidas de prevenção, a importância do diagnóstico e tratamento em tempo oportuno, além de combater o preconceito às pessoas vivendo com HIV (PVHIV).

O Mês de Conscientização e do Combate à Aids terá uma programação dedicada ao tema. Em Natal, de 1 a 9, uma mobilização do Hospital Giselda Trigueiro terá teste rápido de HIV e Sala de Espera com participação da ONG AVIP-RN. As ações acontecerão no Instituto de Medicina Tropical (IMT/UFRN), ao lado do hospital.

Durante o Carnatal, de 9 a 12, um Stand Educativo estará disponível aos participantes. A programação da capital se encerra com o Seminário Dezembro Vermelho, com o tema “Aspectos gerais e desafios pelo HIV – Juntos para avançar!”, que acontece dia 20, na Escola de Governo, no Centro Administrativo.

A 3ª Região de Saúde terá programação especial, com testagem de HIV no Parque Eólico de Pedra Preta, dia 7, e no Parque Eólico de Jandaíra, dia 8.

O Hospital Rafael Fernandes promoverá, dia 10, em formato virtual, o X Seminário de Atualização em HIV/Aids das regiões Oeste, Alto Oeste, Vale do Assu e Salineira do RN. Os interessados podem se inscrever NESTE LINK.

Números do RN

O Rio Grande do Norte possui, atualmente, 10.614 pacientes realizando tratamento para HIV/Aids nos 14 Serviços de Assistência Especializada (SAE) existentes nos municípios de Natal, Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, Santa Cruz, São Paulo do Potengi, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros.

Entre janeiro e setembro de 2021, foram notificados 388 casos de Aids e 522 de infecção pelo HIV, revelando uma redução no registro de casos de 7,4% e 15,6%, respectivamente, quando comparado com o mesmo período de 2020. Apesar da diminuição na identificação de casos, houve aumento de 28,5% no número de testes rápidos realizados para HIV, no estado, no período analisado.

A epidemia mundial de HIV/Aids ainda constitui um relevante problema de saúde pública, apesar dos inúmeros avanços nas formas de diagnóstico, tratamento e prevenção conseguidos nos últimos anos. O diagnóstico precoce possibilita o acesso a um tratamento mais rápido, minimizando os possíveis danos à saúde da pessoa infectada, além de contribuir com a redução da transmissão e proporcionar uma melhor qualidade de vida às PVHIV.

Para evitar a transmissão do HIV, as principais recomendações são o uso de preservativos durante as relações sexuais, a utilização de seringas e agulhas descartáveis, o uso de luvas para manipular feridas e líquidos corporais, a testagem prévia de sangue e hemoderivados para transfusão, a testagem dos doadores de órgãos, o uso de antirretrovirais durante a gestação de mães infectadas e não amamentação para prevenir a transmissão vertical, assim como a realização periódica do exame de detecção do HIV, principalmente após exposição a uma situação de risco.

Na Nota de Alerta são apresentadas outras formas de prevenção.

Foto: Ilustração/Prefeitura de Arapiraca

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

GTA Rio Grande do Norte - PRF prende motorista do Corvette que deu cavalo de pau e fugiu de posto de gasolina sem pagar

GTA Rio Grande do Norte: PRF prende motorista do Corvette que deu cavalo de pau e fugiu de posto de gasolina sem pagar

Motorista do Corvette vermelho foi preso após dar cavalo de pau em frente ao posto policial da PRF localizado em São José do Mipibu.

O motorista de um carro de luxo foi preso na tarde desta terça-feira (30), no Rio Grande do Norte, após bater o veículo em um caminhão, dar um “cavalo de pau” em frente a uma unidade da Polícia Rodoviária Federal e fugir de um posto de combustíveis sem pagar pelo abastecimento.

A série de manobras e crimes foi registrada ao longo da BR-101, nos municípios de Parnamirim, São José de Mipibu e Goianinha, na Região Metropolitana de Natal. O homem acabou preso em Canguaretama.

De acordo com a PRF, o suspeito dirigia um carro modelo Corvette de cor Vermelha, ano 2014, que era oriundo da cidade de Recife. O veículo esportivo chega a custar mais de R$ 700 mil. O relato recebido pela PRF é de que o veículo transitava em alta velocidade e chegou a colidir com um caminhão em Parnamirim.

Após o acidente, ele seguiu pela BR-101 e resolveu fazer um “cavalo de pau” de frente à unidade da PRF de São José do Mipibu. A manobra é considerada crime pelo código de trânsito. Nela, o carro gira 360º em torno de uma das rodas dianteiras. “uma verdadeira afronta à autoridade local”, registrou a PRF.

O motorista do Corvette ainda fugiu e, após abastecer o carro na cidade de Goianinha, fugiu sem pagar. Ele foi alcançado pela PRF na cidade de Canguaretama e ainda tentou resistir à prisão, mas foi detido em flagrante. “Relatos afirmam que o condutor realizou uso de drogas durante todo o período em questão. Os fatos serão apurados na delegacia, assim como as circunstancias que causaram tamanha alteração de estado do condutor que foi preso”, informou a corporação.

Foto: Reprodução/PRF

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Polícia prende dupla com carro roubado em motel de Parnamirim

Polícia prende dupla com carro roubado em motel de Parnamirim

A Polícia Militar prendeu, durante a noite de ontem (30.nov.2021), uma dupla que teria comprado um carro que havia sido roubado no litoral Norte do RN na semana passada. De acordo com informações da PM, os homens foram presos em um motel de Parnamirim. Com os homens, os policiais encontraram um veículo Suzuki Grand Vitara.

A prisão foi realizada após os funcionários do motel suspeitarem das ações dos suspeitos, que ficaram mais tempo que o normal dentro do quarto do motel. Ao ser chamada, a Polícia Militar encontrou o veículo arranhado e com marcas de colisão.

Polícia prende dupla com carro roubado em motel de Parnamirim
Foto: Reprodução/TV Tropical

Ao realizarem a consulta no Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), descobriram que se tratava de um carro roubado; e deram voz de prisão à dupla ainda no local.

Os presos foram encaminhados para a Central de Flagrantes para as medidas cabíveis.

Foto: Reprodução/TV Tropical

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ubaldo Fernandes reforça união da classe política para a viabilização Escritório do Empreendedor

Ubaldo Fernandes reforça união da classe política para a viabilização Escritório do Empreendedor

Representante público que vem atuando fortemente ao lado da vereadora Fativan Alves (PV) para a implantação de um Escritório do Empreendedor de Parnamirim, com articulações junto a órgãos públicos estaduais, o deputado estadual Ubaldo Fernandes (PL) participou, na noite da última quinta-feira (25.nov.2021), de Audiência Pública promovida pela parlamentar municipal na Câmara de Vereadores

“Quero me associar nesta luta, nesta defesa deste importante equipamento. Acredito que toda a cidade deve abraçar essa causa, que é nobre. Parnamirim precisa emancipar-se em tudo, porque é uma cidade importante do nosso estado. Parnamirim precisa ter tudo funcionando plenamente, sem sua população precisar ir para a capital. Esse Escritório do Empreendedor tem que chegar a vocês o mais breve possível”, destacou o deputado Ubaldo Fernandes.

Ubaldo relatou que esteve na Junta Comercial do Estado com seu dirigente, o ex-deputado Carlos Augusto Maia, quando esse reuniu sua equipe técnica e desde o princípio demonstrou seu desejo de realizar na sua gestão esse empreendimento nobre e futurista para seu município. E destacou, ainda, que buscou vários prédios públicos estaduais para sediar o empreendimento, com o aval da Engern, mas muitos estavam deteriorados e precisariam de muito investimento, acarretando em demora.

Por último, lembrou, estiveram com o prefeito Taveira, com participação de representantes da CDL Parnamirim e secretários municipais, quando o chefe do executivo se mostrou muito receptivo e autorizou essa comissão a procurar prédio comercial para a Prefeitura alugar, que tivesse as características necessárias para viabilizarem esse empreendimento.

“Então, vemos todo mundo convergindo. E é preciso que todos lutem juntos. Uma andorinha só não faz verão. Precisamos fazer grande campanha nas redes sociais e mídias pra esse empreendimento virar realidade. Esse escritório, que já tem nas cidades-polo, leva várias instituições com assessoria e consultoria à população. É a casa da cidadania do empreendedor e muito importante para o crescimento econômico da cidade de Parnamirim. Vamos fazer uma força-tarefa para realizar esse sonho dessa cidade, que é a que mais cresce no RN”, completou.

Foto: Divulgação/Mandato Ubaldo Fernandes

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Dia D de Vacinação reduz números de potiguares com doses em atraso e RN chega a 5 milhões de doses aplicadas

Dia D de Vacinação reduz números de potiguares com doses em atraso e RN chega a 5 milhões de doses aplicadas

Dia D de Vacinação foi coordenado pela Sesap/RN e municípios no sábado (27), chegando a mais de 25 mil pessoas; estado ultrapassou as 5 milhões de vacinas aplicadas

O trabalho conjunto de vacinação contra a covid-19 realizado entre a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e os municípios potiguares no sábado (27.nov.2021) passado rendeu bons resultados. O levantamento feito pela plataforma RN + Vacina aponta que foram aplicadas 25.352 doses de imunizantes no chamado Dia D de Vacinação.

O número é mais de três superior ao sábado anterior, quando pouco mais de 7 mil moradores do Rio Grande do Norte foram vacinados. O esforço unificado redundou em uma expressiva diminuição da quantidade das pessoas que estavam em atraso para completar seu esquema vacinal.

Na sexta-feira anterior ao Dia D de Vacinação, eram mais de 267 mil pessoas além do prazo para tomar a segunda dose da vacina. Já na manhã desta terça-feira (30), o número caiu para 253 mil.

O relatório da vacinação no sábado aponta que foram aplicadas pouco mais de 3.821 unidades para D1, outras 16.552 para D2 e 4.979 doses de reforço ou adicionais. Assim, o estado cruzou a marca de 5 milhões de doses aplicadas durante toda a campanha. Entre o público geral, a vacinação contra a Covid-19 chegou a 83% com a primeira dose e 68% para a segunda. Já entre os adultos, os percentuais são de, respectivamente, 90% e 78%. A cobertura o grupo de 12 a 17 anos chegou a 75% com a primeira dose.

Foto: Divulgação/Elisa Elsie

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Governo do RN implanta mais de 10 mil progressões salariais para professores

Governo do RN implanta mais de 10 mil progressões salariais para professores

Os professores da rede estadual de educação tiveram um bom motivo para comemorar no dia de hoje (30). Compromisso do Governo do RN firmado com a categoria, mais de 10 mil servidores do magistério estadual receberam o pagamento da progressão por nível e letra. O pagamento foi creditado junto com os vencimentos de novembro.

Foram implantadas 8.445 progressões horizontais (letras) relativas a tempo de serviço e 3.028 progressões verticais (nível) relativas à comprovação acadêmica a um grupo estimado de 10 mil professores. O impacto destas progressões na folha de pagamento da Educação é de R$ 47 milhões.

Para que essa vantagem fosse paga, um grande trabalho técnico antecedeu esse momento, unindo as pastas da Educação, Administração, Planejamento, Gabinete Civil e órgãos de controle estadual. “Estamos cumprindo com a promessa feita aos nossos professores. Em um governo popular, liderado por uma professora, a educação é valorizada e respeitada”, frisa Getúlio Marques, titular da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN (SEEC).

A vantagem foi anunciada no último dia 15 de outubro, durante o Dia do Professor, pela governadora professora Fátima Bezerra, em cerimônia realizada no Instituto Padre Miguelinho, em Natal. “Estamos corrigindo injustiças e anunciando o pagamento de duas letras e a mudança de nível. Reafirmo o compromisso em respeitar o piso salarial nacional do magistério para ativos e aposentados. Só com respeito aos profissionais da educação se constrói uma escola digna”, afirmou a governadora durante o anúncio da progressão.

Na atual gestão, mais de 2.191 professores efetivos foram contratados para suprir as demandas de mais de 600 escolas que compõem a rede estadual de educação. Outros 1.897 professores temporários também foram contratados neste período. O reajuste acumulado da categoria soma 17,01%.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Fátima aguarda parecer de comitê científico sobre o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras no Rio Grande do Norte

Fátima aguarda parecer de comitê científico sobre o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras no Rio Grande do Norte

A governadora Fátima Bezerra (PT) afirmou nesta segunda-feira (29.nov.2021) que aguarda o parecer do comitê científico do Estado para decidir sobre o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras no Rio Grande do Norte. O item é obrigatório desde meados de abril de 2020, quando a pandemia da covid-19 se intensificou no estado e no Brasil.

O Laboratório de Inovação em Saúde da UFRN (Lais) recomendou que o estado desobrigue o uso de máscaras no Rio Grande do Norte, em locais abertos, quando o estado alcançar 80% da população vacinada. A governadora, porém, afirma que aguarda o posicionamento do comitê para desobrigar ou não as máscaras. Outros estados, como Maranhão e São Paulo, já tiraram a obrigatoriedade.

Foto: Divulgação/Elisa Elsie/Assecom

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Governo do RN pede autorização à ALRN para contratar empréstimo de R$ 649 milhões

Governo do RN pede autorização à ALRN para contratar empréstimo de R$ 649 milhões

O Governo do Estado pediu a autorização da Assembleia Legislativa do RN (ALRN) para contratar um empréstimo para aderir ao Plano de Promoção de Equilíbrio Fiscal (PEF) da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). O plano está em vigor desde 13 de janeiro de 2021, mas só agora foi regulamentado, por portaria 1.158, publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 23 de novembro.

Na mensagem da governadora Fátima Bezerra (PT) enviada no própria dia 23 ao Poder Legislativo, a gestora informa que a adesão à Lei Complementar Federal nº 178/2021 deverá criar as bases, inclusive, para “instituir os leilões de pagamento de restos a pagar e obrigações inadimplidas pelo critério do maior desconto”, com a contratação de um empréstimo de até R$ 649,63 milhões, o equivalente a até 6% da Receita Corrente Líquida de 2020.

Atualmente, o estado está classificado com a capacidade de pagamento Capag “C”. Segundo Fátima, a autorização vai permitir a adoção de medidas que “possibilitem uma trajetória de equilíbrio fiscal, acessando o benefício previsto de concessão de garantia, pela União, para operações de crédito com finalidade livre, sendo os desembolsos dos contratos condicionados ao cumprimento da trajetória de ajustes, metas e compromissos propostos pelo Estado na adesão ao PEF”.

De acordo com o projeto, o Poder Executivo fica autorizado a contratar operação de crédito, com a garantia da União, em contratos distintos, em instituições financeiras nacionais ou internacionais, organismos multilaterais e bilaterais de crédito, agências de fomento ou agência multilateral de garantia de financiamentos, no limite máximo de até 6% da Receita Corrente Líquida de 2020, estipulada pela Portaria da Secretaria do Tesouro Nacional nº 1158/2021, com valor equivalente a R$ 649.630.194,28.

Além disso, o Executivo deverá incluir nos projetos de planos plurianuais, leis de diretrizes orçamentárias e leis orçamentárias anuais, dotações suficientes para cobrir as responsabilidades financeiras do Estado decorrentes da operação de crédito.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Colônias de pescadores do RN recebem investimento de mais de R$ 1,28 milhão da Agência de Fomento do Estado (AGN RN)

Colônias de pescadores do RN recebem investimento de mais de R$ 1,28 milhão da Agência de Fomento do Estado (AGN/RN)

A linha de crédito criada pela Agência de Fomento do RN (AGN/RN), instituição financeira do Governo do Estado, para atender colônias de pescadores do litoral potiguar já financiou mais de R$ 1,28 milhão. São 138 pescadores que receberam recursos a condições especiais para custear a operação ou mesmo realizar investimentos necessários.

No formato de projeto piloto, linha ProPesca, inserida dentro do programa Microcrédito do Empreendedor, já financiou colônias instaladas nas cidades de Touros, Galinhos, Caiçara do Norte e Nísia Floresta. A última liberação realizada pela instituição beneficiou 58 pescadores das colônias pescadores Z-02 – Lucilo Afonso do Nascimento (Touros) e Z-01 – Almirante Gomes Pereira (Caiçara do Norte) com a soma total de R$ 550,1 mil.

A diretora-presidente da Agência de Fomento do RN (AGN/RN), Márcia Maia, destacou a implementação da linha de crédito para permitir que os pescadores pudessem ter acesso, não apenas ao recurso, mas a condições que permitam a realização de investimentos com o amparo formal e conectado com a realidade e sazonalidade eventual da atividade.

“Historicamente, esse público é marginalizado de forma geral por instituições financeiras. Um público que não tinha acesso a crédito oficial e que, quando precisava, buscava maneiras informais de ter acesso a esses recursos. Com a posição do Governo do Estado e da governadora Fátima Bezerra, essa realidade mudou, e quando assumimos a AGN, buscamos de todas as formas possíveis chegar a cada vez mais negócios, mais pessoas, em seus modelos mais distintos. Somos uma instituição de fomento e assim temos trabalhado para garantir o desenvolvimento econômico, mas também social”, define Márcia Maia.

A linha de crédito tem taxa de juros zero para quem paga em dia, parcelamento em 30 meses e carência de 6 meses para pagar, o que possibilita que os trabalhadores da pesca utilizem os recursos para compra de freezers, manutenção de rede, compra de paquete, custeio, dentre outros investimentos.

Apenas no Governo Fátima Bezerra, de 1º de janeiro de 2019 até 25 de novembro de 2021, mais de 18,4 mil operações foram realizadas e beneficiaram empreendimentos de diversos segmentos econômicos do RN a partir das diversas linhas administradas pela Agência de Fomento e que atendem desde o setor de comércio até a agricultura familiar.

O valor total injetado nos negócios e na economia do estado no período é de cerca de R$ 78,3 milhões. O volume de recursos financiados em dois anos e 10 meses supera o volume total de recursos financiados nos quatro anos anteriores em 34,7%.

Do início da pandemia até o último dia 26 deste mês de novembro, a AGN financiou mais de 11,5 mil empreendimentos com um investimento superior a R$ R$ 56,3 milhões. A média mensal de recursos liberados através de financiamentos durante o período de pandemia é de R$ 2,8 milhões.

Sobre o Microcrédito

O programa Microcrédito do Empreendedor Potiguar é uma ferramenta de estímulo a implantação de novos negócios e para promoção do crescimento sustentável dos empreendimentos e empreendedores do estado.

Os financiamentos são direcionados a microempreendedores e pequenos empreendedores, sejam eles formais ou informais, dos mais diversos segmentos da economia potiguar. Os prazos para pagamento variam de acordo com a atividade produtiva e a natureza física ou jurídica do contratante. Para quem paga em dia, a taxa de juros é zerada.

Foto: Ilustração/HMWG

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Rio Grande do Norte chega a 90% de vacinados com a primeira dose contra a covid-19

Rio Grande do Norte chega a 90% de vacinados com a primeira dose contra a covid-19

O Rio Grande do Norte atingiu a marca de 90% da população acima de 18 anos contra a covid-19 com a primeira dose, de acordo com dados do portal RN + Vacina. O percentual representa pouco mais de 2,3 milhões de pessoas em todo o estado.

Além disso, o público geral, que inclui os adolescentes acima de 12 anos, também se aproxima do percentual de 90%, com 2.635.128 pessoas que tomaram a primeira dose, segundo o registro na plataforma RN + Vacina até o fim da manhã desta segunda-feira (29).

Na sexta-feira (26) a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) distribuiu o primeiro lote de vacinas destinado à dose de reforço para o público abaixo dos 60 anos, naquelas cidades que já estejam aptas para ampliação da campanha de vacinação.

Foto: Ilustração/Alexandre Lago

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

2ª fase da Operação Pente Fino, da Denarc, tem apreensão de drogas e pés de maconha e em Parnamirim

2ª fase da Operação Pente Fino, da Denarc, tem apreensão de drogas e pés de maconha em Parnamirim

Policiais civis da Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc) deflagraram, na última sexta-feira (26.nov.2021), a 2ª fase da Operação Pente Fino, voltada ao combate do tráfico de drogas e de organizações criminosas. Na capital potiguar e em Parnamirim, foram realizadas ações que resultaram nas prisões de dois homens e na apreensão de material ilícito. Foram detidos: Rafael Cândido dos Santos, mais conhecido como Doga-doga, de 27 anos, e Cartson José Silva de Araújo, de 26 anos.  

As diligências da 2ª fase da Operação Pente Fino foram iniciadas a fim de verificar uma denúncia anônima sobre a prática do tráfico de drogas pelos dois suspeitos, em duas residências localizadas em Nova Parnamirim. Ao chegar ao local, foi constatada a veracidade da informação. Ao perceber a aproximação das equipes policiais, Cartson José tentou empreender fuga, mas não conseguiu; entretanto, danificou o aparelho celular, com o objetivo de dificultar as investigações.

Dentro da residência, foram apreendidos: dois pés de maconha, frascos de lança-perfume vazios, diversas porções de cocaína e maconha, em embalagens plásticas, drogas sintéticas (LSD), balança de precisão, sacos plásticos e uma caderneta com anotações. Em seguida, durante a abordagem realizada a Rafael Cândido, foi encontrada a chave de outra residência, que seria de seu antigo endereço. No local, foi encontrada uma grande porção de maconha do tipo “skunk”.

Eles foram conduzidos até a delegacia, para autuação em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, e, em seguida, encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça. A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181 e do número da Denarc: (84) 98135-6050.

