Grande Natal

Grande Natal: fique por dentro de tudo o que acontece na Região Metropolitana de Natal aqui, no Por dentro do RN. Fazem parte da Grande Natal: Natal, Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Ceará-Mirim, São José de Mipibu, Nísia Floresta, Monte Alegre, Vera Cruz, Maxaranguape, Ielmo Marinho, Arês, Goianinha e Bom Jesus.

Professor Ítalo Siqueira

Parnamirim: vereador professor Ítalo Siqueira emite nota

Alvo da Operação Dízimo, do Ministério Público, o vereador de Professor Ítalo Siqueira também emitiu uma nota de esclarecimento sobre os fatos. Ítalo é vereador no município de Parnamirim. Ele foi preso na manhã de ontem (18).

A Operação tem como objetivo investigar o cometimento dos crimes de falsidade ideológica eleitoral, lavagem de dinheiro, peculato e associação criminosa.

Leia a nota abaixo:

Nota oficial do vereador Professor Ítalo Siqueira

A justiça concedeu, em menos de 24 horas, a liberdade do vereador de Parnamirim, Professor Ítalo Siqueira, por entender que não houve motivo para decretar tão severa punição ao processo de investigação.

A trajetória do Professor Ítalo sempre foi pautada na ética, no compromisso com as pessoas e com a verdade, condições reafirmadas neste momento com transparência para todos.

A defesa do Professor Ítalo reitera que não há ato ilícito praticado pelo parlamentar, ao mesmo tempo em que reafirma confiar na justiça e no esclarecimento dos fatos.

Todos os detalhes que o envolveram nesta operação serão esclarecidos para a grande mídia, para que todos continuem acreditando e sendo testemunhas do trabalho realizado; sempre acreditando em Deus, na Justiça e no trabalho.

Assessoria do vereador Ítalo Siqueira

Foto: Reprodução/Instagram

Justiça concede habeas corpus a vereadores de Parnamirim

O juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), Daniel Cabral Mariz Maia, concedeu habeas corpus aos dois vereadores de Parnamirim, Ítalo de Brito Siqueira e Rhalessa Cledylane Freire dos Santos, que foram presos nesta sexta-feira (18), na Operação Dízimo, deflagrada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) para investigar o cometimento de falsidade ideológica eleitoral, lavagem de dinheiro, peculato e associação criminosa na cidade de Parnamirim.

“A leitura da peça manuscrita relativa à custódia temporária leva à inexorável conclusão de que o Juízo deixou de indicar as razões pormenorizadas e concretas que o levaram a decretar a medida extrema. Parece ainda mais excessiva a medida cautelar decretada quando o fato apontado (“poder para turbar a colheita de provas, mormente a inquirição de testemunhas pós deflagração da operação bem como a atuando conjuntamente com o objetivo de beneficiar Vereadores e candidatos a Vereadores no Município de Parnamirim/RN”), não ostenta nenhuma concretude fática, mas mera expectativa do Juízo. Há, portanto, na presente decretação de prisão temporária evidente afronta ao princípio da proporcionalidade”, diz o juiz Daniel Maia.

Além dos dois vereadores, também foram colocados em liberdade os outros investigados: o ex-vereador Alex Sandro da Conceição Nunes da Silva, o ex-chefe de gabinete do vereador e presidente do Partido Solidariedade em Parnamirim Sandoval Gonçalves de Melo e o diretor do Clube de Futebol Visão Celeste, Danilo Rodrigues Peixoto de Vasconcelos.

A defesa do vereador Ítalo foi assinada pelo advogado André Castro.

Alex, Sandoval e Danilo tiveram a defesa do advogado Thiago Cortez.

O juiz estendeu o Habeas Corpus também a Rhalessa.

Blog do Heitor Gregório
Foto: Reprodução

Rhalessa de Clênio

Rhalessa de Clênio, vereadora presa em Parnamirim, emite nota de esclarecimento

A vereadora de Parnamirim Rhalessa de Clênio, presa na manhã de ontem (sexta-feira, 18) durante a Operação Dízimo, do Ministério Público de Parnamirim emitiu uma nota de esclarecimento acerca do ocorrido. A Operação tem como objetivo investigar o cometimento dos crimes de falsidade ideológica eleitoral, lavagem de dinheiro, peculato e associação criminosa.

