Economia - Por dentro do RN

Economia

Campanha Fluxo Livre Natal Shopping participa de projeto de combate à pobreza menstrual

Natal Shopping em clima junino com forró e São João da Naty

Neste fim de semana o clima junino vai invadir os corredores do Natal Shopping. Casais de forrozeiros, trio pé de serra e muito xote, xaxado e baião farão dos corredores uma festa de São João. Em parceria com o produtor Marcelo Veni, o empreendimento vai promover uma verdadeira quadrilha junina em um cortejo, convidando os clientes a caírem no forró. A folia acontece a partir desta sexta-feira (24) e vai até o domingo (26), sempre aos finais de tarde.

Também tem programação especial para o público mirim, que está convidado para o São João da Naty, às 16h do domingo (26), no parque da mascote, que fica no piso L2. A programação infantil contará com a banda Clarins, quadrilha improvisada, brincadeiras juninas e muito mais. Também haverá concurso de fantasia para as crianças entrarem ainda mais no clima de São João. Para participar basta retirar o voucher de acesso no aplicativo do Natal Shopping.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Peças de vestuários que seriam descartadas ajudam mulheres no RN

Natal Shopping doa mais de 500 peças – entre roupas, sapatos e acessórios – arrecadadas no espaço Desapego Consciente ao projeto social da startup Arara Azul

No Brasil, cerca de 175 mil toneladas de materiais têxteis são descartados no meio ambiente por ano, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit). Itens que poderiam ser reaproveitados ou terem destinação correta. Para ajudar a reduzir esse impacto, o Natal Shopping incentiva o consumo consciente junto aos seus clientes, uma vez que a sustentabilidade é um dos principais pilares do empreendimento, que é administrado pela Ancar Ivanhoe.

Desta forma, o shopping disponibiliza o espaço Desapego Consciente para arrecadação de peças usadas de vestuários feminino, masculino e infantil. Localizado no piso L2, em frente à Centauro, a iniciativa tem como objetivo fazer uma ponte entre quem quer doar e os projetos sociais que atendem populações carentes.

Em seu primeiro repasse de 2022, que aconteceu este mês, o Desapego Consciente entregou 430 peças de roupas, 52 calçados e 20 acessórios à startup Arara Azul. A instituição tem como um de seus braços o projeto Arara Social, que doa roupas, calçados, bolsas e acessórios a abrigos que recebem mulheres em situação de vulnerabilidade social e de rua. 

“A situação das mulheres que vivem nessas casas é bastante sensível e uma roupa nova faz toda diferença para a autoestima e dignidade delas. Nos abrigos, a assistente social que está à frente do projeto monta uma loja com os donativos e as abrigadas têm o poder de escolha dos seus próprios looks”, conta Fernanda Sobral, uma das idealizadoras do projeto.

“O Desapego Consciente foi pensado para quem quer desapegar daquela peça que não cabe mais ou não é usada há algum tempo, mas que ainda pode vestir quem não tem condições financeiras de comprar uma nova. Sabemos que essas mulheres vivem realidades muito difíceis e faz parte do nosso propósito engajar a comunidade e movimentar nossos clientes em ações de responsabilidade social, para ajudar a levar mais dignidade às populações carentes”, encoraja Diana Petta, gerente de marketing do Natal Shopping.  Além das doações, o empreendimento também disponibilizará o espaço da lojinha da sustentabilidade para a venda de ecobags produzidas pelo Arara Social com peças doadas que não serviriam pra uso. Todo valor arrecadado retornará para o projeto.

Capacitação e cidadania

O projeto Arara Social também promove cursos de capacitação em comunidades de Natal. A matéria prima são roupas que seriam descartadas por não terem mais condições de uso. Logo, é um trabalho que une reaproveitamento de material e conscientização sobre cidadania. 
 
“A situação das mulheres é muito difícil e houve um aumento da violência doméstica, principalmente depois da pandemia. Nestas atividades, compartilhamos conhecimento sobre técnicas artesanais e discutimos assuntos relacionados ao autocuidado e violência doméstica. Além de vestir as mulheres com roupas, ajudamos a vestir de dignidade, autoestima e autonomia”, conclui Fernanda.
 
Desde 2020, o Arara Social já doou mais de três mil peças para mulheres em situação de rua e vulnerabilidade no estado do Rio Grande do Norte. Fora isso, o projeto tem ajudado a mudar histórias com a capacitação para o reaproveitamento de material têxtil. Já foram reciclados mais de 1.500kg de roupas nos cursos da instituição. 