Foto: Reprodução/Polícia Civil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Governo do RN paga amanhã (30) a primeira parcela do 13º salário

Governo do RN paga amanhã (30) a primeira parcela do 13º salário

A governadora Fátima Bezerra anunciou para amanhã (30.nov.2021) o depósito da primeira parcela do 13º salário de 2021. Será pago 30% do valor para todas as categorias da administração direta e indireta, independentemente da faixa salarial, entre ativos, inativos e pensionistas. Os 70% restantes serão pagos até o dia 23 de dezembro para quem recebe até R$ 4,5 mil (valor bruto). Quem recebe acima desse valor receberá o restante do “décimo” no próximo dia 4 de janeiro.

Com isso, o Governo injetará na economia potiguar mais de R$ 300 milhões apenas neste dia 30 de novembro, sendo aproximadamente R$ 120 milhões referentes à primeira parcela do 13º salário e R$ 190 milhões da conclusão da folha de novembro. “É um esforço empreendido nestes três anos de gestão que, além de cumprir com uma obrigação que há quase oito anos era descumprida por gestões anteriores, ainda reaquecemos a economia e mantemos a dignidade do salário em dia ao trabalhador”, frisou o secretário estadual de Planejamento e das Finanças, Aldemir Freire.

A segunda parcela do salário de novembro e as duas parcelas de dezembro estão mantidas nas datas pré-estabelecidas junto a representantes de classe no início do ano, com adiantamento integral dia 15 para quem recebe até R$ 4 mil e toda a categoria da Segurança Pública, e parcelado em 30% no dia 15 e 70% ao fim do mês para quem recebe acima desse valor. Pastas com recursos próprios recebem o salário integral também dentro do mês trabalhado, no último dia útil.

Foto: Ilustração/Joel Santana/Pixabay

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Sesap distribui 105 mil doses vacinas para reforçar Dia D da vacinação contra a covid-19, que ocorre hoje

Sesap distribui 105 mil doses de vacinas para reforçar Dia D da vacinação contra a covid-19, que ocorre hoje

Doses foram enviadas para os 167 municípios do Rio Grande do Norte e serão utilizadas no Dia D da vacinação.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) distribui nesta sexta-feira (26) mais 105.922 doses de vacina contra a covid-19 para os 167 municípios do Rio Grande do Norte. O carregamento que sai da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), com apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, é voltado para segunda dose e para dose de reforço.

A maior parte deste lote é para D3, com 97.362 unidades de Pfizer. De posse dessas vacinas, os municípios que já puderem ampliar estão autorizados a começar o processo de reforço da imunização do público abaixo dos 60 anos, de forma escalonada. O restante do lote, com 8.560 doses da AstraZeneca/Fiocruz, é para a D2 de quem está com o esquema vacinal atrasado em 19 municípios.

Assim, a Sesap mantém seu padrão de logística dentro da campanha de vacinação e, em especial, como reforço do plano firmado com os municípios para realizar um Dia D da vacinação neste sábado (27.nov.2021). A ação visa reforçar os indicadores de proteção contra a Covid-19 em todo o estado, além de buscar alcançar os mais de 270 mil moradores do RN que estão com a 2ª dose em atraso.

A carga de hoje soma-se às mais de 161 mil unidades de imunizantes que a Sesap encaminhou na quarta-feira (24), destinadas para a 2ª dose de quem iniciou o esquema vacinal anteriormente.

Até o fim da manhã desta sexta-feira, a plataforma RN+Vacina registrava a aplicação de 4,9 milhões de imunizantes no estado. A cobertura chega a 82% da população geral com ao menos uma dose e 89% para a população adulta. Entre os adolescentes de 12 a 17 anos, a cobertura para a primeira dose está em 71%.

Foto: Divulgação/Governo do RN/Sesap

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Robinson Faria anuncia que PSD apoiará Bolsonaro em 2022

Robinson Faria anuncia que PSD apoiará Bolsonaro em 2022

O presidente estadual do PSD e ex-governador Robinson Faria afirmou nesta sexta-feira (26.nov.2021) que, no Rio Grande do Norte, o partido vai apoiar a reeleição do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). Bolsonaro deverá se filiar ao PL para concorrer ao cargo novamente no próximo ano. O PSD deverá lançar o nome do atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), como candidato a presidência.

Robinson afirmou que o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, deu liberdade aos Estados para definir alianças partidárias no próximo ano. Apesar de o partido ser oposição à governadora Fátima Bezerra (PT), Robinson disse que o apoio à candidatura para o governo do Estado ainda não foi definida.

Kassab veio a Natal, nesta sexta-feira (26.nov,2021), prestigiar a posse da vereadora de Natal Camila Araújo como presidente do PSD Mulher no Rio Grande do Norte. Além dela, a diretoria feminina do partido também será composta pela prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida, e de Baraúna, Divanize Oliveira. O evento contou com a presença de prefeitos e vereadores filiados ao partido, além de autoridades políticas da capital e do interior.

Robinson é pai do atual ministro das Comunicações do governo Bolsonaro, o ex-deputado federal Fábio Faria.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Balanço do Corpo de Bombeiros do RN registra 72 salvamentos na praia de Pipa

Balanço do Corpo de Bombeiros do RN registra 72 salvamentos na praia de Pipa

De janeiro a novembro de 2021, o Corpo de Bombeiros do RN registrou ao todo 28.500 orientações, 12.400 advertências e 157 salvamentos em todo o litoral potiguar.

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, através do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), realizou 72 salvamentos na Praia da Pipa, no município de Tibau do Sul, a 85 km de Natal. Ao todo, a corporação também registrou 6.300 orientações e 5.300 advertências durante o período de janeiro a novembro de 2021. Os dados são da Secretaria do GBS e foram divulgados nesta quinta-feira (25).

“Em 2020, durante todo o ano, o Corpo de Bombeiros do RN contabilizou 50 salvamentos, 6.500 orientações e 3.800 advertências. Tudo leva a crer que vamos superar esses números em dezembro, principalmente de orientações e advertências, ou seja, atuando na prevenção ostensiva, que é a nossa principal medida para evitar óbitos por afogamento”, disse o major Roberto Oliveira, comandante do Grupamento de Busca e Salvamento.

Ainda de acordo com o oficial do Corpo de Bombeiros, uma das causas para o crescimento desse tipo de ocorrência são as ‘famosas’ correntes de retorno, sendo uma das maiores causas de afogamento nas praias brasileiras. Elas são provocadas porque, nos locais onde existem essas correntes, as ondas não quebram, arrastando o banhista para o fundo do mar. O major explicou também que, ao perceber que está em uma corrente de retorno, o banhista deve manter a calma e não gastar energia nadando contra a maré.

“O primeiro passo é manter a calma. Não sair perpendicular à praia, e sim pelas laterais da corrente de retorno. Além disso, se estiver próximo a alguém, é importante fazer sinal e buscar ajuda”, finalizou o major Roberto Oliveira.

Operação Verão 2022

Para o ano de 2022, o Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública do RN, além de outras secretarias, está montando uma grande força-tarefa para o verão. No âmbito do CBMRN, por exemplo, cerca de 150 alunos-soldados farão parte dessa integração, a fim de realizar a prevenção nas praias potiguares.

“O papel do nosso Grupamento de Busca e Salvamento é de extrema importância durante todo o ano, e se intensifica em dezembro, sobretudo para salvar vidas. Ciente dessa ação que garante um veraneio tranquilo e de paz para nossos banhistas, nosso governo realizou o chamamento e convocou os 150 candidatos do concurso de 2017 do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte. E não paramos por aí. Próximo ano teremos mais 150 novos bombeiros e com a expectativa de um novo concurso. No momento, os alunos estão fazendo o Curso de Formação de Praças, treinando com afinco para em breve fazerem parte do nosso efetivo”, disse a governadora Fátima Bezerra.

Números

De janeiro a novembro de 2021, o Corpo de Bombeiros do RN registrou ao todo 28.500 orientações, 12.400 advertências e 157 salvamentos em todo o litoral potiguar.

Foto: Divulgação/CBMRN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Operação Mucuripe PRF faz balanço e ação termina com apreensão de drogas, combustível e R$ 150 mil de origem não declarada

Operação Mucuripe: PRF faz balanço e ação termina com apreensão de drogas, combustível e R$ 150 mil de origem não declarada

A Operação Mucuripe faz parte do planejamento da PRF na repressão ao crime nas rodovias federais.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), na Paraíba e Rio Grande do Norte, realizou operação conjunta com a Polícia Federal, Receita Federal e membros do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A operação foi deflagrada na quinta-feira, 18 de novembro, e teve o seu encerramento na última quarta-feira (24.nov.2021).

A Operação Mucuripe realizou atividades de fiscalização à repressão da criminalidade, em especial, à receptação de veículos roubados, ao tráfico de drogas e o tráfico e porte ilegal de arma de fogo e munição, além de outros crimes relacionados. A integração das instituições possibilitou a troca de conhecimentos técnicos e aperfeiçoamento do enfrentamento à criminalidade.

Ao longo do período, a fiscalização da PRF foi intensificada em todas as rodovias dos estados. A operação contabilizou 47 prisões e 14 veículos recuperados. Além de apreender 40kg de haxixe, 84 mil litros de álcool, 1 arma de fogo, 68 munições, R$ 150.000,00 de origem não declarada além de 11 ocorrências de crimes tributários.

“Destaque para o fato ocorrido no dia 20/11 onde um homem de 64 anos de idade juntamente com sua companheira de 62 anos foram presos flagrados traficando cerca de 40kg de haxixe do RN para o RJ”, informou a corporação. A Operação Mucuripe faz parte do planejamento da PRF na repressão ao crime nas rodovias federais. A operação foi desencadeada após análise e mapeamento dos principais pontos críticos dos estados.

Foto: Divulgação/PRF

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Governo do Estado abre Chamada Pública Paralela que contempla 82 unidades do Restaurante Popular

Governo do Estado abre Chamada Pública Paralela que contempla 82 unidades do Restaurante Popular

O Governo do Estado abriu inscrições para a Chamada Pública Paralela com base na lei do Pecafes para credenciamento, habilitação e seleção de agricultores individuais e suas organizações. Este edital abrange 50 municípios do Estado e 82 unidades do Restaurante Popular.

Com a publicação da Chamada Pública Paralela o Governo visa a aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar e da Economia Solidária do RN para celebração de contratos junto às empresas fornecedoras de alimentação preparada dos programas Café Cidadão, Restaurante Popular e Sopa Cidadã.

As inscrições ao Edital da Chamada Pública Paralela nº 03/2021Sethas/Pecafes estão abertas de 23 de novembro a 23 de dezembro de 2021, e podem ser feitas de forma presencial e via e-mail. O edital está publicado no Diário Oficial do Estado do dia 23 de novembro de 2021, e no site da Sethas (www.sethas.rn.gov.br, menu Legislação, aba Editais).

A Chamada tem objetivo de proporcionar a participação isonômica dos produtores na compra indireta, priorizando a produção realizada por mulheres, jovens, comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas do RN.

O Programa Estadual de Compras Governamentais da Agricultura Familiar e da Economia Solidária (PECAFES), instituído pelo Governo Fátima Bezerra, tem finalidade de garantir a aquisição de alimentos produzidos por agricultores e agricultoras ou suas organizações por parte do Governo do RN, através das modalidades de compra direta e indireta assegurando o desenvolvimento rural sustentável, a promoção da segurança e soberania alimentar e nutricional e o incremento à geração de trabalho e renda no Estado.

A compra indireta é a aquisição de alimentação preparada através de fornecedores contratados pelo Estado. A composição do cardápio deve ter gêneros alimentícios que contemplem a prestação de serviços ofertados pelo Programa Restaurante Popular. A modalidade de compra indireta por Chamada Pública Paralela, baseado na Lei do Pecafes, é um procedimento pioneiro no país.

A Sethas conjuntamente com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (SEDRAF) optou pela realização de um edital abrangendo os Cafés Cidadãos, Restaurantes Populares e Sopas Cidadãs.

Operacionalização

A operacionalização do referido Programa é realizada através da contratação de empresas especializadas no preparo, distribuição e fornecimento de refeições prontas à população em situação de vulnerabilidade socioeconômica em todas as unidades que o compõe.

O Programa Restaurante Popular, do Governo do RN, garante segurança alimentar por meio de uma refeição saudável e nutricionalmente adequada à população em vulnerabilidade social a um preço simbólico de R$ 1,00 (um real) para o almoço e R$ 0,50 (cinquenta centavos) para café e sopa, respectivamente, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos pela promoção e recuperação da sua saúde.

O critério de escolha dos municípios e suas unidades foram as condições de organização dos agricultores e agricultoras familiares individuais e/ou suas cooperativas e associações, considerando sua capacidade de fornecimento, assim como, a organização e estruturação dessas unidades, objetivando dirimir eventuais dificuldades para construção inicial dos procedimentos.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas na forma presencial, onde os(as) interessados(as) devem levar suas propostas em envelope lacrado, no setor de protocolo geral da Sethas, Centro Administrativo do Estado, em Natal, de segunda a sexta-feira, das 08 horas às 14 horas.

Por e-mail, as inscrições são feitas com envio do Projeto de Venda (Anexo II do edital) e demais documentos exigidos em anexo para o endereço eletrônico [email protected], das 08 horas do dia 23/11/2021 até as 23h59min do dia 23/12/2021. O edital encontra-se no site da Sethas, www.sethas.rn.gov.br, menu Legislação, aba Editais.

CHAMADA PÚBLICA PARALELA nº 03/2021- SETHAS-PECAFES

Municípios e unidades que serão contemplados:

Mossoró (Santo Antônio, UERN, Alto de São Manoel, Centro, Abolição I e Abolição IV);
Assú (Centro e Frutilândia);
Caicó (Centro e Boa Passagem);
Currais Novos;
Alexandria;
Macaíba (Centro e Vila São José),
Natal (Centro Administrativo, Cidade Alta, Alecrim, Igapó, Nossa Senhora da Apresentação, Felipe Camarão, Planalto, Lagoa Azul, Rocas, Pompéia, Quintas, Bom Pastor, Cidade da Esperança, Mãe Luiza);
São José de Mipibú;
Santo Antônio;
Ceará Mirim (Conjunto Paraíba, Centro, Nova Descoberta e Coqueiros);
Monte Alegre;
Baraúna;
Ielmo Marinho;
São Miguel;
Caraúbas;
Umarizal;
Macau;
Jardim de Piranhas;
Areia Branca;
Apodi;
Canguaretama;
Parnamirim (Centro e Passagem de Areia);
João Câmara;
Santa Cruz;
Jucurutu;
Extremoz (Centro e Pitangui);
Nova Cruz;
Touros;
Cerro Corá;
São Gonçalo do Amarante;
Goianinha;
Lajes;
Santana do Matos;
Tangará;
Alto do Rodrigues;
Patú;
Antônio Martins;
Marcelino Vieira;
Pau dos Ferros;
Lucrécia;
Tenente Ananias;
Sítio Novo;
Serra Caiada;
Nísia Floresta;
Acari;
Parelhas;
Angicos;
Lagoa de Pedras;
Passa e Fica;
Pedro Avelino.

Foto: Divulgação/Governo do RN/Programa Restaurante Popular

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

A partir de hoje (26), Itep/RN muda sistema de agendamento para emissão de identidades

A partir de hoje (26), Itep/RN muda sistema de agendamento para emissão de identidades

Visando facilitar o processo para a população, a partir desta sexta-feira (26.nov.2021) o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep/RN) fará algumas alterações no agendamento para emissão de identidades.

A primeira modificação é o endereço, que passa a ser o agendamento.itep.rn.gov.br. Nesse novo ambiente, o usuário pode escolher em qual Central deseja ser atendido e é informado se existem ou não vagas disponíveis. Não é preciso realizar nenhum tipo de cadastro, apenas preencher as informações que são pedidas.

Além disso, o agendamento ficará aberto todos os horários, não mais apenas a partir das 12h. A população passa a ter a possibilidade de escolher qualquer dia da semana para ser atendido, por exemplo: hoje, 26 de novembro, estará aberto o agendamento para a semana seguinte, de 29 de novembro até 3 de dezembro. A marcação para a semana subsequente sempre abrirá nas sextas-feiras.

Outro detalhe é que a partir de agora a terceira via do RG não existirá mais, serão apenas primeiras e segundas vias, como é feito em todos os Estados do Brasil. É importante destacar que apenas será atendida a pessoa que os dados constam no comprovante emitido após a finalização do agendamento.

Confira o passo a passo da emissão de identidades pelo Itep/RN:

1 – Acesse o site agendamento.itep.rn.gov.br;

2 – Clique na Central do Cidadão na qual você quer fazer a identidade;

3 – Preencha os dados que são pedidos;

4 – Finalize e imprima ou salve o comprovante de agendamento;

5 – Vá no dia e horário marcados portando os documentos obrigatórios (RG, CPF, Comprovante de Residência, Certidão de Nascimento ou Casamento, duas fotos 3×4).

Foto: Divulgação/Governo do RN/Itep

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

RN sai do último lugar e sobe 13 posições no ranking de avaliação contábil das gestões estaduais; estado ocupa agora a 14ª posição

RN sai do último lugar e sobe 13 posições no ranking de avaliação contábil das gestões estaduais; estado ocupa agora a 14ª posição

O Rio Grande do Norte ocupava, até 2018, a última colocação no ranking de avaliação contábil das gestões estaduais, medido de forma independente pela Secretaria do Tesouro Nacional. Ano passado, o Estado potiguar avançou nove posições e figurou em 18º lugar. E na atualização de hoje divulgada pela STN, com base nos dados relativos a 2020, já alcança a 14ª posição.

“Nosso maior desafio atualmente é implementar um sistema contábil integrado que inclua todos os poderes e facilite o preenchimento da Matriz de Saldos Contábeis. Esse sistema padroniza o recebimento das informações contábeis e fiscais dos entes da Federação para consolidação das contas nacionais e da geração de estatísticas fiscais”, destacou o titular da pasta estadual de Planejamento e das Finanças, Aldemir Freire.

O ranking de avaliação contábil foi criado para avaliar a consistência da informação recebida pelo Tesouro por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). A intenção da STN é fomentar a melhoria da informação contábil e fiscal utilizada tanto pelo Tesouro Nacional quanto pelos diversos usuários dessa informação.

Neste ano, o mecanismo avaliou a qualidade da informação em quatro dimensões: a gestão das informações, aspectos contábeis, aspectos fiscais, e a validação do cruzamento entre os dados contábeis e fiscais recebidos. Segundo o contador-geral do Estado, Flávio Rocha, os avanços são significativos e se devem à reestruturação do setor contábil do governo.

“Saímos do último lugar do ranking em 2019 para o 14º em 2021, mesmo sendo um estado que não adota um sistema contábil único. Esse avanço, sem dúvidas, é fruto de um trabalho incansável dos analistas contábeis visando garantir sempre uma boa qualidade da informação contábil e fiscal”. O contador-geral ainda afirma que “a ausência de um sistema contábil único ainda prejudica muito o estado alcançar um padrão ainda mais elevado”.

Flávio Rocha foi convidado nesta gestão para comandar um novo time de contadores. “O Governo Fátima Bezerra recebeu o Estado com serviço de contabilidade quase terceirizado, sem nenhum profissional de contabilidade a serviço do setor. Hoje são 19 concursados que foram nomeados”, ressalta o controlador-geral do Estado, Pedro Lopes.

Ainda segundo Pedro, já nos primeiros meses de gestão, a governadora autorizou diálogo junto ao Ministério Público de Contas para nomeação de contadores concursados, então proibidos de ocuparem os cargos devido os limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. A iniciativa foi acatada pelo Tribunal de Contas do Estado, que entendeu o caráter de urgência. “Hoje colhemos os resultados”, concluiu o controlador.

Foto: Divulgação/Seplan

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Polícia Militar encontra desmanche de veículos durante ação em São José de Mipibu

Polícia Militar encontra desmanche de veículos durante ação em São José de Mipibu

A Polícia Militar encontrou uma casa que funcionava um desmanche de veículos. Entre os carros localizados, estava o de um policial que havia sido roubado há poucos dias. A ação aconteceu no bairro Bosque das Colinas, em São José de Mipibu. Na ação, dois adolescentes foram apreendidos e um maior de idade foi preso.

Dentro da casa, os policiais localizaram várias peças de veículos roubados. O imóvel funcionava como um desmanche. A Polícia Militar chegou à casa após uma denúncia anônima.

“A gente recebeu a denúncia, já estávamos à procura do veículo e dos meliantes que estavam praticando esses roubos. Encontramos vários pertences de várias pessoas. Inclusive, três carros desmanchados. O carro do nosso policial, um buggy vermelho e um Gol”, disse um PM que participou da ação.

Além dos três detidos, um quarto suspeito trocou tiros com a polícia, mas conseguiu escapar. A ocorrência foi levada para a Central de Flagrantes da Polícia Civil.

Foto: Reprodução/Redes sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Sesap/RN cumpre acordo e faz novo repasse para hospitais e cooperativas; pagamentos totalizam R$ 8 milhões em novembro

Sesap/RN faz novo repasse para hospitais e cooperativas; pagamentos totalizam R$ 8 milhões em novembro

A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap/RN) realizou, nesta quinta-feira (25), o pagamento de mais de R$ 2 milhões referentes à primeira parcela do acordo firmado com as cooperativas médicas e hospitais prestadores de serviços de cirurgias ortopédicas, cardiológicas e vasculares em contrato que é gerido pelo Município de Natal.