Confira a nota da vereadora:

NOTA

A vereadora Rhalessa de Clênio vem a público prestar esclarecimentos acerca da investigação realizada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte.

Esclarece-se que jamais participou de qualquer ato ilícito, bem como não tem relação nenhuma com a associação citada no processo.

Estamos à disposição para prestar todas as informações que nos forem solicitadas à respeito do mesmo, seja para nossos cidadãos, seja para imprensa, seja para os órgãos de controle.

A defesa não teve acesso a integralidade do processo, no entanto, todas as questões relativas ao teor da acusação serão esclarecidas mediante a apuração e a comprovação da não participação da vereadora no processo.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

José Pinto Júnior

Jornalista José Pinto Júnior morre em Natal, aos 53 anos, vítima da Covid-19

Morte de José Pinto Júnior foi confirmada pela equipe do Potiguar Notícias, do qual era diretor. Pinto Júnior perdeu a batalha para o novo coronavírus.
Por Dentro do RN

Faleceu na noite de sexta-feira (18) o jornalista José Pinto Júnior, fundador do semanário impresso Potiguar Notícias, que circulou diariamente em Parnamirim por quase duas décadas. O jornalista estava internado no hospital da Unimed, em Natal, e não resistiu às complicações da Covid-19.

José Pinto Júnior

Pinto Júnior, como era conhecido, nasceu na Bahia e foi criado em Nova Floresta, no estado da Paraíba. Formou-se em Jornalismo na Universidade Estadual da Paraíba, mas foi no Rio Grande do Norte onde fez carreira, trabalhando em agências de publicidade e empresas jornalísticas de Natal. Além disso, o jornalista também apresentou o programa Cidade Aberta, na TV União, durante sete anos; e, atualmente, comandava o programa Conexão Potiguar, na Band Natal e um programa na 91 FM.

Além da versão impressa do jornal, o Potiguar Notícias também mantém programação diária na internet e trata sobre o empresariado de Parnamirim, além de notícias sobre a política local.

Sepultamento ocorre ainda hoje, no Cemitério Morada da Paz, em Parnamirim. O Por Dentro do RN lamenta a partida de um grande comunicador e presta condolências aos familiares, amigos e colegas.

Prefeito de Ceará-Mirim assina acordo com PF para que Guarda Municipal possa usar arma de fogo

O prefeito de Ceará-Mirim, Júlio César (PSD), assinou um acordo de cooperação técnica com a Polícia Federal para permitir que a Guarda Municipal da cidade possa utilizar arma de fogo. A ação tem o propósito de reforçar as ações de segurança do município, desenvolvidas pela Guarda. O acordo de cooperação técnica permitindo a utilização de arma de fogo pela GM foi assinado na manhã de hoje (18), na sede da Polícia Federal, em Natal.

Participaram da solenidade o prefeito de Ceará-Mirim, Júlio César, o secretário de defesa social do município, Carlos Paiva, secretário adjunto Wesley Lisboa, subsecretário Oziel Júnior, Comandante da Guarda, GM Sobral e Subcomandante Rildo, além dos Guardas Municipais que representaram a corporação e na ocasião agradeceram ao prefeito pelo empenho da sua gestão.

Representado a Polícia Federal, estiveram presentes o Superintendente da PF, Dr. Luis Carlos Nóbrega Nelson e os delegados Dr. Rubens Alexandre de França, Dr. André Milani e o DREX/DPF Dr. Jogeval Silva Costa.

Foto: Divulgação

Professor Ítalo e Rhalessa de Clênio

Vereadores Professor Ítalo e Rhalessa de Clênio estão entre os presos em Parnamirim

Parlamentares ‘Professor Ítalo‘ e ‘Rhalessa de Clênio’ foram presos na manhão desta sexta-feira, 18 de junho.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte pediu para que a Justiça potiguar expedisse mandados de prisão, busca e apreensão em endereços vinculados ao Professor Ítalo, à vereadora Rhalessa de Clênio e ao ex-vereador Pastor Alex. O pedido foi atendido e a prisão ocorreu na manhã desta sexta-feira (18).

