A trilogia Maze Runner, por Alexandre Vitor
Por Alexandre Vitor
Para o Por Dentro do RN
O futuro é sempre algo que nos faz pensar. Todos nós já imaginamos alguma vez na vida como estaremos daqui a 30, 50 anos. Será uma realidade drástica como os livros de ficção cientifica Maze Runner mostra?
Essa famosa trilogia do autor James Dashner nos traz o jovem Thomas, um estranho rapaz que, sem aviso prévio, acorda dentro de um elevador que o leva a Clareira, uma aldeia onde vivem outros meninos. Todos eles têm em comum não lembrar de absolutamente nada até aquele momento, apenas de seus nomes.
Limitando a Clareira há um muro intransponível e numa das extremidades existe um sombrio e misterioso labirinto, a única chave para sair desse lugar e descobrir o que ocorreu com eles e com o resto da civilização. E eles mal sabem que esse é só o primeiro desafio a superar…
O primeiro livro da série foi lançado em 2009 e a obra distópica conquistou uma grande quantidade de fãs em todo o globo, trazendo mais dois livros sequenciando a história e também mais dois paralelos (mas dentro do mesmo universo) e ainda um outro livro. A leitura é bem agradável e estimulante, a cada final de capítulo existe um gancho que prende o leitor ao seguinte.
Mesmo sendo uma boa estória, o autor peca no rumo que foi tomando ao longo da trilogia. A série perde um pouco a essência e o foco principal (não completamente, mas perde), podendo fazer com que a avidez com que o leitor devorou o primeiro livro acabe diminuindo nos seguintes.
As obras ganharam suas respectivas adaptações nos cinemas a partir de 2014, estrelada por Dylan O’Brien (Teen Wolf) e Thomas Brodie Sangster (Nanny Mcphee). Apesar dos filmes também terem alcançado sucesso de bilheterias e ter agradado muitos, os leitores prévios vão encontrar grandes falhas, gerando controvérsias. Parece em alguns momentos que o filme apenas se INSPIROU no livro e não se BASEOU nele.
Apesar disso, a adaptação é até divertida e vale a pena experimentar. Sendo o livro ou o filme que prefira, pode mergulhar na estória. Seu enredo é muito bom, uma boa diversão!
Até a próxima!
Foto: Reprodução
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.
Sobre Alexandre Vitor, colunista do portal Por Dentro do RN

Alexandre Vitor tem 14 anos e prefere ser chamado de Vitor; é um escritor iniciante e tem um conto publicado no Wattpad. Além disso, o autor tem como hobbies a leitura, a cozinha e a prática de esportes. Desde pequeno, Alexandre Vitor se interessa por literatura. Aos 11 anos, decidiu que queria ser escritor e até já tinha vários manuscritos, mas nunca colocou nada adiante.
O jovem articulista da coluna O Papiro é Louco, aqui no Por Dentro do RN, considera-se um leitor eclético, ou seja, aberto a quase todos os temas, mas confessa que fantasia e aventura são seus gêneros favoritos. É proibida a reprodução total ou parcial deste texto sem autorização do autor e sem a inserção dos créditos, de acordo com a Lei nº 9610/98.