O repasse reafirma o posicionamento do Governo do Estado e da Sesap/RN em manter todo esforço para honrar os compromissos propostos e garantir a assistência à população do Rio Grande do Norte.

O repasse é referente ao Termo de Cooperação Técnica e Financeira (TCTF) com o município de Natal para a complementação de valores da tabela SUS. O pagamento efetuado se soma ao montante de R$ 6 milhões da fatura mensal já pagos no dia 11 de novembro – após negociação dos prestadores de serviço com o secretário de Estado da Saúde Pública, Cipriano Maia.

Assim, totaliza-se mais de R$ 8 milhões repassados pela Sesap/RN ao município de Natal em novembro a respeito deste TCTF. Estes valores são destinados as cooperativas médicas e aos Hospitais do Coração, Memorial, Rio Grande/Incor e Prontoclínica Dr. Paulo Gurgel.

A responsabilidade pelos contratos é dividida entre gestão estadual, município e União. A sobrecarga financeira que recai sobre estado e municípios é decorrente da defasagem dos valores de remuneração da tabela do SUS, agravada ainda pela insuficiência dos tetos financeiros estabelecidos pelo Ministério da Saúde para custear os serviços.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Presidente da Fundase minimiza rebelião no Ceduc Pitimbu e diz que armas 'não tinham capacidade perfurante'

Presidente da Fundase minimiza rebelião no Ceduc Pitimbu e diz que armas ‘não tinham capacidade perfurante’

Após o motim no Centro de Atendimento Socieducativo (Case Pitimbu), o antigo Ceduc Pitimbu, em Parnamirim, ser controlado, o presidente da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fundase/RN), Herculano Campos, minimizou os riscos das armas utilizadas pelos adolescentes infratores. 

Em entrevista à TV Tropical, Campos falou sobre os instrumentos que serviram para render o agente socioeducativo. “Eles estavam com duas facas artesanais. Eu peguei a faca que dava a impressão que era uma faca de açougue. Eu peguei as duas facas e fui ver. Elas tinham cabo de cano e pontas que pareciam de faca de açougue”, explicou.

Para Herculano Campos, as facas não eram capazes de provocar ferimentos aos agentes socioeducativos. “Era uma haste de antena de TV que simplesmente envergava. Então, não tinha qualquer capacidade de força perfurante”, declarou.

Contudo, ele ponderou que no momento da ação criminosa não era possível prever. “Evidentemente, na hora da situação, ninguém sabe disso e ninguém vai arriscar”, finalizou. A rebelião durou várias horas. A Polícia Militar, por meio de diversos batalhões, incluindo o Bope, coordenou a negociação. Após o término do motim no Ceduc Pitimbu, agentes e adolescentes foram levados à Central de Flagrantes.

Com informações da TV Tropical

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

16 municípios potiguares recebem R$ 4 milhões da Sesap/RN para a prevenção do câncer

16 municípios potiguares recebem R$ 4 milhões da Sesap/RN para a prevenção do câncer

Para fortalecer o acesso às ações integradas para rastreamento, detecção e diagnóstico precoce dos cânceres de mama e colo do útero, a Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap/RN) repassou, no último dia 18 de novembro, o valor de R$ 4.667.846,19. Os recursos foram distribuídos para 16 municípios do Rio Grande do Norte.

Os valores fazem parte do incentivo financeiro do Ministério da Saúde e foram divididos a partir de deliberação entre Sesap/RN e gestões municipais em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). Para a distribuição dos recursos a área técnica de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis da Sesap realizou consulta aos municípios sobre a execução dos recursos financeiros.

Receberam o incentivo os municípios de Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Goianinha, São José de Mipibu, Mossoró, Apodi, Ceará- Mirim, João Câmara, Caicó, Currais Novos, Jucurutu, Parelhas, Santa Cruz, Pau dos Ferros e Alexandria.

Através de pactuação entre o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems-RN) e Sesap, os recursos financeiros foram distribuídos aos municípios que realizam os procedimentos de rastreamento dos cânceres de colo de útero e mama, nos exames citopatológico cérvico-vaginal/microflora-rastreamento e mamografia bilateral de rastreamento. Os demais procedimentos serão custeados com recurso financeiro já existente na Programação Pactuada Integrada de Assistência (PPI).

Foto: Divulgação/Sesap

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Polícia Civil do RN amplia plantão de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual

Polícia Civil do RN amplia plantão de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte publicou, nesta quarta-feira (24.nov.2021), por meio do Diário Oficial do Rio Grande do Norte, a portaria que institui o serviço de atendimento à criança e ao adolescente, em regime de plantão, para ocorrências policiais que configurem crimes contra a liberdade sexual, com abrangência nas áreas de Natal e Grande Natal. 

O Serviço de Atendimento à Mulher 24 horas, que foi criado em março de 2019, passou a proporcionar atendimento especializado para as mulheres também no horário noturno, finais de semana, feriados e dias declarados ponto facultativo, nos casos de violência doméstica e familiar. Com a ampliação, os crimes de estupro, assédio sexual e estupro de vulnerável também serão atendidos pelo serviço quando a vítima se tratar de criança e adolescente. 

A delegada-geral, Ana Cláudia Saraiva, ressaltou a importância da mudança para melhor prestação do serviço. “Sabemos que muitas dessas ocorrências acontecem fora do período de funcionamento normal das delegacias. A criação do Serviço de Atendimento à Mulher 24 horas atendeu a um pleito antigo da sociedade e, com esta ampliação, estaremos abrangendo mais um grupo em situação de vulnerabilidade, que são as crianças e adolescentes”, pontuou a delegada.

A nova portaria ainda prevê que as oitivas das vítimas, ou de testemunhas de violência, deverão acontecer, preferencialmente, na Delegacia Especializada em Defesa da Criança e Adolescente (DCA), no dia útil seguinte ao atendimento no serviço 24 horas.

Foto: Divulgação/Polícia Civil do RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Adolescentes infratores do Ceduc Pitimbu reclamam de 'maus tratos' e fazem educador de refém

Adolescentes infratores do Ceduc Pitimbu reclamam de ‘maus tratos’ e fazem educador de refém

Militares do Batalhão de Choque da Polícia Militar (BPChoque) foram chamados, nesta quarta-feira, 24 de novembro, para conter alguns adolescentes infratores que fizeram um educador refém durante uma rebelião no Centro Educacional Pitimbu (Ceduc Pitimbu), em Parnamirim,

Conforme informações apuradas, os menores utilizaram uma faca para agredir um dos educadores do local, que conseguiu fugir. O grupo, então, conseguiu fazer um segundo funcionário de refém. Durante as negociações com os policiais militares, os internos chegaram a chamar a imprensa e o coronel Araújo, chefe da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed/RN).

Uma das reinvindicações dos rebelados era o “fim dos maus tratos” por parte dos educadores. A informação foi passada pela mãe de um dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Ceduc Pitimbu. A direção do local, todavia, não confirmou as denúncias. Após cerca de três horas de negociação, que também incluiu o Corpo de Bombeiros Militares do Rio Grande do Norte (CBMRN), a rebelião foi controlada e o refém liberado em segurança.

Foto: Reprodução/Rafael Araújo/TV Tropical

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Governo do RN reconhece legado cultural do compositor potiguar Mirabô Dantas e autoriza pensão vitalícia

Governo do RN reconhece legado cultural do compositor potiguar Mirabô Dantas e autoriza pensão vitalícia

No intuito de reconhecer e valorizar em vida o legado cultural que representa a obra do compositor areia-branquense Mirabô Dantas, a governadora Fátima Bezerra assinou nesta terça-feira (23.nov.2021) a concessão de pensão especial ao artista, que tem 75 anos de idade, dos quais 55 são dedicados à vida artística como músico, escritor, compositor, poeta e produtor cultural.

“Humanizar a vida é preciso e estamos aqui para celebrar a vida. Para mim, conceder sua pensão vitalícia, na condição de governadora, e também de sua amiga e fã, é motivo de muito orgulho. Faço questão de deixar bem claro que não é nenhum favor. É um reconhecimento a tudo o que você representa para a cultura do Rio Grande do Norte”, declarou a chefe do Executivo.

O ato foi realizado na Governadoria, em Natal, na presença do vice-governador Antenor Roberto, do presidente da Fundação José Augusto (FJA), Crispiniano Neto, e de Iaperi Araújo, presidente do Conselho de Cultura do RN, órgão consultivo que aprovou entre seus membros e encaminhou ao Governo do Estado o pedido para a concessão de pensão vitalícia a Mirabô Dantas.

Governo do RN reconhece legado cultural do compositor potiguar Mirabô Dantas e autoriza pensão vitalícia
Foto: Sandro Menezes/Assecom

“Muito me honra contar com a presença ilustre de todos vocês aqui para formalizar essa solicitação, que foi feita ainda em 2018, antes de eu assumir o governo”, completou Fátima Bezerra.

A governadora aproveitou a ocasião e convidou a pequena e representativa plateia de pessoas ligadas ao movimento cultural do Rio Grande do Norte para participar dos eventos de inauguração da Pinacoteca do Estado, do Teatro Alberto Maranhão e da Biblioteca Pública Câmara Cascudo, previstas para o mês de dezembro. Presidente da FJA, Crispiano Neto informou que os equipamentos culturais recebidos pela atual gestão, fechados há vários anos, serão inaugurados com ampla programação cultural.

Governo do RN reconhece legado cultural do compositor potiguar Mirabô Dantas e autoriza pensão vitalícia
Foto: Sandro Menezes/Assecom

Sobre a pensão concedida a Mirabô Dantas, Crispiniano contextualizou que a solicitação do Conselho de Cultura atende ao disposto da Lei Complementar Nº 7, de 1974, que agraciou a cantora Glorinha Oliveira, falecida aos 95 anos em fevereiro deste ano, e a viúva do compositor Tico da Costa. “A pensão especial e o registro do patrimônio vivo são dispositivos oficiais do Governo do Estado para valorizar pessoas físicas e jurídicas que militam na cultura potiguar!”, disse o diretor da FJA.

COM EMOÇÃO

Autor gravado por diversas cantoras como Terezinha de Jesus, Camila Masiso, Elba Ramalho e Lecy Brandão, parceiro de compositores como Capinam, Maurício Tapajós e Fagner, Mirabô Dantas atualmente vive de modo simples, com um benefício equivalente a um salário mínimo, numa casa cedida por um amigo na Cidade Alta.

Visivelmente emocionado, ele agradeceu à governadora pela concessão da pensão vitalícia, a qual considera de extrema necessidade nessa altura da sua carreira, que o permitirá viver de forma mais confortável. O valor a ser recebido mensalmente será equivalente a cinco vezes o menor vencimento pago pelo Estado ao pessoal da Administração Direta.

Governo do RN reconhece legado cultural do compositor potiguar Mirabô Dantas e autoriza pensão vitalícia
Foto: Sandro Menezes/Assecom

“Sou de uma família de músicos, meu pai passou a vida inteira ensinando as pessoas a tocar instrumentos. Ele era estivador, foi do sindicato, e eu aprendi muito com ela essa coisa do socialismo, do humanismo, de lutar por um mundo melhor. Quando saí de Areia Branca, minha mãe disse para eu me juntar a pessoa boas e eu me juntei a Newton Navarro, Lalinha Barros, Iaperi Araújo e tantas outras pessoas que me deram apoio e até hoje confiam no meu trabalho”, disse Mirabô Dantas.

“Eu jamais iria reclamar da vida que eu levo, mas reconheço que preciso de um pouco mais de recursos para viver com mais dignidade”, concluiu o autor do CD Mares Potiguares e do livro “Umas histórias, Outras Canções”.

O médico, escritor e artista plástico Iaperi Araújo declarou que é dever do poder público olhar para os desamparados e para todas as pessoas que trabalharam pelo estado, mesmo sem ter vínculo como servidor. “A sua sensibilidade fez renascer o nosso pedido [do Conselho], pelo qual nós agradecemos a sua presteza e a sua sensibilidade conosco. Muito obrigado. Que o Rio Grande do Norte tenha gente da sua sensibilidade para servir ao povo potiguar”, afirmou.

Foto: Sandro Menezes/Assecom

Membro do Conselho de Cultura, a professora Lalinha Barros também destacou o ato do Governo do Estado como de estrema grandeza. “Essa mesa que aqui formamos hoje tem o sentido de gratidão e homenagens. Desejo que esse gesto e essa fé depositada na pessoa de Mirabô Dantas venha a lhe acompanhar na sua trajetória e na sua vida”, disse.

Também estavam presentes o diretor da FJA, Fábio Lima, a conselheira Sônia Fernandes, os conselheiros Valério Mesquita e Francisco Martins, o juiz federal Ivan lira e o presidente do Instituto Histórico e Geográfico, Ormuz Simonetti.

Foto: Divulgação/Sandro Menezes/Assecom

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Policial atira contra criminosos durante tentativa de assalto em Parnamirim; um dos bandidos foi baleado

Policial atira contra criminosos durante tentativa de assalto em Parnamirim; um dos bandidos foi baleado

Quatro criminosos foram recebidos a tiros durante uma tentativa de assalto a um policial militar em Parnamirim. A ação ocorreu na madrugada desta quarta-feira (24.nov.2021) na avenida Maria Lacerda, no bairro de Nova Parnamirim, em Parnamirim. De acordo com informações preliminares, um dos bandidos foi atingido pelos disparos.

De acordo com a Polícia Civil, o agente de segurança retornava para casa em seu carro, um Renault Duster, quando foi abordado por quatro bandidos em uma Hilux. Na ação, os criminosos trancaram o policial e tentaram levar o veículo.

Policial atira contra criminosos durante tentativa de assalto em Parnamirim; um dos bandidos foi baleado
Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi

Ao perceber que estava encurralado, o PM disparou contra o bando, que também revidou. Um dos membros do grupo foi baleado na tentativa de assalto, sendo largado em seguida pelos comparsas na avenida Gastão Mariz, no conjunto Cidade Verde.

O assaltante foi socorrido e não teve o estado de saúde atualizado pela polícia. Já o PM não ficou ferido e foi à Delegacia de Plantão da Zona Sul de Natal para prestar depoimento.

Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Em reunião com municípios potiguares, Governo do RN discute melhorias no financiamento da saúde

Em reunião com municípios potiguares, Governo do RN discute melhorias no financiamento da saúde

A atenção primária é vital para o funcionamento da saúde pública, pois é por meio dela que se faz um acompanhamento mais próximo das pessoas em todos os municípios do Brasil. Por isso, o Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN), reuniu nesta terça-feira (23.nov.2021) gestores de todos os 167 municípios para discutir o financiamento e a gestão da informação da atenção primária em saúde (APS) por meio do programa Previne Brasil.

O encontro visa fortalecer a estrutura do SUS no Rio Grande do Norte, em uma parceria que envolve Governo/Sesap, Ministério da Saúde e os conselhos estaduais de Saúde e de Secretários Municipais de Saúde (Cosems/RN) e os nacionais de Secretários de Saúde (Conass) e de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).

“Toda iniciativa para fortalecer o SUS é importante e terá nosso apoio. Uma atenção primária forte representa uma saúde pública de qualidade para todos e todas, como exemplo temos que saudar todo o trabalho de quem salvou vidas na pandemia e agora está empenhado na vacinação contra a covid-19”, afirmou a governadora Fátima Bezerra, que participou da abertura do evento.

Em reunião com municípios potiguares, Governo do RN discute melhorias no financiamento da saúde
Foto: Divulgação/Pedro Lúcio Carvalho

A oficina é promovida para aprimorar a conexão dos municípios com as ferramentas do Previne, em especial a partir da qualificação das informações de indicadores de saúde inseridas no sistema implantado pelo ministério no fim de 2019. Assim, os municípios obtém repasses que garantem funcionamento de unidades básicas e o programa de Saúde da Família, por exemplo.

“A Sesap/RN está apostando no fortalecimento de uma política de educação permanente da atenção primária e um apoio direto aos municípios por meio das Unidades Regionais de Saúde. O evento de hoje coopera com essa qualificação, que quando ocorre traz uma resolutividade maior, evita agravamento de casos e o encaminhamento para a atenção especializada. É preciso ainda aumentar o financiamento para ampliar o acesso, qualificar a infraestrutura e melhorar as equipes. Vamos sair daqui mais fortalecidos na qualificação do SUS”, destacou o secretário de Estado da Saúde Pública, Cipriano Maia.

Em reunião com municípios potiguares, Governo do RN discute melhorias no financiamento da saúde
Foto: Divulgação/Pedro Lúcio Carvalho

Ao longo do dia, as equipes da Sesap/RN e do Ministério da Saúde e os gestores discutindo as melhorias e trocando informações a respeito de experiências exitosas que já ocorrem no RN. O Previne trabalha com frentes de financiamento por quantidade de pessoas atendidas e também pela qualificação de indicadores relacionados à cobertura de imunização, índices de mortalidade infantil, saúde bucal, saúde da mulher e outros. “Esse é o momento de aprimorar a atenção primária para o momento pós-pandemia, por meio de um trabalho conjunto na troca de informações e experiências”, pontuou Maria Eliza Garcia, presidente do Cosems/RN.

Foto: Divulgação/Pedro Lúcio Carvalho

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Fátima defende sistema híbrido e ensino profissionalizante no pós-pandemia

Fátima defende sistema híbrido e ensino profissionalizante no pós-pandemia

Ao fazer palestra na abertura da 39ª edição do Seminário Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte, na última segunda-feira (21.nov.2021), a governadora Fátima Bezerra defendeu que os estados e o país precisam se voltar para atender as novas necessidades de uma educação que precisa se adequar aos sistemas presencial e remoto e se voltar para o fortalecimento da educação técnico-profissionalizante e superior. Neste ano, o evento teve como tema “O Futuro da Educação e da Ciência no Pós Pandemia”, sendo realizado no Hotel Barreira Roxa, na Via Costeira, em Natal.

“A necessidade de priorizar a educação foi ressaltada pela pandemia. Temos hoje dois grandes desafios: o sistema híbrido veio para ficar, não tem mais volta. E precisamos investir para assegurar a profissionalização técnica. Mas, para isso precisamos de acesso aos meios digitais, com investimento federal, e desburocratizar parcerias com a iniciativa privada para a formação técnica”, defendeu a chefe do Executivo estadual.

Fátima Bezerra acrescentou que, mais do que nunca, é necessário investir na educação, na ciência, na tecnologia e na inovação. “A pandemia exacerbou a desigualdade e mostrou que a exclusão digital impediu o acesso de muitos ao ensino-aprendizado de forma remota”, reforçou.

Diante destes desafios, a governadora explicou que no RN a gestão estadual tem planejamento e projetos. “Estamos fazendo o maior investimento da história na Educação. Criamos o Programa Nova Escola Potiguar (PNEP) que vai investir R$ 400 milhões na construção e implantação de 12 escolas profissionalizantes denominadas Instituto Estadual de Educação Tecnológica (IERN), incorporar dez escolas profissionalizantes já existentes, promover a valorização e a formação continuada dos educadores, reformar e ampliar escolas, levar internet e equipamentos de tecnologia da informação de qualidade às escolas da rede pública estadual e ações de alfabetização”.

Fátima ainda enfatizou: “precisamos fazer das escolas ambiente de paz e respeito para cumprir sua função de formar para a cidadania e para o mundo do trabalho. É isto que vai promover o desenvolvimento econômico e social sustentável”.

O seminário contou com exposição do reitor da UFRN, José Daniel Diniz. “A pandemia é um problema global que não pode ser tratado com melindres e ações de confronto. A pandemia trouxe grandes perdas para a educação superior e básica, como a evasão escolar. A responsabilidade social de cada um de nós indica que não podemos abrir mão do nosso futuro”, afirmou.

O presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Marcos Vinicius David, entende que as universidades vão ter que efetivamente assumir o desafio do desenvolvimento com tecnologia. “Não podemos continuar só como produtor de commodities”, pontuou, para criticar “a drástica redução de investimentos em ciência e tecnologia pela administração federal nos últimos anos, que chega a quase 60%“.

Para a vice-presidente acadêmica da Ânima Educação, Denise Campos, o momento pós-pandemia precisa deixar a educação fragmentada para alcançar “a educação integrada, com projeto político, pedagógico, currículos integrados e recuperar a unidade perdida na era industrial. O foco da educação do futuro é na autoria, na produção e na formação. A política pública de educação deve levar a escola para a rua – através da extensão -observar problemas potenciais e a abundância. Pensar complexo, criar soluções simples. Para problemas globais, soluções locais”, disse.

O ex-ministro da Educação e diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGVO), José Henrique Paim considerou que diante “da enorme desigualdade social no Brasil, a União, estados e municípios devem atuar de forma mais orgânica e colaborativa”.

Paim avalia que a questão tecnológica para a educação básica passou a ser assunto central. “O acesso à internet de qualidade deve ser assumido pelo governo federal, assim como uma gestão voltada para a aprendizagem técnica e cultural com acompanhamento de cada aluno”.

O ex-ministro também considerou que o futuro da educação e da ciência passa pelo casamento entre o mundo produtivo e as universidades. Ele afirmou que as empresas devem se reorganizar, e também o estado brasileiro, em favor da pesquisa aplicada, e lembrou que países desenvolvidos fizeram isso nos séculos 19 e 20.