Conforme veiculado por este portal, a Operação Dízimo foi deflagrada com o objetivo de investigar crimes de falsidade ideológica eleitoral, lavagem de dinheiro, peculato e associação criminosa em Parnamirim. Participam da Operação Dízimo um total de 15 promotores de justiça, 17 servidores do Ministério Público e 68 policiais militares.

São Gonçalo do Amarante vacina 5 mil pessoas em dois dias; imunização segue para grupos prioritários

Mais de cinco mil doses da vacina contra a Covid-19 foram aplicadas nesta quarta e quinta-feira, dias 16 e 17 de junho, em São Gonçalo do Amarante, município da região metropolitana de Natal. A cidade ampliou a campanha de imunização para pessoas acima de 40 anos, sem comorbidades, e para trabalhadores do ensino médio.

Segundo o secretário de saúde do município, Jalmir Simões, São Gonçalo estava com doses estocadas e com pouca procura: “Após levantarmos dados internos, decidimos estipular uma meta e avançar com a campanha. Conseguimos bater a meta e agora temos mais 5 mil são-gonçalenses com a primeira dose”, afirmou.

De acordo com o gestor, a aplicação da primeira dose desse grupo foi suspensa nesta sexta-feira (18) devido o atraso na entrega de mais doses que estava programada para quinta-feira. “Isso acabou afetando o andamento do nosso cronograma. Mas seguimos vacinando os grupos prioritários”, disse.

Foto: João Viana/Ilustração/Fotos Públicas

Operação Dízimo investiga falsidade ideológica eleitoral, lavagem de dinheiro e outros crimes em Parnamirim

Foi deflagrada na manha desta sexta-feira (18) uma operação do Ministério Público Eleitoral que visa investigar supostos crimes de falsidade ideológica eleitoral, lavagem de dinheiro, peculato e associação criminosa em Parnamirim, município da grande Natal. Denominada “Operação Dízimo”, a ação está cumprindo mandados de prisão temporária e de busca e apreensão no município.

De acordo com o MP, as identidades e cargos dos presos e investigados não foram divulgados pois os mandados ainda estão sendo cumpridos. A ação conta com a participação de 15 promotores de Justiça, 17 servidores do MP e 68 policiais militares.

Foto: Reprodução

Viagens de trem entre Natal e Parnamirim serão suspensas na sexta e sábado

As viagens de trem entre Natal e Parnamirim vão ser suspensas nesta sexta-feira (18) e no sábado (19), a partir das 8h. De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU Natal), a interrupção acontece devido a necessidade de manutenção do VLT. Segundo a companhia, as viagens das 05h35 e 07h11, que partem de Parnamirim em direção a Natal irão ocorrer normalmente, conforme programação dos respectivos dias, assim como a das 6h23, que parte de Natal em direção a Parnamirim.

“A circulação dos trens na Linha Sul voltará a normalidade na segunda-feira (21), a partir das 5h35, com viagem partindo de Parnamirim com destino a Natal”, disse a CBTU Natal através de nota. Ainda de acordo com a Companhia, os trens que ligam Natal a Extremoz e a Ceará-Mirim não terão qualquer alteração.

Foto: Divulgação/CBTU

3ª Audiência Pública para revisão do Plano Diretor é realizada em São Gonçalo do Amarante

Na última semana, a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante/RN realizou a 3ª Audiência Pública para revisão do Plano Diretor. O encontro aconteceu de forma presencial, seguindo os protocolos de segurança contra a Covid-19, e também remotamente, por meio do canal do Youtube da Prefeitura.

Durante o encontro foi discutido e votado o Prognóstico (Produto 3), documento que contém compilação de propostas gerais e específicas sobre a minuta do atual Plano Diretor (2009), feitas pela população e delegados que compõem o Núcleo Gestor.

Ao todo, o Plano Diretor atual possui 112 artigos, dos quais 51 foram discutidos, analisados e votados durante a Audiência. Ainda foram adicionados algumas seções referente aos instrumentos como “Desapropriação com Pagamento de Títulos”, “Operação Urbana Consorciada Interfederativa”, “Consórcio Imobiliário”, “Direito de Superfície” e “Fundo de Urbanização”, sendo esses instrumentos muito importantes para desenvolvimento do Município e para parcerias público-privadas.