Serviço:

Espaço Desapego Consciente
Local: piso L2 em frente à Centauro
Funcionamento: Durante todo o horário do Natal Shopping

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Praia Shopping celebra 25 anos e presenteia Natal com arte inspirada em Ponta Negra

A comemoração pelo aniversário do shopping e a entrega oficial da obra assinada pelo artista potiguar Paulo Azevedo ‘Pazciencia’ será realizada na próxima quarta-feira (22), às 17h

Quem celebra 25 anos de história é o Praia Shopping, mas quem ganha o presente é o natalense. O shopping encomendou a arte ao artista potiguar Paulo Azevedo ‘Pazciencia’ que inspirado nas belezas naturais da praia de Ponta Negra iniciou a intervenção há 15 dias. O desenho artístico, que envolve a caixa d’água do mall, com 23m de altura, apresenta o mar, o vento, o pescador e o morro do careca, com as cores vibrantes do verão. A obra de arte traz o colorido e a descontração sentida nos corredores do estabelecimento comercial, que aproveitará o momento para comemorar seus 25 anos de existência, às 17h da próxima quarta-feira (22).

Com base no slogan do shopping “Sempre de braços abertos para você” e retratando o amor ao bairro que acolheu o empreendimento durante todos esses anos, um jingle especial também foi criado para festejar a data, na voz da cantora potiguar íris Lima .

A simbiose com a arte só reforça a valorização que o Praia Shopping empreende à cultura, nestas duas décadas e meia. “O Praia Shopping sempre valorizou a cultura e os artistas potiguares. Recebemos, aqui, projetos culturais importantes, como o projeto Seis e Meia, o Festival de Teatro Infantil de Natal, além de realizar o maior e mais tradicional Carnaval de shopping da cidade, e o projeto Praia Musical, que está sendo retomado neste momento pós-pandemia”, destaca Daniele Leal, gerente geral do Praia.

Além de valorizar a cultura e arte local, o shopping é reconhecido pela inovação em ações como o primeiro takeway oferecido por um shopping em Natal e o primeiro a ser pet friendly na cidade; além da preocupação constante com a preservação do meio ambiente, também fomos o primeiro a investir em energia renovável, utilizando fazenda solares para produção de energia mais limpa. “Temos muito orgulho dessa trajetoria. O Praia está sempre se renovando e inovando. Ultimamente adotamos, por exemplo, uma usina de geração de energia solar que gera hoje 50% do nosso consumo. Tudo isso porque valorizamos a empatia com o nosso público, nos preocupamos em poder somar e contribuir para melhorar o mundo e a sociedade em que vivemos”, explica Daniele.

Inaugurado em 6 de junho de 1997, o Praia Shopping localiza-se a poucos metros da Praia de Ponta Negra, um dos pontos turísticos mais conhecidos de Natal. O mall tem o conceito de ‘shopping aberto’, que dá a sensação de estar em frente ao mar, energizado pelo sol e pela natureza. Um ambiente saudável, livre e plural. Com o Praia, a zona sul da capital potiguar ganhou um importante polo de compras, serviços e lazer. Mensalmente, o estabelecimento comercial e cultural da cidade recebe, em média, 200 mil pessoas.

Atualmente, o Praia Shopping possui um mix variado de 70 lojas, com uma praça de alimentação coberta, com espaço para eventos e ao ar livre. A rede de cinema Moviecom tem sete salas, com tecnologia digital e 3D. Entre os diversos serviços oferecidos estão: galerias de arte, casas de câmbio, farmácia, lotérica, agência de viagens, atendimentos bancários, Lojas Americanas, Livraria Nobel, clínicas de diversas especialidades médicas e academia de ginástica.

Ainda no 2º semestre de 2022, estão sendo esperadas novas operações que devem somar ainda mais a oferta de um mix cada vez mais pensado especialmente para facilitar o dia a dia das pessoas que residem na zona sul de Natal.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Dia dos Namorados movimenta shoppings de Natal

O Dia do Amor movimenta o comércio da cidade e os shoppings se organizam para promover a data que é uma das mais importantes do varejo. No Praia Shopping haverá show especial gratuito, campanha promocional e até espaço instagramável para os apaixonados.

No meio do mall está montado um espaço instagramável todo idealizado para que o público possa fazer fotos especiais com o seu amor durante as compras e passeios. O acesso é gratuito e a ideia é proporcionar um momento especial para os casais. Outra forma idealizada pelo Praia de presentear o público foi a ação promocional que segue até o dia 12, onde nas compras acima de R$199, o cliente pode ganhar um par de ingressos para o cinema Moviecom.