Ao encerrar sua exposição, José Henrique Paim compartilhou a mesma preocupação da governadora Fátima Bezerra: “temos um duplo desafio à frente – formação voltada à cidadania e ao mundo do trabalho, com pensamento crítico e tolerância. O desenvolvimento deve estar associado à questão educacional”, concluiu.

O seminário Motores do Desenvolvimento é promoção do jornal Tribuna do Norte com apoio do Governo do Rio Grande do Norte, UFRN, Fiern, Fecomércio, UNP, Câmara Municipal de Natal, Assembleia Legislativa, Prefeitura de Natal, Neoenergia/Cosern e RG7Invest.

Foto: Divulgação/Sandro Menezes/Assecom

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Motociclista perde uma das pernas ao colidir contra uma placa de sinalização em Parnamirim

Motociclista perde uma das pernas ao colidir contra uma placa de sinalização em Parnamirim

Um entregador perdeu uma perna após colidir contra uma placa de sinalização na avenida Gastão Mariz, no conjunto Cidade Verde, em Parnamirim. O acidente ocorreu durante a noite dessa segunda-feira (22.nov.2021) e, com o forte impacto, o motociclista foi arremessado a uma distância considerável.

A vítima, que não teve a identidade revelada, tem 20 anos perdeu muito sangue antes de ser socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). De acordo com as testemunhas que chegaram ao local após o acidente, o jovem gritava de dor e clamava pela mãe.

De acordo com a placa de sinalização, a velocidade máxima permitida no local do acidente é de 50km/h. Enquanto aguardava a chegada da equipe do Samu, uma técnica de enfermagem que trabalha em um prédio próximo fez um torniquete com auxílio de um policial militar. O jovem estava consciente ao ser levado pela ambulância ao pronto-socorro Clóvis Sarinho, em Natal.

Foto: Reprodução/Redes sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Governo do RN apresenta projeto de recomposição parcial de perdas salariais de servidores da Saúde do Estado

Governo do RN apresenta projeto de recomposição parcial de perdas salariais de servidores da Saúde do Estado

O Governo do Rio Grande do Norte apresentou, no fim da tarde desta segunda-feira (22.nov.2021), o projeto de recomposição parcial de perdas salariais que vai beneficiar mais de 20 mil servidores ativos e inativos da saúde pública do Estado. A medida era aguardada pelos trabalhadores há mais de dez anos.

O projeto de lei que será encaminhado à Assembleia Legislativa é fruto de extensas negociações entre os servidores e representantes do Governo, por meio da Mesa de Negociação do SUS reativada pela atual gestão em 2019.

“Esse é um momento de celebrar uma vitória dos servidores e do diálogo alimentado por um debate sério, transparente e compromissado. Não é fácil equacionar tudo, diante da situação que assumimos o Estado, mas o atendimento à população é estratégico e os trabalhadores que estão na linha de frente também”, afirmou a governadora Fátima Bezerra ao assinar o Projeto de Lei.

O plano tem duas ações centrais. A primeira é recomposição parcial da tabela de vencimentos dos servidores da saúde, dentro da política de valorização do trabalhador que a atual gestão vem promovendo. A categoria acumula perdas desde 2010.

A segunda ação trazida pelo projeto é a proposta de implantação da promoção por qualificação, o que é aguardado pelas categorias desde 2006. “Este é um momento extremamente significativo para quem faz a gestão e para os servidores. É uma proposta ajustada dentro dos limites possíveis, um passo a mais nesse processo de recuperação da condição de trabalho e remuneração”, pontuou Cipriano Maia, titular da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN).

O Governo do RN e a Sesap/RN aguardarão a tramitação do projeto dentro do Legislativo para então efetivar a aplicação das medidas. “Esse é um grande momento, que esperávamos há muito tempo. Esperamos poder avançar ainda mais”, comentou Carlos Alexandre, diretor do Sindsaúde/RN. “Temos que agradecer e valorizar o espaço de diálogo da Mesa SUS, onde o projeto foi construído”, completou Rossana Veras, vice-presidente do Sinfarn.

Também participaram do evento o vice-governador Antenor Roberto; o procurador-geral do Estado, Luiz Antônio Marinho; controlador-geral do Estado, Pedro Lopes; o secretário-adjunto de Planejamento, Thiago Lima; e Patrícia Ferro (CGTES/Sesap). Por parte dos servidores, Carlos Alexandre (Sindsaúde), Antônia Iara (Sindern), Ivan Tavares e Flávio Calife (SOERN), Jacira Prestes (Sinfarn) e Sônia Godeiro (médica aposentada).

Foto: Divulgação/Raiane Miranda/Assecom

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Jovens de 18 e 16 anos são assassinados enquanto conversavam em frente a uma escola em Parnamirim

Jovens de 18 e 16 anos são assassinados enquanto conversavam em frente a uma escola em Parnamirim

A Polícia Militar registrou um duplo homicídio em Parnamirim nessa segunda-feira, 22 de novembro. O crime ocorreu em frente à Escola Municipal Professora Jacira Medeiros de Lima, no loteamento Santa Júlia, no município de Grande Natal; e vitimou dois jovens, sendo um de 16 e outro de 18 anos.

De acordo com testemunhas, que não quiseram se identificar, as vítimas estavam conversando em frente ao local do crime e foram abordados por um homem a pé, que chegou disparando várias vezes. O jovem de 18 anos, identificado como Felipe Melo da Silva, foi atingido à queima roupa na cabeça e morreu na hora.

Já o adolescente de 16 anos, identificado como Ueverton Lucas Lopes de Oliveira, chegou a ser socorrido com vida para o Hospital Deoclécio Marques, também em Parnamirim, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

A Polícia Militar ainda informou que os jovens não estudavam na escola e estariam apenas conversando no local onde foram assassinados. Os alunos que saíam da instituição de ensino no momento chegaram a ver o corpo de Felipe Melo da Silva no chão, à espera do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep/RN) para a remoção do cadáver.

A mãe de Ueverton Lucas afirma que o filho “não tinha envolvimento com o crime” e que teria sido morto por “queima de arquivo”. A Polícia Civil investigará o caso.

Foto: Reprodução/TV Tropical

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Em Macaíba, bandidos perseguem e matam a tiros comerciante de 26 anos; Arthur Lucas Barbosa morreu na hora

Em Macaíba, bandidos perseguem e matam a tiros comerciante de 26 anos; Arthur Lucas Barbosa morreu na hora

Um assassinato marcou a cidade de Macaíba no dia de ontem, 22 de novembro. De acordo com a Polícia Militar, um comerciante de 26 anos foi perseguido e morto enquanto caminhava com a namorada na Rua Amélia Machado, no município da Grande Natal. A vítima foi identificada como Arthur Lucas Barbosa.

Ainda de acordo com a PM, dois bandidos em uma moto perseguiram Arthur Lucas Barbosa e dispararam contra ele, que morreu momentos antes de ser atendido pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Após o assassinato, os criminosos roubaram os celulares e fugiram com destino ignorado.

Ainda não há respostas sobre as motivações do crime, que será investigado pela Polícia Civil.

Foto: Reprodução/Redes sociais

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Fátima Bezerra assina decreto que institui o Programa Estadual de Dignidade Menstrual

Fátima Bezerra assina decreto que institui o Programa Estadual de Dignidade Menstrual

A governadora Fátima Bezerra assinou, na tarde dessa segunda-feira (22.nov.2021), decreto que institui o Programa Estadual de Dignidade Menstrual. A iniciativa consiste na promoção do acesso a produtos e condições de higiene adequados a meninas, mulheres e homens trans que menstruam e estejam em situação de vulnerabilidade social. Além da distribuição de absorventes íntimos, estão previstas ações para combater a desinformação acerca da menstruação e os aspectos fisiológicos e culturais a ela relacionados.

“E tem mais um aspecto importante aqui hoje, que é o anúncio de isenção do ICMS para a compra desses insumos por parte dos órgãos da administração pública. Ou seja, mais do que garantir a aquisição e operacionalizar essa distribuição, o Governo está abrindo mão de tributos que lhe são devidos para viabilizar um programa tão importante e que é, antes de tudo, de caráter civilizatório”, disse a governadora Fátima Bezerra. A medida foi autorizada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

Com investimento de R$ 1,5 milhão, a iniciativa deve beneficiar 45 mil pessoas contemplando estudantes da rede pública estadual de ensino, pessoas de comunidades tradicionais ou povos originários, que estejam em situação de rua, em cumprimento de medida socioeducativa ou em privação de liberdade, com renda per capita abaixo de 1 salário mínimo e que sejam inseridas em programas sociais dos governos federal e estadual.

Fátima Bezerra assina decreto que institui o Programa Estadual de Dignidade Menstrual
Foto: Divulgação/Viviane Nobre/Assecom

O decreto prevê a distribuição de produtos adequados à saúde menstrual, como absorventes íntimos, internos e externos, tampões higiênicos, coletores e discos menstruais, calcinhas absorventes e panos absorventes íntimos. Também visa a ampliar o diálogo sobre a dignidade menstrual, realizar campanhas de conscientização, atuar na prevenção e redução dos problemas de saúde decorrentes da falta de acesso a produtos menstruais.

A coordenação fica por conta da Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh). “São inúmeras as implicações decorrentes da falta de acesso aos produtos adequados para conter a menstruação. Desde os problemas de saúde, a evasão escolar, as situações de exclusão social. E eu digo que numa sociedade tão marcada por desigualdades, garantir o acesso a um item básico pode ser revolucionário. O que também passa pela desconstrução dos tabus que ainda existem em torno da menstruação”, disse a vereadora Júlia Arruda, titular da pasta.

Fátima Bezerra assina decreto que institui o Programa Estadual de Dignidade Menstrual
Foto: Divulgação/Viviane Nobre/Assecom

No dia 14 de outubro, a deputada estadual Isolda Dantas (PT) protocolou na Assembleia Legislativa pedido para que o Governo do Estado viabilizasse absorventes para mulheres em vulnerabilidade no Rio Grande do Norte. Ela destacou que a distribuição é urgente para mulheres de baixa renda, extrema pobreza e em situação de rua.

Além da Semjidh, fazem parte da execução do Programa de Dignidade Menstrual as secretarias de Estado da Educação (Seec), da Assistência Social (Sethas), de Administração Penitenciária (Seap) e da Saúde Pública (Sesap). E de acordo com a proposta, está prevista ainda a participação da sociedade civil, que pode doar produtos relacionados à saúde menstrual, e a pactuação com municípios que desejem ampliar o alcance do Programa.

Fátima Bezerra assina decreto que institui o Programa Estadual de Dignidade Menstrual
Foto: Divulgação/Viviane Nobre/Assecom

A distribuição deve ser iniciada em até 45 dias após a deflagração do processo de licitação pela Secretaria Estadual de Administração (Sead).

Além dos já citados, também participaram da solenidade de assinatura: vereadoras de Natal, Brisa Bracchi, Divaneide Basílio e Ana Paula; representante do mandato da deputada estadual Isolda Dantas, Elisângela Bezerra; representantes das entidades estudantis – Alana Carolina (APES), Roberth Gois (UBES), Gabriela de Lima (UMES). Por parte do Governo do Estado, registraram presença as secretárias adjuntas – Wanessa Fialho (Semjidh), Ivanilma Carla (Seap), Lyane Ramalho (Sesap) e Márcia Gurgel (Seec) -; a subsecretária do Gabinete Civil, Laíssa Costa; a assessora especial, Luciana Daltro (GAC), e a coordenadora de Promoção à Saúde da Sesap, Teresa Freire.

Foto: Divulgação/Viviane Nobre/Assecom

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Operação Enem 2021: PM prende duas pessoas em locais de prova do Enem no RN

Operação Enem 2021: PM prende duas pessoas em locais de prova do Enem no RN

Em desdobramentos da Operação Enem 2021, a Polícia Militar prendeu duas pessoas que tinham mandado de prisão em aberto em dois locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (21.nov.2021). As prisões aconteceram no Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal, e em uma escola estadual, em Parnamirim.

De acordo com o coronel Castelo Branco, coordenador da Operação Enem 2021, um homem foi preso na UFRN por ser condenado por estupro de vulnerável. Já na Escola Estadual Dom Nivaldo Monte, em Emaús, uma mulher foi capturada por responder pelo crime de abandono de incapaz.

Segundo o policial militar, as ocorrências não tiveram relação direta com a aplicação do Enem. “As ocorrências não tinham relação com o Enem. Eram pessos que já possuíam mandados de prisão em aberto”, explicou.

O coronel acrescentou que a Polícia Militar chegou aos condenados após um trabalho do setor de inteligência. A Polícia Militar registrou um incêndio nas proximidades de uma escola na praia de Pitangui, no município de Extremoz, que era um dos locais de prova. Além disso, foi registrada a falta de energia na escola Eliah Rego, em Parnamirim. O problema foi solucionado pela Cosern.

Foto: Reprodução/Sesed

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Com cerca de 15 mil abstenções, 21,7% dos potiguares não compareceram ao primeiro dia do Enem

Com cerca de 15 mil abstenções, 21,7% dos potiguares não compareceram ao primeiro dia do Enem

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), cerca de 15 mil alunos faltaram ao primeiro dia de provas do Enem, que ocorreu ontem, 21 de novembro. O número representa um percentual de 21,7% do total de inscrições. Os alunos que faltam um dia de prova já estão automaticamente desclassificados.

De acordo com o Inep, 71.641 candidatos estavam aptos para as provas, e presença total foi de 78,3%. O resultado potiguar foi melhor que a média nacional, que registrou a presença de 74% dos candidatos. As provas no Rio Grande do Norte foram aplicadas em 3.286 salas e distribuídas em 238 locais de provas.

Em 2021, houve uma redução do número de faltosos em comparação com o exame de 2020. No ano passado, dos mais de 129,1 mil inscritos no estado, houve abstenção de 60.505 (46,9%). Em 2019, as abstenções foram de 20,5%.

No Brasil, a abstenção neste domingo foi de 26%. No total, foram 3.109.762 inscrições para a prova. “Acredito que o Enem foi um sucesso. Para nós isso [percentual de abstenção ainda durante a pandemia foi um número significativo”, disse o ministro de Educação, Milton Ribeiro, em coletiva de imprensa após o fechamento do primeiro dia de provas. 

Foto: Reprodução/Gabriela Fernandes/Inter TV Cabugi

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Fátima Bezerra sanciona lei que reserva vagas em concursos públicos para a população negra

Fátima Bezerra sanciona lei que reserva vagas em concursos públicos para a população negra

Como parte das celebrações do Dia da Consciência Negra no último sábado, 20 de novembro, a governadora Fátima Bezerra sancionou a Lei 11.015/2021, que reserva 20% das vagas dos concursos públicos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Rio Grande do Norte a população negra. A iniciativa tem como objetivo reduzir a desigualdade histórica, procurando garantir mais oportunidades de acesso ao emprego de qualidade, por meio do serviço público.

A solenidade foi na Estação das Artes, onde está sendo realizada a Feira Afro e Étnico-Racial e o encontro do Fórum das Comunidades Tradicionais de Terreiros das Religiões de Matriz Afro-Ameríndia de Mossoró.

“Esta lei tem um simbolismo grande porque vem dizer à sociedade que são necessárias ações afirmativas para tentar reparar as injustiças seculares contra a população negra, reduzir a desigualdade social”, disse a governadora Fátima Bezerra, que aproveitou para anunciar outra iniciativa nesse sentido:

A criação do Departamento de Proteção a Grupos em Situação de Vulnerabilidade (DPGV), que vai oferecer acolhimento, qualificar o atendimento e integrar as políticas públicas de proteção dos grupos em situação de vulnerabilidade; e da Delegacia de Enfrentamento a Crimes Raciais, Intolerância e Discriminação (DCRID). “Estamos vendo a cada dia como os crimes de intolerância religiosa e a questão do racismo afetam o povo negro”, reforçou.

A governadora elogiou a sensibilidade da deputada Isolda Dantas, autora do projeto da reserva de vagas em concurso público. As cotas étnico-raciais são uma alternativa eficaz para a redução dos impactos da desigualdade na sociedade. Foi assim com o acesso ao ensino superior por parte das classes que possuem menor incidência neste grau de escolaridade, instituído pelo governo federal em 2012.

Segundo o estudo Desigualdades Sociais por Cor e Raça no Brasil, divulgado em 2019 pelo IBGE, pretos ou pardos somavam 64,2% da população desocupada e 66,1% da subutilizada; tinham rendimento médio pouco superior à metade do que recebem os brancos; e quase 2,7 vezes mais chances de serem vítimas de homicídio intencional do que uma pessoa branca.

A reserva de vagas no serviço público se junta a outras ações do governo da professora Fátima Bezerra nesse sentido. Em janeiro de 2019, Fátima sancionou a Lei nº 10.480/2019, instituindo as cotas étnico-raciais no sistema de cota social da UERN e o Argumento de Inclusão Regional, que estabelece um percentual a mais para quem estudou no RN.

Por meio do Projeto Governo Cidadão, o Governo do RN investiu R$ 2,5 milhões em empreendimentos de inclusão produtiva, como oficinas de artesanato e de confecções; instalação de sistemas de abastecimento de água; obras hidroambientais; além de outras iniciativas nas áreas da educação e titularidade de terra em comunidades quilombolas.

Duas escolas estaduais com alunado majoritariamente quilombola, uma em Macaíba e outra em Ceará-Mirim, receberam cerca de R$ 6 milhões em investimentos estaduais por meio do Governo Cidadão e Secretaria Estadual de Educação (Seec). No Rio Grande do Norte há 33 comunidades quilombolas certificadas pela Fundação Cultural Palmares.

Durante o encontro do Fórum das Comunidades Tradicionais de Terreiros das Religiões de Matriz Afro-Ameríndia, 21 personalidades foram agraciadas com a Comenda Jatobá, um reconhecimento ao papel de destaque em defesa dos direitos da população negra, na eliminação do racismo e no enfrentamento da intolerância religiosa e à descriminação, contribuindo para uma sociedade antirracista.

Foto: Divulgação/Raiane Miranda/Assecom

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Em Canguaretama, PRF prende casal de idosos transportando 40kg de haxixe em ônibus que ia para o RJ

Em Canguaretama, PRF prende casal de idosos transportando 40kg de haxixe em ônibus que ia para o RJ

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, no último sábado (20.nov.2021), um casal de idosos por tráfico de drogas. O homem, de 64 anos, e a mulher, de 62 anos, estavam em um ônibus que seguia para o Rio de Janeiro. De acordo com a PRF, os policiais encontraram 40,4 quilos de haxixe com os idosos.

O ônibus tinha saído de Natal e, à altura do Km 163 da BR-101, já no município de Canguaretama, o casal de idosos foi abordado e preso. O haxixe foi encontrado com a ajuda do cão farejador da PRF, em uma bolsa que estava dentro do bagageiro do veículo.

Foto: Reprodução/PRF

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Membros do Conselho Estadual de Direitos Humanos e Cidadania são empossados pelo Governo do Estado

Membros do Conselho Estadual de Direitos Humanos e Cidadania são empossados pelo Governo do Estado

Com o objetivo de fomentar as políticas públicas de garantia dos direitos humanos e da cidadania, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte deu posse, nesta quarta-feira (18), aos membros do Conselho Estadual de Direitos Humanos e Cidadania (Coedhuci) que atuarão no biênio 2021-2023.

A solenidade ocorreu no auditório da Governadoria, contou com representações do Poder Público, da sociedade civil, mandatos parlamentares e movimentos sociais, que acompanharam também a apresentação de nota técnica que orienta o enfrentamento aos crimes de racismo por parte da Segurança Pública.

Tomaram posse hoje 42 conselheiros de 21 instituições, sendo cinco do estado e 16 da sociedade civil. Entre as competências do Coedhuci estão: definir políticas públicas, diretrizes e programas; promover a conscientização da população a respeito da proteção dos direitos humanos; realizar estudos e pesquisas; manter intercâmbio de cooperação com órgãos públicos e entidades privadas; encaminhar denúncias, petições e representações; apurar situações de violações de direitos humanos; e acompanhar as ações do Poder Público.

Representando a governadora, o vice-governador Antenor Roberto destacou a importância da posse da nova diretoria. “Nosso governo vem fazendo na prática, a exemplo da posse do Coedhuci e da entrega da nota técnica com ações de enfrentamento ao racismo institucional e segurança pública, a missão de tornar o Rio Grande do Norte um território de mais humanidade, dignidade, inclusão, e por consequente, na perspectiva de igualdade”, disse Antenor.

“Dando continuidade ao trabalho desenvolvido por gestões anteriores que passaram pela direção do Coedhuci, queremos fortalecer essa luta junto às entidades sociais e instituições governamentais. Nesse sentido, as perspectivas são positivas e esperamos que o Governo do Estado, tal como apresentou na nota técnica de enfrentamento ao racismo na segurança pública, possa desenvolver outras ações e atividades que somem na luta em defesa e promoção dos direitos humanos”, comentou João Maria Oliveira, que assume a presidência do Conselho e representa a Associação dos Juristas Potiguares pela Democracia e Cidadania.

O Conselho Estadual de Direitos Humanos e Cidadania (Coedhuci) é vinculado à Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh). “O RN – na contramão do país, que tem hoje um governo que desestimula a participação popular e pratica um verdadeiro desmonte das organizações de controle social – dá hoje mais uma demonstração de que é um território fértil para a democracia. A posse do Coedhuci representa o compromisso inegociável deste governo com a garantia dos direitos humanos e fundamentais”, enfatizou a titular da Semjidh, vereadora Júlia Arruda.