Como os artigos não foram analisados em sua totalidade, a 3ª Audiência Pública foi prorrogada para os próximos dias 22, 23 e 24 deste mês. Os encontros devem acontecer mais uma vez no IFRN- Campus São Gonçalo, das 15h às 18h.

Foto: Divulgação

José Pinto Júnior

Errata: jornalista José Pinto Júnior segue internado em estado grave

O Por Dentro do RN lamenta a desinformação e retifica a última notícia divulgada sobre a morte do jornalista José Pinto Júnior. A informação havia chegado por uma pessoa próxima e esquecemos de fazer o que jornalistas devem fazer: a checagem dos fatos.

Desejamos pronta recuperação para o jornalista, que se encontra vivo e em estado grave, no hospital da Unimed em Natal.

Covid: Fila por UTI permanece zerada no RN

A fila por leitos por UTI no Rio Grande do Norte está zerada. A informação é da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap-RN). Segundo a pasta, o RN teve uma redução de 30,31% no número de solicitações por leitos em 14 dias.

Dados do Regula RN apontam que o RN tinha 40 leitos de UTI disponíveis para atendimento a pacientes com Covid na manhã de hoje (segunda-feira, 14 de junho), com cinco pessoas aguardando vagas. A ocupação geral está em 90%. Os dados apontam ainda que a pior situação é em Mossoró, que está com 100% de ocupação. A Região Metropolitana tem 88,2% de ocupação, enquanto no Seridó 75% das vagas estão ocupadas.

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília/Ilustração

Relatório do LAIS aponta benefícios com a imunização no RN

Mesmo com o aumento nos pedidos de leitos para o tratamento da covid-19 durante as duas últimas semanas de maio, o Rio Grande do Norte começa a demonstrar uma reação quanto a pandemia do coronavírus, vivenciada em todo o mundo. Essa reação se deve ao fato de o estado ter avançado na imunização dos grupos prioritários, principalmente, idosos acima de 60 anos. É o que aponta o novo relatório do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), utilizando como fonte as informações das plataformas Coronavírus RN, RegulaRN e RN Mais Vacina, todas integrantes do ecossistema tecnológico criado pelo LAIS para o enfrentamento à pandemia.

O documento traz, também, a lista dos municípios que mais solicitaram internações pela covid-19 no período entre os dias 1 e 9 de junho. De acordo com o diretor executivo do LAIS, professor Ricardo Valentim, esses dados são fundamentais na tomada de decisão quanto às medidas restritivas necessárias a serem adotadas pelas gestões municipais. Valentim ressalta também que quando são observados os dados acumulados durante toda a pandemia, a respeito dos pedidos por internações (solicitações por 1.000 habitantes) em leitos covid-19 por município do RN, observa-se que o município de Pau dos Ferros é o responsável pelo maior número de solicitações para internar pacientes com covid-19. “Portanto, a situação de Pau dos Ferros deve ser observada com bastante atenção”, reforça ele.

Entre as quatro recomendações feitas no relatório, os pesquisadores reforçam a necessidade de expandir a imunização da população, incluindo crianças a partir dos 12 anos e o planejamento para a retomada das atividades econômicas no Rio Grande do Norte, sempre avaliando com base em novas matrizes de risco.

Foto: GovSP/Fotos Públicas/Ilustração

Carlos Eduardo diz que não descarta ser candidato a senador em chapa com Fátima: “Vamos dialogar”

O ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves, presidente estadual do PDT, afirmou nesta quinta-feira (10) que não descarta ser candidato a senador em 2022 em uma aliança com a governadora Fátima Bezerra (PT), que o derrotou nas eleições de 2018 no segundo turno para o Governo do Estado.

Em entrevista à 98 FM Natal, o ex-prefeito disse que os rumores sobre uma aproximação com a governadora por enquanto não passam de “especulação”, mas que é possível um diálogo com Fátima para a disputa do próximo ano.

Rádio 98FM
Foto: Band RN / Reprodução