Já para o dia especial, o Praia Shopping preparou um show para os enamorados. A comemoração ao Dia do Amor vai ser mais que especial com Viviane Sagres e Alex Miranda, apresentando músicas que falam de amor, a partir das 13h, na Praça de Alimentação. “Tudo preparado com muito carinho para que todos possam se divertir e fazer suas compras de maneira especial”, concluiu a gerente geral do Praia Shopping, Danielle Leal.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Natal Shopping festeja 30 anos de pioneirismo

Com a campanha “Esse é o jeito da gente” empreendimento reforça laços afetivos construídos ao longo dessas três décadas com a população norte-riograndense

Primeiro shopping a ser instalado em terras potiguares, o Natal Shopping completa 30 anos neste mês de junho e prepara uma série de ações e eventos para festejar a data, que irão se prolongar ao longo de 2022. Entre elas estão projetos de sustentabilidade, de lazer e convivência. A campanha de aniversário tem como conceito “Esse é o jeito da gente” e reforça os laços afetivos construídos ao longo dessas três décadas entre a população norte-riograndense e o empreendimento, que é administrado pela rede Ancar Ivanhoe.

E, na onda de retomada da economia e do varejo, o Natal Shopping se prepara para fechar 2022 com pelo menos 25 novas operações. A taxa de ocupação neste final de semestre chega a 95%, um nível equivalente ao cenário de antes da pandemia. Isso reflete o otimismo do mercado com a performance da economia, que coincide com esse novo momento que o empreendimento começa a viver.

“Chegamos aos 30 anos renovados, fortalecidos, graças aos aprendizados acumulados ao longo dessas décadas e às parcerias que construímos, tanto com as marcas locais e nacionais, quanto com os nossos clientes, que se mantêm leais, vivendo junto conosco dificuldades – como foi o período de isolamento na pandemia – e compartilhando os bons momentos. É a isso que brindamos nesse momento de festa, a essas parcerias tão importantes para nós”, festeja Furtado.

A festança para a chegada às 30 décadas do NAT começa prestigiando as crianças, com a inauguração do novo parque da mascotinha Naty – às 16h neste sábado (11). Com uma programação especialmente voltada para os pequenos, a elefantinha amarela e simpática fará um cortejo pelo mall convidando a meninada para conhecer seu novo espaço, que conta com galeria de arte, biblioteca, jogos, palco para apresentações infantis e livros de atividades voltados para crianças de até 10 anos. Neste dia, os clientes podem resgatar almofadas da Naty e o livro “Vem brincar com a Naty” pelo APP. O acesso ao parque também será liberado pelo aplicativo.

Para os adultos, a data será marcada com uma grande festa de aniversário para convidados no dia 30 de junho no espaço onde atualmente funciona o estacionamento externo e que, ainda este ano, será transformado em uma charmosa área de convivência e lazer: o Alpendre. A festa contará com shows com artistas locais, além de projeções na fachada, entre outras atrações.

E, no dia 01 de julho, o evento será aberto para o público em geral com a mesma programação. Os ingressos para a festa serão resgatados por meio do aplicativo, além da doação de 1kg de alimento não perecível. No dia seguinte, o local será fechado para o início das obras do Alpendre, com o anúncio de todas as operações que vão fazer parte.

Todas as ações desenvolvidas ao longo de 2022 terão vínculo com o tema de aniversário “Esse é o jeito da gente”, assim como a campanha de final de ano, que vai sortear um apartamento próximo ao Natal Shopping, com o conceito de “casa” do potiguar.

Alpendre

Para marcar essa nova fase, o ápice das festividades da chegada do Natal Shopping aos 30 anos recebe o nome de Alpendre. Trata-se de um novo espaço ao ar livre, localizado onde atualmente funciona o estacionamento externo D2. No local, os clientes poderão desfrutar comidinhas e bebidas servidas por bares e restaurantes em um ambiente descolado que reúne charme, elegância, sofisticação e aconchego. E, enquanto os adultos confraternizam nos mais diversos quiosques gastronômicos, as crianças podem aproveitar equipamentos pensados especialmente para elas. Os pets também terão seu espaço de brincadeiras. A previsão de inauguração do Alpendre é para o início de dezembro.