Na solenidade, por ocasião do Novembro Negro e do Dia da Consciência Negra, celebrado neste sábado (20), foi apresentada a Nota Técnica “Racismo Institucional e Segurança Pública: Reconhecer para enfrentar”, documento produzido pelas equipes técnicas da Semjidh e Secretaria Estadual da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) com o objetivo de adotar medidas que preparem o sistema de segurança para acolher, tratar e dar a resolutividade para os crimes de racismo e injúria racial, intolerância religiosa e outras violações de direitos contra grupos em situação de vulnerabilidade.

“A intenção é de que o Estado não seja fomentador do que chamamos de violência secundária, que é quando a vítima é novamente violada quando aciona ajuda e proteção. É um compromisso que assumimos com muita responsabilidade e ciência, de que envolve tanto a formação continuada dos agentes de segurança, quanto as questões protocolares que devem apontar exatamente como serão os procedimentos no atendimento aos casos que envolvam esses crimes”, explicou Gesaias Ciriaco Nascimento, coordenador de Programas para a Cidadania e Gestão Integrada (CPCid) da Sesed.

Foto: Vivi Nobre/Assecom-RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Rio Grande do Norte tem 263 mil pessoas com a 2ª dose em atraso e 137 mil não tomaram a dose de reforço

Rio Grande do Norte tem 263 mil pessoas com a 2ª dose em atraso e 137 mil não tomaram a dose de reforço

Cerca de 263 mil potiguares estão com a segunda dose da vacina contra a covid-19 em atraso, de acordo com dados divulgados pelo Laboratório em Inovação Tecnológica em Saúde (Lais/UFRN), que monitora os índices de imunização em todo o Rio Grande do Norte. Outras 137 mil pessoas também estão com a dose de reforço em atraso no estado.

Atualmente, a dose de reforço está sendo aplicada em profissionais da saúde e idosos acima de 60 anos após cinco meses da aplicação da D2, além de pessoas imunossuprimidas depois de 28 dias. Dos que estão atrasados com a dose de reforço, 22.838 são profissionais da saúde, sendo 10 mil só de Natal, e 115.144 são idosos.

O Rio Grande do Norte tem, atualmente, 74% da população completamente vacinada contra a covid-19 com as duas doses – no caso dos imunizantes que têm essa determinação. Todos os adultos acima dos 18 anos e adolescentes a partir dos 12 anos de idade podem se imunizar contra o novo coronavírus.

Especialistas e autoridades em saúde apontam a vacinação como o principal fator da redução do número de óbitos e internações no estado. As vacinas em uso no Brasil estão autorizadas pela Anvisa, órgão regulador nacional.

Atrasados (segunda dose)

Por Vacina

CoronaVac/Butantan – 64.887 pessoas em atraso
Oxford/AstraZeneca – 87.929
Pfizer – 110.573

Vacina por cidade

Natal

Natal – Coronavac/Butantan – 23.772
Natal – Oxford/AstraZeneca – 20.845
Natal – Pfizer – 30.482

Mossoró

Mossoró – Coronavac/Butantan – 5.132
Mossoró – Oxford/AstraZeneca – 8.793
Mossoró – Pfizer – 10.869

Total de pessoas em atraso: 263.413

Atrasados (dose de reforço)

Trabalhadores da saúde

Rio Grande do Norte – 22.838

Natal – 10.548 Trabalhadores da Saúde com D3 em Atraso
Mossoró – 2.046 Trabalhadores da Saúde com D3 em Atraso

Idosos

Rio Grande do Norte – 115.144

Natal – 33.705 Idosos 60+ com D3 em Atraso
Mossoró – 7.163 Idosos 60+ com D3 em Atraso

Foto: Otávio Santos

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

'Saúde da mulher em cenário de pandemia' é o tema da 33ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia do RN

‘Saúde da mulher em cenário de pandemia’ é o tema da 33ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia do RN

A Associação de Ginecologia e Obstetrícia do RN (Sogorn) está com inscrições abertas para a 33ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Norte, que acontecerá nos dias 25 e 26 de novembro, em formato online. O evento abordará a atualização de estudos e tratamentos relativos à epidemia, que atingem diretamente as mulheres.

O impacto da covid-19 sobre a gravidez, mortalidade materna e seus desafios futuros, os novos estudos sobre o tratamento de miomas, possibilidades atuais de contracepção, prevenção da prematuridade e estratégias para redução da mortalidade materna por hemorragia no Brasil são alguns dos temas de destaque no evento.

'Saúde da mulher em cenário de pandemia' é o tema da 33ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia do RN

Entre os nomes de referência nacional que participam da Jornada estão os de Agnaldo Lopes da Silva Filho – presidente da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo); César Eduardo Fernandes – presidente da Associação Médica Brasileira (AMB) e diretor científico da Febrasgo e Fernanda Spadotto Baptista – médica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

“Neste contexto de pandemia, constatamos ainda mais a importância da Ciência e da atualização do conhecimento na Medicina. Os profissionais da saúde que se dedicam ao cuidado com a saúde da mulher precisam estar preparados para melhor atender e dar assistência às pacientes com a qualidade que elas precisam e merecem”, destaca Robinson Medeiros, presidente da Sogorn.

O evento é voltado para profissionais da área de saúde, especialmente médicos ginecologistas e obstetras. A participação também é aberta aos estudantes de Medicina, residentes, além dos demais profissionais da atenção primária, como do Programa Saúde da Família (PSF).

Informações e inscrições no site do evento: https://33jornada.sogorn.com.br/

Alguns dos temas da programação:

Amenorreia secundária;
Infanto-Puberal;
Falência ovariana prematura;
Atenção ao climatério;
Rastreamento do câncer de colo uterino;
Tratamento das lesões atípicas do colo;
Herpes/candidíase;
Tratamento de miomas x embolização;
Acretismo placentário;
Prematuridade;
Covid e gravidez;
Eclâmpsia, fisiopatologia;
Infecção urinária;
Amniorrexe prematura;
Projeto de redução da mortalidade materna da Sesap/RN.

Mais informações:

33ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia do RN
Data: 25 e 26 de novembro
Formato online
Informações e inscrições: https://33jornada.sogorn.com.br/

Foto: Ilustração/Getty Images

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Com 23.035 óbitos, IBGE indica aumento de 12% das mortes no RN em 2020; é a maior marca desde 1984

Com 23.035 óbitos, IBGE indica aumento de 12% das mortes no RN em 2020; é a maior marca desde 1984

Mortes no RN foram potencializadas pela pandemia e atingiram a maior marca desde 1984; dados foram divulgados pelo IBGE.

Em 2020, ano marcado pela pandemia da covid-19, o Rio Grande do Norte registrou o maior número de mortes em um mesmo ano desde 1984, quando teve início a série histórica das Estatísticas do Registro Civil feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com 23.035 óbitos, o aumento foi de 12,6% em comparação com 2019, quando foram registradas 20.456 mortes no RN. Ainda de acordo com os dados do instituto, em todo o Brasil, foram registradas 195.965 mortes a mais na comparação com 2019. Os dados correspondem a um aumento de 14,9% dos registros de óbitos.

Foto: Reprodução/Valdo Leão

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Fátima assina decretos que beneficiam produtores de queijo e derivados lácteos no RN

Fátima assina decretos que beneficiam produtores de queijo e derivados lácteos no RN

A governadora Fátima Bezerra assinou ontem (18.nov.2021), no Espaço Sebrae do Parque Aristófanes Fernandes, onde está sendo realizada a 59ª Festa do Boi, dois decretos para fortalecer a pecuária leiteira e os produtores de queijo do Rio Grande do Norte.

O primeiro, nº 31.092, regulamenta a Lei nº 10.230a chamada Lei Nivardo Mello – que trata da comercialização e produção artesanal de queijos e produtos lácteos, de autoria do deputado estadual Hermano Morais. Já o decreto 31.093 trata da fiscalização dos produtos alimentícios de origem animal produzidos de forma artesanal.

Fátima assina decretos que beneficiam produtores de queijo e derivados lácteos no RN
Foto: Divulgação/João Vital/Governo Cidadão 

“Estamos promovendo a expansão e o fortalecimento da cadeia do leite, com segurança alimentar que se faz necessária e responsabilidade. Estamos dando uma contribuição extremamente relevante para os produtores de queijo”, destacou a governadora Fátima Bezerra.

O titular da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca do RN, Guilherme Saldanha, destacou um dos benefícios promovidos pela lei. “Viabiliza que o queijeiro capacitado seja o responsável técnico pela sua queijeira. A medida permite maior inclusão na formalidade”, disse. A medida prevê normas para garantir a sanidade do rebanho, a higiene na obtenção da matéria-prima, a higiene dos produtos e das pessoas envolvidas nas queijeiras, além da desinfecção de instalações, utensílios e equipamentos.

Fátima assina decretos que beneficiam produtores de queijo e derivados lácteos no RN
Foto: Divulgação/João Vital/Governo Cidadão 

O Secretário Extraordinário de Projetos e Metas (Governo Cidadão), Fernando Mineiro, ressaltou o momento significativo para o governo. “O decreto muda a perspectiva do setor produtivo e anunciamos que a equipe do Governo do RN vai promover um curso para capacitar os responsáveis pelas queijeiras auxiliando-os no atendimento ao decreto”.

Entrega de SISBI

Na oportunidade, a chefe do executivo entregou selos SISBI/POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) para a Holanda Agronegócios LTDA (granja avícola), localizada em São José do Mipibu; Queijeira Sertão Jucurutu, do município de Jucurutu, e Queijeira Seridó, localizada em Cruzeta.

Representando os beneficiados do setor, Cipriano Pinheiro, da Queijeira Seridó, destacou que as medidas tornam reais desejos antigos das queijeiras e laticínios potiguares. “Em nome de todos produtores e donos de laticínios do RN agradecemos o reconhecimento que o Sisbi nos traz e a chegada do incentivo da legislação que vai fortalecer nosso setor”, disse.

Fátima assina decretos que beneficiam produtores de queijo e derivados lácteos no RN
Foto: Divulgação/João Vital/Governo Cidadão

Durante a solenidade, a governadora Fátima Bezerra anunciou que, por meio de o Idiarn, vai ser disponibilizado para o setor de queijos do Rio Grande do Norte o Selo ARTE, que é um selo federal para pequenos negócios. Até o final do ano serão entregues mais 10 selos ARTE no RN. “O selo vai contribuir para ampliar o mercado do queijo potiguar”, disse Pinheiro.

Na oportunidade, a governadora Fátima Bezerra e o diretor técnico da Emater, Raimundo Costa, entregaram kits de inseminação a 10 agricultores familiares do município de Paraú, que estavam representados pelo Secretário de Agricultura daquele município, Francisco Feliciano, conhecido como Neném do Gás.

Também participaram da solenidade o diretor presidente da Emparn, Rodrigo Maranhão; o diretor de Defesa e Inspeção Sanitária Animal do Idiarn, Renato Dias Maia; o presidente da Anorc, Marcelo Passos; o presidente do Sistema Faern/Senar, José Vieira; diretores do Sebrae/RN, João Hélio Cavalcanti e Acácio Brito; e equipes técnicas de diversas instituições públicas e representantes de estabelecimentos laticínios.

Foto: Divulgação/João Vital/Governo Cidadão 

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

CPI da Covid na Assembleia Legislativa acata parcialmente requerimento de Carlos Gabas

CPI da Covid na Assembleia Legislativa acata parcialmente requerimento de Carlos Gabas

A CPI da Covid da Assembleia Legislativa acatou parcialmente um requerimento apresentado pelo secretário-executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas, investigado pela comissão. Em reunião na tarde desta quinta-feira (18), o presidente da CPI, deputado Kelps Lima (Solidariedade), explicou a decisão. Na reunião, ainda foram ouvidas novas testemunhas.

Abrindo a reunião e contando com a presença do deputado George Soares (PL) e do deputado Getúlio Rêgo (DEM), de maneira remota, Kelps Lima designou que George Soares ocupasse o posto de relator excepcionalmente devido à ausência justificada do deputado Francisco do PT. Na leitura dos requerimentos, dois importantes temas foram debatidos.

O primeiro foi a conversão da condição do secretário de Saúde do Estado, Cipriano Maia, de testemunha para investigado, de forma a garantir as prerrogativas que os investigados têm na CPI. O secretário será ouvido, provavelmente, no dia 2 de dezembro. Apesar de contar com o apoio dos presentes, a proposta teve a votação adiada para o dia 24 de novembro para que o relator Francisco do PT estivesse presente.

Além dessa discussão, os deputados também trataram sobre um pedido do secretário-executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas, para que fosse impugnada a quebra de sigilo, entre outros assuntos. A CPI negou a reconsideração sobre a quebra de sigilo, mas acatou outros pedidos de Gabas, que foram a delimitação do período de 1º de março a 21 de maio de 2020 para a quebra dos sigilos, além da solicitação para acesso a dados específicos da investigação.

Já nas oitivas, foram ouvidos Valmir Batista e Morais, da empresa Microserv, e Rafaela Leite Fernandes, sobre contratos firmados entre a empresa M A Engenharia Clinica e a Sesap. Os dois deram explicações na condição de testemunhas e explicaram possíveis irregularidades na prestação dos serviços. Os deputados George Soares e Kelps Lima fizeram perguntas e, em seguida, os dois foram liberados.

A CPI terá novas atividades na próxima semana, nos dias 24 e 25, mas ainda não há a programação confirmada.

Foto: Reprodução/Alex Régis

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Governadora dá o sinal verde para a promoção de alunos para o quadro de Praças da PMRN

Governadora dá o sinal verde para a promoção de 287 alunos para o quadro de Praças da PMRN

A governadora Fátima Bezerra autorizou nesta quinta-feira (18.nov.2021) a promoção de 287 alunos à graduação de soldado do quadro de Praças da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN), ampliando o efetivo para 8.384 policiais. O ato foi realizado no gabinete da Governadoria, com a presença do comandante geral da PM, coronel Alarico Azevedo, do capitão Queiroz, ajudante de ordem, e de 10 alunos representantes da turma.

Foi a primeira promoção de policiais após a promulgação da lei da equidade de gênero (Lei Complementar nº 683, de 27 de julho de 2021), que extinguiu a diferenciação por sexo para ingresso nos quadros da Instituição.

Foto: Raiane Miranda

“É um momento importante e de muita emoção para todos nós porque ocorre sob a lei que estabeleceu a igualdade de acesso às vagas, entre homens e mulheres, para os quadros da nossa Polícia Militar. Isso se deve a uma iniciativa de nosso governo, aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa”, disse a governadora ao parabenizar a nova turma pelo empenho, dedicação e escolha.

“Trabalhar em prol da segurança, da proteção e da paz é um caminho importante e muito desafiador. Que Deus os abençoe nessa missão tão importante que é proteger, cuidar da vida do povo do Rio Grande do Norte”, reconheceu. Dos 287 novos soldados que vão integrar a tropa, 200 são mulheres. O coronel Alarico Azevedo destacou a sensibilidade da governadora Fátima Bezerra:

“No Dia Internacional da Mulher de 2019, a governadora disse que iria mudar a lei para que não existisse mais a diferença de ingresso entre homens e mulheres. Essa turma é a prova disso. É a segunda turma formada com autorização da governadora. Eles vão se somar aos demais que estão na labuta, na proteção da sociedade”, disse o comandante geral, destacando também o importante papel que a Polícia Militar desempenhou durante a pandemia da covid-19. “A Polícia Militar agradece a atenção e dedicação de seu governo à segurança pública do Estado”, concluiu.

Foto: Raiane Miranda

Durante a solenidade, a governadora fez a entrega simbólica das divisas que serão usadas no fardamento, a partir de agora, pelos novos soldados. A formatura será no dia 03 de dezembro, em cerimônia no Centro de Convenções de Natal. Aprovados em concurso público de 2018, os praças passaram por curso com carga horária de 1.430 horas/aula, uma das condições básicas para ingressar no Quadro de Praças da Polícia Militar.

O curso contemplou disciplinas que estão em consonância com os anseios da sociedade potiguar, tais como direitos humanos, fundamentos jurídicos da atividade policial, abordagem policial, policiamento de eventos, atendimento pré-hospitalar, tiro policial, ordem unida, dentre outras disciplinas importantes do curso.

Após a conclusão das atividades acadêmicas, os novos soldados reforçarão as fileiras do serviço operacional, servindo e protegendo a sociedade potiguar através dos batalhões e companhias da Polícia Militar que guarnecem todo o Rio Grande do Norte. A prioridade será as unidades recém-criadas.

Esta foi a segunda incorporação de praças aos quadros da PMRN no governo da professora Fátima Bezerra, totalizando mais de 1.300 novos policiais.

Foto: Divulgação/Governo do RN/Raiane Miranda

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

O Rio Grande do Norte foi qualificado como um dos seis melhores estados do Brasil no uso da ciência para o combate à pandemia da covid-19.

Ipea elogia Sesap e coloca RN entre os 6 estados que melhor utilizaram a ciência no combate à pandemia e ao negacionismo

O Rio Grande do Norte foi qualificado como um dos seis melhores estados do Brasil no uso da ciência para o combate à pandemia da covid-19. O estado recebeu a nota 9,2, ficando atrás apenas de Paraíba, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo e empatado com o Espírito Santo.

Os dados são fruto do trabalho “Ciência e pseudociência durante a pandemia de COVID-19: o papel dos ‘intermediários do conhecimento’ nas políticas dos governos estaduais no Brasil”, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e feito pelo pesquisador Rodrigo Fracalossi de Moraes.

O estudo avaliou a atuação dos comitês científicos e a interação deles com os entes responsáveis pela aplicação das políticas de combate à pandemia da covid-19 nos estados. Foram avaliados os comitês potiguares que atuam junto às secretarias de Estado da Saúde Pública (Sesap) e da Educação. No levantamento feito, o RN despontou com os melhores indicadores em termos de transparência e influência dos comitês, entre outros.

O estado também obteve as melhores pontuações ao afastar o uso de medidas não-científicas, como recomendação do suposto “tratamento precoce/kit covid-19” ou a busca pela imunidade de rebanho. O documento finaliza elogiando a iniciativa da Sesap em montar seu comitê estadual de especialistas com especialista de referência com formações em diversas áreas.

O artigo na íntegra sobre o combate à pandemia no Brasil e no Rio Grande do Norte pode ser lido abaixo:

Foto: Reprodução/Arquivo/Sesap

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Guarda Municipal de Natal organiza passeio de barco pelas lagoas e praia de Tibau do Sul

Guarda Municipal de Natal organiza passeio de barco pelas lagoas e praia de Tibau do Sul

A Coordenação da Ronda Ostensiva da Guarda Municipal do Natal (Romu/GMN) está organizando um passeio turístico direcionado aos guardas municipais e seus familiares. A ação contempla a área turística de Tibau do Sul, compreendendo um passeio de barco com visitação a sete lagoas daquela região.

A caravana tem previsão de saída de Natal às 6h30, do dia 04 de dezembro. O ônibus turístico parte da sede administrativa da GMN, localizada na zona Norte da capital. A programação contempla o pôr do sol na Lagoa Guaraíras, além de passeio de barco, apresentações de zumba, churrasco e banda com música ao vivo.

O coordenador da Romu/GMN, Alexandre Melo, explicou que o passeio vem com o objetivo de confraternizar com os guardas municipais e familiares, além de ser um momento de distração e lazer. “Contamos com a presença dos nossos colegas, pois estamos organizando um momento de união, distração, integração e alegria”, comentou.

O guarda municipal Joseildo Santos é um dos agentes que sempre vêm participando dos momentos de lazer direcionados a corporação. Ele elogiou a iniciativa e disse que sua presença já está confirmada. “Já fui em outros passeios e gostei muito, pois une a família azul-marinho. Vai sempre eu e minha neta”, assegurou.

O guarda municipal de Natal interessado em participar do passeio turístico deve entrar em contato com o CGA Alexandre Melo pelo WhatsApp: (84) 98837-0140. A taxa de contribuição por pessoa é de R$ 100,00, com direito a transporte de ida e volta, passeio turístico de barco, churrasco e música ao vivo.

Foto: Reprodução/Semdes/Assecom

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Bandidos invadem restaurante e executam pai e filha em São Gonçalo do Amarante

Bandidos invadem restaurante e executam pai e filha em São Gonçalo do Amarante

Crime ocorreu no Restaurante Queijo Quente, em São Gonçalo do Amarante, em plena luz do dia.

Dois homens armados invadiram um restaurante e executaram a tiros pai e filha que trabalhavam no local. O crime ocorreu nesta quinta-feira (18.nov.2021) no município de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. De acordo com a polícia, a mãe também foi atingida pelos tiros e levada com vida para o hospital. A família era dona do estabelecimento.

Informações preliminares dão conta que os criminosos chegaram em uma motocicleta branca e já entraram no local, conhecido como Restaurante Queijo Quente, atirando contra as vítimas. Por essa razão, a polícia descartou o assalto e está trabalhando com a hipótese de execução.

O homem, identificado como Roberto, estava no caixa quando foi pego de surpresa e atingido por quatro disparos. A filha foi identificada como Rayssa Lopes e foi atingida no rosto enquanto estava na calçada do estabelecimento. A esposa foi atingida no pescoço e não teve a condição de saúde atualizada.

