A trilogia Amor & Livros, por Alexandre Vitor
Por Alexandre Vitor
Para o Por Dentro do RN
Itália, Irlanda, Grécia… pense só como estes destinos são paradisíacos. Todos eles carregando cultura e belíssimos lugares. Tudo parece maravilhoso, não é mesmo? Bom, nem sempre. Estar nesses lugares pode aparentar que tudo está na mais completa perfeição, mas na verdade turbulências podem estar ocorrendo quando se retira o verniz. Então vamos falar sobre a recente trilogia Amor & livros, da autora Jenna Evans Welch.
Amor e Gelato, o primeiro livro da série, acompanha Lina, uma adolescente que acabou de perder a mãe e nunca conheceu o pai. Ansiosa e temerosa com a possibilidade de conhecê-lo ao viajar para a Itália, a menina ainda recebe um diário antigo, da época em que sua mãe morava no país, revelando segredos e mostrando um lado dela que Lina não conhecia. Para completar, a garota ainda se envolve num complicado triângulo amoroso.
Esse livro é o mais conhecido da série, talvez por ser muito envolvente. Possui uma leitura leve e agradável e o tom sarcástico da personagem o deixa ainda mais divertido.
Em Amor e Sorte – o segundo da trilogia- a história irá se concentrar em Addie, a melhor amiga de Lina, que viaja para a Irlanda com a família. Após um grave incidente entre o irmão de Addie e o namorado dela, os dois passam a brigar constantemente, o que a deixa desnorteada. Para ajudá-la, ela encontra na biblioteca o excêntrico “Guia da Irlanda para corações partidos” e talvez ela finalmente consiga superar seus problemas amorosos.
A obra é bem interessante por explorar lugares inusitados da Irlanda, fugindo da habitual capital Dublin. Além disso, trata de questões relevantes como a importância dos laços entre irmãos, sendo em alguns momentos crucial na história. A continuação se torna tão envolvente quanto a primeira, e o “guia” acaba enriquecendo a história.
O terceiro e último livro é Amor e azeitonas. Neste, a personagem principal é Olive, uma garota abandonada pelo pai ainda criança, quando ele resolve voltar para a Grécia, seu país de origem, para sair em busca de Atlântida, o continente perdido. Convencida por seu pai a reencontrá-lo após anos sem se ver, a garota viaja para Santorini e começa a descobrir segredos que podem abalar a já estremecida relação entre pai e filha.
Embora o livro seja tão bom quanto os outros, este é o mais distante da série, por não mostrar claramente uma ligação com os dois anteriores. Ainda possui pequenas falhas ao buscar técnicas que funcionaram bem em seus antecessores, mas não teve o mesmo efeito nessa obra.
Esse ano foi lançada a adaptação para as telas de Amor e Gelato. As expectativas foram muitas, mas infelizmente deixou a desejar. Os personagens, além de rasos, são mal caracterizados. A trama se passa em Roma e não em Florença. Até que para se redimir, os personagens fazem uma visita a Florença, para compensar o frustrado leitor que não vê nada da obra original. Em alguns momentos parece que o livro apenas inspirou o filme e nada mais.
Por fim, vale ressaltar a qualidade dos livros, sendo todos leves e engraçados. Ao lê-los, você vai viajar a vários lugares diferentes e interessantes, se identificar com os problemas familiares das personagens e se apaixonar pelas histórias amorosas, um prato cheio para os leitores vorazes de romance. Boa semana a todos!
Foto: Reprodução
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.
Sobre Alexandre Vitor, colunista do portal Por Dentro do RN
Alexandre Vitor tem 15 anos e prefere ser chamado de Vitor; é um escritor iniciante e tem um conto publicado no Wattpad. Além disso, o autor tem como hobbies a leitura, a cozinha e a prática de esportes. Desde pequeno, Alexandre Vitor se interessa por literatura. Aos 11 anos, decidiu que queria ser escritor e até já tinha vários manuscritos, mas nunca colocou nada adiante.
O jovem articulista da coluna O Papiro é Louco, aqui no Por Dentro do RN, considera-se um leitor eclético, ou seja, aberto a quase todos os temas, mas confessa que fantasia e aventura são seus gêneros favoritos. É proibida a reprodução total ou parcial deste texto sem autorização do autor e sem a inserção dos créditos, de acordo com a Lei nº 9610/98.