A proposta do Alpendre é justamente reproduzir os momentos agradáveis vividos nas grandes varandas das propriedades rurais, onde as famílias recebem seus convidados para aproveitar a fartura da cozinha potiguar. “Queremos proporcionar aos nossos clientes essa experiência afetiva da conversa em torno da boa comida, acompanhada da degustação de uma bebida. Nesses 30 anos queremos, mais do que nunca, valorizar as nossas raízes, o nosso povo, o que temos de mais rico, trazendo para o primeiro plano a cultura local”, destaca Felipe Furtado.

Entre as marcas já confirmadas para integrar o Alpendre, figuram nomes de destaque local como a cervejaria artesanal Raffe – que tem como charme a valorização da cultura regional; o DD Burger, com seus sanduíches feitos na brasa e o Juah Gastro Bar, com muitas delícias. O boteco Faaca, que veio de Recife e já caiu nas graças do natalense, também confirmou presença. E, mais recentemente, a Pizzaria Calígula – presente em Natal e Pipa – também garantiu o seu espaço no Alpendre.

Sobre o Natal Shopping

Inaugurado em 1992, o Natal Shopping chegou conferindo um novo estilo de consumo no mercado e segue sendo pioneiro em diversas iniciativas, proporcionando experiência, pertencimento e inovação. Em 2013, passou por um processo de revitalização que culminou com a ampliação, tornando-se ainda mais aconchegante, moderno e sofisticado. Com a expansão, teve a Área Bruta Locável (ABL) acrescida para 28.318 m² e ganhou um novo Deck Parking, atualmente com 1.300 vagas sinalizadas. Registra um fluxo médio de 1,3 milhões de veículos e 5 milhões de clientes ao ano.

Soma 170 lojas, sendo quatro âncoras e cinco megalojas e conta com marcas exclusivas como Granado, Farm, Shoulder, Lugano, Leitura e Intimissimi. A Praça de alimentação funciona com 24 operações.

Com seu DNA de pioneirismo, foi o primeiro a receber cãezinhos de pequeno porte junto com suas famílias para passeios com a campanha “Welcome Dogs”. Recentemente, os pets ganharam um local exclusivo para brincadeiras – o Dog Play, onde podem se divertir em diversos tipos de brinquedos juntos com seus tutores.

O empreendimento oferece ainda serviços como o Coworking, onde os clientes contam com estrutura gratuita compartilhada para atividades de trabalho e estudo; vagas de estacionamento exclusivas para pessoas com autismo, com o objetivo de tornar a ida ao shopping mais confortável para esse público; e o Espaço Família, para atender aos bebês e seus pais.

E, com o propósito de se aproximar ainda mais do cliente, disponibiliza vários canais de comunicação e atendimento, como o contato via WhatsApp, estações de pagamento automáticas para o ticket de estacionamento e o aplicativo, por meio do qual também é possível resgatar cupons de desconto, conferir a programação do cinema e participar com exclusividade das promoções.

O cinema também é outro ponto de atração do Natal Shopping: em 2020, o complexo Cinépolis ganhou uma expansão passando a contar com oito salas – três tradicionais, uma Sala de Arte, uma Macro XE e três salas VIP, totalizando 1.190 lugares, sendo que dessas, 32 vagas são para usuários de cadeira de rodas. As quatro salas tradicionais possuem projeção digital – duas com tecnologia 3D e duas com tecnologia 2D. Todas têm formato stadium, poltronas reclináveis, braço removível (tipo namoradeira), óculos 3D em tamanho infantil e adulto e som digital 7.1 Surround.

Ações de encantamento

Um outro diferencial do Natal Shopping são as ações de encantamento que desenvolve, por meio de eventos e promoções. Como reconhecimento da iniciativa, o empreendimento é finalista com dois cases na edição do Prêmio Abrasce 2022, que coloca em destaque os melhores e mais inovadores projetos desenvolvidos pelos shoppings e grupos corporativos filiados à Associação Brasileira de Shopping Centers.

Um dos cases classificados é o Natal do Abraço, campanha de final de ano que convidou seus clientes a um reencontro presencial cheio de afeto para as festividades. A vacinação contra a Covid 19 avançava e a pandemia dava uma trégua, sendo possível o contato. Desta forma, a decoração natalina fazia referência ao “abraço de urso”, enchendo o espaço com ursos gigantes, o que emocionou os visitantes.

O outro case selecionado foi apresentação oficial da Naty, a mascote do empreendimento, durante a programação do dia das crianças de 2021. Escolhida por meio de votação do público nas redes sociais do Natal Shopping, a Naty foi criada pela cliente mirim Olga Araújo, de 11 anos, no concurso cultural “Mascote do NAT”.