No momento do crime, havia clientes no local. A equipe do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep/RN) faz o trabalho de perícia. Ainda não há informações sobre a motivação do crime e a identificação dos suspeitos. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Foto: Reprodução/TV Tropical

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Sesap/RN e Lacen/RN confirmam mais 17 casos da variante Delta no Rio Grande do Norte; amostras foram coletadas entre setembro e outubro

Sesap/RN e Lacen/RN confirmam mais 17 casos da variante Delta no Rio Grande do Norte

A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap/RN) e o Laboratório Central Dr. Almino Fernandes (Lacen-RN) informam que 17 amostras enviadas à Fiocruz foram identificadas como sendo da variante Delta. Dessas, oito foram coletadas no mês de setembro, sendo quatro em Parnamirim e as demais em Natal, São José do Mipibu, Nísia Floresta e Equador. As demais, relativas ao mês de outubro, são divididas entre Parnamirim (3), Natal (3), Assú, Guamaré e Santo Antônio.

Diante dessas informações, a Sesap/RN reforça a necessidade da manutenção das medidas sanitárias, pois a variante identificada está circulando por transmissão comunitária e os estudos apontam que ela conta com um alto potencial de transmissão. As equipes do setor de vigilância epidemiológica da Sesap/RN seguem trabalhando no rastreio dos casos da variante Delta e no monitoramento do cenário em todo o Rio Grande do Norte.

Foto: Ilustração/Niaid/Planet Pix/ Cordon Press

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Homem é perseguido e morto no bairro de Nova Esperança, em Parnamirim

Homem é perseguido e morto no bairro de Nova Esperança, em Parnamirim

Um homem que dirigia um carro modelo C3 de cor preta foi perseguido e morto a tiros na Rua Antônia de Lima Paiva, no bairro Nova Esperança, em Parnamirim, na manhã de ontem (17.nov.2021). O caso aconteceu pouco depois das 9h. Anderson Fernandes, de 31 anos, morreu no local. Um revólver foi encontrado no veículo.

Segundo testemunhas, o irmão da vítima também estava no veículo e eles vinham sendo perseguidos na rua do bairro Nova Esperança, o que foi confirmado pela Guarda Municipal de Parnamirim. “Uma moto preta foi vista seguindo o carro. Nessa moto estavam dois homens e eles dispararam diversas vezes utilizando uma pistola”, relatou o GM Roberto Mesquita.

Cápsulas de pistola 380mm ficaram espalhadas no asfalto próximo ao carro. Seu irmão não foi ferido. Ainda não se sabe o motivo do crime, que será investigado pela Polícia Civil.

Foto: Ayrton Freire/Inter TV Cabugi

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

SET/RN indica crescimento na movimentação econômica do Rio Grande do Norte e prevê comércio aquecido no final do ano

SET/RN indica crescimento na movimentação econômica do Rio Grande do Norte e prevê comércio aquecido no final do ano

De acordo com a Secretaria Estadual de Tributação (SET/RN), a quantidade de operações de vendas nos principais setores econômicos do Rio Grande do Norte continua em uma curva crescente e desde o início deste segundo semestre tem ultrapassado o patamar de um milhão de transações feitas em média por dia. Em outubro, o número de vendas atingiu um montante médio de 1,04 milhão de operações diárias.

Com isso, os setores chegaram a movimentar R$ 3,8 bilhões no mês passado, o que equivale a um volume médio de R$ 380,3 milhões em vendas por dia. Isso representa um crescimento de 2,9% em relação a setembro, quando o faturamento médio diário das empresas que efetivaram negociações comerciais foi de R$ 369,4 milhões por dia.

Esses são alguns dos indicadores contidos 24ª edição do Boletim Mensal da Receita Estadual, divulgada nesta terça-feira (16) pela Secretaria Estadual de Tributação (SET/RN). O informativo apresenta dados sobre o faturamento das empresas e a movimentação dos setores analisados, bem como o desempenho no recolhimento de tributos estaduais. A publicação está disponível para consultas e download no site www.set.rn.gov.br/.

Na avaliação do secretário Estadual de Tributação, Carlos Eduardo Xavier, as informações sobre a movimentação econômica do estado no décimo mês do ano são animadoras. “Esses números revelam que a economia do estado continua em um ritmo crescente e que os níveis de produção e vendas permanecem em alta. Esses fatores só indicam que teremos boas vendas em novembro e dezembro, os meses que tradicionalmente mais se registra alta nas vendas ao consumidor final. Tudo indica que deveremos ter um excelente ciclo natalino em 2021”, comemora.

Isso porque os dois setores – indústria e atacado – que servem de termômetro para medir o aquecimento do comércio varejista e disposição da população ao consumo permanecem com níveis de produção e comercialização estáveis. De setembro para outubro, tanto a indústria quanto o segmento atacadista registraram leves baixas, porém, mantiveram a curva de faturamento acima da casa dos R$ 50 milhões negociados por dia. Em outubro, o faturamento médio diário da indústria de transformação diminuiu de R$ 54 para R$ 51,9 milhões. No atacado, houve redução de R$ 60 milhões para R$ 59,2 milhões em média por dia no mesmo período.

Avanço do varejo

Com a produção em ritmo continuo, o comércio varejista responde à altura. O número de vendas no varejo potiguar em outubro saltou de 27,6 milhões para 29,2 milhões de operações feitas diariamente. O volume faturado pelas empresas do setor também cresceu proporcionalmente no mês e passou de R$ 91,7 milhões para R$ 92,20 milhões vendidos em média ao dia.

Em relação à arrecadação de impostos, o informativo da Receita Estadual mostra as receitas totais voltaram a crescer em outubro após amargar uma redução no mês anterior. A arrecadação registrou um aumento de 0,8% em relação a setembro com um total de R$ 624 milhões. Em setembro, o volume foi de R$ 619 milhões. No entanto, o crescimento é mais expressivo na comparação com outubro do ano passado: 13% como resultado da evolução de R$ 551 milhões para R$ 624 milhões.

Ainda de acordo com a SET/RN, o acréscimo no volume das receitas próprias do estado foi ocasionado principalmente pela alta na arrecadação de ICMS. Em outubro, o Rio Grande do Norte recolheu R$ 600 milhões só com esse tributo, que é a principal fonte das receitas estaduais. Em setembro, o recolhimento deste imposto havia sido de R$ 584 milhões. Isso é equivalente a um aumento de 14% em relação a outubro de 2020, quando o RN arrecadou R$ 528 milhões com esse mesmo tributo.

Foto: Ilustração/Alex Régis/Tribuna do Norte

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Comandante Geral da PMRN entrega Medalha do Mérito Policial Soldado Luiz Gonzaga a membros da FAB

Comandante Geral da PMRN entrega Medalha do Mérito Policial Soldado Luiz Gonzaga a membros da FAB

Na manhã desta terça-feira (16), o Comandante Geral da PMRN, Coronel PM Alarico José Pessoa Azevedo Júnior, realizou a entrega da “Medalha do Mérito Policial Soldado Luiz Gonzaga”, a membros da Força Aérea Brasileira (FAB), no auditório da ALA 10, na Guarnição Aeronáutica de Natal (Guarnae/NT).

A Medalha do Mérito Policial Soldado Luiz Gonzaga é destinada a condecorar integrantes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Rio Grande Norte, Policias Militares coirmãs, integrantes das Forças Armadas e cidadãos em geral, que se distinguiram ou venham a distinguir-se por seus serviços prestados à Corporação Militar Estadual ou à Segurança Pública do Estado, no campo militar, científico, social ou econômico.

Neste evento foram agraciados os Brigadeiros do Ar: José Virgílio Guedes Avellar e César Faria Guimarães. O Coronel Aviador Luiz César Zampier e o Capitão Burton Monteiro de Góis Júnior.

Foto: Ascom

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

PRF flagra 85 pessoas sob influência de álcool nas rodovias federais do RN durante o feriadão

PRF flagra 85 pessoas sob influência de álcool nas rodovias federais do RN durante o feriadão

De acordo com o balanço da fiscalização promovida nas rodovias federais do Rio Grande do Norte durante o feriadão da Proclamação da República apresentado nesta terça-feira (16.nov.2021) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), 85 pessoas foram flagradas dirigindo sob influência de álcool entre a sexta (12.nov.2021) e segunda-feira (15.nov.2021).

Dos 85 condutores, sete foram presos por apresentar concentração de álcool igual ou superior a 0,3 miligrama por litro de ar expelido pelos pulmões. Segundo a PRF, as prisões ocorreram nas cidades de Caicó, Acari, Jardim do Seridó, Apodi, Currais Novos e Mossoró (2).

A PRF lembra que dirigir sob efeito de álcool ou de qualquer substância psicoativa é infração gravíssima punida com 7 pontos na carteira, suspensão do direito de dirigir por 12 meses e multa no valor de R$ 2.934,70.

Os condutores que dirigem sob influência de álcool e têm número igual ou superior a 6 decigramas de álcool por litro de sangue ou igual ou superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar, além de sinais que indiquem, na forma disciplinada pelo Contran, alteração da capacidade psicomotora, incorre em crime definido pelo artigo 306 do Código de Transito Brasileiro (CTB), cuja pena é a detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Sesap aguarda novas doses para a adoção de protocolo do Ministério da Saúde sobre reforço (D3)

Sesap aguarda novas doses para a adoção de protocolo do Ministério da Saúde sobre reforço (D3)

Apesar do anúncio pelo Ministério da Saúde da campanha de Mega Vacinação, nesta terça-feira (16.nov.2021), com a ampliação da dose de reforço para toda a população adulta de 18 a 59 anos e redução de tempo mínimo para cinco meses, a Secretaria de Estado de Saúde Publica (Sesap/RN) afirma que não há, no Rio Grande do Norte, um quantitativo expressivo de doses que permita a mudança no momento.

A proposta da secretaria é seguir um escalonamento por faixa etária, seguindo orientações do Ministério da Saúde e, além disso, manter a diminuição do intervalo entre a segunda e a dose de reforço de seis para cinco meses, protocolo este que já era adotado antes da nova orientação da pasta.

Foto: Reprodução/Rodrigo Pinheiro

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Turista cearense cai de falésia na praia de Pipa durante passeio de quadriciclo

Turista cearense cai de falésia na praia de Pipa durante passeio de quadriciclo

Um turista cearense de 19 anos caiu de cima de uma falésia ao perder o controle do quadriciclo que pilotava na praia de Pipa, no litoral Sul do Rio Grande do Norte. O acidente ocorreu na tarde a última segunda-feira (15.nov.2021). O jovem recebeu os primeiros atendimentos e foi levado ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, onde passou por cirurgias e segue internado.

De acordo com informações da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), com a queda da falésia, o turista sofreu fraturas no fêmur e na coluna. O quadro de saúde dele é estável.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Número de assaltos a ônibus na Grande Natal diminui 70% em quatro anos

Número de assaltos a ônibus na Grande Natal diminui 70% em quatro anos

Os índices de assaltos a ônibus caíram 70% em quatro anos, de acordo com os dados do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (Seturn) e da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed).

Segundo os órgãos, há uma redução no comparativo proporcional de janeiro a outubro de 2021, quando foram registradas 123 ocorrências, em relação ao mesmo período de 2018, quando ocorreram 410 roubos. Os dez meses de 2021 foram os melhores desde 2018, com reduções anuais gradativas no número de ocorrências.

O comparativo de 2021 supera os últimos quatros anos. Em 2021, foram registrados 123 roubos, redução de 30,11% em relação a 2020, quando ocorreram 176 roubos. A diminuição chega a 68,13% na comparação com 2019, ano em que 386 roubos foram registrados. A máxima queda de 70,00% é constatada no comparativo com 2018, quando os dados apontam a ocorrência de 410 roubos.

Redução ano a ano

Assaltos a ônibus entre janeiro e outubro 2018: 410
Assaltos a ônibus entre janeiro e outubro 2021: 123
Redução: 70%

Assaltos a ônibus entre janeiro e outubro de 2019: 386
Assaltos a ônibus entre janeiro e outubro de 2021: 123
Redução: 68,13%

Assaltos a ônibus entre janeiro e outubro de 2020: 176
Assaltos a ônibus entre janeiro e outubro de 2021: 123
Redução: 30,11%

Foto: Matheus Felipe/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assembleia Legislativa e Grupo Reviver realizam mamografias gratuitas na Festa do Boi

Assembleia Legislativa e Grupo Reviver realizam mamografias gratuitas na Festa do Boi

O primeiro dia de participação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte na 59ª edição da Festa do Boi, no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, foi marcado pela realização de exames de mamografia gratuitos, a partir das 10h, indo até as 20h, em parceria com o Grupo Reviver.

A presidente do grupo, Ana Tereza Mota, falou da relevância de estender a ação para além dos municípios de Natal e Parnamirim, com a participação num evento que recebe pessoas de todo o Estado.

“É extremamente importante a nossa participação aqui, juntamente com a Assembleia, porque nossas atividades se concentram geralmente em Natal e Parnamirim. E na Festa do Boi tem pessoas de todos os lugares do RN, o que nos propicia alcançar um número maior de mulheres”, frisou Ana Tereza. A presidenta do Grupo Reviver destacou também a importância do diagnóstico precoce, que leva à possibilidade de 95% de cura.

Ao ser chamada, a paciente é indagada sobre o seu histórico médico e familiar, a data do último exame e se tem alguma queixa física. Em seguida, ela segue para o exame, que dura aproximadamente 15 minutos. A expectativa do Grupo Reviver é de atender, em média, 80 mulheres por dia.

A diarista Vanda Lucia, 52 anos, natural do Recife, compareceu pela primeira vez à ação solidária e ficou satisfeita com a iniciativa. “O último exame que fiz foi em 2018, ainda em Recife. Na ocasião, foi detectado um nódulo na minha mama direita, e eu tive que fazer biópsia. Fiquei apreensiva, mas no final deu tudo certo, pois era benigno. Devido à pandemia, estava há um tempo sem fazer mamografia, e hoje estou aproveitando essa oportunidade”, detalhou.

Já a cabeleireira Célia Carvalho, 55 anos, relatou que veio realizar o exame por incentivo da sua filha, Iaskara Carvalho, que se curou do câncer de mama em 2019, aos 33 anos. “Minha filha descobriu a doença aos 32 anos, após seus toques de rotina. Na época ela amamentava ainda, e foram detectados quatro nódulos malignos. Minha vida virou de cabeça para baixo, mas ela sempre foi muito forte e positiva. Iaskara foi atendida pela Liga Contra o Câncer, fez suas sessões de quimioterapia e hoje está curada, graças a Deus”, disse, emocionada.

A neuropsicóloga Helga Torquato, chefe do núcleo biopsicossocial da Divisão de Saúde do Legislativo, informou que serão oferecidas 700 mamografias à população, nos meses de novembro e dezembro. “Além da nossa participação na Festa do Boi, estaremos na frente da nossa sede, nos dias 15 e 16, das 7h às 17h; e através do projeto Assembleia e Você, das 8h às 17h, nos dias 18 e 19 de novembro, em Apodi, além de 3 e 4 de dezembro, em Parelhas”, divulgou Helga Torquato.

Estande do Legislativo 

A Assembleia Legislativa iniciou suas demais participações no evento desde ontem (15.nov.2021) e estará presente na Festa do Boi até o sábado (20.nov.2021), em estande próprio. No local, são promovidas ações de saúde, com aferição de pressão arterial e distribuição de preservativos, informações a respeito dos cursos oferecidos pela Escola da Assembleia para a comunidade, além de exposição e pesquisa do Memorial. Haverá ainda apresentações de artistas locais, num palco montado pela Casa.

Foto: Reprodução/Grupo Reviver

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Corpo de Bombeiros controla incêndio em terreno de fábrica de refrigerantes desativada em Parnamirim

Corpo de Bombeiros controla incêndio em terreno de fábrica de refrigerantes desativada em Parnamirim

Na manhã de ontem (15.nov.2021), o Corpo de Bombeiros foi acionado para conter um incêndio que ocorria em uma área de vegetação pertencente ao terreno de uma antiga fábrica de refrigerantes em Parnamirim. De acordo com os militares, a área está desativada há cinco anos e a vegetação tomou conta.

De acordo com a população local, o incêndio começou por volta das 10h da manhã. Ao perceberem que o fogo se espalhava, os moradores acionaram o Corpo de Bombeiros, que usaram cerca de cinco caminhões de 5 mil litros de água para conter as chamas. Mesmo com a proximidade de uma área residencial, o fogo foi apagado e ninguém se feriu.

Foto: Reprodução/Ayrton Freire/InterTV Cabugi

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Homem é assassinado a tiros após ser sequestrado enquanto jogava sinuca em Natal

Homem é assassinado a tiros após ser sequestrado enquanto jogava sinuca em Natal

Um homem de 24 anos foi sequestrado enquanto se divertia em um bar na zona norte de Natal. O crime aconteceu durante a noite do último domingo (14.nov.2021) e a família da vítima encontrou o cadáver com marcas de tiro na madrugada do feriado da Proclamação da República (15.nov.2021). A polícia informou que o homem se tratava do motorista de aplicativo Bruno Souto de Melo, de 24 anos.

De acordo com a Polícia Civil, Bruno Souto de Melo foi jogar sinuca em um bar no loteamento José Sarney, no bairro Lagoa Azul, após convite de um amigo. Momentos após chegar ao local, a vítima foi raptada por quatro criminosos encapuzados e armados que chegaram ao bar em um carro. O carro de Bruno – um Hyundai HB20 branco – também foi levado; sendo encontrado posteriormente no Gramorezinho, também no bairro Lagoa Azul.

Após ser informada pelos familiares da vítima, a polícia empreendeu buscas pelo jovem. O cadáver de Bruno foi encontrado por familiares por volta das 3h da manhã da segunda-feira (15.nov.2021), com marcas de tiro, já nas proximidades da praia de Genipabu, em Extermoz. O corpo foi recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia e o caso deve ser investigado pela Polícia Civil. Ainda não se sabe a autoria e motivação do crime.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Fátima assina decreto que regulamenta Lei de Negócios de Impacto Social

Fátima assina decreto que regulamenta Lei de Negócios de Impacto Social

A governadora Fátima Bezerra assinou na segunda-feira, 14 de novembro, o decreto que regulamenta a Lei de Negócios de Impacto Social (Lei Estadual Nº 10.483, de 04 de fevereiro de 2019). O Rio Grande do Norte é o primeiro estado do Brasil a aprovar e colocar em vigor a lei que tem o objetivo de promover ambiente favorável e simplificado ao desenvolvimento de investimentos e negócios de impacto, contribuindo para tornar o RN mais atrativo para investimentos que gerem impactos positivos social e ambientalmente.

Para ressaltar a importância do ato a governadora escolheu para assinar o decreto do Fórum de Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto, realizado pela Agência Sebrae na Festa do Boi, que este ano volta a ser realizada de forma presencial no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.

Fátima assina decreto que regulamenta Lei de Negócios de Impacto Social
Foto: Elisa Elsie

“Este decreto institui a Certificação de Qualificação de Empreendimento como Negócio de Impacto Social (NIS) e cria a Comissão Estadual de Qualificação de Empreendimentos com Negócios de Impacto Social (Ceqnis). O Rio Grande do Norte é o primeiro Estado da Federação a promover este enquadramento de empreendimentos. Por meio desta certificação, será possível assegurar políticas de investimentos e de mercado, com acesso a linhas de créditos junto à AGN e outras agências financeiras, benefícios fiscais e tratamento diferenciado nas aquisições públicas (compras públicas) no âmbito estadual”, afirmou Fátima Bezerra.

A Lei estadual se soma aos esforços da Estratégia Nacional de Negócios de Impacto Social (Enimpacto), na perspectiva para a criação do Sistema Nacional de Negócios de Impacto (Simpacto) e também é modelo para os outros estados. “Trabalhamos duro desde o início da gestão e temos o objetivo de avançar no desenvolvimento com sustentabilidade, emprego, distribuição de renda, inclusão e acesso à cidadania que promove dignidade”, enfatizou a governadora.

Fátima assina decreto que regulamenta Lei de Negócios de Impacto Social
Foto: Elisa Elsie

O decreto define que é da competência da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec) adotar os procedimentos administrativos, técnicos e operacionais para as análises dos pedidos de qualificação, que deverão ser realizados por uma Comissão designada por Portaria para esta finalidade.

Também fica definido que a Comissão Estadual de Qualificação de Empreendimento como Negócios de Impacto Social (Ceqnis) será vinculada à Sedec e terá a finalidade de receber o requerimento de qualificação do empreendimento; designar um relator; proceder a análise documental; identificar ao cumprimento preliminar das exigências legais; emitir Parecer Técnico Circunstanciado (PTC); aprovar ou desaprovar a concessão da certificação de qualificação, de forma fundamentada; e, submeter o Relatório e Parecer para decisão da Comissão à Plenária do Comitê Estadual de Negócios de Impacto Social (Cenis).

Festa do Boi presencial

Acompanhada da senadora Zenaide Maia, do vice-governador Antenor Roberto, dos secretários de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Jaime Calado, da Agricultura, Pesca e Pecuária, Guilherme Saldanha, do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), Alexandre Lima, diretor-geral e diretor técnico da Emater, César Oliveira e Raimundo Costa, diretor-geral do Idiarn, Mário Manso, diretor-presidente da Emparn, Rodrigo Maranhão, a governadora visitou todos os setores da Festa do Boi que este ano realiza sua 59ª edição.

“A Festa do Boi mostra sua pujança com a grande participação de produtores e público. É a maior festa do setor agropecuário do Nordeste e uma das cinco maiores do Brasil. O nosso Governo apoia e participa diretamente do evento com as diversas secretarias e órgãos vinculados ao setor para fazer crescer cada vez mais estas atividades. Nosso Governo trabalha em parceria, promovendo o diálogo para somar e ajudar”, destacou Fátima Bezerra.

Fátima assina decreto que regulamenta Lei de Negócios de Impacto Social

O presidente da Associação Norte-riograndense de Criadores (Anorc), entidade que realiza a Festa do Boi, Marcelo Passos enalteceu o apoio do Governo do RN. “Sem a firme disposição do Governo do Estado não teria sido possível realizar o evento este ano, quando enfrentamos forte seca. E estamos realizando com grande sucesso. No leilão deste sábado fechamos com quase meio milhão de Reais negociado. Em nosso Estado temos um Governo parceiro, responsável e competente”, declarou o presidente da Anorc. O evento acontece até o próximo dia 20 no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.

Foto: Divulgação/Elisa Elsie/Governo do RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Boletim de Balneabilidade do Idema/RN aponta dois trechos impróprios para banho na Grande Natal; confira

Boletim de Balneabilidade do Idema/RN aponta dois trechos impróprios para banho na Grande Natal; confira

O Boletim da Balneabilidade das praias do Rio Grande do Norte Nº 45, emitido nesta sexta-feira (12), informa que dois trechos analisados estão impróprios para banho e 31 pontos seguem com condições adequadas de balneabilidade. Os trechos identificados como impróprios foram a Foz do Rio Pirangi e na Praia de Areia Preta (Praça da Jangada), localizados em Nísia Floresta e Natal, respectivamente.

As análises registraram os dois locais com 1600 – NMP/100 ml de H2O, cada, que significa a presença microrganismos pelo Número Mais Provável (NMP). A base dos dados analisa a quantidade de coliformes termotolerantes encontrados nas águas (Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA).

Foram coletadas e classificadas amostras de água em 33 pontos distribuídos na faixa costeira situada entre os municípios de Nísia Floresta e Extremoz, a fim de informar aos banhistas quais as condições das praias monitoradas.

O estudo é uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern), e faz parte do Programa Água Azul.

Para conferir boletins semanais basta acessar o site idema.rn.gov.br

Foto: Reprodução/Tito Garcez

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

É #FAKE que cancelamento dos shows de Alceu Valença, Mano Walter e Simone & Simaria ocorreu por 'calote do Governo do RN'

É #FAKE que cancelamento dos shows de Simone e Simaria, Mano Walter e Alceu Valença ocorreu por ‘calote do Governo do RN’

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Fundação José Augusto, esclarece que não tem qualquer responsabilidade sobre os cancelamento dos shows dos artistas Simone e Simaria, Alceu Valença e Mano Walter na 59ª Festa do Boi. As apresentações estavam previstas, respectivamente, para 13, 14 e 19 de novembro, dentro da Arena Show FestCarp, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.

A Associação Norteriograndense de Criadores (Anorc), organizadora da feira de negócios e parceira do Governo, já emitiu nota explicando se tratar de “problemas operacionais” envolvendo a empresa terceirizada MettaPromo e as agências das atrações. A empresa anunciou que é possível solicitar o reembolso dos ingressos na plataforma da OutGo (outgo.com.br), mas que garantirá as noites de festa com outras bandas. Dúvidas sobre esse processo devem ser tiradas direta e exclusivamente com a MettaPromo.

Blogs locais publicaram que o cancelamento das apresentações teria sido em razão de um “calote” da gestão estadual, o que também foi negado pela própria empresa promotora do evento. Uma peça de desinformação mente ao dizer que o Governo “furou o pagamento” dos artistas e que estaria em negociações para “encerrar” a Festa do Boi.

O empresário Alek Lima, da Mettapromo, anunciou que “tomará as medidas judiciais cabíveis” contra os responsáveis pela divulgação da fake news a respeito do cancelamento dos shows.

O Governo do RN informa ainda que os contratos de artistas são realizados por meio da Fundação José Augusto, que está com todos os compromissos pagos ou em fase de tramitação normal. O projeto da empresa MettaPromo, responsável pela produção dos shows, foi aprovado pelo Programa de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo em 2019 e teve a validade estendida devido a pandemia. No momento está em tramitação com inteira gestão da empresa junto aos seus patrocinadores.

A responsabilidade do Governo do Estado para com os projetos incentivados pela Lei Câmara Cascudo se limita à aprovação por uma comissão gerenciadora paritária. Uma vez aprovado o projeto, o proponente tem dois anos para captar o patrocínio e realizar o evento ou qualquer outro tipo de empreendimento cultural.

O Governo atual facilitou sobremaneira a viabilização de patrocínios. Em 2019, a gestão aumentou a margem de incentivo de 80% para 100% em projetos de até 50 mil reais e para 95% de abatimento no ICMS nos projetos maiores de 50 mil reais, com entrada franca.

Além disso, ampliou para R$ 13,2 milhões o valor da renúncia fiscal em 2021. É a maior quantia desde a criação do Programa Estadual de Incentivo à Cultura, Lei Câmara Cascudo, no ano 2000.

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Terceirização aumentou 508% na administração direta dos municípios do RN, diz IBGE

Terceirização aumentou 508% na administração direta dos municípios do RN, diz IBGE

De acordo com a Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic), divulgada nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), houve um aumento de 508% da terceirização na administração direta dos municípios do Rio Grande do Norte. Em 2020, os municípios potiguares possuíam 3.623 pessoas contratadas por empresas terceirizadas de prestação de serviços, enquanto em 2017 eram apenas 713 funcionários celetistas.

A pesquisa também indicou uma redução no quadro de funcionários da administração indireta municipal, que caiu de 1.658 em 2017 para 785 em 2020. A mudança ocorreu mesmo com o aumento do número de municípios que possuíam esse tipo de estrutura, uma vez que em 2017, 22 prefeituras contavam com a terceirização da administração direta, passando para 28 em 2020.

Foto: Camila Domingues/Palácio Piratini

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Prefeitura de Natal faz cumpre acordo com anestesistas e cirurgias eletivas são retomadas na capital

Prefeitura de Natal cumpre acordo com anestesistas e cirurgias eletivas são retomadas na capital

A Prefeitura de Natal e a Cooperativa dos Anestesistas do Estado (Coopanest) firmaram acordo na tarde deste sábado (13.nov.2021), retomando as cirurgias eletivas para usuários do SUS na capital. O acordo se deu em uma reunião, que contou com a presença do prefeito Álvaro Dias (PSDB). No encontro, o município se comprometeu a colocar em dia os meses de repasses atrasados durante novembro, dezembro e janeiro.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal), o atraso nos repasses para os profissionais ocorreu anteriormente devido ao “quadro econômico enfrentado pelo município”, além de “aumento das despesas com saúde” em razão da pandemia. A greve dos anestesistas teve início em 1º de novembro por parte da Coopanest, ocasionada devido a quebra do Termo de Cooperação Técnico Financeira (TCTF) assinado anteriormente por Estado, União e município.

Cooperativa e Estado já haviam entrado em acordo no último dia 11 de novembro para a retomada das cirurgias eletivas no Rio Grande do Norte.

Foto: Reprodução/Elói Corrêa

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Pagamento do 13º poderá fazer com que R$ 2,62 bilhões circule na economia do RN ainda em 2021

Pagamento do 13º poderá fazer com que R$ 2,62 bilhões circule na economia do RN ainda em 2021

De acordo com estimativas do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o pagamento do décimo-terceiro salário tem o potencial de que cerca de R$ 2,62 bilhões circule na economia do Rio Grande do Norte até o dia 20 de dezembro. O valor representa aproximadamente 1,18% do total a ser pago no Brasil (R$ 232,6 bilhões) e 7,29% do valor da região Nordeste.

Segundo os cálculos do Dieese, a média de valores por pessoa é estimada em R$ 1.962, e o montante representa em torno de 3,1% do PIB estadual. No RN, 1,15 milhão de pessoas devem receber o pagamento do 13º este ano.

Os empregados do mercado formal, celetistas ou estatutários, representam 55%, enquanto pensionistas e aposentados do INSS equivalem a 43,5%. O emprego doméstico com carteira assinada responde por 1,5%.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Candidata à presidência da OAB RN, Magna Letícia mantém postura propositiva e vence debate da CBN Natal

Candidata à presidência da OAB/RN, Magna Letícia mantém postura propositiva e vence debate da CBN Natal

A candidata à presidência da OAB/RN, Magna Letícia, participou ontem (13.nov.2021) de um debate na CBN Natal, onde apresentou suas propostas para assumir o comando da seccional da Ordem dos Advogados no estado. Durante as discussões acaloradas, a candidata manteve uma postura firme e propositiva durante toda a ocasião.

“Nós temos que abrir mão das vaidades pessoais para fazer um trabalho coletivo de resgate da OAB. Uma OAB que não está olhando para os advogados. Que consegue fazer execução em plena pandemia. Essa OAB a gente não quer”, disse Magna Letícia. Em réplica ao atual presidente da OAB/RN sobre a transparência dos gastos e investimentos da Ordem, especialmente durante a pandemia, Magna ressaltou o distanciamento da instituição aos profissionais que representa.

“A advocacia empobreceu nesse período e não viu na OAB nenhuma assistência que ela precisava. As salas dos advogados estão sucateadas e não se viu acolhimento. Infelizmente, os valores ficaram nos cofres, enquanto poderiam ter sido revertidos para muita coisa, inclusive para a ESA, que não existiu nessa gestão. É uma pena, porque ela seria um grande instrumento para os advogados”, apontou.

Em suas considerações finais, a candidata pontuou alguns motivos para sua chapa, Identidade OAB, e o seu nome serem escolhidos pela advocacia potiguar no dia 19 de novembro, data da eleição da Ordem. “Nós temos uma candidatura plural, construída por muitas mãos. Uma candidatura que tem à frente dela Magna Letícia, uma pessoa que sempre foi independente, que vive do que plantou, e que tem muito orgulho disso. Uma advogada que quer fazer uma Diretoria de Prerrogativas, uma advogada que não tem nenhum temor de entrar em salas de desembargadores e ir ao judiciário buscar o que a advocacia precisa”, destacou.

Entre as suas propostas para garantir o respeito às prerrogativas dos advogados, a Chapa 20 tem o desenvolvimento de um canal proativo de diálogo com o Judiciário para melhor discutir as questões que envolvem o exercício da advocacia, além da criação de uma Diretoria de Prerrogativas, mencionada nas considerações finais, cujo propósito é proteger os direitos dos advogados e das advogadas, não só na sede da OAB/RN, em Natal, mas também em todas as subseccionais no interior do estado.

“Embora alguns candidatos tenham tentado atacar minha vida profissional e minha chapa, eu prefiro fazer uma campanha propositiva, destacando as nossas propostas para uma nova Ordem. Todas são exequíveis e estão em acordo com os desejos da advocacia e podem ser conferidas nas nossas redes sociais”, finalizou Magna Letícia.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Ministério da Justiça capacita policiais potiguares no reforço da atuação nas fronteiras

Ministério da Justiça capacita policiais potiguares no reforço da atuação nas fronteiras

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com o Governo do Rio Grande do Norte, está capacitando 20 profissionais de segurança pública que atuam nas fronteiras e divisas. Segundo a pasta, a capacitação tem o propósito de reforçar técnicas de defesa pessoal, imobilização e aplicação do uso diferenciado da força contra potenciais ameaças. Além dos agentes do RN, policiais Militares e Civis do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Rio Grande do Sul também participam do curso.

“A capacitação permanente é um dos pilares do Programa Vigia. Técnicas de defesa pessoal visam garantir a segurança não só do policial como da população em abordagens”, explica o secretário de Operações Integradas, Alfredo Carrijo.

O grupo participa da 3ª edição do Curso de Contramedidas do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras (VIGIA), realizado por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen) e com apoio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed/RN).

O curso será realizado até o dia 13 de novembro, com uma carga horária de 40 horas/aula.

Vigia

O VIGIA está presente em 14 estados da federação: Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Acre, Rondônia, Tocantins, Goiás, Roraima, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pará, Amapá e Rio Grande do Norte.

Segundo o Ministério, os investimentos no programa garantem o sucesso das ações, que incluem aquisições de equipamentos de ponta, capacitação de pessoal por organizações nacionais e internacionais e a instalação de bases operacionais com integração de sistemas.

Em dois anos e meio de Programa, o Ministério da Justiça e Segurança Pública investiu mais de R$ 1,44 milhões em capacitações, treinando mais de 5.500 operadores para atuarem como multiplicadores, além de fortalecerem a integração entre si. Também foram investidos cerca de R$ 130 milhões em aquisições de equipamentos de alta tecnologia para dar suporte às equipes em campo, como drones, óculos de visão noturna, equipamentos de radiocomunicação, entre outros.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Governo do RN firma parceria com empresa dinamarquesa para produzir energia eólica no mar

Governo do RN firma parceria com empresa dinamarquesa para produzir energia eólica no mar

O Governo do RN e a dinamarquesa Copenhagen Infrastructure Partners (CIP/COP) assinaram nesta sexta-feira (12) memorando para o desenvolvimento do projeto Alísios Potiguares, que prevê a geração de 1,8 gigawatts de energia eólica no mar e a produção de hidrogênio verde.

A CIP/COP é o maior fundo de investimentos do mundo em projetos de energias renováveis e o Rio Grande do Norte tem as melhores condições do Brasil para a geração de energia eólica no mar, além da produção, armazenamento e exportação de hidrogênio verde, considerado o combustível do futuro.

“É um momento especial, histórico para o Rio Grande do Norte. Estamos avançando cada vez mais no protagonismo e assumindo posições de vanguarda no contexto da transição energética. Estamos dando um passo adiante nesse protagonismo acrescentando à nossa matriz energética, a produção de energia limpa no mar e do hidrogênio verde”, comemorou a governadora Fátima Bezerra, após assinar o documento.

Governo do RN firma parceria com empresa dinamarquesa para produzir energia eólica no mar
Foto: Elisa Elsie

“Gostaria de acrescentar que estamos aqui pelo reconhecimento que temos do protagonismo da Dinamarca no contexto das energias renováveis, algo em comum com o RN, um estado que, em pouco tempo, passou a liderar a produção de energia eólica. Agora, estamos nos preparando para assumir novo protagonismo na geração eólica offshore, produção de hidrogênio verde e Power to X ( amônia verde, e-metanol)”, assegurou a governadora.

Ela lembrou que o RN é o estado mais bem posicionado no Brasil para a produção de energia offshore e que tem um governo comprometido com a preservação do meio ambiente. “É uma coisa muita cara para nós”.

Governo do RN firma parceria com empresa dinamarquesa para produzir energia eólica no mar
Foto: Elisa Elsie

“Fico impressionado e feliz de ver que seu governo está pensando e trabalhando em todos os aspectos relevantes para o desenvolvimento da indústria eólica offshore, como por exemplo, a construção do porto e também a expansão da infraestrutura de transmissão, destacou Robert Helms, sócio-gerente da Copenhagen”.

O diretor administrativo para os negócios da empresa no Brasil, Diogo Nóbrega, considerou histórico o encontro desta sexta-feira para a empresa e para o desenvolvimento da energia eólica no Brasil. “É um grande marco, e não podemos deixar de respaldar o quanto isso é importante para o desenvolvimento da economia do Rio Grande do Norte e da energia offshore de uma maneira geral. Não encontramos condições tão favoráveis em lugar nenhum no mundo como no Rio Grande do Norte”, disse.

O senador Jean-Paul Prates, que integra a comitiva da governadora, destacou o pioneirismo na área das energias renováveis. “O Rio Grande do Norte está olhando para frente, para um horizonte novo de investimentos, que até para a Dinamarca é novidade, porque eles ainda estão regulando, buscando firmamento técnico, científico e econômico para o hidrogênio, para o metanol ecológico, para amônia verde. Portanto, nós estamos na vanguarda, e junto com eles fazendo lado a lado a assinatura de diversos protocolos, que já garantem investimentos no nosso território e no nosso mar territorial”.

Governo do RN firma parceria com empresa dinamarquesa para produzir energia eólica no mar
Foto: Elisa Elsie

O embaixador do Brasil em Copenhague, Rodrigo de Azeredo Santos, que teve um papel importante de aproximação do governo do RN com empresas dinamarquesas, ressaltou a liderança da govenadora Fátima Bezerra. “O Rio Grande do Norte dá um passo muito importante para o desenvolvimento de um novo setor na área de energias renováveis, que é essa geração de eletricidade no mar”.

Também acompanharam a governadora na agenda da CIP/COP, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado; o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar; e o professor da UFRN Mário González, que faz parte de grupo de pesquisa ampla no Brasil e no mundo sobre os diversos tipos de energias renováveis.

A ciência é fundamental no processo de transição energética, que envolve muita pesquisa, tecnologia e inovação. Além de informações fundamentais na área das energias renováveis, o professor participa de pesquisas que auxiliam nas questões ambientais.

Números

  • O RN produz atualmente 6,1 GW de energia eólica;
  • O consumo estadual é de 1,5 GW;
  • O RN é exportador de energia limpa;
  • A capacidade de produção de energia eólica no mar é de 140 GW, equivalentes a 10 hidrelétricas de Itaipu.

Vantagem competitiva

  • RN tem os melhores ventos para produção de energia eólica;
  • Tem uma costa rasa, que reduz custos de instalação e produção;
  • Tem os melhores incentivos fiscais para atrair investimentos;
  • Tem mão de obra altamente qualificada pelas universidades públicas;
  • E a determinação da governadora Fátima Bezerra de priorizar a agenda das energias renováveis sob todos os aspectos;
  • Custo estimado da energia termelétrica: R$ 1.700 MW;
  • Custo estimado da energia eólica: R$ 300 MW.

Foto: Divulgação/Elisa Elsie

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Lutador de MMA Daniel Santa Cruz morre atropelado na Grande Natal

Lutador de MMA Daniel Santa Cruz morre atropelado na Grande Natal

O lutador de MMA e professor de artes marciais Daniel Rodrigues de Melo Filho, de 30 anos, mais conhecido como Daniel Santa Cruz, morreu na noite desta quinta-feira (11.nov.2021) após cair da moto e ser atropelado por um caminhão na marginal da BR-101. O acidente aconteceu na altura do Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os veículos trafegavam na marginal da pista no sentido de Parnamirim para Natal, e o lutador teria perdido o controle ao entrar com a moto na faixa em que a carreta trafegava. O motorista do caminhão não percebeu a entrada da moto, que foi parar em baixo do veículo.

Com a colisão, a moto ficou destruída embaixo dos pneus da carreta. O corpo de Daniel Santa Cruz também ficou preso às ferragens embaixo do veículo, e o Corpo de Bombeiros foi acionado para fazer a retirada do corpo.

Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Após reunião com cooperativas médicas, Governo do RN fecha acordo para a retomada de atividades da categoria

Após reunião com cooperativas médicas, Governo do RN fecha acordo para a retomada de atividades da categoria

O secretário de Saúde, Cipriano Maia, a equipe de gestão da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN) e o controlador geral do Estado, Pedro Lopes, representando o Governo do Rio Grande do Norte, reuniram-se na tarde desta quinta-feira (11.nov.2021) com cooperativas médicas e diretores de hospitais conveniados para selarem acordo que permita a retomada das atividades.

Foi feito ainda o pagamento da contrapartida do Estado para os municípios de Natal e Mossoró, possibilitando o retorno das atividades contratadas.

O secretário Cipriano Maia fez um apelo aos demais entes federativos para a retomada imediata das cirurgias oncológicas e ortopédicas. A responsabilidade pelos contratos é dividida entre Estado, município e União. Esses dois últimos também têm dívidas em aberto, mas não houve diálogo com os fornecedores. A gestão municipal de Natal foi convidada para a reunião, porém não retornou as ligações e nem os convites feitos.

O diálogo ocorreu com seis prestadores de serviços e cooperativas médicas de várias especialidades. Foram firmados acordos com o objetivo da retomada plena dos atendimentos à população potiguar. Os acertos são importantes para desafogar a rede pública de saúde com a realização de cirurgias, em especial o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel.

Na primeira reunião com as cooperativas de anestesistas (Coopanest/RN) e de médicos (Coopmed/RN), ficou acertada a garantia do pagamento mensal e, até o próximo dia 30, o repasse da parcela do acordo, que o Governo do Estado mantém em dia. As entidades condicionaram a retomada dos serviços ao acerto semelhante com a Prefeitura de Natal.

Após reunião com cooperativas médicas, Governo do RN fecha acordo para a retomada de atividades da categoria
Foto: Divulgação/Ascom

No encontro com os prestadores da área ortopédica e cardiológica, a Sesap/RN assegurou o pagamento do acordo para regularização de dívidas, garantindo a primeira parcela dentro dos próximos dias. Da mesma maneira, os prestadores também aguardam movimento semelhante da Prefeitura da capital.

É importante ressaltar que a Sesap tem feito todo esforço para honrar os compromissos propostos e garantir a assistência à população do Rio Grande do Norte.