A personagem é uma elefantinha inspirada no formato do mapa do Rio Grande do Norte, e é amarela como o sol, que marca forte presença em nosso estado. Ela também defende a sustentabilidade e a transformação social a partir de ações solidárias, pilares da Ancar Ivanhoe, administradora do Natal Shopping.

“A Naty é potiguar com muito orgulho, como o Natal Shopping, e cuida do meio ambiente assim como nós. Ela chegou para ser a nossa porta voz que se comunica diretamente com as crianças e suas famílias, de modo que transmita as mensagens de solidariedade e preservação da natureza de uma forma lúdica, para que os pequenos aprendam brincando”, explica Diana Petta, coordenadora de marketing do Natal Shopping.

Sustentabilidade

Dentro do pilar da sustentabilidade, o Natal Shopping adota diversas medidas para reduzir seu impacto no meio ambiente, como incentivo à diminuição da produção de lixo por seus colaboradores, reutilização da água descartada pelo ar condicionado, adoção de lâmpadas de LED para diminuir o consumo de energia elétrica, assim como o uso de claraboias para aproveitar a luz solar durante o dia.

Em 2021, 75,7 toneladas dos resíduos sólidos produzidos no empreendimento foram encaminhadas para cooperativas de reciclagem ou descarte correto. Ao todo, foram 64 toneladas de papelão, quatro toneladas de plástico, 329 kgs de alumínio, 85 kgs de lixo eletrônico (celulares, tablets e itens de informática), 44 kgs de pilhas e baterias e 1,2 toneladas de isopor, cobre, ferro e papel branco, destinados corretamente para não contaminarem o meio ambiente.

Esse montante representa 18% dos resíduos – como papel, plástico, metais e orgânicos – gerados pelo empreendimento destinados a cooperativas e associações de reciclagem. Em 2022, o objetivo é alcançar 25%.

Os clientes têm ao seu dispor, na praça de alimentação, um hub de reciclagem onde podem descartar corretamente o lixo produzido em suas residências. No local também pode ser descartado óleo de cozinha usado. O material é encaminhado para a Associação de Idosos Julieta Barros, instituição parceira do shopping, para ser utilizado na fabricação de sabão artesanal.

O produto então retorna para as prateleiras do shopping e é vendido no espaço Sustentabilidade Transforma com renda revertida para as artesãs. No ano passado, foram 110 litros destinados à iniciativa, e a parceria segue em 2022.

No local, localizado no piso L2, ao lado da C&A, os clientes também podem encontrar adubo produzido na Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ – UFRN), em Macaíba, com o resíduo orgânico proveniente da praça de alimentação. Em 2021, a instituição recebeu do shopping seis toneladas de lixo orgânico para servir de matéria-prima.

Para adquirir os itens, os clientes fazem autoatendimento na loja: pegam o produto e depositam o dinheiro referente à compra na caixinha disponibilizada para este fim.

A última adição às boas práticas ecológicas foi a inauguração de duas vagas de estacionamento com pontos de recarga para carros elétricos. A iniciativa é uma parceria com o grupo Neoenergia e faz parte do projeto Corredor Verde, uma eletrovia que irá conectar seis capitais do Nordeste – de Natal (RN) a Salvador (BA).

“Seguimos atentos para entender como podemos melhorar o nosso entorno e reduzir o impacto ao meio ambiente. Estamos sempre buscando incrementar os nossos serviços, trabalhando para atrair as melhores marcas para o nosso empreendimento, sejam nacionais ou locais, e de que forma podemos encantar ainda mais os nossos clientes. Chegamos aos 30 anos olhando para frente, buscando entender o que nos espera no futuro e nos preparando para ele”, finaliza Furtado.

Natal Shopping em números

  • Inaugurado em 1992;
  • 28.3l8 m² de ABL (Área Bruta Locável);
  • Fluxo médio de 1,3 milhões de veículos e 5 milhões de clientes ao ano;
  • 1.300 vagas cobertas de estacionamento;
  • 170 operações;
  • Praça de alimentação com 24 operações;
  • 08 salas de cinema com 1.190 vagas.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Especialista orienta como conquistar uma vaga ou recolocação no mercado de trabalho

Pesquisa do LinkedIn revela que 61% dos jovens de 16 a 24 anos consideram mudar de emprego em 2022

Os reflexos da pandemia ainda estão presentes no mercado de trabalho e para conquistar uma vaga ou mudar de emprego é preciso mais do que sorte. Segundo a psicóloga e especialista em Gestão de Pessoas da Estácio, Jocely Burda é importante que o candidato conheça melhor o mercado de trabalho e as vagas; receba dicas; saiba elaborar corretamente o currículo; e tenha apoio de planejamento de carreira. Além disso, participar de eventos com profissionais e empresas sobre empregabilidade também é essencial.