Foto: Divulgação/Ascom

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

RN+Limpo - Governo do RN vai disponibilizar coletores de lixo eletroeletrônico na Festa do Boi

RN+Limpo: Governo do RN vai disponibilizar coletores de lixo eletroeletrônico na Festa do Boi

Durante a 59ª edição da Festa do Boi, em 2021, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema/RN), por meio da Subcoordenadoria de Planejamento e Educação Ambiental (SPEA), em parceria com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), estarão com dois pontos de coleta de resíduos eletroeletrônicos da campanha do Governo do Estado, RN+Limpo.

Os coletores ficarão disponíveis nos estandes da Caern e do Sebrae, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, dos dias 13 a 20 de novembro, período que ocorre a tradicional Festa do Boi. Para a subcoordenadora da SPEA, Iracy Wanderley, o Idema e a Caern promovem com esta ação a educação ambiental.

“O problema do lixo eletroeletrônico atinge a todos nós. O descarte correto de resíduos evita impactos ao meio ambiente. O Governo do Estado tem atuado com iniciativas de promoção a Educação Ambiental em todos os municípios potiguares. E quem quiser levar cabos, celulares, controles, teclados, estabilizadores, entre outros tipos de equipamentos, para serem depositados corretamente nos pontos de coleta na Festa. Além disso, podem conhecer mais sobre a Campanha e a importância de tratar o lixo eletrônico. Lembramos que no momento não estamos recebendo pilhas”, afirmou a gestora.

Confira a lista completa do material que pode ser descartado no site: www.rnmaislimpo.com.br.

Centro Sebrae de Sustentabilidade

Além disso, as pautas da inovação e da ESG nos Pequenos Negócios serão discutidas na Festa do Boi. A geógrafa, Educadora Ambiental e subcoordenadora de Planejamento e Educação Ambiental do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema/RN), Iracy Wanderley, irá apresentar juntamente com a Socióloga e Educadora Ambiental da Caern, Marília Lima, os aspectos e impactos socioambientais da campanha RN+Limpo, na Conferência Estadual de Sustentabilidade do Sebrae, no próximo domingo (14), às 15h, no estande do Sebrae.

RN+Limpo

É a maior campanha para descarte correto de Resíduos Eletroeletrônicos no RN. Já recolheu 2.270,57 Kg de lixo eletroeletrônico. A campanha conta com o apoio das empresas Circular Brain e Natal Reciclagem, desenvolvendo ações que envolvem a Semarh/RN e diversos outros órgãos, como a SEEC, Igarn, Sedec.

O descarte de resíduos eletrônicos também pode ser feito por solicitação de coleta domiciliar ou em pontos de coletores instalados em Natal, os quais são, no Parque das Dunas, no escritório da Caern, na Avenida João Medeiros Filho, Zona Norte da capital, na Administração Central da Caern, em Tirol, existe ainda um ponto no Cajueiro de Pirangi, nas sedes da Semarh e Igarn. Já a coleta domiciliar pode ser solicitada através do site: www.rnmaislimpo.com.br.

Foto: Divulgação/Raiane Miranda

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Família que voltava da igreja é assaltada e tem carro levado por bandidos em São Gonçalo do Amarante

Família que voltava da igreja é assaltada e tem carro levado por bandidos em São Gonçalo do Amarante

Uma família foi assaltada ao chegar em casa no loteamento Jardim Redenção, em São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal. O crime aconteceu na noite desta quarta-feira (10.nov.2021). Cinco pessoas chegavam da igreja quando foram vítimas do assalto. Os bandidos levaram o carro da família.

Segundo a Polícia Militar (PM), três criminosos realizaram a ação. Eles também teriam realizado outros assaltos a granjas e em um posto de combustível da região. Até o momento, ninguém foi preso. O assalto ocorreu quando a família chegava da igreja. Os bandidos estavam armados, e além do carro modelo Corsa de cor branca, eles também levaram quatro aparelhos celulares.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Investigado pela compra de respiradores pede sessão secreta durante reunião da CPI da Covid no RN

Investigado pela compra de respiradores pede sessão secreta durante reunião da CPI da Covid no RN

CPI da Covid no RN – A compra frustrada de respiradores pelo Consórcio Nordeste, que resultou em prejuízo de quase R$ 5 milhões ao Rio Grande do Norte, voltou a ser tema de investigação na reunião da CPI da Covid da Assembleia Legislativa na tarde desta quarta-feira (10). Uma das três pessoas que estavam com depoimentos agendados pediu para que uma sessão secreta fosse realizada, com a promessa de que repassaria informações importantes sobre a compra dos equipamentos.

Proprietário da BioGeoenergy, o investigado Paulo de Tarso Carlos tinha depoimento marcado para esta quarta-feira, assim como o gerente Administrativo do Consórcio Nordeste, Valderir Cláudio de Souza, e gerente de Finanças do Consórcio, Jesiel Soares da Silva, testemunhas no caso. Os dois últimos obtiveram decisões judiciais e permaneceram em silêncio na sessão, o que causou estranheza ao presidente da CPI, deputado Kelps Lima (Solidariedade).

“Duas testemunhas, pagas pelo Consórcio Nordeste, ficaram em silêncio. Nenhum investigado e nem sequer as testemunhas, que não são investigadas, do Consórcio Nordeste quiseram falar, prestar contas à sociedade que paga seus salários. Isso só reforça nosso argumento de que o Rio Grande do Norte tem que sair do Consórcio Nordeste”, disse Kelps Lima.

No caso de Paulo de Tarso Carlos, contudo, o investigado solicitou uma sessão secreta para repassar informações. O presidente da CPI, que ouviu o investigado antes da sessão, discutiu sobre quais poderiam ser as informações e concordou com o pedido. “Vamos analisar o conteúdo e saber o que poderemos dar publicidade, mas somente após a análise”, disse Kelps.

A Bioenergy é investigada por relação com a Hempcare e possível acordo para fabricação de respiradores de baixo custo. Os equipamentos não chegaram a ser fabricados e entregues ao Consórcio Nordeste, assim como os respiradores que deveriam vir da China através da Hempcare também nunca chegaram. Ao todo, R$ 48,7 milhões dos estados do Nordeste foram recebidos e não devolvidos.

Edinho Silva

Ainda na reunião, o deputado Kelps Lima colocou em votação vários requerimentos, que foram aprovados pelos deputados Gustavo Carvalho (PSDB), George Soares (PL), Getúlio Rêgo (DEM) e pela relatora suplente Isolda Dantas (PT), que substituiu o relator Francisco do PT na sessão. Entre os requerimentos há a decisão de que os questionamentos ao prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), sejam encaminhados para que ele responda remotamente.

O prefeito ganhou na Justiça o direito de não comparecer à CPI da Covid no RN, mas a Justiça sugeriu, como alternativa, que os questionamentos fossem encaminhados por escrito para o gestor. A principal dúvida dos parlamentares é sobre o motivo pelo qual a Hempcare fez a doação de R$ 4,2 milhões em respiradores à Prefeitura de Araraquara, em momento que não repassou a aparelhos aos estados do Nordeste.

A relação do prefeito com o secretário-executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas, e influência dessa relação na doação também foram questionamentos encaminhados pela CPI.

Depoimentos

Para a quinta-feira (11), a CPI da Covid no RN vai ouvir o diretor médico da Sesap, Rafael Góis Campos, sobre a ampliação de leitos de UTI na rede hospitalar do estado na pandemia. Ele será ouvido na condição de testemunha. Além dele, Luiz Antônio Marinho da Silva, procurador-Geral do Estado, vai comparecer à reunião para falar das ações adotadas pelo o Governo contra a pandemia.

Foto: Eduardo Maia/Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Preço dos voos para Natal sobem 40% e capital potiguar tem valor médio mais alto no Nordeste

Preços dos voos para Natal sobem 40% e capital potiguar tem valor médio mais alto no Nordeste

Os voos para Natal lideram o ranking com as tarifas mais caras da região Nordeste, de acordo com um levantamento feito por portal G1 RN divulgado nesta quinta-feira (11.nov.2021). Segundo o portal, a pesquisa foi feita om base em dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

No mês de agosto, os voos para Natal tiveram o preço médio mais alto registrado tanto nas passagens de origem quanto nas de destino, no comparativo com os demais estados da região. Ainda de acordo com o levantamento, os valores dos voos para Natal tiveram aumento de 40% entre os meses de janeiro de agosto, passando de R$ 608,71 para R$ 852,74, em média.

Além disso, no mesmo período, quem precisou viajar partindo do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, passou a comprar passagens 24,7% mais caras para seus destinos. O valor saiu de R$ 676,52 para R$ 843,75, na média.

Foto: Ilustração/Inframérica/Aeroporto Internacional Aluízio Alves

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Festa do Boi 2021 começa sábado (13) e exigirá 'passaporte de vacina' dos participantes

Festa do Boi 2021 começa sábado (13) e exigirá ‘passaporte de vacina’ para todos os visitantes

Após uma inédita e exitosa edição virtual realizada no ano passado, a tradicional Exposição de Animais, Máquinas e Equipamentos Agrícolas do Rio Grande do Norte (Festa do Boi) será retomada de forma presencial este ano e terá sua abertura oficial neste sábado (13). O maior evento agropecuário do Nordeste chega à sua 59ª edição e deve movimentar cerca de R$ 50 milhões em negócios, atraindo um público de 330 mil pessoas ao longo dos seus oitos dias.

Para acesso ao Parque Aristófanes Fernandes, local onde ocorre o evento, será exigido o comprovante de vacinação em dia ou uma declaração médica de que a pessoa tem algum tipo de restrição de saúde que a impeça de se vacinar.

Com o tema “O RN QUE DÁ CERTO”, o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), leva para a Festa do Boi 2021 todo o seu leque de projetos e ações, com resultados de encher os olhos. A Sape irá ocupar um espaço novo, localizado ao lado da pista de julgamentos e da sede da Anorc, para apresentar todo o potencial econômico do agronegócio potiguar e o suporte que vem sendo dado a cada uma de suas vertentes.

O espaço será dividido em ilhas setoriais, entre elas, a fruticultura, a pecuária e o camarão. Desta forma, o visitante poderá fazer um passeio pela diversidade produtiva do campo potiguar e conhecer um pouco mais do “RN QUE DÁ CERTO”.

“Estamos muito felizes com essa retomada presencial. Como é sabido por todos nós, no ano passado, período severo da pandemia, a Festa do Boi ocorreu de forma virtual. Mas é, finalmente, chegado o momento de olhar para frente e seguir trabalhando. Vale destacar que a pandemia não acabou, deveremos tomar os cuidados e seguir os protocolos de biossegurança, inclusive, será exigido o passaporte vacinal para o acesso ao Parque”, afirmou o titular da Sape, Guilherme Saldanha.

O secretário também faz questão de pontuar a ampliação do espaço que a Sape ocupa no Parque Aristófanes Fernandes como maior indicativo da grandiosidade do trabalho que a pasta vem fazendo no apoio, sobretudo, aos pequenos produtores.

“O nosso campo é riquíssimo e, mesmo em um período de seca como o que atravessamos agora, mostra sua resiliência e sua enorme relevância econômica e social. Temos números grandiosos na fruticultura, com mais de 40 mil empregos formais diretos gerados; na carcinicultura, na qual temos perseguido o posto de maior produtor do país; na produção de derivados de leite; meliponicultura; pescados e ovinocaprinocultura. Temos, ainda, uma tradição gigantesca na melhoria genética de rebanhos bovinos de diversas raças. É um leque muito grande de negócios que nos orgulha e enche de responsabilidades de, com a estrutura da Sape e todo o apoio que recebemos da governadora, professora Fátima Bezerra, estarmos sempre próximos destes produtores, ajudando-os a serem cada vez mais eficientes e eficazes”, ressalta Saldanha.

A programação científica do espaço “RN QUE DÁ CERTO” contará com palestras que serão ministradas pelos técnicos e pesquisadores da Empresa de Pesquisas Agropecuárias do Rio Grande do Norte (Emparn), entre elas Circuito Fazendinha, Cadeia da Mandioca e Aves Caipiras. Além disso, a programação conta com a entrega de tratores e implementos agrícolas.

No dia 13, a abertura dos portões do Parque Aristófanes Fernandes está programada para às 10h e a solenidade de abertura será às 17h e contará com a presença do governador em exercício Antenor Roberto e vários secretários estaduais. No dia 14, às 17h haverá o tradicional Leilão Emparn e Convidados, que é uma promoção da E.M Leilões. Às 17h haverá uma missa campal, celebrada pelo padre Robson. Já no dia 15, às 10h, haverá reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária do Congresso Nacional. Na sexta, 19, está prevista, ainda, uma reunião da Frente Parlamentar da Agricultura da Assembleia Legislativa.

A Festa do Boi é promovida pela pela Associação Norteriograndense de Criadores (Anorc) em parceria com o Governo do Estado por meio da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape). Também são parceiros: Sebrae, Assembleia Legislativa, Prefeitura de Parnamirim, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, AGN, Ministério da Agricultura, Federação da Agricultura do RN, Senar, Fecomércio, Idiarn, Emparn e Emater.

Veja abaixo a programação completa da Festa do Boi 2021

PROGRAMAÇÃO OFICIAL (sujeita a alterações)

De 08 a 11/11: Raças zebuínas
Dia 12/11: demais raças
Dia 12/11: data base (pesagem/ultrassom)

Sábado | 13/11
06h Torneio Leiteiro – 1a Pesagem
10h Abertura dos Portões
17h Solenidade de Abertura da 59ª Festa do Boi
18h Torneio Leiteiro – 2a Pesagem
21h Arena Show
Simone e Simaria
Japinha Conde

Domingo | 14/11
06h Torneio Leiteiro – 3a Pesagem
10h Abertura dos Portões
16h Missa Campal
17h Leilão Emparn e Convidados 18h Torneio Leiteiro – 4a Pesagem
21h Arena Show
Alceu Valença
Brisa Star
JM Puxado
*Pista de Julgamento: Pardo-Suíço

Segunda | 15/11
06h Torneio Leiteiro – 5a Pesagem
10h Abertura dos Portões
10h II Reunião da Frente Parlamentar Federal da Agropecuária
10h Geração Agro – Evento promovido pelo Nuleite 13h Programação Especial para Criançada com o Circo Los Campellos
18h Torneio Leiteiro – 6a Pesagem
19h Show de Humor com Zé Lezin e Tiago Dionísio
*Pista de Julgamento: Pardo-Suíço

Terça | 16/11
06h Torneio Leiteiro – 7a Pesagem
12h Abertura dos Portões
*Pista de Julgamento: Sindi e Gir Leiteiro

Quarta | 17/11
12h Abertura dos Portões
19h Leilão Nuleite
*Pista de Julgamento: Sindi e Gir Leiteiro

Quinta | 18/11
12h Abertura dos Portõe
19h Leilão Sindi Estrelas
*Pista de Julgamento: Nelore, Guzerá Leiteiro e Girolando

Sexta | 19/11
10h Abertura dos Portões
10h – 2ª Reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária da Assembleia Legislativa do RN
19h Leilão Pérolas do Nordeste
21h Arena Show
Zé Cantor
Mano Walter
*Pista de Julgamento: Nelore, Guzerá e Girolando

Sábado | 20/11
10h Abertura dos Portões
12h Leilão Nelore Montana
16h Programação surpresa para as crianças
21h Arena Show
Solange Almeida
Mara Pavanelly
Cavaleiros

Julgamentos – horários
Manhã: 08h às 12h
Tarde: 13h30 às 18h
Podendo sofrer alterações de acordo com a comissão de pista.

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Em 2020, 98,6% dos municípios brasileiros adotaram isolamento social

Em 2020, mais de 98% dos municípios brasileiros adotaram o isolamento social

De acordo com a Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) 2020, divulgada nesta quarta-feira (10.nov.2021) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Pesquisa (IBGE), 98,6% dos municípios brasileiros afirmaram que adotaram o isolamento social por causa da pandemia da covid-19. O número representa 5.393 cidades dentre que as responderam à pesquisa. Segundo a pesquisa, apenas 74 administrações municipais não adotaram qualquer medida de distanciamento.

94,5% das prefeituras também afirmaram que não apenas adotaram o isolamento social como determinaram o uso obrigatório de máscaras, 78,9% fizeram a desinfecção de locais públicos, 78,7% adquiriram testes para a covid-19 e 78,5% testaram a população para o novo coronavírus.

A pesquisa também aponta que em 88,8% dos municípios foram registrados óbitos por covid-19 em 2020.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Com paralisação de anestesistas, mil cirurgias deixaram de ser feitas em 10 dias no RN; cirurgias eletivas estão suspensas

Com paralisação de anestesistas, mil cirurgias deixaram de ser realizadas no RN em dez dias

Os médicos anestesistas decidiram paralisar as atividades no Rio Grande do Norte alegando atraso nos pagamentos feitos pelo governo do estado e pela prefeitura de Natal. Com a greve da categoria, os hospitais que realizam cirurgias eletivas contratadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio Grande do Norte estão com atendimentos suspensos há 10 dias. Neste período, mil cirurgias deixaram de ser feitas.

Segundo a cooperativa que representa os anestesistas, as cirurgias paralisadas são as realizadas dentro do Termo de Cooperação Técnico Financeiro (TCTF). O acordo é firmado entre o governo federal, estadual e municipal, contemplando cirurgias eletivas de várias áreas realizadas em hospitais públicos e privados conveniados.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Presidente da Assembleia recebe representantes da Sadef RN e garante apoios às ações da entidade

Presidente da Assembleia recebe representantes da Sadef/RN e garante apoios às ações da entidade

A diretoria da Sociedade Amigos do Deficiente Físico do Estado (Sadef/RN) esteve na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte nesta terça-feira (9.nov.2021) para reunião com o presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Na oportunidade, o parlamentar garantiu apoio a ações apresentadas pela entidade.

“A Sadef/RN faz um belíssimo trabalho há anos no nosso Estado. É uma referência para todo o Brasil pelos resultados que tem conquistado. Quando esta entidade participa de uma competição, está não apenas representando o Brasil como a todos nós do Rio Grande do Norte. Então, precisa ter o reconhecimento do nosso Estado”, disse Ezequiel Ferreira durante o encontro.

Na pauta principal da reunião, a Sadef/RN solicitou apoio da Assembleia Legislativa na busca pela manutenção de um convênio com a Companhia de Águas e Esgotos do Estado (Caern). Além disso, a instituição apresentou projetos na busca por incluir o Legislativo entre seus parceiros permanentes.

Segundo o vice-presidente da Sadef, Dário Gomes – já eleito para dirigir a instituição a partir de janeiro -, a parceria com a Caern já dura 18 anos. Mas, agora a estatal apresentou uma proposta para alterar o formato deste apoio.

Também presente no encontro, o vereador de Natal, Tércio Tinôco (PP)que é ex-presidente da Sadef/RN -, enfatizou que a contribuição da Caern a entidade representa pouco diante da arrecadação da mesma. “Além disso, a marca da Companhia está presente em todas as nossas ações, todos os projetos, veículos de comunicação”, disse o vereador, enfatizando a realização do Praia Natal Inclusiva, que leva acessibilidade a praia de Ponta Negra e, em breve, também acontecerá na Redinha.

Atleta paralímpico que esteve nos jogos de Tóquio este ano, Júnior França fez um relato de como esta situação prejudica a preparação para as competições. “Ficamos todos preocupados se teremos técnico no próximo ano, ou se vamos ter passagens para participar dos campeonatos. Muitos já deixaram de ir por não ter como viajar. E para manter a bolsa atleta, por exemplo, é preciso ficar entre os três principais atletas do país nestas competições”, desabafou.

Além dos nomes já citados, também estiveram na reunião Johantonny de Souza, eleito vice-presidente da Sadef/RN, Ana Raquel Lins, atleta paralímpica, Carlos William, técnico da Sadef/RN, e Fernando Rezende, diretor geral da Presidência da Assembleia.

Foto: Divulgação/Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Rio Grande do Norte alcança 70% da população adulta totalmente imunizada contra a covid-19

Rio Grande do Norte alcança 70% da população adulta totalmente imunizada contra a covid-19

De acordo com a Sesap/RN, enquanto 70% da população adulta está totalmente imunizada contra a covid-19, 88% dos potiguares tomaram pelo menos uma dose.

O trabalho de imunização contra a covid-19 no Rio Grande do Norte alcançou mais um número expressivo. De acordo com o acompanhamento dos dados feito pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN), 70% da população adulta está totalmente imunizada contra a covid-19.

Os dados registrados pelos municípios na plataforma RN Mais Vacina indicam que, até o início da manhã desta terça-feira (9), 1,87 milhão de moradores do estado já tomaram as duas doses ou a dose única do imunizante. A cobertura para quem tomou ao menos uma dose se aproxima da meta, chegando a 88% do público-alvo, representando 2,36 milhões de pessoas.

Até o momento, foram 4,59 milhões de doses aplicadas e registradas no RN Mais Vacina. O avanço nos números e, consequentemente, na proteção do povo potiguar se deve ao trabalho coordenado entre a Sesap, responsável pelo armazenamento e distribuição das vacinas, e os municípios, que operam a vacinação diariamente.

A campanha deve seguir ampliando a cobertura ao longo dos próximos dias, com o reforço de 113.490 doses de Pfizer recebidas no início desta semana, sendo 39.780 unidades que foram desembarcadas no fim da manhã desta terça-feira. O carregamento é destinado inteiramente para a dose de reforço. Segundo o RN Mais Vacina, receberam a terceira dose no estado 188.472 pessoas.

Foto: Ilustração/Elisa Elsie/Governo do RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.