A especialista alerta que todo este trabalho muitas vezes já pode ser iniciado desde o ingresso na graduação. Entre as orientações dadas aos graduandos, segundo a psicóloga, é que eles vivenciem a área que querem trabalhar, ainda estudantes. “É preciso ter vivência profissional antes de se formar, e ainda participar de grupos de assuntos ligados à área”, avalia.

Na Estácio, o apoio à carreira é realizado em todos os meses com diversas ações de modo a desenvolver as competências técnicas e comportamentais dos alunos. Também são oferecidas dicas e informações aos alunos sobre oportunidades, como ocorreu, em maio, com a 6ª Edição da Feira Virtual de Estágios e Empregos da Estácio que proporcionou mais de 150 mil oportunidades em mais de 50 empresas em todo o país.

Já para quem deseja mudar de emprego, Jocely cita a pesquisa do LinkedIn com mais de mil entrevistados, em que revela que metade dos brasileiros considera mudar de emprego em 2022. “A pesquisa apontou que a porcentagem sobe para 61% na faixa etária dos 16 aos 24 anos”. Para Jocely, que é autora da obra “Recrutamento e Seleção de Talentos” falar de carreira é sempre relevante e muito atual. “Não importa se você está empregado ou não, o tema faz parte do nosso dia a dia e por ser dinâmico sempre há novas estratégias e possibilidades de estudos sendo o diferencial para o mercado e, por consequência, úteis para a carreira”, diz.

Oportunidade de estudo

Além de aproveitar os benefícios de estudar em uma instituição nacional que possui diversas ações de apoio ao aluno, no segundo semestre também é possível iniciar a graduação com até 70% de bolsa durante todo o curso. Em Natal, as inscrições para as avaliações presenciais ou online podem ser feitas pelo site estacio.br

Para ter acesso às condições é necessário realizar o Megavestibular, presencial ou online, nos dias 10 e 11 de junho. Para quem já está na graduação, mas deseja mudar para a Estácio, vale conferir as condições diferenciadas para a transferência. Confira os formatos de ensino, condições e os cursos disponíveis no campus ou Polo de Ensino Digital mais próximo, ou pelo regulamento no site.

Outro benefício totalmente sem custo, é o seguro educacional, que protege os estudantes elegíveis ao programa nos casos involuntários de perda de emprego. O benefício garante um crédito financeiro de até seis vezes o valor da mensalidade do momento da perda de renda. A Estácio Natal possui um portfólio de cursos bem amplo e diferentes formatos de ensino, como Presencial; Semipresencial; Flex; e Ensino Digital (EaD). Dentre os cursos ofertados estão Direito, Nutrição, Psicologia, Arquitetura e Urbanismo, Educação Física, Pedagogia, Enfermagem, entre outros.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Natal Shopping promove ações no Dia Mundial do Meio Ambiente e reafirma compromisso com a sustentabilidade

Empreendimento lança, neste domingo (05), curta-metragem ‘Nosso Jeito é Ser Sustentável’ e livreto infantil para ensinar boas práticas ambientais de forma lúdica

No ano em que completa 30 anos, o Natal Shopping reafirma o seu compromisso com ações de responsabilidade socioambiental. Neste domingo (05), Dia Mundial do Meio Ambiente, o shopping mais tradicional da cidade lança o documentário ‘Nosso Jeito é Ser Sustentável’ e presenteia os clientes mirins com um livreto de brincadeiras que unem sustentabilidade e diversão.

O curta-metragem apresenta os projetos desenvolvidos para diminuir o impacto ambiental do shopping e da comunidade do entorno, como o hub de reciclagem disponível para os clientes fazerem o descarte correto de latas, papéis e garrafas plásticas e o projeto de reutilização dos resíduos orgânicos da praça de alimentação para fabricação de adubo. O lançamento acontece no canal do Youtube do empreendimento.

Também será distribuído entre o público infantil o livreto ‘Vamos brincar com a Naty’, onde a elefantinha mascote do shopping reforça boas práticas sustentáveis por meio de brincadeiras. O resgate do brinde pode ser feito por meio do aplicativo do NAT, disponível na Apple Store ou Google Play.

O Natal Shopping também recebe de domingo (05) a sábado (11) a exposição itinerante Caminhos das Águas: Sanear com Arte, realizada pela Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico (Arsban). A mostra exibe 12 obras artísticas com temática ambiental selecionadas em edital.

O superintendente do Natal Shopping, Felipe Furtado, reforça que “maximizar os efeitos das ações de sustentabilidade é uma meta atemporal” para o empreendimento. “Aproveitamos essa data para fazer com que um público cada vez maior tome conhecimento das nossas ações de sustentabilidade, porque assim, mais gente vai passar a realizar o descarte correto do lixo reciclável e apoiar as iniciativas socioambientais que têm parceria com o nosso empreendimento. No entanto, independente da época, o cuidado com o meio ambiente é um compromisso que mantemos como prioridade por aqui”, informa.

Em 2021, 75,7 toneladas dos resíduos sólidos produzidos no empreendimento foram encaminhadas para cooperativas de reciclagem ou descarte correto. Ao todo, foram 64 toneladas de papelão, quatro toneladas de plástico e 329 kgs de alumínio direcionados para cooperativas de reciclagem. Outros 85 kgs de lixo eletrônico (celulares, tablets e itens de informática), 44 kgs de pilhas e baterias e 1,2 toneladas de isopor, cobre, ferro e papel branco tiveram o destino correto para não contaminarem o meio ambiente.

Resíduo orgânico

Em novembro, o shopping inaugurou uma loja de produtos sustentáveis feitos com o reaproveitamento dos resíduos orgânicos da praça de alimentação. No espaço Sustentabilidade Transforma, localizado no piso L2, ao lado da C&A, os clientes podem encontrar adubo produzido na Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ – UFRN), em Macaíba. Em 2021, a instituição recebeu do shopping seis toneladas de lixo orgânico para servir de matéria-prima.

Outro produto encontrado na loja é a barra de sabão feita pela Associação de Idosos Julieta Barros, na zona Norte de Natal, com o óleo de cozinha descartado pelos clientes no Ecoponto e também coletado pelas operações da praça de alimentação. No ano passado, foram 110 litros destinados à iniciativa, e a parceria segue em 2022.

Para adquirir os itens, os clientes devem fazer um auto atendimento na loja: pega o produto e deposita o dinheiro referente à compra na caixinha disponibilizada para este fim. O valor da venda é destinado às mulheres associadas como forma de complementar a sua renda.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Natal Shopping promove campanha ‘Namore quem te faz brindar’ para Dia dos Namorados

Data é marcada por exaltar os sentimentos provocados quando se está numa relação a dois

A partir desta quarta-feira (01), o Natal Shopping lança a campanha de Dia dos Namorados ‘Namore quem te faz brindar’. Outros 12 shoppings da rede Ancar Ivanhoe – administradora do empreendimento, também exploram como tema principal de suas campanhas os sentimentos provocados quando compartilhamos momentos a dois.

O conceito foi inspirado na pesquisa do Instituto Locomotiva, que identificou que 45 milhões de pessoas (28% dos entrevistados) começaram a namorar durante a pandemia. Já 44% se mantiveram firmes e acreditam que o relacionamento continuou igual. Cerca de 40% dos participantes da entrevista garantem ainda que a intimidade ficou melhor após o longo período de convívio imposto pelo isolamento social.

Segundo Caroline Pereira, líder de Marketing da Ancar Ivanhoe, a comunicação de 13 shoppings da rede está em sintonia com os anseios do consumidor e do contexto social como um todo. “A campanha deste ano fala sobre o sentimento de companheirismo e parceria que nasce das relações e que ultrapassa qualquer preconceito, através de uma linguagem moderna e diversa”.

Os clientes do Natal Shopping vão poder aproveitar a promoção “Namore quem te faz brindar” entre os dias 01 e 12 de junho. As ativações ficam por conta das interatividades e do resgate afetivo dos momentos únicos dos casais para a data. A cada R$ 400 em compras, o consumidor ganha uma garrafa de vinho e concorre ao sorteio de duas adegas.

“Buscamos cada vez mais explorar a tecnologia para facilitar a jornada do nosso cliente no momento da compra e ativações. Além de poder escolher um presente sofisticado e romântico para os seus amores, nossos clientes também experimentam todo conforto e acessibilidade que o shopping oferece”, completa Diana Petta, líder de Marketing do Natal Shopping.

Para este ano, a expectativa é de um crescimento estimado em 15% nas vendas em todo Brasil, em relação ao mesmo período de 2019. Na região Nordeste, esse número é de 12% e os segmentos mais procurados são roupas, alimentação, calçados, telefonia e acessórios como joias, relógios e bijuterias.

Para participar da promoção, basta cadastrar no aplicativo do shopping as notas das compras realizadas entre os dias válidos da promoção. Depois, o cliente pode se dirigir ao balcão de trocas para a retirada dos produtos. A ação é restrita a uma unidade por CPF ou enquanto durarem os estoques.

Serviço:

Campanha: Namore quem te faz brindar

Data: 01 e 12 de junho

Onde: Ponto de troca no piso L2, ao lado do Madero

Foto: Alejandra Quiroz

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Prazo do IR pessoa física encerra amanhã (31), MEI’s terão até 30 de junho

O não envio pode acarretar multas e impedimentos. Receita prorroga a data para os microempreendedores

Amanhã encerra-se o prazo para a declaração do Imposto de Renda (IR) 2022 para pessoas físicas. Os Microempreendedores Individuais (MEI’s) terão até 30 de junho, data final da nova prorrogação. De acordo com a Receita Federal, esperam-se mais de sete milhões de declarações até o prazo final, que é 31 de maio para pessoas físicas.

Segundo esclarece o contador Daniel Carvalho, da Rui Cadete Consultores, no caso dos microempreendedores, a declaração DANS-SIMEI deverá informar todo o valor equivalente às vendas e serviços prestados no ano passado. Mesmo que não tenha tido faturamento em 2021, é preciso entregar o documento. Se o MEI perder o prazo de envio da declaração, será gerada uma multa de 2% ao mês, no valor mínimo de R$ 50.

E se o microempreendedor ultrapassar o faturamento permitido? Hoje, o limite para para este perfil de empresa é de R$ 81 mil ao ano. Para o MEI que extrapolar esse teto, recomenda-se buscar ajuda profissional de contadores ou empresas contábeis. Já em relação àqueles que começaram as atividades em 2022, só precisarão declarar o faturamento no ano que vem.

“Neste caso, de faturamento maior que o permitido, é necessário mudar o regime de MEI para microempresa, assim, o empreendedor opta pelo Simples Nacional e se encaixa em um regime de tributação específico para empresas de pequeno porte”, esclarece Daniel.

Em relação à declaração do IR pessoa física, o contador explica que existem alguns exemplos de situações em que o cidadão é obrigado a declarar. “Os contribuintes que receberam rendimentos maiores que R$ 28.559,70; aqueles que obtiveram rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente da fonte, e tenham somado mais de R$ 40 mil em 2021 são obrigados a enviar a declaração à Receita Federal”, pontua o contador.

Carvalho afirma ainda que há outros valores a serem declarados, como: o ganho de capital com a venda imobiliária, seguido da compra de outro imóvel dentro do prazo de seis meses; o ganho de valores com a alienação de bens ou direitos, sujeito à imposto, ou a realização de operações na bolsa de valores e outros; a obtenção de receita bruta maior do que R$ 142.798,50 a partir de atividade rural; e a posse de bens ou direitos com valor superior a R$ 300 mil.

Outro caso pouco citado, mas igualmente obrigatório, refere-se aos novos residentes em solo brasileiro. Para quem passou a morar no país em qualquer mês e continuou residindo até o dia 31 de dezembro do ano passado, também deverá emitir a declaração de imposto de renda pessoa física.

O contador alerta que estar em dia com a Receita Federal é uma obrigação do cidadão e que os brasileiros devem cumprir os prazos para evitar dor de cabeça com as multas e penalidades previstas.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

É #FAKE que o Midway Mall vai cobrar pelo estacionamento Como consultar valores a receber com o Banco Central Morre Marília Mendonça após acidente aéreo; veja fotos CINCO deputados do RN votam pelo furo do teto de gastos Após rompimento de parceria com o Flow Podcast, hackers invadem iFood, trocam nome de restaurantes e dão apoio a Bolsonaro Azul mira compra da Latam Airlines e visa à criação de gigante sul-americana Homem se dá mal após tentar jogar drogas pela janela em Mossoró Adolescente de 16 anos é suspeito de matar os próprios irmãos, de 2 e 4 anos, no Rio de Janeiro Preço da gasolina sobe 47% em 2021 e já custa R$ 7,29 em Natal após novo reajuste Cidade faz ‘recall’ de vacinação após enfermeira da Cruz Vermelha injetar água e sal na população Mulher dá à luz dentro de elevador de condomínio na Grande Natal Operação Falsos Heróis: Polícia Federal deflagra 2ª fase de operação contra contrabando de cigarros; um policial foi preso e outro afastado